Grêmio no 3-5-2 é melhor para o Timão



A grande dúvida do técnico Renato Gaúcho para a partida desta quarta, contra o Corinthians é em qual esquema tático apostar. Apesar dos problemas com lesões, o gremista tem três opções: manter o 3-5-2 mais usado com ele, usar o 4 4-2, que ganhou do Timão na semana passada, ou repetir o esquema com três atacantes (Vargas, Kleber e Barcos), que empatou em 0 a 0 no jogo de ida, dentro do Pacaembu.

Se estiver com suas peças defensivas aptas e manter o esquema com três zagueiros, o treinador gaúcho fará um favor à Tite. Falo isso pelo fato de o esquema atual do comandante alvinegro se encaixar bem ao estilo de jogo do adversário.

Grande exemplo disso foi na partida da última semana, pelo Brasileiro, vencida por 1 a 0 pelo rival. Durante todo o primeiro tempo, o Corinthias dominou as ações, teve maior posse de bola e ainda criou as principais chances de gol. Se tivesse matado o jogo, voltaria para São Paulo com algum pontinho na bagagem.

Como o bom lateral-esquerdo Alex Telles e Pará (pela direita), atacam muito na formação, Romarinho e Diego Macedo exploraram um espaço importante na defesa do Grêmio. Com isso, fizeram os dois zagueiros laterais (Werley e Bressan) deixarem a “casinha”, sobrecarregando Rhodolfo, que atua centralizado e na sobra da marcação (veja o campinho abaixo).

(Esquema do primeiro tempo)

(Esquema do primeiro tempo)

No segundo tempo, com Maxi (meia) no lugar de Bressan, a mexida ofensiva deu resultado. A vida boa de Ralf, que antes ia até o ataque para criar, acabou. Diego Macedo e Romarinho passaram a bater de frente com os laterais (veja no campinho abaixo) e Barcos recebeu mais bolas.

(Como ficou no segundo tempo)

(Como ficou no segundo tempo)

O 3-5-2 tem sido pouco usado no Brasil por razão de o 4-2-3-1 ter virado febre. A formação “da moda” usa sempre jogadores abertos, que marcam e também atacam. Em sua primeira entrevista coletiva quando voltou ao São Paulo, Muricy Ramalho chegou a descartar o esquema por estes motivos. Atualmente, no entanto, ele usa a formação momentaneamente. Com a bola, 4-4-2, sem ela, recua Rodrigo Caio e os laterais, em uma linha defensiva de cinco jogadores.

– No Brasil não dá para ter esquema pronto, esse tipo de esquema que você falou, com três zagueiros, é difícil encaixar no futebol de hoje. Não tem como marcar dessa maneira. Os caras abertos não deixam – disse o treinador são-paulino, na época.

A partida no Rio Grande do Sul, apesar de decisiva, tem tudo para ser bem monótona. O medo de levar gols de ambos os lados deve imperar, e a decisão por pênaltis pode acabar acontecendo. Pro bem do Timão, que venha o 3-5-2!



  • Carlos

    Galera que cobre o timão deveria saber que Diego Macedo não joga a copa do brasil !

  • sensato

    Muitos diziam que o forte do cú-rintia era o conjunto pois saia um entrava outro e o time continuava igual, não é oque parece!!! Coloca o Júlio “frango” César no gol,
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Saiu Paulinho acabou o time, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Conjunto de cú é rola!!!

    • Todo Poderoso

      De Rola E Cú… Vc, a Cadela Da sua MÃE, as Putas de R$ 2,50 das suas irmãs e aquele teu irmão viadinho que faz programas perto da Vila-Olímpica por R$ 0,99 é essa corja de guayuchos…. Entendem muito bem…. Viadinho

    • Zesao.Marreta

      gueimistas: nunca esquecam que o arbitro nao validou um gol claro, legal e cristalino do Guerrero e nao deu um penalty escandaloso, notavel e documentado no Emerson. Portanto, voces tem muito o que temer, ter dor no peito, dornocv, tremedeira, batedeira, boca seca, maos frias e úmidas…

  • Zig

    Esses bambis do sul estao cantando vitoria antes da hora…. Amanha agente conversa, vamos jogar como o grande CAMPEAO MUNDIAL, e vamos passar o carro, nesse timeco do sul!!!!

  • Zesao.Marreta

    gueimistas: nunca esquecam que o arbitro nao validou um gol claro, legal e cristalino do Guerrero e nao deu um penalty escandaloso, notavel e documentado no Emerson. Portanto, voces tem muito o que temer, ter dor no peito, dornocv, tremedeira, batedeira, boca seca, maos frias e úmidas…

  • Éder Luz

    visto que no Brasil se usa o 3-5-2 de forma incompleta com 3 zagueiros fixos e não com um libero como o esquema nasceu, assim se torna um esquema bem defensivo, o time do Grêmio como retranca que é será possível que entre neste esquema ou no esquema do momento 4-5-1, independente da escolha será um jogo por uma bola, travado de muita retranca já que o Corinthians atua com o mesmo 4-5-1 e com um agravante o técnico Tite mata o futebol do meia no Corinthians, fazendo-o marcar e não jogar com referência na área é complicado o Sheik está tão condicionado que pega na bola e parte para a linha lateral e o rendimento do Romarinho fora de posição é muito a quem do mesmo na posição correta.

  • Gaivão

    O seu trouxa, vai aprender a escrever primeiro depois volte para comentar alguma coisa sobre futebol porque pelo visto você só entende mesmo é de pinto seu merda!

  • Vitor Palasthy

    Ai “GAYMISTAS”, ficar falando por mensagem de blog é facil, quero ver amanhã vcs saltitantes…olele olala, o Pato vem ai e o bicho vai pega…seus gayuchos de merda.
    RESPEITEM O ATUAL CAMPEÃO DO MUNDO.

  • Luiz Carlos

    Preparem-se para o grande jogo de hoje a noite pela copa do Brasil Santos x São Paulo, ou Sardinha x Bambi… xiiiiiiiiiiiiiiii, não estão mais disputando esse campeonato né? Ah! JÁ foram desclassificados, assim como seus torcedores são “desclassificados!” kkkkkkkkkkkk………..

    • sensato

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, hoje sai mais um paulista, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! O Once Caldas de Itaquera voltou!!!

  • sensato

    Façam suas apostas: De quem será a culpa essa noite?

    ( )Sheik selinho
    ( )Douglas dorme dorme
    ( )Danilo soneca
    ( )Falha do goleiro
    ( )Empatite escalou mal de novo
    ( )Pato 40 milhões pra pipocar em decisões

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • PPPPPPaaaaattttttooooooo, fique ai em Porto Alegre, Vai para o Inter, se vc vier para São Paulo VC PODE MMOORRRREERR, A Berlucolli queria um Homem, a torcida do Corinthians só que 11 homem com a camisa do Corinthians. Ve se vc abandona a delegação. é melhor vc nunca mais vir jogar em São Paulo por qualquer time.

  • Faz me rir

    Engraçado. Depois q o famoso apito amigo do faz me rir de Itaquera parou de funcionar, o timinho da marginal s/n nao ganhou mais nada…
    Time sem tradiçao e assim mesmo: so e campeao roubado!!!

  • Faz me rir

    Engraçado… depois q o famoso apito amigo curintchano parou de soprar a comedia da marginal sem numero nao ganhou mais nada!!! Paulista 2013 roubado, libertadores comprada (ponha no pacote Recopa e Mundial), brasileiro mais roubado ainda. Esses sao os titulos da famigerada Era HepaTite, a era mais vitoriosa do small club… kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Time sem tradiçao e assim mesmo. So e campeao no apito ou comprando a libertadores! !!

  • Faz me rir

    Time sem tradiçao e assim mesmo. So e campeao qdo compra titul9s ou depende do famoso apito amigo…
    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Faz me rir

    Time sem tradiçao e assim mesmo: so e campeao qdo comora a libertadores ou depende de apito amigo…
    Curintcha, a maior mentira do futebol nacional!!!

  • Faz me rir

    Time sem tradiçao e assim mesmo. So e campeao qdo compra a libertadores ou qdo depende do famoso apito amigo.
    Curintcha, a maior mentira do futebol nacional! !!

  • Faz me rir

    Engraçado q depois q o famoso apito amigo curintchano emperrou, a comedia da marginal s/n nao ganhou mais nada.
    Time sem tradiçao e assim mesmo, so ganha no apito ou qdo compra a libertadores…

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo