Sem um 9, Tite e a Fiel voltarão a passar raiva



Pato com a Seleção Brasileira, Guerrero com uma fissura no pé esquerdo… E o Corinthians não terá um centroavante contra o Atlético-PR, nesta quarta-feira, em Mogi Mirim (SP). Este talvez seja o grande problema da temporada na cabeça do técnico Tite. Pela terceira vez neste Brasileirão, o treinador vai passar raiva antes de colocar o sistema ofensivo alvinegro em campo.

Digo isso porque o Timão não consegue jogar sem um camisa 9. Desde a chegada do peruano, o treinador ensinou ao time atuar com um pivô. Alguém importante para reter a bola e fazer a parede na frente da área. Existem jogos que Guerrero nem vai tão bem, mas sua função é tão importante, que sua vaga entre os titulares é quase cativa. Ninguém no elenco faz isso.

Pato também joga enfiado entre os zagueiros, mas sua característica é totalmente diferente. Não recebe a bola de costas e sim em profundidade para a finalização, sua maior qualidade. Emerson, Romarinho e até Danilo, por conseguir segurar a bola devido à sua força física, já foram testados. Os dois primeiros, que mais quebraram este galho, sofreram com as trombadas dos beques rivais e não convenceram. Contra o Furacão, Tite tem duas possibilidades. Vamos a elas:

Escalar o jovem Douglas Tanque. O garoto revelado nas categorias de base do Corinthians já está reintegrado ao elenco e tem características parecidas com a de Guerrero. O problema é a infinita diferença técnica entre ambos. Grandalhão, forte e canhoto, o jogador de 19 anos não convence com a bola nos pés. Seu forte são as jogadas pelo alto e o oportunismo para colocar a bola para dentro. Uma recente lesão também pode atrapalhar, já que o ritmo de jogo não é o ideal. Por isso, considero remotas as chances desta hipótese acontecer.

A outra saída (a mais viável ao meu ver) é, mais uma vez, mudar o estilo de jogo. Apostar em meias e jogadores de mais velocidade, caso de Romarinho e Emerson. Talvez até mudar o esquema do 4-2-3-1 para o 4-2-4. O certo é que a equipe terá problemas. Até o final do ano, sem praticamente nenhuma semana livre para treinos, Tite não terá tempo de trabalhar outras maneiras de jogar. Um novo sistema de jogo exige repetição e tempo para encaixar. Não vai ser de um dia para o outro que outro jeito de jogar vai, simplesmente, aparecer. Prepara-se para emoções, corintiano!



  • Mario

    dor de cabeça é o Tite insistir com o Ibson !!!!!!!
    não adianta se preocupar se vamos jogar com um centro avante ou não se o Tite manda todo ficar só marcando , se o timão jogar com um time sem laterais o Tite vai Romarinho marcar a bandeirinha de escanteo.

  • Melhor assim. Guerreiro jogando costas pro zagueiros só está levando pancada e não resolvendo nada. É melhor jogar com atacantes movimentando-se o tempo todo, até surgir a bola do jogo…

  • ROGERIO

    O QUE HOUVE COM O JOVEM LEANDRO QUE “SUBIU” AO PROFISSIONAL JUNTO COM O LEO E PAULO VICTOR??

  • Kassius

    Estamos sofrendo faz tempo com a postura tática do time fora de casa desde o início do ano, independente do adversário, sempre a preocupação é “não sofrer gols” e se sobrar uma bolinha, tentar fazer um.

    Na minha visão o Tite “escravizou” a falsa dependência de um 9 no estilo 4-2-3-1, mas a grande verdade é que o time tem jogado mais como um 4-5-1, visto que os jogadores que jogam pelas pontas (Emerson, Romarino e Pato) são obrigados a acompanhar os laterais adversários até a linha de fundo e os atacantes raramente recebem algum lançamento ou cruzamento com qualidade para concluir a gol.

    Antigamente o esquema do Corinthians funcionava porquê possuía jogadores no meio-campo que eram capazes de reter a bola com qualidade e sair em velocidade: Ralf, Paulinho, JH, Alex e Danilo ou Emerson, além de conseguir pressionar o adversário no campo dele, forçando o erro de passes e ligando o contra-ataque rápido.

    O elenco se renovou, não temos mais Chicão, Leandro Castan, Paulinho, Alex, Jorge Henrique e outros jogadores passam por má fase técnica(?) ou não possuem mais companheiros que complementem seu estilo de jogo.

    Quem não se renovou foi o treinador ao insistir no esquema de jogo com jogadores que não possuem a mesma característica, sacrificando boa parte deles: Romarinho nunca foi meio-campo capaz de armar jogadas e o Pato nunca foi jogador de marcação para acompanhar lateral.

    Este ano os meias não armam, os meias se limitam a marcar, o time não toma gols, mas não tem forças para fazê-los. Não é a toa que temos 11 empates sendo SEIS 0x0 no Campeonato.

    Não sei se falta maior vontade de vencer ou se falta aos jogadores mais personalidade para fugir do que o treinador pede e arriscar um pouco mais.

