Por que Elias é importante, apesar de o Timão não precisar de volante



Contratar um segundo volante não é prioridade para o Corinthians. Mano Menezes tem Guilherme, já adaptado há algum tempo como titular, Bruno Henrique, que entrou bem no time, e até Jocinei, mais utilizado como lateral esquerdo.

Mas isso não quer dizer que Elias seja “dispensável”. Corintiano desde a infância, ele criou forte identificação com a torcida pelo estilo de jogo e por ser decisivo mesmo num time que tinha Ronaldo Fenômeno em campo, como o de 2009. O peso e o respeito que ele passa aos jogadores do próprio time e impõe aos adversários não podem ser desprezados.

Elias tentou voltar ao Timão no início do ano passado, mas foi rejeitado porque a diretoria corintiana e o então técnico Tite tinham Paulinho voando em campo e o esquema com apenas dois volantes – Ralf é o cabeça-de-área titular desde 2010 – não seria modificado. Seria ruim ter alguém com o peso de Elias no banco de reservas.

O clube mandou duas propostas para o Sporting (POR) – empréstimo até o fim do ano e contratação definitiva, com pagamento de 4 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) parcelado. Espera fechar negócio até as 23h59 desta segunda-feira. E torce para o clube português e o próprio Elias rejeitarem mais uma investida do Flamengo, que deu abrigo ao jogador e com quem criou rápida identificação.

Dando certo ou não, o Corinthians deve priorizar a contratação de um centroavante porque tem só o peruano Guerrero para a função, já que Luciano e Romarinho atuam melhor como segundo atacante.

Mais um meia e um lateral-direito são jogadores para outras posições carentes, mas não tão necessários quanto um centrovante. Nem tão importante quanto ter alguém como Elias, um braço da torcida em campo.

Elias, braço da torcida no campo (Foto: Arquivo L!Net)

Elias, braço da torcida no campo (Foto: Arquivo L!Net)



  • Pingback: Por que Elias é importante, apesar de o Timão não precisar de volante -()

    • fernando teixeira

      O Elias é um ótimo jogador mas precisamos de outras posições, dentre elas,centro-avante,meio-campo, lateral-direito e um zagueiro.

  • CONTRATA CRISTHIAN DO FENERBAHCE…..ESSE NAO ESCOLHE CORINTHIANS EM SEGUNDO PLANO NUNCA AMA O CORINTHIANS E NAO QUER 700 MIL POR MES

    • Maurício Oliveira

      O Corinthians tentou contratar Christian algumas vezes, Daniel, mas ele não quis reduzir o salário e o Fenerbahçe não quis emprestá-lo. Ele custaria mais caro até do que Elias. Agora, restando pouco tempo para o fim de seu contrato na Turquia, todos esperam…

      • Silvio Jr.

        O Christian é um muito bom jogador, mas pra mim são funções diferentes… o Christian esta muito mais para primeiro volante que para segundo.. não tem a chegada do Elias no ataque. De qualquer forma seria uma excelente contratação para disputar posição com o Ralf… quem sabe mais pra frente…

      • Fernando

        Além disso, vale lembrar que o Elias já aceitou salários da ordem de R$ 500 mil (mesmo valor do Sheik). O Elias nunca deixou o Corinthians em segundo plano. Não voltou antes porque não foi possível.

  • Gustavo de Andrade Maldonado

    Eu acredito que a contratação do Elias só mostra como essa diretoria não tem o minimo planejamento de futebol. Com o meio de campo formado, tendo 11 jogadores no elenco, para que trazer outro meia? E pior, gastando 13 milhões de reais. Dinheiro que não tem para trazer um jogador que não precisa. Se o Sheik sair pro Botafogo, o Corinthians ficará com 4 jogadores para o ataque, 2 se você considerar que o Luciano é meia de origem e o Malcom ainda é garoto. Não me entendam mal. Gosto do Elias e sei a identificação dele com o meu Timão. Mas se ele chegar chegará da forma errada, na hora errada.

    • Maurício Oliveira

      Acho que você também tem razão, Gustavo! O desespero por Elias nesta reta final de janela é um erro claro de planejamento da diretoria. E o clube já deveria ter contratado um centrovante no ano passado, quando perceberam que Pato não corresponderia aos 40 milhões investidos.

    • Sergio Ramos

      Bem pior deixar o Elias para os concorrentes …

  • André

    Corinthians NECESSITA de reforços, o Elias seria um presente, agora podem vir os reforços.
    Considerando o mercado brasileiro, porque hoje é o último dia pra vir alguém de fora, tentaria:
    – 1 Lateral Direito, o Fagner ta zuado. O Lucas Marques (Botafogo) ou o Marcos Rocha (Atlético-MG).
    – 1 ou 2 Zagueiros, porque o Felipe é HORROROSO. César (Ponte Preta) e Cléberson (Atlético-PR).
    – 1 Meia, Renato Augusto é uma incógnita em virtude das lesões. Anderson Talisca (Bahia).
    – 1 Atacante de velocidade, Neílton (Santos), Tardelli (Atlético-MG) ou Marcelo (Atlético-PR).
    – 1 Centroavante, Kléber (Grêmio).

    • Maurício Oliveira

      Muito bom o seu comentário, André! Obrigado pela participação! O Corinthians tentou alguns desses jogadores que você citou, como Marcelo e Tardelli, de Atlético-PR e Atlético-MG, respectivamente.

    • Bernardo

      Kleber gladiador? Piada! Precisamos de jogador, não gladiador.

  • MAURICIO, concordo que o timão ja tem guilherme e bruno henrique, porém não esqueça que campeonato brasileiro é longo e tanto um como o outro não tem o perfil do elias, de chegar com boa facilidade ao ataque, com elias o corinthians chegaria praticamente a 100% da função que fazia paulinho, no qual guilherme por sua vez apesar de regular, não faz, é claro que centroavante é preciso bem mais do que elias, pudera a equipe ja estar vendo as 2 coisas ao mesmo tempo, mais elias é indispensavel, merece uma volta neste time. tulio de melo do evian esta fazendo tratamento no timão, é centroavante, vale a pena investir??, o renatinho ex santos tbm esta la mais esse ae não compensa. MAS ENFIM DIFERENTE DA EUROPA NO BRASIL POUCOS TIMES TRAZEM BONS RESERVAS PRA SUAS EQUIPES, O QUE ACABA COMPLICANDO UMA SEQUÊNCIA NO CAMPEONATO.. SENAO TIVESSE GASTADO COM RENATO AUGUSTO E PATO QUE BEIROU A CASA DE 60 MILHÕES, TIMAO HOJE PODERIA TRAZER NILMAR E JONAS (APAGADO NO VALENCIA)PARA O ATAQUE OU RICARDO OLIVEIRA QUE MESMO AOS 33 ANOS JOGA MUITO,OU VITINHO QUE ESTA NA RESERVA DO CSKA, PODERIA FECHAR COM ALA DIREITO MARIO FERNANDES DO CSKA PARA FAZER SOMBRA AO FAGNER , PODERIA TIRAR FELIPE SANTANA DO SHALKE 04 MESMO ELE NAO SENDO CANHOTO, E UM MEIA PARA JOGAR COM JADSON QUE SERIA NO CASO O ELIAS E O THIAGO NEVES EMPRESTADO, MAXI RORIGUEZ DO NEWELLS’S OLD BOYS, MADSON BAIXINHO DO AL KHOR QUE JOGA MUITO, OU GIULIANO DO DNIPRO TUDO A BASE DE UM BOM EMPRÉSTIMO, E PRA FINALIZAR UM BOM VOLANTE PARA FAZER SOMBRA AO RALF, EU INDICARIA O RAFAEL CARIOCA EX GRÊMIO OU ATE MESMO KLEBERSON EX BAHIA PENTACAMPEÃO QUE VAI JOGAR NA 2 DIVISAO NORTE AMERICANA…BOM ESSE É MEU COMENTARIO..AGRADEÇO O ESPAÇO

  • Pety Martins

    Ferrugem (ponte preta) ou Daniel Borges (botafogo-sp) pra lateral direita, Cleberson (atletico-pr) ou Anderson Sales (ituano) pra zaga, Cristian (fenerbahçe) ou Bady (são bernardo) pra 1º volante, Elias (sporting) ou Edson (são bernardo) pra 2º volante, Petrus (penapolense), Giulliano (dnipro) ou Lorenzetti (universidade do chile) pra meio armardor e pro ataque Nilmar (al rayyan), Lucas Pratto (velez sarsfield) e/ou Léo Costa e Rafael Costa (rio claro), e a volta de Douglas tanque pro Timão

    • Rafael

      pety! otima observação!!! concordo com quase todos..mas se contratar elias, nilmar e mais um atacante desses vamos brigar por titulos!

  • Mário

    Ralf,Elias,Jadson,Renato Augusto, um meio de campo deste muda o patamar de um time, mais um atacante de nível teremos novamente o melhor time do Brasil, o Guilherme pode ser recuado com o Ralf passando para a Zaga, Romarinho e Luciano no ataque, o Elias é prioridade sim, pois os grandes times do Corinthians sempre se formaram com bons volantes, Rincon e Vampeta, Cristian e Elias, Ralf e Elias, Ralf e Paulinho.

  • Barreto

    Viu o post apenas hoje já depois do insucesso no caso Elias. Sinceramente não vejo o Elias como salvador da Pátria ou como um alavanque no time. Já temos um ótimo volante (Guilherme), seria uma loucura o que a diretoria Corinthiana iria fazer com a compra do Elias, e outra, já fugindo um pouco do tema, é palpável a queda de rendimento do Sheik, mas pq não investir nele novamente? O Romarinho é um exemplo, escurraçado em 2013 deu a volta por cima, obviamente porque teve sequência nos jogos. Obrigado pelo espaço!!!!

  • sensato

    O Elias é bem esperto hein!!! Foi pra lá pra enganar os portugueses e pegar uma grana e agora quer dar tchau pros lusitanos!!! Jogadorzinho que sente falta de m´dia pra poder estar em evidencia, esquecido em Portugal!!!

  • Felipe

    O Corinthians não precisa de volante? O Corinthians de volante sim! Um que chegue a frente como o Elias, Jucilei ou Paulinho. Temos 3 bons volantes, mas nenhum com essa característica de chegada a frente. Aliás, pelo fato dos volantes que temos lá serem bons, dá a impressão que não precisamos de mais nenhum, mas precisamos sim. O time fica tocando a bola e não chega ninguém com força para ajudar.
    Além de um volante precisamos de dois laterais, um zagueiro pra reserva e um centroavante.

  • luis davi

    Corinthians deve tentar lucas pratto , willian do cruzeiro , douglas tanque , leo costa e manoel do atletico paranaense para fechar a zaga com o gil .

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo