Copa cria imagem falsa



Esta é a minha coluna no Diário LANCE! desta segunda-feira, 14 de junho, página 3. Comente

Copa cria imagem falsa

Quando pensamos em Copa do Mundo é natural que nos venha a cabeça estádios lindos e lotados, gramados perfeitos, um monte de câmeras diferentes mostrando a mesma cena e o mais importante: jogaços, golaços, um verdadeiro desfile de craques!

Tudo o que envolve a Copa antes de a bola rolar também nos faz lembrar disso: a obra- prima de Maradona contra a Inglaterra em 86 é repetida à exaustão nas TV’s, bem como o golaço de Carlos Alberto Torres contra a Itália, naquela troca de passes sensacional.

A rimeira parte deste sonho está na África do Sul: estádios e gramados impecáveis. E transmissões com imagens cada vez mais lindas e precisas.

Depois de três dias de bola rolando na África do Sul, porém, ainda estamos esperando pelo jogaço, pelo golaço, pelo
craque.

Messi deu uma pequena mostra e a Alemanha um futebol bem digno. Mas foi só. O restante foi decepcionante. Jogos ruins, equipes fracas.

Decepção? Sim, mas porque de quatro em quatro anos acreditamos na lenda de que em Copa só tem jogão.

Porém a história mostra que esta é a regra. Exceção são os bons jogos, por isso mesmo eles se tornam inesquecíveis e seus gols são repetidos frequentemente.

Quantos golaços com a beleza iguais ao de Nelinho contra a Itália em 78 foram vistos em qualquer Copa? Muito poucos. E podemos passar a Copa da África do Sul sem nada que chegue perto daquilo.

Isso não significa que a Copa será toda ruim. Ela é um torneio, com jogos ruins e poucos jogos bons. Gostar ou não, dependerá da expectativa criada em torno dela.



  • Roberto Ramos

    Por falar em imagem falsa, acabo de ouvir a maior piada dessa copa. Ao término do jogo Brasil 3×0 Chile, Herique Farias , jornalista da Globo, diz ao entrevistar o Robinho ” Robinho você foi considerado o melhor jogador da partida “. Afinal quem o considerou o melhor da partida? O Robinho, que para mim não é nenhuma surpresa, não tem jogado nada, errou quase tudo nesse jogo, como tem feito ao longo da copa, não produziu nada; mais uma vez deixou a responsabiidade de fazer gol com o Luis Fabiano, depois recebeu um passe cara-cara com o goleiro, fez o gol mais fácil da copa, e foi considerado o melhor jogador da partida. Sem dúvidas, a copa da imagem falsa!

  • Alexandre

    A Copa e qualquer outro campeonato. Na UCL e na Libertadores também não tem só jogão. O extraordinário é sempre raro, por definição.

  • Jonatas – SP

    Karamba Tironi, que belo porrete de realidade! Parei para pensar e é mesmo, existe a impressão que copa é só jogão, e sempre da um decepção quando vemos uma partida fraca entre duas megaseleções, só não concordo com a Argentina, Messi não mostrou nem 10% do que se espera dele e nem 50% do que realmente joga. E Bafana X Mexico, p/ mim foi o melhor jogo da copa até agora, e a Alemanha apesar de mostrar uma nova fase do futebol Alemão, não bateu em ninguém. Acho que no mata-mata aparecerão os jogaços, e não será surpresa se o golaço vier dos pés de um desconhecido, esses não tem medo de chutar. Olho na Korea do Norte susto pelo menos eles vão dar.

MaisRecentes

Waldir Peres foi um herói improvável



Continue Lendo

A nova moda dos técnicos



Continue Lendo

Trabalhos incompletos favorecem jogo reativo



Continue Lendo