  • Nilo Araújo

    Com esse meio campo que não cria nada, pode jogar com pivô, com dois atacantes abertos, não vamos fazer gol em ninguém. Esquece. E aproveitando, não é possível que o Rodriguinho jogue menos que o Ibson. A teimosia do Tite também colabora com essa campanha “medonha” do Corinthians. Realmente, o time precisa de tempo para treinar e se acertar em campo, mas pior do que está, acho difícil, então, coloca o Diego Macedo na lateral direita, o Jocinei de lateral esquerda, já que é canhoto, meio campo com Ralf, Guilherme, Rodriguinho e Douglas (menos ruim que o Danilo), e na frente seja o que Deus quiser…..

  • marcos paulo

    Com esse Tite medroso pode por o Messi e o Ibrahimovic na frente que a bola não chega. Os atacantes dele já já vão marcar o 4o árbitro por força do hátibo…

  • Corinthiano revoltado

    Tite e sua teimosia e PROTECAO aos campeoes de 2012, esta afundando nosso time! CLEBER joga mais q P. Andre e Felipe com uma perna amarrada! Deixar o RODRIGUINHO no banco do Ibson é p acabar com o resto de nossa paciencia!!

  • Cassio, Diego Macedo, Gil, CLEBER, Jocinei , Ralf , Edenilson, Guillherme, Rodriguinho, Romarinho e Sheik

  • gorpgkf
    glçogkkdifd

  • Sem centro-avante o timão está há muito tempo essa história de pivô é coisa de dentista não de futebol o tecnocrata do futebol ainda não entendeu, aliás esse Guerrero ou é muito ruim ou o tal esquema do titemania é que atrapalha onde já se viu um jogador como o Romarinho, atacante por excelência, fazer as funções de marcador, só na cabeça do tecnocrata do futebol, chega de besteiras antes que o Timão descambe de vez,

  • Rodrigo

    Time medíocre!!!! Está dando nojo de ver jogo do Corinthians!!! Time não produz nada, preguiçosos, acomodados!!!!! Precisa de reformulação urgente para o ano que vem! Douglas tem preguiça de jogar bola e acha que é Rivelino!!!! Longe disso Douglas!!! Bolinha murcha!!! O Tite mata os atacantes de tanto marcar e quando precisa deles para finalizar os caras estão mortos!!! Treinador medroso!!! Joga para não perder!!!!

    • Vinicius

      Da raiva mesmo esse Corinthians .. Os cara pensam só em empate e nunca mais emplacaram uma sequência de vitórias . Douglas , Danilo , Sheik bixarada , Romalzinho , Ibson e o Maldonado não merecem vestir a camisa do Corinthians . E o Tite não muda nada tbm , só ele que não vê isso , Douglas e Danilo juntos o time não ganha . È hora de reformulação !! ano que vem estádio novo uma nova era ..

  • Aylton

    Podem ver: em qualquer escanteio pro adversário, TODOS os jogadores do Timão estão na área – ou seja, ninguém prá armar um contra-ataque. Essa é a filosofia do Tite, jogar prá não tomar gol. Consegue, mas a que preço? O de não fazer gol, claro! Fora isso, tem sido medroso em lançar jogadores, quando o Igor começava a se acertar na lateral (fez um grande jogo contra o Grêmio), é só jogar um jogo ruim que logo é sacado para entrar quem? Alessandro!!! Um lateral direito, sem cacoete prá jogar por ali, e pior, um cara com evidentes sinais de cansaço, de idade mesmo, o cara não tem mais o mínimo fôlego prá apoiar.
    Tite mostra que é refém de um grupo de jogadores, o pessoal que comandou o time nas conquistas passadas, e estes são imexíveis: Alessandro, Danilo, Emerson, Fábio Santos… Não consegue inovar em mais nada, nenhuma jogada ensaiada, não temos cobradores de falta, de escanteio, nada.
    O roteiro dos jogos é sempre o mesmo: o Cássio continua dando aqueles balões ridículos tentanto achar o Danilo prá tentar raspar de cabeça para ninguém (afinal, os atacantes tem que marcar os laterais adversário). Aí, a bola volta pro adversário, a nossa marcação acaba funcionando e eles (adversário) também não conseguem fazer muita coisa. Retomamos a bola, o Douglas fica olhando um tempão prá ver prá quem ele vai lançar – e aí, ou perde a bola de novo, ou passa para algum atacante de costas com três em volta marcando, que fatalmente vai perder a bola novamente. O adversário retoma, e a história se repete indefinidamente… Assim tem sido sempre, por isso nosso placar padrão é o 0x0.
    Tá mais que na hora de mudar o time e o padrão. Não importa que não dê muito tempo prá treinar esse novo padrão, ficar com esse é que configura um real risco de rebaixamento no ano. Tá na hora de por sangue novo: Rodriguinho na meia, Douglas Tanque de centroavante (duvido que seja pior que Romarinho, Emerson e Guerrero, que há tempos só vem enganando…), voltar o Igor na lateral e soltar o cara prá apoiar. E banco prá Danilo (que só se arasta em campo), prá Douglas (que faz um ou dois jogos ótimos por ano e depois dorme de novo), prá Romarinho (prá ver se acorda e se liga que está destruindo o que poderia ser uma promissora carreira), e aposentadoria prá Emerson.

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo