Fazer craques em casa



Os otimistas já profetizam uma geração como a que revelou Djalminha, Marcelinho Carioca e Júnior Baiano (que foi pulverizada da Gávea como num passe de mágica, mas esta é uma outra história).

Os pessimistas acham que a conquista da Copa São Paulo significa pouco. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Seguindo a cartilha dos gestores de RH, que recomendam nas avaliações de funcionários focar primeiramente nos defeitos e depois nas virtudes, vamos lá:

a Copa São Paulo deixou de ser uma competição muito relevante do ponto de vista da revelação de talentos.

Não necessariamente quem brilha na Copinha brilhará anos depois no profissional. Na mesma medida que o fracassado da Copinha não necessariamente fracassará quando subir de categoria. Os exemplos dos dois lados são vários: Lucas brilhou na Copinha em 2010 e agora é titular do São Paulo.

Kaká foi reserva quando disputou a Copinha. Neymar disputou duas edições e não apareceu.

O Corinthians foi campeão em 2009 e nenhum jogador daquele elenco vingou. Boquita, a fera daquele time, foi negociado este ano com o Bahia.

O goleiro rubro-negro César mostrou qualidades (salvou o time com várias excelentes defesas). Mas não se pode esquecer que Marcelo Lomba até campeão do mundo foi pelas divisões de base.

E que depois de um ano irregular em 2010 com a camisa 1do Fla, foi emprestado à Ponte Preta.

Muralha parece ser um volante de talento, bem como Negueba, incorporado ao elenco principal, aprovado por Luxemburgo.

Mas não se pode imaginar o que serão estes garotos daqui a alguns anos. Também porque a idade limite da Copinha é agora de 18 anos e até esta idade a trajetória de qualquer jogador é normalmente irregular.

Entretanto, o título brilhantedo Flamengo pode servir de base para um futuro promissor. Primeiramente porque reacendeu uma tradição do Rubro-Negro, a de revelar jogadores.

Um título atrai talentos, mais garotos podem querer jogar no clube, as chances de que outros bons grupos surjam no clube aumentam.

Não que bons valores não tenham aparecido no vácuo entre o título de 90 e o desta terça-feira. Mas um triunfo faz os holofotes se voltarem para a base do clube. Aí é que o Flamengo pode ganhar.

Entre soluços e abraços emocionados, os garotos heróis do Pacaembu lembraram das dificuldades que o time teve para treinar e da falta de estrutura do clube.

E Patrícia Amorim prometeuolhar a base ainda com mais carinho.

Negueba, Muralha e outros podem virar grandes jogadores, dependendo de como forem tratados pelo Fla e do talento de cada um.

Mas se isso não acontecer (e a torcida é que aconteça) eles podem servir como um novo pontapé inicial de algo que sempre esteve no DNA do Flamengo: a de que craque se faz em casa.



  • marcos fidelis

    acho que pelo que eu entendi o patrocinio master quem negocia e traffic e o fla tem um teto de 30milhões o que passar é da traffic e do ronaldinho e a traffic usa sua imagem nada mais justo em se tratando de clubes brasileiros,isso so não ocorre em clubes ricos como real e barça ate ocorrem so que eles ganham mais ,e neste tipo de negocio no brasil so 2 clubes no brasil tem condições se fazesr esse tipo de operação fla e o timino da marginal sp.

  • ANDRE DIAS

    Justiça suspende concorrência para obras do Mineirão
    28 de janeiro de 2011

    Por RODRIGO PRADA
    Mandado de segurança requerido pelo Sinaenco aponta ilegalidade na contratação dos serviços via modalidade pregão. Obras no estádio para a Copa estão orçadas em mais de R$ 700 milhões.
    A Justiça do Estado de Minas Gerais concedeu, na tarde de 27 de janeiro, liminar contra o pregão presencial de nº 1501122000277/2010, referente à contratação de serviços de apoio à fiscalização, monitoramento e supervisão de obras de reforma e modernização do Estádio do Minerão. A sessão pública estava marcada para hoje (28 de janeiro), às 9 horas, em Belo Horizonte.
    O mandado de segurança foi requerido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e Engenharia) e concedido pela juíza Riza Aparecida Nery, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias. O Sindicato argumentou que os serviços requeridos são de natureza complexa, de alta especialização e, por isso, devem ser licitados por critério de melhor técnica ou melhor técnica e preço. O pregão é modalidade de licitação que preconiza o menor preço. Segundo a lei de nº 10.520, de 17 de julho de 2002, apenas bens e serviços comuns podem ser adquiridos via pregão.
    De acordo com o vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, Leon Myssior, a modalidade é incompatível com serviços técnicos especializados. “Isso gera a contratação de empresas por preço vil e desconsidera parâmetros importantes, como a etapa da qualificação técnica”, afirma. A qualidade da obra pode ser seriamente comprometida. “Economiza-se 1% e coloca-se em risco 100% do empreendimento.”
    As obras no estádio do Minerão para a Copa 2014 estão orçadas em R$ 743 milhões.

  • ARISTOTELES SILVEIRA SOUZA

    Uma perguntinha que não quer se calar………

    ” Tudo é muito maravilhoso mas porquê ninguém toca na feridinha chamada
    Lei Pelé hein…? Pórquê será que tudo que envolve interesses de.. POUCOS
    não se discute com a sociedade hein….? ”

    Parabéns meninos brasileiros e talentosos e que precocemente saem deste
    País em busca de fama e dinheiro.

  • ANDRE DIAS

    DENÚNCIA: Seleção é um balcão de negócios!
    Mano Menezes, novo técnico da Seleção Brasileira, posa de bom moço e de profissional sério, mas é parte do esquema
    E agora, Mano?
    Mano Menezes, novo técnico da Seleção Brasileira, posa de bom moço e de profissional sério, mas, se vocês prestarem atenção no que vou denunciar aqui, perderão boa parte da confiança que porventura ainda poderiam ter no ex-treinador do Corinthians. Só para começar, o Juciclei, que nem titular do Corinthians é, veio do J Malucelli, do Paraná e pertence a Nick Arcuri, amigo pessoal de Kia Joorabchian (que praticamente foi expulso do Brasil acusado de atividades ilicitas e de ter ligação com a Mafia russa) e Carlos Leite, empresário que, “por incrivel coincidência”, é quem cuida dos interesses de Mano Menezes.

    Outra “coincidência”: o jovem goleiro Renan, do Avaí, com apenas dois meses no time profissional, também pertence a Carlos Leite e foi convocado por Mano. E mais: dizem que Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, mantém “negócios” não só com Carlos Leite, mas também com Giuliano Bertolucci, Wagner Ribeiro e Nick Arcuri, amigo de Kia. Sanchez foi o chefe da delegação brasileira que foi a Copa, “trabalhou” o nome de Mano para ser técnico da Seleção junto ao presidente Ricardo Teixeira, da CBF, que, também, segundo dizem, usa a Seleção para fazer dinheiro.

    Ou seja: o “intocável” Mano, parece ter assumido a Seleção não apenas com o intuito de montar uma equipe que tenha condições de ser campeã do mundo em 2014, mas também para “ajudar a valorizar” jogadores que pertencem hoje a gente amiga e em particular ao seu próprio empresário (Renan e Juciclei são exemplos gritantes do que estou dizendo).

    Diante desta triste realidade, chegamos à conclusão de que se antes de Mano a Seleção Brasileira já havia se transformado num enorme balcão de negócios, com o novo treinador a Seleção parece ter esse balcão ampliado sem nenhum pudor por aqueles que a partir de agora são responsáveis pelo seu comando. Ao ter acesso a esses dados, passo a entender agora os motivos que levaram Murici Ramalho a abdicar do cargo de técnico da Seleção.

    Puro, sério, profissional, ele certamente não aceitaria trabalhar dessa forma. Mano, ao contrário, parece ter assumido sem nenhum constrangimento essa função e, quando essa denúncia chegar até ele, provavelmente vai reagir forte e dizer que “jamais usaria a Seleção para promover negociatas”. Pelos motivos que exponho acima, no entanto, parece claro que ele vai usar. Ou será que ele tem explicações convincentes de que isso não vai ocorrer? Duvido.

    CURTAS
    *COMO complemento dessa denúncia, vou relacionar jogador por jogador convocado por Mano com seus respectivos empresários. Analisem e cheguem as suas próprias conclusões. Eu, em particular, estou enojado com tudo isso. Não me conformo que uma convocação seja muito mais comercial do que técnica. É o fim da Seleção.

    *GOLEIROS convocados por Mano: Victor, do Grêmio, Empresário, Fabio Mello. Jefferson, do Botafogo, é de Márcio Bittencourt. Renan, do Avaí, é de Carlos Leite e da L Sports. O Carlos Leite, como já disse, é o empresário de Mano. Fica a pergunta: por que convocar um goleiro que é profissional há apenas dois meses? Dá prá desconfiar.

    *LATERAIS: Marcelo, do Real, é de Richard Alda. André Santos, do Fernerbahce, é, de novo, de Carlos Leite, empresário de Mano. Daniel Alves, do Barcelona, é de José Rodriguez Baster. Rafael, do Manchester United, é de Cassiano Pereira. Não se se os referidos empresários são muito chegados ou não ao treinador da Seleção.

    *ZAGUEIROS: David Luiz, do Benfica, é de Kia Joorabchian e Giuliano Bertolucci (dois amigos íntimos de Andrés Sanchez. Henrique, do Racing, da Espanha, é de Marcos Malaquias. Rever, do Atlético Mineiro, é de Fabio Mello e Thiago Silva, do Milan, é de Paulo Tonietto. Dos quatro, o mais suspeito, é o David, por causa do polêmico Kia.

    *VOLANTES: Sandro, do Inter, é de Luiz Paulo Chignall. Hernanes, do São Paulo, é de Joseph Lee e da Traffic. Juciclei, do Corinthians, é de Nick Acuri, mui amigo de Kia, Carlos Leite e Ronaldo. Lucas, vejam só, também é do empresário de Mano, o tal de Claudio Leite. E Ramires, do Benfica, acreditem, é do prório Kia Joorabchian.

    *MEIAS; Ederson, do Lyon, é de Raphaele Zarra. Paulo Henrique Ganso, do Santos, é de Sabatino Durante e Giuliano Bertolucci. Carlos Eduardo, do Hoffenhein, pertence a Jorge Machado e Evandro Schimidt. Como voces percebem parte desses jogadores sao de Bertolucci, grande amigo de Sanchez, que apadrinha Mano na Seleção.

    *JÁ OUVI dizer também que o presidente do Corinthians tem até um clube no nordeste do Brasil, onde trabalha garotos para exportação. Essa informação surgiu durante as últimas eleições no clube. Como ele ganhou, a Oposição recuou e não deu sequencia as apurações. Mas a informação ficou e até hoje não foi confirmada ou desmentida.

    *ATACANTES: Alexandre Pato, do Milan, é de Gilmar Veloz. Gilmar é gaucho e, segundo se informa, é “amigo” de Mano. André, do Santos, é do grupo Sonda. Tardeli, do Atlético, é de Kia e Bertolucci (outra vez, os dois!!!). Robinho, do Santos é do Kia e Neymar, do Santos, é de Wagner Ribeiro e Bertolucci (de novo, o mesmo empresário).

    *LÓGICO que fizemos toda essa esplanação com objetivo único de mostrar aos nossos leitores que os empresários de maior fama, “mandam” na Seleção Brasileira. Não quero dizer com isso que haja mutreta nas convocações. Apenas considero suspeitas algumas delas, pois os convocados não justificam a indicação de seus nomes.

    *OU VOCES acham mesmo que Juciclei merecia ser convocado? Como é que um reserva do Corinthians pode ser convocado para a seleção? Ainda mais se lembrarmos que o Corinthians tem Elias, um volante muito mais qualificado do que Juciclei. Só que este tem a “sorte” de estar preso a Carlos Leite, o mesmo empresario de Mano Menezes.

    *O CASO do goleiro Renan, com dois meses de profissionalismo também reforça nossa tese de que parte dos convocados foi chamada porque possuem empresários fortes que ou tem negócios com o técnico ou são seus intimos amigos. Será que Mano quis ajudar seus “amigos”? Não sei. Mas fica no ar a pergunta. Tirem suas conclusões.
    apurem estas informações contidas em http://www.futebolinterior.com.br/coluna.php?id_colunista=19&id_coluna=146639.

  • Paulo

    Muito gozado vocês da imprensa, FAlam, propagam apoio as divisões da base, dizem isto e aquilo, e olhe que a maioria de vcs falam isto. Mas quando um time coloca, so para falar em 2010 e 2011, Casemiro, Zé Vitor, Lucas, Lucas Gaucho,Bruno Uvini, Henrique, Mazzola, Diogo, subindo mais dois Miranda, Luiz Eduardo (zagueiraço). Vejo noticizas suas, de forma velada pequenininha. Então o São PAulo FC contratou 10 novos jogadores, substituindo por jogadores mais rodados, e ainda vejo neguinho da empresa dizendo que o elenco do SPFC enfraqueceu. é duro ter que escutar, ler estas coisas. São jornalistas mal preparados e que não entendem nada de futebol. So valorizam depois que alguns dizem, copiam pensamentos, não tem personalidade

  • de qualquer forma, mandei um diplominha no http://www.arrancatoco.com.br para meus amigos baianos! rsrsrsrs

  • ANDRE DIAS

    tironi, estes garotos vao ser repassados a traffic, pois o flamengo nao tem como pagar ronaldinho e a traffic vai bancar, mais informaçoes abaixo:
    O Lance informou hoje que grande parte do salário mensal de Ronaldinho Gaúcha será pago com dinheiro da Traffic, bom, isso não é novidade.

    Em seguida o jornal informou também que o Flamengo terá direito a um teto com ganhos de marketing, e que após o valor pré-definido, a maior parte do lucro vai à empresa de J. Hawilla.

    Meio confuso, acho que a informação está errada, afinal, deveria ser o contrário, não?, a Traffic trabalhar a imagem do jogador e o que for acima do teto o Flamengo ganharia.

    A contrapartida para a Traffic, nesse caso, seria ajudar a bancar os salários, mas ter a contrapartida em usar a imagem do jogador, aí o que passar do teto pro pagamento mensal do salário, fica pro Flamengo.

    E agora vem o drama, se a quantia não for alcançada, haverá o repasse de direitos de jogadores da base. Bom, a base é a única garantia que o Clube pode mesmo oferecer para fazer esse tipo de negociação envolvendo valores astronômicos, mas é claro que será preocupante.

    O sucesso desse projeto será alcançado na sua totalidade com o time tendo resultado dentro de campo e isso é impossível de garantir, apesar dos bons indicativos com o time que está sendo montado, existem algumas deficiências claras que precisam ser revistas.

    Pelo que entendi, o Flamengo pode lucrar em três frentes, claras:

    Além do teto estipulado da Traffic, ou seja, segundo o Lance, o marketing próprio da empresa fará o trabalho e o Flamengo ainda vai lucrar uma parte da grana, o Clube pode ter seu ganho extra com a presença do Ronaldinho nos projetos próprios do marketing do Flamengo e com os royalties da venda das camisas da OLK, que ontem, mesmo sem apresentação e sem vestir o Manto, o estoque da Fla Concept já se esgotou.

    Fora a renda que o Clube terá na venda de ingressos. E sabemos que dentro do orçamento, representa uma das mais importantes receitas para o futebol, com média de R$ 20 milhões nos últimos três anos. Em 2010 esse número deve ter caído bastante, seja pela falta do Maracanã, pelos ingressos caros e pela má fase do time.

    Ronaldinho há muito tempo deixou de ser apenas um jogador de futebol. Como muito bem disse Tostão em sua última coluna, “Ronaldinho parece mercadoria, um boneco guiado por controle remoto, que sorri e fala a mesma coisa e com a mesma cara”. Podia muito bem com sua fama e prestígio ter evitado o desgaste da sua imagem nessa negociação, principalmente com o Grêmio e sua torcida.

    Ninguém pode duvidar das qualidades de Ronaldinho dentro de campo. Apesar de não ser mais o jogador esplendoroso do Barcelona, ele continua sendo um craque. Cabe ao jogador se esforçar e corresponder às expectativas da torcida. Se estiver mais interessado em aproveitar a badalada noite carioca, toda essa festa poderá ter sido em vão. Aos 31 anos de idade ele tem a oportunidade de recolocar sua carreira nos trilhos. Já o Flamengo, poderá pagar um alto preço em caso de fracasso do atleta.

    Como na maioria das vezes, o torcedor não questiona, não discute e não pensa sobre os negócios extra campo do futebol. E nesta negociação para trazer Ronaldinho a presidente Patrícia Amorim se aliou mais uma vez à Traffic. E pra variar não explicou que vantagens esta empresa levará por ter “ajudado” na contratação do jogador. Quanto tempo o Flamengo levará para saldar essa dívida? Quanto do lucro gerado ao clube com a vinda de Ronaldinho será repassado à empresa do Sr. J. Hawilla? Quantos jogadores das categorias de base serão entregues por conta desta negociata? Quantos jogadores da Traffic, de qualidade duvidosa, o Flamengo terá que colocar em seu elenco?

    Como já sabemos, a torcida pouco se importa. Não quer saber. Quer ver festa, o resto não importa. E na imprensa? Na imprensa do oba oba nada se fala a respeito. Não se faz perguntas. Nada se esclarece. Ficam só na bajulação. Parabéns mais uma vez para Mauro Cezar Pereira, da ESPN-Brasil, que é um dos poucos jornalistas esportivos a trazer aos seus leitores tais questionamentos. Que respeita a profissão, pensa e faz jornalismo de verdade.

  • REGES

    AS OVELHAS NEGRAS TRABALHAVAM NA PETROBRAS

  • Marcos Vinícius

    Sou vascaino,mas uma coisa todos,flamenguistas ou não,temos que reconhecer:

    Tivesse o Flamengo gente séria à sua frente,e gente séria com liberdade pra trabalhar (lembram do Zico como gerente?),e isso não é de agora,vem de muito tempo,e o Flamengo com certeza,mesmo com sua estrutura precária,seria o maior celeiro de craques do Brasil.

    Vejamos:

    Djalminha,Júnior Baiano,Júlio Cesár,Juan (zagueiro do Roma),Zinho,Paulo Nunes,Renato Augusto,Gelson Baresi,Fernando,Reinaldo,Jean…isso só pra falar dos revelados mais famosos,alguns recentes,e de uma geração que a maioria acompanhou.Se formos falar dos anos 80 é covardia.Zico,Júnior,Adílio,Tita,Nunes,Andrade,Leandro,Julio César”Uri Gueler”,Bebeto,Mozer,Aldair…

    Não acredito em nada do que a ex nadadora,hoje presidente,do Flamengo diz.Interesses mais do que escusos rondam a Gávea,que virou mina de ouro para empresário,desde a era Kléber Leite.Acho que só Negueba fica,e mesmo assim não dura mais de um ano.

    Sou vascaino,mas amante do bom futebol.E é realmente uma pena que a diretoria do Flamengo,e também de outros clubes,vejam a Copinha como fonte de riquezas.Tem muito moleque lá que,lapidado,poderia encher os olhos de quem gosta de ver futebol bem jogado.Infelizmente,encherão outras coisas,não tão nobres como o esporte bretão.

    Tironi,explica essa:Como um repórter de campo de uma rádio pode virar um dos maiores empresários de futebol do Brasil,sendo dono (?) de uma “distribuidora de jogadores”,inclusive (Traffic)?

    Tem resposta?

  • DODO

    A o sujeito tiver em um bom time que dê base para o seu futebol
    concerteza qualquer um pode virar craque

  • clayton costa

    DESVANTAGENS DA COPINHA : quando aparece uma estrelinha, os empresarios ja estão negociando com algum clube europeu, e nao da tempo para aparecer jogando no profissional do seu clube. Entao, é como aconteceu com o Neymar, nao apareceu na copinha, mas a torcida sabia do seu potencial e exigiu ele no meio dos profissionais, senao ele ja teria ido embora antes de jogar no Santos (time principal). Na verdade, a copinha é para beneficiar empresarios, seria uma vitrine para eles e nao para os clubes.

  • REGES

    LA NO CANADA O BAYCON É BEM MELHOR

  • Tironi

    Olá, Angela. Pelo que entendi do que vc escreveu, vc concorda com a minha opinião. Por isso, não entendi a primeira parte de seu comentário. Um abraço
    Tironi

  • Tironi

    Segundo a Patrícia Amorim, o clube tem pelo menos 80% dos direitos dos jogadores do time campeão. Ela diz tbém que os garotos têm contratos longos. Abs

  • Mais um título ganho “dentro” de campo. Será que a FPF irá propor daqui a seis meses algum cruzamento?m

  • paulo

    Sempre desmerecendo as conquistas dos times fora de são paulo. Imprensa bairrista. Se os times do Flamengo e do Bahia fossem de São Paulo, teria surgido umnova geração de ouro e etc…..tudo bem, futebol se ganha em campo.

  • Bruno Leonardo

    Espero que o Ninho do Urubu fique pronto o mais rápido possível. Pelo menos o clube vem se mexendo, e aos poucos as coisas estão acontecendo.
    Espero que a chegada do Ronaldinho alavanque os investimentos em infra-estrutura.r
    Se o Mengão voltar às suas tradições de revelar seus craques em casa, com a Nação por trás, o colosso acorda de vez!

  • Paulo Pinheiro

    Excelente comentário.

    Um dos melhores que já li.

  • ainda perco meu tempo pra ler artigos deste xenofobo, sou tricolor de Salvador e tenho orgulho, palhaço………

  • Concordo com você Tironi, muito boa sua colocação, Sou flamenguista e a cada copinha o fla era eliminado muitas vezes por falta de orientação do técnico…enfim, nesse ano colocaram um “cara” que realmente deu “jeito” ao time, e pelo bom trabalho, foram gratificados com o titulo… Parabéns MENGÃO!!!

  • Mauro Lopes

    Olá Tirone! Eu só tenho uma pergunta a fazer. O clube tem quantos por cento deste jogadores da base?

  • lemos

    Será que o cidadão é jornalista mesmo ou passou na base da cola,isso é que é discorrer sobre o
    obvio.Logico que esta garotada no momento não passa de promessas para o futebol, vou mais longe, a cerca de dez anos atrás uma equipe de empresários do Parana,formou um time e este
    disputou e ganhou a tal copinha,o time se chamava Roma, não sei se ainda existe,no jogo decisivo
    tive a idéia de escrever o nome de todos os jogadores campeões num papel para conferir depois quem vingou e ninguém deu em bola sumiram na poeira.Achamos que do elenco rubro negro muitos poderam brilhar, porém somente o passar do tempo vai nos dizer.

  • Quando algum jogador brasileiro quer voltar para o Brasil os clubes Europeus estão pedindo alto valores para o retorno deles, valores fora da realidade Brasileira. Nós temos que valorizar nossos jogadores também, temos que parar de vender eles de graça como esta acontecendo. O unico time que eu vi valorizar seus jogadores foi o Santos, isso depois que eles venderam a geração de Robinho e cia de graça. Com a geração de Neymar e Ganço esta sendo diferente, pois aprenderam o quantos eles perderam em fazer maus negócios. Os times brasileiros tem que mudar de postura de planejamentoe ser mais determinados naquilo que quer, tem que valorizar nossos jogadores que são craques, e lá forá não tem jogador com tanta habilidade que nem os nossos jogadores.

  • Vitor Brasil

    TIRONE, CONCORDO, MAS O FLA, COMO OS TIMES DO BRASIL, NÃO PODEM VENDER SEUS JOGADORES DA MANEIRA QUE VENDEM, PRECISAM SEGURAR, VALORIZAR, PORQUE OS PRÓPRIOS TIMES DE FORA ACHAM QUE É SÓ CHEGAR E OFERECER UMA “MERREQUINHA” QUE LEVA O JOGADOR, E ISSO TEM QUE MUDAR!!
    ABRAÇO!!!
    ENVIEI OUTRO PQ ESCREVI ERRADO!!

  • Vitor Brasil

    TIRONE, CONCORDO, MAS O FLA, COMO OS TIMES DO FLAMENGO NÃO PODEM VENDER SEUS JOGADORES DA MANEIRA QUE VENDEM, PRECISA SEGURAR, VALORIZAR, PORQUE OS PRÓPRIOS TIMES DE FORA ACHAM QUE É SÓ CHEGAR E OFERECER UMA “MERREQUINHA” QUE LEVA O JOGADOR, E ISSO TEM QUE MUDAR!!
    ABRAÇO!!!

  • REGES

    CRAC VICIA..CUIDAO VANDERLEI LUXEMBURGO

  • CARLOS SÁ

    MEUS AMIGOS, O TIME E BOM MESMO O GOLEIRO TEM MUITO FUTURO VAI DAR O QUE FALAR.
    ESPEREM E VERÃO.

    VALEU GALERA DO MENGÃO QUE ENCHE ESTÁDIO EM QUALQUER ESTAÇÃO.

    FUIIIIII….

  • REGES

    LUGAR DE FAZER CRAK É NAS BOCAS

  • Castro

    Otime não possui nenhum fenômeno , mas sim um elenco com excelentes jogadores : dos titulares aos reservas !!!! Destaque para Adryan ( 16 anos apenas ) , Negueba , Rafinha , a zaga é segura e com recursos , os laterais também ….A trajetória não foi fácil , afinal eleiminamos o Cruzeiro – São Paulo – Desportivo Brasil ( so trabalha com base , mas os donos são a Traffic , ou seja : possui bons elencos , além do próprio Bahia , que sinceramente me surpreendeu com bons jogadores. Mengão : craque se faz em casa….Pacieência com a garotada , e vai lançando aos poucos …Temos o Romário ( 16 anos – que está treinando com os profissionais…)

  • fabio

    o tricolor foi mais time que o flamengo o melhor jogador em campo foi o goleiro do flamengo ,este time tem muito futuro para o bahia valeu galerinha tricolor o nordeste e brasil …………………………

  • Tironi

    Vitor
    Vc tem toda razão. Já corrigi o texto. Muito obrigado pelo toque.
    Abs
    Tironi

  • Vitor

    O CORINTHIANS GANHOU EM 2009 VC QUIS DIZER

  • Vitor

    O CAMPEÃO DA COPINHA EM 2007 FOI O CRUZEIRO NA FINAL CONTRA O SÃO PAULO, NÃO O CORINTHIANS

  • João Vitor

    Flamengo jogou muito bem durante o torneio e mereceu o título. Parabéns Mengo!

    http://esporteeesportistas.blogspot.com/. Acessem meu blog sobre esportes. Basquete, com a NBA e o NBB, Fórmula 1, Moto GP, Tênis, Natação, Vôlei, Handebol, NFL, Rugby, MLB, MMA, Judô e muito Futebol. Principais campeonatos nacionais, Champions League, Europa League. Acessem, divulguem e comentem.

  • Saulo Daniel

    Muito boa a análise sobre os candidatos a craques presentes na final. É de bom alvitre apenas lembrar que o Flamengo não é o Brasil na Copa São Paulo, o outro time também é digno de nota, afinal haviam inicialmente 22 jogadores em campo, e não apenas 11 flamenguistas. Aliás, a única referência ao Bahia no texto foi para comentar sobre a decadência do Boquita, que se tranferiu para o clube nordestino. Apesar de não parecer, o Bahia é tão do Brasil quanto o Flamengo, e o Nordeste é também um celeiro de grandes craques, Dani Alves, Dida, David Luiz… só para citar alguns começados com a letra D. Abra a sua cabeça, prezado Tironi e analise o nosso tão belo Brasil por inteiro!!!

  • Dalhe – mengão !!!!

  • da-lhe mengão !!!

  • paulo

    DA-LHE MENGÃO …!!!!

  • walter nazato

    Deste time, acho o Negueba um possivel futuro craque, tem visão de jogo, sabe cadenciar uma partida e faz o time jogar jogar segundo seu ritmo, igual um tal camisa 8 chamado, “Adilio”. O adrian, camisa 10, tem até o biotipo franzino de outro camisa 10, nem um pouco famoso em inicio de carreira, alem de rapidez de raciocinio e habilidade. Bem, ouvi dizer que o luxemburgo esta observando os dois, mas devido a idade, vai aproveitá-los aos poucos, são apenas comjecturas, so o futuro vai dizer oq sera destes e de outros campeões da copinha.
    Mas deve-se enfaytizar que o maior time e a maior época vivida pelo Flamengo, se deu, entre o final da decada de 70 e 80, quando decidiu-se investir nas categorias de base e revelações de craques, o maior de todos foi formado em casa. O caminho é este,capacitar a base e dar condições deste meninos trabalharem, para um direm vestirem o manto rubro-negro e serem uma nova geração vitoriosa do mengo.

  • Fábio Bezerra Jr.

    Boa tarde Tironi.
    Acho engraçado que a presidente só aparece nas finais das modalidades e nos momentos positivos, como nas contratações de Thiago Neves e Ronaldinho. Na hora de blindar e proteger nosso ídolo-mor Zico, talvez a última esperança de profissionalizar e moralizar nosso vergonhoso e amador departamento de futebol, ela se escondeu.
    Espero que realmente ela olhe mais pelas categorias de base de nosso time, que não seja só mais um discurso político, coisa que estamos cansados de ver em nosso Clube de Regatas do Flamengo.

  • Tironi

    Oi, Marcell
    Meu texto diz justamente que em 2007 o Corinthians foi campeão e não revelou ninguém relevante.
    Um abraço
    Tironi

  • Marcell Pereira

    Mas se pensar que tem q revelar um time todo tbm é demais, o próprio time do Flamengo da Copinha de 90 foi assim tbm, para mim isso é dor de cotovelo de não ter nenhum time paulista na final, dai o desmerecimento do valor da copinha, ano passado quando os bambis ganharam ainda revelava talentos quando o curintia ganhou tbm agora q elas estão de fora, passou a não ter mais valor, veja bem falta coerencia na imprensa, PRINCIPALMENTE na PAULISTA.

  • Tranquilo Tironi…parabens pelo texto e pela possibilidade de interagir com o autor da coluna…bons jornalistas e veiculo de comunicação democrático é assim, abss!!

  • Tironi

    Tem razão e explico: esta coluna sairá amanhã no diário e esqueci de corrigir isso quando postei no site. Obrigado pelo toque. Abs!

  • AHHH claro, parabenizo da mesma forma o excelente time do Bahia, que jogou muito bem e com certeza mereceu chegar à final da copinha/2011, destaques principalmente dos jogadores Anderson e dudu, muito bons realmente.

  • Mamulengo

    Jogo de ontem?!
    A final foi hoje, meu caro Tironi.

  • Como rubronegro apaixonado mas, consciente, parabenizo aos garotos do fla, campeões da copa são paulo de futebol 2011. Concordo com aspectos de seu comentário a respeito desse time do flamengo. realmente nem sempre os jogadores que aparecem na copinha se destacam depois no time de cima, assim como aquele que foi um coadjuvante pode se tornar um grande jogador no futuro.tudo depende da politica do clube a qual pertençe em relação aos jovens jogadores e tambem do treinador que irá trabalhar com eles..se for um treinador mercenário…kkkkk já era… seguinte tironi;porque no seu texto voce escreveu “…ontem salvou o time com excelentes defesas..’ e “…Os garotos , heróis de ontem no pacaembu…”; Pô, a final da copinha não foi HOJE, 25/01/2011…NO PACAEMBU/SP,..kkkkkkkkkkkk..viajô cumpadi…!!!!

  • Manoel

    Muito bom seu texto meu caro.

  • DODO

    Pra mim ta bao

  • Fábio

    Hebson o problema do toró foram as lesões que ele teve…

  • Concordo com tudo que foi descrito,mas o grande problema se chama Vanderlei Luxemburgo pois o mesmo so gosta de montar times com jogadores consagrados e ganhando comissões de empresários,mas vamos torcer que a grande presidenta Patricia Amorim fique de olho na categorias de base.Vamos destacar o grande trabalho do Toninho e do Noval.

  • Claudinei Paixão

    Concordo com você, mas o jogo foi hoje meu amigo no aniversario da cidade de SÃO PAULO nem um time do estado e mais deu a entender que estava-mos no rio ficou pequeno o estadio pra nossa torcida valeu mengão.

  • Ciro Martins

    Tirone essa sempre foi uma tradição rubro negra. As vezes os não Flamenguistas acham que os mesmos gostam de repetir esse bordão de que craque o Flamengo faz em casa apenas por soberba mas a verdade é que nos melhores times e nas maiores conquistas do Clube a base sempre foi à base dos times campeões. Uma pena que uma geração de ouro (não necessariamente essa) pode ser vendida a preço de latão como também é “tradição” do Clube. Me parece que essa atual Presidenta, está mais empenhada em modificar esse quadro. Eu só acredito num Flamengo realmente forte no dia em Flamengo fizer e mantiver por algum período em casa.

  • Bruno

    Resumindo o texto: falou, falou, falou, falou… e não disse absolutamente nada! rs

    Sai do muro, rapaz!

  • concordo com você, jogador pra falar que e crauque tem q jogar no profissional e “acaba” com o jogo. tem que entrar e aparecer. resultado nas categorias de base não siginifica nada.
    no flamengo mesmo tinha o TORO que era tratado no flunimense como craque, oq aconteceu ?
    ele acabo sendo cabeça de area pra não acaba com o futebol pra ele.

  • vladimir

    tinha um outro time em campo no jogo, né? Como era o nome mesmo? e o time era feito por jogadores ou mamulengos de olinda?

MaisRecentes

Waldir Peres foi um herói improvável



Continue Lendo

A nova moda dos técnicos



Continue Lendo

Trabalhos incompletos favorecem jogo reativo



Continue Lendo