A Copa que acabou antes de começar



Minha coluna publicada no diário LANCE! na terça-feira, 27/05, página 3. Leitura para quem tem mais de 30 anos.

Tanto quanto torcer ou ver um verdadeiro desfile de craques em campo, a Copa do Mundo encantava pelas surpresas que sempre apresentava.

Em 82, Camarões mostrou ao mundo um goleiro chamado NKono, Em 86 apareceu a Dinamáquina de Laudrup. Em 74 surgiu um time que jogava de uniforme laranja e de um jeito jamais visto.

Este começo de coluna é saudosista, sim, de forma proposital.

Em 82 uma fábrica de chicletes lançou um álbum de figurinhas da copa que foi a maior febre da minha infância e uma trabalheira para os dentistas que tiveram que cuidar da boca da molecada.

Ninguém sabia nem sequer pronunciar o nome dos jogadores estrangeiros do álbum, quanto mais saber se eram craques ou pernas de pau.

Quando a bola começava a rolar, verdadeiros mistérios e surpresas eram revelados.

Antes mesmo de a Copa da África do Sul começar, ela quase não tem mais nada para mostrar. Não há nada a ser descoberto.

O assunto está esgotado. Todo mundo já conhece os principais jogadores dos times, os uniformes e até as vuvuzelas.

Até a Coreia do Norte já foi devidamente dissecada após alguns amistosos preparatórios.

 O que sobrou para quando a bola começar a rolar?

Que bom que a globalização trouxe muita informação e diminuiu distâncias.

Mas saber tudo sobre a copa antes de ela começar, é como saber em novembro o que Papai Noel vai trazer no Natal.



  • Antenor José de Oliveira Filho

    Será que não há muito ufanismo nisso tudo? Quero fazer apenas uma perguntinha: Os velinhos da FIFA irão deixar o Brasil ganhar duas (2) copas seguidas? O Brasil vai perder a copa que jogará em casa? Acontecerá outro MARCANAZO?

  • Palilo

    Tironi,

    concordo com você a respeito de sabermos a maior parte dos jogadores, uniformes, e até mesmo o jeito de jogar de cada equipe. Porém, copa é copa, e vamos ter surpresas com certeza. Só espero que sejam boas para o Brasil!

  • Rodrigo Siano

    Não acho que a surpresa esteja arruinada. Afinal na Copa por muitas vezes jogadores medianos/ruins se sobressaem e são destaque de suas equipes. Isso é a surpresa do futebol.

    O Brasil mesmo tem que ter essa esperança, ja que somos uma Seleção formada de jogadores medios com um ou outro habilidoso ali e nem assim é grande coisa.

  • Torcedor Conformado

    Em outras épocas o Brasil formava 2 a 3 seleções, hoje o Brasil não consegue formar uma seleção.

  • Torcedor Conformado

    Sinceramente não estou empolgado com a seleção. Caso o Brasil perca a copa do mundo não irei ficar triste como em outras copas.

  • NELSON KALINOVSKI FILHO

    Tironi, até as vuvuzelas já são nossas conhecidas desde o final dos anos 70, quando eram chamadas de cornetas e empestearam nossos estádios (eu mesmo tive a minha), alguém da imprensa disse que são novidades, invenção dos africanos, infelizmente ninguém verificou a fonte e embarcaram todos nesta informação incorreta.

  • ana jessyca

    FORÇA A SELEÇAO BRASILEIRA,SOMOS O UNICO PAÍS QUE PARTICIPOU EN TODOS OS MUNDIAS, O HEXA VAI SER NOSSO,VAMOS DA UN VOTO DE CONFIANÇA PRO DUNGA…ELE MEREÇE…
    BRASIL O MELHOR PAÍS DO MUNDO…….

    BRASILLLLL O POVO BRASILEIRO ESTA CON VC…

    ANA JESSYCA MADRID ESPAÑA…JUNTOS POR BRASIL

  • Fabio junior Casagrande

    O pais da copa não tem muita coisas a nos mostrar mesmo, pois como todo mundo sabe ele não é um dos mais bem visto,mas ele se preparou para este maravilhoso acontecimento que é a copa do mundo,e mesmo com toda essa globalização que existe ninguém sabe o que vai acontescer no dia seguinte, muito menos o que vai acontescer durante a copa. Por isso eu acho que vamos encontrar muitas surpresas nesta copa do mundo,o melhor esta por vir.O que achamos que no comesso não vai ser nada no fim acaba sendo muito mais do que nó esperavamos.Vai lá Brasil vamos todos junto gritar goooooooooooooooooooooooooooooolll e voltar com o canéco na mão.

  • Paulo Cesar

    Ganhar é muito bom e muito mais prazeroso quando é difício, todos sabemos que copa do mundo é muito difício, tanto que fomos a todas só ganhamos 5, precisamos ter uma seleção boa e muita sorte, acreditar sempre, já gamos taça há 5 minutos do final perdendo 2×0 e da Argentina, força Brasil vamos ser os melhores e mais sortudos e que ganha quem for melhor. Eu acredito no exa! e os 290 milhões restantes também avante Brasil…

  • Pedro Chaves

    Cara, a copa sempre nos mostra alguma surpresa, espera a copa começar e você vai ver ;D

  • Eu vou torçer pelo brasil nessa copa que nem eu torçi em toda minha vida,e ólha que ja sao muitas copas,e a fofoca é a mesma,só que antes a gente nao sabia de nada,agora é mais emocionante eu tambem aprendi a educaçao em todos os setores dentro e fora do campo e quando se joga individual ou em grupo,unica coisa que eu acho que devemos refinar tudo isso e a cada copa do mundo dar força para o tecnico seja ele de qualquer estado,pois somos todos brasileiros,,Nao é só o time brasileiro que vai cheio de fofocas os outros times tambem vao e com a carreta muito mais pesada,entre tudo isso ainda fico com o time brasileiro pelo menos temos garra e raça de sobra pra ganhar ou pra perder….vamos esperar e ver a copa e torçendo pelo Brasil ajudar pelo menos espiritualmente para o caminho da vitória e se perdermos aceitar a derrota e irmos em frente com tudo o que nos resta que é a educaçao,tem craque que ficaram eu sei estao lá fora mas os que foram,foram escolhidos derrepente podem ser os melhores do mundo dai o brasil desponta com milhoes de craques eu convido voçes meus ermaos brasileiros esqueçam os ramos e galhos secos e vamos pelo tronco da arvore que nós subimos até o topo do mundo,,,Se eu concegui esplicar um geral da história fico feliz se nao deixo,um beijo no coraçao de todos e vamos torçer,,quanto mais dinheiro ganharem melhor pra eles eu nao dei nem um pila ,,,agora vamos jogar bola e torçer,,,,,,pra frente Brasillllllllll

  • paulo

    olha so eu sou um tanto otimista na seleçao ,sabem pq, temos os melhores do mundo,e outra uma seleçao estando bem la atras como a zaga boa e um goleiro excelente os karas da frente vao so fazer golll, e vamoos pro abraço hexacampeão, é nois é agente mesmooooooooo

  • acho muita falta de respeito para com o dunga seje qual for o criterio que ele tenha usado para fazer a escalaçäo dos jogadores o minimo que podemos fazer é respeitar se as pessoas näo concordam que eu goste de giló ai vai me crucificar? entäo acho que devemos respeitar e parar de desfazer dos nossos jogadores e valorisar quem näo foi escalado todos säo bons e dunga sabe o que fez é a sua reputaçäo que esta em jogo tambem galera e ai vai la brasil vai la salve a seleçäo muito mais que noventa milhöes em açäo vamos segurar um grito de gol na gargantaue se DEUS quizer vamos gritar com força total goooooooooooool!!!!!!!!!!!!

  • Osvaldo

    Bem, afinal estamos mais uma vez ansiosos para ver a nossa seleção praticar um futebol arte e alegre como dizem quase todos os comentaristas esportivos em relação ao que a equipe do Santos tem apresentado.Tomara que planejamentos e taticas não obstrua a individualidade dos nossos craques que muitas vezes fazem a diferença numa partida de futebol. O importante é que quando a bola rolar na 1ª partida da seleção, todos nós estejamos unidos no mesmo sentimento de vitória.Desejo sorte para a seleção e que cada jogador valorize a camisa que veste e nos dê muitas alegrias durante a copa.Boa sorte a todos nós BRASILEIROS.

  • Viviane Kelli

    Bom, essa copa está meio que desanimada, mas nem tudo que parece é…
    Então devemos se menos negativo e mais positivo, principalmente em relação
    aos nosso meninos brasileiros, ser mais confiante e que nos pequenos frascos estão os melhores perfumes.

  • >Acho que o Dunga está muito certo quanto aos seus comandados, pois comandar um grupo que näo se vejam como subalternos é muita falta de humidade e isto é necessário dentro de qualquer atividade, pois seria muito difícil direcionar o seu planejamennto.

  • Sonia/Porto Alegre

    Que pé frio Tironi. Cobristes as Copas de 1998 e 2006? Justamente essas? Quanto a ….”saber TUDO sobre a Copa antes de ela começar”… Diz aí Toloni, quem serão os finalistas? Mais um jornalista que não acredita nesta Seleção. Pobre Dunga se dependesse do otimismo brasileiro…

  • IRACELIA

    confio no Dunga,é nossa força qu vai ajudar eles,pensem nisso.

  • Lucia

    Hei pessoal! pra que este desânimo tão cedo? chega de penssar no passado oque não foi que poderia ter sido, afinal quem são os unicos pentacampeões?vamos lá! o negócio é torcer e ser feliz, faser muita festa! PRA FRENTE BRASIL HU-HU….

  • joelma

    Para mim nada acabou nao.Agora é q vai começar mesmo.
    Quero q Dunga mostre q ng é insubstitivel,e é justamente por terem criticado tanto o coitado q p/mim é essa copa vai ser uma grande revelaçao.Estou ansiosa p/q ela comece logooooooooooo!
    Vambora Dunga

  • Ivan

    Eu assisto videos da seleção de 94 e 98 na semifinal contra a holanda , aonde eu estava em casa vendo o jogo e percebo que hoje nao se joga mais futebol por amor a camisa , mais sim por dinheiro , tudo hoje é comprado , até o amor a patria do futebol , antes vestir a camisa amarela era como vestir um manto aonde todo o Brasil parava pra ver os guerreiros no campo de batalha e qnd faziam gol era como tudo ficava mais verde e amarelo , o coração palpitava de emoção , gritos , pulos , eu via as ruas pintadas com a cor do Brasil , hoje em dia n vejo mais isso , eu vejo jogadores pronto pra serem comprado .
    Boa Sorte ao Dunga e a seleção e que eles mesmo nao sendo a seleção que queriamos com ronaldinho , ganso , neymar , conseguem conquistar esse amor q ta faltando . Abraços

  • pickersgill

    bem, como a própria matéria fala… a globalização trouxe muita informação…
    a culpa disso tudo é exclusivamente de vocês, que ficam buscando informações nos quatro cantos do mundo, para saber quem vai jogar, quem não vai, quem se machucou… a fome de informação da imprensa é algo que pode até irritar certas pessoas. como foi citado na matéria, não há mais nada a se descobrir sobre a copa do mundo. o assunto está esgotado. os jogos vão parecer um simples jogo quase. mas vamos todos acabar vendo a copa e torcendo pela seleção. e de preferencia que o brasil ganhe. por que isso é uma coisa que ninguém tem como prever. graças a deus! xD
    abraço

  • Cleber

    Bote fé doido!!
    =]

  • marcus aurélio brito

    Venho acompanhando futebol há um bom tempo, e no tocante às copas do mundo, sempre chegam às finais, o Brasil, a Alemanha, a Itália e a Argentin”h”a pelo menos de 28 anos para cá; e um desses, acabam levando o título. Dessa feita, seleções como Espanha, conhecida como “a fúria” ( deve ser por causa da torcida, que fica furiosa, sempre quando ela é eliminada), a Holanda, vulgo “carrosel” (só sabe rodopiar), que sempre joga bonito, mas sempre é eliminada. Logo, uma daquelas quatro seleções as quais mencionei é que deve, mais uma vez, levantar o caneco; lembrando que a seleção brasileira tem obrigação de meio, como por exemplo: – um médico, na tentativa de livrar alguém da morte iminente, e não de obrigação, como apregoam lamentavelemente, boa parte dos jornalistas brasileiros.

  • As transformações em que a humanidade atravessa nos leva neste nosso tempo a refletir de forma melancólica com relação aquilo que era prazer, sonho, alegria, festa e tristesa, o futebol. A última bola a ser lançada no espaço sideral será o planeta terra… o fim!

  • Odlirama

    Pior que a seleção de 98 foi a de 2006 que estava cheia de acrobatas e de esquemas táticos diferentes. 3,5,2 – 4,4,2….e o quinteto mágico… vai que é tua torcedor.

  • Odlirama

    Quanta besteira. Realmente tenho que concordar, o assunto está escasso. Tenho muitas saudades do Armando Nogueira.

  • Odlirama

    Quanta besteira. Realmente tenho que concordar, o assunto está escaço. Tenho muitas saudades do Armando Nogueira.

  • Tania Lins

    Estou meio desanimada com esse lance de copa… me perdoem os brasileiros, mas foi-se e ha muito o tempo em que realmente jogavam futebol por amor ao Brasil e a camisa, hj conta o dindin na conta, vender jogo, fingir que não sabem jogar, ou jogar na copa do mundo como se jogassem num campinho qualquer na rua de casa. Pode ser e espero (quero acreditar) que com a Seleção de Dunga seja diferente e eles tragam algo de bom pro nosso Brasil, além da experiencia que muito terão, o CANECO.
    BOA SORTE PRA NÓS.

  • Ivana

    Desejo toda a sorte do mundo a nossa seleção.
    Que eles consigam vencer esta nova copa, e mostrar um ótimo futebol brasileiro.
    Não conhecemos muito dos jogadores, mas como disse o colega acima, as equipes com estrelas não mostraram competência em outras copas.
    Muita boa sorte ao Brasil!!!!
    Que vençamos esta copa para mais uma vez, mostrar aos jornalistas, assim como em 2002, que os nossos treinadores sabem o que fazem!!!

  • simone

    Pois ao contrario de vc,eu acredito no Brasil.
    Afinal não precisa de boa recpção na Africa do sul para ser campeão.Nós não somos cervejas para ser rotulados,somos penta campeão e seremos hexa com Dunga na direção.Seremos HEXA CAMPEÃO,HEXA CAMEÃO,HEXA CAMPEÃO

  • Djalma Barreto

    Acho que deveria ter convocados alguns jogadores, como por exemplo Ronaldinho Gaúcho (Craque). Mais, achei muito certo a convocação do Dunga(Sem tá Zangado), pois 90% da equipe foram responsável pela classificação, sem contar em todo entrosamento e intimidade (No bom sentido) do grupo. Pois é de tamanha frustração você se dedicar para conseguir um objetivo e na hora de comer o gostoso, colocar outro no seu lugar.
    Desejo primeiro que tudo que eles se dediquem o máximo para essa conquista. Pois, tem um país inteiro acreditando, mesmo dizendo que não acha que vai ganhar.
    Porque não adianta dizer “BOA SORTE” se não quiserem nada com nada.

    Djalma Barreto (Deshayner)

  • Lázaro Piunti

    Parabéns!
    Com meus 60 anos, estou nessa fase de relembranças.

    Agora,
    a graça perdeu a virgindade.
    Até na Copa.

  • Concordo com a idéia de que se acabaram as surpresas e a magia na copa do mundo especialmente para nós brasileiros,acostumados a grandes craques e pelo menos a expectativa de apresentação de um futebol genial e que encantaria a todos ,hoje vamos para a copa com a promessa de um grupo coerente e trabalhador que joga pelo resultado!! isso é deprimente mais por outro lado como sempre existe um balanço de situações pelo mundo ,talvez sejamos surpreendidos por um futebol encantador por parte dos Espanhois que tem tem um meio de campo inovador de um toque ,e que encanta pela beleza de posse de bola e passes Mágicos para dois atacantes de muita qualidade bem diferente da gente ou até mesmo os hermanos com um ataque cheio de estrelas e demolidor para nossa total desilusão.mais talvez isso seja necessário para que nós brasileiros voltemos a destacar o futebol bem jogado, de beleza e craques e possamos fazer desse princípio um time vencedor ,mais valorizando o que temos de melhor que são ótimos jogadores e talento.

  • meeeee

    eu acho que não esta tão perdido como voce disse.parece estar tudo descoberto,mas na hora H quem garante que não vai entrar um menino que vai fazer historia?um contratempo que vai ficar famoso?um lance que jamais será esquecido?
    essa é a alegria da copa do mundo

  • ANA

    ótimo

  • Rafael

    Nessa hora que a magica do futebol surpreende a todos, ao imaginar que já sabe de tudo, você se ilude e ao longo dos jogos vera que o futebol é uma caixinha de surpresas. Não é atoa que em cada rodada do Brasileiro cada time da o seu melhor e surpresas acontecem. Destacando que na copa das confederaçoes o time americano fez a magica acontecer sobre o time espanhol. Com todo respeito descordo do seu texto e digo, espere e vera.

  • Samuel Silva

    Pela postagem, Toroni!

  • Eudes

    Me descupai cara mas você é um babaca que realmente nao curte o que è uma copa do mundo, que por sinal ainda tem muitas coisas para nos mostrar e nos revelar, agora vai arranjar o que fazer e publicar uma materia interessante para que nos possamos desfrutar, se nao consegue fazer isso, pode deixar que pessoas com mais capacidade que você vao fazer!

  • DENIMERCIO CENCI

    PIOR QUE É VERDADE , SÓ FALTA , CONHECENDO TODAS OS TIMES DO MUNDO ELES NÃO GANHEM A CAPA DO MUNDO PARA O BRASIL, O BICHO VAI PEGAR .

    ATT. CENCI

  • Discordo que esse time de 82 tenha sido o melhor , pois vieram embora cedo , tinham sim um centroavante ridiculo e um goleiro mediocre , Serginho e Valdir Perez ,e se tivessem sido os melhores teriam trazido o caneco .

  • vanderlei

    Caros torcedores brasileiros, é com muita tristeza , que escrevo estas linhas , para
    deitar falação , sobre o que acontece com a seleção , eu sou daquele tempo onde
    não se podia falar nada , que davam um sumisso no camarada , mas hoje com responsabilidade podemos e devemos , falar , interpretar o grande palco da vida em que vivemos , sem duvida entendemos que a copa do mundo é um momento de ale-
    gria , não só para nos brasileiros , mas também para outros amigos , de outros paí-
    ses. Só que esquecemos de uma coisa muito importante, enquanto estamos distrai-
    dos com este evento , esquecemos da nossa dura realidade, dos problemas por que
    passamos , do atrevimento de alguns que nos iludem dizendo que tudo esta bem ,
    quando sabemos que muitas coisas não andam bem por ai, não devemos nos enga-
    nar , meus amigos por este grande palco montado , onde os detentores do poder
    gastam milhões talvez bilhões de dolares , para iludir , ludibriar para enriquecer algu-
    ns e empobrecer mais ainda milhões.Acordar é preciso , mas despertar a nossa men-
    te invigilante , para esta coisas é de vital importancia para os nossos destinos.
    Assim disse aquele que adora futebol, mas que não se iludo com este momento ,por-
    que o momento seguinte chegará e queira Deus que estejamos equilibrados para que
    façamos o que tem que ser feito neste breve tempo neste planeta!
    Até um outro dia meus amigos.

  • Julio Mad

    Nesses tempos de populismo no Brasil, onde nunca antes se valorizou tanto a ignorância, falta de educação e, também, nunca antes a meritocracia foi tão condenada, o turrão Dunga mostrou a arrogancia das velhas raposas da política, ao rejeitar a cumplicidade da torcida e não ceder um ou dois pedidos. Se aceitasse o clamor popular, mesmo não trazendo o caneco teria muita chance de permanecer no cargo. Agora não. Se perder, será conduzido de volta ao lugar onde estava antes do comando técnico da Seleção mais festejada do mundo, assim como já aconteceu com outros de sua espécie. E ainda, se o “eficiente” e feio futebol de resultados perder, talvez ganhemos, iniciando um processo de resgate do futebol espetáculo, que não tem medo do adversário e que impõe sua arte sobre eles, e que não tem medo de novos talentos, acabando de vez com o “grupo fechado” que entra em campo de maozinhas dadas para mostrar a todos que são intocáveis.

  • Sem comentario.

    é o pior post q ja li ate hoje…foi uma perda de tempo…entao eduardo nem assista a copa.ok?…ja q perdeu a graça pra vc…

  • Marina

    Realmente não tem tanta novidade assim pois a imprensa divulga tudo, mas sempre tem a alegria de quando o time está jogando, a expectativa da vitória, a vontade de ver o time jogando bem e fazendo um espetáculo. Não tenho a mesma emoção e expectativa de quando tinha 12, 16 anos (copa de 94 e 98) mas ainda me disponho e me alegro em sair pela vizinhança pedindo uma contribuição para pintar a rua de verde e amarelo e esperar a vitória do Brasil.

  • Sergio Lopes

    Me permita discordar, caro Tironi. Com toda a informação que nos cerca hoje por TV, rádio e internet, jogos da Europa … nada disso substitui a emoção que vai rolar nos 90 minutos de cada partida do Mundial. Seleções conhecem seleções sim, mas isso não garante nada!!! Argentina já foi antecipadamente proclamada campeã em outras Copas por seu belo futebol … e nem passou na fase de grupos !!! A Espanha era a seleção devastadora para 2006, já a consideravam campeã, no Brasil a temiam … e ficou pelo caminho!!! Portanto vamos torcer e muito por nossa seleção a caminho do hexa !!!

  • carlos

    Deve ser ruim nao ter assunto pra falar, putzzz..que imprensa mixurica

  • Igor Amorim

    De fato, a gente já sabe quase de tudo. Mas nessa Copa, diferentemente de todas as outras, estou com um mau pressentimento. Acho que o Brasil não passa da fase de grupos. Isso já aconteceu antes? Penso que não. Pois bem, seria o fim, mas seria bem feito para esse tal de Dunga, por ter deixado tantos craques fora da seleção.

  • Marcelo Vieira

    Velho, sera que alguém ainda tem um albun destes perdidos por ai, que epoca fascinante, valeu pela lembrança.

  • Patrícia

    “O que sobrou para quando a bola começar a rolar?”

    Simples, Futebol e não um apanhado de sensacionalismos e mitos a respeito do País Sede, estes, resultam em brincadeirinhas como: “Desta vez, que não sirvam carne de Zebra na véspera da decisão.”

  • roberlani garcia rosa

    olha a seleção tem um grande goleiro, uma boa defesa, um craque no meio campo, um ataque que sabe fazer gols. Eu acredito sim, porque o Dunga é cabeça dura, mas nós temos que dar o braço a torcer ele tem um time montado. em 82 tinhamos um grande técnico e grandes jogadores, mas não tínhamos uma equipe e deu no que deu.E sem mais “sou brasileiro, não desisto nunca” e amo o Brasil.
    Vamos Brasil rumo ao hexa. Brasillllllllllll.

  • Teresa Cristina Carvalho

    Gostei demais!!!!!! Foi bom recordar o lance do chicletes rsrsrsrs. Comprava na distribuidora caixas fechadas para os filhos abrirem e colar as figurinhas.Realmente chicletes existia por tds os lugares da casa. Figurinha repetida se trocava jogando capão na escola . Excelente o artigo .

  • James Howllet

    Comentário mais nada a ver hein Tironi!

    Reclamar que a globalização deixou a Copa sem surpresas??

    tá parecendo aquelas pessoas saudosistas, que vivem dizendo: “Ahhh no meu tempo td era melhor, não tinha essa tecnologia de hj…blá blá blá”

    A Copa é sempre uma caixa de surpresas.

    Vamos esperar pra ver!

  • Alberto

    A maior decepção em Copas, pra mim, foi a de 2006… Nossa! Aquela equipe brasileira, da copa da Alemanha, jogo parecendo que queria perder mesmo.Não tiveram o comprometimento com um país que os assistiam em cada esquina! O mais chato foi ver que aquele jogo foi entregue por aquele Roberto Carlos e dps ele saiu rindo no fim do jogo, abraçando todos os franceses.. Absurdo isso! E ainda teve torcedor e cronista esportivo querendo a convocação desse sujeito pra essa copa!

  • E olha que eu comentava sobre isso ontem a noite com meu esposo, já disseram tudo sobre todos, cadê a COPA, já se foi, sem contar que esse ópio do milênio (FUTEBOL) inebria um povo já tão IGNORANTE, afinal pra que pensar nas eleições, (!) vamos assistir o futebol dos “CRAQUES” que ganham fortunas e não jogam bulhufas, (ôh saudades do meu galinho).

  • meu comentário está aguardando moderação,,,será que até isso tá censurado

  • estão conseguindo acabar até com o prazer de assistirmos a copa ,,,e se a dilma entrar nada muda ,,,o podre do ricardo teixeira que é unha e carne com o lula vai continuar até morrer e com ele enterra o futebol brasileiro e a nossa paixão pela copa…pelo amor de Deus ,até a idoneidade do futebol está na nossa mão,,,vamos votar certo,,,,nossa esquadra depende muito da política

  • leandro magalhães

    Concordo plenamente,tenho 37 anos e a copa de 82 foi a que eu realmente comecei acompanhar futebol e entende-lo.Na minha concepção este escrete foi o melhor que vi jogar.Tudo bem muitos dirão não ganhou nada,porém mais importante do que vencer é a forma como se vence,não devemos nos nivelar por baixo.O verdadeiro futebol brasileiro é uma escola,não basta simpesmente vencer por vencer e sim superar o adversário com classe e elegância sempre que for possivel.
    Em outros mundias essa disputa era um com fronto de estilos de futebol,hoje em dia os maiores jogadores jogam fora de seu país de origem,originando uma suposta globalização na maneira de jogar das seleções,sem falar das naturalizações de jogadores que muitas vezes não tem nenhuma raiz com o país que irão defender,está perdendo a graça.

  • Nossa Senhora

    TOTALMENTE DE ACORDO COM O COLUNISTA E COM O COMENTÁRIO ACIMA DO DAVID.

    100% DE ACORDO.

  • Meu inconformismo a essa altura do campeonato, como não posia deixar de ser, esta relacionado a não convocação de Ronaldinho Gaucho, Neimar, Adriano e Ganso. Quando que em sã consciência, pode-se deixar de convocar esse quarteto, que ao meu ver e da maioria dos torcedores brasileiros consideram; favas contadas, quanto a trazer para o Brasil mais uma copa do mundo. É lamentavel.

  • ELIZETE SENA

    Porque a maioria dos brasileiros (entendidos no ramo…)tendem as criticas,mesmo antes de abrir a porta e verificar o que nos aguarda? Esqueçam o passado,ja que não tem memoria para tanto… vamos para galera,pensamento positivo…todo um trabalho esta sendo feito para estes afins……..ao HEXA pessoaaaaallllll!!!

  • GOSTARIA DE SABER O PORQUE DA NÃO DIVULGAÇÃO. EXPLICA.

  • Tiago

    A Esqueci… Desde Quando a Sede da FIFA fica na França? Pelo que eu Saiba, a sede da FIFA fica na Suiça. Abraços

  • Paulo

    Não é pq alguns jogadores que “todo Brasil” qria não foi convocado q vamos ser pessimistas! Pois afinal futebol é uma caixinha de surpresas!? Se o melhor sempre ganhasse!?!?

  • Tiago

    Pernetas q ngm sabe como chegaram a Final e levaram a Taça? Me desculpe, mais vc é MALUCO? Os numeros falam mais do que eu. A França teve o melhor ataque e a melhor defesa da Copa, alem de ter o ZIDANE. Ele é Perna de Pau? Para de inventar desculpa, pro que nao tem desculpa. Os caras jogaram mais, ganharam de 3 x 0 na FInal e Pronto!!
    Abraços

  • Ricardy

    Antes de começar a copa da França eu profetizei aqui em casa: Final- França x Brasil, e França campeã. Lógico, voces acham que o Michel Platini iria programar toda a festa no território françes, para o Brasil ser campeão; não teria coisa mais motivadora para a autoestima francesa do que a França campeã justamente em cima do Brasil. A prova disto foi o vexame da mesma seleção na copa seguinte.
    Outro detalhe curioso, em outras copas, como por exemplo a do México, o Brasil levou em sua comissão até mesmo cozinheiros. Na Copa da França a equipe de cozinha era totalmente francesa.
    Deram remédio sim, e a comissão técnica estava sabendo. Mais armada que a Copa da França, só a da Argentina em 1978; eles não foram tão discretos.

  • Volnei Lopes da Silva

    Tironi, desculpe, mas a sede da FIFA é em Zurique, na Suiça, e não na França. Abraços.

  • estou pouco confuso, quanto a friesa na saída daquí, equanto a chegada lá; Pois eu não ví uma simpatia se quer nem de crianças no desembarque. Estou triste por enquanto;Mais quem sabe? vamos aguardar.

  • só temos esperança naquilo que pegamos, naquilo que já provamos, sem exeções somos todos assim, muitos julgaram, o fato do ronaldinho não ter sido convocado pelo dunga, mais ele tem experiência naquilo que faz, meses e meses, observando jogadores, durante 4 anos, para fazer o melhor, após 4 anos observando, julgo que o dunga, teve experiencia naquilo que fez, não temos novidades, não temos uma seleção, explendorosa, mas sim temos brasileiro, jogando com garra, minha esperança deposito neles nessa cópia.
    e outra qualquer coisa jogamos a culpa no dunga.

  • paulo sergio

    Concordo, esta copa não vai ter nenhuma surpresa e a maior certeza disso é que o Brasil não vai ser campeão, pois a proxima vai ser aqui. Quem vc acha que vai ganhar em 2014, em sua própia casa??

    Já está tudo arrumado para isso.

  • joão azevedo

    Não vão comer zebra não, mas sim hipopotamo ou rinoceronte. Zebre é para trazer pra casa.

  • Concordo com David e ainda levanto a suspeita de armação.Pois,desde que se terminou a copa de 94,já se passava um clip da final de 98 com a seleção Brasileira e a Francesa.E que seleção aquela francesa hein,que sem armação não passaria nem pela paraguaia.É certo que não havia se desenhado o resultado.Contudo,como disse um dos jogadores daquele “seleção” no futuro todos saberão o que realmente aconteceu.Pois bem amigos estamos no futuro e só que podemos supor é que conquistamos a vinda da copa de 2014 e por seqüencia as olimpíadas de 2016.Gente como estamos com sorte depois da copa de 98 hein.Deveria se ter uma CPI para investigar isso.

  • Assis

    Também ando meio desiludido, sem Ronaldinho gaúcho a seleção perde um pouco do brilho e atenção aos telespectadores.
    Mas já ouvimos que “Dunga não usa craque”, portanto como disse o colega, acreditamos na sorte de Dunga. Ai Ai..

  • Luiz

    A Copa do Mundo continua a Copa do Mundo , cheia de festa e futebol bonito e quando um time sem tradição ganha existe a surpresa da zebra, ou se esqueceram que futebol ainda é uma caixinha de surpresas?

  • KLEBERT

    A falta de intusiasmo com atual selecionado brasileiro é evidente, não percebemos manifestações positivas em relação a seleção, realmente o torcedor anda desconfiado e com pé atrás com o time, o bom disso que toda vez que a seleção vai desacreditada ela consegue o caneco. O retrospecto da seleção nos últimos anos com o técnico Dunga é animador por isso acredito que o time vai se superar e mostrar que ainda é a melhor seleção do planeta mesmo sem os “R” do passado. Desembacar na África do Sul sem o Oba Oba de sempre já foi um grande passo, isso mexe com o ego dos nossos guerreiros e quem sabe impulsiona-os para vitória.
    A final de contas se leão é o rei na África, somos majestade no futebol. Prá frente Brasil.

  • Mércia Regina

    Concordo em número e grau com DAVID, o nosso futebol está perdido e estamos em 2010 e ainda eles não se encontraram.

    Que venha a copa!!!

  • Lamentavelmente tenho que concordar com você Tironi. Lembro da ansiedade para os jogos da seleção na Copa do Mundo nas versões anteriores. Agora, não sinto a mesma emoção. A contagem regressiva feita pela Rede Globo está mais sem graça do que nunca. A sensação que se tem é que querem vender um peixe, um produto novo no mercado. Sabe aqueles que dependem de troca de favores ou pagamento para entrar na mídia? Essas coisas do gênero que até crianças estão carecas de saber. É obvio que torço pela seleção brasileira, afinal de contas sou brasileiro, mas não acredito nela como devia. Não amamos os jogadores como os amávamos. Por motivos desconhecidos ou alheios a nós, meros espectadores do show, armado ou não, os craques que estão com sede e amor pelo futebol que supera o amor ao dinheiro por ele fornecido, não foram chamados para ingressar à seleção. Infelizmente, daqui a quatro anos, alguns jogadores jovens não terão o mesmo amor pela seleção brasileira como têm agora. Querendo ou não, o reconhecimento internacional em euros e dólares, fará com que o clima frio dessas regiões fará com que o fogo do patriotismo seja comprometido nos nossos craques.
    Vamos lá seleção! 🙁

  • Victor

    David,
    francamente! Esta estória de a seleção de 98 ter entregue o jogo na final é de um ridículo atroz. Senão vejamos: Ronaldo, bi-campeão em 94 e 2002 entregaria o jogo porque? E Zagalo, que foi 4 vezes campeão do mundo, me dê um motivo lógico, pra que um cara que fou 4 vezes campeão do mundo entregue o título. É absurda a ideia. Há uns idiotas que falam que a seleção teria recebido dinheiro pra perder o jogo final, mas quando um jogador é campeão do mundo o seu passe se valoriza muito, ou seja, pra ganhar dinheiro, o melhor é ser campeão. Alguns brasileiros têm essa mania feia e arrogante de achar que nossa seleção não pode perder. Claro que pode. Jogamos pessimamente mal a final de 98, mas daí dizerem que o Brasil se vendeu vai uma enorme distância. Lembre-se, David, que a Hungria de 54 e a Holanda de 74 eram favoritíssimas e perderam. E nem por isso entregaram o jogo. A internet, com suas fofocas protegidas pelo anonimato e seu acesso quase universal dissemina esse tipo de imbecidades. Cabe às pessoas que pensam que pensem, raciocinem um mínimo. Afinal, David, cabeça não é feita pra enfeitar pescoço.

  • delcir b. gomes

    Concordo com voce ,que mmuitas seleç~oes chegaram a copa do mundo sem pespectivade serm cammpeoes e foram,e as que aparentemente tinham condiçoes de ganhar não levram,o maior exemplo foi seleção Brasileira de 1982.A pesar da Seleção ter saído para copa tão desacreditada pelos brasileiros ,que por sinal nem a chamam de Seleção Brasileira e sim,selleção do DUNGA,eu sendo brasileira acredito na Seleção, nós brasileiros só queremos ganhar e esquessemos de valorizar e apoiar os trabalhos dos técnicos, eu posso imaginar que não é facil montar uma seleção no Brasil,no entanto vamos respeitar a escolha do tecnico.Caso o Brasil não ganhe a copa de2010,virão outras copas,final das contas 2014 será no BRASIL.Imagine sermos campeões na terra dos Tupiniquins?.

  • Renato Porto Feliz

    95% da população brasileira não se agradou com esta seleção do Dunga. Qualquer um de nós poderia montar uma seleção de jogadores não convocados e esta ganharia fácil do time do Dunga; EX: Victor, Wesley, Miranda, Chicão, R. Carlos, Hernanes, Pierre, Elias, Ganso, Neymar e Tardelli. E se duvidar acharemos mais algusn nomes bons. Fazer oque, sou brasileiro e não desisto nunca. Rsrsrsrsrs

  • smoreno

    Hehehehehe…. gostei da carne de zebra… bem colocada….kakakakakaka
    mas, realmente é dificil confiar em uma equipe que ninguem conhece e poucas vezes foi vista em campo…
    quero acreditar que Dunga tenha razão, mesmo havendo muitas controvercias, ñ sou técnico, pouco entendo de futebol,entretanto acho que nossos idolos fariam melhor apresentação . Notem que, ñ houve nenhuma manifestação de boas vindas, nem mesmo por curiosos na africa, o que certamente , se houvesse alguns ícones de noso futebol,( mundialmente conhecidos ) a coisa seria diferente… sinto muito seu DUNGA, mas, vc pisou na bola literalmente com a torcida Brasileira. Espero que Deus o ajude e vc consiga reverter a situação, pq senão….
    o bicho vai pegar pro seu lado.
    smoreno/ Lavras- MG

  • MARLA

    Nao podemos pensar e desejar que somente o Brasil jogue futebol e ganhe copas e trofeus….o Brasil ensinou a muito paises o prazer de jogar futebol e como se deve fazer para conquistar titulos…e isto e muito bom. O que nos brasileiros devemos desejar e que estes atuais profissionais do futebol valorizem a camisa que vestem e que tenham amor por sua patria e lutem lutem bastante nao importam os resultados o importante e sentir orgulho pelo que fez e pelo que esta fazendo….sou brasileira brasileira brasileira visto as cores verde/amarelo o ano todo e todos os anos…desejo muita sorte ao Dunga e aos nossos jogadores.

  • Lucas

    Nossa, que falta do que escrever hein. Achei que o lance fosse mais criterioso na escolha dos colunistas.

  • Luzimar Vasconcelos da Rocha

    Não entendo o que o torcedor quer. Afinal querem o titulo ou querem ver jogadas bonitas e não ganhar nada? Vamos confiar que nossa seleçao vai jogar bonito, que nossos craques sabem mostar um bom futebol, mas já entendi, se Dunga escalasse a seleção que todos acham, cada um puxando pro seu time , todos estariam felizes, mas afinal quem é o tecnico é o Dunga e ele já mostrou ser um vencedor então o que nos cabe é torcer pelos jogadores escolhidos, o que nos adiantou aquele monte de estrelas na compa da França.Sorte ão Dunga e aos nossos craques!
    Beijos

  • A copa do mundo de hoje,é como uma gestante que faz um pré-natal que a ultrassonografia revela o sexo do da criança. Já perdeu a graça. A ansiedade pela surpresa já era. Nem sei se irei assistir todas.

  • ADOLFO

    Ok, muito precisa sua observação. entretanto, acho que está faltando ao brasileiro, mais empolgação com a sua seleção; daí, a falta de ações como o album de figurinhas etc.
    O próprio empresariado, só se importa com os tradicionais souvenirs, não havendo nenhum lançamento que não vise apenas o lucro imediato.

  • David Florim

    Bom dia Tironi, meu nome é David Florim, jornalista na terra do pinguim (Ribeirão Preto) e mais um apaixonado por futebol.

    A globalização foi um bem à humanidade. Propaga informações de maneira rápida. Porém como você mesmo disse, em determinados momentos consegue tirar um pouco o brilho do futebol.

    A Coréia por exemplo possui dois bons jogadores (10 e 23), e mesmo vivendo em seu mundinho fechado (Lost), não conseguiu esconder, dentre o exército de olhos puxados, dois atletas que não condizem com a nacionalidade, tamanha a habilidade com a bola nos pés.

    O mundo conheceu a dupla na qual nem ouso pronunciar o nome (é complicado demais…).

    Até as vuvuzelas e as emergentes seleções que estarão na África passaram a fazer parte do nosso conhecimento e provavelmente, dia 11 de julho, aquele belo estádio que mais parece um imenso formigueiro (Soccer City), receberá em seu estonteante tapete verde, gente que ” a gente” conhece muito bem… Fazer o quê né? É a globalização e que seja o Brasil!

  • VERA LUCIA

    Apesar de não entender muito de futebol, eu estou também sem muita esperança, mas quem sabe eu mesma não tenha uma surpresa. Mais minha parte estou fazendo já estou de camisa, boné, corneta e tudo mais que se tem direito pra torcer pelo Brasil, ontem mesmo as 2.05 hs quando o avião desceu na cidade que a seleção vai ficar, foi emocionante, está presenciando ao vivo e a cores. Só nos resta dizer: Bola pra frente Brasil!!! e que a sorte seja nossa essa ano.

  • adolfo

    Este ano a copa sera entre ARGENTINA E INGLATERRA.

  • Ricardo Dias

    Ridículo. Uma Copa do Mundo é sempre um mundo novo. É um mês de fantasias, sonhos grandes espetáculos e sempre belos imprevistos (dentro de campo, claro).
    Se já acabou Sr. Tironi, diz aí pra gente, quem é o campeão? Porque já deve estar rolando muita festa por lá.

    Não acho que seja bem assim não. Na busca do troféu que vangloria o maior espetáculo da Terra, há muita coisa pra acontecer ainda.

    Grande abraço e boa COPA DO MUNDO pra todos!

  • não precisa de discurso para dizer nada nimguem estou gostando desta seleção , somente por estar dezacreditada,sim, mas porque? .Porque em 82 eramos a melhor seleção da estória fomos destroçados!!! Em 86 tinhamos a serteza que seriamos campeões com o fenomenal careca e não conseguimos nada, não sitando 94 mas em 2002 chegamos desacreditados e no que deu ? fomos campeoês a seleção de dunga já surpreendeu na eliminatoria na copa das confederações !!!Quer saber o grupo esta fechado e não era a ora mesmo do neimar vamos ser exâ campeão.

  • Felipe

    Penso que surpresas poderão haver sim. Na última Copa Itália campeã não deixou de ser uma surpresa, ninguém apostava naquele time. Sem contar inúmeras surpresas desagradáveis como por exemplo: atacantes brasileiros com mais de 100 kg de pura forma física. Em 2002, Coréia na Semi-final também surpreendeu!!! O que não surpreendeu foi a grande arbitragem de Coréia e Itália nas quartas (arbitragem digna da Copa de 78).
    Nossa própria seleção poderia apresentar ao mundo surpresas (Ganso e Neymar)!!! Pena que o Ganso foi mal na Copa Sub 20, conhece? Mas neste caso eu não sei se o Ganso jogou mal, ou o técnico que mesmo ele sendo o melhor em campo o substituia, ou se a substituição era obrigatória por forças extracampo ou se o responsável pelo Ganso ter ido mal foi o dono do seu passe que foi incapaz de negociar um percentual amigável de repasse aos donos da CBF na venda do jogador. Que absurdo!!! (como chamava aquele ótimo atacante desconhecido que jogava na seleção logo que o Dunga assumiu o cargo??? Ele jogava em um time na Europa, ninguém entendia a convocação e logo depois que foi vendido para a Alemanha por uma grande quantia de dinheiro nunca mais foi lembrado para a seleção).

  • Antenor José de Oliveira Filho

    Eu quero fazer apenas 2(duas) perguntas simples:
    1ª Se a copa de 2014 vai ser realizada no Brasil, o Brasil vai querer repetir o Maracanaço?. Creio que não.
    2ª E a Fifa, vai permitir que o Brasil, sendo penta se torne hepta em 2014?

    Então, é bom dosar o otimismo!

  • ruy

    o que se sabe e que essa seleção não sera campeã , isso e que e triste , pois isso deveria ser surpresa , mas pela escalação e pelo motivo da proxima copa ser no brasil e ai sim ter todo um cenerio favoravel e provavel para sermos campeões esta na cara que nessa copa nem iremos a final , triste ja saber disso antecipado , e tbm triste saber que caso fossemos campeões as seleção fracassadas de 82 e 86 serão + queridas e lembradas do que as de 94 e essa mesmo que seja campeã , por causa do belo e verdadeiro futebol brasileiro que jogaram , coisa que falta a essa seleção , que de brasileira so tem o nome , futebol no campo e burocratico e europeu !

  • Marçola

    Lamento muito ter que presenciar uma copa do mundo onde, a seleção brasileira, a maior do mundo, é dirigida por alguém que não posso considerar um técnico… Um técnico de verdade, não pode levar um time mediocre, composto por vários jogadores que sequer estão jogando em seus times… Há um desânimo total em mim, aliás, não só em mim, mas na população de uma forma geral… É só olhar e ver que estamos às vésperas de começar a copa, e o Brasil que é tão tradicional nas pinturas das ruas, calçadas, muros e etc, até o momento pouco ou quase nada se vê dessa arte em nossas ruas… Não tenho perspectivas do Brasil campeão, tão pouco vou torcer pra que isto aconteça…

  • Dito d neto

    Falar da boa feze de fase de sorte de Dunga, nao diz que vamos ter chances de levar o titulo, se nós os Brasileiros nao estamos acreditando, vejam a chegada de nossa seleção no paiz da copa
    Rezem, quem sabe nos treinos alguns torcedores consigam subir no pescoço da girafa e prestigiar a seleção.
    Espero que durante a copa por aqui, nossos deputados nao nos vejam como palhaços, trabalhem, trabalhem, pois, nos so teremos intervalo pra ver os jogos da seleçao e os demais…………………… trabalhando
    Sigam os exemplos senhores deputados.

  • Caetano

    E o que eu ganho com isto tudo.????

  • Carlos Magno

    Surpresa em futebol moderno? Acabou há muito tempo! O negócio é mídia (US$). É investimento nos paises sediadores e muito retorno para as empresas investidoras.

    Eu já estava satisfeito que o clima de oba, oba tinha acabado aqui no Brasil com o fiasco de Parreira, Ronaldo @ Cia, mas eis que a mídia (US$) demorou somente um pouco, e lá está de novo a pornochachada: SOMOS OS MAIORES, 200 MILHÕES NUM ÓNIBUS SÓ! Beba isto, beba aquilo! etc. Até o carrancudo e severo do Dunga já faz propaganda de cerveja! O dia inteiro na telinha! É de doer! Depois perde e a culpa é dos jogadores!

    Já viram a foto dos jogadores chegando na África com aqueles uniformes horrorosos, de um número maior, parecendo astronautas de tênis? Antigamente o paletó, a gravata e escudo da confederação na lapela, davam maior estilo e seriedade à delegação. Agora, ó, é mídia até no bumbum! Comprometimento fora do futebol! Tem razão Tironi, sem surpresas!

  • gonçalves

    olá, gostaria de deixar meu comentario a respeito deste pretenso tecnico “DUNGA” na minha opinião esta seleção foi formada não pelos melhores jogadores brasileiro mas sim pelos melhores amigo do “DUNGA” acredito que se montar uma seleção dos jogadores que estão aqui dá um chocolate nesta seleção do dunga.

    Gonçalves de são bernardo do campo S.P.

  • Seni Monar

    Apenas os fracassados tem pensamentos negativos.
    Acreditar nó Time do Dunga é questão de patriotismo.
    Vamos lá Brasil, vestir-se de verde-amarelo e pintar a cara pode derrubar o governo
    de uma Nação como essa, da mesma forma pode-se ganhar uma copa do mundo.

  • Como voce é negativo, se ganhar vais vibrar e se perder vais diser eu falei, é assim que se revela um verdadeiro cornetero, vai ser negativo no inferno seu palhaço, querias o que , que todo parque da Africa fosse ao aeroporto receber o Brasil ? nos tempos de hoje não existe mais ninguem bobinho no futebol, as 32 seleções podem perfeitamente ser campeã, o que vejo de ex jogador jornalistazinho cornetero dando palpite é incrivel, pede para um desses ex jogadores que estão comentando futebol quantas copas ganharam, exemplo o corneta do Neto que só ve futebol no corinthias alias como toda imprensa de SP,
    Fiquem ligados porque o povo ja não acredita mais em corneta ou comentaristas que mal sabem o que falam, se dependesse de voces o Flu teria caido, o Massa ja estava desempregado, e o presidente brasileiro seria o Hugo Chaves,
    ALIAS NADA ACABA ANTES DE COMEÇAR PORQUE SEM COMESSO NÃO TEM FIM, veja sua boca, como consegues falar se não abrir a boca, voce faz xixi sem puxar a coisa pra fora, então cala essa tua boca e vai trabalhar antes de falar asnera.

  • pascal

    Engracado que ate hoje falam das copas que nao ganharam e continuem a dar desculpas ou teorias (loucas) do porque que nao ganharam a copa do mundo (98 por exemplo). Sera que o torcedor Brasileiro eh tao mao perdedor?…ou sera que a maioria nao entende de bola mesmo e fica falando besteira. O egocentrismo do torcedor Brasileiro (na maioria) eh impressionante e demonstra uma ignorancia profunda quanto a essencia do esporte mundial. A realidade eh que o Brasil nao vai vencer todas as copas do mundo, sera sempre um dos favoritos, mas o eh por isso que o futebol eh o esporte favorito no mundo…porque nem sempre o favorito vence!!!

  • Cartland

    Vejo que a soberba, é um sentimento perigoso. O Dunga me passa a imagem de uma pessoa que necessita de afirmação, por consequencia dá o contra a todos, “leva o Ganso”, ele leva o Josué, “leva Neimar” ele leva o Grafite.
    Como Gremista que sou, e com muito orgulho, fico pensando qual o ritmo de jogo que o Done tem sendo reserva na Roma, o Vitor ? Do que valeu 2 anos ser o melhor do Brasil. Ter suas convicções e defende-las faz parte do ser humano, mas ter a Soberba insana?????????????
    Sinceramente vejo mais coerencia no lunático do Maradona do que em nossa seleção, mas uma coisa é verdade, se eu fosse técnico não estaria aqui escrevendo…..

  • dunguinha

    acredito muito na competencia do dunga,e sei q ele vai calar a boca dsses q se acham os dono da bola

  • Alaécio Dias

    Que papo furado acima. A copa do mundo sempre é novidade. Sempre alguns têm que perder e alguem terá que ser o campeão. Mais importante é a divulgação das culturas, avanço e conquista para as pessoas. È até dificil imaginar o ganho cultural e avanço para os povos que compoem a Africa. Que venha aquela alegria, o molejo africano, as cores maravilhosa e a bela ginga no futebol que até parece que herdamos um pouco de Lá.Vamos conhecer através da telinha varios momentos, emoções e decepções africanas . E que ê na final Brasil x Nigéria ou Brasil x Camarões. Um abraço a todos. Jjejejejejejejejejejejejej…………

  • Marcello

    Com base no texto do David, brasileiro continua acreditando que sabe tudo de bola e mais um pouco. Ainda vigora a tal teoria da conspiração de 98. Acho que é hora de enterrar esse cadáver.
    A copa, como todo torneio, premia times que são equipes. Nunca na história das copas (desculpem o bordão batido) um bando, time de kombi, casados e solteiros, patotas, apaniguados, etc ganharam alguma coisa. Não basta talento, tem que jogar bola, ter raça.
    O tal carrossel holandês não tinha bagagem, chegada e estavam se achando, como bem reconheceram jogadores da época.
    A Hungria de 54, na véspera da final, tomou um apoteótico porre já contando com o caneco.
    A seleção de 82, embora repleta de craques, não tinha um esquema de jogo definido e não demonstrou ter um plano B para jogar com o regulamento debaixo do braço. Justiça seja feita, Parece que perderam para o São Cristovão e não para uma seleção acostumada a títulos de copa.
    A Holanda de 90 chegou com ares de final, mas possuía um time internemante dividido por questões racistas.
    A França de 98 tinha uma equipe coesa, esquema tático e um Zidane, que além de talento, estava muito afim.
    O talento individual faz diferença quando há um grupo de jogadores que trabalham para que ele aflore.
    Essa Copa confirma a transição do futebol mundial e ganhará a seleção que demonstrar espírito de equipe.

  • Douglas

    Na minha opinião, o que está prestes a acontecer com essa ” inaceitável ” seleção brasileira, é o mesmo que aconteceu quando todos queriam Romário na COPA e o técnico Felipão não o convocou. Brasil Campeão !!!

  • Jorge

    De tantos abusos e absurdos que vivemos no passado e na atualidade, esse é mais um. O do futebol, que deixou de ser arte, para ser poder e dinheiro. É uma realidade quando um técnico deixa de convocar um estrelato completo, passando uma visão autoritária e sem criatividade. É lamentável também que vocês da imprensa fiquem caladinhos? Ou melhor encima do muro, parece até que começaram a ver e ouvir sobre futebol, hoje.

    Pode até ser que o time de futebol do Brasil, ganhe, porém eu acho ser muito difícil.

    Um abraço grande.

  • paulo cesar rodrigues vieira

    Já foi tempo que o Brasil fabricava craques aos montes, e aí não precisava esquemas, táticas, isso era coisa pros gringos se preocuparem porque nós tinhamos o futebol arte e não precisava retoques, eles não tinham e precisavam se virar. Hoje é diferente,
    pra ter uma idéia, ainda joga em nosso campeonato o Ronaldo nazário (gordo), creio que não jogaria hoje em nenhum campeonato do mundo no mesmo nível nosso, mas aqui continua porque foi o ultimo grande craque e não se aceita a idéia de perde-lo, o Ronaldo na Seleção de 70 não seria o fenômeno que falam hoje, ele seria mais um e insistem com ele porque:
    1- O Brasil está carente de craques
    2- As empresas precisam fazer seus Marketings, e os dois que temos revelados aqui
    ”Ganso e Neymar” precisam ainda de bagagem, o Ganso pra mim seria bem útil a essa nossa seleção.
    Conclusão, na falta desses craques que tinhamos em abundância, somos obrigados a contar com armações táticas e nos igualar aos outros. No meu ver a unica seleção que joga com um otimo toque de bola mas não ganha campeonatos é a Argentina.

  • Ed

    A seleção brasileira empatará os três jogos da fase inicial em 0x0, e sairá como a melhor defesa do mundial…heheheeh

  • Gigi Becker

    Até acredito na consciencia de Dunga ao convocar tais jogadores, se o fez é porque acredita neles. Mas ai a acreditar e ‘testa-los’ EM PLENA COPA, acho que foi um pouco demais, pelo menos no meu vão entendimento sobre futebol. Existe N maneiras de reconhecer o talento de novos jogadores, ou jogadores novos, tanto faz, e a copa não é o melhor momento. Primeiro porque o brasileiro leva tão a sério a copa que faz disso estado de guerra, torcer na copa é PATRIOTISMO, é SER BRASILEIRO, então correr o risco de não ganhar é coisa de louco. Boa sorte ao Dunga, boa sorte aos jogadores e aos torcedores fiéis.

    Abraço povo! Beijo da tia Gigi.

  • claudio moura melo

    Vou torçer porque gosto de futebol e se fossem um time de cegos, estaria com eles do mesmo jeito, afinal, sou brasileiro e tenho que apoiar quem representa o nosso país. Se a corrente for positiva, derrubará até o melhor time do mundo, basta crê, basta acreditar, basta rezar, basta fazer a sua parte e torçer muito para que os jogadores entrem em cada jogo, com vontade de ganhar, estejam iluminados e que possamos comemorar juntos muitos gooooolllllll. Bola pra frente e boa sorte seleção.

  • Ceará

    Péssimo comentario sobre a copa!

  • Tiklos

    A Copa está sem graça porque será realizada na África do Sul. Em relação aos times, alguma surpresa aparecerá, pois foi assim em 2002 no Japão quando o Brasil é que foi campeão. Quer surpresa maior que essa?
    Mesmo que seja nenhuma equipe, alguns jogadores podem surpreender. Quem sabe um norte-coreano não termina o campeonato como artilheiro ou Honduras passe para a segunda fase?
    Lógico que não nunca será igual ao México em 70 e nem aparecerá um Rivelino, Gerson, Tostão, Jairzinho, Pelé… Nossa!!

  • David

    A maior de todas as seleções brasileiras não participou nem das quartas de final em 1982. Essa dai apesar de reconhecer a sorte de Dunga, não acredito nela. Na realidade estou meio desiludido com esse assunto… Passei 24 anos contribuindo para pintar as ruas de verde amarelo, e, quando já tinha desistido, em 94, fomos tetra.
    Mas decepção mesmo veio com a copa de 98, onde ninguém jogou 30% do que sabia, e uns pernetas, que ninguém sabe como chegaram à final levaram a taça.
    É verdade que Jules Rimet era Francês, que a sede da FIFA é em Paris, que a França sempre desempenhou um papel importante no Futebol mundial. Mas… Entregar o jogo para que o milênio não fechasse sem que a França ganhasse pelo menos uma… Tenha paciência… Acho que .. no mínimo botaram lombrigueiro na comida da rapaziada, como soporífero na água contra a argentina.. Eh Eh Eh…
    Desta vez, que não sirvam carne de Zebra na véspera da decisão.

MaisRecentes

O mundo gira



Continue Lendo

Dérbi não vale. Mas vale!



Continue Lendo

Agora vai?



Continue Lendo