Calma Flu, eles erram para todos os lados



Esta é a coluna publicada na edição de segunda-feira (24/05) no Diário LANCE! Calma, Flu: eles erram para todos os lados

Dois lance prejudicaram o Fluminense contra o Corinthians e o time acabou derrotado no Pacaembu por 1 a 0, ontem. Com razão, sobrou reclamação de jogadores e do presidente Roberto Horcades.

É pregar no deserto. Ano após ano os árbitros vêm errando sistematicamente em qualquer campeonato e não há nenhuma luz no fim do túnel quanto a isso.

 Se há algum fator positivo é que os árbitros erram para todos os lados no decorrer da competição. Em outras rodadas o Fluminense poderá ser beneficiado.

Eo torcedor tricolor pode começar a ter motivos para sonhar. Apesar da derrota, o time mostrou evolução em comparação com a última partida.

Se alguns reforços chegarem, como parece que acontecerá, o time deve melhorar ainda mais.

O problema é que pontos perdidos nunca mais voltam, como é mais do que sabido em campeonatos por pontos corridos.

E no momento, só o Botafogo consegue enxergar o líder e invicto Corinthians de perto.

Tudo bem, ainda faltam 16 rodadas no primeiro turno, mais 19 no segundo. Além de uma janela de transferências e uma Copa do Mundo no meio disso tudo.

 É muito cedo para prever qualquer coisa, desde o sucesso do Botafogo como o fracassso total dos outros, principalmente do Vasco, lá embaixo na tabela.

 Mas os pontinhos perdidos que parecem nannicos agora ficam enormes à medida que o campeonato corre. Nas últimas rodadas ficam gigantescos.

Arrancadas como a do Flamengo em 2009 ou São Paulo em 2008 não são regra, mas exceção. Não dá para esperar que elas vão acontecer sempre.



  • clayton costa

    ENGRAÇADO, principalmente os gambás, os atacantes santistas nao podem cair mesmo levando pancadas porque vai provocar cartoes e expulsoes heim ! Mas os brucutos tem o direito de bater nos 90 minutos e os meninos tem que aguentar sem cair e as dores das pancadas ? Isso vai incentivar os caras a bater nao prevalecendo a regra. Eles tem todo o direito de cair sim se forem atingidos nao importa se é com o braço ou caneladas, NAO SÃO OBRIGADOS A FICAREM QUEBRANDO O GALHO DESSES CAVALOS sendo que tem regras pra isso. E cair nao é contra a regra desde que for atingidos. E como eles correm muito nos 90 minutos uma hora ou outra a zaga vai cansar e sem pernas vão começar a atingir os coitados, POR ISSO NO JOGO CONTRA O SANTOS sempre tem muitos zagueiros tomando cartões ou sendo expulsos, POIS NINGUEM CONSEGUE MARCAR ELES NOS 90 MINUTOS, e isso nao é dificil de entender, basta querer entender, ontem mesmo assim como em outros jogos, teve dois penaltis no primeiro tempo nao marcados de forma escandalosa na TV BAND, nao sei o que tem que fazer pra um juiz marcar um penalti tao escandaloso.

  • Marcelo Fajardo

    Caro Tironi,
    Estaria tudo certo se a regra da compensação (prejudicados hoje, beneficiados amanhã) realmente existisse, mas infelizmente essa premissa não é verdadeira.
    Todo ano os jornais têm feito, ao término do campeonato, uma relação de erros de juízes e uma “classificação corrigida”. E constatam o que nós torcedores sabemos: sempre o Fluminense e Atlético-MG estão entre os mais prejudicados e o São Paulo o mais favorecido. Isso não muda ano após ano.
    O pior que são erros escandalosos. Aquele impedimento de 2,5 m atrás, com dois marcadores dando condições, não se erra involuntariamente.

  • Erros acontecem, mas erros como o impedimento, com mais de 2,5 metros (!)..
    Brincadeira, né??
    Ainda ouvi que o Flu foi beneficiado contra o Palmeiras no final do ano passado, em um lance que nem deveria ter sido marcado o escanteio, envolvendo o Obina (mais um erro!), os paulistas fizeram um gol mal anulado.

  • Eduardo M

    Discordo de você , Tironi. A história dos campeonatos de pontos corridos no Brasil mostram arrancadas sim e , principalmente , que os times que começam lá em cima , caem depois.

    Em 2008 e 2009 ocorreram duas arrancadas fantásticas sim. Mas em 2007 , por exemplo , o São Paulo demorou para engrenar. Ao ser eliminado pelo Gremio nas oitavas da Libertadores , o time mostrou-se irregular e , ao perder para o Fluminense no Morumbi na décima segunda rodada , tinha apenas 18 pontos , contra 24 do lider Botafogo , que ainda tinha um jogo a mais para fazer ( por causa do Pan 2007 ).

    Em 2005 , o Corinthians era ainda mais irregular. Nas primeiras dez rodadas , tinha cinco vitórias , quatro derrotas e um empate.

    Em 2004 , o Santos perdeu seis partidas nas onze primeiras. Estava com um time misto em função da Libertadores , mas teve que se recuperar de forma consistente nas rodadas seguintes.

  • Tá dificil, o Corinthians está com 66% de aproveitamento no apito amigo.
    Confira a melhor estrutura de treinamento do país: http://oton.zip.net

  • Leonardo

    Em primeiro lugar, além do Botafogo, Avaí, Palmeiras, e outros times tb estão próximos da gambazada na briga pela liderança… e claro… se considerarmos que no primeiro jogo da gambazada, tivemos aquele penalti que o juiz marcou no Souza, e ontem foram inumeros erros contra o Flu, ah e claro, teve 1 a favor dos Gambás, então resumindo, podia ser 2 x 1 pro Fluminense, pois foram 2 lances cara a cara do Rodriguinho, a falta que não teve no gol dos gambás e o penalti no argentino paraguaio lá. Bom, deste modo os gambás teriam 4 pontos no campeonato, estariam em uma zona intermediária na classificação.

    Outra coisa ridícula, é o que ocorre no começo e final do Brasileiro. No começo são times desinteressados, que jogam com times reservas e no final são times que tb estão desinteressados, que jogam com times reservas ou desmotivados. É uma falta de respeito ao torcedor, uma vez que poupar jogador é ridículo, pois jogar 2 vezes por semana é obrigação de alguém que ganha caminhões de dinheiro para isso e principalmente, determina que a um certo ponto, o torcedor não seja respeitado ao ver seu time ser prejudicado, por um adversário direto enfrentar uma equipe que joga sem nenhuma responsabilidade…

  • queira Deus que este ano caiam os 4 cariocas o flu ,o vasco ja estão fazendo as sua partes

  • Grafir Jr

    Timão novamente prejudicado pela arbitragem. O comentário do Tironi só prova que a inclusão do recurso eletrônico no futebol não vai mudar nada, pois o vídeo já foi mostrado e reprisado, onde mostra claramente que houve impedimento no lance de Fred, portanto foi correta a volta atrás da arbitragem, além do que, no lance do Rodriguinho, ele só consegue concluir em gol porque Felipe pára no lance, visto que já tinha percebi a marcação do impedimento, portanto, quando ele conclui a jogada o lance já estava parado, não havendo prejuízo. A vista da regra, só o Timão foi prejudicado, porque Gaciba não volta atrás do cartão que deu a Felipe no penal (?!?!), erro de direito que o Tribunal deveria rever e retirar o cartão!!! Não deu penal claro em Defederico e ainda deu cartão para o corintiano!!! Então Neymar deveria ser expulso todo jogo… E além disso não deu cartão amarelo para Rodriguinho, que concluiu para o gol depois do apito, que a FIFA define como atitude antidesportiva, que deve ser punida com cartão amarelo. O resto é choro de mal perdedor… Aliás, choro de bom perdedor, porque só sabe o que é perder na vida…

  • Remédio para uruca de peixe

    O Santos tem muita sorte. Mesmo quando os adversários diminuem sua vantagem técnica (adiantando a marcação, isolando e enervando os craques), surgem providências da arbitragem para salvá-lo. Pura mágica.
    A maneira mais sutil e, digamos, “interpretativa”, é engolir a encenação dos atletas santistas (o já famoso “cai-cai”) e expulsar os marcadores. Assim, alivia-se a incômoda pressão, concedendo espaço para os talentos individuais. Claro, existe ainda aquele gol anulado que decide o campeonato, mas, claro, a crônica prefere não questionar a conveniência de certos “erros”.
    Se o Vitória quiser manter alguma ilusão de que a bravura bastará para garantir uma igualdade na disputa pela Copa do Brasil, precisa agir imediatamente. Por exemplo, solicitando às autoridades que escalem juízes e auxiliares estrangeiros para as finais. E fazendo barulho, usando farta documentação para corroborar suas suspeitas.
    É evidente que o pedido seria negado, sob apupos gerais. Mas pelo menos chamaria a atenção para essa inexplicável sucessão de milagres que ajuda a manter o favoritismo do clube litorâneo, sob o silêncio crédulo da imprensa esportiva.
    Depois, quando surgir em campo um Heber Roberto Lopes, nem o bom descarrego baiano dará conta.

  • Marcelo

    Não custa lembrar q ano passado anularam um gol do palmeiras no maracanã(obina de cabeça se não me falha a memória) em um jogo q o fluminense ganhou de 1 x 0. se o jogo tivesse sido 1 x 1 o fluminense sequer estaria na 1a divisao.

  • Saba tricolor

    Tem um comentario aqui em baixo que lembra bem o erro do Simon ano passado beneficiando o flu contra o palmeiras. Só que na época, foi um estardalhaço !! A impressa paulisteca ficou louca, e suspenderam o arbitro. Agora, o de ontem, ninguem fala nada. Juiz marca penalti e volta atras, somente com o fluminense que isso acontece!!! Já fomos prejudicado no primeiro jogo lá no Ceará, apitado por um juiz paulista, estranho não ??? Abre o olho galera, é centenário dos curinthia, e vão fazer igual a 2005, ganhar no apito !!!

  • Anderson

    TIRONI..

    O mesmo Timinho do Fluminense que esta reclamando que foram roubados nesse jogo,, foi o mesmo Fluminense que foi beneficiado no ano passado….contra o palmeiras gol do Obina…LEmbra torcedores do fluminense???????????

  • Uma vergonha ver, a midia destacando tanto a campanha 100% do corinthians, já é o segundo jogo do corinthias decidido no apito. vejam http://oton.zip.net

  • André FLUSAO!

    amigo ERRAM PRA TUDO QUE È LADO??

    rapaz esse mesmo GACIBA OPEROU o vasco ano passado na copa do brasil qdo o Corinthians passou pelo VASCO vc se lembra?? NAO né!!

    o ESQUEMA de 2005 ta de volta!

    ja conseguiram ano passado levar esse TIMECO pra libertadores, esse ano ta fazendo de TUDO pra dar algum titulo!!

    parabens GACIBA e parabens CORINTHIANS com esse TIMECO tomaram um CHOCOLATE ontem!!

    2005 de volta!! vao ser campeoes TIMECO!!!

  • Bom Dia, a Todos

    Eu nao consigo intender porque, Gacimba, Heber Roberto Lopres, Vuarden, Simon e outros do Sul continuam apitando se so fazem besteira com o apito e sempre a favor da confederaçao Paulista. Sera porque !!!!!!!!!!!
    O pior e abrir o Jornal e ler como se fosse normal isso acontecer !!!!!!!!!!
    E Depois querem prender a Dilma o Serra e outro, esse e o nosso BRASIL.
    Da-lhe Ricardo Teixera o Corinthians votou no Cleber Lrite seu candidato ne !!!!!!!!!!!
    Sera que sera igual a 2005 na quele titulo incrivel do Corinthians ou pior !!!!!!!!!!!
    E depois perguntam porque os ESTADIOS estao vazios !!!!!!!!!!

    Boa Tarde

  • André

    Caro Tironi, não desça ao nível daqueles péssimos profissionais que se dizem jornalistas sérios. Por que você falou somente dos lances do Fred e deixou de lado o pênalti claramento sofrido pelo Defederico? É, falar mal do Corinthians dá IBOPE mesmo.

  • sergio munhoz

    nisso o Thiago tem razão… os times cariocas são costumeiramente “garfados” pela arbitragem em certames nacionais! A roubalheira começa com os arbitros e termina com as anti-cariocada no STJD. Um absurdo!!!!
    Fora times paulistas do Brasileirão e da Copa do Brasil !

  • Márcio

    É o 2° jogo roubado descaradamente para o Cúrintians….
    Acho que esse já tá entregue.
    Espero que INTER ou SAO PAULO ganhem a liberta, pra da na kra dos juízes cotintianos.
    abraço

  • Indignado Carioca

    Tironi, Vcs da imprensa paulista devem estar muito felizes agora, tanto fizeram q consiguiram, vasculharam a vida pessoal e detonaram o Adriano, bom realmente quem perde com isso naum é só o FLamengo mas também o futebol brasileiro. No caso do Flu eles estão certissimo de reclamar, quando o corinthians é roubado é um crime de pena de morte pra vcs da imprensa paulista, agora quando ele é beneficiado (isso acontece sempre) naum é nada ou ele erra pros dois lados, lembro o botafogo ano passado, meu deus o q foi roubado foi brincadeira, mas ai vcs da imprensa paulista falam q é chororo. Pra mim basta, vou criar uma campanha contra a imprensa suja paulista, podem esperar!!!!!!!!

  • FABIO DB

    Tironi, bom dia.

    Concordo que certos erros ocorrem mas os de ontem foram estranhos.
    Eu diria que foram erros acima de um “patamar” que a nossa razão aceite como “acidentais”.

    Até na hora do penalti (bem anulado), o árbitro deu apenas cartão amarelo para o goleiro do corinthians e não o vermelho (o Fred não estava em direção ao gol???).

    Esse jogo foi suspeito.

  • Thiago Peixoto

    O problema é que a arbitragem faz tempo erra só contra um lado nos jogos dos times paulistas, é difícil um time criar jogadas de gol e por muitos vezes sair na frente do goleiro com grande possibilidade de marcar e em todos os lances o bandeira marcar impedimento, fora isso o time do corinthians batia, se duvidar o mano bate até na própria mãe se isso lhe for favorável no jogo, o timinho batia e não recebioa cartão diferente do diguinho por exemplo que foi empurrado e por isso fez uma falta e ele recebeu cartão aamrelo e o dentinho nada sofreu, dá-lhe arbitragem e pro bem do futebol não tenha jogo em sp no br-2011!

  • Augusto

    Não existe lei da compensação como afirma a maioria dos comentaristas: “os árbitros erram para todos os lados”. Como é desagradável ouvir comentarista dizer que o importante no futebol é a polêmica. Mas no volei e tênis, por exemplo, isso não acontece pois é utilizado a tecnologia para corrigir possíveis erros e dúvidas: o uso de câmeras através do replay. Por que no futebol não se faz o mesmo? Por causa da necessidade da polêmica? Somente o futebol necessita de polêmica, os demais esportes não? Nem as fórmulas automobilísticas, nem o volei, nem o tênis, pois já saíram do ARCAICO e usam o replay para ninguém sair lesado. A Portuguesa de Desportos, por exemplo, nunca foi recompensada com algum título quando o CASTRILLI “errou” contra si lhe tirando o título paulista; nem o Brasiliense na Copa do Brasil frente ao Corinthians; muito menos o Atlético Mineiro frente o Flamento na década de 80; o Santos contra o Botafogo em 95… o Internacional em 2005… A questão é que os árbitros erram sempre a favor dos mesmos clubes nos momentos cruciais de partidas decisivas; já os erros contra os clubes da mídia, sempre favorecidos na história do futebol, só se dá em partidas que não tenha muita relevância, como por exemplo, em etapas de classificação onde há vários enfrentamentos, o que possibilita a recuperação na partida seguinte, mas em partidas de decisão jamais erram a contra esses clubes. Isso me parece mais a IDEOLOGIA SOlFISTA, em que tais FILÓSOFOS SOLFISTAS, que sempre andaram de mãos dadas com o PODER, afirmam que “AS COISAS SÃO COMO SÃO” em oposição ao pensamento SOCRÁTICO ou ARISTÓTELICO que diz que o “O TODO VEM ANTES DO INDIVÍDUO”, noutras palavras, tudo deve ser questionado e que o interesse da maioria é que deveria prevalecer. Mas como o poder está na mão de uma minoria, a maioria padece.
    A ÉTICA só fará parte da humanidade quando esta, em sua maioria, tiver desenvolvido o SENSO CRÍTICO, assim nenhuma FALÁCIA será transformada como princípio da verdade, para tanto faz-se necessário “O TODO” ter informação e, principalmente, deter o CONHECIMENTO, assim ninguém será enganado.

  • erasmo

    kkkkkkkkkkkkkkkk… nossa Tironi agora vc mostrou que é realmente corinthiano hein…. duas vitórias desse timinho com ajuda do juiz, aprende com o BENJA.. que é coerente com seus posts e não deixa a paixão pelo time ser maior que seu profissionalismo… essa foi a mais ridicula… coisa de torcedor e não de jornalista.. “E no momento, só o Botafogo consegue enxergar o líder e invicto Corinthians de perto” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. vamos ver ate quando esse cavalo paraguaio vai aguentar… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • sergio munhoz

    o Horcades também reclamou do penalti não marcado no argentininho abusado e puxou a orelha do Fred por perder gols faceis faceis?!?!!?!

MaisRecentes

Esqueça o fair play



Continue Lendo

Corinthians já tem o diagnóstico, mas ainda não encontrou a cura



Continue Lendo

Brasileiro agora será disputa psicológica



Continue Lendo