Dunga deve estar feliz com a vitória da Inter



Se o futebol alegre, bonito e ofensivo apresentado pelo Santos é calo no pé do técnico Dunga, a vitória da Inter sobre o Barcelona no jogo de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões é a resposta.

Entre a beleza e a eficiência, Dunga aposta sempre na eficiência, que foi a marca da Inter de Mourinho contra o Barça de Messi.

Marcação perfeita de Thiago Motta e Cambiasso sobre Messi, espaços reduzidos impedindo que o time catalão fizesse o que mais sabe fazer: tocar a bola.

Além disso, em quase todas as divididas a bola ficava nos pés do time azul e preto. Resultado 3 a 1 para os italianos.

Dunga deve ter ficado bem feliz com a vitória da Inter, embora o confronto ainda não tenha terminado (há o jogo de volta, que o Barça terá de ganhar por dois gols de diferença para ir à semifinal. E se levar dois gols, terá de fazer cinco).
Há gente que gosta de futebol e que vê beleza não só no drible genial, mas também na organização tática perfeita. Acho justo. O jogo tático da Inter nesta quarta, por exemplo, deu gosto de ver.

Mas enfim, foi a vitória da eficiência. Isso nem sempre acontece, que fique claro. Há momentos em que a estratégia sucumbe à genialidade como na Copa de 70 ou na Copa de 86.

Mas a pergunta aqui é:  como você prefere ver a Seleção Brasileira? Jogando de maneira alegre ou jogando de maneira eficiente?



  • Marcus Aurelio Ramos Jr

    DUNGA NÃO ESQUEÇA QUE SEU OUVIDO NÃO PODE SER PINICO, VOCÊ SABE A RESPONSABILIDADE QUE TEM E LEVAR AS ASSOMBROSAS BONECAS CAI CAI DA VILA TEM DE LEVAR O KIT COMPLETO, O TRIO DE ARBITRAGEM E OS COMENTARISTAS INDECENTES QUE ESTÃO À GLOBO DE TELEVISÃO HOJE AÍ SIM, PODERÁ TER MAIS SORTE. SE NA ÁFRICA TIVER UM CIRCO POR PERTO DAQUELES ANTI-ÉTICOS, VAI GANHAR MAIS ALGUNS TOSTÕES PORQUE AS BELDADES SÃO CAMPEÃS EM DESRESPEITAR ADVERSÁRIOS, ÓBVIO COM BOLA PARADA E AINDA NÃO ESQUEÇA DE LEVAR O IMBECIL DO CASAGRANDE QUE ALEGA ISSO SER NORMAL POIS SÃO SÓ MENINOS, ORA CARO TIRONI ISSO NÃO INCITA A VIOLÊNCIA, IMAGINA SÃO SÓ MENINOS….

    ACABARAM COM A ÉTICA, ASSIM COMO ACABAM COM A GRAMÁTICA TODOS OS DIAS E O FUTEBOL JÁ ACABOU FAZ TEMPO. ROBINHO, UM EXCELENTE EXEMPLO A TEMPOS ATRÁS MATÉRIA JORNALISTICA SOBRE ABUSO SEXUAL, ESTRUPO, DEPOIS ONDE O FUTEBOL É DECENTE O BANCO DE RESERVAS É SEU LUGAR. AQUI VEJO O POVO TORCENDO PARA QUE SEJA COM SUAS MÃES E OU IRMÃS SÓ PODE.

    VERGONHA ACABAM COM NOSSO FUTEBOL, COM O MORAL DO NOSSO FUTEBOL, EITA VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA…

  • Marcus Aurelio Ramos Jr

    Existe um Circo precisando de contratar novas atrações, ta aí seria uma excelente opção para Neymar, Paulo Henrique Ganso e Companhia, não teria peso como jogar contra os times de Mato Grosso e Campinas apresentando sonoras goleadas como o fez, palco preterido para eles assim como para estes times que jogam de forma quadrada.

    Eficiência tiveram as arbitragens em favor dos circenses da Baixada Santista, expulsando muita gente que faz a diferença por nada, permissividade em jogadas violentas e anti-éticas dos digo vulgo atletas daquele time de Vila, até o engasgo com uma arbitragem dirigida ao Título, vergonha e tem gente que se mata por esses bando de inbecis, gasta dinheiro, arruma encrenca em casa, briga com amigos de anos, enfim por NADA.

    Moral estes circenses da Vila não tem nenhuma para vestir a Camisa da Seleção o Jogo contra o Santo André mostrou de forma clara, que se não fosse novamente os árbitros….Não haveria título Santista algum. Tal de Ganso mostrou que tem tendência a Jegue e demonstrado aí a má fé do arbitro passou 40 minutos praticando anti-jogo, se isso é passaport para Seleção vou torcer para Camarões.. kkkk

  • Marcus Aurelio Ramos Jr

    Prefiro a combinação dos dois, Eficiência e Técnica, a Arte acontece com entrosamento. Acho absurdo citar ser como o Time do Santos, fez belos espetáculos contra desculpe o termo Pernas de Pau, contra Times verdadeiramente estruturados tiveram a MAOZINHA AMIGA para expulsar quem realmente fazia Arte. Caso contra o Palmeiras Arte, Garra ou Superação, ficou provado aí em seu Estádio a Vila Belmiro que a dançinha era um indumentário de Marketing da Globo, pois é deu Armereichoon. Contra Corinthians e São Paulo só expulsando mesmo os Craques e protegendo as Bonecas teatrais que caem, e caem e caem.

    Além de tudo se não fosse a MAOZINHA AMIGA DE NOVO, de forma muito contundente frente ao Time do Santo André o placar da Final certamente se não desiquilibrassem o Time do ABC poderia ser uns 7 ou 8×2, porque 4×2 foi mas a Bandeirinha Amiga ajudou pois tinham marcado a apresentação de Matéria no Fantástico dos Bastidores do Circo da Vila Santista. Fora os milhares de Pôsters Impressos do tal Santos Campeão, por isso digo trouxa foi os dirigentes do time do ABC não terem culhão de tirar o Time de Campo e deixar o Juiz entregar a Taça junto com essa Máfia do Futebol Brasileiro.

    E o que mais dizer, Dunga preste atenção tem Gente querendo promover atletas em suas costas, a Globo tem tudo a Ver com Todos Nós e com Você! E o que dizer do Arnaldo César Coelho comentando a entrada do Marquinhos meio campo Santista no Jogo da Final. Poxa pra que expulsar ele nem quebrou a perna do adversário.

    Vergonha, se for nestes moldes e se Dunga se orientar assim tenham certeza a Festa Brasileira na Copa será abreviada.

    E tenho dito, sobre fatos é só observar e fazer suas análises.

  • Poh André é besteira falar que o Marcello tem futebolpra jogar na Seleção.
    É besteira falar que o Ronaldinho Gaúcho tem futebol para mais de uma Copa.
    É besteira falar que o Gilberto Silva é uma porcaria e que o Josué acompanha.
    É besteira falar que Arjen Robben e Cia tem sim, time pra ganhar a Copa.
    Presta atenção meu caro. Por que daqui a alguns dias nós estaremos denovo tendo essa conversa e eu terei toda a razão como agora.

    Qualquer coisa me manda um e-mail que eu te passo até o msn pra te provar que tenho toda razão.

    luciannoks13@gmail.com

  • Valdir

    Tironi,

    Eu prefiro ver a seleção ganhando sempre, se for com arte será a perfeição.

    Tenho certeza absoluta que o Dunga pensa da mesma forma, agora me diga, quem na seleção poderia nos levar a esse estado de arte?
    Sinceramente, e infelizmente não vejo ninguém. Os meninos dos Santos surgiram agora e o trabalho já dura 03 anos, você teria coragem de mudar tudo agora por causa de dois garotos? Duvido.
    Ronaldinho Gaúcho que poderia ser o artista, perdeu a inspiração desde a copa anterior e ela não voltará, pois creio que o futebol para ele virou um fardo. Portanto, eu entendo o Dunga.
    PS: A seleção de 82 poderia ter atingido esse estado de arte, mas o fogo da vaidade a consumiu. Cantavam “voa passarinho voa” e na verdade o passarinho voou para bem longe, e os nosso olhos ficaram perdidos na imensidão da decepção.
    Abraço,

  • 1- Julio César
    2-Marcelo – Real Madrid
    3-Lúcio
    4-Juan
    6-Daniel Alves
    5-F.Melo
    8-Paulo Henrique(Ganso)
    7-Kaká
    10-Neymar
    11-Carlos Eduardo – hoff
    9-Luis Fabiano
    Reservas:
    12-Gomes
    23-Robinho
    13-messi
    14-Ronaldinho Gaúcho
    15-Luisão
    16-Ilsinho
    17-Lucas
    18-Paulo Henrique(Ganso)
    19-Arouca
    20-Dagoberto
    21-Nilmar

    Os Melhores no Momento … ”DUNGA????” Pensa somente na VITORIA BRASÍLEIRA ok?? COPA ”BRASIIIIIL”

  • Douglas

    O que falta para Dunga dar uma chance ao Ronaldinho Gaucho assim como foi dada ao Ronaldo ?
    Ignorancia ou Arrogancia ?
    Ele é quem manda ? Será que ele não ve que o Brasil inteiro quer Ronaldinho Gaucho na Copa, ao menos isso ?
    Em questão de Neymar, sim falta experiência mais pra tudo há uma 1° vez, não que a seleção seja para ficar colocando um ou outro, mais temos que ver que o futebol na maioria das vezes é momentos, Neymar está no seu bom momento, e impor alguem que esta em seu bom momento, seja aonde for, sempre haverá um bom resultado.

    1- Júlio César – Inter
    2- Maicon – Inter
    6- Marcelo – Real Madrid
    3- Lúcio – Inter
    4- Juan – Roma
    5- Lucas – Liverpool
    8-J. Baptista
    7-Kaká – Real Madrid
    10- Ronaldinho – Milan
    11- Robinho – Santos
    9 -Adriano – Flamengo

  • Tironi, tudo bem? Respondendo à pergunta, eu prefiro ver a Seleção jogando de maneira alegre. Mas eu gostaria também de fazer uma observação em relação a sua análise sobre Inter 3 X 1 Barça: o time de Mourinho é muito bem armado taticamente como você disse, no entanto a tão propalada eficiência neoazzurri não é fruto somente disso, mas também da presença de um diferencial no meio-campo chamado Sneijder. O grande problema do time de Dunga é esse, cara! A falta de um diferencial, já que Kaká não anda muito bem das pernas – ou será do púbis? Por isso é preciso que Ganso, Neymar, ou qualquer outro artista da bola que apareça seja levado ao Mundial. Abraço!

  • Marco Antônio

    minha escalação é
    :
    1- Julio César
    2-Maicon
    3-Lúcio
    4-Juan
    6-Daniel Alves
    5-F.Melo
    8-Hernanes
    7-Kaká
    10-Ronaldinho Gaúcho
    11-Robinho
    9-Luis Fabiano
    Reservas:
    12-Gomes
    23-Victor
    13-R.Carlos
    14-Thiago Silva
    15-Luisão
    16-Ilsinho
    17-Lucas
    18-Paulo Henrique(Ganso)
    19-Arouca
    20-Julio Baptista
    21-Nilmar
    22-Neymar

  • matheus

    O interessante é que toda essa discussão, como bem falaram anteriormente, é para levar dois reservas. Esse time do Santos é um espetáculo, como também o é o Barcelona(muito superior ao 1º or sinal), porém a inter desmontou o barça com uma marcação bem feita e um esquema bem montado. Não foi a vitória de um time que joga feio em detrimento de outro que joga bonito. foi a vitória de um time que sabia o que tinha que fazer para anular as principais jogadas do adversário. Por mais belo que seja o futebol brasileiro, é isso que encontraremos na copa, times limitados mas com conciencia tática, tentando anular as jogadas de um time que joga bonito, como é a Espanha(que com toda a pompa caiu diante dos EUA).Não tenha dúvidas de que se o Brasil der um show de bola na copa a la brasil e não trouxer a tarça, todos da IMPRENSA falarão que faltou marcação, tática e etc. Meus questionamento para o Dunga são: um reserva para KAKá e um atacante para o lugar de Robinho(que apenas enrola melhor que denílson). Acho que o Diego poderia ser esse reserva, já para o ataque(que safra terrível a que temos atualmente) talvez fosse o caso de se jogar com dois centroavantes, uma vez que não temos muitas opções.

  • Marco Antônio

    Eu acho que a seleção tem varios problemas:
    1.Não tem variação tatica a tatica é conhecida o 4-4-2 com 3 volantes e um meia eo segundo atacante voltando,ou seja o Brasil só joga bem quando é atacado e tem espaço para atacar,quando esbarra com uma retranca tende a não convencer.
    2.volantes muito lentos para o futebol moderno o q dificulta o trabalho do meia q trabalha sozinho o q acaba atrapalhando tudo pois o segundo atacante volta para armar pra um atacante só o q contra uma boa zaga e so fazermos a contas o L.Fabiano é bom mas num é um fora série
    3.Lateral esquerda ate hoje o melhor ,(o q mais rende com a canarinho e o R.Carlos q ate hj num teve um substituto a altura) sendo q o q desenpenhou melhor o papeu foi o reserva da lat.dir.(Daniel Alves)
    4.Nunca se deixa de fora de uma copa o camisa 10 (Ronaldinho Gaucho),pois o Kaká num ta muito bem por conta de ano tumultuado cheio de contusões,idem L.Fabiano,Adriano num e jogador de seleção num tem preparo fisico e nem psicologico,Robinho pode ser o cara mas num faz tudo sozinho.
    5.Jogadores muito mal nos times e q não tem sequencias de jogos na seus respectivos times, e que jogam emposiçoes adveresas nos times e seleção.

  • GUYTO

    Si Kaka se lesiona en el Mundial, Dunga no va a tener a otro jugador que puede resolver. Con Ronaldinho, Brasil tendra marcacion, belleza y goles. Me parece que Dunga esta a punto de cometer un error garafal en no llmar a Ronaldinho. Sera Dunga tan estupido?

  • toni

    não levaria os meninos da vila, ate porquer eu estou com o dunga,essa seleção
    ganhou tudo,copa america,copa das nações e ficou em primeiro lugar nas eliminatoria…
    esse time ja estar formado. e um time vencedor….

  • carlos eduardo

    Eu concordo com o dunga em não levar os meninos da vila pq copa do mundo o Brasil é referencia e os garotos da vila so jogarão na seleção de base e ñ mostrarão nada de mais para jogar uma copa tem que jogar antes para conhecer o peso da camisa mais ñ gosto da duvida do meio campo com tantos jogadores de peso na posição eu discordo dele colocar o Daniel Alves como solução e o ramires joga na mesma posição do kaka ñ da certo tem que ter um meia ESQUERDA Ronaldinho,Alex,Diego sei lá alguem nessa posição que tenha esperiencia com a amarelinha pq em 2006 perdemos por um erro de marcação ñ foi culpa do Ronaldinho Gaucho e se empata de zero com a França ñ era ruim pois esse ano se ficar dese jeito pode tomar muitos ñ so um pq vai faltar alguem de peso para equilibrar a partida!

  • Edison

    Voces preferem: Um Time que joga bem, com jogadores leves, rapidos, com dribles desconcertantes mas que não ganham nada, ou um time eficiente, com um futebol objetivo, homogeneo que esta correndo atras do hexa. Não existe mais time ou seleção “pequeno” ou “grande” tratando-se de futebol. Não da para comparar o time do Santos ha uma seleção. O futebol que realmente “vale” em um mundial é a bola balançando as redes.

  • Lucas Prates

    Nao axo o Dunga o pai da razao muito menos incoerente. O que ocorre eh q o movimento pró neymar e ganso esta sendo feito esquecendo-se q eh um movimento para levar 2 jogadores reservas ( ou alguem axa q dunga sacara kaka e seu pupilo robinho ?) Nao seria mais pertinente discutirmos jogadores q fossem para assumir a titularidade na selecao jah q eh um consenso q o meio campo burocratico e lerdo esta estragando o jeito brazuca de jogar? Ao olhar para sfc enchergo dois jogadores q a selecao nao tem Arouca e wesley. a primeira vista parece q nao mais sao eles q marcam sai com eficiencia e rapidez minando neymar robinho e cia com bola o tempo todo. Agora G. Silva e F. Melo seriam os ideias para titularidade da selecao? na minha opiniao NAO

  • leandro

    alguns jornalistas acham que jogar bonito, jogar pra frente seja o máximo do futebol, que times assim mereçam ganhar pelo bem do futebol. inter e barça são duas formas opostas de se jogar eficientemente, o barça pressiona na saída de bola, a inter marca em seu campo e sai para o jogo.. é preciso reconhecer o bom futebol da inter contra o barça, eles foram melhores, futebol não pode ser um sonho, um conto de fadas…

  • Dunga não gosta de talendo, gosta de porrada. Gostamos de ver um futebol bonito por isso assistimos 90 minutos de jogo. Uma das razões de eu não gostar do futebol europeu é porque ele não tem beleza, é apenas um jogo de marcação. O futebol bonito não é fraco, pelo contrário é muito mais forte. Ou vai falar que os nossos grandes idolos jogavam um futebol militar:
    Ronaldo, maradona, pele, zidane, romario, além de muitos outros e fora o maior futebolista de todos os tempos aquele que joga bonito ronaldinho gaucho. Portando não quero ver resultado, quero ver jogo, se eu quisesse ver resultado seria mais facil chamar os capitães dos times, e mandarem eles tirarem “impar ou par”.

  • kleber

    Vencer, nos tempos de hoje é o maior encanto. Em 82 fiquei muito triste, mas o futebol não mudou pq aquela seleção pedeu. O futebol mudou com o mundo. Como tudo que a gente conhece e reconhece tem mudado. O triunfo vale por si. A história dos jogos se perde diante da história dos resultados. Um hiper e pulsante consumismo habita cada um de nós.
    Levar o Neimar (eu levaria) não significa solução, pois o time do Dunga vem ganhando. Significa mudar o time do Dunga. Mudar as relações entre comissão e jogadores e isso, para o Dunga é um risco. Ele talvez não se veja em condiçõe de administrar essa situação no elenco, barrando por exemplo Robinho e Kaka. Algum jornalista já perguntou ao Robinho se ele levaria o Neimar para ser titular na seleção com ele no banco?
    Penso que a crônica esportiva faz uma discussão equivocada. Não se trata de levar o Neimar e o Ganso, o que deveria estar em questão é levar o time do Santos. Botar a amarelinha nele. Pois esse time está afinado, joga por música. Neimar e Ganso estavam lá ano passado e o time sequer foi a Libertadores. Mas hoje seria favorita a esse certame.
    Proponho que se leve o time titular da baixada, completando com quem possa vir a somar, melhor quem saiba dançar o futebol que eles vem dançando.
    abraço!

  • André

    esse luciano falou besteira agora o santos q atualmente é o melhor time do brasil esta mostrando eficiencia com resultados pq a seleção nao pode fazer isso se levar ganso e neymar ganha a copa caso contrário verá o show de xavi torres fabregas e cia!!!

  • Tironi

    Olá, Fred
    Eu vi o jogo. Da próxima vez, por favor, coloque um endereço de email verdadeiro. Posso falar com vc diretamente lá.
    Um abraço

  • Tironi

    Meu caro Luiz Fernando
    Em que momento do meu post eu vi qualidades em quem não tem?
    Um abraço

  • Luiz Fernando

    Eu queria alegria com eficiência como em 82.Ganhar aquela copa, seria um detalhe a mais.
    Neymar tem que virar homem primeiro.Ser ‘muleque’ como elogio para “Roubinho” e, outros, não trouxe campeonato para ninguém. Vocês, jornalistas, elogiam vários pernas-de-pau. Se der certo….
    Kaká era bom, Adriano foi bom , Ronaldo é o fofo, Ronaldinho Gaúcho virou a Madona e por aí vai.
    Vocês, jornalistas, fazem com que as pessoas sejam descartáveis, sem se importarem com o ser humano que está ali. Sua profissão é melhor. Aliás, bem melhor do que vocês fazem com ela. Ver qualidades naqueles que as têm, mas que, no momento, se passam por dificuldades normais do ser humano, não serve.Faz um bom tempo que não temos um grupo como essa seleção.Tirando “Roubinho” o enrrolão , e apoveitador…

  • Estou farto deste tipo de comentarista. Cara, você viu o jogo? A Inter botou o Barça no bolso. Marcou como se deve, saiu pro jogo e venceu jogando muítíssimo bem. O Barcelona jogou bem ontem? Jogou bonito? Deu espetáculo?

