Mais um volante? Isso mesmo, mais um volante



Gabriel, que estava no Botafogo, é um dos nomes analisados pela comissão técnica (Foto: LANCE!Press)

Gabriel, que estava no Botafogo, é um dos nomes analisados pela comissão técnica (Foto: LANCE!Press)

Mais um volante? Essa, talvez, seja a pergunta mais frequente do torcedor do Corinthians na época da janela de transferências. Até certo ponto, eles têm razão. O clube contratou muitos jogadores da posição desde 2008, quando começou a se reestruturar e arrancar no futebol brasileiro. Mas a verdade é que maioria dos reforços para o setor deu certo. Cristian, Elias, Ralf, Jucilei, Paulinho, Edenilson e Guilherme são alguns exemplos de bola dentro da diretoria.

Com a volta de Tite, que é fã declarado de um bom volante, o Timão já acertou a volta de Cristian e abriu negociações com Edson, do Fluminense, e Gabriel, que se desligou do Botafogo nesta semana depois de entrar na Justiça. Com três nomes em pauta, a torcida volta a se questionar, isso porque o elenco tem Ralf, Elias, Bruno Henrique, Guilherme Andrade, Ferrugem e Petros, que tem atuado um pouco mais avançado.

Mas muita calma nessa hora. Guilherme Andrade e Ferrugem, que também atuam na lateral direita, estão de saída. Ralf, que tem sondagem do futebol chinês, tem o futuro incerto. Logo, buscar mais três jogadores para a posição é de extrema importância para o fortalecimento do meio de campo. Discutível ou não, isso se chama planejamento.

Outro ponto importante a ser analisado antes de qualquer comentário sobre a reformulação do elenco alvinegro é o retorno de Cristian. Famoso pelos desarmes e também pela chegada com qualidade ao ataque, ele virou praticamente um meia ofensivo na Turquia. Quem ainda o vê como primeiro volante está enganado. Até por isso, contratar mais dois volantes de origem (Edson e Gabriel) garantiria tranquilidade a Tite.



  • Carlos Henrique

    Independente da lista de dispensa ou dos que serão negociados os dois (Gabriel e Edson) são bons jogadores, pra mim do mesmo nível do Bruno Henrique. Por serem bons jogadores e jovens eu sou a favor da contratação dos dois, além da efetivação do Bruno Henrique como titular, pois pra mim, junto com o Petros são os jogadores que tiveram a maior regularidade dentro das partidas disputadas, não lembro de um jogo ruim de nenhum dos dois. O Ralf é ídolo, um monstro pra mim, mas só voltou de contusão como titular por tudo que fez pelo Corinthians, pois o Bruno Henrique quando o substituiu o fez muito bem.

    • Jonas

      Discordo, Ralf voltou titular porque é o dono da posição, quem deveria sair é o Elias mais conhecido como câncer que não marca nem ataca.

    • Concordo com vc. São duas oportunidades que não podemos perder, os moleques jogam muito.

  • Rogerio

    O problema na minha opinião é : Petros não tem qualidade para resolver uma partida. É um razoavel ladrão de bolas e nada mais ! Juntando-se com Ralf e Elias (mais preso na marcação)
    só sobra R.A na criatividade o que é muito pouco e ele precisa estar em um dia inspirado.
    Portanto temos que ter 2 volantes e 2 meias criativos . Mais volantes não vão acrescentar nada
    porque na teoria deveiram apenas 2 serem titulares.
    Mas como o Tite adora volantes pode ser que joguem os 4 !

    • Carlos Henrique

      Rogério, acho que desde 2008 a característica marcante dos times do Corinthians foi a marcação forte, por isso a quantidade de volantes que deram certo desde então. Uma mudança no modo de jogar agora tem um risco muito grande. Mesmo os meias mais criativos do futebol mundial hoje tem funções táticas defensivas, todos atacam e todos defendem. Se fosse fácil encontrar meia criativo e que ainda é eficiente pra parte defensiva seria perfeito. Vamos falar de dois times em destaque no cenário mundial, o Real Madrid e o Bayern. O Bayern hoje não mantém a posse de bola tanto quanto o Barcelona do Guardiola mantinha, porém você vê linhas próximas e jogadores como Schweinsteiger e Lahn com qualidade de passe e boa marcação organizando e combatendo. Acha que os times brasileiros como nosso Corinthians tem condições de ter jogadores nessas características? Por isso os treinadores daqui preferem jogadores combativos porque criar é mais difícil que destruir. O Real Madrid tem o Modric que era meia e virou primeiro volante lá, assim como o Schweinsteiger ele marca e organiza. O ideal aqui no Brasil é fazer o adversário errar perto do seu próprio gol para tornar a criação mais fácil por estar mais próxima da meta (Atlético joga assim). Concentrar a armação a dois meias, mesmo com características diferentes torna um time previsível, pois marcando esses dois jogadores você obrigaria o time adversário a fazer ligação direta ou ter um dos volantes ou até os dois avançando pra ganhar em número, mas o contraponto é que essa maneira de jogar desguarnece muito o setor defensivo. Antes o Brasil tinha mais sucesso no futebol mundial pelo talento dos seus laterais (Cruzeiro tem essa qualidade e é Bi Campeão Brasileiro), pois as laterais do campo sempre são o espaço mais seguro para se armar jogadas, mas a invenção dos alas matou essa nossa qualidade natural.

      Minha opinião, abraço

  • Pety Martins

    perfeita analise meu amigo, eu queria sim a contratação de Gabriel e Edson para o Timão, apesar de serem “mais um” reforço pra volante ….
    como bem falou Ferrugem e Guilherme Andrade estão de saída do clube assim como Ramírez, Willian Arão, Nenê Bonilha e Jocinei não serão aproveitados ano que vem ….
    Gabriel é 1º volante de origem, mas sabe sair jogando e ainda é muito jovem e pode render $$$$ no futuro proximo
    Edson, o cara tem as mesmas caracteristicas de jogo do ídolo Paulinho, marca forte, chuta forte, de fora da area, aparece como elemento surpresa e cabeceia muito bem …..

    só não gostaria da saída do Ralf, sou fã dele
    Bruno Henrique é muito bom jogador, em qualquer lugar do meio campo, mas pode ser queimado qualquer hora, e Petros só desarma, pq não acrescenta nada mais no ataque

  • paulo cesar

    na minha opiniao so ha a necessidade de contratar os 2 ( edson e gabriel ) caso ralf venha sair da equipe , mesmo o ralf nao jogando bem apos a contusao, com o tite e nao saira da equipe titular, e vai ter outras opçoes a frente deles ( bruno henrique , petros sabe jogar muito mais bem recuado do que adiantado ) sem falar elias, cristian , e ate mesmo o renato augusto jogo na alemanha um pouco mais recuado sabe fazer esta funçao que o tite gosta.e sem falar que tem que olhar um pouco para base tb. ( copa sao paulo )
    entao neste momento se forem contratado os 2 e mais um que daqui seis meses o corinthians vai emprestar e pagar o salario como tem muitos ai no mercado ( devido fazer graça para empresario ) sei que oportunidades sempre vao aparecer no mercado e bom mas realmente tem que pensar em trazer um substituto para a ausencia de guerreiro, um bom atacante rapido que jogue pelos lados de campo e um cerebro ( meia de criaçao ) que seje realmente da posiçao. ( chega de improvisar 2º volante achando que e meia de criaçao.)

  • Pingback: Mais um volante? Isso mesmo, mais um volante - O Timão: Agora você tem tudo sobre o Corinthians hoje aqui!()

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo