Outra atitude racista



Um dia depois da lamentável atitude do palmeirense Danilo (que chamou o atleticano Manoel de “macaco”, leia meu post sobreo assunto aqui) nova manifestação racista, desta vez na Europa.

 O brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, teria sido hostilizado por torcedores do Espanyol no clássico catalão deste domingo.

Enquanto a Fifa não punir com muito rigor quem comete esta covardia em pleno século 21, continuaremos assistindo a espetáculos como estes.  Triste é que a Fif a não parece muito interessada no assunto. Lamentável.



  • Maria Clara

    Olhe João, penso que vc deve ter inveja dos negros. Com certeza eles tem alguma coisa que vc não tem e gostaria de ter. Quando se fala muito assim dos outros é pq se tem inveja. Talez vc seja branco mas nunca tenha se sobressaido em nada mesmo sus cultura sendo de superação. Vc se enfeita com as penas dos outros, pois para falar da forma que vc fala so pode é ser vc um fracassado.

  • Karol

    Meeo, que discussões baixas! O racismo existe, porque nós mesmos deixamos existir. As atitudes partem de cada um e com consciência do que faz. Um recado para o João: Você diz que os “NEGROS” são praticamente uma raça inferior aos brancos; mas como você acha que viveríamos nós, brancos, sem a presença dos negros que trabalharam e deixaram um pouco de sua cultura? Foram os negros e os indígenas que, na verdade, exploraram mata afora e descobriram várias ervas medicinais e meios de sobrevivência que nós BRANCOS aproveitamos. Você conhece a sua família toda? Provavelmente um dos seus antescedentes é negro! E outra, pense antes de agir… Você já pensou que algum “negro” pode ter salvado a sua vida sem você saber? A cor da pele de alguém, não diz o que a pessoa é, e isso você tinha que ter maturidade o suficiente pra saber! Pense antes de dizer, pois você sabe… As suas palavras são armas usadas contra você mesmo. PALAVRAS DE UMA MENINA BRANCA’

  • joão

    tony,tony,tony,temos muitas estátisticas, não tem como voçê mudar isso( É FATO). pelo jeito voçê gosta de funk,rap, e batuque . coisas analfabéticas como voçê ( FILHO DE MULA)

  • TONY

    daniel alves faz muito bem em ignorar essa gente com dentes podres , e que siquer sabe o significado da palavra banho , españois pobres honbres precóces , las mojeres españolas , son las gustan del brasileños , los honbres españois tienen complexo di pequenõs , tienen las pollas di 10 cm , kkkkkkkkkkkkkkkkk, y ellos tienen los orgasmo con 3 min. follando , los europeus tienen una inveza mucho grande de los brasileños , kkkkkkkkkkkkkkk salve daniel alves uno morenito de ojos verdes , solo en brasil , tiene personas belas assim . yo ay follado muchas españolas carentes acerca de castilla y leon , hasta acerca de madri mujeres qui tienen nubios , maridos , pero los nubios son mucho fracos , Dios salve los honbres brasileños , somos los mejores del mundo. europeus , tienen qui tomar banho , e non hablar male de las personas , tratar de los dentes podres , gente mucho cierdos . hasta la vista! , bale!

  • TONY

    OLHA JOÃO DE MERDAS ! EM BRASILIA TA CHEIO DE BRANCOS ROUBANDO DE GENTE , QUE PAGA IMPOSTOS CARICIMOS , E CONCERTEZA A MAIORIA LÁ É BRANCOS E FILHINHOS DE PAPAI , OQUE TEM DE BRANCO ROUBANDO E ESTUPRANDO AI , VOCE É FRUSTRADO EU SOU BRANCO , MAS TENHO DESCENDENCIA INDIGENA E AFRO , E ME ORGULHO DISSO GRAÇAS A DEUS . SOMOS TODOS SERES HUMANOS INDEPENDENTE DE RAÇA , COR OU RELIGIÃO . VOCE É CONSIDERADO UM INSETO , UM BILTRE , VE SE VIRA ALGUEM SEU NINGUEM DE MERDA!

  • TONY

    ESSE JOÃO SINCERAMENTE É UM GRANDE MERDA!
    COMO PODE POSTAR UM COMENTARIO ESTUPIDO DESTES , OS AFRO – BRASILEIROS SÓ VIERAM PRO BRASIL PORQUE GENTE COMO ESSE JOÃO FOI LA NO CONTINENTE AFRICANO , ROUBAR E SAQUEAR OS COITADOS , EMPUNHANDO ARMAS DE FOGO , PORQUE NUM CORPO A CORPO NÃO TERIAM VANTAGEM NENHUMA , E ASSIM ESCRAVISAR GENTE PACIFICA , QUE ESTAVA SOSSEGADAS NO SEU CANTO , AGORA ME DIZ SÓ FALTAVA O JOÃO DIZER PARA ESPULSAR OS INDIOS TAMBEM , JOÃO DE MERDA! O BRASIL É MULTIRACIAL O BRASIL É DO POVO E O POVO AQUI É TUDO MESTIÇO , AQUI NINGUEM É ALEMÃO OU SUÉCO DE OLHOS AZUIS , ACORDA MONTE DE ESTRUME , INSETO , DEJETO ESCÓRIA , JOÃO VOCE É QUEM DEVIA SER BANIDO DO BRASIL , SEU PORCO NAZISTA , GRANDE CABRÃO , INSETO , VOCE AINDA TEM MUITO A APRENDER COM A VIDA !

  • joão

    os negros em sua grande maioria são violentos,drogados,traficantes,mal educados,e principalmente burros, portanto como apreciar uma raça assim? é lamentavel não termos banidos essa gente de nosso país,com certeza teriamos um país melhor.

  • celso

    Acho sim que o danilo deve ser punido pela justiça desportiva , pela cusparada que deu no jogador manoel , por que isso sim , é nojento , coisa que um ser humano jamais deve fazer . quanto a acusação de racismo isso é coisa que acontece todos os jogos ,xingamentos dentro do campo de jogo sempre teve e sempre vai ter , por exemplo quando atleta chama o outro de fdp ou de corno ,ja imaginou se cada um for prestar queixa por danos morais ou qualquer coisa do genero ???? e se um arbitro prestar queixa por todos os xingamentos que lhe é dirigido em uma partida seja por jogadores ou torcedores ja imaginaram ?? e esse povo da própria impensa que vem dando um destaque todo especial para o caso , será que no seu dia a dia quando estão fora do ar que são seres normais como todos nunca cometeram erro algum?? eu acho que é muito sinismo.

  • Venicio

    A discussão sobre racismo ultrapassa os limites das discussões ou uma simples publicação CONDENANDO “a ” ou “b”, pois tem que haver um estudo mais aprofundado ante o contexto sociologico que o assunto requer Sr. Jornalista.Talvez como bem descreveu um comentário, neste caso( denttro das quatro linhas) QUEM TEM QUE FICAR OFENDIDO POR SER CHAMADO DE SER COMPARADO COM OUTRA ESPÉCIE É O “MACACO”, pois o ser humano FAZ TANTA MERDA , COM RELAÇÃO AO SEU HABITAT, QUE O BICHINHO É QUE ACABA PAGANDO O PATO!!Epa, pato não o coitado também não tem nada a ver com isto, hehehehe.Quero crer Sr. Jornalista que o Sr. esteja em um momento ruim, em sua vida profissional para tentar discutir algo que nem entre os meios acadêmicos se consegue chegar a um final.De resto, LARGUE O PÉ DO NOSTRO PALESTRA, E VÁ PENTEAR MACACOS!!!!!!!!!!!!!!!!

  • labalay

    O ser humano e realmente fantastico aprende de tudo,mas a honestidade ele traz da infancia,e quem e racista nao e honesto com sigo mesmo.

  • labalay

    ninguem pede para nascer negro,branco,amarelo,gay,etc…essa escolha nao e nossa,entao qualquer atitude racista e o mesmo que cuspir pra cima.

  • marcelino rodrigues de souza

    ATÉ QUANDO VAMOS OUVIR NOTÍCIAS COMO ESTAS? ME DESCULPE DANILO, QUEM SOU EU PARA TE JULGAR, SOU TAMBÉM IMPERFEITO, MAS TRATAR SEU COMPANHEIRO DE PROFISSÃO, UMA PESSOA QUE DEUS CRIOU DE PELE NEGRA, CHAMANDO-O DE NOME DE ANIMAL, SÓ PORQUE VOCÊ DEUS CRIOU DE PELE DIFERENTE, BRANCA, VOCÊ FALHOU E FEIO. MERECE UMA PUNIÇÃO SEVERA POR ISSO, E AINDA MAIS, TENHO CERTEZA QUE VOCÊ VAI APRENDER MUITO COM ESTA LIÇÃO, GOSTARIA DE LHE PEDIR QUE SE DESCULPASSE DO SEU COMPANHEIRO FRENTE A FRENTE, E MOSTRASSE A ELE O QUANTO ESTÁ ARREPENDIDO POR ESSE MOMENTO DE FRAQUEZA, POIS É ASSIM QUE EU CONSIDERO SUA FALHA. POR FAVOR NUNCA MAIS REPITA ISSO, POR MAIS QUE VOCÊ PERCA SUA CABEÇA. E NO ROSTO DE NINGUÉM SE COSPE. TENHO CERTEZA QUE SUA MÃE E SEU PAI NÃO TE ENSINARAM NADA DISTO. AINDA É TEMPO DE CONSERTAR TODA ESSA LAMBANÇA. NÃO PERCA TEMPO. QUE DEUS TE AJUDE E TE PERDOE.

  • roy

    somos uma raça, especie de ser atrazados,habitando um planeta em gradativa destruição feita por nos mesmos, uma vida e cotidiano gradativamente destrurivo, tdo em desarcordo com a harmonia universal e o bem estar e felicidade daraça, destruiremos esse planeta e outros se tiver=mos acesso, se encontrar-mos ets , seres em qualquer planeta os discriminaremos, seremos racistas com eles e vamos querer domina-los e destruilos se for possivel, então fico me perguntando se não seria ,melhor para a ordem e harmonia do universo não existir-mos, pode ser que nos mesmos estejamos contribuindo para isso , e na verdade sera melhor para nos e para o universo , pois somos a vergonha de deus e não merecemos existir, pelo fim da raça podre humana inclusive eu , eta raçazinha filha da puta atrazada , retrogada e destrutiva !

  • Marikaa

    Também sou Silva, mas Silva tem aos montes na Europa e no Brasil, mormente na própria Espanha e em Portugal. O nome Silva também foi bastante escolhido pelos judeus e outras pessoas que fugiram das atrocidades da guerra mundial e aqui neste país vieram viver e não queriam ser identificados. Logo não dá para entender como aqueles espanhóis que também são frutos de várias misturas não se olham no espelho.
    Tenho raízes na Espanha, em Portugal, nos ratos, nos macacos, nos nefilins, nos habitantes de nibirú, e cheio de verme dentro.

  • Hugo

    Condenável qq tipo de racismo, mesmo que no campo de jogo as emocoes aflorem alem da conta. Mas é bom mesmo que haja repercussao para os caras jogarem mais bola e humilharem menos os adversarios.
    Quanto ao jogo, sou neutro, sou do Rio e nao torco para ninguem em Sao Paulo.
    Mas a impressao que tenho do lado de cá é que o Santos é favorito principalmente porque joga na vila, independente do grande futebol que joga hoje. Mas nos, cariocas, aprendemos muito a respeitar o Sao Paulo, pelas conquistas recentes e pela estrutura do clube. Se o jogo fosse em campo neutro, acho que o Sao Paulo seria muito forte.

  • cris

    Algumas pessoas parecem que sofrem uma necessidade de estar acima dos outros para se sentir superiores e a discriminacao ‘e uma forma de sentir uma falsa superioridade, na verdade pessoas que discriminam os outros por qualquer motivo demonstram somente falta de respeito, pouca cultura, ignorancia e principalmente a propria inferioridade esta nestas pessoas que discriminam….

  • Elis

    “Não dá para iluminar a consciência dos outros”….Infelizmente….

  • Eu Silva

    desculpem os erros de ortografia… rsrsrs

  • Eu Silva

    Veja meu sobrenome. Aqui mesmo no Brasil, é… Aqui mesmo!
    Este sobrenome é motivo de discriminação, até mesmo num processo seletivo, para um emprego em São Paulo, onde eu vivo.
    Já ouvi homens, mulheres, adultos e até crianças fazerem piadas com os nordestinos e com os “Silvas”
    Por exemplo: Nunca casarei com um “Silva”, Tinha que ser baiano mesmo, Um “Silva” no poder (se referindo ao presidente Lula), Todo baiano é Silva e muitas outras.

    Então. O preconceito está dentro de Nós e isso não muda, nunca, nunca mesmo.
    O racismo é apenas um sinônimo, pouco mais forte, do preconceito que existe dentro de nós.
    – Eu já vi diretor de empresa, que não entra no elevador com o faxineiro.
    – Eu já vi diretor de empresa, solicitando que contrate funcionárias mais bonitas para determinado departamento na empresa.
    – Quem trabalha no escritório tem nome, mas que trabalha na faxina é chamada de “Tia”
    – Eu não sou negrão, mas sou um silva e já fui discriminado explicitamente num processo seletivo de um emprego, numa empresa, na Mooca em São Paulo.

    O racismo não vem só de brancos, ou de ricos não. Ele está dentro de todos, independente da cor, posição social, etc.
    Negros também tem dentro de si, o preconceito. Veja nos filmes americanos dirigidos por negros: só tem negros, já os filmes dirigidos por brancos, o negro é o bandido do filme.

    Um dia eu estava assistindo um desenho, que não me lembro o nome e o personagem preto era o bandido, mas preste atenção que deve ter outros desenhos como esse.

    O que você acha que aconteceria se fosse um pobre preto, que tivesse roubado 1% do que o Arruda já roubou, e outro políticos por aí também já roubaram?
    Pois é, nossa justiça também é racista e preconceituosa.
    Nossa polícia, então….. Só bate em preto nas ruas.

    mas tudo isso é normal. O preconceitos que eu já sofri, por ser um Silva, só me ajudaram a ser mais independente e não precisar que outra pessoa decida quanto eu ganho, ou devo ganhar.
    Alguns amigos meus, me perguntam o que eu fiz, para ter um carro importado. Se fosse apenas a pergunta, mas o olhar atravessado e a expressão deles já dizem tudo.

    Mas não me importo com isso, eu também tenho preconceito com quem fuma, com quem tem o comportamento bem diferente do meu, com quem fica na fila do supermercado pagando R$ 10,00 com cartão de débito e o cartão não tem saldo, daí o cara puxa mais dois, ou três cartões até encontrar um que tenha saldo. Eu fico me perguntando: para que tantos cartões e se tem tão pouco dinheiro, porque não controla certinho, para não atrapalhar os outros?

    Eu sempre procurei corrigir isso de mim, mas as vezes sem querer surge esse pensamento preconceituoso.

    Isso é do ser humano e geralmente as pessoas mais mal educadas demonstram mais explicitamente.

    A minha opinião é: se algo te incomoda, se afaste. Eu mudei de supermercado, na minha empresa ninguém fuma e meus amigos foram melhor selecionados.

    Viva a vida, só para você, para sua familia e só depois, seus amigos de verdade.

  • Retricolor

    Já ia esquecendo….!!!
    Se por ventura um cara muito rico entrar em uma comunidade logo aparece um cidadão para dizer:
    E ai doutor…tá precissando de alguma ajuda?!?! Qualquer coisa tamos ai pra ajudar!

  • Retricolor

    Se um cara jovem, branco, educado e de boa aparência entra em uma “comunidade” no RJ logo ouvira de um cidadão a seguinte expressão: E ai playboy qualquê e é? … seja ele playboy ou não! Se por ventura este pretenso “playboy” estiver acompanhado de um amigo, o qual possui uma caracteristica a mais, que o identifica como nordestino, o mesmo será solenemente ignorado por tal comunidade. Ninguém falera com ele. Se por ventura ambos estiverem acompanhados de um amigo negro, a comunidade jamais irá dirigir a palavra aos dois primeiros sem antes falar com aquele que é negro. Se em uma comunidade temos negros e brancos nordestinos jamais os veremos tomando cerveja em uma mesma biroska( salvo é claro se um dos dois estiver bêbâdô). Nordestinos e negros somente se encontram nos cultos, caso sejam crentes. Se por ventura um sujeito da comunidade é branco, mas não é crente nem nordestino, ele simplesmente não existe perante seus pares. Enfim, na comunidade é cada um com o seu e que ninguém se misture. Igualzinho aos ricos que ignoram a existências de outros seres. Ou seja é tudo a mesma m….

  • CESAR MALUCO

    É, Eduardo!
    Continuamos a chover no molhado!
    Hipocrisias…

  • Washington

    Qualquer tipo de colocação tem os dois lados da moeda, conheço amigos negros que chamam entre si de ‘seu preto’, ‘seu macaco’…mas isso entre eles(onde não tem essa interpretação racista), há a colocação em tom de brincadeira ou de modo pejorativo, afinal quem de nós nunca fez algum comentário por exemplo relacionando burrice à mulher loira, o corintiano ao maloqueiro favelado ou o português ao sujeito atrapalhado são coisas que infelizmente estão na cultura do povo brasileiro e em alguns casos de outros países também, até porque mesmo a África do Sul sediando copa do mundo e tudo o mais ainda tem resquícios de racismo. Infelizmente nem todos nós temos a condição de discernir onde e de que forma utilizar essas declarações na sua forma adequada. Isso na verdade não é um problema de racismo, na verdade é um problema de cultura onde pais e mestres das crianças de ontem não explicaram que independente do tom de pele, da nacionalidade, do credo somos semelhantes e não opostos criando assim os homens racistas e preconceituosos de hoje, esses mesmos que dizem ‘Macaquito'(Desábato para Grafite), ‘Macaco do C****'(Danilo para Manoel) entre outros tantos fulanos e siclanos do Brasil e do mundo.

  • Carlos

    Todas pessoas preconceituosas se sentem inferiores, são recalcadas e complexadas, tem síndrome do medo, e para qualquer ação que tenha para tentar sair da sua inferiorodade e medos, procura alguém para ofender ou machucar, mas sempre em grupo como vermos em torcidas. Sozinhas ficam acuadas e se sentem ameaçadas e entram em pânico de tanto medo. E quando são enfrentadas sozinhas, colocam os rabos entre as pernas e se afastam tremendo. Vejam os grupos neo-nasistas e os skinhead. Até mesmo para bater um homosexual franzino, é sempre em grupos com soco inglês e com taco de basebol. Nunca vimos uma ação dessa de um sozinho contra negro gay, negros, mulheres ou índios. O preconceito existe sim, mas para pessoa normal, e não covarde, e que não se sente inferior, é sempre contra a ação covarde e desonesta de qualquer pessoa, independente da sua raça. E sempre sozinho na maioria das vezes. Esses preconceituosos que sofrem da síndrome do medo e de ficar sozinho no escuro, teria preconceito contra qualquer um para tentar sair do submundo dos esgôtos que habitam os ratos. Se não houvesse negro no mundo, nem indio, homesexual, seria contra mulher, e diriam que elas não servem para nada até mesmo para fazer sexo, até porque eles são muitos inseguros também nesse quesito. Tem também seus medos, incompetentes, portanto precisam de outros motivos para ter razão de viver…

  • joão

    acho que o racismo existe,e nunca acabará.os negros sempre terão essa opressão pela sua cor e etnia,porque ao longo da historia foram escravizados pelos brancos e acabaram sendo libertados pelos brancos, sua cultura nunca foi de superação e glória e sim de inferioridade e submissão.

  • EDU.993

    VOU7 FALAR DE NOVO , NA ÍNDIA O MACACO É UM ANIMAL SAGRADO !

  • Antonio Sergio de Oliveira

    Estamos em um Pais Racista por tudo,nossos pais falavam se nao obedecer olha a policia,tenho 56 anos tenho amigos,negros,amarelos,marrons,e sem definicoes,mistura de Brasileiros,na hora da bronca vem tudo,babaca o negao que mordeu.

  • LUIS ASEOKAYNHA

    B.O.

    Racismo no futebol é folclore
    Folclore japonês
    Enquanto isso muitos primatas não tão sábios
    Nos estádios, fora deles

    As testemunhas arroladas
    Uns não ouvem
    Outros não veêm
    Outros nada falam.

    O gorila Mizaru
    O chipamzé Kikazaru
    O Símio Iwazaru

    Estes macacos do car…
    Negaram que fossem deles a autoria
    Disfarçados na torcida

    Estes indivíduos adentraram
    O citado estabelecimento
    E dispararam
    As frases insulto
    Ferindo a queima roupa
    Digo: a queima pele.
    A vítima que trajava a tez escura.

    As palavras apreendidas
    Foram encaminhadas a esta delegacia
    Para subseqüentes averiguações

    A voz de prisão
    Substituiu o grito de gol.

  • fernando carlos

    alguém quer um filhote de macaquinho?

  • fernando carlos

    acho que o francisco e o andrew vão acabar enamorados.

  • fernando carlos

    sou favorável aos macaquinhos, aliás tenho 2, mas nesse caso acho que aquele zagueirinho daquele timinho têm que pegar 20 anos de cana em regime fechado e 10 semi-aberto, quem sabe até lá esse timeco melhore e ganha alguma coisa.

  • fernando carlos

    sinceramente, eu acho o macaco um bicho muito legal, não sei qual a razão de tanta ostilidade com o bichinho…

  • Francisco josse

    Andrew
    Eh verdade o palmeiras eh muito racista mesmo,afinal nem tem jogador negro neh,

    AFF agora quem foi racista aki eh vc julgando o palmeiras soh pela sua decendencia.

  • Andrew

    Tem alguns clubes que ainda possuem costumes arraigados entre a torcida, discriminação racial, Palmeiras por ter herança Italiana parece que se acha mais branco(ariano)do que os outros. O jogador que não tiver a cabeça no lugar entra na onda. Ele(Danilo) parece até que tem os olhos azuis. Que vergonha!

  • Ribamar

    O racismo jamais vai deixar de existir, até porque o ser humano já traz na veia desde o nascimento a necessidade de humilhar. Não conheço cultura por mais evoluida que seja que não tenha em sua história momentos de preconceitos e rascismo até mesmo dentro de seus castelos e palácios. Se o homem tivesse surgido na região da Europa ou Estados Unidos talvez a história fosse outra, principalmente para seus próprios negros. Somos racistas e preconceituosos por natureza, como já disse, então, deixemos a hipocrisia de lado e tentemos mudar. Outro dia presenciei uma cena hilária, pois um casal meu conhecido, teve uma pequena discussão: Ele, negro estilo Pelé, ela loura (não oxigenada) estilo Vera Fischer trocaram os seguintes impropérios. Ela – seu negão nojento. Ele – sua branquela incompetente.

  • Devemos separar as coisas quando se é racista e quando a inferioridade é colocada em jogo sob argumentos e fatos misteriosos,de tal modo que sempre que mundo é mundo existem continentes,entnias e paises diferentes cada qual com seus habitos e culturas ,o mundo é tão imenso ,Basta acordarmos para o que é Mundo e os únicos filhos deste só.

