Por que eu sou Espanha?



Antes que eu seja apedrejado em praça pública pelos amantes da Holanda pelo título desta coluna, é bom deixar claro: os dois times que disputam a Copa do Mundo mereceram sem nenhuma objeção chegar à decisão.

Quando foram formadas as semifinais minha torcida quixotesca era para o Uruguai. O país mais pobre, agarrado até hoje a glórias distantes e que de repente ressurge exibindo características que sempre estiveram em seu DNA, como superação e garra.

E a queda diante da Holanda teve todos os ingredientes de um jogo uruguaio. O time nunca se entregou, fez um gol no final, correu para pegar a bola no fundo do gol e lutou, lutou e lutou.

Com a saída dos nossos vizinhos do sul, me restou torcer pelo futebol vistoso. E, para meu gosto, ele foi exibido por Alemanha e Espanha nesta copa.

Busca pelo gol, toque de bola e uma organização tática que não empobrece plasticamente o jogo. Sem a Alemanha, o representante deste futebol é a Espanha.

A Holanda de Sneijder e de Robben é um timaço. Mas para o meu gosto, o problema dela é passar pelos adversários como se estivesse em um jogo de xadrez.

A Espanha é mais viva.

Domingo será um dia importante para o futebol mundial. Provavelmente, a equipe que conquistar a Copa do Mundo será exemplo de futebol vencedor. E será bom que o futebol vencedor seja vistoso.

Torcer pelo time que joga plasticamente bonito pode ser uma preferência romântica demais em um futebol tão competitivo como o de hoje.

Mas se o Dunga morreu abraçado com suas convicções, por que não posso morrer abraçado com as minhas?



  • roberto

    Da-lhe Vascão, nesta semana campeão da Copa da Hora e Campeão estadual de juniores após 9 anos. 2 a 0 no Flu. As coisas em São Januário estão melhorando, diferetemente da Gavea. Quanto a decisão da Copa, estou torcendo para a Espanha mas, se der Holanda será também muito merecido. Jogo duro, foram com certeza junto com a Alemanhã as melhores Seleções deste mundial .

  • Ruy Felipe

    Concordo Tironi, com relação à Espanha. O time holandês está longe de ser uma maravilha, foi ajudado diversas vezes pela arbitragem, inclusive contra o Uruguai e me lembra um pouco aquele time pauleira e sem graça da Itália que ganhou a última copa. A partir daqui que discordo de você: muito embora faltou mais um articulador, pelo menos, na seleção do Dunga, acho que o futebol do Brasil era mais bem jogado do que os holandeses e italianos. As melhores apresentações de seleções nesta copa, para mim, foram da Alemanha contra a Argentina, e o Brasil contra a Holando, no primeiro tempo. Prova inequívoca que o Dunga consegue colocar o time prá atacar e ainda ter toque de bola. O que aconteceu foi o destempero dos jogadores frente as provocações e catimba (sim, catimba, igual time sul americano) que sabe-se lá de onde os laranjas foram pegar. Aí que o time bobeou e faltou o Dunga ter a tranquilidade para isto. Faltou EXPERIÊNCIA ao Dunga. Há, e se faltou EXPERIÊNCIA ao Dunga, imagina você levar os meninos da vila, com zero de experiência também? Ia ser uma catástrofe!
    O Dunga deveria ter levado sim, o Ronaldinho Gaúcho, que este, entrando em campo, era preocupação pros adversários. Dois em cima dele, e bola sobrando pro Robinho e Nilmar. Queria ver não ser campeão.

  • Guilherme

    Nao concordo que a espanha tenha apesentado futebol vistoso nessa copa… Qual jogo da espanha foi vistoso? Contra a alemanha os espanhois jogaram muito mais no estilo “jogo de xadrez” que os holandeses. Alias, em todos os jogos os espanhois tocam a bola no meio de campo de um lado para o outro na tentativa de achar uma brecha na defesa adversaria. Muito mais ao estilo jogo de xadrez.

    Sem duvida a alemanha apresentou o futebol mais vistoso dessa copa, mas nao vejo porque a espanha apresentou futebol mais vistoso que a holanda, argentina, ou ate mesmo brasil…

    abrs.

  • Michael

    A razão pela qual eu não torço pela Espanha na final da copa é a mesma pela qual eu não torço para Portugal nunca. Estes 2 paises, deixaram o nosso continente na pior, foram nossos colonizadores mas só se preocuparam em levar os nossos tesouros e até hoje não nos recuperamos deste baque. Além do mais são muito arrogantes, tanto portugueses quanto espanhois. Por isso Domingo eu sou Holanda desde criancinha.

  • E10io

    Tbm axo q a Espanha tem 1 futebol + bonito d se ver jogar!!! Já a Holanda corresponde ao próprio apelido ”Laranja Mecânica”, + tem dado certo p/ eles.
    Flw!!!!

  • Batista

    No começo da copa eu falava da deficiência das equipes em chegar a final, comentei várias vezes com amigos próximos da vontade de ver a Espanha CAMPEÃ, que tem um campeonato organizado e nunca tinha foi campeã deste torneio, pois bem, no domingo a grande final da copa. Os times dito como pequenos apresentaram futebol como se deve apesar de não ganhar, óbvio, exemplo Coréia do sul, eslovênia, isso nos leva a pensar que tudo mudou no futebol…Argentina (decepção da copa), Estados Unidos (Futebol Americano ha ha ha), Inglaterra (Prá Rainha Ver), O BRASIL SIM TIME DE TEIMOSOS (DUNGA – O COMANDANTE), GILBERTO SILVA XIIIIIIII, FELIPE MELO BRUUUUUUUTO, MICHEL BASTOS NÃO JOGA NEM FUTEBOL DE BOTÃO, E ASSIM VAI… KAKA KEKE, ROBINNNNNNNNNNHO, NÃO É CRITICANDO QUE VAMOS GANHAR A COPA NO BRASIL E SIM CONVOCANDO NOVOS JOGADORES COMPREMETIDOS E JOGANDO, AQUI TEMOS BONS JOGADORES E O PRINCIPAL O TÉCNICO (LUXEMBURGO) QUE É ÚNICO NO BRASIL QUE GANHOU TUDO POR ONDE PASSOU E SAIU DO COMANDO POR CAUSA DO EPISÓDIO COM A MANICURE (PROBLEMA DELE), QUE VAZOU NA MÍDIA….FUI.

    Obs: Como Manaus vai ser sub-sede (a bola deveria chamar-se Yamomami, feita de coude de peixe reciclado, recheada e costurada com fibra de juta tratada).

  • Fábio

    Tironi, a Fúria é muito mais seleção que a Holanda. É uma equipe bem servida em TODAS AS POSIÇÕES e conta com um MEIO-CAMPO MÁGICO, se dando ao luxo de ter um jogador que seria titular em qualquer seleçao no banco, Cesc Fabregas.

    O Sistema defensivo da Holanda é muito ruim… Zagueiros fracos e lentos.

    É so a Fúria ter atenção redobrada com Sneijder e com as jogadinhas manjadas de Robben!

    FÚRIA CAMPEÃ!!!

  • Claudia

    Estou com você! A primeira coisa decente que leio em um blog sobre futebol, no último mês.

  • Bruno Ricardo

    …(…que ela não jogou tanto na primeira fase), ela se superou.

  • Bruno Ricardo

    Concordo com tuas palavras…Eu estava torcendo muito para a Alemanha(antes mesmo do massacre em cima dos hermanos), depois da eliminação da seleção brasileira.Porém , não posso chegar e discutir como um expert no futebol mundial, mas acho que a Holanda , mesmo jogando bem(sendo )

MaisRecentes

O treinador invisível



Continue Lendo

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo