Despedida? Não. Fim de um ciclo inesquecível



TITE

Na minha cara, no início do ano, Tite disse não se considerar o maior técnico da história do Corinthians. Por que será? (Foto: Reprodução/LANCE!TV)

Por que tratar como despedida o último ato diante da torcida daquele que está marcado na história? A partida entre Corinthians e Internacional, hoje, no Pacaembu, não pode – e nem deve – ser tratada como o adeus de Tite. Muito menos como um “até logo”. Longe disso. Isso porque não tem lógica se despedir de alguém que jamais será esquecido. Jamais!

Humilde, trabalhador, amigo, justo, filósofo (por que não?) e, principalmente, vencedor, Adenor Leonardo Bachi conquistou o torcedor alvinegro. E o torcedor alvinegro conquistou o treinador. O ciclo se encerra, mas a relação de amor entre torcedores e Tite não. Uma relação de carinho, respeito e muita consideração. Bota consideração nisso, não?

Paulistão, Brasileirão, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes. Em três anos no comando do time, o gaúcho natural de Caxias de Sul foi campeão de praticamente tudo o que disputou. E, se ele ficasse mais três anos no clube, não duvido que conquistasse tudo isso outra vez.  Mas quis o destino (a diretoria, na verdade) que o ciclo se encerrasse…

Mais do que títulos e jogos inesquecíveis, Tite fez o corintiano sentir que, além de ele ser o mais louco e sofredor de todos, ele também tem o dom de lidar com as derrotas. Não à toa a desclassificação sob aplausos no Pacaembu lotado para o Boca Juniors na Libertadores deste ano é uma das cenas mais marcantes da longa e brilhante carreira do treinador. Re-co-nhe-ci-men-to.

Ah, o “reconhecimento”. Apesar de Tite saber exatamente o significado desta palavra no futebol, ele sempre preferiu “ignorá-la” quando abordado sobre a importância da sua passagem pelo Parque São Jorge. Semanas depois da conquista do Mundial de 2012, entrevistei o professor no CT Joaquim Grava. No bate-papo descontraído ao lado dos companheiros Marcelo Braga e Rodrigo Vessoni, perguntei: “Você, Tite, se considera o maior treinador da história do Corinthians”? De imediato, ele respondeu: “Não. E nem tenho essa ambição”.

A cena de Tite se esquivando da pergunta nunca saiu da minha cabeça. E acho que nunca vai sair. Como pode o treinador mais vitorioso da história do Corinthians não se considerar o maior de todos? Tite, meu amigo (me permite chamá-lo assim?), você pode não ter sido o melhor, mas, sem sombra de dúvidas, você é o maior de todos. O MAIOR. Hoje, mais do que nunca, praticamente todos os torcedores vão pensar como eu. Tenho certeza!

Caro Adenor Leonardo Bachi, Tite, que Deus continue te iluminando! Te diria “boa sorte”, mas será mesmo que você precisa dela? Grande abraço!



  • Muito bom o comentario!!! Tite um grande dos grandes……Humildade na frente…

  • Pingback: Despedida de Tite? Não. Fim de um ciclo inesquecível - Tu és Orgulho - Corinthians()

  • Francis

    Tite o maior técnico de todos conseguiu lidar com derrotas para ser o campeão de tudo obrigado Tite a nação nunca te esquecera boa sorte e até breve

  • Maldao

    Tite monstro. Deixara saudades.
    Maior e melhor com certeza. Ja estamos contando os dias para sua volta!!!

  • Joao Paulo Santana

    Tite, na minha opiniao tambem acho que foi certo o fato de vc nao continuar no comando do Corinthians, porem isto nao e demerito algum ao seu trabalho, todas as grande empresas apos um determinado periodo tambem trocam seus comandantes.
    Agora, vc com certeza e o maior treinador da historia do Corinthians, vc Tite da tv dava pra sentir teu carater, vc pra min me passa a impressao de ser uma das melhores pessoas pra se trabalhar, muita sorte e muito obrigado por tudo o que vc fez pelo nosso Corinthians.

    OBRIGADO, FALA MUITO!!!

  • Cristiano Rachid

    O Mano já chega pressionado e qualquer que seja o treinador terá de conviver com a constante sombra do Tite.

  • tite sou corinthiano de coracao te agradeso por tudo que fez pelo timao vai com deus a porta vai ta sempre aberta para sua volta obrigado nacao te agradese

  • roberto

    diretoria burra
    mario burro
    semi personalidade
    imagina se ele fosse presidente quando perdemos do tolima

    volta andresssssssssssssss

    e com vc o tite

  • Washington

    Puxa vida Tite. Muito triste se despedir de você viu, me sinto como se faltasse um pedaço de mim. Obrigado por fazer parte da nossa vida professor

  • Mocir Batists

    Tite tenho 61 anos nasci Corinthiano sou daquele de ficar ouvindo no radio ate a meia noite e não perdia um jogo do Timão,quanto aguentar sueira,mas efim voce chegou quando não deveria ter saido em 2005 com sua saida so prolongou nosso sofrimento,mas o seu dia chegou para ser filiz no Timão e dar a maior alegria que um treinor poda dar a uma nação,ate a volta meu amigo e dezejo a voce toda sorte do mundo menos contra meu Timão.

  • Concordo. Com ressalvas…

  • edson

    meu voltou e calou a boca de muitos q não deixaram ele mostrar sua competencia p kia , mas andres foi forte e deixou Tite para fazer o que fez , tite vc tirou o carma de varias piadinhas que ironizavam a nação SC Corinthians Pta, era dificil sair e perder como foi c o tolima, muito obgdo vc é um grande treinador é o melhor de todos, uma pena que os jogadores perderam aquele tesão de ganhar deveriam trocar o elenco, acho q apostaram errado em trazer maldonado ,ibson e outros foi peso morto pato nem se fala mas estarei no paca p te agradecer mais uma vez Tite vc esta em nossos corações . vc fala muito, valeu meu amigo Tite.

  • aparecido silva

    Considerando que o primeiro titulo aconteceu no 2º semestre de 2011 e o ultimo 1º semestre 2013, somando então 2 anos de sucesso a frente do Todo Poderoso Timão, Tenho que reconhecer que nesse periodo de extrema competência foram muitas alegrias, acho dificil algum outro treinador conseguir este feito novamente a frente do Timão, é muita pressão. Acho que a diretoria e a comissão tecnica erraram feio no planejamento 2013, se acomodou diante de um grupo vencedor, e era justamente neste momento que deveria começar uma renovação no elenco. Mas quem é realmente corinthiano vai concordar comigo, hoje estão criticando varios jogadores, mas quem queria que Emersom, Zidanilo, Douglas, Romarinho, Alessandro, Fabio Santos, Guerreiro, Cassio, fossem negociados, eram intocaveis simplismente representavam a raça corinthiana em campo. Fico tentando imaginar como é o dia-dia desses atletas, será que o relacionamento era perfeito, não existia desavenças e o Trinador no meio de tudo tendo que agradar gregos e troianos, depois de tudo isso o Tite foi crussificado pelo que nos foi mostrado em campo, Convenhamos, nada é tão bom ou tão ruim que dure para sempre……

  • Adriano

    Tite,
    Admito querer sua saida, nao por estar num momento ruim, por achar que perdeu o comando, mas pelo imenso respeito e gratidão por tudo que fez pelo nosso corinthians, pra não manchar sua passagem, por isso, saia de cabeça erguida, deixando a porta aberta, pois voltará com certeza em outro momento, para a conquista de mais títulos !!!

  • Diego

    Tite foi o melhor tecnico do corinthians de todos os tempos.hoje ao ler a carta de despedida,cai em lagrimas,ate parecia um ente partindo.espero que volte logo.

  • Diego

    O maior tecnico de todos os tempos do corinthians.hoje quand

    o li a carta de despedida,cai em lagrimas,parecia um ente partindo.espero que volte logo

  • Caio

    Tite gostaria muito te deixar o meu muito obrigado, aqueles que o criticam são verdadeiros imbecis, mas Tite acredito que é necessaria nesse momento a sua saída, e é muito inteligente a chegada do Mano Menezes que também é um dos grandes treinadores da historia do Corinthians, além do meu agradecimento gostaria de deixar um até logo, pois se que dentro de 5 anos o senhor estara de volta, para continuar essa linda história, um abraço para a pessoa que foi responsavel por um dos dias mais felizes da minha vida 04/07/2012, e por acabar com todas as piadas que me perseguiram durante minha infancia e adolescencia.

  • Eder Nazario Dias

    Obrigado Tite por td vc é e sempre sera o melhor q eu ja vi muito obrigado vai cm Deus mas volta e saiba q hj o coraçao da naçao esta um pouco apertado.
    Mas uma vez, mas 35 milhoes de vezes obrigado !!!!

  • Eduardo Leite

    Eternamente dentro dos nossos corações….Esse é o nosso sentimento !!

  • sensato

    Só pra variar se despediu com EMPATITE!!! Mano Menezes sem Ronaldo será só piada!!!

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo