Como a CBF faz jogo com o título de 87



Muita gente acha a taça feia, o assunto chato. Mas a CBF, não… O tema “o primeiro pentacampeão brasileiro” foi uma valiosa arma da entidade nos últimos tempos.
Durante longos anos o assunto ficou esquecido, bem como a Taça de Bolinhas, guardada em um cofre na Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro.

Até que o São Paulo sagrou-se campeão brasileiro em 2007 e chegou ao seu quinto título nacional. Aí o assunto veio à tona.

Tente lembrar de cabeça ou pesquisar no Google como a entidade que comanda o futebol brasileiro se manifestou na ocasião.

Ela não se manifestou, como se a questão desde sempre já estivesse definida: o campeão brasileiro de 87 para ela era o Sport. Portanto, o São Paulo era o primeiro penta.

A CBF, entretanto, resolveu “passar a história a limpo”, como declarou Ricardo Teixeira nesta segunda-feira, após reunião com Patrícia Amorim em que foi decidido que o Flamengo é também campeão brasileiro de 1987.

Se a esmola é de graça, o santo desconfia, já dizia o ditado. Tudo indica que a mudança de postura repentina da CBF mira o Clube dos 13, que esta semana vive semana decisiva, com iminente racha por conta das cotas de TV.

O Corinthians ameaça sair da entidade. Com o afago da CBF, o Flamengo pode engrossar o coro dos descontentes e romper também. Os dois clubes de maior torcida no país fora da entidade que defende seus direitos não é pouca coisa.

Do outro lado do cabo de guerra no C13, adivinhe quem está? O São Paulo, que acaba de perder o posto de primeiro pentacampeão brasileiro e possivelmente terá que passar a humilhação de devolver a Taça de Bolinhas, que recebeu semana passada.
O carinho de Patrícia Amorim na mão de Ricardo Teixeira registrado pela TV nesta segunda-feira após a reunião soa até engraçado.

Há dois meses, a CBF distribuiu títulos para Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Botafogo, Bahia… e nada de reconhecer o Brasileiro de 87 do Fla, com receio de problemas com a Justiça.

Na ocasião, foi isso o que ela disse sobre o cartola: “O justo reconhecimento do Flamengo como legítimo campeão de 1987 não traduz desrespeito à decisão judicial, não se justificando o temor do Sr. Ricardo Teixeira de ser preso, e se vier a sê-lo certamente não será por esta causa.”

Frase boa mesmo quem disse foi o gênio Zico, sobre o reconhecimento da CBF: “Pra mim não muda nada, pois sempre me considerei campeão brasileiro de 87.”

É isso. A CBF não precisa canetar para que o óbvio e brilhante título do Fla seja reconhecido. E os cartolas todos não deveriam fazer o papel que fazem em público. Mas aí já é pedir demais.



  • ALVARES

    como esse comentarista tem a cara de pau de de dizer que o flamengo é o campeão de 1987.
    pergunto então que disputou a libertadoresde 1988; a FIFA reconheceu o SPORT como campeão brasileiro de 1987; a justiça co ação já transitada e julgada. sem mais direito a ninguem recorrer também reconheceu o SPORT como o legitimo e único campeão de 1987.
    E o senhor vem com essa tremenda mentira.

  • Luiz pereira freire

    ei Flamengotários, pergunta ao amarelão do Zico se ele Despultou a libertadores de 1988 ?

  • Claro que o SPORT CLUB DO RECIFE é o Campeão brasileiro de 1987, pois o time fujao framingo não teve coragem de decidir o cruzamento,então a CBF e a FIFA e a Justiça decidiu como LEAO do Nordeste, Campeão brasileiro de 1987 , disputando a Libertadores de 1988 e a Taça está na Ilha e o São Paulo é o único que é Hexa brasileiro.

  • Robson

    Sou flamenguista com muito orgulho e muitos titulos desde criancinha, e eu estáva no maracanã em 1987 e vi a vitória do flamengo de 1×0 contra o internacional na grande final daquele campeonato brasileiro; Bom vitória na final pelo pouco que eu conheço de futebol siguinifica ser campeão e eu estáva lá e assisti, fui testemunha ocular, e a cbf ( com letra minuscula mesmo) diz que eu não vi o que vi, então eu sou o quê? Cego, surdo louco, não vi o que vi? Ah só pra lembrar o campeonato de 2000 foi feito pelo clube dos 13 denovo e o vasco levou. Esse ano tem mengão campeão brasileiro denovo…

  • sebastiao

    até quando america do sul vai ser conhecido como terra de indios pela europa, de onde sai os melhores jogadores do mundo,
    a FIFA tem que obrigar a conmebol tomar uma providencia drastica sobre o que acontece sempre com os time que acabam perdendo libertadores e outros campeonato realizado pela conmebol,onde os times nao tem nenhuma puniçao pelo que ocorreunesta quarta-feira,a CBF tem que dar um basta na violencia.

  • marcos

    por favor moderem os comentarios, sem ofensas, com taça ou nao sao paulo e flamengo sao hexacampeões brasileiros,

  • Olhar Clínico

    Rogerio1000 disse: vão ganhar o titulo no grito.

    Tem pessoa que defeca pelos dedos e não sabe da estória doclube dos 13. O Flamengo foi e será o 1º PENTA assim como o São paulo o 1º Hexa.

    Quem não conhece a fundo sobre a criação do clube dos 13, tende a ficar digitando asneiras assim como fez o acéfalo do Rogerio1000.

  • Rogerio1000

    Vão to mar no C U bando de flamenguistas favelados e maloqueiros! resumindo.
    “Nem todos viados são flamenguistas mas todos flamenguistas são viados”
    vão ganhar o titulo no grito porque no gramado vocês ja foram derrotados há muito tempo.

  • Ronaldete

    1987 = W.O. Flamengo…
    Só na cabeça do Zico e dos torcedores mesmo é que se podem considerar os campeões daquele ano…
    O título do Sport é título que se ganhou em campo… e o Mengo, perdeu por W.O.
    Já era…

  • Rommel

    A CBF é uma piada num dia ela diz uma coisa e no outro ela diz o inverso do que ela disse ontem,
    por isso eu posso dizer:- Isso é uma vergonha!!! ou que dizer essa coisa que chamam de CBF é ums vergonha.

  • Miguel

    Na verdade agora o primeiro penta nacional é o Santos…

  • Lastimavel isso que acontece com a CBF, um idiota que comanda a entidade, como a besta desse RT. Um autocrata que apoderou da entidade como se fosse o dono dela, relembrando a era dos governantes patrimonialistas, que usavam o dinheiro e bens publicos como se os fossem seus legitimos donos. Isso pessoal em pleno seculo XXI, onde estamos caminhando. O Flamengo foi o campeao legitimo de 1987, nao ha duvidas que tinham dois modulos que separavam os homens dos meninos, modulos de primeira e segunda, se bem que pela qualidade ta mais para terceira e quarta. Mas enfim, um timeco como o Sport dizer que é legitimo campeão WO, fala serio.
    Isso tudo acontece, e o dirigente autocratico lembra dele, por essas coisas que aconteces essas coisas bizarras no nosso pais. Pessoal o nosso(sem ser patrimonialista) mengão nao tem nada haver com o São Paulo, pega aquelas bolinhas da tacinha e leva para a gavea. Alias issso pouco emporta na verdade, o que realmente importa agora o Sr autocratico dar o veredito, que comanda uma entidade maior do nosso mundinho futebolistico.

    É isso pessoal Mengao tretracampeao legitimo, e Zico voce é o cara……

  • MAIOR DO MUNDO

    P/SEMPRE TRICOLOR VC NÃO SABE O QUE SÃO AS TORCIDAS DO FLAMENGO E CORINTIAS ELES SÃO UM BANDO DE LOUCOS SEUS BAMBIS V D O C U SEUS VIADINHOS

  • LUIZ

    EM RESPOSTA AO CIDADÃO QUE ESCREVE BONITO, MAS NÃO SABE NADA O SR MARLOS.

    SE VC DIZ QUE ESSA COISA CHAMADA FLEMENGO ERA BEM MELHOR QUE O SPORT RECIFE, E SE JOGASSEM GANHARIA, PERGUNTO? E PORQUE NÃO JOGOU. VOU DISSE UMA VERDADE, TALVES VC NÃO SABE, SEJA MUITO NOVO OU MUITO BURRO, POIS SO ACREDITA NO QUE QUER, ACREDITA PELA PAIXÃO PELO SEU TIME.

    O SPORT RECIFE, TEM TRES TITULOS NACIONAIS, E SEMPRE ESTA ENCOMODANDO VCS NÉ.

    O GRANDE MOTIVO QUE FEZ O INTER E O FLA NÃO VIM JOGAR COM O SPORT E GUARANI FOI O PATROCINIO, POIS A COCA COLA, AMEAÇO CORTA O DINHEIRO SE FOSSE JOGAR NA ILHA, SEM O PATROCINIO DELA NO GRAMADO, FOI ISSO, POR DINHEIRO O FLAMENGO PERDEU O TITULO E AGORA TA CORRENTO ATRAS, SINTO MUITO.

    CAMPEÃO DE 87 – SPORT RECIFE – ÚNICO.

    PELO sport TUDO

  • Kleber Vieira

    Tironi, Ao Domingos Freitas eu respondo que jornalista, a não ser alguns bairristas (que não agueeeeeeeeentam mais ver o Flamengo levantar taça) e os de Recife, o restante já dava o Flamengo como campeão de 87. Não precisa falar mais nada. O problema é que alguns jornais (e incluo o que escrevo) precisam botar esses senhores cartolas em evidência. No dia em que passarmos somente a nos preocupar com o que acontece em campo (entrevistar a bola, por exemplo, pois sem ela não há futebol), em vez de darmos microfones, câmeras e páginas a esses boçais (e, pior, na primeria página), o futebol volta a ser o foco, não essas questiúnculas fora das quatro linhas. Por isso criamos Euricos, Sanchez,Ricardos, Juvêncios e outros monstrinhos. A Patrícia ainda é “pata nova”, mas já está mergulhando fundo. É vereadora e aprendeu na política.

  • voltaire ford

    Tironi enquanto jornalista sua ignorância sobre os contornos jurídicos deste caso sao aceitáveis. Mas entenda, o único clube que nao pode ser declarado campeao brasileiro de 1987 é o MENGAÇO, sabe por que? Porque o MENGAO ingressou com uma açao buscando ese reconhecimento e PERDEU,É, simples assim, essa decisao foi confirmada pelo STJ e já TRANSITOU EM JULGADO, logo é IMUTÁVEL. Até o guarani pode pleitear esse título por ter participado no módulo amarelo, mas o BURRONEGRO nao pode. Fim de papo, mai do que disso é pilantragem e picaretagem que nao faltam no futebor brasileiro atributos dos quais os dirigentes possuem de sobre. INFORME-SE MELHOR DA PRÓXIMA VEZ PARA NAO FICAR FALANDO BOBAGENS.

    PS. V. sabia que o Atlético mineiro fez mais pontos que o URUBU naquela copa uniao. Veja a classificaçao final. GRANDE URUBUZADA!

  • edu brito

    e o flu,rebaixado 3 vêzes consecutivas,disputou a série “c”,perdeu para moto clube e americano nos “mata_mata”,recorreu ao trbunal de injustiça da cbf,ganhou os pontos desses 2 times e do serra e do s.raimundo no quandrangular final e passou direto para a série “a” e os incautos dizem q a ricardo teixeir promoveu a correção qto ao título de 87,é brincadeira!sempre tem um clube carioca nos acordos fraudulentos:o vasco ganhou do s.caetano e do cruzeiro de forma duvidosa,o bota foi rebaixado2 vêzes e voltou pelo atalho,só o américa pagou o pato,não tem QI!

  • edu brito

    e o zico,apesar de todo talento,era frouxo!nunca passou de promessa na seleção,nunca foi campeão por ela.craque na bola e perna de pau nas palavras.ele deveria se espelhar em nílton santos,djalma santos e saldanha!

  • edu brito

    esse tal de marlos comete dois crimes:preconceito regional e preconceito contra idosos.não sabe ele q os maiores fraudaddores e bandidos encontram-se no rio e em são paulo.se o clube da globo e do ricardo teixeira fosse grande não estaria brigando por um título de 20 anos atrás.os seus dirigentes tentam encobrir suas incapacidades disvirtuandos fatos e a lei ,q não vale nada no nosso país.é uma atitude tão pequena qto a qualidade dessas pessoas envolvidas,claro q a questão é preconceituosa,pq um clube nordestino está envolvido e foi campeão pq cumpriu o acordado anteriormente.e viva a impunidade,a bandeira desse país de ratos escrotos!

  • Celio Correa

    grupo dos treze, Copa União da rede globo onde a mesma sorteava os jogos a passar ao vivo,eu ficava torcendo pra que fosse meu time,uma palhaçada muita da grande ,o campeão foi o Sport Recife, o Flamengo chantagiou o Ricardo Teixeira a sair do social do club aí ele abriu as pernas deu no que deu, mais um pra dividir titulos , e depois trazem a copa do mundo pro Brasil um bando de loucos e nois trouxas, esse caras só estão tirando o foco pra essas coisitas bestas passadas baratas estão mesmo é afim dos milhões na realização dos projetos Bilionário da copa do mundo acorda BRASIL!!!!!

  • Marlos Vinícius

    Estou aqui navegando e lendo os horrores que escrevem por aí! No site do Sport os caras falam como se em 1987 o time deles fosse o Brasil de 1970. Que ganharam mesmo, etc e tal. Se eles pegassem o Flamengo de Zico, ainda teria torcedor chorando até hoje pq ia ser um regaço neles. É muita conversa fiada pra pouca coisa, que o Flamengo foi, é e será o campeão de 1987, só pessoas com demência elevada vão discordar. Tem muita gente hoje que não viveu a época, nem nascido eram e pegam carona nas asneiras. A maior culpada dessa zona toda é a CBF que por picuinha só agora por interesse resolveu legitimar o Flamengo o título que já é seu de direito desde 1987. Quanto a decisão judicial, outra vez vou me referir a uma lenda urbana pq já virou isso “a FIFA pune clube que entra na justiça comum”. Se o Sport é o campeão de 1987 amparado nessa decisão de algum juiz demente e provavelmente bairrista do estado deles, já deveria ter sido banido há muito tempo. Não faria nem falta, porque de 1987 pra cá tirando estaduais porque deve ter ganhado algum, o que mais o Sport ganhou? Nada, zero. Enchem a boca pra falar que Flamengo e Inter foram covardes, se a decisão não tivesse sido entre esses 2 times, qualquer um dos 16 clubes da competição, ia dar a mesma coisa. Se tivesse sido ao contrário, os “gente boa” do Sport estariam hoje chorando o título não reconhecido. Do São Paulo, não tem nem o que falar, o tal Juvenal tá senil, debilóide e sem condições de responder por qualquer coisa. O cara sempre se refereiu ao Flamengo como campeão até o SP empatar a coisa, aí o Flamengo deixou de ser? Ah fala sério que o São Paulo enfie a taça onde não bata sol no Sr. Juvenal e o Sport ao inves de ficar com demência, monte time, monte estrutura e ganhe algo. Nunca vi time de segunda querer ser campeão da primeira, faz-me rir!

  • Domingos Freitas

    ONDE ESTÃO OS JORNALISTAS E COMENTARISTAS ESPORTIVOS? SRÁ QUE NÃO VÃO SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUUNTO? ESTÃO COM MEDO DE PERDER O EMPREGO OU SEREM PROCESSADOS? E O MINISTÉRIO PÚBLICO NÃO FALA NADA? AFINAL ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE SEPARAR O JOIO DO TRIGO!

  • Joao

    Isto que esta acontecendo e uma vergonha para o futebol brasileiro, taça não esta com o são paulo deixa la, mais como o sr teixeira que fazer media com o flamengo, ta o titulo para eles, me diz uma coisa e sport como fica nesta? ai vai começar outra briga pega esta taça e joga no fundo do oceano. Vamos parar como esta briga. haaa, Andres cala sua boca e para de falar besteira , agora que sair do clube dos 13, quer fazer media para ganhar o estadio, e bem safado este cara.

  • SEMPRE TRICOLOR

    O MOMENTO É AGORA: LEMBREM-SE DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO ORIENTE MÉDIO – EGITO, IEMEN, LÍBIA….VAMOS DERRUBAR O ÚLTIMO AUTOCRATA DO BRASIL…TORCIDAS ORGANIZADAS DO SPFC, INTER DE PORTO ALEGRE, GRÊMIO, TODOS OS DO PARANÁ (ALIÁS O SUL É O EXEMPLO !!!), ACREDITO QUE TAMBÉM OS DE MINAS GERAIS (CRUZEIRO, ATLÉTICO E AMÉRICA), SPORT DE RECIFE MAIS TIMES COMO GUARANI, PORTUGUESA, PONTE PRETA, SANTO ANDRÉ, SAO CAETANO, LONDRINA, BRASIL DE PELOTAS…LUTEM PELA CRIAÇÃO DE UMA LIGA INDEPENDENTE, DEIXEM DE DISPUTAR A PORCARIA DO COMPEONATO BRASILEIRO, ATÉ PORQUE DEPOIS QUE DISTRIBUIU TÍTULOS PARA TODO MUNDO ISTO JÁ NEM MAIS MORAL TEM (DAQUI UNS DIAS ELES VÃO RECONHECER O TÍTULO DO CORINTHIANS NA FÓRMULA TRUCK, COMO UM VERDADEIRO BRASILEIRO, E TBEM O CAMPEONATO DE SOLTEIROS X CASADOS). VAMOS LUTAR PARA CRIAR UMA LIGA E DEIXAR FLAMENGO, CORINTHIAS, SANTOS E PALMEIRAS (TIMES DECADENTES) MAIS OS CARIOCAS DISPUTANDO O BRASILEIRO….O RIO GRANDE DO SUL TEM TIMES DE PRIMEIRA (INTER E GREMIO), O PARANÁ CADA VEZ MELHOR, SERIA MUITO BOM TER O TRIO DE MINAS TBEM….VAMOS CRIAR UMA LIGA INDEPENDENTE, QUEM SABE ALGUNS TIMES DE BOM SENSO DO RIO RACHEM COM A CBF E DEIXEM OS BANDIDOS COMO CORINTHIANS E FLAMENGO FAZER O CAMPEONATO DELES

    E O MELHOR: VENDAM OS JOGOS PARA RECORD E SBT, OS TIMES RECEBERÃO MUITO MAIS….DEIXEM OS MARGINAIS DO FLAMENGO (ALIÁS LÁ SÓ TEM ISSO MESMO NÉ) E DO CORINTHIAS ( KIA, DUALIB, SANCHEZ) DO OUTRO LADO….NINGUÉM GOSTA DO CORINTHIANS, O CORINTHIANS R O U B O U O I N T E R D E P O R T O A L E G R E E T A M B É M O C R U Z E I R O.

    TORCIDAS ORGANIZADAS DO INTER E DO GRÊMIO, NÃO DÁ PARA TER RIVALIDADE NESTA HORA, A QUESTÃO É VCS ESTAREM DO LADO DA BANDIDAGEM OU NÃO, RIVALLIDADE É SÓ NO ESTÁDIO

    DOMINGO, TODO MUNDO UNINDO E PROTESTANDO…NO SUL, UNIÃO DE TORCIDAAS ORGANIZADAS DO INTER E DO GREMIO, EM SÃO PAULO UNIÃO DE TODOS OS TRICOLORES, EM MINAS UNIÃO DO TRIO (AMÉRICA, CRUZEIRO, ATLÉTICO)…TODOS O DO PARANÁ…SPORT EM RECIFE: VAMOS FAZER UM MEGA PROTESTO PARA A QUEDA DO DITADOR E ATO DE REPÚDIO AO INVEJOSO ANDRÉS SANCHEZ, ALÉM DE EXIGIR A CRIAÇAO DE UM LIGA INDEPENDENTE…VAMOS FAZER UM ATO SEMELHANTE AO QUE ACONTECEU NO GOVERNO COLLOR, QUERO VER A GLOBO TER CORAGEM DE TRANSMITIR….

    VAMOS DEIXAR NO FUTURO FLAMENGO E CORINTHIANS DISPUTANDO SOZINHO O M A I O R C A M P E O N A T O S E M C R E D I B I L I D A D E D O M U N D O: O B R A S I L E I R O

  • Andre

    Hombridade é com “H” senhores….manifestem suas opiniões mas não assassinem a lingua portuguesa…

  • Domingos Freitas

    DEPOIS DISSO TUDO, TODOS OS TIMES QUE FORAM CAMPEÂO DA 2º DIVISÂO JÁ PODEM REQUERER O TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO COMO SE FOSSE DA 1², POIS SE O SPORT É CAMPEÃO TODOS DEVEM SER. QUE PALHAÇADA….rsrsrs

  • LEANDRO

    É LAMENTAVEL VER TANTA GENTE BURRA COMENTANDO AQUI. UM VEM E DIZ A TAÇA DEVE IR PRO SANTOS QUANDO O SANTOS GANHOS AQUELES TITULOS QUE FORAM RECONHECIDOS AGORA ESSA TAÇA NEM EXISTIA OUTRO VEM E DIZ QUE O FLAMENGO GANHOU NA MÃO GRANDE. COMO? SE TODOS OS DIRIGENTES DE TODOS OS CLUBES CONCORDAM COM O TITULO DO FLAMENGO EM 87
    É PIADA PARAR AQUI E VER UM MONTE DE BAMBIS QUE NEM CONHECEM NADA DE FUTEBOL QUE DEVIAM ESTA BRINCANDO DE BONECA COM O BICHARLISON FICAREM COMENTANDO

  • Kadu

    Bom……..pelo que sei …e olha não era nem nascido nesta época….o Flamengo jogou contra o esporte e ganhou de 100 a zero então nada mais justo do que o flamengo ser o campeão brasileiro de 1987……

    Vá a merda dá a taça pro flamengo o titulo que eles não ganharam em campo por medo e da tambem um pouco de honestidade e vergonha na cara pro dirigentes do futebol brasileiro….principalmente pro SR. RICARDO VAGABUNDO TEIXEIRA LADRÃO.

  • Paulo Pinheiro

    Roberto Wellington,

    Sim… assim como seria palhaçada realizar o tal quadrangular onde você afirma ter havido W.O.
    Por dois motivos:

    Primeiro: a Copa União foi avalizada pela CBF no início do ano de 1987 como o Campeonato Brasileiro daquele ano porque já havia anunciado que ela, a CBF, não organizaria. Só mudou de idéia 5 RODADAS DEPOIS do campeonato começar. Isso é admitido num país sério?
    Segundo: supostamente o Módulo Amarelo deveria apresentar seu campeão e vice para fazer quadrangular com o campeão e vice da Copa União (que a CBF chamou ridiculamente de “Módulo Verde”). Isso não aconteceu. O Módulo Amarelo NÃO TEVE UM CAMPEÃO. Pesquise e descubra por que. Então apresentaram-se os dois primeiros, Sport e Guarani, sem indicar quem foi campeão ou vice. Isso é admitido num país sério?

    E para você, bastião da seriedade deste país, vou repetir aqui o que parece que vocês não sabem. A criação da Taça Caixa Econômica Federal foi em 1975 e o regulamento pra posse definitiva dela (penta ou tri corrido) seria A PARTIR DAQUELE ANO. Sorry.

  • Paulo Pinheiro

    O irônico é dizer que reconhecer o Flamengo campeão seria um golpe no Clube dos 13. O título de 1987 sempre foi uma bandeira para o C13. O Sport foi o campeão do “campeonato tampão” organizado pela CBF naquele ano, enquanto o Flamengo foi campeão do campeonato realizado pelo Clube dos 13 (com a promessa de homologação da CBF).
    Desta forma, reconhecer o campeão da Copa União como brasileiro seria uma vitória do C13. Mas não é. E sabe por que?
    Por que o incomparável mau-caratismo dos representantes do SPFC virou isso do avesso. Com a pose de “sim, o campeão foi o Flamengo, mas a taça é nossa” o tricolor usou de oportunismo canibal para sequestrar uma taça que não lhe pertence e rasgar o que assinou no passado.
    Dane-se a taça. Agora TODOS já sabem quem são os campeões de 1987.

  • Marcão ToimTodas

    Como a CBF está igual a Papai Noel (Ou Ricardo Teixeira é candidato a algum cargo politico) dando titulos para todo mundo. Quem deveria brigar pela taça de Bolinhas seria o Santos ou até mesmo o Palmeiras (rsrsrsrsrsr dois titulos de campeão brasileiro no mesmo ano) que ganharam os titulos quarenta anos antes do Flamengo e do São Paulo. Mas isso só mostra a bagunça que é o futebol brasileiro você dorme sem titulos e acorda com varios titulos de campeão brasileiro, isso desvaloriza nosso futebol que ainda é o melhor do mundo em talento, mas em organização com certeza deve estar entre os piores! com tanta lambança tenho ainda mais certeza nosso Glorioso Clube Atletico Mineiro é o 1º Campeão Brasileiro e ponto final.

  • romulo

    eu fico triste ao ler comentarios ridiculos querendo tirar um time que de fato foi campeão dentro de campo com umas das melhores gerações do futebol brasileiro.os times do brasil tinham que ter ombridade pois seus respectivos presidentes assinaram um termo reconhecendo de fato o flamengo cam~eão daqueles respectivo ano .O senhor juvenal juvencio foi uma das pessoas que naquela ocasião assinou também um papel legitimando o titulo do flamengo.onde moro palavras de um homem honesto fale muito ainda mais quando eu assino um papel e depois para querer enfim tirar proveito vou cntra tudo aquilo que falei ou escrevi.

  • Alfredo

    A CBF é a verdadeira Piada do Futebol. Flamengo ganhou o Campeonato de 87 sim nas quatro linhas, Penta Campeão parabéns, São Paulo Ganhou também, o unico que perde com a palhaçada da CBF é o POVO, o amante do futebol, se a CBF voltar a dominar o Futebol Nacional e rachar o clube dos 13 Vai virar mais palhaçada ainda esse futebol que ja é pouco reconhecido la fora, podemos ter os melhores jogadores, mas temos a pior organização. Acorda torcedor, com essa disputa besta somos nos os unicos que perdemos.

  • True

    SPFC – Único hexa campeão brasileiro SEM ASTERISCO!!!

  • André Montalvão

    Cara, como esses torcedores arco-íris, bambis e afins falam MERDA!

    FLAMENGO, 1º CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL MASCULINO

    Aos demais recalcados e com inveja, vão estudar, ler sobre a história, assistir os DVDs dos jogos do Brasileiro de 1987 antes de vir aqui falar besteira e por em dúvida um título conquistado com tanto suor por um timaço que vcs, gambás, bambis, vices da gama, Buáááátafoguenses, FLORminenses e afins nunca terão.

    SOMOS A MAIOR TORCIDA, A MELHOR E A QUE FAZ DIFERENÇA, isso vocês tem que engolir!!!

  • Tricolor

    Engraçado…. como este blog mesmo informou ate 2007 ninguem tinha se manifestado sobre o tal assunto ” a taça de bolinhas “, somente apos o quinto titulo do SP que veio o Flamengo dizendo e reivindicando esta porcaria de taça… E muito estranho isso, porque so depois do titulo do são paulo PENTA CAMPEÃO RECONHECIDAMENTE o Flamengo entrou na briga pelo reconhecimento do tal titulo? se fosse outro clube no lugar do SP por exemplo Palmeiras, Santos, Corinthins, Fluminense, Internacional, Gremio etc…. sera que a CBF reconeceria este titulo do flamengo? isso ta me cheirando persseguição ao São Paulo por parte da CBF. Ja tirou o Morumbi da Copa, agora reconeceu o Flamengo como campeão da quele ano, qual vai ser a proxima baixa que a CBF vai tentar contra o SP? vai tirar titulos da Libertadore? Mundial? Eu como SãoPaulino me considero o unico Hexa Campeão, não me importo ao que as outras torcidas falão, sou o UNICO HEXA BR UNICO TRI DA LIBERTADORES E UNICO TRI MUNDIAL. Sugestão entrega esta merda de esmola a taça de bolinhas a CBF e deixe fazer o que quiser… Tenho ORGULHO de ser tricolor e DIZER QUE SOU HEXA na bola não no papel… se eu fose Flamenguista tinha vergonha de comemorar um titulo destes…
    Ser for assim a diretoria do Palmeira e a do Santos, deveria reveindicar a tal taça, ja que forão reconhecidos alguns titulos do passado…

  • Tomasz

    CBF é uma PIADA… Perdeu credibilidade. Todo ano, todo mes muda alguma coisa. Agora nao importa mais o que CBF faz.

  • Emanuel

    BOM PESSOAL SO SAO PAULINO DE CORACAO, MUITOS VAO ME QUESTIONAR NO QUE VOU DIZER MAS UMA COISA E CERTA, O QUE MENOS IMPORTA HOJE E ESSA TACA DE BOLINHAS, POIS BEM EU COMO SAO PAULINO DESEJO QUE O SAO PAULO CONVOQUE UMA COLETIVA CHAME A PATRICIA E ENTREGUE ESSA TACA PARA O FLAMENGO, ISSO NAO VAI DEIXAR O SAO PAULO MAIS RICO E NEM MAIS POBRE, RECONHECE O TITULO QUE DE FATO E DO FLAMENGO E ENTREGA A TACA, POIS NOS TAMBEM SOMOS HEXA, TRI DA LIBERTADORES E TRI MUNDIAL E ISSO TUDO COMO O CLUBE MAIS NOVO DA ELITE DO FUTEBOL BRASILEIRO, POIS A GLOBO E A CBF ESTAO ACAMANDO COM O FUTEBOL BRASILEIRO VAMOS ACORDAR TORCEDORES E ISSO NAO IMPORTA PRA QUEM TORCEMOS TEMOS QUE PROTESTAR PARARA NOSSO FUTEBOL SER LEVADO A SERIO, VAMOS TODOS NOS TORCEDORES VESTIR A CAMISA DA OMBRIDADE A CAMISA PARA O FUTEBOL SER LEVADO A SERIO……..

  • Carlos

    Devolve essa porcaria meu tricolor! O nosso TRI-MUNDIAL ninguém tira!!!!
    Ou melhor, doa p/ timinho da marginal, já que tem uma forte parceria com o Ricardo Teixeira, afinal, a sala de troféus deles está muito vazia…

  • Roberto Wellington

    Só mesmo nesse nosso país, onde o contribuinte e o consumidor são tratados com desdém e sem serem considerados como a mola mestra da politica e da economia que tais situações são admitidas. Primeiro, o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e do Robertao (Roberto Gomes Pedrosa), quando a CBF negou veementemente que admitiria o Flamengo como campeão legitimo de 87. Depois essa palhaçada que só tem palco porque não existe aqui a seriedade que há noutros países. Independente de ser o Flamengo ou qualquer time, jamais num país sério esse tipo de coisa seria possivel. Se o regulamento existe é para ser cumprido. Não jogou é Walker On (W O). Aì, por causa de uma postura política, reverte-se o que se havia tratado. No caso dos campeões da Taça Brasil e do Robertão há ainda a justificativa que o IFHHS (orgao da Fifa que cuida dos dados históricos e estatísticas do futebol) levasse em consideração estes campeões pelo fato de no Brasil só tivesse havido campeonato em 1971, enquanto que na Inglaterra, desde de 1896 já havia certame nacional. Mas para o campeonato de 1987 não há justificativa. É manobra, desonestidade, desdém com o povo. Além do que, em se reconhecendo os campeões das Taças, a Taça de bolinhas iria para o Santos, e não para o Flamengo, time conhecido por suas manobras extra campo. É Hexa no Tapete.

  • Francis Alex

    Meu modo d ver é o seguinte: já q o senhor Ricardo “MALUCO” Teixera esta fera em fazer polêmica, o mais justo então seria dar a taça das bolinhas ao Santos por ter sido agora oficialmente o 1º tri-campeão e o 1º penta…pois já q ele reconheceu esses titúlos antigos, nada é mais justo do q fazer isso e tirar da mão de 2 presidentes q não conseguem chegar em um acordo.

  • Marcelo

    Também concordo com o reonhecimento do titulo de campeão brasileiro de 1987 do Flamengo, sendo assim ele foi o “primeiro” Penta Campeão Brasileiro.
    Infelizmente nós temos um bando de cartolas, que não sabem dirigir nada… pois como eles reconheceram os torneios de 1959 a 1970 (Taça de Prata e Roberto Gomes Pedrosa), como Campeonatos Brasileiro, o Santos é o “Primeiro” Penta e Hexa Campeão Brasileiro… E agora quem realmente é dono da Taça da Bolinhas???
    Fica ai minha indignação, com nossos representantes do futebol.

    Isso é uma vergonha, má adiministração…

  • santos

    e alguns torcedores ou são alienados ou são burros mesmo a questão e que quando estes outros times foram campeoes esta taça nem existia e muita idiotice junta e torcedor que nem sabe o que comentar e fala uma besteira ou asnice mesmo , como dizer que santos ou palmeiras ou qualquer outra time que foi campeão antes da existencia desta taça tenha direito a ela .po vão procurar uma roupa para lavar. e faça um comentario inteligente correto ou voce e assim mesmo asim ,toda a torcida de seu time deve ter o mesmo Q. I .fazendo uma coloção como esta .

  • santos

    o que mais doi nos torcedores dos times adversarios e ter que admitir que queiram ou não o flamengo foi sim o unico campeão daquela data pois até hoje ainda não vi o são paulo ou qualquer outro campeão brasileiro ter se sagrado campeão tendo que disputar o titulo com o campeão da segunda divisão se tais torcedores são a favor disto, seu time ainda não conseguiu nenhum titulo de campeão brasileiro ate hoje.

  • Ednei

    A CBF não tem credibilidade. Só faz cagada!

  • OS CLUBES DEVERIAM EM SE PREOCUPAR EM AUMENTAR SUAS RENDAS COM COTAS NA TELEVISÃO DO QUE SIMPLESMENTE BRIGAR POR UMA TAÇA RIDÍCULA , ESTE DIRIGENTE CBF NÃO PASSA DE UM IDIOTA …FLAMENGO E SÃO PAULO DEVEM SE UNIR PARA ASSUNTOS VOLTADOS PARA O BEM DO FUTEBOL …………FORA TEIXEIRA E SUA QUADRILA DE SANGUE SUGAS ENTRE ELES ESTE PRESIDENTE DO CORINTHIANS QUE SE ACHA O PAPA O INVENTOR DO FUTEBOL………….

  • NOME (OBRIGATÓRIO)

    E MAIS UMA VEZ O FLAMENGO LEVA UM TÍTULO NA MÃO GRANDE!

    ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR?

    JÁ NÃO BASTOU MAMAR NAS TETAS DA PETROBRÁS DURANTE ANOS, UMA EMPRESA QUE VIVE DO DINHEIRO DE SÃO PAULINOS, GREMISTAS, VASCAÍNOS, E DE TODAS AS TORCIDAS DO BRASIL, SUSTENTANDO UM ÚNICO CLUBE?

    ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO!!!! ELES TÊM QUE DEVOLVER O MEU DINHEIRO QUE EU NÃO AUTORIZEI GASTAR COM ESSES LADRÕES!

  • REGI VASCÃO

    É igual a erro do árbitro, cada clube reclama quando o prejudicado é ele, mas quando lhe favorece…. É só dar uma olhada na ultima eleição do Clube dos 13 e ver quem votou em quem, quem é contra e a favor da CBF.

  • Alfredo

    Se for tomar então ao pé da letra a taça de bolinhas tem que ser sim tirada do São Paulo, mas ir para o Santos que é segundo as novas da CBF é o primeiro Pentacampeão Brasileiro 64 com a Taça Brasil. Não é o que a CBF quer polemizar, distribuir titulos Nacionais, instituição mediucre e falida. Ja que não pode bater o clube dos 13 quer polemizar distribuir titulos “esmola” para tentar cair na graça de times Falidos também.

    Fora Ricardo Teixeira.
    O Brasil não precisa de cartolas que só pensam no próprio bolso, que fazem chacota do esporte nacional, ridicularizando o futebol nacional.

  • ANDERSON

    Gosta de postar aqui para os desinformados que estão postando que o Santos foi o primeiro penta e que merece a taça…A taça de bolinhas foi criada para agraciar o primeiro PENTA CAMPEÂO DO CAMPEONATO BRASILEIRO A PARTIR DE 1971, postanto não foi criada para camp~eo de taça de prata ou taça brasil ou torneios que existiam nos primordios em que se jogavam com bolas de bexigas de boi. portanto procurem se informar antes de tecerem comentarios ridiculos. MENGÃO primeiro PENTACAMPEÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO E PRIMEIRO HEXA MASCULINO DO BRASIL….

  • PAulo

    A REGRA ERA CLARA EM 87, O CAMPEÃO DO MODULO VER X CAMPEÃO DO MODULO AMARELO, AI SIM SAIRIA O CAMPEÃO NACIONAL E O TIME QUE DISPUTARIA A LIBERTADORES. SE O FLAMENGO NA OCASIÃO NÃO QUIZ DISPUTAR , o campeão de fato e direito éo SPORT, fica um bando de jornalistas querendo mudar a regra para agradar torcida. sejam coerentes. TEM QUE CRITICAR ESTE FAJUTO DO RICARDO TEIXEIRA QUE FEZ ESTA LAMBANÇA, QUESTIONAR O REGULAMENTO Á EPOCA, MAS NÃO VIR AGORA QUERER ISTO OU AQUILO, SE NÃO BASTASSE, HOMOLOGOU OS OUTROS CAMPEONATOS DE 11 JOGOS COMO SENDO BRASILEIRO. ENTÃO A TAÇA DAS BOLINHAS TEM QUE DAR AO SANTOS OU PALMEIRAS. E A DONA PATRICIA AMORIM QUE NÃO SEJA MARIONETE NAS MÃOS DESTES SENHORES ANDREZ SANCHES E RICADO TEIXEIRA PARA DISCUSSÃO DOS DIREITOS DE TV. TEM QUE AGIR COM BOM SENSO A INTERESSES DO SEU CLUBE, QUEM PAGAR MAIS, VOU SER MAIS CLARO, QUEM DER MAIS DINHEIRO PARA OS CLUBES NÃO IMPORTA QUEM SEJA A REDE DE TV. PDOE SER ATÉ A TELEVISÃO CHINESA.

  • Bom no futebol, é poder encarnar no amigo do trabalho da faculdade, no vizinho, no seu josé do barzinho, mas, quando o assunto sai das 4 linhas e chega até a esfera da justiça comum fica muito desagradavel. Se todos concordaram na época que a copa união representaria o legitimo titulo nacional, então que desse o titulo ao flamengo na época, até eu que sou tricolor achei ridiculo vc jogar contra são paulo, cruzeiro, gremio, fluminense e outros gigantes e depois fazer um cruzamento com times que jogaram a segunda divisão.
    Essa confusão servia pra gente encarnar nos flamenguista, mas esse tal ricardo teixeira é que está estragando tudo, pois agora o dantos tambem vai querer a tal taça de bolinhas, pois depoi de ter seus titulos reconhecidos pela cbf se torna o primeiro penta campeão brasileiro, uma vergonha, não do flamengo, mas desse senhor, “dono” da cbf”.
    ps: não concordo com essa unificação dos titulos.

  • CPI NELES!!!

    SE HOUVE ARMAÇÃO E CHANTAGEM DA CBF EM TROCA DO TÍTULO DE 87, É CASO DE POLÍCIA E DE CPI!

    AÍ VEM O QUESTIONAMENTO: O QUE ESTAVA NO INCLUSO NESSE ACORDO DA CBF E FRAMENGO? TÍTULO DE 87 + TAÇA DAS BOLINHAS + ARBITRAGEM DO CLÁSSICO DE DOMINGO PASSADO + ARBITRAGEM DO JOGO CONTRA O BOA VISTA + TAÇA GUANABARA??

    ESTÁ NA HORA DAS AUTORIDADES COMEÇAREM A APURAR ATÉ AONDE VAI A RELAÇÃO DA GLOBO, FRAMENGO E CBF. DOMINGO AGORA TEVE UM PÊNALTI LEGÍTIMO A FAVOR DO BOTAFOGO E A ARBITRAGEM NÃO MARCOU… JÁ A MÍDIA OCULTOU.

    *SERÁ QUE FUNCIONA ASSIM: A CBF IMPÕE, ARBITRAGEM DECIDE, O FRAMENGO SE BENEFICIA E A GLOBO OCULTA OS ERROS A FAVOR DO TIME DO TEIXEIRINHA E DO KLÉBER LEITE?

    **PARA QUEM NÃO SABE O EX-PRESIDENTE DO FRAMENGO, KLÉBER LEITE, FOI REPÓRTER DA GLOBO. COM CERTEZA, ISSO PRESSUPÕE QUE DEVE TER BOAS AMIZADES COM O PESSOAL QUE FAZ OS NOTICIÁRIOS DA MESMA.

    *** OUTRO QUESTINAMENTO: SE O FLAMENGO É UM CLUBE ENDIVIDADO, DE ONDE VEM O DINHEIRO QUE CONTRATOU RONALDINHO GAÚCHO?

    VAMOS MORALIZAR O FUTEBOL BRASILEIRO: CPI NELES!!!

  • Bruno Leite

    Vergonha essa CBF! Depois dessa, futebol no Brasil é interesse por dinheiro, onde o poder responde melhor e não mais o futebol. Uma coisa que já estava com um ponto final em que apropria CBF tinha finalizado e agora volta atrás e o Sport onde fica nisso? Presidente Gustavo, cadê você?

  • Beto Rubro-Negro

    SPFC = Sem Palavra Futebol Clube,
    SPORT = Aproveite a ocasiao para ficar conhecido transformando-se em bloco de frevo e aceite o convite para participar no carnaval carioca! Já que vcs tanto falam e ninguem vos ouve, para 2012 se inscrevam para participar do BBB, é uma grande oportunidade para aparecer. Mas cuidado com os paredoes que é sinonimo de rebaixamento para segundona!!!!!

    Saudações Rubro-Negras!!!!!

    Alias, 2011 tem sido bom: copinha, Taça GB, e tem mais por aí!!!!

  • Vinicius Ribeiro Rodrigues

    Por mim a taça fica c/ o juvenal p/ ele se deliciar enfiando no rabo cada bolinha!! Os bambis deveriam ter vergonha de tal presidente e tal diretoria. Assinaram que o mengão fuderozão era o campeão e depois p/ vender camisas de marketing, aceitaram tal posto de “primeiro penta”. Ganhamos no campo e todo o Brasil sabe disso, não precisamos que a porca da CBF confirme!!

  • ESSE RICARDO TEIXEIRA E UM SAFADO!
    POIS COMO PODE FAZER ISSO COM O FUTEBOL BRASILEIRO?
    O PROBLEMA DO FLAMENGO E QUE ELES QUEREM GANHAR DE BOCA, QUE PORRA E ESSA?
    SÓ PORQUE TEM A MAIOR TORCIDA NÃO QUER DIZER NADA!
    POR ACASO A CHINA E O PAÍS MAIS RICO? POIS LÁ TEM A MAIOR POPULAÇÃO DO MUNDO. QUE QUE TEM A VER QUANTIDADE COM QUALIDADE.
    E MELHOR TER 01 TITULO COM GARRA OMBRIDADE, DO QUE 01 TITULO QUE TODOS SABEM QUE NÃO É REAL, POIS SÓ QUEM RECONHECE ISSO E O FLAMENGO. POIS GARANTO QUE SE JUNTAR TODAS AS TORCIDAS DO BRASIL DE TDOS OS TIMES E PESSOAS ANTI FLAMENGUISTAS O FLAMENGO NÃO VAI TER MAIS TORCEDORES, POIS ESTÃO E SÃO TDS ILUDIDOS. ACORDEM URUBUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ISSO E UMA VERGONHA PRA O FUTEBOL BRASILEIRO.
    UM TIME QUE E CAMPEÃO NÃO TEM QUE DIVIDIR TITILOS COM NINGUÉM E MUITO MENOS SE RECUSAR DE JOGAR COM QUALTER TIME, ISSO FOI MEDO DE PEGAR O SPORT. AI DESISTIU DE JOGAR E NÃO COMPARECEU. O LEGITIMO E O SPORTE.
    E COMO DISSE O NOBRE AI A CIMA SE FOR DE BOCA ENTÃO O PRIMEIRO HEXA E O SANTOS OU PALMEIRAS!!!!!!!!!!!

  • Sales

    Que se foda o clube dos 13 ……… já está na hora mesmo,
    palhaçada essa de FLAMENGO ganhar o mesmo tanto que Sao Paulo,
    Vasco e Palmeiras nos direitos de transmissão……..francamente, não tem
    cabimento isso, como diz um velho ditado:

    A males que vem para o bem !!!

  • Otavio

    O engraçado de toda essa história é que nem o são paulo nem o flamengo são os primeiros penta campeões do futebol brasileiro segundo a própria cbf, será que já esqueceram dos titulos distribuidos para santos e palmeiras fazendo dos 2 octacampeões??? Só não sei qual doa 2 ganhou o penta antes…mais com todas essas mudanças fica evidente que nem o são paulo nem o flamengo são os primeiros pentas.

  • manoel

    uma vez flamengo, sempre fedendo

  • André Bisk

    É mais do que justo que o título do Fla de 87 seja reconhecido oficialmente, e de que o São Paulo, mesmo que nao tenha nada a ver com isso, devolva a taça. Porém, o que me preocupa é o verdadeiro motivo por trás dessa coisa toda. Espero que a Patrícia Amorim seja bem coerente nas suas atitudes e transparência, pois é briga de cachorro grande e a CBF não joga pra perder.

  • Larissa Valente

    Tironi, há mais política no esporte do que os tolos imaginam. Se não me falha a memória, ano passado a Patrícia Amorim votou contra Kleber Leite (ex-presidente do Flamengo), candidato apoiado pelo presidente da CBF e a favor do candidato apoiado pelo Juvenal, presidente do São Paulo. Imaginem a ira dos flamenguistas Kleber e Ricardo ao amargar esta derrota. Ela não se intimidou e peitou mesmo os peixes graudos. Sem contar que o Ricardo Teixeira foi ameaçado de expulsão dos quadros sociais do Flamengo. Mas graças a Deus os advogados rubro-negros encontraram uma solução viável para Flamengo e Sport.

  • PRA TE FALAR BEM A VERDADE QUEM TEM RAZÃO É O JOÃO É DO SANTOS !!!

  • Antonio Passos

    A VERDADE simples, clara, limpa, inequívoca é aquela que NINGUÉM diz claramente, ou seja, todo este problema nasceu de um fato SIMPLES, que foi o Flamengo FUGIR, CORRER, SE RECUSAR a CUMPRIR UM REGULAMENTO.

    Pronto ! Foi apenas isto. O Flamengo teve MEDO DE IR A CAMPO. O Flamengo teve MEDO de enfrentar o Sport e preferiu a dúvida, a esperteza, o jeitinho brasileiro, que agora é VERGONHOSAMENTE acobertado por toda a mídia VENDIDA aos interesses do DINHEIRO.

    PORQUE o Flamengo não jogou contra o Sport ? PORQUE teve medo ? PORQUE FUGIU ? Tudo isto poderia hoje estar resolvido, a Taça das Bolinhas poderia ser sua de forma LEGAL. Bastave ter VENCIDO o Sport como DIZIA O REGULAMENTO. Mas não, o Flamengo CORREU DO CAMPO.

    Resumindo: coisa de brasileiro metido a esperto, a cara do Flamengo.

  • daniel

    Sou São Paulino ja que a palhaçada ta feita de reconhecimentos de titulos essa babozeira entao nada mais justo que os Lambaris ficarem com a taça em vez do flamerda….bando de mané se for assim as sereias são os legitimos penta..chupa essa

  • Fábio

    PALMEIRAS é OCTACAMPEÂO !!!

    maior ganhador da história e o verdadeiro campeão do século em conquistas no Brasil !

  • pedro sport 1987-2008

    Engraçado um time que perde por w.o ser campeão né mesmo,engraçado o vice-campeão brasileiro do ano anterior ser rebaixado no campeonato seguinte não é mesmo,engraçado dizer que o campeonato e sua fórmula foi modificado no meio da competição e por isso não fazer o cruzamento dos módulos e a justiça ter dado razão ao sport tanto que o confirmou em sentença transitada e julgada,leia-se”com forma de lei” irrevogavel ou seja flamerdas não cabe nenhum recurso ou modificação,pergunta será que a justiça está errada? ou iria preferir o simples sport club do recife em vez do poderoso flaglobo ou desculpa flamerda,pois bem vcs adoram dizer que jogaram e foram campeoes jogando co times grandes e fortes e nós seriamos campeoes contra times fracos,pura idiotice,pois em 1980 vcs enfrentaram:Santos,inter,botafogo-pb,mixto,ferroviario,náutico,itabaiana,ponte preta,santa cruz,palmeiras,bangu atletico-mg,só gigantes né,nem por isso fizeram seu título ser menor que os outros,mais esse foi no campo,mais em 1987 vcs perderam no campo e nos tribunais.foi um rugido destemido do sport que fez de pernambuco CAMPEÂO DO BRASIL.SPORT ÙNICO LEGITIMO CAMPEÂO BRASILEIRO 1987.

  • Vitor Peixoto

    Apenas um questionamento: com a unificação dos títulos o primeiro penta campeão brasileiro não passa a ser o Santos?

    Como o Flamengo pode requerer a Taça das Bolinhas se o suposto título de 1987 foi de um campeonato diferente? Se vale na conta campeonatos diferentes e unificações, que entreguem então para o Santos de Pelé a Taça das Bolinhas.

    Quanto a devolver ou não a taça e a suposta humilhação pela qual o São Paulo passará, digo apenas o seguinte: quer humilhação maior do que ir a imprensa e a justiça chorar por uma taça que não é para ser do Flamengo? Quer humilhação maior do que brigar para ser o maior time do Brasil com apenas um mundial?

    Excluam todos os que torcem para algum time local + o Flamengo e verão que a torcida real do Flamengo não é maior do que a do Palmeiras.

  • passem todos os jogos dos bambis novamente na TV só para ver quem foi campeão com ajuda desses árbritos ( de briga galo ). 1 ou 2 titúlos pra eles tava bom. E sem desmerecer o Sport não tem que ganha porra nenhuma de titúlo pois a CBF entra no meio do campeonato e quer ser maquinista !!!!!!

  • Castro

    Se vale o que a CBF divulgou sobre Campeonatos Brasileiros a Taça TEM QUE SER do Santos, verdadeiro primeiro pentacampeão (penta mesmo – cinco vezes seguidas).. Alias já deveria ser dele mesmo pois basta tres vezes seguidas
    Alguma duvida quanto a isso?

  • fera

    os torcedores do fluzinho são um bando de babaca mesmo,o time deles manchou a imagem do futebol brasileiro quando voltaram a primeira divisão pela porta dos fundos pois eles estavam na terceira divisão e se não fosse essa virada de mesa absurda estariam la até hoje e agora com inveja dizem que o fla foi ajudado pela cbf e globo,somos exa e ponto

  • fera

    merecido o reconhecimento do obvio,o flamengo é o legitimo campeão de 87.podem chorar o tricolores paulista os tricolores cariocas,vascainos etc.. há e o spfc roubou aquilo que não lhes pertence e terão que devover chupa spfc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • tricolor paulista

    Quanta bobagem. Só foi o SPFC conquistar o tri-hexa que todos ficaram com inveja. Distri-
    buiram títulos a todos. O Porquinho foi considerado num mesmo ano duas vezes campeão.
    Sem comentários. Mas depois de toda essa bobagem quem é penta primeiro, o que
    jamais poderão nos tirar no momento, é que somos o único time brasileiro tricampeão
    da Libertadores e tri-mundial. Para um dia fazer jus a esse status
    terão que ganhar na bola e não em canetada usando essa CBF , entidade corrupta e situada na
    cidade dos malandros (RJ).

  • Leleco

    Em 2009 se o framengo enfrentasse novamente esse regulamento perderia facilmente o título pro Vasco .

  • E NETO

    A CRÔNICA DA HIPOCRISIA ANUNCIADA

    Flamengo hexa por que ?

    – Jogou contra os melhores times: Em 1985 o coritiba pegou uma chave bem mais difícil que o bangu. O bangu pegou corumbaense, brasilia, Inter-SP etc… só nas finais pegou algum time da expressão, enquanto o coritiba pegou palmeiras, corinthians, guarani etc… ”times fortes” desde o começo. pergunto – o coritiba fugiu da final ? resp. NÃO; Em 1993 numa jogada pra salvar o gremio que ja estava há dois anos na série B a CBF inventou um campeonato brasileiro com 4 módulos – A e B com os times que ja estavam na série A – imunes ao rebaixamento e C e D com os clubes que “subiram”. O palmeiras enfrentou times que ja eram da série A e o vitória-BA times que “subiram”. Nos finalmente, o palmeiras sumiu da final ? NÃO. Em 2000 na copa JH, pra salvar o fluminense da degola, inventaram um torneio onde até time da série C podia ser campeão… PASMEM!! Na ocasião o Sport foi o 2º nos pontos corridos e o Vasco enfrentou o são caetano, até então série B. O vasco jogou a final… “AS FINAIS”.. meia palavra basta pra entender o que estou falando…. pq só 87 é contestado por uma disparidade entre os grupos ?

    – O flamengo quer processar o SPFC por causa da taça de bolinhas ? hann ?! Por que não aceita um fato tramitado e julgado pelo SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA!….. RASGUEM a constituição, ela não serve mais. E no lixão mais próximo joguem todos os hipócritas que não se movem -deixem um espaço pro congresso, e para a imprensa carioca, pois o Brasil começa e acaba no RJ.

    – O sport era série A em 1987, assim como o guarani VICE em 1986 e os outros clubes do mod. amarelo. de fato e de direito, não houve rebaixamento. Houve assinatura do C13, representado pelo SR. Eurico Meengana, que corroborou o cruzamento entre os módulos, com o aval da entidade. Houve interferencia da FIFA, que cumprisse aquilo que foi determinado pela CBF, e o Sport acabou sendo campeão! e disputando a libertadores….

  • mais uma vez nos deparamos com tamanha falta de qualidade dos responsáveis pelo nosso futebol…. se o flamengo se considera campeão desde 1987, por que só após o são paulo requerer a taça que o mesmo se achou ter o direito….ATÉ QUANDO TEREMOS QUE NOS PREOCUPARMOS COM O QUE ACONTECE FORA DOS GRAMADOS, DAQUI A POUCO ESSE RICARDO TEIXEIRA VAI SE INTITULAR O PELÉ DA CARTOLAGEM…. como era lindo quando o futebol era decidido DENTRO DE CAMPO….. prefiro a ver neymar, ganso, lucas, liedson, ronaldinho, e outros a perder meu tempo com cartolas mal caráter que usam do futebol para se aparecerem. sou mais camisa do que terno, mais chuteira que sapato…. estas polemicas só desqualificam mais ainda a organização do futebol brasileiro

  • TORCEDOR VITORIOSO

    ESSE SOFREDOR SAO PAULINO, TIME DE MERDA, VAI TER QUE PASSAR POR UMA VERGONHA DE DEVOLVER O QUE ELES PEGARAM E SABIAM QUE NÃO ERAM DELES, ISSO É ROUBO TIMINHO FRACO, SÓ ANDA LEVANDO SURRA DO CORINTHIANS, NUNCA GANHOU UMA COPA DO BRASIL. VÁ PROCURAR UM TIME DO SEU NIVEL PRA DISCUTIR, OU SEJA TIMES PEQUENOS.

  • Cris

    PARABÉNS PATRICIA

    AGORA VAMOS BUSCAR O QUE É NOSSO POR DIREITO. ÊSSES SUJOS LADRÕES VÃO TER QUE ENTREGAR A TAÇA POR BEM OU POR MAL. SABEM O QUE VAI ACONTECER? O QUE A PAT JÁ DISSE ANTES. PARCERIA SÓ COM O CORINTHIANS. JÁ VIU NÉ? CHORA BAMBYS…VÃO FAZER PARCERIA COM TIMINHOS DE TERCEIRA COMO FLUMINENSE, ETC…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    A MARCA FLAMENGO NÃO VAI SER USADA POR QUALQUER UM.
    SRN HEXA
    O PRIMEIRO PENTA

  • walter

    dirigentes e torcidinhas de sport e arco-iris, o flamengo com aquele time de 87 se disputar 200 jogos fla x sport o flamengo com certeza, venceria 201 jogos. eu acho que o flamengo deveria deixar o clube dos 13, que não o ajudou em nada nesta parte e deixaria o sport com no c 13.

  • l{rlinhu$ . ;

    NADA MAIS JUSTO !!! Pois como podem querer tirar do MENGÃO um TÍTULO CONQUISTADO dentro das 4 LINHAS? Como pode querer no fim do campeonato ALTERAR as regras? Já que FOI assim. Pensem BEM: O que vocês me diriam se o FLUMINENSE campeão do ANO PASSADO da Série A enfrentasse o CORITIBA Campeão de 2010 da Série B? Foi o que a ABENÇOADA da CBF fez em 87 ! Viu que estava perdendo e tentou inventar essa emenda na regra do jogo. Pois os Times do Módulo Verde, (Série A – que foi formalizado pelo Clube dos 13) deveriam através da ABENÇOADA CBF jogar contra o Time do Módulo AMARELO (Série B – Criado pela própria CBF). Amigos eu lhes digo uma coisa. Esse salseiro todo soh foi armado porque a CBF tentou correr atrás do prejuízo de 87, por estar perdendo $$$. E o detalhe maior: Como pode o São Paulo querer ficar com uma TAÇA que SIM é de DIREITO TOTAL do MENGÃO ? Que cheio das formalidades diz que o MENGÃO é sim HEXA CAMPEÃO (como de fato é), mas fica com demagogia ? Que está tentando tapar o sol com a PENEIRA? Eu sabia que iria dar esse problemão todo, desde o início de 88, e também achei um ABSURDO só correrem atrás disso agora. Mas só correram atrás disso agora, pq INFELIZMENTE ou FELIZMENTE dependendo do ponto de vista ( do tipo antes tarde do que nunca) entrou uma pessoa SÉRIA, DE CARATER e que AMA MUITO ESSE CLUBE GRANDIOSO!

    E SÓ PARA NÃO DEIXAR PASSAR EM BRANCO: SE POR VENTURA O MENGÃO e o Inter NÃO ENFRENTARAM Sport e Guarani, FOI PORQUE UM SUPERIOR TOMOU ESSA DECISÃO, E COMO JÁ É DE CONHECIMENTO GERAL, O PRESIDENTE DO CLUBE DOS 13 ÀQUELA ÉPOCA ERA QUEM? APENAS ALGUÉM LIGADO AO SÃO PAULO ! COINCIDÊNCIA O SÃO PAULO TER SIDO PENTACAMPEÃO LOGO APÓS O FLAMENGO NÉ ? Rsrsrs…

    Obrigado PATRICIA por fazer pela NAÇÃO o que MUITOS tiveram a OPORTUNIDADE de fazer MAS INFELIZMENTE NÃO FIZERAM! POIS o intuito deles era apenas se aproveitar da NOSSA GRANDEZA ! E São Paulo, INFELIZMENTE PARA VOCÊS ESSE TROFÉU VAI PARA O LUGAR CERTO, onde já DEVERIA ESTAR A MUITO TEMPO ! O NOSSO GIGANTESCO MUSEU DE TÍTULOS INQUESTIONÁVEIS!

    EU DISSE: INQUESTIONÁVEIS ! OK ? rsrsrs…

    SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS NAÇÃO MARAVILHOSA !!! E MAIS UMA VEZ, A NAÇÃO AGRADECE PATRÍCIA: MUITO OBRIGADO !
    l{rlinhu$ . ;

  • LCLorenzo

    O futebol é muito engraçado, a segundona de 87 ou módulo amarelo nunca teve um campeão, pois os times disputaram pênaltis e ninguém ganhou a disputa. Escrotamente os dois, Guarany e Sport se declararam campeões…e se credenciaram para disputar o supercampeonato que o C13 se negou a disputar, pois essa regra foi posta no meio da competição.
    O big boss, Mr. Teixeira, pra sacanear o C13 deu o reconhecimento que o Sport buscou na justiça comum. Só mesmo um time mulambo como o Sport poderia ganhar um campeonato dessa maneira.

  • EL CABRON

    SE FOR ASSIM, A TAÇA DE BOLINHAS DEVERIA IR PARA O SANTOS QUE TEVE HOMOLOGADO 8 TÍTULOS BRASILEIROS.

  • Luciano – RJ

    Coitados dos vascaindos. Tanta inveja, tanto despeito e nada adiantou. Somos os verdadeiros primeiros pentacampeoes brasileiros. Com muito merecimento e honra. Quanto ao comentário do tricolor… Vcs se esquecem q voltara para elite do futebol nacional pela porta de traz. Isso mancha e desonra qualquer titulo nacional. q vergonha. Saudações Rubro Negras, do clube com a maior torcida do MUNDO. FUIIIIIIII…

  • Juca

    Tá na hora de a flamenguista Rede Globo levar um chute no traseiro.
    É fácil perceber, os vilões ficarão do lado do Ricardo Teixeira, contra o Bom Futebol e , portanto, contra o torcedor.

  • hudson roberto

    espero que o pessoal lá do são paulo devolva a taça de bolinhas para o mengão…….que de fato é o primeiro penta campeão brasileiro……isso que é roubar alguma coisa….tenham vergonha na cara e entregam a taça para o mengão…..

  • hudson roberto

    o que esse tricolor de merda está falando o que ele sabe de time de raça…ele fala isso prq o timinho dele o fluzinho é um time de bambi prq usa pó de arroz para comemorar….chupa essa tricolor babaca…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Domingos Freitas

    O maior problema nao é penta, hexa ou taça de bolinhas, temos que deixar de ser ipocritas e adimitir que houve armaçao do Ricardo Teixeira com o Flamengo, hoje ganha, mas e depois como fica? Veja o nosso futebol como está! Sera que vale a pena fazer trato com o DIABO?

  • Sangue Santista

    Fez-se justiça!
    Na época, o Flamengo não aceitou a virada de mesa, e ganhou no campo de jogo (pelo regulamento inicial)!
    Parabéns ao primeiro PENTA-CAMPEÃO, pela taça instituida, à época. Isso é história!!! Como torcedor, santista, a geração Zico encantou o país!
    Quanto à Libertadores de 1988, em que o Flamengo não disputou, dane-se. O Cúrintia diz que é campeão mundial, sem ter ganho a Liberta….

  • Domingos Freitas

    O maior problema nao é penta, hexa ou taça de bolinhas, temos que deixar de ser ipocritas e adimitir que houve armaçao do Ricardo Teixeira com o Flamengo, hoje ganha, mas e depois como fica? Veja o nosso futebol como está! Sera que vale a pena fazer trato cim o DIABO?

  • Se o regulamento da taça é o que conta, a taça é do Santos, porque ele foi o primeiro a conquistar o pentacampeonato brasileiro. Ponto e basta nessa discussão de Taça das Bolinhas.

    Mas está na cara que a intenção da CBF foi colocar o São Paulo numa saia justa e atrair um suposto apoio ao Flamengo, além de rachar o Clube dos Treze. O Ricardo Teixeira age como um mau caráter.

    Enquanto não houver mudanças na CBF, o futebol brasileiro vai continuar andando pra trás.

  • santos

    e quanto a colocação de alguns colocando como valor a sequencia de capeonatos sugerindo que o santos seria o detentor do direito a taça, voçes sabem pelo menos quando esta taça foi elaborada, estudem mais um pouco para fazerem uma colocação tão infeliz.esta colocação e muito ridicula , voçes são nobes mesmo .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não vale campeonato do tempo em que se amarravam cachorro com linguiça. estão ressuscitando ate as mumias do egito caramba isto vai render

  • Domingos Freitas

    Todos nós sabemos ou deveriamos saber, que por tras de tudo isso existem grandes interesses financeiros, tais como: a renovaçao com a imageem de tv aberta e tb canal fechado, a ultima eleiçao para presidente do C13, etc…basta saber ou verificar qual vai ser a posiçao do Flamengo sobre estes assuntos, visto que, ate entao era contrario a do Ricardo Teixeira…rsrsrs

  • Marco

    Papelão do spfc,
    mas também a fama de mal caráter do JJ é conhecida.
    O Mengão poderia doar oficialmente essa taça pra eles,
    pra nós não faria diferença.
    E o coitado do sport, servindo de bucha de canhão
    pro spfc kkkkkkkkk
    Chamei de coitado porque é um coitado mesmo,
    mal consegue se manter na primeira divisão do
    seu estado e vive caindo no Brasileirão

  • IRAN BARBOSA LEÃO

    Mais cedo ou mais tarde, isto teria que acontecer, como um ato de desagrava ao fato, vil dasabonador, o qual a CBF se expôs. Portanto, foi uma questão de justiça. Afinal quem, merecidamente, conquistou aquele titulo, realmente, foi o Flamengo. Nunca se esquecendo que, os 13 maiores clubes deste país, participaram, ativamente, daquela competição.

  • santos

    time fraco e que vive a sombra dos outros e que fas parte do grupo dos treze, mas que vive de falcidades ,e falcatruas por tras das cortinas o são paulo incapas de ser legitimamente merecedor de alguma gloria, pois tenho uma pergunta aos são paulinos e ao restante do grupo dos treze qual dos campeonatos brasileiros teve o campeão da primeira divisão disputar com o campeão da segunda divisão. para ser como a cbf anteriormente programava ter um brasileiro{ super campeão}o flamengo não quiz ser o super campeão. mas apenas campeão .o não reconhecimento deste titulo ao flamengo pela cbf apenas vinha deixar uma macula perante a comunidade de futebol internacional . pois merecidamente titulo reconhecido pela fifa ao flamengo , e ao são paulo cabe apenas tentar burlar a orden das coisas alias coisa de time que nunca mais vai ter competencia para realizar tal feito, um sinonimo de time traira e fraco ,fas as coisas de acordo com suas conveniencias ,assautando o flamengo, na cara dura ,não duvido de terem ate manipulado alguns na justiça para terem este favorecimento nos julgamentos ,e se ate o momento a cbf não havia se manifestado quanto ao reconhecimento ou não a justiça se antecipou e declarou o são paulo merecedor do trofeu sem aguardar o resultado final,a partida ainda não havia acabado e aos 45 minutos do segundo tempo o flamengo e reconhecido merecidamente o legitimo campeão, e agora como fica são paulo?.vão ser sempre a sombra e jamais serão capazes de um gesto digno.são o que são e pronto

  • Jean carlos

    O simples fato do SPORT não ser um time ” poderoso” nao significa que ele nao mereça ser o campeão de 1987 , e quantas libertadores o sport tem, quantas vezes foi rebaixado,isso nao significa nada em relação a este assunto. NÃO SE DEVER ENGALFINHAR UM TIME SÓ POR QUE ELE É MENOR QUE O OUTRO, ISSO NÃO É JUSTO, ta na cara que os poderosos, CBF,GLOBO,E cia ltda mexeram uns PAUZINHOS p/ que isso acontecesse , mas do que adianta ter um título que o BRASIL inteiro sabe que não é real , do que adianta?

  • rafael

    se corigao e o flamengo quiserem rachar deixa sair e so eles acertarem com a globo,assim so termos 2 jogos transmitidos por ela…..pq qdo jogar fla e gremio…cor e inter…fla x spa…..a globo vai transmitir o que? se sou presidente de algum dos outros clubes,falo o seguinte quer mostrar flax gremio…quero 5.000.000,00 pela transmissao e estamos conversados…quero ver se terao coragem de rachar mesmo
    …..saudaçoes gremista…..rumo ao tri!!!!

  • Wiliam

    Simples se o primeiro pentacampeão então seria o santos neh ? não foi reconhecido os titulos antigos, contando com eles entao o primeiro penta foi o santos, nem flamengo nem são paulo.
    e de fato o flamengo correu da decisão de 87 só tem titulo reconhecido porque o ricardo teixeira e flamenguista ai ele reconhece. muda o presidente e esse reconhecimento acaba logo !

  • albert graciano silva

    mas uma da rede bobo, parabéns framengu, politicagem pura, mas é brasil fazer o que?
    que venha a record! hahahahahah….

  • PC

    Flamengo é Flamengo!…e o ispot, o que é?….80-82-83-87-92-09.

  • Michel

    O TRICOLOR SE PREOCUPA COM O SEU TIMINHO QUE NÃO GANHOU NEM DO BOAVISTA HÁ QUARTA TEM O NACIONAL O FRED BICHADO JA ESTÁ FORA MAS UMA DERROTA E VCS ESTÃO FORA, VCS FICAM OLHANDO O RABO DOS OUTROS E ESQUECEM O DE VCS

  • André Luiz

    ESSA CBF É UMA VERGONHA…RICARDO TEIXEIRA MAIS AINDA…O SÃO PAULO CONQUISTOU OS CINCO TITULOS NACIONAIS PRIMEIRO E DE FORMA INCONTESTÁVEL, SEM POLEMICA…A URUBUZADA ALÉM DE VENCER O BR 2009 COM AJUDA DE ARBITRAGEM, AGORA QUER SE APOSSAR DE ALGO QUE NÃO LHE PERTENCE…EU, SE RESPONDESSE PELO SPFC, NÃO ENTREGAVA A TAÇA…ESSA PATRICIA AMORIM, FOLGADA, QUER GANHAR A TAÇA DAS BOLINHAS NO GRITO…RIDICULA!!! SE O FLAMENGO FICAR COM A TAÇA ENTÃO, ELES TEM QUE RACHAR NO MEIO E DAR UMA PARTE PRO SPORT…UÉ, O CERTO PELO CERTO, NÃO É…MAS ELA É DO SÃO PAULO!!!

  • Michel

    Cara esses caras não sabem de nada peguem as tabelas dos modulos verde e amarelo, vcs irão ver com quem o FLAMENGO JOGOU (CORINTHIANS, VASCO, BOAFOGO, INTERNACIONAL, ATLETICO MINEIRO E MUITO MAIS) AGORA COM QUEM O SPORT RECIFE JOGOU? PERGUNTA NÃO LEMBRO NÃO TEM UM TIME GRANDE, O FATO MAIS RIDICULO É QUE O PROPRIO TIME DO SPORT RECIFE ADMITIU O FLAMENGO CAMPEÃO DE 1987, QUANDO SE HUMILHOU PARA FAZER PARTE DO CLUBE DOS TREZE POIS SE NÃO O FIZE-SE NÃO ESTARIA HOJE NA SEGUNDA DIVISÃO E SIM JÁ TERIA FALIDO POIS SE NÃO FOSSE O DINHEIRO DA GLOBO QUE TANTOS RECLAMAM AI VCS ESTARIAM NO FUNDO DO POÇO.
    POR ISSO ADMITAM
    O FLAMENGO É CAMPEÃO DE 1987 QUERENDO VCS OU NÃO

    UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO

  • RT

    João, em tese, a Taça caberia ao Santos. Mas, ao que parece (não sei se é verdade), a Taça das Bolinhas seria entregue ao primeiro tricampeão consecutivo ou penta alternado a partir de 1971.

  • RT

    Um adendo que se deve fazer.

    No parecer jurídico que o Flamengo apresentou à CBF recentemente, e que motivou a decisão de hoje, o clube mencionou o acórdão do STJ, que reconheceu título do Sport em 1987. De fundo, que a parte dispositiva do acórdão, que faz trânsito em julgado, não impediu o reconhecimento de dois clubes campeões, apenas que o Sport não fosse “desmerecido”, por assim dizer. Então, ao falar da “decisão judicial que reconheceu o título ao Sport”, tenham isso em mente.

    Outra coisa. Durante longos 24 anos a CBF não reconheceu o título do Flamengo. Agora a história muda e voltam essas teorias conspiratórias com a Globo e o diabo a quatro?

    Por fim, endosso o que o Gabriel MC escreveu. Uma coisa é o título brasileiro, outra é a participação na Libertadores. Venceu a final, é campeão. É fato distinto que clube a CBF indicará à Libertadores e que critério usará, ou que nomeação atribuirá a seus campeonatos.

  • Neves

    O que vem a ser Sport mesmo ?
    O que isso “sport’. Representa para o futebol brasileiro ?
    Quanta libertadores isso tem ?
    A final deles foi contra o poderoso quem ?
    Quantas vezes o famoso sport foi rebaixado ?

  • TRICOLOR

    Flamengo, time RUIM de mais, nunca vi ganhar um titulo na raça, sempre com falcatroa da CBF…

    FLAMENGO, sinonimo de time FRACOOOO!

  • João

    Sou torcedor do São Paulo, mas uma coisa me chamou a atenção. Há pouco a CBF reconheceu títulos de outros campeonatos como a Taça Brasil ao Santos e ao Palmeiras , além de outros… bom, em 1961, 62, 63, 64 e 65, o Santos foi campeão da Taça Brasil, portanto pentacampeão brasileiro em anos seguidos. A taça de bolinhas é do Santos! Com justiça!

  • riardo

    Meus caros amigos gostaria de dizer pra essa galera que não sabe o que ser penta que taça de é coisa de R. pexeira, que se fosse pela CEF já estava lá na gávea desde 1987. SOMOS HEXA,PRONTO E CABOU. AGORA MORRAM DE INVEJA, MORRAM.KKKKKKK

  • Zé Eduardo

    Eu acho de tudo isso que a CBF fez em seu último ano , lamentável … Não só por ser são paulino e ter a certeza que todos nossos títulos foram conquistados de forma digna e sem margem alguma para interpretação … O que eu acho é que a CBF , se tiver que tirar a taça das bolinhas ( que na minha opinião , também não vale nada , nem dá direito a nada ) do São Paulo , ela tem que entregar para quem foi o primeiro penta , e nesse caso , se apoiando na versão em que os flamenguistas estão usando para se auto-proclamarem “hexa” , vem de encontro a palhaçada que teve inicio no ano passado , proclamando o Santos e o Palmeiras como octa e os outros times sucessivamente. A regra dizia que o troféu ficaria em definitivo com o clube que conquistasse primeiro o penta ou o tri consecutivo ( requisitos cumpridos pelo SPFC ) e pela interpretação da CBF , o time que tem direito é o Santos … Seria até bom tirar essa taça do SPFC pra abaixar a crista do JJ , pq ele não tem nada a ver com o clube …

  • Rodrigo

    Afinal de tudo, regra é para ser seguida e não ignorada, senão é só ganhar o primeiro turno e depois abandonar o campeonato , dizendo que é campeão brasileiro pois ganhou o primeiro turno, palhaçada total isto, erão modulos verde e amarelo, e não 1ª e 2ª divisão, igual 2000 acho que com a joão avelange, o vasco não jogou a final com o são caetano????, porque o flamengo teve medo de jogar a final???? e outra quem foi para a libertadores de 88 como campeão brasileiro??? a foi o sport né.

  • hugo

    dá lhe mengão a taça das bolinhas é nossa, kkkkkkkkk!

  • Rodrigo

    É ilário ver um flamengista falar de justiça foi feita, acho que se querião justiça jogassem a final, não pipocassem como foi feito.
    A verdade é que estão apoiando quem rasga o regulamento.
    Pois o regulamento daquele ano dizi que os 2 primeiro de um grupo enfrentariam os 2 primeiros do outro, em semifinais para assim depois se decidir o campeão, oque o flamengo fez foi rasga-lo, pois depois que ficou em primeiro em 1 grupo simplesmente não quiz jogar as semifinais.
    Isoo é ridiculo, não tem oque discutir , o flamengo abandonou , por tanto o campeão é o sport.

  • Beto Rubro-Negro

    NAO DÁ PRA ENTENDER ESSA MANIFESTAÇÃO DESPEITOSA POR PARTES DE TORCEDORES FRUSTRADOS DOS OUTROS TIMES. POR ACASO FOI RETIRADO O TITULO DO SPORT PARA O FLAMENGO? O MESMO SPORT QUE PARA ENTRAR NO C13 FOI SIGNATARIO DO DOCUMENTO QUE RECONHECE A CONQUISTA E AGORA ESTÁ TRIPUDIANDO DE INVEJA E ÓDIO. O PROPRIO SAO PAULO QUE TB ASSINOU ESSE DOCUMENTO COMO OS DEMAIS CLUBES DO C13 SIMPLESMENTE FORAM OMISSOS POR NAO SE PRONUNCIAREM E FAZER VALER ESSE ACORDO? A PARTIR DE AGORA ACHO QUE O FLAMENGO DEVE SE DESLIGAR DESSE C13 PQ O QUE SE VÊ É O INTERESSE COLETIVO FICANDO PRA SEGUNDO PLANO AINDA MAIS COM ESSE SPORT QUE ENTROU DE CARONA E AGORA ACHA QUE TÁ COM ESSA BOLA TODA PRA IMPOR E QUERENDO APARECER. AO SPORT FICA MEU RECADO: MONTE UMA ESCOLA DE SAMBA, OU MELHOR, UM BLOCO DE FREVO E VENHA AKI PRO RIO P/ PARTICIPAR NO NOSSO CARNAVAL. QUEM SABE ASSIM FICARÁ MAIS RECONHECIDO NACIONALMENTE. VÃO SE FUDER!!!!!!!

  • Junior

    Nossa quer dizer que o Sport ganhou so a segunda divisao em 87????Esqueceram que em 86 o Guarani foi vice campeao…entao como pode um vice campeao disputar um ano depois a segunda divisao pois o bugre disputou o modulo amarelo em 87..coisas de Brasil e alem do mais estava no regulamento nao jogou com o Sport porque nao quis nao e verdade……

  • Metaltech

    Hey, pobre torcida do Sport!!
    O calvário de vocês é a segunda divisão!!! Pagarão esse preço de cair eternamente.

    Hey, torcidinha bambi e arrogante do São Paulo!! TORCIDA ONDE O MAIOR ÍDOLO É UM GOLEIRO!!!

    Somos os primeiros HEXA DE FUTEBOL MASCULINO!!!

  • luiz souza

    Bambis. coloquem as bolinhas pra dentro do…..

  • Antonio Eustaquio

    Esse senhor ricardo teixeira me recuso até iniciar seu nome com letra maiúscula,por que vejo que ele está tentando acabar com o nosso futebol.Tantas são suas palhaçadas,reconhe
    cendo peladas dos anos 50,60 e por aí afora,agora pronto para ser expulso do clube Flamengo
    resolove por conta própria reconhecer um suposto campeão que nem entrou em campo.Alguém
    faça alguma coisa.

  • luiz souza

    Olá. Não entendo porque esse pessoal se preocupa tanto em tentar diminuir o “maior do mundo”. Deveriam estar buscando na história do futebol cenas de seus craques vestindo a camisa da seleção brasileira, ou então um gol de placa de seus “ídolos”. Quem tenta negar que o FLAMENGO foi o campeão legítimo dum torneio jogado dentro de campo está tentando negar que Zé Carlos, leandro, leonardo, renato gaúcho, zinho, ZICOOOOOOOOOOOOOOO, e outros entram em campo contra os ditos maiores clubes do Brasil e venceram na raça, que sempre foi a característica deste clube, aliás o único que nunca foi rebaixado em nada, o campeonato de 87. Podem chorar viúvas de 87, porque o verdadeiro e único campeão é o RUBRO-NEGRO (este título rubro-negro deveria ser proibido de ser usado por outras agremiações pequenas). Salve nação RUBRO-NEGRA.

  • J Carlos

    Como o interessado é um time carioca, é claro que a CBF vai beneficiar. Aliás, ela não teve capacidade de organizar o campeonato de 87 (e nao tem até hoje) e agora sai dando títulos pra quem pedir… campeão do torneio de botão de pirapora da serra de 1923… vai ser campeão brasileiro também… campeão de par ou impar no aeroporto do galeão de 1957 vai ser considerado campeão brasileiro… que pena. Nada contra os torneios e taças de antigamente, mas CAMPEÃO BRASILEIRO é quem disputa e ganha um campeonato chamado CAMPEONATO BRASILEIRO. Pronto! Parem de inventar moda e dar títulos pra quem pedir. Daqui a pouco um torneio amistoso disputado na conchinchina vai ser considerado Título Mundial Interclubes… daí eu paro de ver futebol!

  • Felipe

    MENGÃO HEXA! torcida arco-íris em pânico hahahahaha

  • miro

    Ainda bem que ninguém tem dúvida de quem é o primeiro tricampeão brasileiro consecutivo! E o único tri da libertadores? E o único tri mundial? Nem somando todos os times do rio!

  • miro

    Aí, o Flamengo além da campanha do tijolinho agora faz a campanha da bolinha.

  • Daniel

    Santos Octacampeão Brasileiro! Flamengo Hexacampeão Brasileiro! Tem coisas que não dá pra negar e nem esquecer!

  • alex

    vamos analisar friamente os fatos, em 1987 houve 2 campeonatos o organizado pelo clube dos 13 que contava com os principais clubes todos da 1ª divisão inclusive o são paulo, a cbf por sua vez juntou alguns times e fez outro campeonato, vamos lá o sport foi o campeão da cbf com clubes da 2ª divisão o flamengo campeão do clube dos 13 clubes da 1ª divisão portanto os 2 clubes foram campeões brasileiros o da 1ª divisão e da 2ª divisão como no ano passado teve campeão da 1ª e da 2ª divisão

    fato que a cbf só reconhecia o campeonato que eles organizaram mais isso não tira o titulo que o que o flamengo conquistou, agora a parte ridícula e vergonhosa dessa história como que o são paulo não reconhece um campeonato que ele ajudou a organizar e participou.

    em 2007 o são paulo é penta com todos os méritos mais aí o campeonato que eles ajudaram a organizar não vale mais nada.

    isso é atitude de homem ou de muleke tenho certeza que a resposta na cabeça de todos é a mesma mais só os homens assumem.

    taça das bolinhas que os MULEKES comam pra não dizer outra coisa.

    fato é fato FLAMENGO HEXA

  • Franklin Reconhecedordeinvejososdofutebol

    Teho lido aqui nos comentários alguns torcedores do Xport falando as mesmas asneiras de sempre. Pois bem, quero ouvir novos argumentos. Ou seja, explicações.
    Com isso, torcedores do Xport Recife me respondam por favor:

    Quanto foi a decisão por pênaltis com o Guarani?
    R:

    Eu sei a resposta, mas para os que não sabem, pesquisem.

    “O primeiro campeonato decidido no Par ou Impar.

    Saudações Rubro Negras – 1º Penta e 1º Hexa Campeão Brasileiro de Futebol Heterosexual

  • edu machado

    1- a fifa proibe acoes deste tipo na justica comum, sendo assim, a deciso da justica pernambucana não so fica praticamente nula mas coloca sob risco ate a copa do mundo ja que pode ocorrer ate mesmo a desfiliacao da cbf do quadro da fifa.

    2 – segundo as regras da fifa, so se define um vencedor nas disputas de penaltis se: A – houver um time com vantagem nas 5 cobrancas iniciais ou : B – houver a vantagem nos penaltis alternados.

    como nao houve o termino da disputa de penaltis, nao houve legitimamente um campeao do modulo amarelo. houve uma canetada mas campeao legitimo nao houve

    3 – o regulamento da copa uniao na data de seu inicio dizia que o cruzamento so serviria para definir as vagas da libertadores mas que o campeao brasileiro era o de modulo azul.

    4 – apesar das reclamacoes pelo que lembro, o sport nao deveria disputar a serie a por nao obter classifiicacao para a mesma.

    5 – o propio sport e o sao paulo reconheceram o flamengo, campeao brasileiro de 87 com documento reconhecido.

  • Gabriel MC

    Nada mudou para a Nação. Essa decisão tem apenas efeitos políticos. O Flamengo continua sendo o primeiro Pentacampeão brasileiro.

    P.S.: Dan, meu caro, uma coisa é o título nacional. Outra é quem a CBF indica para a representar nas competições internacionais.

  • Guilherme

    Flamengo é ridiculo, timinho que vive debaixo das asas da globo. se zico jogar futebol de botão com a camisa do flamengo a CBF reconhece como titulo.
    Pelo Sport Tudo!!

  • “Poucas horas depois de o presidente Ricardo Teixeira confirmar o reconhecimento do título brasileiro de 1987, o Flamengo desistiu de expulsá-lo do quadro social do clube. A comissão de inquérito foi instaurada há cerca de um mês e tem como membros o desembargador Siro Darlan e o ex-vice de futebol Marcos Braz.

    – No nosso entendimento não há mais motivo para continuarmos esse processo – declarou Marcos.

    Ricardo Teixeira é grande benemérito do clube, mas sofreu represálias internas desde que afirmou que o Flamengo não era o legítimo campeão de 87.” Globoesporte

  • Leopoldo Rocha

    Alguém avisa ao Juvenal Jumentio, que apropiação indébita é crime e está previsto no CPB, art. 168. A taça das bolinhas pertence ao MENGÃO, primeiro e LEGÍTIMO PENTA CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL!!!! E devolve logo que não gostamos das nossas coisas espalhadas por qualquer lugar não! kkkkkkkk SRN!!!!!!

  • Hernan

    A Patricinha Amolada tem é que correr a sacolinha com essa torcidinha mediocre para comprar bolinhas de gude e confeccionar uma taça para o fla-globo.. Ridiculos !

  • Luís Antonio

    De nada adianta dizer e querer agradar pra ganhar algo mais na frente. Aliás, a justiça brasileira já resolveu tudo isso, qué o SPORT é o legítimo campeão, pois não perdeu jogo de WO. Acho que esses cartolas se acham acima do bem e do mal, brincam com a justiça e fazem o que querem para agradar padrinhos, tios e paralelos. Esse campeonato de 87 já tem até nome, É A CRIA DA CBF, O TEIXEIRINHA.
    KKKKKK

  • raimundo costa

    Parabéns!!! Patricia Amorim, pelo um grande trabalho que você está fazendo no flamengo. Somos penta desde 87, e esse titulo ninguém tira da gente..

  • SangueTricolor

    O Brasil viu o Flamengo e o Internacional perdendo os seus jogos no quadrangular final por: WO, por que eles não entraram em campo ficaram com medo o Sport foi Campeão Brasileiro de 1987 em cima do Guarani vice tambem em 1986 .O SBT transmitiu o jogo um golpe na rede globo que foi impedida de entra na ilha do retiro .O Sport jogou a libertadores de 1988. Foi assim que o Flamengo ganhou o titulo????????????

  • William

    O pessoal que é contra o reconhecimento de um time que tinha ze carlos, jorginho, leandro, edinho e leonardo; andrade, aílton, zinho e zico, renato gaúcho e bebeto que foi a base da seleção do tetra, realmente deve conhecer muito de futebol. Este timinho aí ganhou dos maiores clubes do Brasil naquele ano, tirou um tal de atlétivo MG na semifinal e um tal de Internacional na final. eu não vejo ninguém citar sequer 1 jogador do Sport daquele ano e pelo menos um jogo além daquele contra o guarani. realmente a arcoirizada é bem sensata. Pra quem não é da década de 80 e não deveria palpitar, deveríam lembrar de um slogan de uma grande marca de cigarro ” xxx uma questão de bom senso, o corinthians mesmo sem ganhar uma libertadores é sim campeão mundial de 2000, o tal de pelé é realmente penta brasileiro é o primeiro penta de verdade antes de qq taça de bolinhas existir, o reconhecimento do título pela CBF nunca abalou a maior torcida do mais querido do brasil, o reconhecimento é muito bem vindo e se o bebedor de uísque fizer a gentileza de devolver o que é da nação muito obrigado, caso contrário vai continuar sem mudar nada, rumo ao hepta!!!

  • marcelo teline

    Palhaçada isso que fizeram hoje é pura política todo mundo sabe que sport é o campeão de 87 isso é fato ponto final. A gora juntaram globo+flamengo+CBF para criar essa situação ridícula isso tudo por pressão da sr rede globo que esta perdendo para record os direitos de transmitir os jogos assim como vai fica a sra cbf se até o site é da globo imagine o resto alias no estado de malboro (Rio de Janeiro) quem manda lá é a poderosa plim plim então que venham com essa politica barata que no final todo mundo vai dar risada como até hoje

  • É ISSO AI A URUBUZADA FEDIDA FICA COM O RICARDO TEIXEIRA E O TRI MUNDIAL FICA COM A TAÇA!!!!!!KKKKKKK ESSES POBRES FLAMENGUIISTAS, KKKKKKK TENHO ATÉ DÓ… E ENQUANTO ISSO O JJ TA SE DELICIANDO COM A TAÇA…

  • Jaires

    Não existe, hoje em dia, a menor possibilidade de se levar a sério a Dona CBF e alguns determinados cronistas, principalmente estes que acreditam que o Flamengo foi o campeão de 1987. A CBF banalizou conquistas, ao distribuir campeonatos baseados em dossiês de jornais e mudou a História do próprio campeonato que criou em 1971. Agiu de forma política e jogou no lixo todo o ínicio de um processo histórico de planejamento do futebol brasileiro. Agora, para o Flamengo ser declarado campeão de 87, a presidenta rubronegra recorre ao STRT Superior Tribunal Ricardo Teixeira, já que há 2 meses não era possível reconhecer o pseudo título flamenguista, pois,havia uma decisão do Superior Tribunal da Justiça declarando o Sport campeão. Porém, agora está tudo definido, por decisão unânime (só tem um membro), o STRT definiu o Flamengo campeão, ou meio campeão, de 87. A CBF, já havia decidido que o Sport era o campeão , quando em 1988 o time pernambucano e o Guarani foram os representantes do Brasil na libertadores. Quem determinou praticamente que a copa união era o campeonato brasileiro foi a mídia que considerou o módulo amarelo como segunda divisão e que não era. Como é que se pode considerar a copa união o campeonato brasileiro se o Guarani vice campeão brasileiro de 1986 nem sequer participou desta dita “copa união”?!. O Flamengo ao não comparecer para enfrentar o Sport, na a decisão do campeonato brasileiro, desrespeitou um Estado da Federação, desrespeitou uma torcida, se julgou acima da lei e das entidades que regulamentam o futebol. Reconhecer, ou comemorar, um título como este é reconhecer a covardia como vencedora pois o Sport dignamente estava lá no campo esperando pelo seu adversário que não apareceu. O sport tem todo o direito de afirmar que o poderoso Flamengo correu do confronto, pois esta foi a verdade. Quanto ao Sr. Ricardo Teixeira, tem ditador no mundo que é café pequeno perto dele, já que o homem: permance no poder por décadas, dá título, tira título, passa por cima de tribunais, manda para o paredão quem o crítica e distribui favores para quem o bajula. Para se manter no poder destrói ou corrompe opositores e sempre no final estão todos lá beijando seus pés. Está na hora de nós torcedores organizarmos uma rebelião, igual a esta que vimos no Egito que culminou com a queda do ditador Mubarak, pois de outra forma ainda veremos os herdeiros do RT mandando na histórica confederação. Eu Juro, que se tivesse Twitter, daria início à revolução futebolística pela internet….

  • adylson

    MARCELLO É POR CAUSA DE PESSOAS COMO VC QUE O NOSSO PAÍS ESTÁ CHEIO DE CORRUPÇÃO E COISAS PIORES, COM CERTEZA PESSOA DE BEM VC NÃO É, COMO PODE FALAR TANTA BESTEIRA. CARA OU VC É MUITO BURRO OU É MAIS UMA DAQUELAS PESSOAS DESONESTAS, TRAPACEIROS, DA MESMA LAIA DO SR. RICARDO TEIXEIRA E JUVENAL JUVENCIO, MAS FODA-SE VC E O QUE VC PENSA, EM BRASILIA TA CHEIO DE PESSOAS COMO VC, VIDE CAMARA DOS DEPUTADOS, SENADO ETC; AGORA PRA NÓS FLAMENGUISTAS SE A CBF RECONHECESSE OU NÃO, TANTO FAZ NÓS SEMPRE NOS CONSIDERAMOS HEXACAMPEÕES E QUE SE DANE INVEJOSOS COMO VC.

  • Ótarios do Sports o que vocês entedem bem é de disputar a 2 divisão do futebol. Besta quadrada vcs nunca sairão mais dessa divisão. O mengão nunca soube e não saberá o que é segunda divisão. Qual o time que ganhou a primeira divisão e disputou com time da segunda para ser campeao. Só na cabeça desses abestados…

  • William

    Talvez essa última canetada que se propõe a terminar de passar a História a limpo encerre com o coronelismo no futebol brasileiro. Assim como as demais Instituições do País se fortalecem torço para que a CBF evite este tipo de polêmica, elabore fórmulas claras de campeonato (como vem ocorrendo), sem mandos e desmandos nem mudanças de regulamento durante as competições. Espero que alguns coronéizinhos que ainda são mandatários de alguns clubes se profissionalizem enquanto dirigentes do futebol e não mais alimentem uma política com “p” minúsculo. O futebol hoje envolve uma série de questões, além da econômica, repercurte até mesmo em bem estar social e na qualidade de vida do povo. Bom mesmo será o MENGÃO GANHAR MAIS UNS 5 BRASILEIRO EM MENOS DE 10 ANOS E DE QUEBRA MAIS UMAS 3 LIBERTADORES E MUNDIAIS, PROS BAMBI SE COLOCAREM NO LUGAR DELES DE VEZ

  • Lucas

    Para Ronaldo(21 de fevereiro de 2011 às 15:48):

    Ei, aprenda a ler viu, o governo tem programa pra qm é analfabeto!!!
    O Flamengo não roubou título do Sport não, os dois foram considerados campeões.
    Ou seja foi como se o módulo amarelo e o Módulo Verde fossem 2 campeonatos diferentes!!!

  • paulo sergio moraes silva

    A justiça de Deus tarda mas não falha,o flamengo é hexa e ponto final.o sport recife deveria ter vergonha de se considerar campeão brasileiro(time de segunda divisão).agora é rumo ao hepta.
    saudações rubro negras

  • Marcello

    Quanto será que o Ricardo Teixeira mordeu dessa vez!!!
    Enquanto a CBF estiver debaixo das asas da Rede Globo e no situada no Rio de Janeiro,nosso futebol honesto só tera a perder!!!
    Inventaram que o Corintia e Campeão Mundial,agora mais essa palhaçada
    Flamenguista acordem,nunca vcs foram campeões ,Campeão verdadeiro e o Sport
    Isso e ridiculo,e pior,ainda tem Flamenguista dizendo que merecia a taça,isso e pq entende de futebol como Ricardo Teixeira
    Só rindo mesmo…rsssssss,Flamengo penta!!!
    Acorda Brasil!!!

  • Leonardo

    Até que enfim a CBF fez o que já deveria ter feito a muito tempo. O flamengo ganhou esse titulo em campo, pois na epoca todos os jornais, comentaristas esportivos e torcedores sabiam que quem tinha sido campeão brasileiro em 1987 era o flamengo, com um timaço, diga-se de passagem. Quem ganhou o titulo no tapetao foi o sport, que na epoca entrou com uma ação na justiça de pernambuco e levou o titulo na mao grande. Agora foi feito justiço.
    Nos flamenguistas somos campeoes, e nao nos importamos em dividi-lo com o sport, que so tem um unico titulo. coitados.
    E o São Paulo, e sr. Juvenal, que vergonha. Ele (juvenal) era o presidente do clube dos 13 na epoca(87), ele foi um dos que assinou para que as equipes da seria A nao enfrentassem as equipes da serie B, e nao teve o minimo de respeito com a entidade que presidia, pois rasgou e desmentiu tudo e disse que os bambis que eram penta, que vergonha, isso é coisa de bambi, nao tem jeito.
    Hexa campeão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!E devolvam a taça por gentileza!!!!!!!

  • jorge

    ufa, até que enfim hein sr ricardo teixeira, acabou com essa palhaçada que vocês arrumaram. o MENGÃO é hexa e acabou. todo mundo sabe disso,alguns negam só de pirraça. a cbf não fêz mais que a sua obrigação. quanto as bolinhas deixa pros bambys. afinal quem é que gosta de se DELICIAR com as bolas dos outros?

  • adriano

    se as duas diretorias tiver vergonha na cara taca fogo na ta’ca e larga esse ser q se petrificou na diretoria da CBF com cara de tonto

  • Mauricio do Rio

    Eu cag… para a taça de bolinhas desde 1987, quando vi o Flamengo ser campeão.
    Assim como cag… para os campeonatos brasileiros distribuídos no varejo a times paulistas e cariocas que só entravam para jogar na segunda fase (nem a Copa do Brasil é tão ridícula).
    Flamengo, o primeiro Penta.
    SPFC, o primeiro Hexa.
    O resto é caô para calar chororô.

  • Jones

    Como um timeco igual ao Sport pode ser campeão do Brasileirão de1987 sem ter disputado um jogo sequer contra um time da primeira divisão???
    O MENGÃO derrotou Corinthias, Cruzeiro, São Paulo… Já o Sport derrotou o Guarani, a Tuna Luso, o Remo…etc…e que ser campeão da primeira divisão…É PIADA!!!

  • Oduvaldo Attilio

    Desculpas humildes pela dor-de-cotovelo, Ronaldo – e à torcida arco-íris, também – o título é nosso, não foi a CBF que organizou aquele torneio e depois quis se meter. FINALMENTE RECONHECERAM O QUE É NOSSO POR DIREITO. Em tempo: você lembra de algum jogo de 87 desse Brasileiro da CBF que não seja Sport x Guarani? É capaz de dizer pelo menos a semifinal sem olhar em algum site especializado? Pois é, ninguém viu esse torneio, né? E aí, sabe dizer? Eu sei.

  • jhenrique

    sinceramente o q a CASA BANDIDA D FUTEBOL(CBF)axa,naun muda nada,O FLAMENGO SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ HEXACAMPEÃBRASILEIRO!!!!!!!!!!!QUANTO A TAÇA DAS BOLINHAS,MANDA COMPRAr outra e pronto,deixa os bâmbis ficarem com as bolas….kkkkkk

  • hudson roberto

    como disse o maior jogador que o mengão já teve…..o zico…não importa o que falavam antes dessa decisão eu me considerava campeão de 87 como torcedor do mengão…e respondendo esse babaca que comentou que nós roubamos essas coisas…esse trouxa ddeve ser um bambi são paulino….chupa essa palhaço…..

  • Marcus

    Quem é esse Ronaldo bobo ai embaixo. O Flamengo ganhou o título de 87 no campo, entre os times da 1a divisão. A CBF entregou o título para o Sport campeão da 2a divisão. Só um burro não considera o Fla campeão de 1987. Campeão da 1a divisão, que incluia o famigerado SP, corintians, botafogo, fluminense, vasco, palmeiras, cruzeiro, atl. MG e entre outros times da 1a divisão.

  • Domingos Freitas

    AGORA SÓ FALTA FAZER DUAS TAÇAS DE BOLINHAS PARA A PALHAÇADA FICAR COMPLETA! RSRSRS

  • Dan

    É. Torcedor trouxa, a CBF fez das suas de novo. Com o São Paulo maior campeão brasileiro, ela reconheceu os 8 do Santos e 8 (?) do Palmeiras. O São paulo recebe a taça de primeiro penta e na semana seguinte a irredutivel decisão de 87 tem uma reviravolta. Uma mão lava a outra. A CBF é o que é, e os clubes acatam pois tem interesses. Não será a última palhaçada dessa organização.

    Agora o Flamengo vai participar da Libertadores de 88 e vão anular o título do Nacional-URU?

  • SANTISTA

    ESTÃO BRIGANDO PELO HEXA
    DESCULPA MAIS SOU OCTA RSRS

  • Se mordam de inveja, mas todos ja sabiam que o Mengo é Hexa dentro e fora do campo, para os desinformados pesquisem sobre a epoca de 87 e vejam de quem ganhamos e de quem o Sport ganhou e tirem a duvida qual era a primeira divisão e a segunda divisão, e quem é Sport no mundo do futeboltime que até hoje naum conseguiu retornar a primeira divisão que titulo brasileiro, ganhem dos grandes primeiro depois falem alguma coisa…….

  • É PRECISO UMA LIMPA MESMO NO FUTEBOL BRASILEIRO!!!
    AINDA BEM QUE A FIFA RECONHECE O SÃO PAULO COMO MELHOR TIME BRASILEIRO DA DÉCADA E…
    OS OUTROS QUE CONTINUEM SE MATANDO POR UMA BRIGA RIDICULA DE TITULOS, ENTÃO PARABENS AO FLAMENGO PELO TITULO SIM RECONHECIDO, MAS PARABENS AOS CARTOLAS PELOS VEXAMES NO FUTEBOL BRASILEIRO QUE NÃO ACABAM, SERÁ QUE VÃO RECONHECER OS CAMPEÕES DO RIO SP COMO CAMPEÕES BRASILEIROS TAMBÉM!!!

  • Sandro

    E tem mais se fosse presidente do FLA deixava essa taça em SP pra mostrar que o titulo e o reconhecimento e mais importante que um monte de bolinhas.
    Vai ficar como um troféu comprado em uma loja e exposto do lado de um mote de garrafas de
    cachaça em um bar no suburbio.

  • fabio

    È brincadeira esta cbf, quer dizer ccf (confederação corinthiana de futebol) acha que a gente é palhaço. São um bando de babaca. O campeão de 87 é o sport legitimo. Tudo por causa das cotas da tv mudou de idéia. Porque o São Paulo esta cabeçando por cotas maiores, e por que o corinthias e o flamengo estão querendo sair dos clubes dos 13, a ccf mudou de idéia. O São Paulo esta certo, tem que acabar esta bagunça de cotas, só porque o clube tem torcida maior , merece maior parcela. Assim não temos que assistir um mesmo clube a semana inteira. Parece um campeonato a parte. È uma nojeira.

  • Leonardo

    Alex…fala merda nao, o Flu em 2009 quase foi rebaixado e com meritos foi campeao no ano seguinte… o que NÓS FLAMENGUISTAS temos que ressaltar são os adversarios que enfrentamos, considerados times da primeira divisão e o que foi acordado no clube dos 13. Queria eu q o Fla pudesse ter sido campeao em 86 ou 88… pq esse assunto todo é um saco!!! Agora esse papinho de que o FLa é campeao pq a torcida é maior ou pq no ano anterior ficamos melhor classificado que o Sport só me envergonha… é margem pros outros torcedores zuarem a gente e demonstra o quento tem nego burro ou clubista demais na naçao rubro negra!

  • José Renato

    O que era de fato passou a ser de direito com muita justiça. O Sport tem de agradecer o reconhecimento de campeão brasileiro de 1987 mesmo não jogando com nenhum time grande.

  • R82

    Aceita, bambis!

  • daniel

    otimo texto!!

    realmente, o jogo da cbf deixa uma nevoa sobre tudo… e sera hilario ver a cara dos bambis tendo que devolver a taça!!!!

  • Milton Paranhos

    Essa Copa União de 1987 não deveria ser reconhecida para ninguém pois o vce campeão de 1986 o Guarani de Campinas, o Quarto colocado- America do Rio, o Criciuma que foi nono, a Portuguesa de SP que foi décima primeira ; tiveram que dar lugar para Internacional RS que foi décimo sétimo, Santos -décimo nono, Goias (23), Botafogo Rio (32) Cruzeiro (27) e pasmem Coritiba (44) em 1986. Foi um campeonato para times de maior torcida. seria como hoje organizar a Copa do Mundo para China, India, Estados Unidos se é para quem tem mais torcida!!!

  • Edésio Monteiro de Oliveira

    Mais uma vergonha da administração Ricardo Teixeira, tirar o título do Sport em troca de não ser expulso do quadro de beneméritos do Flamengo !!! Pois foi só ele tomar esta decisão que a cúpula do Fla, arquivou o processo de expulsão, com a célebre frase: “agora, não tem mais porque expulsá-lo…”. Aliás, ganhar títulos fora de campo é exclusividade do Fla, vide Copa Toyota ( que dizem ser Mundial), papeletas amarelas no Carioca; e em um ano só, 1979, ele conseguiu ser bi-campeão carioca ( onde um torneio de verão, para cumprir tabela, após a final, foi chamado de campeonato estadual ). E outra: com a unificação dos títulos quem tem que levar a Taça de Bolinhas é o SANTOS , pois foi o 1º TRI (61-62-63) e ao mesmo tempo, venceu 5 vezes o campeonato (61-62-63-64-65), assim, acaba esse palhaçada que a própria CBF criou !!!! Agora, cá pra nós, essa Patrícia é muito boa, hein!!! Bastou duas reuniões secretas e ela conseguiu trazer o RG 10 e o reconhecimento de um Título que muitos outros presidentes não conseguiram. Qual será o argumento que ela usou para envolver esses dois homens? Será o teste do sofá?

  • Jailson

    furtar ainda é crime, e o flamengo não precisa descer tão baixo para conseguir o título que tão merecida é do Sport.

  • Domingos Freitas

    O que não entendo é como o sr. Ricardo Teixeira pode ter a cara de pau de falar que não havia mais o que fazer, pois a JUSTIÇA já havia decidido em ultima instancia que o campeão era o Sporte, e agora ele me vem com essa. Foi so pra nao pagar os R$ 500.000,00 ou levou tambem algum por fora? VERGONHA……..Inclusive para nosa JUSTIÇA BRASILEIRA!

  • Malk

    O que pouco se comenta é que tanto a CBF sempre reconheceu o Flamengo como penta, que foi após 1992 que ela guardou a Taça na CEF. Quer confissão maior?

  • Sandro

    É engraçado simpatizantes de outros times ir contra a decisão da CBF .
    Eles se esquecem que o SPFC foi uns dos clubes que criaram o clube dos 13 e organizaram o
    campeonato de 1987 e não aceitaram a decisão de CBF de haver o cruzamento com o modulo amarelo ( segunda divisão ).
    Pessoas que não viveram um momento Histórico do futebol brasileiro,quando os clubes se rebelaram contra a então desorganizada CBF.
    Falta de carater do senhor presidente do SPFC que passou por cima de tudo que tambem criou e foi uns dos idealizadores .
    Quem fala e escreve que o Fla roubou o titulo deo Sport não sabe , não leu , não entende.
    O Flamengo foi o clube que mais perdeu com aquela rebelião enquanto os aproveitadores tiravam o corpo fora pra ficar bem na fita coma CBF.Que agora o Flamengo saiba tirar proveito sim de sua grandeza.É HEEEEEEEEEEEEXAAAAAAAAAAAAAA!

  • Pedro

    Vocês que estão com nojo, ou dizendo que tudo isso é roubado, por favor, consultem o regulamento do campeonato e tirem conclusões por vocês mesmos, usando a sua inteligência e seu bom senso.
    Não sejam manipulados por cartolas mesquinhos, de mau caráter e que não são capazes de cumprir com a sua palavra.
    Esta decisão não é importante pois o Flamengo e sua torcidam não precisam de um papel dado por um manipulador egoista para ser conscientes de seu título.
    Lembro que, na verdade, todos os torcedores do Brasil deveriam se lembrar deste time com reverência pois ele foi a base do nosso tetra-campeonato (Bebeto, Aldair, Zinho, Jorginho, Leonardo …).
    O Sport tem o mérito de ser o campeão jogando com seus pares (os que hoje são a segunda divisão), o Flamengo tem o mérito de ter vencido Palmeiras, Vasco, Internacional … Usem um pouco o bom senso e não sejam simplesmente levados como gado por estes manipuladores inescrupulosos.

  • L. Paulo/Bias Fortes

    O que é obvio é que o flamengo é o campeão brasileiro de 1987. A CBF reconhecer ou não, em nada implica, pois o campeonato foi organizado sem a participação dela. Pessoal, foi a primeira vez, desde a criação do Campeonato Brasileiro, que os clubes se organizaram e criaram uma Liga. Inclusive o são Paulo fazia parte dessa liga e assinou um documento de que não iria jogar com o vencedor do capeonato da CBF. Que canalhice do São Paulo em, no momento, não reconhecer o flamengo como o verdadeiro campeão.

  • Leonardo

    O torcedor tricolor deveria ter vergonha da diretoria atual, principalmente do presidente piadista e ditador que lá se encontra. Deveria protestar sim e impedir que esse safado se re-eleja e se eternize no presidência do clube. A postura da diretoria tricolor na época sempre foi favorável ao título do Flamengo, portanto tricolor, tenha vergonha da sua diretoria. Agora terão que passar a humilhação de devolver a taça ao seu dono de direito desde 1987 e primeiro penta campeão desde 1992, o Flamengo.

  • tonhão

    Duvido que vão devolver a taça de bolinhas… já devem ter feito colar de pérolas.. e outra coisa.. isso tudo foi de propósito para desgastar o Flamengo e o São Paulo em uma disputa estúpida…

    Ja tivemos prejú pior não ter disputado a libertadores de 88… com aquele time com certeza seríamos Bi Mundial

  • R82

    Chupa sampa!

    Devolva a taça para quem é dono legítimo dela!

  • vinicius leal

    Idiota são os torcedores, meros fantoches manipulados por esses engravatados que assombram o futebol brasileiro, e a Sra. Patricia Amorim, quando entrou para presidencia, era uma esperança de mudança na postura do clube, mas pelo jeito é tudo farinha do mesmo saco, troca de favores, comportamento mudando de uma semana para outra em troca de migalhas do Ricardo Teixeira, e o torcedor ingênuo, coitado, embarca nessa com os olhos fechados.

  • Carlos

    Só para constar o módulo amarelo NÃO ERA FORMADO POR TIMES DA SEGUNDA DIVISÃO.
    Veja a colocação dos clubes ao final do brasileiro de 1986. Verá que o flamengo ficou em 13º lugar. Verá também que o VICE-CAMPEÃO FOI O GUARANI.
    E também foi muito bem definido que os módulos AZUL E BRANCO, esses sim, eram constituídos pelos clubes da segunda divisão.

    Ou seja, como disse o advogado do São Paulo: “isso foi uma GENTILEZA da CBF ao flamengo.”

    Por favor, procure se informar melhor ou então não escreva baboseira.

    Saudações

  • Jean Alcântara

    Este Presidente do São Paulo é igual a mulher safada que fica torcendo para o marido morrer pra ficar com a herança. Na época, um dos clubes que concordou com o título do Fla foi o próprio São Paulo e agora fica dando uma de “Não sei de Nada?”, bambis safados!!!!!!!!!!!!!

  • VALDEMIR DOMINGUES

    O FUTEBOL É DO DITADOR RICARDO TEIXEIRA, E A TAÇA DE BOLINHAS É DO SÃO PAULO OU DO FLAMENGO ????. E O CAMPEÃO DE 1987 É O SPORT OU O FLAMENGO ???

    RESPOSTA: A TAÇA DE BOLINHA É DA CBF E QUANDO ELE BRIGAR COM O FLAMENGO ELE DA A TAÇA DE BOLINHAS PARA O SÃO PAULO E O CAMPEONATO PARA O SPORT..SE CASO BRIGAR COM O SPORT ELE DA A TAÇA AO FLAMENGO E O TITULO SOZINHO …A BOAL É MINHA SE EU NÃO JOGAR NINGUEM JOGA…

  • Mengão campeão

    Sendo repetitivo, como o próprio Zico disse… Não muda nada pra mim esse reconhecimento da CBF, agora mura para os torcedores dos outros times que não tem o que fazer, pois o próprio clube dos 13 que foi quem organizou o campeonato e seus respectivos participantes apoiavam de forma unanime o título do Flamengo… o que eu posso fazer é lamentar por quem vai ficar chorando de raiva, e falar com orgulho de sempre de ser rubro negro… SRN

    Chora mulambada que não adianta, a única parte que ainda acho errado é aquele timeco do Sport ainda dividir o título com com o Fla…

  • Ernandes

    Bom, espero que os bambis devolvam a taça bem lustradinha…kkkkkkkkk
    Hexa na raça…

  • Mengão campeão

    Sendo repetitivo, como o próprio Zico disse… Não muda nada pra mim esse reconhecimento da CBF, agora mura para os torcedores dos outros times que não tem o que fazer, pois o próprio clube dos 13 que foi quem organizou o campeonato e seus respectivos participantes apoiavam de forma unanime o título do Flamengo… o que eu posso fazer é lamentar por quem vai ficar chorando de raiva, e falar com orgulho de sempre de ser rubro negro… SRN

    Chora mulambada que não adianta, a única parte que ainda acho errado é aquele timeco do Sport ainda dividir o título com com o Fla…

  • gorongongo

    COMO ELES VAO PASSAR POR CIMA DE UMA DECISAO DA JUSTIÇA: TRANSITADA, JULGADA E ENCERRADA?? IR CONTRA A JUSTIÇA ? SE EU FOSSE O JUVENAL EU JOGARIA AQUELA MERD… DE TAÇA DAS BOLINHAS NO LIXO só pra desmoralizar a CBF e o Flamengo!! CBF=Central de Palhaçadas e Falcatruas !!

  • Carlos

    O FLAMENGO GANHOU DE QUAIS TIMES EM 87?

    DOS MELHORES CLUBES DO BRASIL!

    JÁ O SPOT DA 2ª DIVISÃO SÓ JOGOU CONTRA TIMES DE 2ª, COMO ELE.

    O FLAMENGO NÃO JOGOU UMA “FINAL” CONTRA O SPOT PORQUE OBEDECEU ORDENS DO C13 E FOI DE CONTRA A CBF (FALIDA NA ÉPOCA) QUE DO NADA MUDOU AS REGRAS.

    VALE LEMBRAR QUE O PRESIDENTE DO C13 NA ÉPOCA ERA O PRESIDENTE DO SÃO PAULO.
    OU SEJA,ALÉM DE BAMBIS ESSE OTÁRIOS SÃO SEM CARÁTER. UMA VERGONHA DE CLUBE.
    POR ISSO O SÃO PAULO TEM TANTOS TÍTULOS MAS NÃO TEM POPULARIDADE, É UM CLUBE SEM GRAÇA, SEM CARISMA.

    O FLAMENGO SEMPRE FOI O VERDADEIRO CAMPEÃO DE 1987, E FOI O PRIMEIRO HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO.

    QUANTO A TAÇA? BOM… ESSAS BOLINHAS DESSA TAÇA FEIOSA OS BAMBIS DEVEM SABER BEM COMO UTILIZÁ-LAS. PROVAVELMENTE VAI ROLAR UMAS “BRINCADEIRINHAS ENTRE QUATRO PAREDES” COM O PESSOAL DO SPOT SEGUNDÃO!

  • ricardo

    Como pode isso se quem fou para a libertadores no ano seguinte foi o Sport?
    Se o Flamengo nao cumpriu com sua obrigacao em emfrentar o Sport, como pode ser campeao?
    Quanta injustica.

  • VALDEMIR DOMINGUES

    O QUE EU NÃO ENTENDO É PORQUE TEMOS QUE NOS SUBMETER A ESTE DITADOR DO FUTEBOL, ATÉ QUANDO SEREMOS PASSIVOS A ESTE HOMEM, PORQUE A TÃO FALADA DEMOCRACIA NÃO SE APLICA NO NOSSO FUTEBOL, NÃO ESTAMOS FALANDO DE APENAS DE UMA DIVERSÃO, ESTAMOS FALANDO DE ALGO QUE A GRANDE MAIORIA DO BRASILEIRO AMA, MAS AINDA, IDOLATRA , A PONTO DE MATAR UMA PESSOA SÓ PELO MOTIVO DESTA NÃO TORCER PARA SEU TIME, ALIAS GOSTARIA DE ENTENDER O FATO DE NÃO ADMITIR UM ADVERSÁRIO NO CAMPO , SENDO QUE NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO FAZ E DESFAZ SEM PELO MENOS SABER QUAL É A SUA OPINIÃO, MATAR O PRÓXIMO É MAIS FÁCIL DO QUE PROTESTAR CONTRA ESTE DITADOR, O JOGO COMEÇAS ÁS 22:00 HS E TA TUDO BEM, SE VC TRABALHOU O DIA TODO E VAI CHEGAR EM CASA ALTA MADRUGADA NÃO IMPORTA, FICAMOS BRICANDO PARA VER QUE FICA COM A TAÇA DA BOLINHA, MAS PREFERERIA BRICAR PARA QUEM FICA NO COMANDO DA CBF, PENSOU EM ESCALAR A SELEÇÃO BRASILEIRA COM OS MELHORES DO NOSSO PAÍS E NÃO COM OS PATROCINADORES DE OUTROS PAÍSES…É MAS VAMOS PENSAR PEQUENO E CONTINUAREMOS BRICAR PELA TAÇA DE BOLINHAS…ALIÁS DIRETORIA SÃO PAULINA VOLTE EM 1987 E VEJA SE VCS NÃO FORAM A FAVOR DO FLAMENGO CAMPEÃO BRASILEIRO, MAS FIO DE BIGODE NÃO SE PODE COBRAR DE SÃO PAULINO.

  • Leo

    Ai vem um mané desse ”Ronaldo” q nem espermatozoide era na época falar bobagem..heheh

  • Rodrigo

    Danem-se a CBF, Ricardo Teixeira e taça de bolinhas. O título de 1987 eu já comemorei a quase 24 anos. A legitimidade do título do Fla em 1987 não é duvidosa pra mim. Já a legitimidade da CBF…

  • Leo

    Que eu saiba esse mesmo Juvenal Juvencio em 87 reconheceu q o flamengo era campeão brasileiro daquele ano pq hj esse mal carater o Eurco Miranda paulista recebeu essa taça?? se ele tivesse o minimo d vergonha na cara ñ receberia a taça enquanto tudo ñ fosse resolvido, ele deve estar com Alzheimer e esqueceu oq ele reconheceu em 87.

  • Marco

    Não preciso do consentimento da cbf
    ou de uma taça pra considerar meu
    time HEXACAMPEÃO, com ou sem a taça
    de bolinhas, com ou sem a palavra da cbf.

    agora, ver a cara do juvenal devolvendo
    a taça pra Caixa, não teria preço,
    e que ela fique lá até apodrecer.

    SRN

  • Claudio

    Bom, pelo menos um erro já foi reparado. Imagine, o seu timer ganhar um título no campo, e alguém com outros interesses, tirá-lo no tapetão. O que eu acho estranho, é uma diretoria de um clube como o SPFC fazer um papelão desses, se aproveitar de uma situação do tapetão p/ levantar uma taça. É bem coisa do fanfarão Juvenal Juvencio. Agora só falta eles ficarem com a Taça. uhauha

  • Noia Tricolor

    Dom Ricardo Teixeira pode mandar e desmandar nas vadias dele que Juvenal não tá nem aí pro barulho que ele faz em seu puteiro, e o Soberano só vai descansar quando o cartola e seu curral sair de cena… ABAIXO RICARDO TEIXEIRA!!! DEMOCRACIA NO FUTEBOL JÁ!!!

  • Andre

    Sabem qual é a semelhnça entre o São Paulo e a Ariadna?
    Resposta: Ambos perderam as Bolinhas
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • TICOME

    Os São Paulinos Além de se Bambi são ladrões também, frala sério… vão devolver sim a taça de bolinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jorge Matos

    Fomos, somos e seremos sempre o 1º penta do brasil.

  • Jorge Matos

    Ah! a taça das bolinhas?
    Otimo que fique resgistrado: CLUB DE REGATAS FLAMENGO, O MAIS QUERIDO DO BRASIL É POR JUSTIÇA E DIREITO O 1º PENTACAMPEÃO BRASILEIRO.
    Os demais se puderem, mordam o rabo.

  • Claudinei Paixão

    To nem ai pra taça de bolinha mas seria espetacular ver aquele bebado devolver o que nunca lhe pertenceui se até o Eurico Miranda disse que o campeão de 87 era o mengo, então para consolar a bixarada de a taça pra eles.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato

    Alex Albuquerque e Victor Costa, menos meus amigos, menos. Se o título é de vocês ou não, isso cabe ser decidido ou já decidiu, sei lá, enfim. Acontece que usar esse argumento de posição dos times não tem nada a ver. Não se esqueçam que no BR09, q vcs foram campeões, o Fluminense se livrou da degola na última rodada. No ano seguinte, vocês quase foram pra Série B e o quase caído Fluminense de 2009 foi campeão do BR10. Seguindo a linha de raciocínio de vcs 2, nem o Flamengo nem o Fluminense merecem o BR 09 e BR 10, se liguem né, que argumento mais ridículo vocês usaram, pelo amor de Deus.

  • Paulo

    Em vez de brigar por que os dirigente dos dois clubes não aproveitam a oportunidade para faturar e acertam com a CBF a amrcação de um jogo extra para definição de quem deve ficar com a taça.

  • W@gner

    ESSE RECONHECIMENTO NÃO É SÓ DO FLAMENGO, É TAMBÉM DE TODOS OS OUTROS 16 CLUBES QUE PARTICIPARAM DA COPA UNIÃO.

    PODERIA TER SIDO OUTRO CLUBE ENTRE ESSES A SER CAMPEÃO. MAS FOI O MENGÃO. AÍ A ARCOIRIZADA ESPERNEIA!

    ALGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA, COMPARANDO OS CLUBES DOS 2 MÓDULOS, PODERIA CONSIDERAR QUE O SPORT E OS CLUBES DO SEU MÓDULO ALGUM DIA FORAM MELHORES QUE QUALQUER UM DOS 16 GRANDES?

    ONDE ESTÁ O SPORT AGORA? NA SEGUNDA LINHA, COMO SEMPRE.

    ISSO SEM FALAR NOS INVESTIMENTOS. A BRIGA DOS CLUBES SEMPRE FOI ESSA: APARTAR QUEM INVESTIA MAIS E GERAVA MAIS RECEITA, DOS QUE INVESTIAM POUCO E GERAVAM POUCA RECEITA.

    O PESSOAL DENTRO DAS 4 LINHAS SE COMPORTOU EXEMPLARMENTE.

    JÁ OS CARTOLAS, O PESSOAL DO TAPETÃO, FOI SÓ LAMBANÇA. E NÃO SÓ A CBF, MAS OS CARTOLAS DO FLAMENGO JÁ DEVERIAM TER BRIGADO POR ISSO HÁ MUITOS ANOS.

    E ONDE ESTAVA O CLUBE DOS 13? O C13 VIROU ESCRITÓRIO DO SÃO PAULO. E O SÃO PAULO, DEU UMA AULA DE ANTI-ÉTICA E ANTI-DESPORTIVIDADE.

    MEUS PÊSAMES SÃO PAULO, C13 E CBF.

    PARABÉNS MENGÃO (NEM SEI SE PRECISA, JÁ QUE COMEMORAMOS BEM EM 1987).

  • Diogo

    Os nordestinos tem que parar com mania de inferioridade, sempre acham que as segregam eles. Porra 1987 é até ridiculo discutir

  • Eduardo

    Creio que o São Paulo, dos GRANDES clubes Brasileiro, nunca pediu titulo pra CBF. Todos os titulos foram ganhos dentro de campo. Nunca se ouviu dizer que X campeonato ganho pelo tricolor houve 2 ganhadores, ou ter que pedir reconhecimento.

    Daqui a pouco esses times que se dizem GRANDES, vão pedir pra que uma sul – americana tenha o mesmo valor que uma Libertadores.

    São Paulo, o ÚNICO HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO. (Dentro de campo), fora de campo alguns tentam.

  • Lucas

    Parabens ao Flamengo que sempre foi campeao de 87 querendo a CBF ou nao

  • W@gner

    ESSE RECONHECIMENTO NÃO É SÓ DO FLAMENGO, É TAMBÉM DE TODOS OS OUTROS 16 CLUBES QUE PARTICIPARAM DA COPA UNIÃO.
    PODERIA TER SIDO OUTRO CLUBE ENTRE ESSES A SER CAMPEÃO. MAS FOI O MENGÃO. AÍ A AROCIRIZADA ESPERNEIA!

    ALGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA, COMPARANDO OS CLUBES DOS 2 MÓDULOS, CONSIDERAR QUE O SPORT É MELHOR QUE QUALQUER UM DOS 16 GRANDES?

    ONDE ESTÁ O SPORT AGORA? NA SEGUNDA LINHA, COMO SEMPRE.

    ISSO SEM FALAR NOS INVESTIMENTOS. A BRIGA DOS CLUBES SEMPRE FOI ESSA: APARTAR QUEM INVESTIA MAIS E GERAVA MAIS RECEITA, DOS QUE INVESTIAM POUCO E GERAVAM POUCA RECEITA.

    O PESSOAL DENTRO DAS 4 LINHAS SE COMPORTOU EXEMPLARMENTE.

    JÁ OS CARTOLAS, O PESSOAL DO TAPETÃO, FOI SÓ LAMBANÇA. E NÃO SÓ A CBF, MAS OS CARTOLAS DO FLAMENGO JÁ DEVERIAM TER BRIGADO POR ISSO HÁ MUITOS ANOS.

    E ESTAVA O CLUBE DOS 13? O C13 VIROU ESCRITÓRIO DO SÃO PAULO. E O SÃO PAULO, DEU UMA AULA DE ANTI-ÉTICA E ANTI-DESPORTIVIDADE.

    MEUS PÊSAMES SÃO PAULO, C13 E CBF.

    PARABÉNS MENGÃO (NEM SEI SE PRECISA, JÁ QUE COMEMORAMOS BEM EM 1987).

  • leão

    Nada vai mudar o fato de que o Flamengo NÃO disputou a Libertadores de 88, e sim o Sport, como legítimo campeão brasileiro. Só falta o time da Rede Globo solicitar agora uma máquina do tempo pra voltar pra 1988

  • Rafael

    Ja estava na hora…
    Me admira um time com a grandeza do São Paulo, um dos grandes do país, se recusar a entregar esta taça a quem de direito.
    O Flamengo é flamengo e não precisa desta taça, se não quiserem devolver.
    O que mais me impressiona é a falta de carater dos representantes do São Paulo que na época concordaram que não deveria haver o cruzamento dos módulos e hj faltam com suas palavras.
    Lamentável.

  • Léo Lopo

    Enquanto eles discutem quem é penta ou não o meu Verdão é apenas Octa!! Ainda falta muito para eles chegarem lá!!! Se for analisar o Palmeiras é o primeiro penta em 72!! choraaaa

  • Jason – A Vingança

    com certeza quem escreveu esta materia e lambe bosta do Flamengo (time de traficante e politicos corruptos) todos sabemos que flamengo , fluminense são fachadas para lavagem de dinheiro. O futuro vai mostrar quem é quem ! aproveitem essa batalha (torcedores do flabosta), pois a guerra ainda não acabou

  • Eu

    Aos que estão dizendo que o São Paulo roubou a taça quero dizer que esse assunto ainda não morreu, e o RT está conseguindo o que queria que é promover a briga entre SP e Fla. Acho a CBF uma vásea sem tamanho e agora nunca vi ter dois campeões brasileiro no mesmo ano, é ridículo e tenho certeza que o São Paulo não precisa passar por isso, dá logo a taça porque acho que lá eles precisam mais do que a gente, tanto que foram puxar o saco do RT. Se for pra fazer isso prefiro que o Sp não fique com essa porcaria.

  • O presidente da CBF é um brincalhão, O Flamengo é o campeão de 1987 e pronto. Zico deu a melhor declaração ” Não muda em nada ” este é o verdadeiro sentimento da Nação Rubro Negra

  • Carlos

    Como pode? Excluiram o Guarani, vice-campeão, e o América/RJ, 4º colocado do brasileirão de 86, do torneio de 1987. Tanto a CBF quanto o Clube dos 13 pisaram na bola. O futebol brasileiro foi “enlameado” em 1987. Deu WO, não teve um campeão legítimo!

  • “assim como todos sabemos que os caras que roubaram a Jules Rimet não foram declarados Tri-Campeões do Mundo – e sim Gerson, Pelé, Tostão etc – a entrega da taça das bolinhas não torna o SPFC o 1º Penta e sim o FLA de Zico, Bebeto, Leonardo etc – que ganharam dentro de campo!” Alguem já disse isso…

  • Arkymedes

    “Victor Costa disse:
    21 de fevereiro de 2011 às 16:02
    COMO PODE UM TIME SER CAMPEÃO DE 1987, SE NO ANO ANTERIOR NO CASO 1986, ESTE MESMO TIME TERMINOU EM HUMILHANTE 26 POSIÇÃO? NO CASO O SPORT, ESTE TITULO SO PODE SER DO FLAMENGO, MAIS DO QUE MERECIDO!!!”

    Sim… como pode o Flamengo ter sido campeao em 2009 e no ano seguinte quase ser rebaixado com a humilhante 14a posicao…

    Cada um…

  • Marcio Calile

    O descontentamento, a dor de cotovelo, a raiva… da torcida arco íris é normal, foi assim na época também. Gritei CAMPEÃO em 1987 e estou gritando em 2011 de novo: É CAMPEÃO!!!
    Parabéns àqueles que souberam fazer prevalecer a justiça e o bom senso.

  • MACABRO

    MENGOOOOOO HEXA EU JA SABIA SEUS INVEJOSOS

  • O melhor dessa historia é a humilhaçao que os bambis estão passando… vai ser muito legal ver o juvenal devolvendo a taça!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Roça bixarada!!!!!

  • Ana

    A CBF só não reconheceu o titulo de 87 antes por pura criancice e briginha politica. Pois tinha medo de se desmoralizar uma vez que naquele ano achou que era Deus e quis mandar e desmandar no futebol e consequentimete nos clubes. Aí surgiu o Clube dos 13 para tentar acabar com esses desmandos, bancando e legitimando a decisão do Flamengo em não enfrentar o Sport. Duro é hoje ver um dos idealizadores e menbros do Clube dos 13 (São Paulo) se prestar a esse papelão em não reconhecer o Flamengo como o primeiro penta campeão e ainda concordar em receber a cambalida taça de bolinhas. Até pq já perdeu a graça né? Se era pra receber que fosse em 92 ou como o São Paulo acredita ser o 1º que fosse em 2007. Paulistas sem vergonhas.
    Mengão do meu coraçãoooooooo!!! Único, sempre!!!

  • SEMPRE FOI O QUE DO HOMEM O BICHO (BAMBIS) NAO COMEM

  • SEM UM FLAMENGO ELES (TODOS) MORRERIAM DE F O M E

  • CBF A PODRIDAO

  • EMERSONOLIVEIRA

    ESSE PAIS QUE PENSA EM COPA DO MUNDO,UM PRESIDENTE DA CBF QUE TEM PROBLEMAS COM A JUSTIÇA, UM HOMEM SEM PALAVRAS QUE VOLTA ATRAZ NO QUE DIZ, O MAIS IMPORTANTE, EH A JUSDIÇA QUE DEU COMO CAMPEÃO SPORT, NAO ADIANTA CHORAREM , SO O TRICOLOR TEM 6, O RESTO CHORA.

  • candido

    depois do que disse o zico, nada mais a declarar. O cara foi perfeito no seu comentário.

  • SE FOMOS CONTAR QUEM PRIMEIRO FOI PENTA, ESSE FOI O SANTOS QUE TEM 8 TÍTULOS BRASILEIROS, E SEGUNDO LUGAR FOI O PALMEIRAS QUE TAMBÉM TEM 8 TÍTULOS, RECONHECIDOS PELA CBF.

  • Henrique Freire Soares

    Apesar de não ser flamengo, questiono sempre: o Sport foi rebaixado em 1986. Como poderia ser campeão brasileiro da 1ª divisão de 87, se ele estava na 2ª divisão? Quem era vivo na época, sabe o que aconteceu. Pobre CBF. Parabéns à verdade, sempre.

  • Rodrigo Ribeiro

    Caros amigos, para mim também já considerava o fla hexa, mas para um monte de pessoas que não se informam, e para torcedores do sao paulo que sabiam do ocorrido mas preferiam se “apequenar” na tentativa ridícula de roubar um troféu que não lhe pertence, ficavam afirmando a mentira que o fla não era campeão brasileiro de 87. Ora, os jornalistas deveriam parar de falar de módulo amarelo e verde e falar a verdade, ou seja, um grupo era o da primeira divisão(o do flamengo) e o outro o da segunda divisão(sport). simplesmente queriam queriam um jogo entre o campeao de cada grupo para definir o campeao. todos os times do clube dos treze apoiaram a decisão de não permitir esse confronto, inclusive o são paulo. Juvenal juvêncio está gagá!!!!

  • Ô Alex, como podem dois times (Guarani e América-RJ) jogarem a “2a. divisão” em 1987 se haviam sido respectivamente vice-campeão e terceiro colocado no ano anterior? Francamente…

  • veRDAO

    Meu amigo Almir… desculpe mas pelo seu comentario vc deve ser Sao Paulino. Portanto Titulos sao glorias de poucos e licito ser reconhecidos… Agora quem não os tem só pode chorar… O São Paulo se tornou 10º no Ranking da CBF. Mas isso é culpa da falta de glorias no passado.

    so lembrando a CONMEBOL RECONHECEU O TITULO DO VASCO 1948… DANDO O DIREITO DO MESMO A PARTICIPAR DA SUPERCOPA DOS CAMPEOES DA AMERICA TORNEIO QUE SOMENTE OS CAMPEOES DA LIBERTADORES PARTICIPAVAM.

  • Esses invejosos que não tem titulos para comemorar…,fazem comentários sórdidos!!!
    Somos oficialmente 1,2,3,4,5,6..6666 vezeeesssss campeões brasileiros…, isso sem contar( carioca,libertadores, mundial e outros mais!!!

    Desculpa quem não é Rubro negro… não é nada, pois não torce por nada e que não ganha nada.

  • Fernando Lordesleen

    O Sport Recife é o verdadeiro campeão Brasileiro de 1987, esse caso já foi transitado e julgado pelo STF. Não adianta o Sr Ricardo Teixeira junto com a globo e o flamengo tentar mudar isso. Choooooooooooooooooora flamiengo

  • Nelson Luiz

    Primeiro: Naquela ocasião eram dois módulos:verde e amarelo, sendo como 1ª e 2ª divisões.
    Segundo: Foi mudado o regulamento, determinando que o campeão do verde (1ª divisão), o Flamengo, disputasse o título nacional com o campeão do amarelo (2ª divisão), o Sport Recife.
    O sr R.T. alterou o regulamento em pleno campeonato, quase no final, declarando pessoalmente o Sport com campeão do amarelo (que não acabou nos penlatis). O Flamango venceu o módulo verde e não aceitou disputar o título nacional com o amarelo. Mais uma vez o sr R.T deu palpite declarando que o Sport Recife seria o Campeão Nacional. O FLAMENGO VENCEU O MÓDULO VERDE (1ª DIVISÃO), PORTANTO É CAMPEÃO EM 1987.

  • Bom a justificativa que o Sport não poderia ser campeão em 1987, pois em 1986 ele terminou em 26º não é boa. Alguns times campeões tiveram campanhas ridículas no ano anterior, um exemplo é o Fluminense quase rebaixado em 2009 e campeão em 2010. No mais, acho que o Ricardo Teixeira a cada dia que passa ele se supera… O que ele irá invertar agora?

  • Leonilton Gomes da Silva

    Estou muito feliz porque finalmente a CBF reconheceu o verdadeiro campeão de 87, o FLAMENGO. Às vezes, fico imaginando como os dirigentes do São Paulo são tão caras de pau. Afinal, o São Paulo disputou o campeonato de 87 de lado dos grandes, e não dos times de menos expressão, como o sport. Se eles tivessem vergonha na cara, não precisariam nem de justiça pra decidir, já teríam entregues a taça das bolinhas ao seu verdadeiro dono, o MENGÃO. Todos os brasileiros, independente de que camisa veste, sabem que o MENGÃO é o primeiro PENTACAMPEÃO BRASILEIRO. Justiça foi feita. Saudações RUBRONEGRAS a toda essa NAÇÃO MARAVILHOSA E APAIXONADA.

  • mengao

    putz… a foto que ilustra o site do lance do zico levantando a taça é magnífica!!!

  • Leonilton Gomes da Silva

    Estou muito feliz porque finalmente a CBF reconheceu o verdadeiro campeão de 87, o FLAMENGO. Às vezes, fico imaginando como os dirigentes do São Paulo são tão caras de pau. Afinal, o São Paulo disputou o campeonato de 87 de lado dos grandes, e não dos times de menos expressão, como o sport. Se eles tivessem vergonha na cara, não precisariam nem de justiça pra decidir, já teríam entregues a taça das bolinhas ao seu verdadeiro dono, o MENGÃO. Todos os brasileiros, independente de que camisa veste, sabem que o MENGÃO

  • Nelson Luiz

    Primeiro: Naquela ocasião eram dois módulos:verde e amarelo, sendo como 1ª e 2ª divisões.
    Segundo: Foi mudado o regulamento, determinando que o campeão do verde (1ª divisão), o o Flamengo, disputasse o título nacional com o campeão do amarelo (2ª divisão), o o Sport Recife. O sr R.T. alterou o regulamento em pleno campeonato, quase no
    final, declarando pessoalmente o Spor com campeão do amarelo (que não acabou nos penlatis

  • Fábio

    A CBF fez agora o que deveria ter feito em dezembro, na unificação dos títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa. Reconhecer a Copa União de 87 como um Campeonato Brasileiro, tornando oficialmente o MENGÃO PRIMEIRO PENTACAMPEÃO E HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!

  • Jônatas

    Engraçado é o Sport se considerar campeão brasileiro… era para o Sport ser campeão da segunda divisão…
    É vergonhoso um torcedor do Sport se garantir campeão ganhando só de times de segunda divisão…

    Se eu torcesse para o Sport nunca me consideraria campeão brasileiro de 1987

    O Flamengo é o Legitimo Campeão e único Campeão de 1987

  • Aloisio Soares Senra

    O carinho da Patrícia Amorim na mão do RT deixa bem claro o que a presidente precisou fazer pra conseguir que essa safadeza fosse adiante… o programa deve ter sido bom, hein Teixeira!

  • laerte luiz

    Será um prazer ver os tricolores devolvendo a taça a Nação Rubro Negra de todo Brasil!
    Nos que somos de fato os primeiros Penta Campeãoes do Campeonato Brasileiro.

  • Andre Matos

    Ná verdade acho que foi justo sem desmerecer ambas as partes envolvidas, caso fosse o contrário o próprio presidente do São Paulo na época não teria homologado e enaltecido a conquista do Flamengo, que hoje o mesmo São Paulo fica desdenhando.

  • Guimmmm

    E quem precisa do reconhecimento de uma instituição bagunçada como a CBF???
    Eu sou Hexa faz tempo; carrego 6 estrelas no meu peito !!!!!
    Chora não galera, na boa…é o justo.

  • Nelson Luiz

    Primeiro: Naquela ocasião eram dois módulos:verde e amarelo, sendo como 1ª e 2ª divisões.
    Segundo: Foi mudado o regulamento, determinando que o campeão do verde (1ª divisão) o Flamengo

  • Nelson Luiz

    Primeiro: Naquela ocasião eram dois módulos:verde e amarelo, sendo como 1ª e 2ª divisões.
    Segundo: Foi mudado o regulamento, determinando que o campeão do verde (1ª divisão) o Flamengo

  • PJ

    A humilhação é com a própria CBF, que fez uma campeonato junto com a copa união pra escolher seu campeão e depois faz esse feio de declarar um time que se recusou jogar a final como campeão.
    Lamentável….

  • Almir

    ha!!

    Vão a fifa tb, miserem la algum titulo mundial, é a cara de vcs,ai vcs terão,enfim, uma camisa escrito:
    7-4-4 com um pouquinho de esforço e tinta de caneta vcs vão comemorar a soberania nacional que vcs sempre tiveram ter…

  • daniel pajé

    Momento de Lucidez ou medo do Flamengo, não importa, sempre fomos os campeões de 1987

  • Almir

    Coisa De Time Invejoso/pequeno/safado.

    Pq vcs não inventam um titulo qualquer ai,ai vcs vão ser hepta unico,

    Ainda bem que isso ainda não acontece com a conmebol, se não ja estariam inventando uma libertadores…

    Que nojo!

  • Diogo Silva

    Parabens!!!! Flamengo do meu coração!!!!! ÉÉÉÉÉ Pentaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • anderson

    quero ver os bambis devolvendo a taça que roubaram.

  • Victor Costa

    COMO PODE UM TIME SER CAMPEÃO DE 1987, SE NO ANO ANTERIOR NO CASO 1986, ESTE MESMO TIME TERMINOU EM HUMILHANTE 26 POSIÇÃO? NO CASO O SPORT, ESTE TITULO SO PODE SER DO FLAMENGO, MAIS DO QUE MERECIDO!!!

  • Janis Ritins

    Agora só falta o Juvenal devolver o que ele pegou sem ter direito… A TAÇA!!!!!!!

  • Lucio evangelista

    eu ja sabia e o mais justo encerramento do futebol brasileiro falamengo hexa campeao

  • Almir

    PQP,que palhaçada é essa!?

    Até quando o clube dos 13 vai se sujeitar a obedecer essa PROSTITUTA chamada CBF e seu CAFETÃO chamado RICARDO PALHAÇO ORDINÁRIO LADRÃO TEIXEIRA BANDIDO?
    Isso é uma pouca vergonha com o futebol brasileiro onde se vê que o unico intuito desse calhorda é desmoraliza-lo(brasil)se daqui a alguns dias ele retirar os titulos Brasileiro do São Paulo, pra mim, não faria falta alguma!!!
    esse é o proximo passo.

    CBF: vergonha mundial!

  • Aldair

    Concordo plenamente com Zico.
    Como torcedor sempre me considerei
    campeão brasileiro de 87 e ponto.

  • ronaldo

    O Flamengo conseguiu: Roubou o título de Sport, roubou o taça das bolinhas do São Paulo, vai roubar o que agora?

  • Alex Albuquerque

    COMO PODE UM TIME SER CAMPEÃO DE 1987, SE NO ANO ANTERIOR NO CASO 1986, ESTE MESMO TIME TERMINOU EM HUMILHANTE 26 POSIÇÃO? NO CASO O SPORT, ESTE TITULO SO PODE SER DO FLAMENGO, MAIS DO QUE MERECIDO!!!

MaisRecentes

Só punição pode acabar com a cafajestagem



Continue Lendo

Ainda é cedo para tudo



Continue Lendo

Nove verdades (ou não) e uma mentira (ou não) do mundo do futebol



Continue Lendo