Quem é Marcelo Bielsa?



O texto abaixo foi escrito pelo meu amigo jornalista argentino Mariano Dayan, do Diário “Olé”. Para que a gente entenda um pouco mais quem é Marcelo Bielsa, o técnico do Chile que enfrenta o Brasil nesta segunda-feira pelas oitavas-de-final da C0pa. Lembrando que Bielsa é argentino e já dirigiu a seleção de lá.

Marcelo Bielsa

Por Mariano Dayan
do diário “Olé”

“Dos técnicos sul-americanos na América do Sul, certamente, Bielsa é o menos sul-americano. O líder da revolução chilena, o nome que adora a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, o que deixou todos os chilenos apaixonados, faz um culto ao futebol ofensivo e vertical.

Muito menos pausado e horizontal que o típico futebol sul-americano, tentando sempre jogar a uma velocidade maior. Seu grande defeito é justamente esse, o de se apegar a esse estilo de jogo independentemente do rival e da situação, suas equipes sempre atacam, a qualquer preço.

Na Argentina, Bielsa ficou marcado pelo fracasso da Copa de 2002. Vinha de uma Eliminatória brilhante e foi eliminado na primeira fase, ao somar quatro pontos e empatar na última partida com a Suécia.

Por isso, a capa do Olé de sábado foi “Passou”, porque enfim tirou a espinha em um Mundial.

Desta vez, diferentemente da Argentina, tem menos no individual, mas conta com talentos como Alexis Sánchez, Beausejour, Suazo, Matías Fernández.

E agora, contra o Brasil, faltarão jogadores importantes como Medel, peça-chave no meio de campo. Contudo, esse homem analítico como ninguém, obsessivo como poucos, um apaixonado pelo futebol cujas entrevistas coletivas são sempre para se acompanhar de perto, certamente colocará o Chile como protagonista na partida.

Se é que o Brasil deixará, claro, mas Bielsa sempre quer ser protagonista. Nunca por decisão própria, esperará o rival para contra-atacar.

Homem respeitado por seus princípios, porque nunca dá entrevistas exclusivas, somente em entrevistas coletivas, porque não tem intimidade com seus jogadores, porque vive para seu trabalho, Bielsa já tirou o peso de suas costas e, pela primeira vez, está nas oitavas de final.

Já é amado no Chile pelo que fez, dando um estilo à sua equipe, com sua característica ofensiva, de toque rápido pelo meio de campo. E vai tentar mais, seguro com sua característica, contra o Brasil.”




  • Luciano

    sensacional

  • egio meireles

    SOU FÃ DESTE HOMEM INTELIGENTE CHAMADO BIELSA, TORÇO PELO BRASIL , CLARO, MAS SEI Q O BIELSA PASSANDO CHEGARÁ A FINAL DA COPA…PARABÉNS CHILE…CONSIDERO O MARCELO BIELSA COMO O MELHOR TREINADOR DO MUNDO…

MaisRecentes

Satisfeitos com pouco



Continue Lendo

Calma, Corinthians!



Continue Lendo

A imagem da semana



Continue Lendo