Rivalidade e provocações não interferem na violência entre facções



Corinthians e Palmeiras foram muito bem com a ação de juntar entrevistas coletivas nesta sexta-feira. O Verdão deu exemplo ao cortar relações com suas organizadas após episódios lamentáveis. O Timão, por sua vez, ainda não foi tão exemplar quanto o seu arquirrival, com até mais motivos para fazer o mesmo. Pois bem, mas ainda existem muito mais coisas a fazer.

Os clubes – uns mais, outro menos – fizeram sua parte hoje no salão nobre do Pacaembu, mas não dá para achar que por causa de um evento onde todo mundo se mostrou amigo, os vândalos não vão se matar antes, durante ou após o Dérbi do próximo domingo. O buraco é muito mais embaixo, ou melhor, em cima…

A reação dos brigões não tem nada a ver com que acontece dentro do campo. Muito menos nas entrevistas de jogadores, técnicos e dirigentes. Achar que uma provocação na tela da TV ou dentro de campo “incita” a violência é um pensamento contraditório.

Com o tempo, perdemos Vampetas, Paulos Nunes e Edilsons Capetinhas por causa desse papo furado. Emerson Sheik – que não tem jogado nada, aliás – até tenta ser esse cara mais brincalhão, que dá essa sensação gostosa antes de um clássico de tanta tradição. Mas não pode! Ele é julgado, com dedos apontados em seu rosto, já não pode mais tirar sarro de ninguém. Suas coletivas precisam ser engessadas, com a “importância dos três pontos” e o “vamos dar o máximo pela vitória”.

De verdade, alguém acredita que, se alguém provocar, prometer gols ou tirar sarro do rival, a torcida não vai se matar? Para falar a verdade o idiota que briga com o outro por causa do time nem assistiu, leu ou ouvir a declaração do coitado do jogador. Muitas vezes ele não sabe nem seu time titular de cabeça. Alguns nem entram no estádio, já que seu interesse é outro. Eles vão ficar mais bravos, violentos ou revoltados porque o Emerson chamou seu time de formiguinha? Não!

O ódio deles é outro. A bronca do cara é ter apanhado, perdido um amigo ou roubado pela facção rival no último clássico. Ele “só” quer dar o troco, ter sua vingança. Fazer valer o velho ditado do “quem apanha não esquece”. E isso vira uma bola de neve. No nosso caso, uma montanha de neve. Se antes eles vingavam socos e chutes, agora eles vingam mortes. Não revidam pauladas e pedradas, agora são tiros.

A violência, de forma geral, faz parte de nossa sociedade. Do todo nosso Brasil. Se quisermos buscar mais culpados, achamos a desigualdade social, o preconceito… Mas aí é uma outra discussão. A medida a curto prazo é bem mais simples: JUSTIÇA, LEI, ESTRUTURA E INTELIGÊNCIA PARA NOSSA POLÍCIA DESPREPARADAS E PUNIÇÃO AOS CULPADOS.

No dia que em que as leis funcionarem e as pessoas que mancham nosso futebol irem para a cadeia, a minoria de brigões vai diminuir. Ficarão perto de sumir. Os maus torcedores organizados não estarão mais nas ruas e estádios. Os bons organizados – que também existem! – poderão fazer suas festas nas arquibancadas. Não teremos mais invasões e muito menos alguém jogando “por terror”.

Então, vamos juntar políticos, a polícia e as leis. Fazer ações e entrevistas coletivas com quem realmente precisa se mexer. Acho que vai dar mais certo.



  • Julio Brito

    Assino embaixo, já fiz parte de Torcida Organizada por 8 anos e o assunto sempre foi esse, “É só revide”

  • willian

    Verde no Preto no Branco, ??

    Cara não desmoralizando os gambas! mais pelo que vcs estão jogando e pelo que nos estamos jogando, Domingo vai ser um jogo muito, mais muito disputando e o Placar bem apertado.

    Palmeiras 8 x 1 CUrinthians ( Gol do Romarinho impedido) suado placar..

    • Julio

      Ai vc desligou o video game e foi dormir, né porcão lixão?

  • SERGIO SP

    Muito boa a inciativa de ambos os clubes. E PONTO FINAL. Acredito que o time fraquíssimo do Corinthians está desviando o foco do péssimo momento que vive. E não será em cima de meu PALMEIRAS que irão se reerguer. Atenção com a arbitragem PAULO NOBRE! E que nossos craques palestrinos não tenham PIEDADE no Domingo. Se estivéssemos no lugar deles, certamente pisariam em nossas cabeças. Sem brigas, apenas rivalidade.

    • ROBERTO JR

      PAREI NO “NOSSOS CRAQUES PALETRISNOS”

      BI DA SEGUNDONA , KKKKKKKKKKKK

  • PALMEIRNSE

    OS GAMBÁS…. VÃO XORAR NO DOMINGÃO…. E NÃO ADIANTA NETO, DR. OSMAR, RONALDO OTÁRIO E O RESTO DA CAMBADA TORCER CONTRAR… A FREGUESIA VAI PERDE DE NOVO…..

    • Julio

      E ai trouxa, vai falar mais o que?

  • Felipe Noite

    É meu amigo, o que eu venho dizendo sempre, o problema é de âmbito social. É da sociedade para o futebol e não o contrário.

  • mario mioni

    willian. qual o ultimo titulo seus. va se foder boiola

    • WILLIAN

      Campião do Seculo..

      Lembres!!! Libertadores de 99 libertadores de 2000 partiu marcelinho pateu Marcooooooooosssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Chupa freguesia.. amanhã vamos cumer as Gayvotas.

  • e quanto aos porcos se preparem que o timão vai com tudo pra cima do bi-rebaixado com Jadson e Renato Augusto.. sim aquele mesmo que humilhou os bambis cobrindo o m1co ceni na final da copa sul-americana ano passado com um gol de cobertura!

  • saulo

    Um dia me disseram que a torcida do parmera, é mais NOJENTA que a do CUríntia, o que prontamente contestei. Não é que, agora, por terem ganho alguns joguinhos do paulistinha (fizeram pré-temporada de UM ANO), já se esqueceram da SEGUNDA DIVISÃO?

    • WILLIAN

      Ainda bem que esquesemos ela..

      agora vcs que não abra o olho que em breve estará la..

  • sensato

    Parmerenses e cúrinti- ânu5 trocando farpas sobre a série B, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, os dois juntos tem menos Libertadores que o 5anto5, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ridículos!!!

  • Douglão

    Só pode falar quem é campeão do mundo……..

    No estado de São Paulo time pra ser grande tem que ganhar o mundial

    Se não tem é pequeno……….

  • Julio

    Chupa seu filho da puta, mulambento, analfabeto!

  • Pingback: Rivalidade e provocações não interferem na violência entre facções -()

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo