Mano já sabia qual é o seu maior pesadelo no Timão



A goleada para o Santos escancarou um problema que era temido por Mano Menezes há semanas. Sou prova viva que a preocupação do treinador com seus “laterais-atacantes” vem desde o início de seu trabalho no Corinthians, no começo deste ano.

No pós-entrevista coletiva da derrota para o São Bernardo, no sábado, o questionei sobre o fato de não ter nenhum jogador da posição que faça um papel mais defensivo. Que, sem Fábio Santos, lesionado, e Alessandro, aposentado, ele teria características diferentes da que seu antecessor tinha. Tite nunca se preocupou com os lados do campo, já que a dupla sabia o que fazer ali.

–  Não digo uma dificuldade, mas é uma mudança. Preciso ver isso e respeitar as características dos atletas. Se tenho laterais que vão para o apoio, tenho que encaixar o time em cima disso. Ajustar o meio de campo, o posicionamento dos zagueiros… É custo-benefício e temos de estudar a melhor maneira de dar certo – disse, bastante pensativo.

Contra o Santos, ficou nítido o quanto fica difícil se segurar na defesa com Diego Macedo e Uendel. O primeiro, grande vilão corintiano em campo, subiu e viu Thiago Ribeiro deitar e rolar nas suas costas. Mas aí aparece o erro de Mano: antes de vir para o Timão, o camisa 23 atuava como ala no Bragantino, que era formado em um 3-5-2. Com Tite, jogou na linha de três meias, como ponta. Dois indícios que o atleta não tem o menor cacoete para defender.

Já Uendel também gosta de apoiar. Na Ponte Preta, onde se destacou, era responsável pela maioria das jogadas ofensivas, sempre com um volante para fazer a cobertura.

E a “cobertura” nem passou perto do Corinthians no clássico. O sistema defensivo ficou vendido e teve jogadores mano a mano em todos os momentos. Pegar um atacante habilidoso e vindo em velocidade? Sem cobertura, é impossível. Guilherme e Ralf tentaram fechar as avenidas e deixaram um grande buraco na intermediária alvinegra para Arouca e Cícero jogarem. Bingo!

Cobertura dos laterais abriu a intermediária do Timão

Cobertura dos laterais abriu a intermediária do Timão

Fato é que Mano é corajoso. Quer e ainda não teve tempo para corrigir um Corinthians tão viciado na “forma Tite” de jogar. Ele precisa de tempo, mas também disse que não vai ser burro e vaidoso e que pode sim, voltar com a filosofia anterior.

– Se eu chegar à conclusão que a forma anterior de jogar é a melhor? Não tenho vocação para burro, mesmo sendo xingado disso. Não vou ter essa vaidade – explicou o técnico.



  • Rodrigo

    Eu que sou mais burro e não tenho vocação nenhuma para ser técnico percebi durante o primeiro tempo, o corinthians tinha que ter jogoda com três zagueiros (Paulo André, Gil, Cléber), as laterais principalmente a direita estava uma brincadeira. Parecia q tava jogando com uns 5 jogadores a menos, podem falar o q for, o Tite é o mais tático de todos os técnicos, cadê os palhaços q pediram a cabeça dele ? O Mesmo time continua nao marcando gols e tomando gols todos os jogos e passando vexame. OBS: O time de Tite jogou ruim 4 meses ano passado (levando 2 títulos), quero só ver como vai ser agora.

    • Alexandre

      I could not agree more!
      O ano passado tínhamos um time desgastado e limitado com a perda de rendimento de alguns atletas (Danilo, Sheik, Romarinho, Guerrero), mas tínhamos um técnico que, mesmo com toda a limitação técnica do elenco, conseguiu evitar resultados ainda piores.
      Este ano o time é o mesmo, MAS o técnico é uma piada.
      O grande feito de Mano Menezes foi ser Campeão da série B por duas vezes (Corinthians e Grêmio), enquanto o Tite era só Campeão Brasileiro, Campeão Libertadores, Campeão do Mundo, Campeão Paulista e Campeão da Recopa – isso nos últimos 3 anos.
      É Gobbi…fez bobagem!

      • PlanetaBola

        Outro Gênio!

    • Marcos

      Rodrigo, a sua colocação é perfeita.
      Ter laterais que apoiam é excelente, porém nosso técnico não sabe como fazer a cobertura.
      Além dos três zagueiros que eu concordo, colocaria mais um volante, o Jocinei por exemplo, para jogar com o ralf e Guilherme, levando em consideração que o Guilherme é lento para fazer o papel do Paulinho.

    • PlanetaBola

      Gênio! E o “mais tático dos treinadores” não conseguiu fazer o time marcar 0,5 gol por jogo! maravilhoso! E, realmente, além de não ter vocaçãp pra técnnico, tem memória zero! Típico de torcedor!

    • demir

      kkkkkkkkkkkkk so rindo mesmo desse timinho de merda… ganharam do chelsea na pura sorte e agora vemos o quanto é merda esse timinho

    • dalee porco

      aeeee gamazada se ferraram … rumo ao bi da serie b kkkkkkkkkkkkkk

  • MANOEL DE SOUZA MARTINS

    mano vc está no lugar certo, time de série B B B B B B B B B B B.

  • Miguel Angelo de Souza

    Não é tão complicado assim. Tira o paulandré e manda pra o Inferno. Coloca um zagueiro mais rápido e mais eficiente que essa tartaruga. Daí, ou joga com três zagueiros, ou coloca três volantes, com o Ralf mais centralizado, um mais pela direita e outro mais pela esquerda. Pega o meia e o faz retornar até a frente dos volantes, impedindo a passagem de um volante adversário e um atacante para impedir a passagem do outro, ou pegar o meia quando retornar para armar. Dá liberdade aos laterais para atacar, mas um de cada vez, deixando um para compor como terceiro zagueiro. Para o ataque, procurar saídas rápidas pelas laterais com viradas rápidas e infiltrações dos volantes preenchendo o campo do adversário, adiantando e compactando as linhas evitando espaços para contra-ataques e mantendo ao máximo a posse de bola. Será que isto daria certo? O Tite fez isto em 2012 e ganhou tudo!

    • Aparecido

      Miguel, Falta jogador de atitude para fazer tudo isso, não esqueça que em 2012 tinhamos Alex, Paulinho, Jorge, Willian, Chicão, Danilo em ótima fase. Mas acredito que com essa filosofia de Futsal qualquer time pode jogar bem, mas exige aproximaçao, compactação e rodizio de posicionamento dentro de campo de todos os atletas. como fazer isso ? TREINAMENTO, TREINAMENTO, TREINAMENTO, TREI…………….., e é justamento isso que parece não estar acontecendo. VAI CORINTHIANS.

    • PlanetaBola

      puxa vida, quantos gênios hoje!

    • Rodrigues

      Então vc é o SABIDÃO, vai lá, entrega o currículo no CT quem sabe o Mario Gobbi não te contrata!!!

      Sai daí, deixa o MANO trabalhar, daqui a pouco o time ganha umas 3 seguidas, aí os babacas param de criticar e começam a endeusar o cara!

      AFF’ –‘

  • Roberto

    O Mano não conhece ainda o Guilherme Andrade que foi contratado pela Ponte Preta. Está se recuperando de lesão. Com certeza vai resolver o problema da Lateral Direita do Corinthians.

  • cleriston

    E mano realmente vc pode não ser burro mais no jogo contra o santos o Corinthians tava uma bagunça em campo

    então vc ta dando motivos pra ser chamado de burro.

    quero ver quando vc vai tira Rodriguinho do time titular .

  • Roni Pinheiro

    Imediatismo é o mal que ataca tanto torcedores como a imprensa. Quando Tite perdeu para o Tolima queriam a cabeça dele. Algo parecido aconteceu com Mano na outra passagem, mas graças ao Sanches, foram mantidos e vitoriosos. O time do Corinthians é bom. Com tempo, certamente, terá padrão de jogo, tanto na defesa quanto no ataque. Os laterais são bons e poderão dar mais qualidade do que foi visto no final do ano passado.

  • Valdemir

    O Grande erro do Mano foi num início de temporada, onde claramente o time ainda não tem ritmo de jogo, expor o time desta forma. Deveria ter entrando com mais cautela, esperando mais, ainda mais sabendo das limitações (Diretoria deveria ter sabido antes de contratar) do Diego Macedo e do Uendel. Outra clara deficiência que o time possui: não consegue segurar a bola no meio de campo (Rodriguinho, Danilo, Guerrero) não conseguem impor ritmo ao setor mais importante de um time. Perde a bola neste setor, vem contra-ataque com os laterais frágeis e zagueiro lento de bom senso atrás, deu no que deu. Pode vir coisa pior hein? abre o olho!!!

  • Marco

    É e foi isto mesmo, o Santos só ganhou porque o Corinthians não jogou. Prova disto foi os três primeiro jogos dos Santos, uma vitória apertada em casa contra o VX de Pìracicaba, um empate apertado contra o Audax e uma vitória achada no final contra o o Paulista. Se o time fosse bom mesmo teria goleado estes outros times também.

    • Kleber

      Certíssimo !!!!!!!!!!

    • agente não goleou esses times ai, pq eles são bem melhores que o Corinthians

  • Eterno Faz Me Rir

    O MAIOR PESADELO PRO FA5 ME 5I5 NA TEMPORADA E O SEGUINTE: NAO TER DINHEIRO PRA COMPRAR JUÍZES!!! AGORA SO GANHA SE FOR NA RAÇA. RESULTADO? DIA 25 DUAS SAPATADAS NO MESMO DIA E DIA 29 A MAIOR GOLEADA EM CONFRONTOS SANTOS X FA5 ME 5I5 EM CAMPEONATOS LEGITIMOS DOS ULTIKOS ANOS…
    CH5PA CU5INTIA!!!

    • ETERNO 7X1

      Pra quem vive de campeonato conquistado via fax me estranha muito seu comentário. Faz o seguinte na próxima semifinal de libertadores, coloca esse time em campo, e pede pro Arouca não sujar as calças quando ver o Paulinho!!!

      • Ete5no Fa5 Me 5i5

        E o cho5o5o nao pa5a em Itaque5a…
        Que domdo fa5 me 5i5 e sua gangue de matadore5 de criança5…
        Kkkkkkkkkkkkk

      • Ete5no Fa5 Me 5i5

        Falando em se borrar, avisa pro time inteiro do coco5intias que quem estuprou eles na qua5ta fei5a foi o Santos, ja q como eles nao viram a cor da bola, certamente tb nao.viram nem a cor da camisa de quem atropelou eles…
        Vai cu5intia! !!

  • Bruno

    Pelo amor de Deus, mais esse Paulo André sindicalista estava fazendo greve dentro de campo. Diego Macedo inaugurou uma avenida la em Santos, Avenida Macedo. Danilo é matador de contra ataque agente ia sair no contra ataque ele com sua velocidade toda parava a jogada ai depois entrou o Douglas super veloz tambem.
    sinceramente o time do corinthians é muito lento não da. Acho o Pato uma baitola jogador dos bambis pra mim, mas sinceramente ele não tem culpa nenhuma o time não joga bem com ele ou sem ele. O corinthians tinha que arrumar um patrocinio e trazer o Elias ai ja dava uma bela melhorada.

  • Zé Roberto

    O time que jogou contra o santos pode até ter os dois laterias avançados, mas pelo amor de deus né coloca um volante fixo no lugar de um dos meias e segura dois volantes fixo e libera o terceiro, tipo hora o guilherme, hora outro volante, assim tera sempre dois volantes marcadores no meio campo protegendo as decidas dos laterais, ai não teria tomado 5 gols, é só pensar um pouco que isso se resolve e outra coisa o meia tem q ser o douglas, rodriguinho e danilo num da. O primeiro não tem noção de armação e o segundo é lento de mais.

  • Marco Lopes

    Sou Corintiano e tenho que concordar que o Santos jogou muita bola.
    Não fez mais gols porque não quis.
    E se contra o Santos foi assim, imagina contra São Paulo e Palmeiras que estão embalados??
    Duvido que não tenha nenhum Corintiano pensando nisso…
    A diretoria já sabe que fez merda mandando o Tite embora. Se ele é retranqueiro, e daí? Melhor defesa de qualquer campeonato no Brasil.
    O que faltava era cara de velocidade no ataque. Um cara que viesse buscar a bola, que jogasse com raça no ataque.
    O Guerrero é bom, mas não tem velocidade. É falho em chutes dentro da area algumas vezes.
    Agora é erguer a cabeça e pelo menos, depois desse baile, ganhar o campeonato!!!!

  • sensato

    O Ralf só correu atrás do Geuvânio pra ver o quarto gol de perto, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sexta-feira silêncio na fundação casa e na quinta-feira silêncio nos presídios e prostíbulos!!!

  • Alex

    Vou dar a dica: joga no 3-5-2. Walter, Clber, Paulo André e Gil, Fagner, Ralf, Guilherme, Danilo e Uendel, Guerrero e Pato. Se preferir o time mais ofensivo, tira o Guilherme e coloca outro meia, podendo ser o Rodriguinho ou o Zé Paulo.

  • pedro

    Tite , por favor , voltaaaaaaaaaasss

  • Roberto

    De 2008 até agora – 6 anos – O Corinthians só teve treinador retranqueiro. É, isso mesmo, o Mano também é retranqueiro. O torcedor fica na poltrona esperando a chance de um contra-ataque, e hoje quando chega, cadê os velocistas? Só tem mesmo é velhocista. O time não têm craques que possam chamar para si a responsabilidade e está manjado, velho, cansado. Precisa urgente de renovação e buscar um treinador também jovem e dinâmico, haja vista que o Mano já está superado. Só falta vir mais um gaúcho para substituir o Mano, por exemplo: O Dunga. Nada contra os gaúchos, só que hoje, não temos treinadores gaúchos de referência. Esperem e verão o que o Felipão vai fazer com Seleção, Espeeeera!

  • Ete5no Fa5 Me 5i5

    Depois do chocolate na copinha e o massacre no paulista, cheguei a seguinte conclusao: o fa5 me 5i5 e a Ete5na Feijoada, comida d sabado e qua5ta…
    CU5INTIA, nada pode ser menor!!!

  • Ete5no Fa5 Me 5i5

    Apos ser atropelado pelo time júnior do Santos, o fa5 me 5i5 faz hj seu terceiro classico no campeonato, sendo q ganhou um cont5a a Lusa e pe5deu o outro cont5a o Berno, time do Lula metalurgico. Agora, diante da Ponte de Campinas, a Ponte de Itaque5a tenta provar pra td mundo q pode vencer um time maior sem o apito amigo…
    Vai Cu5intia!!!!

  • sensato

    Oque que uma sapecada do Santos não faz né!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Quebradeira, roubo, marginais travestidos de torcedor!!!

  • Acabou a comida, acabou a bebida, acabou a grana! Sobrou pra mim o BAGAÇO DA LARANJA! eeh ve o que sobrou…O BAGAÇO DA LARANJA!!! É Tá voltando de novo a era do BAGAÇO, FIM DE FEIRA TA VOLTANDO!!! a Copa no Brasil nem começou e a ressaca da festa da distribuição EXORBITANTE de DINHEIRO PÚBLICO ja tá dando sinal!!! Como era esperada a volta do fim da feira! Vão ter que devolver todo o dinheiro e o estádio que nem começaram a pagar! Com muita sorte não vão ter de devolver as dentaduras né time de banguelas? Vcs são isso mesmo, uma FRAUDE enchertada com dinheiro sujo apoiada pela mídia podre pra arrebatar mais dinheiro dos trouxas, dos vagabundos que sem o que fazer da vida vão lá bater depredar e saquear os funcionários!!! Agora tão aí de Cú virado tentando arranjar explicação pra derrota incontestável!!! Vcs acham que sem RONALDO PAPA-TRAVECO e NIKE Sanches e FIFA CORRUPTA iam CONSEGUIR pagar por tudo? A VILA BELMIRO não foi penhorada mas sua FAZENDINHA foi pra pagar o LUIZÃO que vcs não tiveram cacife pra pagar! Coisa já esperada pois tudo que vem de vcs sempre fede!!! Essa semana a única coisa que vcs comemoram foi o beijo do Felix com o Niko! Teve um vizinho CÚrintchiANÚS que gritou:
    VAAAIII CÚRINTCHAAAA….KkkkKKK enquanto o Mano viu o jogo do Santos até cansar o Sheik foi pra casa correndo pra ver a novela do Félix!kkkk depois de treinar vai jogar ou ficou pra ver a reprise do beijinho na novela? Kkkkkkk
    CHUUUUUUUPAAAAA CÚÚÚÚÚRIIINTCHAAAAAA!!!!

  • Craca Neto Pingaiada

    Vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Cúrintiá.
    Vai cada vez mais para baixo, vvvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Cúrintiá.

  • Edson

    Mano, nada contra o seu trabalho, nada contra a sua filosofia de jogo, agora, você começou esta nova temporada no Corinthians tropeçando, parece estes técnicos de inicio de carreira, sem experiencia, sem cautela, a impressão que temos como torcedores é que você não sabe escalar o time do Corinthians e o pior, não teve ou não tem a humildade para absorver o que o TITE deixou como aprendizado, primeiro se preocupar em se defender e num segundo momento desenvolver o ataque para surpreender, não vejo nada disso, o Corinthians sem querer comparar já comparando, na época do TITE, era questionado por não fazer gols, mas, não levávamos, com você, o time não faz e leva um monte, se liga amigo, desse jeito a sua trajetória como técnico esta fadada a falência. Obs: Independente do resultado, coloca o ALEXANDRE PATO para jogar durante umas 10 partidas com titular, se render, mérito para você, se não render, mérito para você, pelo menos o cara será testado e não terá o que falar, e deixa a direção do Corinthians tomar as devidas providencias. Abs….

  • Eterno Faz Me Rir

    Que5ia pa5a5 de 5i5 do coco5intias. ..
    Mas nao consigo!!!
    K5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5k5
    Ch5pa cu5intia. ..

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo