Copa cria imagem falsa



Esta é a minha coluna no Diário LANCE! desta segunda-feira, 14 de junho, página 3. Comente

Copa cria imagem falsa

Quando pensamos em Copa do Mundo é natural que nos venha a cabeça estádios lindos e lotados, gramados perfeitos, um monte de câmeras diferentes mostrando a mesma cena e o mais importante: jogaços, golaços, um verdadeiro desfile de craques!

Tudo o que envolve a Copa antes de a bola rolar também nos faz lembrar disso: a obra- prima de Maradona contra a Inglaterra em 86 é repetida à exaustão nas TV’s, bem como o golaço de Carlos Alberto Torres contra a Itália, naquela troca de passes sensacional.

A rimeira parte deste sonho está na África do Sul: estádios e gramados impecáveis. E transmissões com imagens cada vez mais lindas e precisas.

Depois de três dias de bola rolando na África do Sul, porém, ainda estamos esperando pelo jogaço, pelo golaço, pelo
craque.

Messi deu uma pequena mostra e a Alemanha um futebol bem digno. Mas foi só. O restante foi decepcionante. Jogos ruins, equipes fracas.

Decepção? Sim, mas porque de quatro em quatro anos acreditamos na lenda de que em Copa só tem jogão.

Porém a história mostra que esta é a regra. Exceção são os bons jogos, por isso mesmo eles se tornam inesquecíveis e seus gols são repetidos frequentemente.

Quantos golaços com a beleza iguais ao de Nelinho contra a Itália em 78 foram vistos em qualquer Copa? Muito poucos. E podemos passar a Copa da África do Sul sem nada que chegue perto daquilo.

Isso não significa que a Copa será toda ruim. Ela é um torneio, com jogos ruins e poucos jogos bons. Gostar ou não, dependerá da expectativa criada em torno dela.



  • Roberto Ramos

    Por falar em imagem falsa, acabo de ouvir a maior piada dessa copa. Ao término do jogo Brasil 3×0 Chile, Herique Farias , jornalista da Globo, diz ao entrevistar o Robinho ” Robinho você foi considerado o melhor jogador da partida “. Afinal quem o considerou o melhor da partida? O Robinho, que para mim não é nenhuma surpresa, não tem jogado nada, errou quase tudo nesse jogo, como tem feito ao longo da copa, não produziu nada; mais uma vez deixou a responsabiidade de fazer gol com o Luis Fabiano, depois recebeu um passe cara-cara com o goleiro, fez o gol mais fácil da copa, e foi considerado o melhor jogador da partida. Sem dúvidas, a copa da imagem falsa!

  • Alexandre

    A Copa e qualquer outro campeonato. Na UCL e na Libertadores também não tem só jogão. O extraordinário é sempre raro, por definição.

  • Jonatas – SP

    Karamba Tironi, que belo porrete de realidade! Parei para pensar e é mesmo, existe a impressão que copa é só jogão, e sempre da um decepção quando vemos uma partida fraca entre duas megaseleções, só não concordo com a Argentina, Messi não mostrou nem 10% do que se espera dele e nem 50% do que realmente joga. E Bafana X Mexico, p/ mim foi o melhor jogo da copa até agora, e a Alemanha apesar de mostrar uma nova fase do futebol Alemão, não bateu em ninguém. Acho que no mata-mata aparecerão os jogaços, e não será surpresa se o golaço vier dos pés de um desconhecido, esses não tem medo de chutar. Olho na Korea do Norte susto pelo menos eles vão dar.

MaisRecentes

Esqueça o fair play



Continue Lendo

Corinthians já tem o diagnóstico, mas ainda não encontrou a cura



Continue Lendo

Brasileiro agora será disputa psicológica



Continue Lendo