Dunga: de vilão a herói



Esta é a minha coluna publicada no diário LANCE! desta quinta-feira, 24/06. Leia e dê seus pitacos.

Dunga: de herói a vilão

Até a Copa do Mundo começar Dunga era o inimigo público número 1 do Brasil. Aquele que tinha tirado Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar da Copa, aquele que destruiu o jeito alegre do futebol brasileiro.

Aquele que iria conseguir cair fora na primeira fase na África do Sul. O “grosso”, o “mal-educado”, o “burro”.
Pois uma manobra aparentemente involuntária do treinador o trasformou em herói nacional da noite para o dia.

Dunga “peitou” a Globo. Fez lá uma grosseria com o jornalista Alex Escobar na entrevista coletiva, impediu que a emissora fizesse exclusivas com seus jogadores, povocou a reação da emissora e pronto: virou o “corajoso”, o “honesto”, o “brasileiro”, o “cara que ganhou tudo o que disputou”, o sujeito que “ousou barrar a toda-poderosa”.
Não que Dunga tivesse arquitetado isso. Simplesmente agiu como sempre desde que assumiu a Seleção: na base do “somos nós contra todos”.

No embate fantasioso entre a TV Globo e Dunga, o povão ficou do lado do treinador. Só no discurso, claro. Nesta sexta-feira a audiência da Globo será muito maior do que de qualquer outra TV brasileira que transmita a partida contra Portugal.
Mas em tempos de Copa, nervos à flor da pele, todos precisam de “inimigos” para combater. Da mesma fora que Dunga coloca qualquer um que o critique como alguém que está torcendo contra, o povo elege a Globo como rival, seguida pelo restante da imprensa.

Porém, a emissora não será a inimiga eterna do povo brasileiro neste assunto. Dunga retomará o posto de vilão. Basta que ele não traga o hexa.



  • Toasted

    E isso ai, quero ver agora o que vão falar, quero que apenas os faladores aqui tentem explicar como e que uma seleção não tem um banco com reservas para substituições, me digam onde e que esta o tal do Grafite que vocês tanto defenderam, e nem preciso citar o resto do banco, esse fala por todas as tranqueiras que estavam lá, Foda se Dunga !

  • Toasted

    Foi uma grande deixa para os fanáticos religiosos que nada entendem de futebol aproveitarem para caírem matando, kkkkkkkkk, engraçado usando essa maldita palavra que esta em monda essa coisa de manipulação, mas os manipulados são os idiotas que estão entrando na onda dos fanáticos religiosos, prefiro ver uma emissora que faz o que estão dizendo do que ver um emissora cheia de pastores de merda, falando merdas para pessoa que só tem merdas na cabeça !

  • Ailton

    Tironi
    A qualidade da globo está na imagem do canal, não é pelo galvão bueno que não é melhor que o luciano do valle, não é por junior, falcão, casagrande, caio que não são melhores que neto ou edmundo, por em termos de falácia todos vocês caem num lugar comum, fazem análise não pelo os que vocês vêem e sim por opiniões pessoais.
    Façam como o Prezado Garambone PEÇAM DESCULPAS MUTUAMENTE

    A sua atitude de nós incutir ao pedido de desculpas é de tirar o chapéu e seria mais louvável se você conseguisse incutir este pensamento em todos os seus colegas de profissão, dos que fazem a crítica pela crítica aos que tentam adivinhar o que passa pela cabeça do nosso técnico. podemos não gostar de algumas convocações do Dunga, mas não podemos deixar de achar que o futebol não é um jogo coletivo. Os nossos preteridos Ronaldinho Gaúcho esteve nas olímpiadas e não jogou nada, sempre criticamos que ele jogava no Barcelona e não na seleção, Ganso amarelou na seleção dos jogadores da idade dele, a sub20, o nome daquela seleção foi o Giuliano. Jogar o campeonato paulista é uma coisa, até porque eles não eram nem o franco favorito, jogar um mundial pela seleção brasileira é outra, você tem que levar jogadores que você tem ceteza que não vai decepcionar e isto não é garantia, vide Raí em 1994. Acredito na nossa seleção, temos esquema tático que dar certo, mesmo que isso contrarie alguns comentaristas, temos jogadores e principalmente temos um grupo que quer ser campeão, por eles, por nós e para calar a boca de alguns comentaristas, que criticam um time vencedor, os números provam isso, por puro preconceito em relação ao seu treinador. Temos que para com saudosismo, 58 e 62, futebol era diversão, não havia globalização, profissionalização, nem preparo físico. Em 1970. Depois do fiasco de 1966 a seleção brasileira fez uma preparação caprichada para a Copa do Mundo 1970. Enquanto os europeus chegaram ao México pouco antes da Copa do Mundo, os brasileiros foram bem antes para se preparar e aclimatar. A boa preparação do Brasil foi decisiva, com a seleção brasileira decidindo todos jogos no segundo tempo, mas isso ninguém fala. Vamos deixar a nossa seleção ser campeã em paz. Garambone peça trégua aos seus companheiros. perde uma copa para nós mesmo é sacanagem. Jogador nenhum vai a Copa do Mundo para tomar café jornalistas, ir para bordel e encher a cara de cachaça. Vamos deixar o Dunga trabalhar em paz.

  • santos

    o grande problema em nosso pais e que os jornalista em nosso pais e como o problema do racismo. e aqui nossa imprensa os intocaveis.não podem ser contrariados eles tem o direito de dismoralizar os outros de agir conforme quizerem sem jamais serem contrariados,serram fileiras ,e se armam de todos os argumentos para justificarem seus atos erroneos.

  • TUFFY

    SER MAL EDUCADO, GRESSEIRO E ANALFABETO…. HOJE É MODA NO BRASIL… VIDE O FUTEBOL, O JORNALISMO E A POLÍTICA. CADA POVO TEM O QUE MERECE. AQUI TUDO PODE, JÁ QUE OS FINS SEMPRE JUSTIFICAM OS MEIOS.

  • moacir

    Parabens Dunga, pela coragem de peitar a toda poderosa, a emissora que quer exclusividade só p/ ela,
    a emissora que faz questão de mostrar cenas de sexo e de violencia em pleno horario nobre sem querer saber se na nossa sala tem crianças ou adolescentes, a emissora que quer mandar no futebol do Brasil.
    É isso mesmo, não tem que ter exclusividade porcaria nenhuma, ela tem que respeitar os outros canais e a opinião do público. O Brasil pode até não ganhar o hexa mas vc será lembrado por este ato de bravura tezourando esta emissora prostituta…

  • Oduvaldo Attilio

    Comentei isso no blog do Beja agora há pouco, Tironi. difícil lembrar de algum bom jogo do Gaúcho na seleção se não for contra a Inglaterra. Pato teve todas as chances do mundo, Roberto Carlos não é aquele mesmo execrado por ajeitar o meião? Neymar e Ganso não têm experiência na seleção. Teriam outros exemplos. Essa seleção GANHOU TUDO até agora…tudo. A verdade é que o brasileiro nunca está satisfeito com nada. Se essa seleção chegar a final e golear a argentina por 7 x 1, ainda terá gente reclamando o porque de terem levado um gol. Eu sou um que apoiarei o Dunga. Mesmo se ele não trouxer o hexa. Pode me cobrar depois – oduvaldoattilio@gmail.com. Sabe por que? Porque, depois de muito tempo, estou tendo gosto de ver a seleção jogar. Não é bonito? Paciência, não dá pra ter tudo. Eu não tinha idade para entender em 82. Mas foi o pior legado que uma seleção poderia ter deixado. Uma super-seleção que perdeu. Perdeu. Perdeu e acabou, ué. Agora o brasileiro não se contenta se não houver espetáculo. Alegria sim, mas com seriedade. E o Dunga está fazendo isso…abraços.

  • Lucas

    e outra esses nerds abobados do twitter deveriam é ajudar o povo do nordeste do que se preocupar com essa besteira de Dunga x Globo!!!!!! Por isso que este país é uma merd……, um bando de moleques e piranhada nesta porcaria de twitter!!!!! 123 45 1.000 queremos que este país vá pra p. q pariu!!!!!

  • Julio

    Mtos falam a respeito da não vitória da Seleção Brasileira nessa copa. Criticam-na, xingam a comissão técnica, sobretudo “Dunga” e até ofedem de maneira pessoal e arbitrária. É óbvio q como brasileiro, todos, devemos e temos a obrigação de apoiar a seleção, independente de quem devia ou não ter ido à Africa, até pq não há mais jeito. A seleção pode até não ser eficiente, como todos gostariam, no entanto, ser for eficaz, cumpre sua missão e todos amarão nosso treinador – DUNGA. Acredito na seleção e q os anjos nos protejam.

  • Lucas

    O dunga não tem q se preocupar com imprensa, o negocio dele é treinar o brasil, tá parecendo q ele quer se aparecer mais q o maradona (impossível), aliás tem q treinar mais pois com esse timeco o brasil pode levar uma goleada histórica amanhã de Portugal!!!!

  • rodrigo

    TIRONI, ATÉ HÁ POUCO TEMPO VOCÊ ERA INTELIGENTE, BEM HUMORADO E DE UMA VISÃO CLARA DOS FATOS. AGORA VOCÊ É TENDENCIOSO, LOBISTA, MARIA-VAI-COM-AS-OURAS, E BURRO. DUNGA NÃO É O CARA PORQUE PEITOU(OU PEIDOU PARA A GLOBO). DUNGA É O CARA PORQUE SOMOS BRASILEIROS E PORQUE O TIME QUE ESTÁ AÍ, ESTÁ INDO BEM E É O NOSSO TIME. SÓ VOCÊS, REPORTERES EM BUSCA DE SEI LÁ O QUE, ACHAM E ACOMPANHAM MARAVILHADOS A ARGENTINA E OUTROS TIMES. ATÉ QUE VEJO ALGUNS JOGOS, MAS MEU TIME É A SELEÇÃO. QUANTO A AUDIÊNCIA DA GLOBO, OU DE A, B, OU C, TANTO FAZ. NO MEIO DA TORCIDA NÃO DÁ PARA OUVIR MUITA COISA MESMO… E, JÁ QUE NÃO POSSO ESTAR LÁ NA ÁFRICA, ASSISTO E TORÇO EM QUALQUER UMA, DESDE QUE ESTEJA COM MINHA FAMÍLIA E AMIGOS. $$$$$$$$$$ MAS, CARA, LARGA DE COMENTAR MERDA E COMEÇA A SER INTELIGENTE NOVAMENTE – ESTÁ QUEIMANDO O TEU FILME TORCER PARA QUE O DUNGA E A SELEÇÃO SE DEEM MAL (É O QUE PARECE ESTAR ACONTECENDO).

  • Marcelo Silva

    quanto voce ganha da globo seu xupim…vc e Ca…..
    quero ver por isso
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • simone teixeira

    INDEPENDENTE SE SERMOS HEXA OU NÃO, VIVA O BRASILEIRO DUNGA!

    DUNGA PARA 2014!

    FORA RICARDO TEIXEIRA – FANTOCHE DA GLOBO!

  • FORA RICARDO TEIXEIRA

    FORA RICARDO TEIXEIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    FORA DUNGA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VIVA O TRICOLOR DO MORUMBI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VIVA A INGLATERRA CAMPEA DA COPA 2010

  • andre luiz

    amigo…não é só isso…o dunga não só peitou a globo como passou por cima de determinação do todo pedoroso ricardo teixeira.
    qual tecnico da seleção havia feito isso?
    e está rolando na net a campanha “Dia sem globo em apoio a Dunga”.
    Amanha a emissora terá a pior audiencia dela…será?…vamos ver..

  • Deyvison

    Isso é um pouco d sorte por ser seleção brasileira…Brasil num vai ser campeão ñ…msm q fosse,num iria ser nunk como as outras copas q o Brasil foi campeão,pq o q Brasil tinha d melhor,q era o futebol arte,o futebol diferente,convincente,o Dunga acabou…..num dá ms prazer d ver seleção brasileira jogar ñ….Infelizment…DUNGA BUUuURROoOOoO..

  • ricardo maia

    Acredito que o Dunga está certo ao moralizar o acesso da imprensa à selação brasileira, pois esta especula e gera conflitos e impressões erradas, manipulando a opinião pública, expondo situações reais ou fictícias, mas que pareçam mais atrativas a audiência; acredito que o Dunga está errado ao proferir publicamente ataques pessoais ao Escobar. É impossível se dar bem ao bater de frente com a imprensa; mais cedo ou mais tarde a Globo dará o devido troco. Por isso faltou ao Dunga um pouco mais de equilíbrio ou inteligência emocional pra ser frio em sua reação.
    Mas todos sabemos que o Dunga está fazendo aquilo que é moralmente correto e que mais proteja o grupo.
    Lendo os comentários acima, percebe-se o quanto todo mundo é manipulado em maior ou menor grau pela imprensa:em 2006, a equipe foi acusada de estrelismo e com pouco amor a camisa, graças a imprensa; eles exigiram e forçaram o acesso à seleção, que abriu suas portas e sua intimidade; ao ser eliminada, a imprensa resolveu por a culpa no grupo, baseada justamente naquelas reportagens obtidas pela super-exposição; porque a imprensa percebe que pra opinião pública é crucial estabelecer um culpado, um fato que justifique, um bode expiatório; e nesta hora, eles não poupam ninguem, sugerem nada sutilmente a culpa naquilo que mais “cai bem”. Se aquela mesma seleção do Brasil-2006 tivesse ganho, a mesma imprensa ja teria divulgado que o dito grupo era feito de verdadeiros herois. E assim vai…

  • SIQUEIRA

    Senhor Paulo! O VERDÃO já está bem representado, aliás, diga-se de passagem, aquele epsódio do ano passado, envolvendo o SAFADO do SIMON, para mim, não resta dúvida que a GLOBO estava na “maracutaia”, eis que logo em seguida fizera uma reportagem com o SIMON como se este fosse uma pessoa exemplar. E a atitude do Presidente do VERDÃO para mim fora honrada, uma vez que não se calou e defendeu a sua agremiação e não se curvou como um FANTOCHE. O DUNGA para mim tem personalida, caráter e moral e ao que parece, pelo menos que eu saiba foi o primeiro a se rebelar contra a “toda poderosa”. Atitude exemplar. O Senhor ESCOBAR demonstrou uma tamanha FALTA de dcuação ao atender ao telefone em um abiente fechado, onde se realizava uma coletiva! DUNGA PARABÉNS! Você será um legítimo representante do povo brasileiro. DUNGA PARA PRESIDENTE DO BRASIL JÁ E AGORA!!! VERDÃO a minha é você.

  • helio correa

    Que diabo tem esta imprensa (toda ela) nao ha nenhum tecnico que sirva,o cara ganha tudo e vocês nao dao trégua.falam da roupa,da educação,da filha, de tudo, vocês estão torcendo contra para no final dizerem com todas as letras “eu naõ falei”.
    Sabe o que vocês poderiam fazer? na proxima copa coloque um jornalista, a exempplo do Joao Saldanha, aí como vocês gostam de igrejinha, nao haverá critica, pois basta falar mal de um de vocês que toda classe fica toda agitada.
    Claudio Coutinho,Zagalho,Parreira,Tele Santana, todos voces meteram o pau,o Telê uma vez disse: que ser tecnico da seleção ,fazia os amigos e a familia sofrerem, isto depois que um da igrrejinha de vocês colocaram o rosto dele com orelhas de burro no jornal, enfim só vocês tem razao, mais ninguem.se manca turma.

  • Paulo

    p/ Siqueira

    Coloque o Dunga como presidente do Palmeiras, vai combinar bem ! Gente mal educada se entende !

  • Paulo

    Só acreditarei que o povo está contra a Globo quando a “novela das oito” não der audiência. O Dunga é mal educado sim e não tem o direito de sair xingando ninguém !

  • SIQUEIRA

    Ao Senhor Geraldo Aguiar! Pelo que escreveu deve estar bem ciente e informado das coisas. No final do seu discurso, diz: “O sonho é um técnico mais maleável para 2014”. Com o devido respeito, entendo esta frase da seguinte forma: “Um LACAIO para 2014”. O certo é que a esmagodara torcida do Brasil, bem como o povo brasileiro despertou e enconotrou na atitude do DUNGA aquilo que todos queriam dizer. PARABÉNS DUNGA, você já está na história do Brasil e o tempo irá dizer isto. DUNGA para Presidente do BRASIL JÁ! Isto sendo ou não campeão, valeu e muito a postura do DUNGA! UM BRASILEIRO DE VERDADE QUE NÃO SE CURVOU AOS INTERESSES OBSCUROS. DUNGA PARA PRESIDENTE JÁ!!! VERDÃO a minha é você.

  • marie

    To adorando o Dunga… Também faço parte do apelo para que ninguem assista mais essa Globo nojenta com seu jornalismozinho tendencioso…”Cala a boca Galvão”.. “Fora Globo”…

  • geraldo aguiar

    http://jornalistaveramattos.blogspot.com/2010/06/briga-com-globo-pode-tirar-dunga-da.html

    Política 23/06/2010

    Briga com a Globo pode tirar Dunga da seleção após a Copa
    O cargo de Dunga está mais do que ameaçado, mesmo se o Brasil vencer a Copa do Mundo. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, não quer o rompimento com a TV Globo. Há vários acordos milionários entre a entidade e a emissora. Desde que assumiu, em 2006, ele resolveu acabar com os privilégios que a Globo sempre teve, como livre acesso aos jogadores e treinadores. Trabalhando como comentarista, Dunga viu toda a confusa situação na Copa da Alemanha. Estava lá. E jurou que com ele seria tudo diferente.
    R7
    Em três frentes a CBF procurou a TV Globo para tentar acabar com a crise provocada pelos palavrões de Dunga ao apresentador Alex Escobar após a vitória da seleção brasileira contra a Costa do Marfim, no último domingo (20).

    O presidente da entidade, Ricardo Teixeira, procurou Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. O chefe da delegação, Andrés Sanchez, tratou de falar com João Ramalho, funcionário da emissora que cuida só da seleção brasileira. E o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, esteve no espaço reservado à Globo no IBC (centro de mídia internacional), em Johannesburgo.

    Todos trataram do mesmo assunto: mostrar que a atitude partiu do treinador. E pediam para evitar a retaliação. A TV Globo aceitou a reaproximação. E o cargo de Dunga está mais do que ameaçado, mesmo se o Brasil vencer a Copa do Mundo.

    Teixeira não quer o rompimento com a TV Globo. Há vários acordos milionários entre a entidade e a emissora. Mas tratou de avisar a Campos Pinto que Dunga está tomando as suas atitudes por livre e espontânea vontade. Os palavrões do treinador a Escobar foram a gota d’água para a emissora. O treinador já criou problemas demais.

    Desde que assumiu, em 2006, ele resolveu acabar com os privilégios que a Globo sempre teve, como livre acesso aos jogadores e treinadores. Antes de ganhar o cargo de treinador da seleção, Dunga foi comentarista do canal a cabo BandSports. Foi trabalhando como comentarista que ele viu toda a confusa situação na Copa da Alemanha. Estava lá. E jurou que com ele seria tudo diferente.

    Já começou em Teresópolis, na Granja Comary, o centro de treinamento da CBF, mandando desmanchar tendas especiais da emissora. Passou a proibir jornalistas da emissora mostrando momentos íntimos da seleção, como o trajeto para os jogos nos ônibus. Barrou as entrevistas exclusivas. Mesmo aconselhado por Rodrigo Paiva a ceder, ser mais maleável, não houve acordo. Não teve como impedir jornalistas da emissora em voos da seleção, mas não os deixa sair antes dos jogadores para filmá-los chegando ao local onde o time vai jogar.

    Campanha
    Dunga não tolera alguns jornalistas específicos da emissora. Acredita que uns defendem o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao seu cargo. Diz que recusou diversos convites para jantar com profissionais da Globo, estratégia utilizada pela emissora com antigos treinadores da seleção. Até pessoas das quais a Globo sabia que Dunga não gostava perderam seus cargos.

    Depois do que aconteceu com Escobar, há uma ordem expressa para os jornalistas da Globo não darem entrevistas aqui em Johannesburgo. Em off, porém, há a confirmação do imenso mal-estar com Dunga e há muito tempo.

    O técnico já reclamou que a emissora chegou a pedir entrevistas a uma hora da manhã a seus atletas, nos Estados Unidos. E que os repórteres estão acostumados ao abuso pelo fato de a Globo ter os direitos de transmissão dos jogos da seleção.

    Na Olimpíada de Pequim, o clima já foi bem ruim. Ele achou que a medalha de bronze não foi valorizada. De lá para cá, o clima conseguiu ficar pior. Dunga respeita poucos jornalistas. Entre eles, William Bonner e Fátima Bernardes. Eles o convenceram a ir para o Jornal Nacional depois da convocação definitiva para a Copa de 2010. Os executivos da Globo acreditaram que tudo estava resolvido.

    Tanto que estava sendo preparado um profundo perfil de Dunga e não teria apenas lados positivos. A reportagem foi suspensa como uma demonstração de boa vontade. E os executivos da emissora mandaram cerca de 280 profissionais para a África do Sul. O ‘Exército Verde’, porque todos usam a camisa verde do uniforme.

    Todas as estrelas do jornalismo da emissora estão aqui na África. Vieram cheias de pautas para serem feitas com os jogadores. Só que Dunga trancou a seleção. E para todos os veículos, inclusive a Globo. São apenas dois jogadores por dia dando coletiva e depois treino apenas para ser filmado. Na semana passada, ele resolveu ainda fechar os treinos. A emissora teve de espalhar jornalistas pela África do Sul para buscar matérias. Isso teve um custo inesperado, caro e improdutivo.

    A audiência está mesmo com os jogadores. O repórter Mauro Naves conseguiu uma exclusiva com Robinho na segunda folga em Johannesburgo. Dunga deu uma enorme bronca no jogador. O atacante foi obrigado a pedir desculpas a todo o grupo. E jurou que não cairia no mesmo erro.

    Dinheiro
    Com os treinos fechados, os patrocinadores também reclamaram. Os treinos são as grandes vitrines para os 11 patrocinadores que pagam, juntos, R$ 220 milhões anuais à CBF. Eles investem tanto para aparecer nas TVs. Dunga sozinho está travando esse forte interesse econômico.

    A emissora chegou mesmo a negociar com Ricardo Teixeira entrevistas de jogadores para entrar no Fantástico de domingo. Dunga vetou. E foi além. Há um espaço reservado para as emissoras que são donas dos direitos de transmissão das partidas da Copa. Fica à beira do gramado. Os destaques dos jogos sempre param ali para falar. Só que, no último domingo, Dunga não deixou seus atletas falarem à Globo, os retirou, gritando “vestiário”, e sabotou também essas entrevistas.

    Os palavrões do treinador a Alex Escobar foram a gota d’água. A emissora carioca fez um editorial forte, respondendo a Dunga no Fantástico. Na saída do estádio Soccer City, jornalistas flagraram o chefe de Esportes da emissora, Luiz Fernando Lima, desabafando: reclamando que de nada adiantaram encontros com a cúpula da CBF para garantir paz entre o treinador e a Globo durante a Copa.

    Ex-repórter, Luiz Fernando desabafou em voz alta. Para evitar que tudo ficasse pior, a CBF teve de entrar em várias frentes para se desculpar com a Globo. Isso desagradou, e muito, a Ricardo Teixeira.

    Antes da Copa, Dunga disse ao R7 que seu futuro na seleção, depois da Copa, dependia “do doutor Ricardo”. É bom ele ficar atento a convites de equipes italianas. Ricardo Teixeira está disposto a não mantê-lo no cargo para a Copa de 2014. Mesmo se o Brasil for campeão.

    O presidente da CBF não quer mais quatro anos desse clima. Só não pode afastá-lo agora para não atrapalhar a seleção. Mas os dias de Dunga parecem estar chegando ao fim, graças à sua postura radical e agressiva. O sonho é um técnico mais maleável para 2014

  • Alex Braga

    Este apoio ao Dunga reflete a impaciência do brasileiro com Galvão e cia ltda da Globo, que dita e edita o que quer, quando quer e bem quer. ESte “cala bocas” no mínimo vai levar a Globo à rever sua forma de prepotência sobre todos os assuntos jornalísticos. É Globo, o seu povo não é mais irracional como antigamente, te cuida…

  • Armando Gonçalves

    Caro Tironi,

    “..Dunga tem dito sim à CBF há anos e esta é uma das corporações mais poderosas deste país…”. Mas a CBF é o patrão dele!

    Mesmo assim, relate-nos algo, ou alguma ordem, em que CBF tenha lhe empurrado garganta abaixo. Algo no qual ele (Dunga) não achasse de acordo aos seus principios, mas que foi obrigado a dar um “SIM” para manter-se no cargo.

    E outra: Caso seja verdadeira a estoria sobre o veto dele a entrevista exclusiva de jogadores para a Globo, autorizada pelo Ricardo Teixeira, mostra que ele sabe sim, dar um “nao” para a CBF.

  • marcos boston

    o jornalistazinho ESCOBAR que tem nome de traficante colombiano se deu muito mau, pois o dunga ja e um grande vitorioso com a amarelinha varios titulos como jogador e tecnico, esta no caminho certo, nao pode permitir que essa rede de tv tente fazer dos jogadores pauco para vender seus produtos com jornalistas mediocres que e o caso do careca do escobar, nao presciso que ninguem me diga quem e dunga, nos brasileiros todos sabemos quem e nosso tecnico, se eu fosse dunga diria ao vivo e acores o inferno que a globo esta fazendo para ter noticias nesta copa para que todos boicotem essa rede de tv ..assim estou fazendo nao vejo globo ate que saibam como fazer jornalismo sem mentiras e manipulacoes..boicotem a rede globo..

  • Lampreia

    O Tironi está certo. Vcs estão crucificando o cara quando em linha alguma ele esboçou apoio a Globo. A Globo faz eu papel, que precisa ser controlado para não passar dos limites. O Dunga também não pode passar dos limites, mesmo que o chingamento não tenha sido gratuito.

  • Não sou a favor da Globo, e até acho que o Dunga está fazendo um bom trabalho, mas convenhamos, um pouco de bom senso e de boa vontade com a imprensa não faria mal. Nós que não temos oportunidade de estar na Africa queremos consumir noticias, queremos saber sim se alguém está lesionado, quem joga e quem não joga, e tudo isso fica impossível se o técnico e os jogadores derem respostas evasiavas, genéricas, e sem qualquer novidade. Obvio que o trabalho deles é ganhar a copa, mas se nao fosse por conta do público nada disso existiria. E por fim, vai ser mal humorado no inferno!

  • gosto da democracia da internet. faz o povo botar seu vedadeiro ponto de vista. seria tao bom se tivemos um computador ligado a internet em todas as casas do brasil. Ai sim senhor Eduardo, vc veria que mesmo que ele nao traga o hexa, a imensa maioria do povo ainda estará com ele. pois ele fez o que o brasileiro sempre quer fazer e nao pode. dizer nao as corporações que mandam e desmandam nesse pais. Um cara que ganha milhoes como Dunga arriscar seu emprego contra a desigualdade pra mim é o verdadeiro brasileiro. E sempre terá aqueles falando mal, e quando a imprensa for noticiar te garanto que será apenas a opiniao dessas pessoas. Fica facil ser dona da bola.

    COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO

    Não creio que a maioria seguirá com ele se o Brasil não for campeão. Sobre dizer “não” às corporações, Dunga tem dito sim à CBF há anos e esta é uma das corporações mais poderosas deste país.

  • Fabiana

    Não achei o máximo não, foi grosseria sim, e ele foi infeliz pq perdeu a cabeça. Na verdade ele desabafou não exatamente com o jornalista da globo, mais com a imprensa em geral, que afinal se sente no direito de fazer ou desfazer a imagem de uma pessoa. Tá virando herói pq peitou um jornalista da globo e é claro que quem tá fazendo isso é a mídia das outras emissoras, mais para mim naquele momento ele não visou a globo, mais a imprensa em geral que acha que pode exigir qualquer coisa por que tem o poder de influenciar a opinião pública.

  • Alberto

    Calma aí…eu li um comentário: “Se o Dunga perder será um técnico fracassado”. Deixa eu perguntar para a Deodora: Os títulos da copa américa e das confederações o fazem fracassado também? Em 2006 o Parreira foi rotulado de técnico fracassado por acaso? em 82 o Telê foi rotulado de fracassado??? Acho que você precisa rever o que vem a ser um fracassado primeiro e ser menos influenciada pela mídia Procure ao menos ter uma opinião formada não influenciada pela Globo. O Dunga já é um herói por trazer de volta o amor a camisa que foi perdido devido a ambição de atletas serem mais garotos propagandas do que jogadores. Esse mesmo amor a camisa que fez muito brasileiro chorar em 94 e essa falta de amor a camisa que fez a seleção se vender em 98 em diante…O Dunga ama a Seleção. O Dunga sempre será o eterno capitão da seleção. Ele trouxe dignidade e pelo que vejo na seleção que ele formou, os jogadores tem tido essa mesma postura…ao contrário de 2006, onde a aptia reinava e os comerciais faturavam

  • Dou dez para o Dunga, mesmo que perca a Copa. E não concordo com o que fazem estes miltons leites da vida. E a Globo, “ó”, cada vez mais mixando. Imaginem que por umas quatro vezes falaram que o jogador Liedson brasileiro naturalizado portugues teria jogado no Corinthians e no Flamengo. Vagamente me lembro do Corinthinas, mas Liedson surgiu para o futebol brasileiro foi no Coritiba, o segundo maior do Paraná, depois do Atletico Paranaense. Se manca aí pessoal.

  • Alberto

    O Dunga já é um herói independentemente do que faça. Por peitar a Globo já valeu mais do que o Hexa. Se depender da campanha #diasempliplim a globo perderá bastante ibope esta sexta feira.

  • Dodora

    Concordo com essas palavras, se a seleção brasileira vencer a Copa do mundo, Dunga será tratado como herói, mas se for derrotada será mais um técnico fracassado. Então eu me mantenho neutra, prefiro esperar os resultados e torcer pela nossa vitória. Mas , convenhamos, a Globo mereceu essa resposta porque não existe só ela de emissora no Brasil e as outras também merecem crédito, afinal, trabalham pra fazer o melhor. A Globo não monopoliza minha atenção, vejo outras emissoras quando a programação me agrada. Um abraço!

  • Ricardo

    Gosto do Dunga, tem que bater de frente mesmo. A transmissão é teleguiada por um bando de chato(tirando o Junior vovô) que pensa entender de futebol. Futebol é uma ciência não exata, cheio de brilho e mistérios. Isso que é legal! Saber que não tem lógica essa arte. Aí fica um narrador que a gente tem que engolir, deixando suas opiniões vagas, soberbas e cara ainda é um sem graça… acredito nunca ter rido de uma piada! Então viva o Brasil e que eles não percam o foco de ser campeão mais uma vez.

  • Armando Gonçalves

    Nunca vi a imprensa, nem os proprios torcedores, apoiarem algum técnico da seleção brasileira. Sempre recebem uma enxurada de críticas, mesmo com Zagalo foi assim.
    A imprensa precisa decidir o que prefere: Um tecnico gentil mas que concede regalias para a toda poderosa, ou um tecnico honesto, que trata todas da mesma maneira?

    Sempre fui fã de Dunga, desde a Copa de 94. O caso com o Alex Escobar so fez aumentar a minha admiração por ele, fosse o reporter de qualquer emissora.

  • Pedro Lima

    Caro Eduardo Tironi,
    Você esqueceu de destacar que mesmo que o Dunga não traga o hexa já é um vencedor, pois levou o povo brasileiro a exigir um jornalismo mais sério. Ao apoiar o Dunga, por paixão ou por emocão, o povo também está dizendo não àquelas reportagens sobre a virgindade do Kaká, cor da cueca do Robinho e se o Lúcio dorme com um ursinho de pelúcia.
    O povo também está cansado de rir e chorar das mesmas coisas, contadas pelas mesmas pessoas. O Dunga já venceu, pois se não troxer o hexa pode dizer que a Globo tumultuou o seu ambiente de trabalho.
    Se o “tiro” do Dunga foi inconsciente, mesmo assim ele acertou o alvo e isso é o que o time dele faz: ganha os títulos, mesmo quando joga feio.

    RSPOSTA DO BLOGUEIRO

    Caro Pedro. Vamos ver se a opinião pública com relação ao Dunga será a mesma de agora se o hexa não vier. Eu duvido que será.

  • Dodora

    Concordo com essas palavras, se a seleção brasileira vencer a Copa do mundo, Dunga será tratado como herói, mas se for derrotada será mais um técnico fracasado. Então eu me mantenho neutra, prefiro esperar os resultados e torcer pela nossa vitória. Mas , convenhamos, a Globo mereceu essa resposta porque não existe só ela de emissora no Brasil e as outras também merecem crédito, afinal, trabalham pra fazer o melhor. A Globo não monopoliza minha atenção, vejo outras emissoras quando a programação me agrada. Um abraço!

  • luiz Moreira

    Para mim, mesmo que o Dunga(toda a seleção) não consiga o hexa, já valeu demais a sua temporada na Seleção. O Dunga tem toda razão em adotar esse tratamento com a imprensa. A imprensa de modo geral é muito especulativa, causando instabilidade no ambiente da seleção, um “leva e traz” que acaba desconcentrando, pois o negócio da imprensa é vender notícias.

  • Renato Ribeiro

    1) Ganso foi operado recentemente, a comissão técnica do Santos escondeu a lesão, bela furada se Dunga o levasse. Ronaldinho Gaucho? aquele das fanfarras em Barcelona e na Italia? que tipo de compromisso ele teria numa copa? Neymar? joga bem joga, mas sem nenhuma partida oficial pela seleção ! alto risco…

    2) O embate com a globo não é fantasioso, é real ! É um absurdo a pressão que a Globo faz nos bastidores para desautorizar o técnico

    3) Grosseria com Escobar? mas falar no celular durante uma entrevista tb não é falta de educação? ainda mais falando em alto e bom som mal do entrevistado? Ah com certeza é… se houve exagero, tb houve da outra parte

    Torço muito para o HExa, será um divisor de águas. Queremos uma imprensa imparcial ! Queremos opções hoje só temos a Globo… como é chato um DOmingo somente com Faustão e Fantástico e o canais de filme da Net sem nada ! ChegA ! BAsta!

  • com certeza vc é mais um pau mandado que gosta de chamar as pessoas que compram o “seu” produto de “povão”. mais cuidado com seus comentarios meu amigo. de uma carreira mediocre que vc tem pode ainda piorar com seu pessimo trato com nós brasileiros. Entre “cagão” proferido por DUNGA a “povão” dito pelo senhor, prefiro o primeiro adjetivo, tendo em vista que seria mais corajoso e menos fantasiado de gentileza como o seu caso. O que leva a obrigatoriedade da maioria do ‘POVÃO” a assistir pela globo é somente a falta de opção e ao costume que pouco a pouco está se desfazendo. seja realista, na maioria de seus horarios a globo ja nao é mais a unanimidade. Veremos isso nas proximas olimpiadas, que serão transmitidas pela RECORD.

  • gabriel mattos

    da-lhe Tironi!!

    quem peita a globo merece ser exaltado!!!
    tava vendo q ateh no site da globo as pessoas estão a favor do Dunga!!!
    eh bonito de ver alguem incomodando aquela mafia q se chama de globo!!!

    FICA DUNGA PRA 2014!!!!!!

  • eliel telles de camargo

    o dunga nao é inimigo da globo; ela mesma se torna inimiga de si mesma qdo faz comentarios precipitados de tudo e de todos basta uma ou duas derrotas da seleçao pro time de experts da globo fazer comentarios maldosos a respeito do treinador; e como a formadora de opiniao q é, acaba jogando a torcida contra o tecnico.Pede e exige a convocaçao de jogadores q por certo trariam masi ibop em entrevistas e se esses nao forem convocados combatem os treinadores como inimigos mas se fazem besteira na copa nem criticar ela critica apenas omite os fatos afinal ja ganhou o dela mesmo.
    nao queremos nomes de jogadores; queremos o hexa somos o brasil nao somos uma emissora estamos com o tecnico seja ela quem for se for bom terá sempre o nosso apoio.

  • Luiz Alfredo

    Não se engane, o embate é real!
    A Globo só fica em primeiro em audiência por que em muitos lugares sua imagem é melhor (só o Brasil rico já é digital) o restante é “normal”.
    Quanto ao Dunga ou qualquer outro treinador que não voltar campeão, será o vilão, não é pessoal.

  • Gustavo Souza

    DUNGA O HEROI DA NACAO .SALVE DUNGA!!!!

  • Thiago Vidal

    Tironi, nao sei se o “povo” está a favor do Dunga nessa história não. Pelo contrário. A maioria das pessoas que eu conversei, pioraram ainda mais a imagem que tinham do Dunga depois do episodio com o Escobar. Inclusive eu. Ele não precisa rastejar pela imprensa, mas precisa ter um mínimo de educação. O cara, gostemos nós ou nao, é um líder. Esse é o exemplo que ele deixa para o “povo”? GANHANDO HEXA OU NÃO! ELE VAI CONTINUAR SENDO O DUNGA, OU SEJA, VILÃO!

MaisRecentes

A torcida que salvou um time salvará de novo em 2018?



Continue Lendo

A lição de Carille e o que vem por aí



Continue Lendo

Em onze dias, o Brasileiro mudou



Continue Lendo