Crise de técnicos



Desde que demitiu Muricy na metade de 2009, o São Paulo procura um técnico. Ricardo Gomes foi uma aposta sem convicção, que se mostrou errada.

Andrade só foi efetivado no comando do Flamengo em meados de 2009 após a demissão de Cuca porque começou a ganhar. Acabou campeão. Mas agora está desempregado.

Há poucos anos, Leão solto no mercado era sinônimo de tormento para técnicos empregados, mas com desempenho ruim.

Hoje, São Paulo e Fla, sem treinador, não cogitam, pelo menos aparentemente, a contar com os serviços do treinador, demitido do Goiás.

Tite está sem clube desde que saiu do Inter, ano passado.

Luxemburgo, sonho de consumo de quase todos os clubes brasileiros até outro dia agoniza junto com o Atlético-MG na zona do rebaixamento. Não ganha um título de expressão desde o Brasileiro de 2004 com o Santos.

Silas e Wagner Mancini, da nova geração, fracassaram em suas tentativas de dirigir times de ponta (Mancini no Vasco e Santos, Silas no Grêmio).

Sergio Baresi no São Paulo e Rogério Lourenço, no Flamengo, surgiram como aposta mas já fracassaram.

O Grêmio aposta em um ídolo, Renato Gaúcho, que ainda não vingou completamente como treindor.

A falta de técnicos é tamanha que o Palmeiras repatriou o campeão do mundo Felipão a peso de ouro.

Muricy Ramalho e Dorival Júnior e talvez Adilson Batista, Celso Roth e Joel Santana sejam as exceções do momento em um mundo de mediocridade. Sem contar Mano Menezes, na Seleção.

São 20 clubes na série A, pelo menos 12 de ponta. Tem pouco técnico bom para muito clube no Brasileirão.

Me sigam no twitter: @etironi



  • ARISTOTELES SILVEIRA SOUZA

    A crise não é com os PROFEXORES, mas com jogadores limitados…malas movidos
    pelo ego….pelos brinquinhos..pelos altos salários e pelo PEQUENO futebol….Infelizmen
    não gostamos de TOCAR NA FERIDA…. .Como é HORRÍVEL, OLHAR PARA A CARA DOS
    pseudo craques e ouvir os discursos MANJADOS…dedinhos nas orelhas..responsabilida
    des mínimas para com o torcedor..beijinhos nos distintivos dos clubes…aquele monte
    de LOGOMARCAS DE EMPRESAS…tudo muito TEATRAL…. .Depois vão embora ao ano
    tar um golzinho virtual para a mídia e se dizem CRAQUES….. .
    Patético para não dizer cômico…. . .
    Assim vamos seguindo na dança dos profexores…. . . .
    Porquê já dizia o craque, vejam, craque em todos os sentidos TOSTÃO… . .
    ” FUTEBOL É SIMPLES “

  • Santos

    Enquanto os tecnicos forem responsabilizados pelo erro dos jogadores os clubes brasileiros estarão sempre nessa furada.tem que punir e quem erra de fato dentro das quatro linhas.incompetencia de jogador tem que ser punida com rua.ai sim o nosso futebol vai melhorar 100% pois em uma empresa se o funcionario erra muito, quem é mandado embora.o gerente ou ele?

  • Santos

    Santos. eu não colocaria a culpa de tantos fiascos na conta dos tecnicos,mas a incompetencia dos atacantes dos clubes que sinceramente hoje em dia se ve mais gols de defensores do que dos proprios atacantes, papeis invertidos,e o pior e que os dirigentes não perceben isso. a incompetencia de falsos atacantes que se escondem atras dos tecnicos que sempre são responsabilizados pelos fiascos e paga a conta ,não são os tecnicos que tem que perder seu emprego mas estes sangue sugas que deveriam ser despachados de seus clubes por justa causa,exemplo um tal de Val baiano que depois dos erros ainda tem coragem de opinar sobre o resultado de seu fracasso.como se ele não tivesse nada com isso. simplesmente uma vergonha .por favor mandem esse cara para onde ele merece , a rua .ele e ridiculo e segunda divisão pode ser agora , ou trocam esses caras ou o preço pode ser muito caro.trocar de tecnico nõa adianta se nõa trocar essa mentalidade de que tudo e culpa do tecnico.

  • Webber Lopes

    A derrota para o Guarani é o retrato da administração Patrícia Amorim. Mais duas derrotas e o time entrará na Zona de Rebaixamento. A demora da diretoria em contratar jogadores e principalmente um técnico de verdade, resultou nesta péssima campanha no Campeonato Brasileiro.

    Pode ser até que o Silas não venha a dar certo. Mas só fato do Flamengo agora ter um técnico profissional e experiente já é reconfortante. Porque a manutenção de técnicos interinos (Andrade-Rogério Lourenço) por parte da administração Patrícia Amorim, tornou o ano de 2010, um inferno para o Flamengo, com a perda do Campeonato Carioca, uma péssima campanha na Libertadores da América e um Campeonato Brasileiro desastroso até o momento. Silas pelo menos fez uma boa campanha pelo Avaí e ganhou o campeonato gaúcho pelo Grêmio.

    A gestão técnica Andrade-Rogério Lourenço desfigurou completamente o Flamengo. O time não possui o menor posicionamento técnico, e se sustenta apenas na disposição física dentro de campo. Porém, disposição física não é o suficiente para se vencer um jogo, como demonstrou a derrota para o Guarani, que com todo o respeito é um time limitado.

    O que me deixa mais irritado, é que mesmo com o time indo para o buraco, o Rogério Lourenço, a exemplo do Andrade, seu antecessor, mentia dizendo que o time estava no caminho certo e progredindo. A progressão do Rogério Lourenço está aí, a progressão rumo à Zona de Rebaixamento. Estamos a duas derrotas dela. Rogério Lourenço me fez sentir saudades de Caio Júnior, que pelo menos falava a verdade ao dizer que não estava encontrando a melhor disposição tática para o Flamengo.

    Não dá mais para agüentar o Val Baiano, esse sujeito é muito ruim! Como pode perder gols tão feitos assim?! Isso não é má fase, é incompetência mesmo! Diego Maurício é tão ruim quanto o Val Baiano. Ele sequer conseguiu tocar na bola. Por isso que o ataque do Flamengo é inoperante e vai continuar inoperante enquanto esses dois continuarem na equipe. Um ataque inoperante e uma defesa que sempre é pega em contra-ataques, com as calças nas mãos estando desprotegida, porque não existe cobertura do meio-de-campo. A derrota para o Guarani deixa claro que o Flamengo não possui posicionamento tático nenhum.

  • vocei da diretoria tem que tomar cuidado na hora de contratar tecnico o para o s.p.fc pois ele não è um time qualquer espero que nÂo contrate nem leao nem luxo e nem antonio lopes ante fosse o dunga ou outro qualquer que nao seja rodado ok

  • alo diretoria do Sao paulo Fc, o Flamengo ja contratou o silas como tecnico, eo tricolor ainda nao achou, o sera que vcs da diretoria esta esperando o nosso tricolor cair para serie B , para se mexer, acorda pessoal pelo amor da imensa torcida do Sao Paulo.

  • Marlon

    A verdade é que nenhum tecnico serve pro pinguço do Juvenal e sua corja(MAC,Jesus e principalmente o Leco, arrogante/mentiroso), estes estão acabando com o maior do mundo, Luxa ou Abelão já, outros não servem, fora camisa 20, Renato Silva, Dagoberto e outros, bando de pipoqueiros.

  • Carlos

    O São Paulo finalmente esta em fase de reformulação, o nosso tecnico nao tem experiencia, mas tem tudo para adquirir nesse brasileirao, espero que ele se mantenha e renove duma vez por todas esse time, os muleques da base precisam de uma chance, tem muita gente boa no elenco, só falta fazer eles jogar algo, nao adianta ter pressa, o importante é fazer os garotos jogarem para o ano que vem estourarem e o nosso time voltar com tudo.

  • roy

    ANDRADE “TROMBA” JA PARA TECNICO ! O QUE ESTÃO ESPERANDO ? PQ NEM E COGITADO ? E A LOGICA NATURAL , MAS PARECE QUE A PAT E SUA TURMINHA DE MAURICINHOS EMPRESARIOS NÃO O QUEREM , E ZICO QUE GARANTO QUE JA COGITOU ELE NOS BASTIDORES DEVE TER SIDO PROIBIDO EM FALAR SEU NOME , ISSO REVELA QUE A TAL AUTONOMIA QUE DIZIAM QUE ELE TEM E + UM ENGANA QUE EU GOSTO , PODEM CHAMAR JOSE MOURINHO , FELIPÃO, LUXEMBURRO , ETC ETC , NINGUEM TERA SUCESSO NO FLA ESSE ANO A NÃO SER ANDRADE , O UNICO SER HUMANO CINCO VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO , QUE TEM ESTRELA, E SIMPLES , HUMILDE, BARATO E AMA O FLA , COM ESSAS FORÇAS A SEU FAVOR NENHUM TECNICO CONSEGUE SUPERA-LO NA ATUAL CONJUNTURA, ESTÃO ESPERANDO O QUE SEUS DIRETORES AMADORES E IMBECIS ?

  • Alberto

    Não entendo o que significa: Aguardando moderação.

  • Rochester

    Aí graças adeusqueo Parreira não veio para o Flamengo!
    Porém é muito retranqueiro!Chance Zero!
    Ricardo Gomes!Ex tecnico do São Paulo e Flamengo!Teve passagem pelo flamengo em 2004 depois da queda de Abel Braga!Mas não teve Sucesso!
    Silas!Também está por fora não é ideal.
    O flamengo precisa de tecnico experiente e bem capacitado e preparado para as pressões
    que surgem!
    Boa tarde

  • e por falar em tecnico seria uma sacanagem colocar o zico pois o mesmo representa a alma eo amor pelo Mengo nao deixe que ele pegue esta batata quente na minha modesta opiniao contrate ARMANDO DIEGO MARADONA

  • Alberto

    Os clubes (Sem exeção) andam contratando para agradar a midia (Filipão! Faça- me o favor! Além do torneio de 2002…,”Parmalat” (Até eu com aquele time), mas a imprenssa pode mesmo!!!!!!!!. O Leão com aquele jeito “antipático” é o que tem melhor curriculum (Analisem os times que preparou, inclusive a seleção para o torneio de 2002, por todo lugar que passa revela e valoriza jogadores, Até o Betão no Santos! O São Paulo tá cochilando! E tem o Luxemburgo que é provavelmente o melhor técnico do mundo, mas a imprenssa…, e outros: Tite, Geninho, Nelsinho, Caio Jr., e outros tantos muito bons.Tem o Soares, Mario Sergio. Imaginem, o Dunga até outo dia era bom! Se não secuidar, vira “Lazaroni”.

    Há se a Imprenssa fosse imparcial. Bem! Mas isso já é sonho!

  • o Flamengo esta precisando de que todos os jogadores tomem vergonha na cara e zelen pela instituiçao que e o clube sou santista e ja meu time tomar varios oles de mestre ZICO, ADILIO, NUNES, JUNIOR, ANDRADE , LEANDRO, LICO….. e tantos outros mas hoje infelizmente sou obrigado a ver este monte de sangue suga quev chega faz nome e vai embora .

  • wilerson neves (advogado)

    Essas mesmas opções de sempre nos dão uma luz registrando que temos poucos técnicos no mercado brasileiro.
    Talvez seja a hora de começarmos buscar novos nomes no exterior, tal qual fizemos com jogadores atualmente atuando aqui no Brasil.
    E deu certo, não foi?
    Valdivia já foi o melhor jogador do campeonato nacional. Conca atualmente é o melhor. Temos outros não lembrados agora.
    Então, quem sabe não seja a hora de chamarmos técnicos do exterior.
    WN.

  • acho melhor .tecnico . caio junior. ricardo gomes. WANDERLEY LUXEMBURGO . dunga . vc saber zico ???/

  • Adauto

    nao sei o que esta acontecendo com a diretoria do nosso sao paulo ! o time ta uma lastima e eles nao se movem, tragam um tecnico logo pelo amor de nossa torcida, dizer que nao ha opiçao nao concordo pegue o leao, titi, parreira sei la ou de uma chanse ao silas mas façam alguma coisa pessoal por favor ou vcs estao querendo o que? façammm alguma coisa acordem cade adiretoriaaaaa que semple se mostrou muito competente ?

  • jose rubens

    tironi , corinthiano !!
    nao vai falar da SOCIEDADE ENTRE O RICARDO TEIXEIRA E O CARA DE AREIA MIJADA , PRESIDENTE DO SEU TIME !!!A CBF TEVE QUE PAGAR 3 MILHOES NA RECEITA DE MULTA !!1NAO VAI FALAR NADA ???AH VÁ !!!AFETA SEU TIME !!!CUIDADO O ESTADIO DE VOCES TA SAIDO DÁI !!!E A DIRETORIA DO SAO PAULO TEM SOBERBA !!VÁ TE CATAR

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO

    Olá, José Rubens
    Você tem toda razão com relação à escolha do estádio da Copa. Como era de se imaginar, a CBF (leia-se Ricardo Teixeira) armou uma manobra para colocar o estádio do Corinthians e tirar o Morumbi. Vingança, como se sabe, porque o São Paulo votou contra a CBF na eleição do Clube dos 13. A declaração do superintendente são-paulino Marco Aurélio Cunha sobre o assunto é perfeita: “Não existe nem projeto do estádio do Corinthians, como ele pode ser aceito pela Fifa e o do Morumbi não ser?” Realmente lamentável… Pode-se reclamar de muitas coisas da diretoria do são-paulo, mas ela foi muito corajosa em peitar a CBF. Está pagando caro por isso, mas alguém tinha que se levantar contra o super-poder da entidade.

  • antomac

    ESSA DO PARREIRA NÃO ACEITAR IR TRABALHAR NO MENGÃO FOI EXCELENTE PRO FLAMENGO E PENSO TAMBÉM QUE PARA O PRÓPRIO ZICO, QUE ESTÁ SOFRENDO NA PELE COM A CARÊNCIA DE BONS TREINADORES, COMO MUITO BEM DESCREVEU O TIRONI….

  • ROBERTO

    NOSSA ESSE TIRONEI É PESSIMISTA!
    .
    .
    ACHO QUE JORNALISTAS RAZOÁVEIS ESTÃO EXTINTOS, PORQUE OS BONS PRA CIMA JÁ DEIXARAM DE EXISTIR A TEMPOS!!! PORQUE OS DE HOJE SÃO ASSIM, UMA NEGAÇÃO, SÓ ESCREVEM ENCHIMENTO DE LINGUIÇA! ESTÃO SEM ASSUNTO!

  • LEAO PARA TECNICO DO SAO PAULO

  • Peterson Inusitado

    Olá Tironi,

    será que os clubes brasileiros estão mudando suas mentalidades, e vendo que somente tecnico famoso não é sinonimo de sucesso e/ou titulos??w
    haja visto que a suma maioria vem buscando novas alternativas, fugindo do medalhoes, e que cada vez mais eles vem perdendo espaços nos times de ponta…
    Hoje os times começam a enxergar que é preciso mais, que um tecnico famoso, como, por exemplo, uma boa categoria de base, boas estruturas, responsabilidades financeiras, e bons jogadores…

    Será que estamos tendo um primeiro passo pra modernizaçao e profissionalizaçao dos departamentos de futebol dos clubes??? acho um pouco cedo para tal coisa, mas alimento essa esperança…

  • benedito

    o sao paulo e um time em crise e a diretoria q sempre teve o comando de uma forma organizada esta atrapalhada e deixando o time se afundar mas vamos dar a volta por cima contra o flu e pra mim o sao paulo tinha que contratar o luxemburgo

  • Pedro

    A saida ta sendo apelar pra tecnico estrangeiro… o q tb n vem dando certo… só n me conformo do andrade estar desempregado…

  • MUITO EMBORA GOSTARIA QUE O WANDERLEY LUXEMBURGO FOSSE O TECNICO DO TRICOLOR.

  • porque proucurar um tecnico se o andrade esta desenpregado livre no mercado e ainda foi campeao brasileiro pelo flamengo que esta a proucura d um tecnico

  • ME DESCULPE MAS NA MINHA MODESTA OPINIAO, EU AINDA ACHO QUE EMERSOM LEAO SERIA UMA BOA APOSTA PARA O SAO PAULO NESSE MOMENTO.

  • Segundo, reportagem do lancenet, novamente o parreira recusou treinar o fla, gostaria de saber até quando o fla, vai ficar “implorando” para o parreira ser técnico do time???
    O fla tem que contratar um técnico que goste de desafios (porque a gávea é cheia de corneteiros), e que não esnobe o clube.
    Acho que o Geninho seria o técnico ideal mas como não sou eu quem decido…só me resta torcer.

    PS. com certeza o fla também precisa urgentemente de um meia habilidoso, para jogar ao lado ou substituir o pet nos jogos (quando ele cansar).

    Saudações Rubros negras!!!

  • Paulo Sergio

    No futebol brasileiro falta técnico de qualidade, se eu fosse dirigente iria buscar no futebol argentino, pois são muito boms ou melhores que os nossos.
    No futebol brasileiro tem muito cabeça de bagre falando que é técnico.

  • Ricardo

    Tironi,

    Talvez, e porque não, seria o momento dos clubes brasileiros fugirem da “mesmice” e do “imediatismo” e investir em técnicos estrangeiros.
    Eles poderiam trazer novos métodos e “oxigenar” um mercado viciado em profissionais que não se atualizam e que insistem em buscar desculpas pelos seus insucessos nos “factóides” e nos erros de arbitragem.
    Com certeza, profissionais como Mano Menezes se sobressaem porque buscam respostas para os seus momentos de sucesso e insucesso no trabalho diário e não nas palavras.

  • Ricardo

    Tironi,

    Talvez, e porque não, seria o momento dos clubes brasileiros fugir da “mesmice” e do “imediatismo” e investir em técnicos estrangeiros.
    Eles poderiam trazer novos métodos e “oxigenar” um mercado viciado em profissionais que não se atualizam e que insistem em buscar desculpas pelos seus insucessos nos “factóides” e nos erros de arbitragem.
    Com certeza, profissionais como Mano Menezes se sobressaem porque buscam as resposta para os seus momentos de sucesso e insucesso no trabalho diário e não nas palavras.

  • Salviano

    Graças a Deus, Parreira não aceitou o cnvite do Flamengo, finalmente uma notícia boa.

    SRN

MaisRecentes

Waldir Peres foi um herói improvável



Continue Lendo

A nova moda dos técnicos



Continue Lendo

Trabalhos incompletos favorecem jogo reativo



Continue Lendo