  • Francisco josse

    Jack
    Sim sou palmeirense,mas sou lucido tambem,isso eh sim hipocrisia,racismo eh prejudicar um negro,achar ele inferior,nao xingar ele,eh normal usar a aparencia fisica para xingar uma pessoa(nao q o manoel seja um macaco)quantas veses ja num devem ter xingado o Madson do santos de anão ein,mas ai nao falam nada neh.
    Voces falam como se o manoel fosse um santo neh,mas ele deu cabeçada e tava batendo com todo mundo,ou seja na verdade td começou com o manoel,se o manoel naop tivesse feito nada e o danilo tivesse feito o q fez ai sim sera racismo,poi mostra q ele so teria feito o q fez pq o manoel eh negro,mas nao eh a verdade.eu so filho de portugues e sempre ouço piadas de portugues e niguem fala nada,agora quando fasem uma piada de negro eh racismo,pera la neh.e antes q falem eu tenho uma pa de amigos negros,japoneses italianos brasileiros tudo,e pra mim todos sao iguais.

  • Temos que acabar com o racismo porque isto e terrível jogador que for racista na minha opinião tem que ser banido do futebol e nunca mais vestir a camisa de nenhum clube se for julgado cadeia nele que no mínimo fique trancafiado pelo menos por uns cinco anos que ai vai a respeitar o outro seja qual for a cor devemos fim com o racismo e com jogadores que não respeita outro com educação jogador racista cadeia nele para ele sentir na pele a palavra que ele fala para pensar antes de falar porque vir a publico se desculpar não vai mudar em nada sua atitude bestial porque que sofre a ofensa e que fica magoado não devemos permitir que isto aconteça cabe ao tribunal banir esses mal carater do futebol.

  • jack

    por favor
    desculp
    mas sao palemirenses que estao se sentindo injustiçado ao inves de envergonhados.
    futebol e preconceito nao combina,
    desrespeito ao ser humano nao aceito em meu gramado(minha vida),
    respeito social, humano, falta no mundo.
    triste realidade

  • Paulo Baccaro

    Esse assunto eh muito engracado, quando chamam algum jogador de gay, ninguem fala nada, um diretor de um clube falou na tv ao vivo que um jogador eh gay, e ninguem faz nada, apenas da risadas, isso nao eh preconceito? Penso que o preconceito esta na cabeca das pessoas, isso eh coisa do passado, futebol eh jogado nas 4 linhas, ou voces acham que esse rapaz nunca xingou ninguem para tentar deixa-lo chateado, cabecada, pisao, quem tem que punir isso eh o arbitro…

  • filósufu

    pra mim a calúnia racista só pode existir dentro de um grupo racista, pois é ilógico uma pessoa que não seja racista praticar calúnias racistas de razão sincera

    nós fazemos isso quando estamos nervosos, coisas do jogo

    a imprensa já erra em colocar essas coisas na mídia, pois isso acaba nem saindo da cabeça das pessoas

    notou que todo lugar q estamos e entra um negro todo mundo presta atenção nele? isso é de tanto a imprensa ficar batendo na mesma tecla,

    comerciais disso, daquilo

    esses tipos de coisas devem ser em sigilo para nao provocar revolta, pois assim eles ficam ainda mais revoltados, sabe como é o ser humano, sempre procurando brechas para descarregar em algo

  • Francisco josse

    aff quando chamam um jogador de baiano de japones nao eh nada neh,vcs da imprensa sao ridiculos soh kerem parecer bem na fita,se faser de corretos,mas issop eh ridiculo zuar um portugues pode agora um negro nao a pelo amor neh,parem com essa hipocrisia.

  • jose carlos da silva

    Quanta hipocrisia!!!
    Vou sempre aos estádios e o quê mais se houve é a palavra “macaco” para insultar jogador de time adversário da raça negra; principalmente quando este faz alguma falta, é só prestarem atenção vários torcedores chamam o adversário de macado etc…
    O cara mesmo não sendo racista, acaba chamando o sujeito de macaco, é uma coisa que já tá na cultura da população.
    Vão ter que fazer B.O contra a torcida inteira. Por isso eu falo é muita hipocrisia.

MaisRecentes

Esqueça o fair play



Continue Lendo

Corinthians já tem o diagnóstico, mas ainda não encontrou a cura



Continue Lendo

Brasileiro agora será disputa psicológica



Continue Lendo