Clubes utilizam mal a internet



Esta é a minha coluna publicada na página 3 da edição do diário LANCE! desta terçca-feira, 16 de setembro. Dê o seu pitaco.

Clubes utilizam mal a internet

A ideia era muito boa, mas o tiro saiu pela culatra. O Departamento de Marketing do Fluminense resolveu internacionalizar seu site, utilizou uma ferramenta do Google para traduzir o conteúdo para o inglês e pronto. O ídolo Branco virou White, Carlos alberto Pintinho virou Chick, Bigode virou Moustache entre outras coisas.
A notícia se espalhou pela internet, passou pelo Twitter e todo mundo quis tirar sua casquinha do Tricolor. O que era para ser uma bela ação virou mico.
Mas deslizes deste tipo não são exclusividade do Fluminense. Dando uma rápida passeada por outros sites oficiais dá para perceber que a comunicação pela internet ainda engatinha nos principais clubes brasileiros.
O do Flamengo, por exemplo, dá destaque a uma pesquisa LANCE!/Ibope feita em 2004. Uma nova, realizada em 2010 foi divulgada há dois meses, com novos dados e não aparece no endereço eletrônico oficial do clube.
A área de estatísticas dos sites é um caso à parte dos sites . Não raro, endereços não oficiais dos clubes exibem informações mais detalhadas de jogadores, partidas, história…
Outro ponto importante frequentemente esquecido é a interatividade com o torcedor. Em poucos sites há espaço para o fã se manifestar, conversar, opinar… enfim: mostrar para o clube que ele existe. E nenhum meio de comunicação é tão capaz de dar voz ao consumidor como o digital.
Com 70 milhões de pessoas com acesso à internet, o Brasil é uma potencia do mundo online. Este canal de comunicação entre clube e torcedor deve ser pensado com carinho.
Twitter: @etironi


  • Pingback: Não sabe, deixa. « Biscoitos Sortidos()

  • É fato isso, Tironi.
    Mas como exemplo positivo, o site do Corinthians dá show. Tanto o nacional quanto o internacional.

  • Andre

    Tironi na sua coluna voce nao citou o site do Palmeiras que é http://www.palmeiras.com.br segondo pesquisa é o site mais acessado de clubes do Brasil entao o Palmeiras é excessao e eu como frequentador do site o acho basntante atual e o pessoal do marketing do Palmeiras esta de parabéns pelo desenvolvimento do site!!!

  • Tricolor Curitiba

    Curiosamente o Tironi sempre zoando dos clubes cariocas. Comenta que acontece com muitos clubes, mas curiosamente cita soemente cariocas. Será que nem um paulista tem mico. Ou seriam os paulistas o supra sumo da perfeição.
    Da-lhe baerrismo Tironi, depois falam dos gaúchos…

  • Rubens

    Dois exemplos da excelência do dpto de marketing do Fluzão:

    1 – Garoto propaganda do Passaporte Tricolor (semelhante ao sócio torcedor): Cacá Bueno (!!!!!!!!!!!!!!!!!)

    2 – Primeiro indicado para show na abertura dos jogos: Paulo Ricardo…

    Fora Horca, a baleia porca!

  • Thierry Barrat

    Tironi, favor considerar este comentario !
    o Corinthians a 4 anos atras nem site tinha .. eu ja tinha tentado diversas vezes escrever para a diretoria para vender ingressos pela internet, criar um espaço na web .. isso é o mínimo que qualquer empresa pequena faz. Agora como uma marca de 30 milhoes de apaixonados não teria um espaço na internet ??? .. bom tudo isso fazia parte da Mafia Dualib … inclusive a mafia de ingressos.
    Hoje o site tem um link que se pode escrever diretamente ao presidente . .. isso é fantástico .. claro que deve ter um filtro .. mas acho que boas ideias são sempre bem vindas e eu mandei varias.
    O Fiel torcedor possibilita comprar os ingressos pela internet e só passar a carteirinha na catraca .. muito bom. Hoje acabou meu problema de ter que sair do trabalho para comprar ingresso numa fila com um bando de vagabundo, só compro pela net e com desconto e chego para ver o jogo .. sem stress e muito menos cambistas, principalmente nos jogos decisivos. (odeio cambistas ).
    Hoje o site é muito bom .. tem fotos exclusivas .. videos e promoções. A parte internacional é mais simples mas mostra bem o universo do timão para os gringos inclusive os cantos da torcida.
    Conheço alguns sites de outro clubes e realmente deixam a desejar acho que Corinthians e Internacional são os melhores.
    Quanto ao fluminense é realmente RIDÍCULO … imagina jogar o conteudo de um site em um tradutor automatico. Tradutores não servem nem para traduzir textos simples sempre é necessario revisar. Quem fez isso é muito BURRO .. qualquer pessoa que seja tradutor em ingles pode traduzir o conteudo do site em algumas horas por uns 1000 reais no máximo.
    Esse pessoal do fluminense mostrou como é amador !!!
    hauhauhauhuah inacreditavel .. pior de tudo é colocar o site no ar sem ver antes.

  • Thierry Barrat

    Tironi, o corinthians a 4 anos atras nem site tinha .. eu ja tinha tentado diversas vezes escrever para a diretoria para vender ingressos pela internet, criar um espaço na web .. isso é o mínimo que qualquer empresa pequena faz. Agora como uma marca de 30 milhoes de apaixonados não teria um espaço na internet ??? .. bom tudo isso fazia parte da Mafia Dualib … inclusive a mafia de ingressos.
    Hoje o site tem um link que se pode escrever diretamente ao presidente . .. isso é fantástico .. claro que deve ter um filtro .. mas acho que boas ideias são sempre bem vindas e eu mandei varias.
    Hoje o site é muito bom .. tem fotos exclusivas .. videos e promoções. A parte internacional é mais simples mas mostra bem o universo do timão para os gringos inclusive os cantos da torcida.
    Conheço alguns sites de outro clubes e realmente deixam a desejar acho que Corinthians e Internacional são os melhores.
    Quanto ao fluminense é realmente RIDÍCULO … imagina jopgar o conteudo de um site em um tradutor automatico. Tradutores não serem nem para traduzir textos simples sempre é necessario revisar. Quem fez isso é muito BURRO .. qualquer pessoa que seja tradutor em ingles pode traduzir o conteudo do site em algumas horas por uns 100 reais no máximo.
    Esse pessoal do fluminense mostrou como é amador !!!
    hauhauhauhuah inacreditavel .. pior de tudo é colocar o site no ar sem ver antes.

  • Marcos

    Tironi: Por favor, dê uma olhada no site do timão : http://www.corinthians.com.br, é totalmente interativo, com chat, forúns, não se limita ao futebol, versão em espanhol e inglês, além do mais, tem o portal internacional. Não é à toa que é o mais visitado entre os clubes brasileiros e segundo consta, está entre os 10 do mundo. O perfil do clube no twiter é o mais seguido entre os clubes brasileiros. Se o torcedor for associado ao programa sócio torcedor do clube, recebe diariamente notícias , releases etc.

  • Henrique

    O site do Sport, http://www.sportrecife.com.br , é muito bom, não temos do que reclamar.

  • Ewerton

    Isso mostra quanto incopetente são as áreas de MKT dos times brasileiro, o mengo mudou de patrocinador e demorou mais de 50 dias para atualizar seus produtos no site, aí comprei de uma empresa privada com o numero da camisa do Love. Detalhe quando o Mengo resolveu oferecer a camisa ainda não tinha a possibilidade de comprar a camisa do artilheiro do Amor …

  • griffon

    é realmente triste, como citado é um potencial mal explorado, tanto que prefiro acessar sites de esporte para ter notícias do clube para o qual torço.

  • fabinho

    alguem ainda tem duvidas se o timao vai ser campeao…………..logico que vai,chupa po
    de arroz.

  • Luiz Fernando Daibert

    Bom dia.
    Acesse http://www.corinthians.com.br
    Site traduzido para inglês e espanhol.
    Estatística, espaço para o torcedor e muito mais.
    Mais uma vez o marketing do timão muito, mais muito a frente dos outros clubes no Brasil.

  • Não é o caso do Site oficial do Corinthians. Lá nós temos um espaço para deixar recados pra qualquer jogador que agente quiser, podemos ver todas as características do elenco, dos funcionários do clube, etc.

    Alêm disso tem uma área chamada “transparência” onde o clube passa informações sobre o departamento financeiro do clube.

    Todos os cluber deviam explorar o máximo que a internet pode trazer.

  • Foi este o tema de muitas conversas q tive na semana passada com amigos e parentes no Brasil.

    Moro nos EUA ha 20 anos, e tenho vergonha do que se ve na internet do tao falado de futebol brasilleiro. Quando o assunto aqui e sobre os clubes, as pessoas querem acessar e indagam porque os sites do clubes brasileiros nao tem nem versao em Espanhol.

    Qdo o Flu estava disputando a Libetadores, me dirigi ao departamento de marketing do clube, onde trabalha uma pessoa muito chegada a uma amiga minha. Fui oferecer meus servicos de traducao do site, ou pelo menos parte do conteudo. Veja bem: sou torcedor, e nao teria um trabalho que mais me orgulhasse fazer do que colocar o conteudo do Flu na internet em outras linguas CORRETAMENTE, profissionalmente. A resposta fo ia seguinte: “meu chapa, ja tem um projeto pra isso, finalizamos, minha mulher fez panfletos informativos sobre o Flu para serem entregues aos torcedores dos clubes adversarios e visitante, fizemos em ingles e espanhol, mas foi de graca mesmo. Poins ficou la na mesa da diretoria e sentou ali e dali nao saiu mais. Entao, te agradeco a oferta dos servicos, mas com essa diretoria e muito dificil de fazer qualquer coisa profissional andar pra frente.”

    Sai, e nunca mais ofereci nada.

    Essa semana, quando vi a ferramenta pra traducao do Google no novo site, pensei “realmente, que piada de mal gosto. Dois anos depois, e nada de ‘internacionalizacao da marca’ pra mostrar, e ainda tem a cara-de-pau de fazer nas coxas.” Tomara que pelo menos com a atencao negativa que o site esta tendo alguem apareca com um pouquinho de vergonha na cara e tire a ferramenta enganadora.

    Ja estou encaminhando uma promocao para os clubes de TODAS as cidades do Brasil, inclusive os rivais cariocas, para traducao dos seus sites nas principais linguas estrangeiras.

    Grato pelo post.

    – Rogerio

  • Sou Designer e Corinthiano e neste ponto posso afirmar de forma imparcial e com propriedade que o site do Corinthians é um exemplo a ser seguido. Não é atoa que já foi premiado como melhor site entre os clubes brasileiros por duas vezes consecutivas já.

    Além do site oficial, que tem até fórum e tudo mais, existe um especialmente para o público estrangeiro. Um site internacional de deixar de boca aberta até os próprios gringos. Afinal, exalta a torcida (com os cantos dela) e heróis, da maneira mais interativa e dinâmica possível.

  • VANDERLEI

    aos pó de arroz carioca,fluminense. nunca conte a vitoria
    antes de enfrentar o timão!!!
    o corinthians mostrou superior ao asustado time carioca…

  • Concordo contigo, Tironi. Os clubes usam muito mal a internet, poderiam tirar algum lucro se voltassem algum esforço em desenvolver seus produtos para a web. Agora, é espantoso ver um clube profissional deixar acontecer um erro primário, infantil como esse. Traduziram no Google. haha

  • Bruno Oliveira

    É verdade, o portal do clube na internet deveria ser mais utilizado pelos torcedores para saber das noticias do próprio time do que em sites comuns, que falam de futebol em modo geral. Mas é difícil, os sites não tem muitos detalhes, isso faz com que a visita as páginas virtuais do clube seja baixa. O Corinthians, o Internacional eoSão Paulo, na minha opinião são os clubes com melhores sites. Bom tema a ser discutido.

  • Fabio

    quem fez a tradução foi o Joel Santana…. control de mati

  • Daniel

    Acho o site do Corinthians bom. Mal acaba o jogo já tem fotos dos bastidores do jogo e tudo mais. As estatísticas dos jogadores são legais tb. Acho apenas que misturam demais a parte social com o futebol. Enfim, vale a pena, entro todo dia.

  • João Henrique Piva

    Você já entrou no site do Corinthians?
    É com certeza o melhor do Brasil, mesmo o site internacional esteja desatualizado.
    Obrigado.

  • Douglas

    Diretoria Deus te abeçoe ! 3 milhoes p/ mes pra isso

  • Enir Monteiro

    Boa noite,

    Acredito que o site mais estruturado hoje é o do Sport Club Corinthians Paulista, pois tem a parte social,loja online,recados a jogadores e dados do clube.

    O Site internacional também não fica a desejar, a internet é uma ferramenta que todos os clubes tem que usar.

  • Douglas

    Muruci nao me leve a mal , porra vc tem batedores de falta . quantos gols de falta a porra do nosso time fez ?????

MaisRecentes

Corrida de técnicos



Continue Lendo

Até a Chape sofre com a torcida



Continue Lendo

Morte de torcedor não incomoda mais



Continue Lendo