    Futebol é um esporte. É preciso desportividade para reconhecer a qualidade do adversário e respeitá-lo. Todas as equipes verdadeiramente vencedoras, que marcaram época, assim o foram.

    O problema de times como Santos e do Barcelona é que no momento em que o bicho pega não dá pra jogar como contra o Naviraiense ou o Osasuna. Tem de ser organizado. Cade as firulas do Messi contra o Estudiantes, por exemplo?

    Outra coisa: a seleção de 70 tinha seu esquema tático e variações deste sistema, como qualquer equipe vitoriosa. O que não existia era burocracia, o que é diferente. Tanto que quando era necessário, os próprios jogadores mudavam de tática no campo (leia sobre isso em livros de história ou documentários que você verá).

    Essa babaquice de “futebol moleque” só existe na cabeça de vocês. Viva o bom futebol onde a disputa é o espetáculo não a humilhação e a vitória fácil…

  • “Eficiência provem de resultados. Não quer dizer que temos que aceitar cabeçãs de bagre na seleção que irá representar o nosso país mundialmente.
    Por favor alguém sabe onde anda o Josué, acho que ele é banco na sua equipe. O Kleberson, meu Deus. Será possível que só eu vi a copa américa, o Marcello do Real Madrid jogou demais e, o Burro do Dunga não o levará ( com toda certeza vai utilizar alguém improvisado – talves o Dani Alves). Carlos Eduardo está comendo a bola na Alemanha e nada. Será que ele pensa que a eficiência provém da experiência, porque não é assim que os técnicos pensam. ( Josué, Julio Baptista, Gilberto Silva) , esses caras já não tem prestígio pra jogar na Seleção.
    Pelo amor de Deus leve os seguinte jogadores para copa e seremos campeões, caso contrário teremos de assistir o show da Holanda na Copa:

    1- Júlio César – Inter
    2- Maicon – Inter
    6- Marcelo – Real Madrid
    3- Lúcio – Inter
    4- Juan – Roma
    5- Lucas – Liverpool
    7-Kaká – Real Madrid
    8- Carlos Eduardo – hoff
    10- Ronaldinho – Milan
    11- Robinho – Santos
    9 -Adriano – Flamengo

  • rodrigo

    Há necessidade de ser eficiente em tudo que se faz. Agora existe uma diferença entre eficiência e eficácia, sendo que este último é o resultado positivo. Dunga tem méritos ao analisar que para ter resultados positivos e ser campeão, deve contar com um grupo fechado de jogadores, pois há entrosamento e amizade, somente para citar duas características. Mas age com vaidade em muitos momentos por não ouvir importantes sugestões. Fechar os olhos para o que estão jogando Neymar e Ganso é um absurdo. Ignorar as noitadas do Adriano e sua falta de comprometimento com a Instituição de que faz parte, ignorar as pífias atuações do Kleberson, é outro absurdo. E olha que eu sou flamenguista roxo!! Como levar para a Copa uma seleção que ofensivamente temos Adriano (que tem muitos problemas particulares e quase não entra em campo), Kaká (absolutamente sem rítmo de jogo), Luís Fabiano (voltando de lesão e fora de forma) e Robinho (que também vive machucado), sem preparar um plano B para prováveis problemas que surgirão com esses atletas? O plano B seria a motivação e o belo futebol desses “Meninos da Vila”.

  • Mario

    bom concordo que a eficiencia é o principal porem nao concordo com jogadores que nao são eficientes e nem jogam um futebol de qualidade e estam na seleção pelo simples fato de um dia ter jogado bem … futebol é momento e hoje o momento é de neymar, lucio, messi etc… e nao de Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo…!

  • cesar tescaro

    Eu concordo com o treinador;se der pra ganhar e dar espetáculo, ótimo,mas o
    que realmente importa são os resultados!

  • FABIO

    Como em 70, Tironi. Combinando as duas coisas.

MaisRecentes

Mimimi ou verdadeiro?



Continue Lendo

Acharam um novo culpado: a religião



Continue Lendo

Jogo bom. No Brasil



Continue Lendo