Copa: por que não aumentar o prazo para o Morumbi se adaptar?



As obras para a Copa do Mundo de 2014 devem começar no dia 3 de maio. Há menos de um mês até lá. De acordo com reportagem do “Estado de S. Paulo” de hoje, o Morumbi está fora. Nem para jogos de oitavas-de-final servirá, muito menos para a abertura.

Não dá para ter uma Copa do Mundo no Brasil sem a participação de São Paulo, o Estado mais rico da Federação. A saída seria, portanto, a construção de um novo estádio.
Agora, a não ser que exista um projeto absolutamente pronto (e secreto até o momento), não dá para pensar que as obras de um novo estádio vão começar dia 3 de maio.

Por isso mesmo, um prazo maior para a sede de São Paulo poderá ser dada para que a questão seja resolvida. A pergunta é: se para a construção de um novo estádio será permitida esta folga, por que não para o Morumbi tentar se adaptar ao que a Fifa exige?

Não é o correto aumentar o prazo para nenhuma sede, é bom deixa bem claro. Quando se abre esta possibilidade -que vai contra o propalado rigor da Fifa- fica claro que uma decisão política foi tomada, caso o veto realmente se confirme. Se há quatro anos a situação já é esta, preparem-se: vem muito mais por aí!



  • alguem tem alguma duvida que e uma grande maracutaia para levarem dinheiro por fora ricardo teixeira e andres sanches isto não tenho a menor duvida bom se o morumbi não pode por questões policas contra o são paulo pk então não o pacaembu e so mais 20.000 lugares e pronto e alem do mais ja do estado mesmo e o gasto não seria tão grande pk la ja tem toda infra estrutura que precisa.

  • Marcus

    Se o Morumbi não presta, melhor sao paulo ficar sem copa mesmo. Para que gastar enormidade de dinheiro público para se ter a copa em s.p.
    E mais: gambás invejosos e discípulos do Andrés Sanches parem com a eterna megalomania que vcs tem e se contentem com aquilo que lhes pertencem, que fica ali na rua Marginal s/n. Não faz o menor sentido construir um estádio alvinegro para abrigar a copa, a menos que vcs consigam dinheiro “limpo” com magnatas russos, iranianos ou da al kaeda.

  • Ademar

    R$ 1.000.000.000,00 (UM BILHÃO DE REAIS).

    Este é o custo estimado das reformas para adequar o Morumbi para a abertura da Copa-2014, de acordo com o último projeto.

    É irracional insistir com a candidatura do estádio sãopaulino.

    Não faz sentido gastar tanto (ainda mais em um estádio particular) para se ter um estádio remendado, quando, com o mesmo montante, dá para contruir uma Allianz Arena ou um Stade de France na cidade de São Paulo.

  • marco a russo

    gente essa da copa no brasil é só pra meterm a mão no nosso dinheiro, agora ´já que haverá, por que o governo tem gastar onde não é nescessario, se a cbf é umaq empresa privada ela que arque com os custos da reaslização. quaqnto ao morumbi não ser o estádio isso já é sabido, pois quem maqis quer ter um estádio já se vão 100(CEM) anos e não conseguem pois são incapacitados e demagogos, feito um tal de andre sqancho pança.

  • eduardo

    Interessante que se divulgue essa informação dada por um repórter sem confirmar qualquer fonte, justo agora, após a eleição do C13, vencida por Fábio Koff e Juvenal Juvêncio.
    Mais interessante ainda é saber que a notícia partiu do Rio de Janeiro, por um repórter Sílvio Barsetti, do Rio – O Estado de S.Paulo
    Silvio Barsetti para quem não sabe está envolvido no confuso caso do Marcinho VP, que foi preso após sua reportagem. Reporter policial no início, Cobriu a Seleção Brasileira em várias vezes, ao aldo de Ricardo Teixeira (estranho não?!) hoje cobre esportes no RIO! !

    O que diz a Administração pública:

    “A prefeitura não irá investir em outro estádio para fazer a abertura. Todo o nosso trabalho será no sentido de deixar o Morumbi pronto para a Copa, ” disse.
    Ou seja, Corinthians, perca as esperanças, até porque se for pra construir o melhor local ainda é sobre o Cícero Pompeu de Toledo…

    Não é de hoje que há o impasse sobre a situação do Morumbi para a Copa 2014. Em março, o secretário-geral da FIFA, Jermöme Valke aprovou com ressalvas o projeto, que ainda não tinha o aval do setor público para as infra estruturas externas.

    Desta forma fica claro omotivo do interesse do repórter carioca em achar um informante na FIFA que revele tais “fatos” exclusivamente a ele.

    Ê Rio de Janeiro … acho que terão de trabalhar mais hein!

  • Sobre o morumbi, algumas conclusões vejam no Blog: http://oton.zip.net
    estou no http://twitter.com/otoncarlos

  • Pedro de Sousa

    essa é fácil, neh!
    se aumentar o prazo e eles não cumprirem, depois não da tempo de erguer um estádio novo.

    dãh.

  • O ESTÁDIO DO MORUMBI, É MUITO VELHO E ULTRAPASSADO! ACHO QUE O VALOR QUE VAI SER GASTO NESSA REFORMA, NO FINAL DAS CONTAS, DARÁ PARA CONSTRUIR DUAS ARENAS MODERNAS E QUE ATENDAM TODAS AS EXIGÊNCIAS! O PESSOAL DA FIFA NÃO É BOBO, SABEM DIFERENCIAR O QUE É BOM E O QUE É RUIM! UMA GRANDE CIDADE COMO SÃO PAULO MERECE UM ESTÁDIO MODERNO E GRANDIOSO! PENSEM NISSO.

  • Alberto

    Todos questionam se o Morumbi for vetado mas ninguem fala do beneficio do clube se ele for usado, essa copa poderia ser usada para diminuir diferenças mas se o Morumbi for usado acontecerá o contrario…

  • PAULO SÉRGIO

    Amigos saõ-paulinos ( A VERDADEIRA NAÇÃO TRICOLOR ), certamente o grande ‘ problema ‘ do Estádio do Morumbi é POLÍTICO …

    Não é possível qe alguém de bom senso nesse país concorde que o Governo Federal tenha de gastar aqui em S.Paulo cerca de + UM BILHÃO de Reais ( no mínimo ) para que um novo Estádio seja erguido, e desconsidere que o nosso país gastará outros DEZ BILHÕES de Reais nas reformas dos outros Estádios para a Copa de 2014 no Brasil … NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO HAJA BOM SENSO NISSO .

    Amigos, certamente, e isso é muitooooo ÓBVIO, que muita gente aí tem ” interesses ” no Projeto e na Construção de uma nova Arena; imaginem 10% de UM BILHÃO ??? > Tem muito Político, cartola, TV e Empreiteiro de olho na ‘ Bolada ‘ de comissão que uma nova obra da Copa traria aos ‘ bolsos ‘ de uns poucos envolvidos nisso… O próprio Secretário da FIFA é um que vai ” encher a mão ” nessa aí de novo Estádio … Ridículo é quem pensa isso : que o Brasil ( com todas as suas dificuldades ) tenha de gastar mais de $ 1,2 ( é o que se imagina ) BILHÕES dos nossos parcos Reais nessa LOUCURA de novo Estádio aqui em S.Paulo … >> O MORUMBÍ É UM ESTÁDIO QUE JÁ ESTÁ PRONTO / NÃO PRECISA SER ERGUIDO DO ZERO … – TODOS OS CUSTOS DE REFORMA ( QUE SÃO INTERNAS ) VÃO VIR DE UM FINANCIAMENTO PRÓPRIO DO B. N. D. E. S. QUE SERÁ BANCADO PELO SÃO PAULO FC . GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL GASTARÃO DINHEIRO APENAS EM INFRA – ESTRUTURA DA CIDADE ( e nos Entornos do Estádio ), JÁ QUE TUDO ” DENTRO DO MORUMBÍ ” VAI SER PROBLEMA APENAS DO SÃO PAULO FC. > E tem imbecil que ainda acha ” errado ” o que estão fazendo ! > Corinthians, Poliíticos, CBF e FPF, TV Globo, Empreiteiros e até as ‘ Forças ocultas da Roubalheira ‘ é que estão CONTRA isso e o nosso Morumbí … Mas, o BOM SENSO vai vencer no final ! >> É o que a Justa e Verdadeira JUSTIÇA espera de todos os ” do bem ” !!!!!!

  • Renato Gonçalves

    Tironi, essa má vontade em se utilizar o Morumbi na Copa do Mundo é uma retaliação do “capo” Ricardo Teixeira contra Juvenal Juvêncio que liderou o movimento de apoio a Fábio Koff na presidência do Clube dos 13.

  • pinto loco

    Tem boi na linha sim. Todos sabem que o relacionamento dos dirigentes são paulinos, com a federação paulista e com outros orgãos dirigentes do futebol, não é boa, por conta da ja bem conhecida arrogancia que lhes é peculiar. Não acredito que o morumbi tenha mais problemas que o maracana ou o minerão por exemplo. Então, vamos supor. Como o dinheiro move o mundo todo inclusive o brasil, porque não construir um estadio novo nos moldes exigidos pela fifa? Não podemos esquecer que o morumbi é um estadio particular, e de um clube que, como já disse não se relaciona bem, nem com os outros clubes, nem com as federações que organizam o futebol. Concluindo, tem muita torcida e interesses financeiros contra o SPFC, e isto pode mudar tudo. Sobre o projeto secreto. Lembren-se do projeto RONALDO FENOMENO. Quem ficou sabendo da contratação, antes dela ser realmente oficializada? Vou responder. NINGUEM. fui

  • Julio Cesar Brasileiro

    Falando sério,nosso Estado de São Paulo,especificamente o São Paulo Futebol Clube,deveriam desistir de vez de ter essa famigerada Copa do Mundo aqui no estado.
    Chega de ficar mendingando para Fifa ou mesmo para essa enfadonha CBF(verdadeiro ninho de corruptos).Sr Ricardo teixeira é a vergonha nacional,mentiroso,cínico e larápio.
    Vive pressionando os clubes para fazerem parte dessa baderna que virou o futebol brasileiro.
    Este Sr já deveria estar atrás das grades.
    E o pior é que tem times que aceitam as argumentações deste energumino.
    É o caso do time da marginal e seu presidente tôsco invejoso,leia-se,Andrés Sanchez.

  • Alberto

    Não há argumento estritamente racional que se sustente na defesa da opção do Morumbi como o estádio da cidade de São Paulo para a Copa de 2014.

    Nas copas do mundo passadas foram construídos novos estádios em diversas cidades-sede. Assim vai ser também no Brasil no que tange à Copa de 2014. Em Recife, por exemplo, a despeito de cada um dos três grandes clubes locais (Sport, Náutico e Santa Cruz) possuir um estádio próprio em uso atualmente, será construída uma nova arena.

    Nenhuma outra cidade brasileira precisa tanto de um novo estádio como a cidade de São Paulo. O clube de maior torcida da cidade, o Corinthians, manda suas partidas em um diminuto e anacrônico Pacaembu, e peregrina por vários outros estádios quando tem que jogar clássicos ou partidas decisivas. Corinthians à parte, a região metropolitana de São Paulo, com cerca de 20 milhões de habitantes, possui uma carência extrema de estádios de futebol ou arenas multiuso; com capacidade para receber mais de 40 mil pessoas (público mediano, tanto para grandes jogos quanto para shows de estrelas internacionais da música) existe apenas o Morumbi, estádio ultrapassado porque projetado para padrões de conforto e segurança de 50 anos atrás.

    A realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil deveria levar inevitavelmente à construção de um novo estádio na cidade de São Paulo, e à solução da carência apontada. Deveria. Se adotados parâmetros estritamente racionais. Mas o que acontece é que, lamentavelmente, estão prevalecendo as idiossincrasias clubísticas, em detrimento da racionalidade administrativa e do bem comum.

    A paixão clubística de pessoas que ocupam cargos com poder de decisão está definindo uma opção quanto ao estádio paulistano para 2014 que vai beneficiar a instituição São Paulo Futebol Clube e deixar de beneficiar praticamente todos os cidadãos (mesmo os sãopaulinos; paixão por seu clube à parte, eles também usufruiriam do novo estádio paulistano, tanto em partidas de futebol quanto em shows que viessem a ser ali realizados).

    O anticorinthianismo do governador José Serra é a única explicação para a sua intempestiva e autoritária decisão de definir o Morumbi como o estádio paulistano da Copa. O sãopaulinismo do prefeito Kassab e de seus secretários Walter Feldman, Caio Luiz de Carvalho e João Paulo de Jesus Lopes provocou o engajamento escandaloso da prefeitura paulistana na irracional candidatura Morumbi-2014.

    Esse é o quadro do processo de definição do estádio paulistano que receberá a Copa do Mundo de 2014.

    Trata-se de um embate em que estão, de um lado, a razão, a justiça e o bem comum; e, de outro lado, as idiossincrasias clubísticas e o favorecimento de interesses particulares pela máquina pública, em prejuízo da quase totalidade da sociedade.

  • Jorge SP/Londrina

    Juvenal para presidente da CBF!

    Ironia e brincadeira a parte, o homem esta enfrentando barreira atras de barreira e ainda nao esmoreceu. Nao tenho a menor ilusao quanto a santidade do sujeito, mas o que o cabra esta enfrentando de pressao e sacanagem nao e mole.
    Vem tiro de tudo quanto e lado.

    Pessoalmente sou contra a realizacao da Copa no Brasil, pois temos problemas muito mais serios a serem resolvidos, mas estao quase conseguindo me tornar um porta bandeira do Morumbi 2014. Daqui a pouco o tiro pode sair pela culatra.
    Acabaremos tendo que torcer para o menor dos males e, nesse quesito os adversarios sao TAO safados que acabam ajudando o SPFC e o Juvenal
    .

  • Augusto

    Vc faz parte desse jogo político??? Projeto nem foi apresentado, como temos uma decisão? Explica essa.

  • Versão

    Fala isso pro Ricardo Teixeira….
    cara…desculpe a sinceridade…mais tem horas (e sao muitas) que me enojo desse país…
    é vergonhoso demais….
    imagina Copa e Olimpiadas juntos….
    o tanto que vai se roubar nisso aqui ???
    piada…
    abs

MaisRecentes

A nova moda dos técnicos



Continue Lendo

Trabalhos incompletos favorecem jogo reativo



Continue Lendo

Uma espécie em extinção



Continue Lendo