Ano eleitoral também no futebol



Esta é a minha coluna publicada no Diário LANCE! de hoje, na página 3. Dê os seus pitacos sobre ela.

É praxe que em ano de eleição os candidatos que já estão no poder aceleram e inauguram obras para mostrar serviço e ganhar o eleitor. Este ano, com tantos postos em disputa, a história se repete. É só prestar atenção para ver.

Mas este fenômeno não é restrito só à política e se aplica perfeitamente ao futebol. Quatro dos grandes clubes do Brasil terão eleições presidenciais este ano: Palmeiras, Fluminense, Internacional e Grêmio. E os investimentos de pelo menos três destes clubes em reforços é espantoso.

O Palmeiras repatriou todos os ídolos recentes possíveis: trouxe Kleber, Valdivia e Felipão, este último a preço de ouro. Foi a última cartada de Luiz Gonzaga Belluzzo para tentar sair vencedor na eleição do clube no fim do ano.

Ele, que chegou ao poder amparado pelo sonho de uma administração diferente, foi perdendo popularidade à medida que o time fracassava. A sorte está lançada, portanto.

No Fluminense, Belletti, Emerson, Washington e, principalmente, Muricy Ramalho, este último também contratado a peso de ouro. E não dá para esquecer de Deco, que desde antes da Copa negocia.

Em ano eleitoral, a Unimed abriu a mão e fez contratações. Chegar no período eleitoral, em novembro, com o time disputando as primeiras colocações no Brasileiro, será uma propaganda com que qualquer candidato gostaria de contar.

O Inter aposta suas fichas na conquista da Libertadores e para isso repatriou de uma vez só Tinga, Rafael Sobis e o goleiro Renan. Como se vê, o futebol imita a vida também na política.



  • Marco

    Ano eleitoral e você fazendo campanha.

  • Greg

    Felipão disse “não” logo depois da Copa de 2002. E Dunga ja havia dito bem antes da Copa, que sairia do cargo, independentemente do resultado. E você de fato acha que o Beluzzo está fazendo contratações e lutando para melhorar o time, para que a “sua turma” saia vencedora numa “guerra fria” dos corredores do Palestra? Isso é patético. Gente como o Mustafá se preocupa com si mesmo, mas o Beluzzo merece mais respeito seu. Achar que um cara como ele, está preocupado é com picuinha, é palhaçada. Você desrespeita ele. Vá ler um manual de ética, antes de acusar os outros.

  • julio ancel

    Palmeiras vai traze RONALDINHO GAUCHO
    😛
    foi bom as contrataçoes .. valdivia kleber felipao
    e outros menos famosos mas ke tem habilidade

    ,,, PALMEIRAS RUMO AO TITULO DA COPA SUL AMERICANA
    nao tem ninguem pra segura nois
    santos eh fregues
    e o resto eh lixo

    ooooooooooooo vamo ganha porcoooooooo

  • Marco

    Tironi, quer dizer que o Scolari não foi pra selenike porque o RT não o convidou?
    Essa é a sua justificativa para o furo n’água que você deu, você está sempre certo, mesmo estando errado.

  • Lucas

    Até agora o Fluminense mostra ser o melhor desse Brasileiro, e o Palmeiras nessa ultima rodada ajudou bastante pelo menos com um empate com o Corinthians, mais time que quer ser campeão só pode depender do seu resultado e assim sempre ganhando poderá levar o caneco…

  • Felipe

    Eu concordo com o texto.
    Sou palmeirense fanático e não tenho nem um pingo de orgulho das atitudes que os torcedores do Palmeiras vêm tomando desde a fantástica arrancada do time rumo à Copa do Brasil 2010.
    Sempre achei o time bom, porém lutava contra a própria torcida. Agora, com Felipão, Valdivia e Kléber, a torcida nem sequer vaia mais! Antes os protestos contra a diretoria eram recorrentes, agora um ‘Queremos jogador’ ao fim dos jogos é tudo que se vê.
    Na minha opinião, o Belluzzo abriu os cofres pra recuperar a torcida e fez muito bem, afinal de contas o elenco foi muito bem reforçado.

  • Greg

    Você adora fazer comentários sem saber o quê está falando né? Me lembro quando achou que Felipão demorava pra dizer “sim” ao Palmeiras, porque iria esperar pra ver se a seleção de Dunga perderia a Copa, e ai o cargo ficaria livre. Claro, você esqueceu que Dunga ja havia anunciado que sairia mesmo que a seleção vencesse, e Felipão disse em 2002, que jamais seria técnico da Seleção de novo. Agora, acha que o Beluzzo faz essas contratações pensando nas eleições de final de ano. Parece que esquece que, desde o ano passado, ele rechaçou a possibilidade de reeleição, e deixou bem claro que não vai nem disputar. E claro, você pelo visto não vê a má fase em que se encontra o Palmeiras, precisando de reforços de peso. Não sei se é memória fraca, ou cretinice intelectual mesmo, sensacionalismo, mas de qualquer forma, você precisa estudar mais para ser “jornalista esportivo”. Não julge o caráter de Beluzzo, achando que ele é igual a você: vale tudo pelo sucesso.

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO

    1 – Diferentemente do que havia prometido, Dunga não saiu do comando da Seleção perdendo ou ganhando. Foi necessário que Ricardo Teixeira anunciasse a demissão pelo site da CBF. Antes disso, o treinador havia dado declarações no desembarque no Brasil que indicavam que ele não sairia se não fosse demitido.

    2- Felipão não disse “não” à Seleção nem no dia de sua apresentação ao Palmeiras. A frase dele foi: “Hoje estou no Palmeiras. Amanhã, se a CBF me contatar, veremos o que acontecerá”. A questão é que a CBF foi atrás do Muricy e depois do Mano Menezes.

  • R.W;CARDOSO

    QUANTO A ELEIÇÕES SOMENTE NA MINHA OPINIÃO DEVERIAM TROCAR URGENTEMENTE O S,rRICARDO TEXEIRA DA CBF ANTES DA COPA 2014 POIS O MESMO ME PARECE OPURTUNISTA,E NÃO DA CONTA DOS ATOS DA CBF E DAS
    CUSTAS TAMBEM ESTE Sr.ESTA VISIVELMENTE CONTRA O FUTEBOL DE SÃO PAULO
    BASTA APENAS VER O CASO DO MORUMBI! DEVE TER ALGUM INTERESSE ESCUSO ´POR TRAZ DA HISTORIA !

  • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

    E para demonstrar que política,futebol,e as elites que tentam mais uma vez retornar ao poder guardam muita coisa em comum,a presidenta do Flamengo, e também vereadora pelo PSDB,arrumou um jeito de conciliar a sua vocação para enganar o povo com a sua disposição de servir-se oportunisticamente do clube que a projetou como nadadora-em uma época em que talvez nem 3% das mulheres brasileiras soubessem sequer nadar-travestindo o time do Flamengo com a horrorosa “camisola do PSDB”,em uma descarada propaganda subliminar gratuita do partido das elites paulistas,para quem a nossa “Patricinha” trabalha,contrariando frontalmente o desprezo devotado pela torcida do Flamengo a esse partido em particular.

  • R.W;CARDOSO

    diretoria incompetente a do SPFC. TINHA SOB CONTRATO O MELHOR TECNICO DO
    FUTEBOL BRASILEIRO (INCLUSIVEL SÃOPAULINO DE CORAÇÃO)por incompetencia e
    frescura o mesmo se foi! contratão somente jogadores meia boca para o ataque; um
    time que ja teve Leónidas;sastre;pedro rocha,muller , serginho.frança,zizinho,gerson
    renato(o pé mucho)kaka, ray,terto,canhoteiro;NÃO PODE JOGAR COM ESTAS COISAS ATUAL, marlo ,fernandinho. dagoberto e etc…VERDADEIRO ATAQUE DE RISO!
    MELHOR SERIA C Snr.J.J. E SEU DIRETOR DE FUTEBOL CAIREM FORA, !! E ENTRGAREM O FUTEBOL PARA QUEM TEM CONPETENCIA ,
    TENHO DITO!

  • Paulo

    Poxa está faltando uma eleição no SPFC, porque será que iriam fazer tanta besteira assim num ano eleitoral???

  • rafael mancha DF

    Quando o SR diz que O Belluzzo fez as cotnratações no inuito de se reeleger: “Foi a última cartada de Luiz Gonzaga Belluzzo para tentar sair vencedor na eleição do clube no fim do ano.”, isso prova que o sr. não sabe nada de futebol. Pelo menos nada de Palmeiras. O Belluzzo não fez as contratações no intuito de se reeleger meu amigo. aliás, a intenção dele é exatamente o contrário disso. Ele não quer mais saber de presidir clube de futebol.
    Acho que era melhor ter ficado quieto. Uma dica de um leitor: quando não souber, fecha o bixo; fica calado. Pode falar uma besteira, e até prejudicar outra pessoa…

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO

    Caro
    Não escrevi “se reeleger”, acho que você não entendeu. Eu disse “sair vencedor”, tratando do grupo político dele no Palmeiras. Para ficar mais claro , caso você ainda não tenha entendido: o Lula não vai disputar a eleição presidencial, mas se a Dilma vencer a eleição será uma vitória política do atual presidente.
    Um abraço

  • João Paulo

    O Belluzzo já disse 1000x que não quer se reeleger, se informe melhor.

    RESPOSTA DO BLOGUEIRO
    Caro
    Não escrevi “se reeleger”, acho que você não entendeu. Eu disse “sair vencedor”, tratando do grupo político dele no Palmeiras. Para ficar mais claro , caso você ainda não tenha entendido: o Lula não vai disputar a eleição presidencial, mas se a Dilma vencer a eleição será uma vitória política do atual presidente.
    Um abraço

  • cleber

    Gostaria de que o Flamengo tbm contratasse mais “gente de peso” como os exemplos citados em sua coluna para a defesa e o ataque dele.

  • O FUTEBOL A CADA ANO QUE PASSA ESTA MAS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO,AONDE IREMOS PARAR.INFELIZMENTE A PAIXãO QUE VEM DE BERÇO NÃO ME DEIXA ABANDONAR O FUTEBOL.

  • Paulo

    gostaria que as eleições nos clubes não fossem a fotografia do nebuloso orçamento do futebol. quem frequenta clubes, sabe muito bem que só quem recebe salarios e tem condições de trabalho, são aqueles cujo o vinculo pertence a algum tipo de entidade ou patrocinador. O restante dos funcionarios e os investimentos na estrutura do clube fica estaguinada anos e anos. Faço uma pergunta neste espaço:Qual a melhora significativa , ou uma grande novidade que acontece no seu clube anualmente?

    é facil endividar uma estituição que não tem dono. é otimo grupos usarem os clubes, para justificarem gastos.

    abs. a todos.

    Paulo

  • André

    Para conquistar a confiança do eleitor qualquer esforço é válido. Mas eu procuro ver o lado bom das coisas Eduardo Tironi, se eles estão fazendo isso para agradar e ganhar voto, não vejo problema, pois quando investem em contratações de peso o time melhora e assim o torcedor também ganha.

    O que não pode é o cara ficar o mandato todo sem fazer nada e quando chega o período de reeleição querer fazer contratações para ganhar voto. No caso do Verdão, Belluzzo sempre trabalhou, o que houve foi que o time não deu certo, mas investimento sempre teve muito.

    Avanti Palmeiras!!!

  • teu blog é feio pra caramba

  • bruno

    E outra, ele viabilizou a construção da Arena, e repatriou os craques com um aumento de patrocínio de 18mi para 40 mi. Isso não é administração diferente? Quando o Corinthians trouxe o Ronaldo e o Roberto Carlos nos mesmos termos você elogiou.
    O Belluzzo tirou o Palmeiras de um atraso de 10 anos. Você deveria se informar melhor.

    Caro
    Não escrevi “se reeleger”, acho que você não entendeu. Eu disse “sair vencedor”, tratando do grupo político dele no Palmeiras. Para ficar mais claro , caso você ainda não tenha entendido: o Lula não vai disputar a eleição presidencial, mas se a Dilma vencer a eleição será uma vitória política do atual presidente.
    Um abraço

  • bruno

    Não da pra sair afirmando coisa que você não sabe. O Belluzzo nem vai concorrer.

    Caro
    Não escrevi “se reeleger”, acho que você não entendeu. Eu disse “sair vencedor”, tratando do grupo político dele no Palmeiras. Para ficar mais claro , caso você ainda não tenha entendido: o Lula não vai disputar a eleição presidencial, mas se a Dilma vencer a eleição será uma vitória política do atual presidente.
    Um abraço

  • RODRIGO T

    NAO CONCORDO, POREM RESPEITO.

  • Murilo Serra

    Você só se esqueceu de um pequeno detalhe: o Beluzzo não vai sair candidato à reeleição. Pelo menos isso é o que ele diz desde antes de assumir.

    Caro
    Não escrevi “se reeleger”, acho que você não entendeu. Eu disse “sair vencedor”, tratando do grupo político dele no Palmeiras. Para ficar mais claro , caso você ainda não tenha entendido: o Lula não vai disputar a eleição presidencial, mas se a Dilma vencer a eleição será uma vitória política do atual presidente.
    Um abraço

MaisRecentes

Satisfeitos com pouco



Continue Lendo

Calma, Corinthians!



Continue Lendo

A imagem da semana



Continue Lendo