Racismo é racismo dentro e fora de campo



Uma das coisas mais nefastas do mundo do futebol é considerar que dentro das quatro linhas impera um conjunto de leis própria, particulares, separadas da sociedade civilizada.

Baseado neste conjunto de leis, driblar um adversário de maneira humilhante é passível de punição (“não pode fazer graça aqui, não!”, dizem seus defensores). Em contrapartida, xingar um adversário de “macaco” é “coisa do jogo”.

Não, não é coisa do jogo. É racismo. E como tal deve ser punido pela lei que rege a sociedade e não esta bobagem de lei de dentro do campo.

Passou da hora de jogadores perceberem isso. No Brasil e fora do Brasil. Não há um mundo à parte dentro das quatro linhas.

Que Danilo pague por seu ato racista na partida do Palmeiras contra o Atlético Paranaense, quinta-feira, pela Copa do Brasil.



  • Mario Vasconcelos

    O Sr. Átila Nunes neste texto esta na verdade é choramingando por que tem pessoas que não aceitam as doutrinas que ele acredita e professa. Ora é um direito. Não se pode obrigar as pessoas a participarem de eventos dos quais elas não acreditam como verdadeiros. Obviamente alguns vão dizer: “Mas tratava-se de um evento beneficente”. Bem, eu não participaria de um evento beneficente organizado por traficantes do Rio, por Hitler, ou por qualquer outra pessoa que professe o relativismo, faz o bem com uma mão e o mal com a outra. O Sr. Atila participaria de uma evento organizado por alguma dessas pessoas?
    Obviamente não estou comparando o povo Espírita com nenhum desses grupos citados, mas que se fique claro que não se pode querer colocar os jogadores Cristãos como intolerantes por não participarem de algo que eles não acreditam.
    Mas perguntaríamos: E as crianças assistidas o que tem com isso? Nada. O que os jogadores não quiseram foi que o evento fosse acompanhado pela mídia, fazendo uma propaganda da doutrina espírita, doutrina essa que contraria o ensinamento Bíblico de que DEUS abomina a necromancia. Mas os jogadores voltaram sem a presença da mídia e alguns levando inclusive suas famílias.

    O Sr. Atila neste texto tenta colocar os jogadores como intolerantes religiosos e preconceituosos, citando inclusive Allan Kardec e sua doutrina da caridade. Em seu livro ” O Livro dos Espíritos” Allan Kardec escreveu :
    o Hotentote (africano) é de uma raça inferior; então, perguntaremos se o Hotentote é um homem ou não. Se é um homem, por que Deus o fez, e à sua raça, deserdado dos privilégios concedidos à raça caucásica (Branca)? Se não é um homem, porque procurar fazê-lo cristão ?”

    No livro “O que é o espiritismo” cita : “Um chinês, por exemplo, que progredisse suficientemente e não encontrasse na sua raça um meio correspondente ao grau que atingiu, encarnará entre um povo mais adiantado”

    São apenas algumas das colocações preconceituosas e racistas de Allan Kardec,mas no entanto os Cristão não ficam gritando e choramingando por ai a qualquer atitude do Povo Espírita.

    Quanto ao Pastor “Evangélico” que respondeu a questão, lamento dizer que; ou não lê Bíblia ou trata-se de um grande covarde.

    Mario Vasconcelos

  • Dr Rubens

    Discordo radicalmente do blogueiro.
    Sou médico e trabalho no departamento de futebol profissional da S E Palmeiras.
    Convivo com o Danilo há bastante tempo e sei que ele não é racista, como também sabem todos os atletas negros, brancos e misturados que já trabalharam com ele.
    Certamente Manoel sabe que o Danilo não é racista, assim como todos os jogadores e funcionários do Atlético-PR, onde o mesmo Danilo jogou por muitos anos.
    Uma das coisas mais nefastas do mundo é um jornalista dar crédito a uma fonte, destruir uma vida ou carreira, proteger a fonte e depois descobrir que estava enganado. Este conjunto de regras nefasto do jornalismo é assim e sempre foi assim, ou não?
    Pois é o futebol é um jogo de intimidação, sempre foi assim.
    E tem a sua “cultura própria” sim, como o jornalismo.
    O seu texto está errado na essência. O acusado não é racista.
    O próprio Manuel disse logo após o jogo que o assunto estaria encerrado ali no campo mesmo.
    Essa é a “cultura”. Afinal ele sabe que o Danilo não é racista, que a mãe do Danilo não é puta, enfim, que essas “licenças poéticas” fazem parte da intimidação do jogo.
    Só que hoje a tecnologia faz de todo jogo um BBB e expõe essa realidade aos olhos, ouvidos e julgamentos de todo mundo.
    E todo mundo está hipocritamente politicamente corretinho.
    E aí surgem estes textos ruins como o seu.
    E o pior é que todo mundo sabe, principalmente o Manuel:o Danilo não é racista.

  • Marcos

    Bem, diante dos vários comentários – alguns fundamentados outros sem a menor coerência- chegamos a conclusão que:
    1º O ato hostil ocorreu.
    2º POde não ter sido com intuito racista e sim um modo de assegurar a provocação em um jogo catimbado.
    3º O racismo (ficou claro) está na mente de todos nós e a prova maior vem do comentário de um leitor que pergunta “DE QUE COR ERA O MACACO?” Poderia ser por amarelo, ou branco (não existem só macacos negros então porque voce pensou nao pelo escuro se não sabia a cor do pelo?) POderia, também, ter chamado Manoel de mnacaco no sentido de “macaquices”, quer dizer, ficar fazendo graça dentro de campo. Mas, nossa mente imediatamente liga, o fato ao racismo. Vejam bem, não estou dizendo que não foi uma atitude racista, estou resaltando a hipocrisia com que TODOS NÓS TRATAMOS DO ASSUNTO.
    4º Como bem disse o leitor de pseudonimo “SOU NEGÃO MESMO”. Se trata menos das palavras que se usa e muito mais da intenção de diminuir ou ofender alguem com tais palavras.
    5º Por ser o assunto da modinha, o racismo será, durante um longo tempo, ainda, tratado com muita hipocrisia, principalmente por parte da imprensa, que muito se beneficia com isso. É politicamente incorreto se questionar as formas e os meios pelos quais o racismo, DE FATO OCORRE OU NÃO OCORRRE! Sendo assim, a imprensa só tem a lucrar com a polêmica ainda que precise queimar algumas bruxas na fogueira.
    Para finalizar, tenho vários amigos – amigos de campo de futebol, mesa de bar e de casa – aos quais costumeiramente chamo de “negão”. O mais importante pra mim nunca foi o que as outras pessoas pensavam e sim o modo como eles, meus amigos, interpretavam a palavra. QUE O RACISMO (CONTRA NEGROS, BRANCOS, AMARELOS, ETC) SEJA ABOLIDO DE NOSSAS MENTES ASSIM COMO TODA A HIPOCRISIA QUE GIRA EM TORNO DO ASSUNTO E QUE NÃO SEJAMOS MAIS TÃO MANIPULADOS PELA IMPRENSA E SEUS INTERESSES MERCANTILISTAS.

  • Marcio Antonio da Silva

    Infelizmente tocar nesse assunto é chover no molhado, desde os primórdios que o homem segrega aquilo que é diferente dos demais, seja na característica física, procedência ou nível social. Seria bom se aprendessemos com os erros, mas tem coisas que dificilmente mudam, até porque isso é uma questão de berço, de caráter, de amar o seu próximo como a tí mesmo, respeitando as suas diferenças; sexuais, físicas, sociais e principalmente as religiões.

  • Cris

    Já fui chamada de judia de merda. Isso é racismo.
    Ou só contra negros que é racismo?

  • Rodolfo

    Chega de Hipocrisia. Chamar alguem de Macaco é ofensa pro Macaco, ele sim deveria prestar queixa no distrito, o homem é muito pior que o Macaco. Outra coisa o Macaco tem varias cores de pelo, desde quando é só negra. Falta do que fazer, o advogado do time estava afim de aparecer e o babaca entrou na pilha. Ofender a mãe do Danilo é muito pior, esse babaca tem que ser processado por difamação. Volto a falar, o Macaco é quem tem que gritar, ele sim esta sendo discriminado, ofendido, cana pro homem. Parem de fomentar essa balela, vão comentar desfile de modas, balet.

  • Pingback: Outra atitude racista « Blog do Tironi()

  • sou maco sim e daí?

    sou MACACo sim com muito orgulho e quem não é?… sou MACACO este animal ousado, abusado que ao contrário dos outros animais não se contentou em ser um come e dorme andando de quatro ou rastejando e a milhões de ano abandonou as cavernas, as arvores e sei lá mais o que, pois faz muito tempo e minha memória não é tão boa assim… e foi a luta… e que luta… mais fraco que muitos dos outros animais, mas com um inteligência superior se defendeu, dominou e hoje domestifica os outros animais… não se contentou em ser mais um parasita e desandou a inventar coisas para melhorar sua vida… descobriu como fazer o fogo… inventou a roda… o papel… inventou tantas coisas… umas maravilhosas outras não que seria praticamente impossível relatar todas aqui… é graças ao MACACO que hoje temos computadores e internet para expormos nossas opiniões… é verdade também que do MACACO originou verdadeiros montros em forma de reis, imperadores, presidentes, lideres religiosos, etc que comenteram as mais terríveis atrocidades… originou hipócritas, falsos moralista que são incapazes de ajudar o próximo…. batem a porta na cara daquele que precisa, mas em trocas de votos, dinheiro, status, etc…são capazes de fazer um estardalhaço por coisas menores, algumas reprováveis com certeza, porém que podem ser resolvidas com diálogo e educação sendo que muitos que se xingam de macaco, burro, baleia, etc… não pensam duas vezes pra ajudar aquele que ele xingou meia hora atrás num jogo de futebol, de truco (esse jogo pelo jeito será banido porque o que há de xingamentos não tá no gibi), no bar, nas rodas de zoações, num momento de nervosismo, etc.. Mas também não podemos negar que do MACACO originou pessoas extraordinárias que não ficaram só no discurso moralista e sim agiram para que fossemos melhor, EX: JESUS, BUDA, SÓCRATES, GHANDI, LUTHERKING, MANDELA, MADRE TERESA DE CALCUTA, ZILDA ARNS e tantos outros… e é por causa dessas pessoas que tenho orgulho de ser MACACO… pessoas essas as quais devemos nos inspirarmos e ensinar os mais novos para que tenham educação e saibam respeitar uns aos outros ao invés de ficarmos assumindo e repassando as novas geraçõesa responsabilidade dos erros de nossos antepassados… sou MACACO sim… sou multiraça…negro, branco, indio e até japa tem na minha árvore genealógica, mas não me sinto afro – euro – nipo – etc – descendente, eu sou é BRASILEIRO nato…sou um MACACO BRASILEIRO e quem não gosta de ser MACACO que ande de quatro a partir de hoje.
    quanto aos dois danilo e manuel deveriam pegar uma bela puniçao pelo que fizeram no jogo por atitudes antidesportivas, derespeito ao torcedor, atitudes imorais como cusparada e ofensas morais, e agressão física… apesar que como o procurador do stjd é atleticano roxo e já falou que a cabeçada e o pisão não é agressão e sim hostilidade… mesmo que aconteça algo mais grave no jogo da volta to vendo que tudo vai ficar apenas nos discursos moralistas

  • Secretária

    Não adianta dizer que não foi um ato de racismo..
    O Danilo não chamou o atleticano Manoel de macaco porque
    estava querendo agrada-lo. No calor do jogo, empurra empurra,
    foi chamado de filho da puta, ele quis SIM ofender pela raça, cor ou etnia, seja o que quiserem.
    Deve ser punido. A lei vale para todos, independentes de serem os Porquinhos, Gambás, bambis, etc…
    Aprenda que talvez o macaco que esteja sendo ofendido e não fez nada à ninguém!
    Abraço à todos!

  • francisco m pinto

    essas ong fala tanto em favor dos negros mais trabalhar pelos negros pobre nao da ibop so jogador artista negros ai tudo bem la vem as ong vamos entrar como uma liminar vcs anlista de futebol nao fogen a regra fala um monte de asneiras julgan como se fossen um deus no futebol tem muito mais para ser condenado de que essas atitudes eu sou negro mais tenho orgulho de ser vc nen negro e mais gosta de dar palpites triste e ver pedofilos agindo no meio do futebol nao negro se promovendo com a sua cor

  • CESAR MALUCO

    COPIEI ISSO DE UM COMENTÁRIO ENVIADO POR “RODRIGO” NO BLOG DO ILAN (http://colunas.globoesporte.com/ilanhouse/2010/04/16/74/comment-page-3/#comment-3033) PORQUE ACHEI MUITO APROPRIADO PARA ACABAR DE VEZ COM ESSA FRESCURA A SERVIÇO DE INTERESSES EM TERGIVERSAR NO FUTEBOL.
    O ATLÉTICO DO PARANÁ PERDEU O JOGO E PAULO BAYER PARA O JOGO DE VOLTA. AÍ SEUS DIRETORES, QUE JÁ PROTAGONIZARAM CENAS E XINGAMENTOS RACISTAS CONTRA JOGADORES DO VITÓRIA DA BAHIA, ESTÃO APROVEITANDO PRA DISFARÇAR A FRAGILIDADE DO SEU TIME PARA A SUA PRÓPRIA TORCIDA.

    Danilo Gentili (CQC) e sua resposta GENIAL

    O humorista Danilo Gentili postou (twitou? sei la) a seguinte piada no seu twitter:

    \”King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?\”

    A ONG Afrobras se posicionou contra:
    \”Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal\”, diz José Vicente, presidente da ONG. \”Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade\”, avalia Vicente.

    Alguns minutos após escrever seu primeiro \”twitter\” sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog:
    \”Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?\”
    \”Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com cara porque é famoso. A cabeça de vocês que têm preconceito.\”

    Mas calma, essa não foi a tal resposta genial que está no título, e sim ESSA:

    \”Se você me disser que é da raça negra preciso dizer que você tambem é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra. Pois se todas raças são iguais então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

    Quem propagou a idéia que \”negro\” é uma raça foram os escravistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: \”Podemos trata-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra\”. Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho em ser da raça negra eu juro que nem me passa pela cabeça chama-lo de macaco. E sim de burro.

    Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

    Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:
    – O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

    Prefiro ser chamado de macaco do que de girafa. Peça para um cientista fazer um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

    Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

    Se o assunto é cor eu defendo a idéia que o mundo é uma caixa de lápis coloridos. Somos os lápis dessa caixa. Um lápis é menos lápis que o outro só porque a cor é diferente? Eu desenho desde criança, então acredite em mim: Não mesmo. Todas essas cores são de igual importância. Ok. Ok. Foi uma comparação idiota. Confesso. Os lápis são todos do mesmo tamanho na caixa. E no mundo real o lápis preto é bem maior que o amarelo.

    Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo “preto” pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: “Branco, Amarelo, Vermelho, Negro”?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

    Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: “E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!”. Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer “Desculpe meu querido, mas já que é um afro-descendente é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!” sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas, afinal eu usei os termos politicamentes corretos e não a palavra “preto” ou “macaco”, que são palavras tão horríveis.

    Os politicamentes corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite. Isso é racismo, pois transmite a idéia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus “defendidos”.

    Agora peço que não sejam racistas comigo por favor. Nao é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade sou ítalo-descente. Italianos não escravizaram africanos no Brasil. Vieram pra cá e assim como os pretos trabalharam na lavoura. A diferença é que Escrava Isaura fez mais sucesso que Terra Nostra.

    Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mal gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

    Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca terem escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

    Se é engraçado piada de gay e gordo, porque não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café-com-leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

    Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo “negro” ou “afro-descendente”, tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça você será apenas preto e eu branco, da mesma raça, a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita “100% humano”, pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão.”

  • EDINALDO SOARES

    Ao comentario do Hans: Tudo bem amigo tambem sou descendente de africano tambem sou varias vezes chamado de negão: Se vc tivesse um filho de pele escura certamente não se importaria que alguem o chamasse de MACACO. Perfeito! Se é assim não tem problema um negro que não é racista é aquele que tem orgulho de sua origem, ou como vc diz: Ser chamado de macaco faz parte da origem etnica e fisica dos descendentes de africanos assim como chamar os japonese de olhinho puxado. É; realmete os racistas são os negros que não gostam de serem chamados de macacos e negam suas origens. Foi com essa mesma mentalidade que “alguns” de seus antepassados mataram milhoes de judeus.

  • HEI EDU 993 vc esta em todas heim,GAMBA nao e discriminaçao,e a pura verdade,assim como o PEIXAO,BAMBI E PORCAO,vc nao deve ter filhos que foram chamados de negros na escola,e ir as lagrimas,e vc tem uma lei que nao vai acontecer nada com esse DANILO,que no mesmo lance da cabeçada,que levou do ATLETICANO,ele antes chuta o jogador do ATLETICO,e uma pena que a TV nao mostra isso.

  • JOSE VALDIR

    Mark???? não passa de estratégia dos atleticanos? Pôxa então parabens a eles, pois conseguir convencer que o Danilo desse uma cusparada e xingasse o Manoel de Macaco os tornam excelente estrategista…Parabens pra vc tambem pela sua conclusão.

  • Hans

    Acredito que o Negro eh racista e gera todas essas polemicas!!!!
    Sou decendente de Alemaes, e desde criança me chamaram de alemao batata, polaco, branquelo etc,mas como tenho orgulho de minha origem isso nao me atinge!!!!
    Vcs ja viram algun Japones se revoltar, por ser chamado de “olhinho puxado”???
    Eles tem orgulho de suas origens.
    Portanto acredito que o Racista eh o negro!!!

  • vittorio

    Os jogadores deveiam ter mais respeito com o público, visto que as câmeras de TV hoje captam quase todos os lances que ocorrem dentro do campo. Quem joga futebol sabe o que rola dentro do campo, e isso ocorre em qualquer jogo de contato. Até no volei ocorrem fatos como esse em jogos que são transmitidos pela tv, só que não se dá a mesma importância.
    Acredito que o futebol do Palmeiras esteja num patamar tão ridículo que ao invés de comentar as jogadas ou o esquema de jogo, os repórteres só tenham outros motivos para destacar ao público. Então é um tal falar e escreve sobre o que o presidente falou, as brigas dos diretores, as saídas dos técnicos, o corpo mole dojogadores, as brigas internas, e agora o destempero emocional deste ou daquele jogador.
    Se os clubes dessem multas por atitudes antidesportivas os clubes economizariam mais e os atletas pelo bolso se veriam obrigados a melhorar a sua conduta em campo.
    No caso do Palmeiras o destempero vem da própria diretoria e da cornetaiada, que nada faz para criar um clima profissional e de respeito ao clube,aos seus associados e a enorme torcida 14% do mercado torcedor brasileiro.
    Esero que o time volte a jogar futebol condizente com a sua história, para que possamos ler, ver e ouvir análises sobre os lances da partida e as estratégias de jgo que levram o time se não a vitória a pelo menos apresentar um futebol digno e profissional.

  • Pedro

    Entao, Ronaldo…
    Entao quer dizer que fazer um xingamento a mae de alguem nao é racismo? P. ex: o Manoel chamou o Danilo de filho da puta; oras, se a mae dele nao é puta e puta é considerado um adjetivo nao grato pela sociedade, ela pode processar o Manoel por te-la xingado de puta, nao?
    Seguinte: nem puta nem macaco sao adjetivos que devem ser proferidos a uma pessoa, porem, adjetivos tais quais como Gordo, Preto, Magrelo, Feio, sao proferidos diariamente a qualquer alguem que esteja passando, tambem na frente de muitas pessoas, mas essas sao passiveis, pois a midia nao ve!
    Racismo é horrivel, porém, existem varias formas de racismo.

  • Greg

    *Completando o que disse embaixo: não dá pra aplicar essa máxima sua ao futebol….apenas para com o racismo. Por isso eu disse: concordo sobre o racismo, mas discordo do seu argumento.

  • Greg

    Concordo sobre o racismo, mas discordo do seu argumento. Se for seguir essa linha (que as leis “externas” devem ser aplicadas dentro de campo), qualquer jogador que der uma entrada dura deverá ser indiciado por agressão, e qualquer ofensa (racista ou não) pode ser classificada como injúria. Isso é até óbvio: imagine na rua, andando por aí, alguem chega e te da um carrinho, o que você vai fazer? Mostrar um cartão pra ele? Ou chamar a polícia? As atitudes são as mesmas, apenas o cenário muda.

  • Jose

    Caro Tironi,

    Você trabalha com jornalismo esportivo.
    Lembre-se disso: jornalismo esportivo.
    Se quiser repito de novo: jornalismo esportivo.
    É melhor calar quando o assunto não for esporte.
    Não se pode falar sobre tudo só por ser notícia.
    Vou colocar em termos bem práticos para que fique fácil
    de entender. Suponha que, enfim, no MIT, tenham conseguido
    construir o primeiro computador quântico. Você não se atreveria
    a comentar, certo? Espero que tenha entendido o recado…

  • Venicio

    Felizmente não é atoa que qualquer um pode escrever ou comentar sobre qualquer assunto nos veículos de comunicação, sem ter diploma de jornalismo, também, c/ os veste camisa futebol clube, nem é preciso de diploma.

  • Ray

    Caro Tironi, tudo isso está acontecendo porque é o Palmeiras. Se fosse algum jogador do FLAMENGO, o STJD (tão parcial tribunal) nada aconteceria e os juízes do falido tribunal condenariam o tal de Manuel (que não jogou nada, só fez tumulto) . Se fosse o Vagner Love então o tribunal além de inocentá-lo diria: Que linda cor tem suas trancinhas! Vai pentear macaco Sr. Tironi.

  • SR.TIRONI, PARABÉNS PELA SUA COLUNA. ACERTOU NA MOSCA, ESSES ATOS DE RACISMO, DEVEM SER BANIDOS DO FUTEBOL MUNDIAL. E IGNORANTES SÃO AQUELES QUE NÃO QUEREM ENXERGAR. INDEPENDENTE DE QUAL TIME FOR, TEM QUE SER PUNIDO EXEMPLARMENTE, PARA QUE ISSO NUNCA MAIS OCORRA. SEJA NO ESPORTE OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR.

  • Alex

    É engraçada essa hipocrisia, Li um Rapaz ai dizendo que chamar uma pessoa de negão, de preto ou de carvão é crime pela cnstituição ..

    Mas e chamar o gordo de gordo, o Loiro de Alemão ? Ai não é racismo ? só contra negro que é racismo ? eu faço parte de uma Ong afrodescendente, e sei bem que muito acima da cor da pele esta o carater de uma pessoa … Mas nesta Ong ninguém se faz de coitado ou vitima por ter nascido negro, eles tem Orgulho disso. Assim como eu tenho orgulho de fazer parte desta e ter amigos que são como irmãos lá.
    O Danilo errou, mas o sei tirone usar do veiculo que tem pra fazer lobby contra o jogador é lastimavél.
    O Lance caminha a passos largos para se igualar a midia hipocrita, sensacionalista, e manipuladora (Tenta) … Por isso ja faz algum tempo que não compro esse jornal …

  • eduardo

    PO MANO VC ESCREVE “SOU NEGAO MESMO”…ACHO Q VC SIM E RACISTA….MINHA MULHER E NEGRA….EU SOU BRANCO….AFILHADO DE NEGROS…NINGUEM E MELHOR DO QUE NINGUEM NESSE MUNDO CARA…E A DISCUSSÃO AQUI E OUTRA MEU…..AÇAO GERA REAÇÃO…..NINGUEM MERECE MAIS OU MENOS PROTEÇÃO DO QUE OUTRO INDIVIDUO POR COR DE PELE…ESTAMOS EM OUTRO SECULO CARA….E NAO DEVEMOS PAGAR POR ATOS (ESCRAVIDÃO E RACISMO) ORIUNDOS DO CONTINENTE EUROPEU……MAS SE VC QUER DISCUTIR RACISMO VEJA BEM: PQ UM NEGRO MERECE COTA NA UNIVERSIDADE E O OUTRO QUE É PARDO, VERDE, VERMELHO OU AMARELO E VIVE NA MESMA COMUNIDADE E EM CONDIÇOES FINANCEIRAS PRECARIAS NAO? AQUI A DISCRIMINAÇAO E SOCIAL E NAO RACIAL…A NAO SER PELA VISAO DE NOSSO GOVERNO OPORTUNISTA…E O MARK DESCREVEU TUDO…ELE ENTENDEU A PARADA DO ATLETICO….MAS SEMPRE ACONTECE ISSO COM O PALMEIRAS E ANO PASSADO FOI NA DISPUTA CONTRA O SPORT RECIFE..TRANSFORMARAM UM JOGO EM BATALHA ATE NOS BASTIDORES COM LUCIANO DO VALE X NETO X GODOI …KKK…..QUEBRARAM O PAU VCS LEMBRAM?…NO PALMEIRAS BASTA UMA CHUVA PARA A IMPRENSA TRASNFORMAR EM DILUVIO…BASTA UMA PALAVRA MAL COLOCADA EM MOMENTO ACALORADO E TENSO ….EM TOM DE REVIDE DE OFENSAS…. PARA QUERER FERRAR COM A VIDA DO CARA…OBS.: ACHE UM EMBASAMENTO LEGAL PARA CRIME NO Q O DANILO FEZ ONTEM…VALEU

  • Ronaldo Sergio de França

    Lagnce 1: O zagueiro Danilo do Palmeiras empurra com as duas mão o zagueiro do Atlético Manoel dentro da área, conclusão: Penalty não marcado.
    Lance 2: Manoel dá uma cabeçada em Danilo que não esboça nenhuma dor, conclusão: Falta de Manoel punível com cartão.
    Lance 3: Danilo fixa os olhos em Manoel, escarra-lhe uma cusparada nojenta: conclusão: covardia
    Lance 4: O Juiz observa e sequer expulsa os dois.
    Lance 5: Concomitante com o lance 4 Manoel se joga no chão levanta as mãos e sinaliza que foi agredido.
    Lance 6: Danilo pejorativamente o humilha e o classifica como “Macaco”.Conclusão: CRIME INAFIANÇÁVEL.

  • Rick

    Eu aceito qualquer tipo de zombaria comigo, seja por causa da pele, por ser gordo, por ser baixo, QUALQUER coisa. Mas que não falem de minha família. Chamar uma pessoa de macaco é como chamar um gordo de baleia, é uma ofensa, mas em referência a AQUELA ÚNICA PESSOA, eu não consigo enxergar isso como racismo.
    E se o pisão do Manoel no tornozelo tivesse resultado em alguma fratura? Ou a cabeçada atingisse em cheio e causasse um dano maior? O que iam estar dizendo hoje? O que é pior: ser agredido física ou verbalmente?

  • Debynha

    Ñ seria essa uma ocasião de julgar caráter de um e de outro como tem algumas pessoas julgando,eu pelo menos ñ aceitaria q ninguém xingasse minha mãe ou minha família e ficasse por isso mesmo.Se o Danilo errou o Manoel errou tbm e ele mesmo chegou a afirmar na saída do gramado q tudo era coisa de jogo,sendo conduzido pela diretoria do atlético a prestar queixa logo depois.

  • SOU NEGÃO MESMO

    Pior que o ato lamentavel do Danilo é ver algumas pessoas virem a um espaço democratico como esTe e considerar tudo normal. Fiz questão de ler quase todos comentarios e fiquei decepcionado com o que vi. Bom para os leigos sobre o assunto, peguem a constituição ou o codigo penal e vejam a asneira que estão dizendo. Uma coisa é chamar alguem de negro, preto, carvão etc. Outra coisa é usar tais palavras afim de dimunuir ou insultar uma pessoa. Por pequenos fatos como este, vemos a real face de boa parte da população brasileira, mas mesmo os mais loiros tem sangue negro ou indigena em suas veias. O RACISMO É INADIMISSIVEL DENTRO OU FORA DE CAMPO!!!!!!!!

  • Iwan

    Dentro de campo tem lei própria sim. Todo boleiro sabe disso.
    Xingar e ser xingado, seja do que for, faz parte do jogo. Dentro das quatro linha é guerra.
    Quando eu jogava bola, não levava desaforo pra casa, mas resolvia dentro do campo e não fora dele. O negão tinha que ter dado uma entrada no Danilo pra tirá-lo do jogo e depois falar que foi na bola.
    Sem mais.

  • se analisarmos bem a situação , tudo não passa de uma estrategia bem calculada por parte da diretoria ATLETICANA,e porque : criando um clima de guerra para a proxima partida , ferve os animos dos jogadores do Atletico e torcida tambem , nestas horas a hostilidade que o palmeiras e sua torcida vão sofrer sera forte e intimidar o adversario faz parte do jogo..e sera positiva eles pensam.
    se a partida fosse disputada em campeonato de pontos corridos, certamente seria feito um acordo entre os clubes e jogadores: Um pedido de desculpas mutua pelas agressões, afinal em meu conceito os dois erraram gravemente sem distinções. mas …como tem o jogo da volta , as coisas mudaram…rsrsr
    quanto a racismo , todo tipo de ato agressivo contra as raças seja qual cor for, é ato racista ,o branco que tambem é ofendido pelo negro merece desculpas, sabe aquela historia da negro que usa a camisa 100% negro..ok que gracinha..mas o branco que usa 100% branco..hummm vou denunciar na primeira Delegacia…rsrsr complicadoooooo

  • se analisarmos bem a situação , tudo não passa de uma estrategia bem calculada por parte da diretoria ATLETICANA,e porque : criando um clima de guerra para a proxima partida , ferve os animos dos jogadores do Atletico e torcida tambem , nestas horas a hostilidade que o palmeiras e sua torcida vão sofrer sera forte e intimidar o adversario faz parte do jogo..e sera positiva eles pensam.
    se a partida fosse disputada em campeonato de pontos corridos, certamente seria feito um acordo entre os clubes e jogadores: Um pedido de desculpas mutua pelas agressões, afinal em meu conceito os dois erraram gravemente sem distinções. mas …como tem o jogo da volta , as coisas mudaram…rsrsr
    quanto a racismo , todo tipo de ato agressivo contra as raças seja qual cor for, é ato racista ,o branco que tambem é ofendido pelo negro merece desculpas, sabe aquela historia da negro

  • Tulio

    Hipocrisia é mato, principalmente para os colunistas, jornalistas, que ficam em cima desse assunto, protegendo a raça negra, QUE SEMPRE SE CONSIDERA INFERIOR.

    Dúvido, D Ú V I D O, que esses mesmo que estão incendiando este assunto, nunca menosprezou qualquer outra raça, inferiorizando os negros, amarelos, etc. Dúvido que você e outros, nunca chamou o cara de nego, negão, preto ou o japa, de china, japona, etc.

    Hipocrisia é mato, ainda mais numa coluna para parecer de santo. Não protejo o Danilo, mas também não estou pregando a sociedade civilizada, e pedindo punição aos racistas, se esses um dia já fizeram o mesmo, publicamente, ou particularmente.

  • eduardo

    O MARCOS NAO CHINGOU…NAO LEVOU CABEÇADA E NEM PISAO MANO…..PQ SE TIVESSE LEVADO TBM CHINGARIA….NAO MISTURE AS COISAS…O ATLETICANO PISOU…DEU CABEÇADA E CHINGOU..AI O DANILO TEM QUE FICAR NA DELE? QUE QUE É ISSO….VC E SANGUE DE BARATA TBM?

  • Sykes

    É bela analise a sua em SR.DONO DA VERDADE. Engraçado quando o argentino chamou o Grafite de Macaco não fou punido e logo esqueceram o caso, mesma coisa pode se dizer do caso Maxi Lopes e Eli não foi pra frente e ninguem da midia resolveu ir atras das informações. Portanto o que leva a crer que qualquer coisa que se faça ou diga no Palmeiras é motivo de discussão e passivel de analise de pessoa que como você se ACHAM O DONO DA VERDADE mais que muitas vezes nunca jogou futebol e que quando jogou não fez nada que lembremos e muitas vezes em seus comentarios são hipocritas como o caso do nosso amigo NETO que fala tanto mal do Adriano mais que em sua epoca era uma dor de cabeça para qualquer time que jogava. Bom espero que você refaça essa sua analise que tambem diga-se de passagem é extremamente hipocrita e ve somente o lado do negro que acusa o branco de racismo para justificar um ato que primeiramente começou de sua parte com a cabeçada, animos exaltados, ação e reação , vamos analisar melhor esse caso ou então depois do julgamento esqueceremos disso e mais pra frente teremos outro. e outro do mesmo modo que esse, futebol é coisa homem no sentido literal.(não sendo machista ja que temos otimas jogadoras e que jogam mais que muito homem)

  • Junior

    Gostaria, de ouvir o que o Marcos goleiro do Palmeiras, ira dizer sôbre o carater do
    Danilo, ja que disse que o Neto é Mau Carater, por ter cuspido no José Aparecido.
    Marcão se você for HOMEM tenha a Coragem de dizer que o seu Zagueiro é MAU –
    CARATER ao quadrado, e o seu Treinador também é racista, portanto Mau Carater.

  • eduardo

    BOA LUIS….MUITO BEM COLOCADO…PAÍS DE INVERSÃO DE VALORES DO CACETE…PAÍS DE SANGUE DE BARATA…..

  • Luis

    Faz o seguinte, vem cá que eu te darei uma cabeçada!
    Aí o que você vai fazer?
    Solicitar meu RG pra ir fazer BO?
    Faça-me um favor dono da verdade!
    Porque não aproveita como jornalista que é e vai lá na delegacia dar o seu palpite?
    Ou junte-se ao stjd e também conclua que a cabeçada e o pisão não foram agressões somente ato hostil!
    Estudou muuuito você hein….!

  • Marcos

    Qual é a maneira que o Danilo deve pagar pelo seu “Ato” no proximo jogo diante do Atletico Sr. Tironi ou devo chama-lo de excelentissimo por querer ser o dono da verdade , ele deve ser hostilizado? ele deve ser agredido? ele deve ser morto ao chegar na Arena? me explique isto Cara Palida.

  • lucas

    O que é isso gente? O que representa o Danilo e o Manoel para o futebol brasileiro? Eu acho que os dois combiram tudo, só para aparecer na mídia.

  • eduardo

    olha só o cara fazia falta em todo escanteio, chingava, dava cabeçada, pintava e bordava em campo,acho que foi coisa de jogo…ato de momento….ato de hostilidade e provocação…para toda ação existe uma reação…errado….sim errado….mas para quem joga e vive a intensidade de um jogo provocado, faltoso e catimbado (o furacao parecia time argentino…sr baier que odiga provocando o juiz na posiçao da bola no escanteio….sr manoel se jogando em cima do marcos e zaga nas bolas paradas)…provocar e estimular violencia pode…reagir jamais…..bom e praticar peteca minha gente…..e de preferencia com meia 3/4 e mini saia….hipocrisia do caramba…o cara fez cagada, ai depois vem com conversinha q e santinho….o manuel, ora pois, va para a peteca…pq racismo a gente ve em sua regiao….ai sim existe ate os skin …. seu mocinha….provocou muito agora aguenta seu marica..

  • Nedilson César

    Corroboro as palavras do comentário do Egídio. O autor desse blog foi totalmente parcial e rasteiro na sua exposição. Aliás, não citou as provas da possível ofensa do jogador Danilo, o que demonstra incompetência argumentativa.

  • Mike Teixeira

    Me senti ofendido foi com seu post ridiculo… Acho que vc nao foi parcial e deveria repensar muito antes de escrever… So falou o lado do jogador do Palmeiras… E o Alteticano que deu cabecada, pisou no danilo e ofendeu a familia dele? Vc’s da imprensa esportiva que deveriam ser processados.

  • pietro salsano

    Boa tarde
    Eu não assisti o jogo, mas me interei do assuno e se existem leis deverão ser cumpridas.
    O Danilo, também não é um afro-dependente?. Isto caracteriza racismo entre suas propria raças,
    portanto as penas deverão ser iguais.

  • paulo leme

    Vcs são gozados
    xingar a mãe de alguém pode,
    mas chamar/ ofender de macaco, aí num pode – é racismo
    qnd se quer ofender alguém, vc pega pesado, vc quer ferir mesmo
    seja alemão, índio, japonês, preto
    no caso do jogo
    as ações foram deploráveis, teve de tudo
    cabeçadas, cusparadas, pisões
    e merecem penas pesadas mesmo, mas fiquemos por aí
    racismo é outra coisa
    é segregar/ discriminar alguém por causa da cor da pele

    mas paremos por aí

  • EDU.993

    AÍ ESSE JOGADOR DO ATLÉTICO PARANAENSE É UM FRESCO ! NÃO TINHA QUE SER CHAMADO DE MACACO , E SIM DE VIADO !

  • EDU.993

    IMAGINA O QUANTO O PELÉ NÃO DEVE TER SIDO OFENDIDO PELOS ADVERSÁRIOS , NUNCA FIQUEI SABENDO DELE IR DAR QUEIXA NA DELEGACIA !

  • Fernando Queiroz

    Haja hipocrisia!

  • EDU.993

    TATÁ E MAURO , CONCORDO COM VOÇÊS !

  • EDU.993

    AÍ MANO MAURÍCIO , EU TAMBEM NUNCA CATEI UMA JAPINHA , AS MINAS SÃO MUITO FRESCAS ! NÃO SE MISTURAM !

  • tatá

    o futebol brasileiro esta assim,e vai ficar pior pq vai ter só mocinhas jogando,quando vc briga com alguem pode inventar que xingou vc pronto vamos para delegacia…
    agora o stjd vcs poderia fazer o seguinte coloca cota tbm no futebol ai acaba com td isto….

  • Mauro

    Quer saber mesmo?

    Futebol tá muito, mas muito chato. É um tal de fui ofendido aqui, fui ofendido ali blablabla.

    Os ofendidos e ofensores ganham muito mais que qualquer executivo de carreira mediana.

    Portanto, é sim um mundo a parte!

    A sociedade fica indignada por um ter xingado o outro de “macaco” enquanto isso em Brasília mensalão rola solto para os dois lados, é um caso atras do outro de corrupção.

    Tem juiz que solto bandido que na sequencia mata seis crianças e tudo bem, “era a lei”.

    Deixem o futebol em paz com seus “graves” problemas e vamos discutir o que realmente importa para o país.

  • EDU.993

    TEM QUE PROCESSAR O VAMPETA , QUE FOI O PRIMEIRO QUE CHAMOU OS SÃO PAULINOS DE BAMBIS !

  • mauricio- de curitiba

    todos deram suas versões, alguns nem viram jornais esportivos que confirma que realmente o Danilo ofendeu com gestos racistas, concordo quando dizem que o Manoel provocou, mais peraÍ amigos futebol é o nosso esporte favorito tem o poder de diversão, quem pratica e assiste tira seu estress esquece um pouco seus problemas( grita, pula, vê garotas bonitas, xinga, jogadores até entra na pancadaria, mais querer ofender atingindo nacionalidade, raça merece sim puniçao exemplar, ao LUCIANO que disse que negros com má intensao querem dinheiro, “orra cara” você apelou se você se sentir ofendido que te chamam de branquelo, pegue testemunha e processe, mais veja bem existe o jeito carinhoso de chamar seu negão, negrinho etc. até piadas mais com amigos e jeito pejorativo, É racismo mesmo, sou negro com muito orgulho-OBs já fiquei todo tipo de mulheres só não ainda japonesa porque não surgiu—-BASTA DE RACISMO

  • EDU.993

    AÍ MANO , VOU METER PROCESSO EM QUEM CHAMAR CORINTHIANO DE GAMBA !

  • Luiz

    Belas palavras Tironi, quem sabe você deveria se candidatar a deputado este ano. E o zagueiro do Atlético? Pra você ele pode cometer injúria contra o Danilo, ofendendo a mãe dele, e a família dele, e até tentando agredir ele com uma cabeçada???! (fato o qual o senhor omitiu nesta “análise”). Injúria racial e pessoal são a mesma coisa, mas pelo jeito pra você isso pode acontecer dentro da “coisa do jogo”.

  • EDU.993

    BELEZA MANO LEANDRO TU É SANGUE BOM ! É NÓIS TRUTA !

  • EDU.993

    MEU APELIDO DE INFÃNCIA ERA TARTARUGA , NUNCA ME SENTI OFENDIDO !

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    SIM EDU CONCORDO PLENAMENTE COM VC!! SOH ESTAVA ESCLARECENDO FIZ AQUELE COMENTARIO PARA AO TIRONI, ELE FALOU MUITA MERDA!!

  • EDU.993

    PRETO , BRANCO , AMARELO É TUDO A MESMA COISA , SOMOS TODOS IRMÃOS !

  • EDU.993

    AÍ LEANDRO , O PROBLEMA É QUE XINGAMENTOS EXISTEM A TODA HORA , ELE NÃO QUIZ SER RACISTA , A INTENÇÃO ERA SÓ DE OFENDER , COMO QUEM XINGA O CARA DE BICHA ! ENTENDEU TRUTA ?

  • edson

    Concordo com o Edu.993. Tão fazendo uma tempestade em copo d’água. Especialmente o Comando da PM de CTBA que já tão falando em montar um esquema especial de segurança para o time do Palmeiras. Pra que? O time do Palmeiras será bem recebido, ninguém vai apedrejar o ônibus do time paulista nem haverá qualquer tipo de agressão ou coação contra o Danilo. Macaco é só uma palavra, semana que vem será só mais um jogo.

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    so palmeirense parceiro.. so estou dizendo esse comentário ao respectivo autor um tal de TIRONI, para ele se informar o que é racismo, e se informar diante a lei o que é cada elemento!!!

    E OUTRA, QUER MAIS PRECONCEITO QUE A COTA PARA NEGROS EM FACULDADES DE TODO O BRASIL, OU SEJA, ELES NAO PERCEBEM ISSO NEH GALERA!!!

  • Danilo

    Quem prova que o Danilo ofendeu o Manoel do Atlético-PR? É a palavra de um contra a do outro! O Danilo deve sim, serpunido pela cusparada e o Manoel pela cabeçada e o pisão que deu no palmeirense.

  • EDU.993

    TÃO FAZENDO TEMPESTADE EM COPO D’AGUA !

  • EDU.993

    AÍ TAL DE LEANDRO , TÔ FICANDO ” INJURIADO ” COM SEUS COMENTARIOS !

  • fael

    O DANILO ESKECEU Q TEM A VOLTA E AE EU QUERO SOH V QUAL VAI C
    O GREMIO E O SAO PAULO SABEM BEM A BELA RECEPCAO Q NÓS DAMOS AO SEUS TIMES [OS BAMBIS ALIAS TREMEM TANTO Q ATEH HOJE N-U-N-C-A GANHARAM UM JOGO SEQUER NA ARENA] E SEMANA Q VEM DAREMOS AS MESMAS BOASVINDAS AO ELENCO DO PALMEIRAS ESPECIALMENTE AO NAZI DANILO. SEM MAIS.

  • emerson

    Esse país é uma m@#$! Falta de pgto de pensão, vai preso! Racismo tbém é cadeia! Agora, é que nem o comentário do Ricardo Guerra expressa: “Xingar de filho da p.. viad… mandar tomar no c… pode… mas chamar de macaco não… e branquelo? pode ? leite azedo? pode?” Esses jogadores se xingam e xingam o juiz durante o jogo inteiro, de coisas piores. Se a lei é pra todos, vai ter que punir as torcidas inteiras, que é a maior usina de palavrões coletivo que existe. Qtos hipócritas, meu Deus!!
    Fora que o macaco é um animal super divertido, faz graça, as crianças gostam e adoram banana que é fonte de potássio, bom pros ossos(coisa que os jogadores vivem querendo quebrar no adversário). Não deveria ser sinônimo de racismo.

  • EDU.993

    BOA LUCIO ! TU É O CARA !

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    Chamar alguém de “MACACO” NÃO É RACISMO, é “injúria qualificada com emprego de racismo” e tem mais:

    Art. 140 § 1º O juiz pode deixar de aplicar a pena:

    I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
    II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

    Como Manoel provocou a injuria ofendendo o defensor do Sociedade Esportiva Palmeiras, deferindo a cabeçada no zagueiro Danilo, juntamente com ofensas à família do defensor, muito provavelmente o zagueiro Danilo NÃO será condenado!

    Estar informado junto a lei faz muito bem nesses casos!

    Grato pela atenção, e me desculpe caso haja algum erro em meu comentário em relação a lei!

  • EDU.993

    VOU PROCESSAR MINHA NAMORADA ! ELA FALA SEMPRE PRA MIM : VEM MEU TIGRÃO !

  • lucio

    Tironi, você já chutou uma bola?
    Já jogou futebol de verdade alguma vez na vida?
    Você provavelmente cresceu em cima de um carpete e empinou pipa no ventilador, deixa de ser bobo, o que aconteceu ontem foi algo próprio do futebol, o futebol tem sim leis próprias, pois não tivesse não haveria o STJD e tudo seria julgado por um juiz de direito.
    Reflita um pouco mais antes de sair falando este monte de bobagens querendo formar opinião.

  • EDU.993

    É ISSO AÍ EDSON , TEM QUE RESOLVER A PARADA EM CAMPO , PARABENS !

  • O coitado do Danilo é apenas um entre tantos que é racista, mas ele em momento de descontrole fez o que todos os brasieliros tem vontade de fazer mas não tem coragem.
    Basta ler os comentários aqui, eles se escondem na net para mostrar o racismo e na vida real só não demonstram por serem cínicos como toda a sociedade.
    Este caso, como outros, vai cair no esquecimento, pois a sociedade brasielira é racista e assim continuará.
    Pior de tudo é ler e ver a desfaçatez da sociedade através de blogs, televisão, rádio e jornal. Eles se mostram contrários ao racismo, mas disfarçam a situação dizendo que é coisa do futebol.
    Por isto defendo que quando o negro for vitima de racismo tem que devolver com violência fisica extrema, se fosse o manoel eu responderia em campo quebrando a perna dele.
    É capaz de incriminarem o Manoel por ele ter reivindicado seus direitos, no final é ele o culpado e não o Danilo. Afinal, quem mandou o negro ser jogador no Brasil, não é?

  • weslley

    o sr danilo e o sr manuel devem ser severamente punidos não só pelos xingamentos mútuos o que não caracteriza necessariamente racismo, pois “racismo é um conjunto de atitudes discriminatórias e constante que visa humilhar e prejudicar outra pessoa independente da cor, etnia, religião, etc…” e todos sabemos que numa partida de futebol xingar infelizmente é normal sendo que as coitadas das MÃES são as maiores vítimas de ofensas e todo mundo acha normal, aliás o Zidane foi duramente criticado por ter defendido a mãe e a irmã, mas como eu estava falando os dois devem serem punidos pelas atitudes anti – desportiva e a falta de respeito com os torcedores o sr manoel dando cabeçada e pisão no danilo e o sr danilo com a coisa mais vergonhasa que existe dando cusparada na cara do manoel o que é totalmente repugnante e uma total falta de respeito para com o sr humano(prefiro levar um soco na cara e ser xingado de qualquer tipo de animal do que que levar uma cusparada ou tapa na cara que é uma ofensa física e moral ao mesmo tempo)… reprovável tbm a atitude do atlético que fez todo este ahue pra tentar livrar o manoel de alguma puniçao no stjd e ao mesmo tempo incita a violência no jogo da volta, ou vocês acham que a torcida atleticana vai deixar parado. se ser chamado de macaco é racismo ( segundo darwin e os cientistas todos nós independentes da cor somos oriundos do macacos ou seja somos todos uma espécie de macacos) ser chamado de burro, anta , galinha ,vaca e tantos outros animais também é… engraçado também que ninguém fica bravo de ser chamado de “tigrão”… leão… cachorão… , alias tinha até um jogador que tinha apelido de pantera.

  • Sergio Santos

    Tenho lido muitos relatos aqui de que ser chamado de macaco é normal. Pessoas que nunca sofreram discriminação….. Deixem de hipócrisia! Se chamarem vocês de branquelos, coxa branca e etc…. Façam como o Manoel, registrem um boletim de ocorrência contra o agressor!!

    A lei diz discriminação de cor e raça, e não especifica se é branca ou preta.

    Já tem até homens usando a lei Maria da Penha contra esposas agressoras!!

    Concluindo… se você branquelo se sentir ofendido por ser chamado assim busque os seu direitos.

  • EDU.993

    NA ÍNDIA O MACACO É UM ANIMAL SAGRADO ! VOÇÊS SABIAM ?

  • edson

    Tranquilo, não há problema. Ainda há um jogo de volta e vai ser em Curitiba e nós, torcedores atleticanos, esperaremos com muita disposição (entendam disposição como quiserem) pelo Danilo e seu time.

  • Rod

    Me desculpe mas você,Tironi,só está vendo a situação por parte do Manuel. Assim muitos podem pensar que o Manuel não fez nada , o que é errado,pois este também agrediu psicológicamente e fisicamente ( 2x por sinal) o jogador do Palmeiras.
    De forma alguma defendo o racismo mas só acho que em uma situação de jogo onde os nervos estão à flor da pele e ainda por cima entre dois jogadores que já estavam se atritanto, deve-se aplicar uma punição a estes apenas no futebol.

  • EDU.993

    É TUDO BABACA , QUEM FALA QUE CHAMAR UM CARA DE MACACO É RACISMO ! E O JOGADOR DO SANTOS QUE TEM O APELIDO DE GANSO ? SE CHAMAR ELE DE GANSO TAMBEM É RACISMO ? QUE FALTA DO QUE FAZER VIU ! BANDO DE MACACO !

  • Rodrigo Simonin

    Que seja preso !!
    Que tenha justiça !!!
    Racismo é racismo e ponto, acho isso tanto para negros quanto para brancos.
    Não vamos desviar as atenções, merece ser preso.

  • Roberto Rodrigues

    A LEI EXISTE PARA SER APLICADA. ESTOU A FAVOR DA DENUNCIA. CABE AS AUTORIDADES COLOCAR NA PRISÃO TODOS AQUELES QUE PRATICAR ATOS DE RACISMO NO NOSSO PAÍS. O RESTA É CONVERSA FIADA!

  • ricardo r guerra

    Xingar de filho da p.. viad… mandar tomar no c… pode… mas chamar de macaco não… e branquelo? pode ? leite azedo? pode?
    Toda ação origina reação.. agora ele ta dando queixa sobre ser chamado de macaco para aliviar a pena que ele teria pelas suas agressões….
    resumindo: os 2 estão errados, mas o mais errado é o manoel que começou toda a situação.

  • Enio

    precisamos entender, que racismo não é sómente a cor da pele, que aqui no Brasil pobre vai preso até por “roubar” comida por estar com fome, que rico não vai preso mesmo que seu prédio caia, que seu barco afunde e mate mais de 100 pessoas, que corrupto pode se eleger, que famosos atropelam e matam e continuam cantando e jogando bola, racismo em meu entendimento pode ser muito mais que uma pele escura, meus melhores amigos foram “pretos” “macacos” “negrões” ,e dai, quem disse que pele é o que faz a diferença em uma pessoa, temos que para com isso, sou alto e “branco”, já me chamaram de “girafa” de “branquelo”, e daí vou mandar prender. quando se faz uma critica, traga junto qual a solução, fazer criticas, qualquer idiota sabe fazer. abraços a todos, inclusive aos “pretos”. eta povinho

  • Pedro Paulo Deodato de Souza

    Já briguei muito por ter sido discriminado, por gente branca, que se julgava superior, certa vez massacrei um deles que queria aparecer para as meninas na época, quando ele viu que a coisa ficou seria, tentou implorar pedindo desculpas mas era tarde, bati com muita satisfação, quando a Policia chegou era muito tarde pra ele, e como eu era muito forte, foi preciso mais de seis policiais para me segurar. Alguns se esquecem que somos todos seres humanos, a cor só mostra a difierença, e em uma terra como o Brasil, isso não podia existir, mais existe infelizmente. Fiz faculdade na decada de 80, não tinha cotas de negros na época, e muitos me olhavam “atravessados”, mas não falavam nada, pois temiam uma reação minha, porque eu era um brutamontes, que podia atirar alguns deles facilmente do 7 andar, como alguém joga bolinhas de papel pela janela, e faria isso mesmo caso fosse provocado. Hoje como ancião vejo surgir coisas como o Nazismo, a “ku klusklan”, e casos lamentaveis como esse no futebol, e como o mundo está muito violento, a defesa de gente negra como eu, é matar, matar mesmo, quem nos trata assim.

  • Marcus

    Concordo quando você afirma que é uma bobagem sobrte leis fora e dentro de campo. A lei é sim válida dentro de campo.

    No entanto, vocês mesmo da imprensa fazem verdadeiros absurdos na hora de conseguirem notícias (inclusive vocês da imprensa esportiva), passando por cima da privacidade das pessoas. Se se está defendendo a correção da lei, que seja de uma forma geral e não parcial

  • JULIO NERO

    MAIS UMA VEZ OS ARAUTOS DA MORAL, OS DEFENSORES DA ÉTICA…..OS HIPÓCRITAS DA IMPRENSA QUE SE CALAM QUANDO SEUS TIMES DO CORAÇÃO APRONTAM, COMEÇAM A SOAR SUAS TROMBETAS.

    QUANDO É O SP, CORINTHIANS, FLAMENGO……TUDO É ABAFADO…INCLUSIVE IMAGENS, NÃO É IXXXXXPORTV E GLOBO?

    SE CALAM COM RICARDO TEIXEIRA…

    SE CALAM QUANDO O BNDES LIBERA DINHEIRO PARA O SP RENOVAR SEU ESTÁDIO ( QUE JÁ FOI CONSTRUÍDO COM DINHEIRO PÚBLICO)…

    SE CALAM QUANDO RECEBEM AFAGOS E CAMAROTES PARA ASSISTIREM JOGOS…

    SE CALAM….

    SE CALAM….

    FUTEBOL É JOGADO POR SANTOS E COMENTADO POR HIPÓCRITAS.
    PSEUDO APÓSTOLOS DA MORAL, AGORA É A HORA DE VCS.

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    DESCUPE ALLYSON ESQUECI O PRINCIPAL, O “NÃO”, ENTÃO COMPLETANDO, MUITO DIFÍCIL SER CONDENADO!!

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    Chamar alguém de “MACACO” NÃO É RACISMO, é “injúria qualificada com emprego de racismo” e tem mais:

    Art. 140 § 1º O juiz pode deixar de aplicar a pena:

    I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
    II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

    Como Manoel provocou a injuria ofendendo o defensor do Sociedade Esportiva Palmeiras, deferindo a cabeçada no zagueiro Danilo, juntamente com ofensas à família do defensor, muito provavelmente o zagueiro Danilo NÃO será condenado!

    Estar informado junto a lei faz muito bem nesses casos!

    Grato pela atenção, e me desculpe caso haja algum erro em meu comentário em relação a lei!

  • Allyson

    Leandro Bianchi

    “Como Manoel provocou a injuria ofendendo o defensor do Sociedade Esportiva Palmeiras, deferindo a cabeçada no zagueiro Danilo, juntamente com ofensas à família do defensor, muito provavelmente o zagueiro Danilo será condenado!”

    será ou não sera condenado, pelo que entendi não sera mas no fim vc coloca que será.

  • Tobias

    O Danilo errou sim, e deve assumir a responsabilidade pelo seu ato, mas voce está sendo parcial
    o Danilo revidou porque foi agredido, aliás o Manoel bateu no time inteiro do Palmeiras, então voce jornalista acha que é nefasto ofender , mas agredir não tem problema , no calor do jogo no estado de nervosismo e tensão é muito difil saber como vamos reagir após uma agressão, existem muitas situações que não sabemos como vamos reagir !!! vivemos em uma sociedade hipocrita isso sim !!

  • EDU.993

    AÍ MEU CHARÁ EDU , ACHO QUE ESTÃO FAZENDO TEMPESTADE NUM COPO DÁGUA ! NA HORA DA ADRENALINA , XINGAM DE COISAS MAIS FEIAS QUE UM MACACO ! O JOGADOR ADVESÁRIO VAI CONSEGUIR O QUE ELE QUERIA , TIRAR UM JOGADOR DO PALMEIRAS DO PRÓXIMO JOGO ! LAMENTAVEL …

  • eduardo

    Lamentavél comentário sr pseudo jornalista.
    Primeiro que o Danilo e a diretoria disseram que não chamaram ninguém de macaco. Ou seja, é uma palavra contra outra. Se eu for na midia e disser que o sr. me chamou de macaco, vou ter que provar, ou será que vão todos sair por aí execrando vossa senhoria como racista sem saber se é verdade, como estão fazendo com o Danilo???? Segundo que o sr. manoel foi um mal carater que deu uma cabeçada em outra pessoa e depois um pisão. Lamentável agressão, como é lamentável a cusparada e ambos devem ser punidos por isso, mas com parcimônia. Terceiro e para concluir, chamar alguém de macaco não é racismo, senão posso considerar racismo quando chamam alguém de baleia por ser gordo, branquelo de m… por ser branco, entre outros.

  • Luiz

    Demagogia é demagogia em qualquer lugar.
    Hiprocrisia é hipocrisia em qualquer lugar.
    Imparcialidade é imparcialidade em qualquer lugar.

  • Carlos-Ba

    Que racismo é crime todo mundo sabe.
    Não estou aqui para defender Danilo, mais acho que hoje em dia com essas leis sem critérios, é complicado julgar.
    Veja bem, eu moro no estado onde a maior parte da população é negra, aqui são normais as pessoas se cumprimentarem falando “diga negrão” e isso em outros lugares poderia ser considerado racismo.

    Veja como nossas leis tem dois pesos e duas medidas, recentemente à ex-mulher de Edmundo colocou na internet um vídeo onde aparece ela com os seios a mostra e o filho sem camisa, nesse vídeo ela beija o filho e coloca a mão dele sobre os seios.

    Já pensou se Edmundo fizesse isso com uma filha?
    Ele estaria respondendo a um processo de pedofilia ou de aliciamento de menor.

    É complicado julgar.

  • Leandro Bianchi de Oliveira

    Chamar alguém de “MACACO” NÃO É RACISMO, é “injúria qualificada com emprego de racismo” e tem mais:

    Art. 140 § 1º O juiz pode deixar de aplicar a pena:

    I – quando o ofendido, de forma reprovável, provocou diretamente a injúria;
    II – no caso de retorsão imediata, que consista em outra injúria.

    Como Manoel provocou a injuria ofendendo o defensor do Sociedade Esportiva Palmeiras, deferindo a cabeçada no zagueiro Danilo, juntamente com ofensas à família do defensor, muito provavelmente o zagueiro Danilo será condenado!

    Estar informado junto a lei faz muito bem nesses casos!

    Grato pela atenção, e me desculpe caso haja algum erro em meu comentário em relação a lei!

  • Venicio

    Sr. Tironi,
    Na vida tudo é AÇÃO E REAÇÃO, que o RACISMO É UM CRIME INTOLERÁVEL , não tenha dúvidas, mas o caso citado, requer alguns cuidados.O mundo do futebol tem mostrado, que a troca de ofensas existem de todos os lados, pois na maioria, são jogadores cuja a formação é extremamente humilde.As imagens demonstram no presente caso, agressão dos dois lados, só que eu gostaria de lembr-alo que quando se trata do Palmeiras(Instuituição) parece que setores da imprensa acaba vestindo camisa, o que é lamentável.Portanto o Sr, deveria ser mais criterioso em suas colocações, até porque, o seu trabalho envolve milhares de pessoas, e ao tomar partido, sem um conhecimento, especifico (ouvindo-se ambas as partes), e concluindo técnicamente, estaria contribuindo para a má informação.
    Fica ai o alerta, e que este País, volte a ter profissionais competentes que não vistam camisas de clubes, apenas levem os verdadeiros fatos ao conhecimento público.

  • Jimmy

    Podia pelo menos citar, que o Manoel merece uma punição desportiva né, mas é mais simples falar do que tá todo mundo “caindo em cima”, os dois cometeram erros!

  • Só se fala em racismo? Dá mais ibope.
    Manoel foi um santo?
    Os dois devem ser punidos.

  • CELO

    cesar maluco para com essa viadice querendo ser o intelectual,danilo merece ser punido com rigor,e vc deixa de viadice seu babaca!

  • Felipe

    Na real o Danilo não chamou o zagueiro fdp de macaco. No brasil, ngm faz isso. Seria ridículo. Os companheiros de equipe dele (Armero, Robert, Ewerton, etc) seriam os primeiros a defender o rival. Mas não acredito q o Danilo tenha usado tal palavreado. Deve ter xingado mesmo de tudo qto é nome, mas de macaco não!

  • Luciano

    Acho que isso virou uma forma para negros mal intensionados extorquirem dinheiro, pois utilizam esse argumento para que outros negros que nem viram a situação já o apoiem de cara por se sentirem ofendidos também e com isso a cobrança sobre a lei seria muito grande, com isso um coitado acaba sendo preso ou tendo que pagar algo.

    Hoje se um negro quiser prejudicar alguem é muito facil, é só alegar racismo, e isso sera´quase um caso Isabela, o pais todo ficara contra o cara como ja começam a se manifestar contar o Danilo.

    Tenho amigos negros e chamo de negao, brinco quando ele para perto de um algo preto que esta camuflado, entre outras coisas e eles dão risada. Quando vou na praia de tão branco falam que sirvo de ponto de referencia, que quando vou me trocar para o futebol a brancura da minha pele pode cegar alguem no vestiario. Esse é o espirito! Numa boa, na diversao, todos tem que entender isso!

  • tudo bem nao justifica o cuspe mas esse zagueiro do atletico e um cavalo que me desculpe o cavalo o que ele fes no jojo nas cobranças de escanteio e brincadeira ele tem que pegar tambem uma bela pena o futebol dele so cabe mesmo nesse timinho de quinta categoriaai do parana ops desculpe eu nao quis dizer cavalo e sim violemto porque o cavalo e um animal prestativo

  • Luiz

    Não estou tirando a culpa do Danilo pelo insulto mas como alguns disseram os meios de comunicação esportiva estão fazendo exatamente o que o CAP está querendo polemizar a partida de volta como sempre faz

    “TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO” você acha mesmo que o Santo Manoel nunca ofendeu ninguem ou mesmo o próprio danilo ? bate ele bateu bem mas bater pode o que não pode é chamar de negão é afrodescendente

  • Manoel

    Acho que essa desigualdade tinha que acabar! Todos são iguais, por isso como bem dito pelo Lucas, brancos tb podem usar camisetas 100% branco, eu amo ser branco, assim como os negros podem.

    Ou todos podem tudo ou ninguem pode nada, permiter certo privilégios para uns ous para outros nao da certo. Como também foi dito aqui ja vi muito por aí: branquelo, doente, transparente, albino entre outras coisas que falaram aí. Aí não é racismo? aí é brincadeira? eu vejo como brincadeira, mas se chamar um negro de macaco não pode ser brincadeira então com o branco também não pode.

    Por isso sou contra cotas e qualquer privilégio para qualquer raça, afinal raça não é sinomino de condição social, pois temos muito negros bem de vida estudando de graça, tomando vaga de brancos e outros que não tem condição de pegar. ISSO É RACISMO! Já vi deputados negros dizendo que querer tirar cotas, eu acho que esse é o caminho. Quanto mais separar, dar privilegios para um ou para outro, mais inveja e odio haverá entre elas.

  • Volmir

    Olha, eu diria o seguinte:
    Hoje em dia ninguém pode olhar de maneira diferente para alguem para a coisa já parar no tribunal.Outra coisa, se chamar alguém de “macoco” “negro” é recismo então se alguém chama o outro de “branquelo”, “coxa branca” também não seria? aliás, existem macacos de outras cores que não pretos. Portanto, acho que isso já está radicalizado, virou coisa ridícula, absurda!!! Em tempo: vejam quantos da cor negra que casaram com mulheres brancas e vice versa, isso também não seria racismo da própria raça negra?
    PENSEMOS NISSO!!!

  • Allyson

    Rodrigo Toledo,

    Sem contar que o que se diz agredido falou mal a mãe do que ele diz ser o agressor antes de ser chamado de macaco, como falei, foi agreção mutua, não vai dar em nada.

  • Pedro

    o manoel começa catimbando, da uma cabeçada e não quer ser xingado? ele foi um palhação e mereceu ser xingado sim… paremos de frescura, qualquer um que já jogou bola sabe que isso é normal sim… todo esse seu texto, Tironi, é politicamente correto, mas não reproduz a realidade

  • Luiz

    Tem que ser assim agora http://www.youtube.com/watch?v=UhH_DENoYyg ou procurem no youtube “Deznecessários O Afrodescendente” ele conta exatamente como é isso de racismo hj em dia só que em forma de piada

  • Tiago

    Me espanta ver como a sociedade brasileira continua predominantemente racista, a cabeçada e o pisao no jogador do palmeras não sao motivos para que ele cuspise e ofende-se racistamente (mesmo sem provas fisicas) o jogados do Atletico, sim não eh correto condelano sem provas, mais tbm n eh correto defende-lo tão fervorosamento como esta sendo feito por alguns aqui, afinal ele deferiu uma cusparada na cara do adiversario, ato tao baixo quanto o racismo. Sei que no meio do futebol existe muitos xingamentos como fdp, entre outros, mais nenhum deles da abertura para a outra pessoa ser racista, se vc n tem a capacidade de responder na mesmo moeda sem realizar tao ato, o melhor eh virar as costa e engolir a ofença com dignidade.
    Um ato racista não se restringe apenas aos negros e sim a todas as etinias e raças existentes no pais, e que gere uma degradação de todas uma raça, portanta assim comu foi sitado em alguns postes se um branco se sentir ofendido por outra pessoa de outra etinia ou raça o ato pode sim ser conciderado racismo, como por exemplo chamar uma pessoa de branco azedo, assim como foi citado antes.
    Entao antes de criticarem penssem e reflitam sobre seu proprios atos.

  • Rodrigo Toledo

    Caro Tironi

    Concordo com vc em parte, pois, usar de um linguajar chulo para ofender outrem não é correto. Porém, se vc atentar ao fato de que esse rapaz que se diz ofendido, o tanto que ele bateu, chutou os jogadores do Palmeiras, isso não conta? É coisa do futebol? Bem, se levarmos sob este prisma, talvez o xingamento do Danilo não deveria ser levado à sério! Até porquê, xingamento no futebol é coisa normal!!!
    Vou além disso ainda, será que a nossa respeitável corporação da polícia civil não tem coisas mais importantes à realizar?
    Vc deve ser mais imparcial em suas colocações, até porque, viver da desgraça alheia é coisa de jornalista incompetente, e no caso da Sociedade Esportiva Palmeiras, depois de tantas frustações, é um prato cheio!!!

  • também não, punição aos dois.

  • Priscilla

    Tironi:

    Primeiramente, quero deixar claro que não sou racista e tenho certeza que a maioria de quem comentou aqui (senão todos!), também não é! Só não acho certo, você, um jornalista esportivo, dar uma de jornalista sensacionalista e colocar o Danilo como o “Pior homem”, pelo acontecimento de ontem, ao invés de comentar “O JOGO”! Afinal, esta deveria ser sua função: comentário esportivo! É fato que o xingamento de cunho preconceituoso não é certo, aliás, é ILEGAL!

    No entanto, infelizmente esse tipo de crime é tratado com “dois pesos e duas medidas”, pois eu dúvido que alguma pessoa que foi chamada de “branquela” ou “gay” ou “seu católico” (vale lembrar que racismo e preconceito não dizem respeito apenas à cor!!!) se “doa” tanto!

    Se assim fosse, pq não houve tanto sensacionalismo quando no programa Big Brother Brasil, o participante Dourado chamou por diversas vezes Dicesar de “gay”, num tom “pejorativo”? Ah! Ele não é Palmeirense, pq se fosse, a imprensa já tinha soltado a notícia: “Palmeirense do BBB xinga Dícesar…”

    Quer mais do que uma simples camiseta “100% NEGRO”? Se alguém na rua com uma camisa “100% BRANCO” já é olhada com maus olhos!

    Enfim, acho que a mídia esportiva deve se preocupar mais com ESPORTE!!!

    Em tempo, seu comentário para o “Daniel”, não poderia ter sido pior: “Caro Daniel
    Agressão física está sujeita à punição pelo STJD”. Pois bem, então que o ato, como o do Danilo, também o seja.

  • Allyson

    chamar de macaco não pode, e chamar de filho de uma puta pode?

  • Pessoal, de boa, cada um tem sua opinião, não devemos trazer para o blog, o que aconteceu entre Manoel e Danilo, que na minha opinião, os dois deveriam ser punidos pelo STJD, visto que mais feio que o racismo, ou qualquer outra coisa, é dar mau exemplo as torcidas que já tem que lidar com a violência fora de campo. Tironi, respeito sua opinião, e a de todos que comentam no blog.

  • Antonio

    Ei Iran…o assunto é outro…não se trata de religião e sim de discriminação racial.

  • Rodrigo

    Quero ver vc provar o que esta falando.
    Qualquer um fala o que quer, agora prove.
    Um jornalista que trabalho em um site como o Lancenet não pode sair acusando sem provas.

  • Iran Borges

    É verdade! Inaceitável que preceitos racistas ainde permeiam o esporte nacional, ou melhor a sociedade brasileira. Aliás, todo e qualque PRECONCEITO – de pré conceito, ou seja, conceituar algo sem o conhecimento prévio (ignorar – aquele que ignora algo é IGNORANTE, etmologicamente expressando). Por isso um fato abaixo envolvendo o Santos F. C. e instituição espírita. e-mail que circulou por aí após pequenos destaques na mídia nacional:

    “Que religião preconceituosa é esta?

    Aconteceu um incidente grave em São Paulo, que contraria tudo aquilo que se fala sobre o lado bom e generoso do povo brasileiro.

    O incidente abaixo foi primeiramente noticiado pelo jornal Folha de SP ontem e depois pelos demais em todo o país.

    O Lar Mensageiros da Luz é um abrigo de crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência, especificamente paralisia cerebral.

    Atualmente atendem 38 pessoas da Baixada Santista, SP.

    E de onde vêm esses deficientes?

    São deficientes em risco pessoal e social encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

    O INACREDITÁVEL

    Como tudo começou? Foi programada na Semana Santa uma visita de jogadores do Santos F.C. ao Lar Mensageiros da Luz, que dá assistência à paralisia cerebral. Seriam entregues ovos de Páscoa.

    Quando o ônibus parou á porta da instituição, alguns jogadores como Neymar, Robinho, Fábio Costa, Durval, Léo, Marquinhos e Brum se recusaram a descer.

    Ganso chegou com seu próprio carro e, antes de entrar no local, foi chamado pelos colegas que estavam no ônibus (eles gritaram e bateram nas janelas). Ganso entrou no ônibus e não saiu mais.

    A razão? Souberam que a instituição tinha sido fundada por espíritas. O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro foi até o ônibus e conversou com os atletas. “Falei para os jogadores que o Santos tem que provar que não é apenas um time de futebol”.

    O técnico Dorival Júnior, visivelmente constrangido, disse que deixara claro que era uma atividade paralela às atividades do clube e que não era obrigatória a presença de todos. “Era pra ser algo fraterno, buscando uma troca com aquelas crianças que têm muito mais para nos ensinar do que temos para lhes oferecer” – disse o técnico santista.

    Dentro da instituição, os jogadores que participaram da doação dos 600 ovos, entre eles Felipe, Edu Dracena, Arouca, Pará e Wesley, conversaram e brincaram com as crianças.

    Em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho e Neymar disseram que sua religião (evangélica) precisa ser respeitada. Por isso não desceram do ônibus para visitar os deficientes que os esperavam.

    “Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um
    ambiente espírita” – disse Robinho Evangélico, Neymar disse o seguinte: “Fiquei sabendo dos rituais religiosos (sic) realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude, pois tinha receio de não me sentir bem”.

    E DEPOIS?

    Essa notícia me foi trazida pelo meu filho e companheiro de jornada, Átila Nunes Neto, que como eu, estava chocado.

    Meu filho é um homem de 36 anos e foi criado num lar espiritualista, mas sempre alertado para que jamais sua fé passasse por cima dos princípios básicos da fraternidade.

    Chico Xavier dizia que se Allan Kardec tivesse dito que “Fora do Espiritismo não há salvação”, ele não teria seguido os passos da Doutrina Espírita.

    Mas, Kardec disse que “Fora da caridade não há salvação”. E a gente aprende que na caridade não há excessos e que deve ser a felicidade dos que dão e dos que recebem.

    O preconceito no caso de alguns jogadores do Santos superou a caridade.

    É uma pena. Eles teriam invadido de alegria os corações daquelas crianças com paralisia cerebral.

    Mas, o preconceito é uma opinião não submetida à razão.

    Pior mesmo, é quando o preconceito religioso surge de quem pensa com
    os pés.

    Por outra: Até que ponto temos que aceitar esse fundamentalismo cristão garganta a dentro sem considerá-la preconceito, tal qual o racismo?

    Discriminar judeus é crime! E isso????!!!!!

    É, e esta molecada pensa com os pés mesmo! Qdo resolverem pensar com
    o cérebro, aí, ninguém segura!!!

    Assunto: INACREDITÁVEL: QUANDO O PRECONCEITO NASCE DE
    QUEM PENSA COM OS PÉS!

    Antes de ler este meu e-mail, peço-lhe um pequeno favor.
    Por gentileza, veja antes pelo menos uma das fotos que estão em anexo, para você ter uma noção do que essa instituição faz Desculpe-me insistir, mas, por favor, veja pelo menos, uma das fotos antes”.

    PISADA FUNDAMENTALISTA NA BOLA DESSE GRANDE E MARAVILHOSO TIME, DESSA ENORME E MUNDIALMENTE CONHECIDA AGREMIAÇÃO.

    PENA! PÉS ROBUSTOS EM CABEÇAS PARCAS.

  • Antonio

    TIRONI…como vc pode “julgar” o Danilo se não há provas concretas de que ele realmente ofendeu o zagueiro do Atlético? O quê está perecendo é que o Manoel tenta desviar ou aliviar os atos que ele cometeu em campo, ou seja, ele agrediu o Danilo em dois lances. Isso não quer dizer que eu aprovo a cusparada desferida à ele, mas dizer sem provar é complicado. Será que o racismo não vem dele próprio? Como já li em um comentário, o senhor como formador de opinião deveria antes de tudo verificar a veracidade dos fatos e não sair metralhando com o seu teclado só para ter algum IBOP em seu blog.

  • eduardo barone

    Que chamou a mãe dele de Puta, antes, porém, entrou covardemente no Marcos e ao ser questionado da atitude xingou e deu uma cabeçada no jogador…
    Porque vc não comenta a respeito, talvez pq vc torça para um outro clube….. O que o Danilo fez, é errado, é claro, mas o outro pode sair dando cabeçadas, pisão, xingando esse ou aquele de filho da puta e está tudo bem….. Acorda, parciabilidade tem limite…..

  • Guilherme

    Você viu a entrevista do Lincon? Ele disse que o Manoel xingou a mãe do Danilo antes…
    A questão é que o jogador deu entrevista saindo do campo que estava tudo bem, e depois no vestiário resolveu ir na delegacia..estranho né?? Isso foi feito para tumultuar…e você Tironi, essa reportagem comprova o seu nível de jornalismo…FRACO…nunca jogou futebol!

  • Wellington

    EH BRINCADEIRA ISSO… Isso foi no fervor do jogo, a punição tem que ser na espera desportiva e não na civil.
    Se fosse assim o Danilo podia levar ele pelas agressões.
    E quem mais tem preconceito é o proprio negro e contra ele mesmo. É brincadeira, se ele chama o Manuel de Angélica, sera que ele ficaria bravo?

  • Preconceito racial, infelizmente sempre existiu, e vai continuar a existir. Discordando dos colegas, que afirmaram que, quando um “negão” chama outro de negão, é normal, eu creio no seguinte: quando ocorre de uma pessoa do seu circulo de convivio (uma pessoa que tem intimidade com você) te chamar por um vulgo, não soa em tom de ofensa, e isso se aplica a todos os casos, exemplo: gordinho, japa, branquinho,etc. Mas ao contrario do que muitos pensam, quando uma pessoa que não tem convivio social com você, se refere a você por um vulgo como os mencionados, trata-se de tom ofensivo, e não só os negros, como todos tem o direito legal de processar a quem se referiu, no que tange aspecto físico. Prova disso é que já exsitem processos em aberto por causa de tons de ofensa a obesos, loiras,etc. Lembrem-se: racismo é referir-se à todos aqueles de certa forma diferentes, como excluidos ou anormais, e isso vale não só para os negros, e sim de um modo geral, etc e vice-e-versa. Esta é uma opinião imparcial a respeito do ocorrido, longe de ser um comentário favorecendo segregação e desunião. Abraço a todos.

  • DARCI

    Amigos, este tipo de discussão não leva a nada. É claro que cada um puxa a sardinha para a sua brasa. Os Palmeirenses defendem o Danilo, enquanto os atleticanos, é claro, defendem o Manoel. Enquanto isso, o nome da SEP está sendo visto, na mídia, com maus olhos. Já não basta por tudo o que essa agremiação está passando? 11a. colocação no paulistinha, 2a. divisão da libertadores (copinha do Brasil), dívidas, dívidas, etc. Deixem-nos em paz, por favor!

  • sandro

    TIRONI… antes de acusar alguém, tenha certeza de que este alguém tenha mesmo culpa. Quem é você para pedir que alguém page por algo que não esta provado… por ser um formador de opinião, tenha mais cuidado em seus comentários, afinal neste caso, do jeito que você coloca, parece que o tal de Manoel é um “SANTO”, cabeçada e pisar em quem está machucado no chão, podemos tolerar? Cuidado meu rapaz… não deixe suas emoções clubísticas influenciarem em seus “posts”.

  • Universitário

    Amigo
    Preste atenção
    Os fatos ainda não foram confirmados
    A justiça se baseia em provas
    E estas, que ainda não foram apresentadas
    Você esta se antecipando, e de certa forma, sendo injusto
    Sua afirmação pode não ser verdadeira
    Você só deveria fazer tal afirmação, após constatado que realmente houve esse ato por parte do Danilo.
    Até então, nada foi confirmado
    Seguindo nossa Constituição, “Todos são inocentes, até que se prove o contrário”.
    Então, deixe para tirar suas conclusões, após a confirmação de tal ato
    Falar por falar é fácil.
    Aliás, as vezes um silêncio vale mais que mil palavras
    Melhor se calar, do que ter que vir aqui se retificar, posteriormente
    Não acha?

  • alexandre

    Tironi, um pouco de exagero e hipocrisia neste caso, nao?
    Dar cabeçada, pisar em um atleta deitado (e confirmar que foi proposital) xingar de fdp, isso pode…reagir cuspindo e chamando de macado…ahhh, isso é feio! O Mauricio Ramos é afrobrasileiro tanto quanto o Manoel, e é amigo particular do Danilo, seria ele racista mesmo? Ou foi apenas um ato (reprova´vél, concordo) de reação em um clima de futebol??
    Eu chegar em um predio, e xingar um porteiro de macaco (preconceito racial) ou rebaixa-lo por sua situação (preconceito social) é uma coisa, agora em um ambiente de “guerra” como um jogo de futebol, esta ficando chato….alguem falou do jogo???

  • Junior

    Boa tarde…
    Na boa… vc nunca jogou futebol…
    Nesse eporte… Pai e filho se estranham… se xingam…
    Nesse esporte… amigos se agridem… se desculpam…
    Eu fui criado na periferia… e um chamar de preto… neguinho…
    Macaco… branquelo… alemão azedo… sem cor… era normal…
    DENTRO DE CAMPO É OBVIO!!!!
    fora era só respeito… e á Amizade continuava…
    FUTEBOL VIROU UMA COISA DE FRESCO…
    Não pode isso aquilo… lamentavel…

  • Adriana

    É admirável como o racismo ainda está vivo e inconsciente na cabeça dos brasileiros…todas as expressões supracitadas referem-se a racismo e não importa a direção…se de negros para brancos ou de brancos para negros. A realidade em nosso país entretanto é bem diferente…a todos vcs que se dizem brancos….experimentem um único dia como negro nessa nação maravilhosa e depois retornem e façam um comentário. Não se pode falar daquilo que nunca experimentamos…quanto a atitude do goleiro Marcos…tb foi de racismo…quer dizer então que ele não achou nada demais na atitude do companheiro? Ou seja,pra ele é normal chamar um cidadão de Macaco? Não esqueçamos q também existem macacos brancos….portanto acreditem ou não o racismo existe sim….e tem gente que ainda tem a cara de pau de dizer…”um negro bonito” ou “um negro gente boa”…mas nunca ouvi ninguem dizer…”um branco bonito” ou “um branco gente boa”….por que será?

  • rapaz, até pensei em escrever educadamente p vc , contestando suas opiniões, mas quando vi todos os comentários contrastando com suas palavras hipócritas, vi que não seria preciso. Espero que leia os comentários e reflita sobre as burrices ditas. Você até merecia ser chamado de Burro (o vinicius que escreveu CITUAÇÃO com C tbm), mas o Burro, que é um animalzinho simpatico, diferente da maioria de jornalistas esportivos do Brasil, não merece ser chamado de Tironi.Ah , meu advogado está de sobreaviso, pois o próximo imbecil que me chamar de chamar de branco, tá fudido.

  • Eduardo

    Antes de julgar o Danilo, vcs da imprensa deveriam pelo menos verificar se ele realmente agrediu verbalmente o Manoel… Até agora não apareceu 1 imagem que comprove essa versão, o pior nenhum outro jogador do Atletico PR tomou as dores no calor do jogo!!! Meio estranho né??? Tenho certeza que se o Danilo tivesse realmente chamado o Manoel de “Macaco” seus companheiros de clube tomariam as dores e o coro iria comer no Palestra…

    Manoel vc deveria ficar feliz por ser chamado de macaco, pois como os proprios cientistas dizem nós viemos do macaco e tem macaco mais inteligente que muitos por ai…

  • Aparecido Roberto da silva

    nessas ocasiões é preciso se tomar muito cuidado, primeiro porque não acredito que o danilo fosse agir desta forma se não tivesse sido ofendido primeiro, e mais duvido se o palmeiras perdesse para o atletico no palestra o tal do manoel teria dado queixa a policia

    cuidado com o que diz, até porque o danilo me pareceser um bom rapaz

  • Marcio

    Prezado Davi,

    Tenho ciência deste fato a lei, não prevê ato de “racismo contra negros”. Apenas prevÊ ato de racismo puro e simples, apenas me referi ao fato de o ato de um negro dizer branco azedo, não é mal visto pela sociedade, encaram como uma brincadeira, ou se for o caso de um xingamento como qualquer outro. Porém, para melhor explanação de meu ponto de vista , mudarei a frase para que não se produza equívocos. Nunca vi ninguém prender um homem ou uma mulher por chamar o outro de “POTRANCA OU GARANHÃO” “TIGRESA OU TIGRÃO” aí você dirá, ah mas estes não são pejorativos… e rato, cadela, cachorro, porco…
    Sem hipocresia, quando disserem a um negro que ele é forte como um Corcel Negro, você acharia que ele ainda foi ofendido??. O racismo está nos atos e não nas palavras.

  • Tironi

    Caro Daniel
    Agressão física está sujeita à punição pelo STJD.

  • josh

    Na boa… você não pode afirmar que ocorreu injúria racial sem provas….
    ainda não apareceram nenhuma para comprovar o ato…
    portanto, como formador de opinião tome cuidado com as palavras!

  • Marcel Diego Tonini

    Parabéns, Tironi! Concordo em tudo. Que o seu pensamento seja o mesmo de os seus colegas e de a sociedade em geral. E que, assim, não seja mais necessário ficar dando parabéns por uma postura que deveria ser de todos!

  • Cassio Barros

    Ah sociedade tem eh q dx de ser ridicula, um negro pode chamar outro negro de macaco e sair sem nenhuma queixa na policia, agora se um negao chama um branco de branquelo td bem ai pode.

    entao me responde o pq disso ?

    ele devia responder por ofender um macaco chamando ele de manoel…

    a imagem eh clara ele foi AGREDIDO com uma cabeçada.

  • Daniel

    Então uma agressão fisica tambem deveria ser punida pela lei que rege a sociedade ?

  • Rodrigo

    Esses jornalistas deviam mais eh q trabalhar pro leão lobo…
    Entra em uma escola publica vc vai ouvir um monte de coisas piores q isto… mania de só falar dos erros alheios…
    Ele erro?! problema é dele tah na justiça ela q resolva pronto e acabo.Da proxima vez faça uma analise do jogo, axo q eh pra isso q a gente acessa o lancenet…

  • Lucas

    Não consigo entender como, os negros usam camiseta com o slogan “100% negro”….. e a sociedade acha isso normal!!!!! Porém, se um branco usa uma camiseta “100% branco” ou “só branco sem preconceito”, serei processado, mal visto pelos negros, que se sentiriam discriminados!!!!O maior racismo que existe é contra os brancos!!!!!
    Quanto ao jogo, todos estão dizendo que o o danilo chingou o manoel…… porém até o momento não vi nenhuma imagem que comprove, e sim, a imagem do manoel dando uma cabeçada no danilo e logo apos foi cuspido!!!!! Não podemos julgar nenhuma atitude sem termos provas!! Voce, embora não seja um jornalista dos mais respeitados, vive no mundo jornalístico e deveria tomar mais cuidado com frases postadas, pois voce está tomando partido sobre um fato não comprovado!!!

  • davi

    Marcos e Marcio, chamar de branquelo, azedo, etc, dá cadeia sim!! é só vc entrar com uma ação judicial de racismo!! está previsto nas leis que regem nosso país..

  • Rodrigo

    Sob esse prisma o tal Manoel deveria ser condenado por dulpla lesão corporal no Danilo.
    Futebol da virando coisa de marica.
    Provavelmente você nunca jogou futebol.
    DANILO, DANILO !!!

  • Marcio

    Caro Tironi,

    Você é só mais 1 populista, como tantos no Brasil de hoje em dia. Chamar de branco azedo, dá cadeia? Chamar de gordo, de feia, de manco, quatro-olhos….
    Vivemos numa sociedade tão hipócrita que para fingir que não há preconceito, porque há, inventam chamamentos impróprios, criam rótulos (afro descendente) , criam quotas protecionistas.
    Sem mencionar o fato de que até o presente momento não há nenhuma comprovação de tal acusação. QUando claramente um jogador chama o outro de FDP apesar de ofensivo, não é discriminatório. Mas se por acaso a pobre vítima for filho de Garis de rua e alguém ousar dizer “sai pra lá filho do lixeiro” aí é racismo??
    O racismo é aquele pai ou mãe, que não querem seus filhos namorando um negro. Aquele empresário que não contrata negros, pois não combinam com a imagem da Empresa.
    Agora querer crucificar um jogadsor de futebol, só porque a profissão dele tem mais visibilidade e utilizar-se disso como instrumento de manipulação de conduta pública…..
    Devo dizer que o Sr. foi discriminatório ao julgar um ser humano, antes que qualquer evidência fosse comprovada. Gostaria que o Sr analisasse suas atitudes com a mesma veemência com a qual demonstra julgar os demais. Pobre Lance de possuir profissionais de sua linhagem em suas fileiras.

  • GUILHERME

    Você é o que? Juiz? Já julgou e condenou o rapaz, sem provas?
    Talvez isso seja tão ruim para sociedade como os atos de racismo.
    E sobre os atos que o defensor do Atletico praticou?

    Não julgue para não ser julgado.

  • Rodrigo

    Jornalista só levanta a bandeira nessas horas! Você já jogou futebol? Já ficou nervoso de verdade
    dentro de campo!? Aquilo é adrenalina, emoção a flor da pele! Como disse o colega acima, PURA OFENSA, não racismo!
    E se o Manoel chamasse o Danilo de Branquelo de M… “Lagartixa!!!!” ?
    Nossa, quanto racismo!?!?! Alguém o denunciaria? Vc estaria aqui criticando?
    Racismo é unilateral? Só é racismo de branco para negro? Ah tá!!!
    O Atlético PR é oportunista. Está desviando o foco! Essa diretoria já conhecida do grande público!
    Vcs conhecem esse expediente!

  • Emerson Magalhães

    Que o Manoel seja julgado por começar a provocação, porque se não me falha a memoria ele começou dando uma cabeçada no Danilo, que seja julgado por agressão, manézão quando provoca é bom, quando toma uma acha errado, não que isso justifique, mais ele também ta tão errado quanto o Danilo.

  • Beto

    Falo pra vc que acredita em tudo que dissem. Tu tava em campo? Tava lá do lado deles n área? A propósito, tu me chamou de idiota na rua outro dia. Te processarei por calunia. (ironia)

  • Julio Cesar

    Me desculpe sr. Juiz, mas qdo o Ganso deu uma cotovelada no Dagoberto nao vi o Sr. pedir punição com tamanha veemencia, dar uma cotovelada é tao grave qto racismo. Meu Deus como eu sou bobinho o Ganso é do time da moda, entao vc nao pode falar mal do time da moda senao nao vende jornal né

  • Juliano Almonacid

    O Atletico usou isso apenas para desviar o foco, e a imprensa inteira abracou como eles esperavam, eu nao sei porque essa hipocrisia, todos sabemos oque se passa dentro de um campo de futebol, ou outros xingamentos que nao racistas sao menos duros que os racistas? E todos, TODOS nós sabemos que o xingamento nao FOI de fato racista, é coisa do calor do jogo, mesmo porque o Palmeiras também tem jogadores negros. A imprensa tem que parar de ajudar esses artificios ridiculos que certos times usam, ou se pune tudo, ou nao se pune nada, agora o engracado é que o cara pode fazer oque for, provocar, xingar a mãe, dar cabeçada e depois se fazer de santo, porque foi ofendido racialmente, pura hipocrisia.

  • Marcos

    Em tempo: Denúncia não significa que o ato tenha realmente ocorrido. Jogo futebol a mais de 30 anos e entendo que, hoje em dia, existe muita frescura por parte da sociedade. Alguns se aproveitam disso. O futebol é diferente. Não é isso em que parete da sociedade pseudo/intelectoburguesa quer transformá-lo. Boleiro mesmo sabe do que estou falando. Pernas de pau não. Vamos pro jogo?

  • vinicius

    LAMENTÁVEL, EU ACHO QUE ELE NÃO SABE QUE TEM NEGROS NA TORCIDA DO PALMEIRAS, NÃO PODEMOS DAR A DESCULPA Q ESTAVA DE CABEÇA “QUENTE”, E O ATLETICO NÃO PODE TAMBÉM SE APROVEITAR DA CITUAÇÃO. ESPERO Q O DANILOO SEJA PUNIDO CONFORME A LEI.
    CHAMAR DE MACACO, NÃO PODE FICAR BARATO ESSA.

  • Marcos

    Acredito que existe uma imensa maioria hipócrita da qual voce faz parte. Explico: Como voce mesmo diz, racismo é racismo. Já presenciei inumeras vezes pesoas da raça negra se referindo a pessoas da pele clara como “branquelos idiotas” “branquelos nojentos” e coisas do genero. Pergunto: racismo só existe quando praticado com relação a uma unica raça?

  • Leandro Argentini

    “Que Danilo pague por seu ato racista na partida do Palmeiras contra o Atlético Paranaense, quinta-feira, pela Copa do Brasil.”

    e foi comprovado a acusação de racismo do Danilo?!

  • Jacy

    “Racismo é racismo”
    “Que o Danilo pague…”

    Vem cá, quem é você? Testemunha?

    Eu acho uma graça! Esse cara tá fazendo esse circo todo pra que finalidade? Virou moda isso no Brasil. O cara vai na delegacia, diz que fulano chamou ele disso e daquilo e pronto. Mas… e aí? Tem prova? Tem testemunha?

    É muito legal esse circo que fazem e essa hipocrisia por causa de ofensas próprias de um gramado de futebol. Basta ver na TV, todo mundo se xinga, até os árbritos xingam e são xingados sem que ninguém faça nada.

    Cadê você promovendo revolta contra racismo nas ruas, nas empresas, no dia a dia? Cadê a imprensa nessa hora? Não tem né?

    Vai fazer algo de útil. Além do mais, macaco é um animal como qualquer outro. Dizer que é uma ofensa especial a nasceu com a cor escura (porque raça é a HUMANA, da qual todos fazemos parte) é muita presunção e racismo dos próprios negros contra si.

    No dia que todo esse povo, negros, brancos, amarelos, vermelhos, pararem de achar os coitadinhos e irem suar a camisa pra conquistar as coisas esse lixo desse país vai pra frente.

    E você, como jornalista, vá cuidar disso ao invés de condenar alguém por um ato cuja única testemunha é um jogador que INICIOU uma agressão e agora se faz de coitado. Bela lição de jornalismo o Sr. está dando.

  • Alexandre

    Certo racismo é racismo….. Jogo de futebol é jogo de futebol e no atual momento estamos em BBB do futebol esta coisa de ficar julgando pelo vídeo e coisa de fresquinho para não falhar outra coisa.
    O Danilo teve uma reação dentro de campo provocada por outra ação e vamos parar de frescura.
    O VERDÃO GANHOU E FIM DE PAPO. (1 X 0).

  • Viajante

    A ofensa do Danilo é indesculpável…porém,morei por um tempo em Curitiba e CANSEI de ver skin-heads se juntarem e espancarem negros, homossexuais e até nordestinos…é muita hipocrisia da direção do CAP querer usar isso para prejudicar o Palmeiras…o Danilo que se defenda se puder…

  • onmello

    Se o racismo é um sentimento preconceituoso, daquele que se julga superior, então deveria ser ele o discriminado, pois quem mais poderia ser visto em sua extrema inferioridade senão o portador de tal arrogância, entre os da mesma raça?

    Ivan Teorilang

  • paulo

    Certo, certo…e quando um afrodescendente chama outro afrodescendente de negao ..o que e isto racismo – mas como se os 2 sao negao…acho que esta historia de racismo e discriminacao tomou um carater muito protecionista e nao atende as necessidades reais…ele foi racista , como e possivel se mais da metade do time do palmeiras e de negros e a convivencia e diaria …este foi um caso de fensa e nao de racismo…logo temos

MaisRecentes

O recado é: simular falta funciona!



Continue Lendo

Eles querem ter a posse de bola



Continue Lendo

Boas entrevistas à vista



Continue Lendo