Não aposentem Kaká



Esta é a minha coluna publicada nesta quarta-feira na edição do LANCE!, página 3. Dê seus pitacos sobre o assunto.

Ganso jogou muito contra os Estados Unidos. Em 90 minutos, mostrou como fez falta no contido time de Dunga na Copa de 2010. Parecia que a 10 havia sido feita para ele, de tão bem que caiu. Aliás, a Seleção como um todo jogou aquele futebol que o brasileiro estava com muita saudade de ver.

Mas isso não é motivo para decretarem a aposentadoria de alguns dos jogadores que fracassaram na África do Sul. Mais precisamente Kaká. O meia do Real Madrid foi o melhor jogador brasileiro pelo menos nos últimos três anos. Na Copa, chegou torturado por uma contusão e, na medida do possível, foi bem.

Um amistoso sem nenhuma pressão contra os Estados Unidos não pode servir de parâmetro para medir quem serve e quem não serve para a Seleção Brasileira.

Não se pode levar a sério o discurso de Ricardo Teixeira de que é necessário uma renovação total. Por mais que o time de Dunga tenha fracassado na África, há gente naquele grupo que não pode ser descartada.

Tivéssemos ido nesta linha e possivelmente o grupo de 94 não teria sido campeão, com vários remanescentes da fracassada campanha na Itália em 90.

O talento não pode ser medido por um fracasso, mas por aquilo que ele pode realizar.

Kaká sofre com uma contusão no púbis, uma operação no joelho e ninguém sabe o que será de sua carreira daqui para frente.  Mas nem isso é motivo para decretarem sua aposentadoria da Seleção. Lembrem a ressurreição de Ronaldo.

Melhor do que este cartão vermelho precipitado é esperar. Quem sabe Kaká e Ganso juntos seja possível?



  • CocÔ

    Kaká Caganeira, não!!!! Você e alguns da Globo continuam no Lobby por este que já teve 2 copas como titular e amarela na hora que mais precisa da liderança dele! Já ERA!!!

  • Daniel

    Kaka e um dos jogadores mais objetivos do futebol mundial. Dizer q Kaka amarela c a camisa da selecao e sacanagem. As ultimas grandes atuacoes do Brasil foram com o Kaka em campo. Brasil e Argentina, em Londres, em 2007, primeiro jogo dele sob o comando do Dunga. Kaka entra no segundo tempo arranca o campo inteiro, deixa o Messi p tras e toca por cima do goleiro. Brasil e Argentina em Rosario, eliminatorias da Copa de 2010. Pressao, campo pequeno. Kaka deixa Luis Fabiano na cara do gol. Na Copa de 2010 o Kaka mesmo machucado foi o unico que desequilibrou. A culpa pela eliminacao foi do Dunga. O Brasil era um time previsivel, com um plano “A”. Mas todas as vezes em q o plano nao deu certo, nao havia um plano “B”. O Meio de campo do Brasil era Felipe Melo, Elano e Kaka. E o Dunga poderia ter levado R10, Ganso, Neymar e Adriano. Qd o Brasil tomou 2 gols inesperados e entrou em desespero, o q o Dunga fez ? Colocou o Grafite! Ai colocar a culpa pela eliminacao no Kaka e no minimo uma injustica.

  • Lucas P9

    Me lembro muito bem deste texto… rsrsrs =D

  • Wellington

    Tironi, tu é mitico cara 😀 ‘

  • Gosto do jogo do kaká e acho que mesmo já tendo sido campeão mundial, como outros grandes jogadores ( Zico ) tristemente ele não poderá mostrar seu futebol maior em um mundial pois em 2002 pouco jogou ( era um menino ), em 2006 sofreu com tudo o que sabemos daquele grupo e ainda levou uma pancada violenta contra Gana ( estava bem até se machucar e foi para o sacrificio contra a França ) e em 2010 sofreu muito para poder jogar ( lembrando o caso do Zico em 86 ) e talvez em 2014 não tenha mais condições de jogo para copa. pena. acho que muitos deveria perceber o contexto de uma situação antes de falar. o cara que joga arrebentado é pipoqueiro?

  • Tainara

    cobram de mais do Kaká mais ele precisa se recuperar por total para mostrar todo o seu potencial embora ele seja ótimo machucado ou não,pra mim ele sempre merecerá a CAMISA 10,e ganso nunca chegará aos pés de kaká.

    KAKÁ > ganso(kaká é melhor que ganso,e melhor que qualquer outro jogadorzinho de meia tigela)

  • JOANE

    KAKA sempre será o melhor mannoo poe kaka>)

  • Willian Habibs

    Na seleção são os melhores do momento. O Ronaldinho Gaúcho fez mais gols na temporada passada que nosso matador ( Luís Fabiano ), e o triplo de assistências do nosso meia. E ainda foi preterido pelo Dunga, acho que esse sim merece uma convocação.

  • béchi

    CACA É PIPOQUERO POR NATURESA

  • Paulo

    Além do mais querer comparar Kaká a Ronaldo não dá, né !

  • Paulo

    O Kaká a meu ver negou fogo já em duas Copas (2006 / 2010). Não o levaria mais não, a não ser como coadjuvante, mas se for para escolher prefiro o Gaúcho ao Kaká.

  • junior

    o cancer do futebol nao sao jogadores e sim o Ricardão….

  • rafael

    Ganso + Neymar > Kaká.
    2014 Hexa.

  • ARISTOTELES SILVEIRA SOUZA

    dentro de campo, marketing não ganha jogo..e jogador sem pedigree não serve
    para vestir a AMARELINHA, até porquê vai AMARELAR…. . .Neste futibol movido
    a mídia e o descartável, a gente passou a ver de tudo.. . . .pobre futibol….

  • Claudio

    Concordo plenamente! Kaká ainda pode ser muito útil para seleção brasileira. Não só ele, mas jogadores como Maicon, Daniel Alves, Ramires, Elano, Robinho e Thiago Silva. Temos outros mais experientes que podem ser ainda aproveitados se permanecerem em boa forma como Júlio César e os zagueiros Lúcio e Juan. A renovação tem que ser feita sim, mas mesclada com uma pequena base de bons jogadores que já mostraram o seu valor e com certeza Kaká é o principal deles. Sua experiência e talento ainda serão importantes para nós.
    Abraços.

  • diego

    kaka sempre foi um protegido da impressa, a bolinha dele é tão pequena….

  • Alessandro

    acho que o Kaka é um otimo jogador, porem ele tem pelo menos 2 anos pra provar que esta em forma, outra…um time não pode ficar na mão de 1 jogador só, Kaka não pode ser culpado pela cagada de 2010, pois somente ele responsavel pelas jogadas de armação???piada pra uma seleção brasileira!!!estou animado com essa nova seleção, e ja imaginava que seria um brilho aos olhos, porem ainda cedo pra oba oba, mas nesta seleção renovada ainda tem espaço ao meu ver para jogadores mais experientes como:Kaka, Ronaldinho Gaucho, Lucio, Juan,Julio Cesar, mas creio que se deve mecher pouco nesse ultimo time que jogou, esta excelente, sem volantes Jumentos, Ramires titular com ctz…Hernanes cabe no time perfeitamente, axo que a briga por posição vai ser feia, porem axo que tem intocaveis. Gostaria de ver um meio campo formado por Ramires, Hernanes, Kaka e Ganso, Ataque…Neymar e mais 1, Defesa: ????sem palpite, David Luis jogou muito e joga muito em seu clube, acredito que conquiste a posição de titular, Juan ou Lucio ficariam com a outra, laterais: Andre Santos e Maicon!!!
    Vamos ter muita agua pra rolar ainda, porem ja viram que o futebol tem que ser inteligente e não brucutu, asno, jumento!!!

  • Guilherme

    Vcs sao ridiculos!

    kaka pipocou em 2006!

    kaka pipocou em 2010!

    em ambas ao acabar a competiçao tirou o foco! falando q nao sabia ‘c continuaria na seleçao’… como pode esquecer isto?

    para com pipoka! seleção brasileira nao pode ter isto!

  • claudia

    ai voltamos a jogar no 442, ridículo e tiramos quem dos atacantes(ROBINHO, PATO, NEYMAR)???? ou tiramos um volante, para o KAKA jogar?????bom vc deferia saber mais q ninguem q nesse esquema tatico o kaka disputa posição com o ganço e hj ele seria banco pro ganço!!!!

    sem mais foi infeliz sua sugestão, no minimo vc é SÃO PAULINO NÉ!!!!!

  • Luiz Nascimento

    Meu caro blogueiro, boa tarde.

    Não será possível concordar com sua proposta.

    Sem dúvida nenhuma, quem tentou carregar o Brasil nas costas, nessa copa recém-finda, foi o Robinho, que assumiu.

    Mas, convenhamos, tabelar com Luiz Fabiano é dureza….Vai bola, volta salsicha.

    Kaká, concordo com que disse que é puro marketing…

    Aliás, seu nome deveria começar com a letra “C” e não a letra “K”.

    “C” de Cacarregador de bola….só isso.

    Com Ganso, quem corre é a bola….com Kaká, quem corre é ele….simples assim.

    Se em 2010 ele estava “bichado”, como dizem, qual a desculpa pra 2.006, quando, sem estar bichado, 4 anos mais novo, e cheio dos troféus de melhor do mundo, não saiu da mediocridade, aliás, nada mais parecido com seu futebol, que seu desempenho nas copas do mundo.

    Não, não atrapalhe o Ganso, pondo esse marketeiro pra ser carregado nas costas.

  • Fernando

    JÁ ERA PARA TER APOSENTADO O KAKA FAZ TEMPO! – CULPAM O ROBERTO CARLOS EM 2006 – O KAKA RONALDINHO ESTAVAM LÁ E NAO JOGARAM NADA TAMBÉM …ESSA OUTRA COPA O KAKA DE NOVO NAO FEZ NADA….ELE É UM JOGADOR NORMAL E QUE NA MINHA OPINIÃO NAO JOGA A COPA DE 2014…E SE O GANSO NAO TIVER BEM NAO VAI TBM…CHEGA DE LUGAR CATIVO NA SELEÇÃO….TEM QUE LEVAR OS MELHORES QUE ESTÃO NO MOMENTO E NA COPA 2010 O KAKA TAVA UMA MERDA…E FOI UMA MERDA….ASSIM COMO FELIPE MELO UMA MERDA ….E QUASE TODOS OS OUTROS JOGADORES…..RAÇA ….NOME….DICIPLINA….NAO GANHA JOGO O QUE GANHA JOGO É FUTEBOLLLLLL COISA QUE POUCOS SABEM FAZER….

  • Pedro

    Cada um tem a sua opinião. Na minha, o Kaká sempre foi o craque desta geração, no entanto não conseguiu fazer o que outros craques de outras gerações conseguiram, q é trazer o caneco para casa. Já o Robinho é um caso a parte. Decepcionou, se vc pensar que tinha o projeto de ser o melhor do mundo, não conseguiu impor seu jogo em nenhum lugar que não o Santos, mas está apresentando um amadurecimento, uma liderança e uma polivalência que não possuia no início da carreira. Acho que vale a pena mante-lo mais um pouco na seleção, para ver até aonde ele pode chegar. P.S. Sou santista.

  • Marcelo Campos

    O Kaká é sim um grande jogador! Mas ninguém antes da Copa disse que ele não prestava, o que fora dito por muito é que não tinha condições de jogar. Se analisarmos a temporada inteira, podemos dizer que ele nem deveria ter ido, pois sua atuação no Real M. esteve longe do esperado. Contudo, pelo que parece, hoje o Mano quer montar um time para ganhar a Olimpíadas; o que nunca acnonteceu. Nesta renovação que ele esta fazendo, alguns jogadores serão convocados e não darão certo; outros, como David Luiz, Neymar e Ganso chegaram para ficar. Qual era a média de Idade dos Jogadores que estavam na Copa de 90 e foram a 94? Então, não façam comparações entre as situações apontadas.
    Outra coisa, durante a era Dunga qual o jogador da posição de meio para frente que foi participativo e decisivo em todas as competições que a Seleção participou? Se alguns comentaristas não gostam do Robinho, é problema de cada um; agora, reconhecer que ele não foi o um dos jogadores mais importantes para a seleção nestes quatro anos é de se pensar. No clube em que ele estava não jogou bem, isto é fato, ficava até no banco de reservas; agora, com a amarelinha ele representava.
    Deixem os meninos jogarem porque toda a dificuldade que enfrentaram na Seleção eles enfrentam em seus clubes (guardadas as proporções)….

  • Alexandre

    Com dizer que Kaka não foi o melhor nesses últimos três anos, com um time médio ele se destacava com arrancadas e velocidade que deixavam Robinho e Luís Fabiano em condição de finalizar
    Agora dizer que Robinho joga bem, que merda é essa!!!! Tão mascarado quanto bom jogador, problemático e mercenário, podemos ver isso em toda sua carreira, nunca passou de mediano
    Concordo com o Tironi, Kaka deve permanecer, vamos ver quando o campeonato valer medalha pra podemos analisar as novas pérolas do Brasil, desejo sorte pois brilhou meus olhos o futebol de muitos que foram rejeitados pelo Dunga

  • Luana

    Concordo plenamente com o post, pela repercussão desse jogo contra os EUA, dá para perceber como tem gente “manipulável” nesse país. Basta convocar os jogadores que a torcida queria, jogar contra um time qualquer, e já começam a achar que descobrimos a fórmula para ser hexa. Calma e discernimento seriam importantes nesse momento.
    Um jogo só não pode ser parâmetro para nada, depois da derrota, a maioria dos torcedores esqueceram as boas vitórias que a seleção do Dunga teve, alguém se lembra de setembro de 2006? Brasil 3X0 Argentina em Londres.
    Alguém se lembra do quanto o Kaká jogou nessa partida? Nessa época ele tbm havia sido criticado e mesmo assim deu a volta por cima.
    O caso agora é pior, pelas condições físicas que ele se encontra, mas tenho certeza que quando se recuperar ainda pode superar todas essas críticas contra ele, assim como outros jpgadores que estão sendo desprezados nesse momento.

    E se é para acabar com os “amarelões” na seleção, eu me pergunto pq o Robinho ainda está vestindo a camisa da seleção, esse sim é uma completa decepção.
    Nunca correspondeu, e nunca teve qualquer razão para a falta de brilho, tanto na seleção como no futebol europeu. Nunca sofreu uma lesão séria, sempre teve apoio dos torcedores e principalmente da mídia. Que prefere mimá-lo ao invés de criticá-lo.

    Mas para mim, um erro que estão cometendo, é sempre arrumar antídotos contra as derrotas que a seleção sofreu em 2006 e 2010, não precisa ser assim.
    Do que adiantou contratar um técnico linha dura, para contrapor a moleza do Parreira?
    Agora estão repetindo o mesmo erro..

    Vamos mudar tudo pq só assim seremos hexacampeões!
    O problema nisso, é que esquecemos completamente de ver que mesmo nas derrotas há algo para ser aproveitado…

    Ronaldo e Rivaldo viveram fases terríveis depois da derrota para a França, ninguém acreditava neles, e no entanto eles foram os grandes responsáveis pela conquista do penta em 2002.

  • Junior

    Essa geração de 2010 não fará falta nenhuma.

  • Victor Tegali

    Kaká foi o melhor da seleção nos ultimos 3 anos?
    ahahahaha vou rir ne! hahahahahahah! vc é comediante ou jornalista esportivo?

    em primeiro lugar, o melhor jogador de todos esses anos foi o ROBINHO, sem dar chance para outro.. e quem andou salvando o BRASIL nos ultimos 3 anos, foi LUIS FABIANO, e mais ninguem. Com Kaká ou sem Kaká, o futebol do Brasil era esse aí que apresentaram. Sem variação tática, sem invertidas rápidas, sem passagens, sem jogadas rápidas de meio, o Brasil era isso aí. Toque de bola, manutenção da posse, e passes laterais até chegar proximo ao gol adversário, sem arriscar o domínio do jogo (em numeros). Nada surpreendente. É o que qualquer time da série C faz, o chamado BASICÃO. Então se ele é tão bom moço assim, porque ele não divulgou a contusão? Porque aceitou ir pra Copa sabendo que não ia render? Aliás, desde o Milan não vejo o Kaká jogar esse futebol que vi no meio de sua carreira. E tambem não cabe o argumento de que o Kaká é uma ótima influência para o grupo, pois com tanto marketing em cima dele só fazem pensar que os outros tambem merecem o mesmo assédio, e isto, prejudica. A propaganda em cima do Kaká já é muito forte, não precisa de jornalista fazendo seu nome para a mídia. Então esqueçam o Kaká, até que ele prove que é capaz de jogar nesta seleção (como o Ramires e o Hernanes, que aqui pra nós fazem a função do Kaká MUITO MAIS BEM FEITA) ele está fora e o Mano não é de se deixa levar.

    O Ministério do título mundial adverte, Kaká pode ser prejudicial à nova seleção.

  • Alan

    Kaka, é puro marketing na seleção

    Nunca foi capaz de assumir a responsabilidade, em 2002 era promessa, em 2006 fugiu da culpa pq não era a estrela, em 2010 culpou a lesão. Copa do mundo não é lugar para jogador sem condições físicas, ainda mais no time bruto montado pelo Dunga Burro e Jorginho Aleluia Irmão.

    Não deve nunca mais voltar, não fará falta, esta geração é maravilhosa. Se lembrarmos que para o meio ainda temos o P. Coutinho que vai estourar na europa
    Bruno César do Corinthians que está jogando muito e tantos outros que vão surgir até a próxima Copa

    Portanto Mano, APOSENTE KAKA como tantos outros que não merecem vestir a amarela, como J.Batista, F.Melo, Josué, L.Fabiano (gol de mao é coisa de argentino), Grafite, Doni

    abraços

  • Ricardo

    concordo totalmente com o post, Kaka tem lugar em qualquer seleção do mundo e pasme mas na minha opinião o Ronaldinho Gaucho tem lugar sim no grupo 2014.

  • Daniel Spinola

    Parabens Tironi, concordo totalmente com você, Kaka nunca deixou a desejar enquanto esteve bem fisicamente, e ele não teve culpa de jogar com 3 volantes no meio e ter que armar o time praticamente sozinho, ainda mais com os problemas fisicos que todos nos sabemos e ja sabiamos que ele estava, e ele não é o unico que não pode ser esquecido, acredito que Julio Cesar merece muito respeito e não é por uma falha, que de melhor goleiro do mundo, como era citado por muitos no Brasil, passara a nem ser convocado mais para a seleção, acredito tambem que o Maicon mereça ser lembrado pois fui um dos que nunca jogou abaixo da média, e sempre demonstrou muita garra e vontade…

  • Otto

    Não concordo! Kaká sempre foi um jogador que deixou a desejar. Nunca provou quando teve que provar, por isso vem a (merecida) fama de amarelão, pipoqueiro. Que ele nunca mais vista a camisa da seleção, ele já enganou muito por aqui!

MaisRecentes

Só punição pode acabar com a cafajestagem



Continue Lendo

Ainda é cedo para tudo



Continue Lendo

Nove verdades (ou não) e uma mentira (ou não) do mundo do futebol



Continue Lendo