Válvula de escape entupida



Paulinho*Texto escrito por Bruno Andrade (editor do LANCE!Net)

O que aconteceu com o time do Corinthians nos últimos dois jogos (Boca Juniors e São Paulo)? Onde foi parar a equipe acostumada a marcar sob pressão e, principalmente, surpreender os adversários com velocidade ofensiva? As respostas, muito provavelmente, podem ser encontradas no bloqueio da válvula de escape corintiana: Paulinho.

Diante do Boca Juniors, na Bombonera, o volante fez uma partida muito abaixo da esperada. Com o setor ofensivo deixando de marcar no campo adversário, o camisa 8 também se sentiu obrigado a recuar. Péssima alternativa. Tal estratégia prejudicou a criação corintiana (leia-se Paulinho e Danilo), obrigando assim Romarinho a assumir o papel de armador. Sem sucesso.

Recuado, sem o apoio da Danilo (substituído por Jorge Henrique no segundo – Douglas deveria ter sido o escolhido) e com os companheiros de ataque atuando fora do padrão vencedor da Era Tite, Paulinho se perdeu durante o jogo e pouco tocou na bola. Logo, o time “sacrificou” Paulinho. Mas o volante também teve lá sua parcela de culpa. Não há dúvida de que ele poderia muito bem ter chamado a responsabilidade ou até mesmo tentado algumas arrancadas.

Já contra o São Paulo, no Morumbi, o sumiço de Paulinho tem explicação. Aliás, dupla explicação: Jadson e Ganso. Ciente da qualidade dos dois, o treinador alvinegro abriu mão da ofensividade do jogador. A atenção de Paulinho, assim como a de Ralf, era anular a criação são-paulina. Toma lá dá cá. O Tricolou pouco criou. E o Timão também…

Paulinho realizou a função pedida por Tite. Correto. Mas, ao mesmo tempo, abdicou da sua melhor característica: atacar. Agora, me pergunto: será mesmo que o principal jogador de 2012 do Corinthians precisa assumir totalmente a função de marcador? Ele nunca precisou de uma ordem para ajudar na marcação.

Nos últimos dois anos, Paulinho sempre colaborou com o setor defensivo. Procedimento padrão para qualquer volante. E ele se tornou o principal jogador da posição no futebol brasileiro por ir além. Mais do que marcar, Paulinho criava e atacava. Fazia as três funções naturalmente e de forma eficaz. Por que mudar isso agora?

Para voltar a ser o Corinthians campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, o Corinthians precisa mais do que nunca da ofensividade e, principalmente, da “liberdade” de Paulinho.



  • Diego Maia

    Parabéns Felipe….
    Acho que seus comentários foram de extrema valia, tb enxergo dessa forma!..
    O Tite deveria ler isso tb!…

  • bruno oliveira

    CREIO EU QUE O PAULINHO ESTA SE POUPANDO, POIS SERA O TITULAR ABSOLUTO DA SELEÇÃO NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, POR ISSO ESTA MAIS “DEVAGAR” COM RECEIO DE CONTUSÃO..!!!! ACREDITO NO CORINTHIANS CONTRA O BOCA, CREIO QUE O CORINTHIANS IRA SE CLASSIFICAR, POREM NAO DEVEMOS ESPERAR MUITO DO PAULINHO..!!!! ESPERO ESTAR ENGANADO E O PAULINHO JOGAR MUITO..!!!MAS CREIO QUE NAO..!!!ABS

    • Renato Silva

      CÚrintiANUS – Não tinha como não feder um time desses, não é??

    • simon

      BRUNO, CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ. ACHO QUE O PAULINHO ESTÁ ESTAFADO POR TANTOS JOGOS. VÊ QUE MUITOS JOGADORES SÃO POUPADOS E ELE É POUPADO POUCAS VEZES. DAÍ VEM O BAIXO DESEMPENHO DELE. OLHE QUE FAZER TRÊS FUNÇÕES CONSTANTEMENTE NÃO É FÁCIL. VAI CURINTIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • george

    Concordo plenamente. O Paulinho deu uma sumida nos últimos jogos. Mas com certeza nessa semana livre o CORINGÃO vai ajustar o que precisa. VAI CORINTHIANS!

  • Alex

    Será que é só isso mesmo? Eu acho q muitas peças vem atuando abaixo do “normal” e todos os setores acabam caindo.

    Alessandro, Fabio Santos, Ralf e Paulinho andam irreconhecíveis. O passe que era preciso virou chutão, dribles que não se completam.

    Nesses dois últimos jogos foi Romarinho e Gil + 9.

  • juninhobecker

    Seria melhor se o Edenilson tivesse entrado no lugar do Danilo no jogo contra o Boca, assim o Paulinho teria mais liberdade para atacar.

    Contra o São Paulo, o Guilherme poderia ter entrado de titular no lugar do Romarinho, tambem daria mais liberdade para o Paulinho atacar.

    Assim penso eu.

  • HENRI

    o motivo do paulinho ter mudado seu estilo de jogo é com crtz culpa do felipao, o mesmo ja disse q nao tem como levar o paulinho e que preferiria o mesmo como primeiro volante ( fazendo a função do ralf ) com isso o paulinho mudou seu jeito d jogar e nao é d hoje. se for p continuar assim que se transfira p o inter d milão o qnto antes.

    • Renato Silva

      o SMALL voltou ao seu lugar devido, no lixo… rumo a segundona de novo Gambás, de onde vocês nunca deveriam ter saido. Abraço.

  • O Paulinho é peça fuindamental na engregem corintiana ele precisa de um reparo urgente, o Tite tem que pegar o jogador de canto e pedir para que ele volte a ser o Paulinho do Corinthians e não da seleção, que convenhamos não vai a lugar algum, afin al a Inter quer o do timão e não da seleção apatico e perdido. Tenho a convicção de que o Paulinho volte a jogar o que sabe, afinal entramos em fases onde o erro não é perdoado.

  • Robson

    Acho que a mudança de esquema de jogo do Paulinho foi devida a chegada do Guerreiro. No ano passado o Corinthians não tinha um centroavante, jogava com Emerson, Alex e Danilo ou Romarinho. Assim o Paulinho tinha mais opção de ataque. Com a chegada do Paolo mudou-se o esquema tático e hoje o Paulinho fica mais na sua posição de volante de marcação deixando de atacar mais e que era um ponto forte no Timão…

    • Renato Silva

      Por que vocês não vão ser técnicos, bando de galinhas fedorentas?

  • Luis

    Entendo que seja natural devido os companheiros de equipe titular, acho que jogar com Alex e Jorge Henrique como foi no ano passado, exige menos dos dois volantes na marcação, já este ano estamos com Romarinho e Guerrero que marcam menos e com menos qualidade, a compensação deve ser na parte ofensiva o que tem ocorrido até que bem, porém o time passa a ser irregular alguns jogos vai muito bem e outro não, diferente do ano passado, quando nunca tomavamos gols e depois faziamos 1 ou 2.

  • Lembremos que na maior parte de 2012 o Corinthians jogou sem um atacante de referência, de modo que todos os jogadores do meio pra frente ajudavam na marcação e se movimentavam mais. Agora, atuando com um atacante fixo (Guerrero ou Pato), o Corinthians tem um homem a menos pra compor seu sistema defensivo quando está sem a bola. Logo, sobrou para o Paulinho assumir essa função e consequentemente perder a liberdade para aparecer como homem surpresa no ataque ou na armação.

  • Raphael

    Só foi o Paulinho ir para a seleção que o seu futebol sumi essa camisa amarela some com todos os grandes jogadores, o Neymar também vestiu essa porcaria o seu futebol sumi também. chupa Porco…

    • cleber

      cara se ta falando do curinthians e nao esquece o palmeiras vc é um mané otario mesmo hein.

  • Valdemir

    Caro blogueiro, devo concordar em parte contigo.

    Em parte, porque concordo que o Douglas deveria ter entrado (antes) tanto no La Bombonera quanto no Morumbi no lugar do Danilo que não está tendo condições físicas de atuar na posição de armador. Na Argentina, se fosse para tirar o Romarinho (um erro absurdo) deveria ter colocado o Edenilson e deixá-lo atuando no lugar onde atuava Paulinho e adiantaria deixando-o mais solto e ainda teríamos o próprio elemento surpresa Edenilson.

    Este time carece de um meia articulador. Esse nome é Douglas ou Renato Augusto. Daria chance ao Douglas, só que para isso, dificilmente o Danilo jogaria.

    Emerson não está jogando absolutamente nada. Guerrero está isolado também por conta disso. O Tite precisa resolver isso já para o jogo contra o Boca e um excelente teste para isso é contra o Santos.

  • Josiel

    Concordo com o que você diz, mas acho uma visão um pouco simplista da coisa. O problema do Corinthians nesse ano não é só o Paulinho, e sim de performance física do time todo. A dedicação na marcação ainda continua muito boa, mas o folego pro abafa e principalmente pra movimentação e das ultrapassagens quando o time está com a bola está longe do que foi no ano passado. Por isso o aumento tão grande nos passes errados, já que o jogador com a bola não encontra tantas opções.

  • Gabriel

    Cara, acho realmente que o paulinho ta bloqueado mas as razoes sao algumas. é questao de tempo pra ajustar. vamos la: primeiro as triangulaçoes pela quina da area/ laterais do corinthians estao muito marcadas. Fabio santos danilo e emerson pela esquerda e Paulinho Romarinho (Jorge) e Alessandro nao tocam mais bola como antes. nao por falta de qualidade, mas por marcaçao bem feita mesmo. ai pode ficar tocando duas horas que nao da em nada. como desafogar? com paulinho subindo. mas todos que jogam com o corinthians (e o Tite tem que resolver isso) colocam o melhor jogador deles ou o maior volume de jogo do time (no caso do boca) no lado dele. assim os caras alem de bloquear o paulinho, evitam o confronto com o Ralf. na minha opiniao precisa haver uma variaçao do esquema que o corinthians joga 4 2 3 1. precisa ser macho e jogar como o Barcelona. Como? Porque? Simples. eu tiraria o Romarinho colocaria o Douglas e pediria para o atacante cobrir a do Douglas. o Corinthians precisa de retençao de bola no meio. os caras perceberam que é mais facil e seguro dar um chutao pra frente do que tentar sair jogando e perder a bola para a forte marcaçao no campo ofensivo do timao. Reparem no jogo do Boca e ontem contra o SPFC. foi bica pro lado direito da defesa do corinthians o tempo todo. fabio santos e Ralf estao tendo a vida relativamente mais facil, mas tambem sao os que tem menos qualdidade de armaçao de jogada. O que precisa é virar o jogo rapido pro lado deles, soltar a bola no Douglas, pra reter, ou soltar pro guerreiro e entao começar a trabalhar a bola. apenas uma opiniao, mas acho que funcionaria.

  • junior

    bom acho q tem um pouco de razão cada um mas o Corinthians noa marca mais a saída de bola e esse mesmo time com o guerreiro marcou a saída do tchelsea no final do ano em tao acho q se fez esse marcação mesmo com um homem de área mais a frente e tbm fez no jogo de volta com o tiruana por não fazer sempre se não deixam o nos jagar tbm temos q fazer o mesmo estamos aceitando amarcação em nosso campo e por q noa fazer oq mesmo com os adversários se elesttbm tem o tal homem de área além do condicionamento físico parece não ser o mesmo morremos no segundo tempo .

  • Roberto Nascimento

    O que eu vejo é que os jogadores que chegaram ao clube esse ano (Gil, Renato Augusto e Pato) + o Romarinho, estão demonstrando garra, vontade e intensividade, enquanto que os demais…. A pena é que o Renato Augusto se machucou.

  • adrilms

    O Tite tem várias alternativas para resolver esse problema:

    1 – Recuar o Romarinho para ajudar o Danilo na criação e jogar com 2 atacantes.

    2 – Colocar o Jorge Henrique com um poder de marcação superior ao do Romarinho e liberar mais o Paulinho.

    3 – Esperar o Renato Augusto voltar e formar com Danilo o meio campo de criação e jogar com 2 atacantes , minha opção preferida e formaria o ataque com Pato e Guerrero (mas essa opção passa pela recuperação do Renato Augusto)

    4 – Pensa mais alguma coisa Tite você está lá todo o dia. Solta mais esse time ai. Vai Corinthians!!!

  • Fabio_palestra

    queridos palestrinho, venho aqui humildementi avisar que continuo atendendo no cafe xiquerao mamando muitas bolas e babando no ceu da boca mas sempre chupando sacu e xerando rola, forzza palermas.

  • Goro

    Concordo em partes.
    É injusto comparar a atuação do Paulinho de 2013 com a do ano passado (principalmente na Libertadores).
    Explico:
    Corinthians 2012:
    ano passado o meio campo do Corinthians era formado por 5 jogadores, os quais eram: 1- Ralf, 2- Paulinho, 3- Danilo, 4- Jorge Henrique e 5- Alex. O Sheik era o jogador mais avançado, ou seja o “1” do esquema 4-2-3-1.
    Todos dessa linha de cinco homens de meio campo marcavam muito. Quando o time estava sem a bola Jorge Henrique e Danilo se transformavam em falsos laterais e Alex corria feito um louco como se fosse um volante.
    Quando o time retomava a bola, os mais velozes na transição eram: Jorge Henrique, Paulinho e Emerson. Basta lembrar da semifinal contra o Santos, quando Paulinho faz a transição em velocidade e acha Emerson na esquerda.
    Conclusão, como a marcação começava lá na frente, muitas bolas já chegavam mascadas pros volantes Ralf e Paulinho, e os contra ataques se desenhavam nos pés do nosso camisa 8.

    Atualmente, o Tite colocou um elemento mais avançado que o Emerson, que é o Guerreiro. Sua qualidade é indiscutível, porém a antiga linha de cinco homens de meio campo perdeu poder de marcação. No Timão de hoje, Emerson e Romarinho deveriam fazer a função de Jorge Henrique e Alex (do ano passado). Ambos tentam marcar, mas não executam essa função como seus antecessores. Conclusão, as bolas, que ano passado chegavam mais fáceis pros nossos volantes, hoje não chegam mais. Ralf e Paulinho estão sobrecarregados na marcação. Consequência disso é que o Paulinho inteligentemente não avança mais em todas as jogadas. Pelo contrário, no Timão 2013 ele segura mais, espera pra subir na boa.
    Quando o Tite coloca o Pato então, daí é que o Paulinho não pode subir de jeito nenhum, pois o camisa 7 não marca ninguém, apesar de seu esforço.
    Essa é minha opinião.

    Espero que o Tite corrija essa deficiência pro próximo jogo contra o Boca, porque se jogarmos como jogamos nossas 2 últimas partidas, muito corintiano vai enfartar.
    Difícil esse dilema do Tite, mas eu no lugar dele tiraria o Sheik e colocaria o Jorge Henrique ou o Edenilson, dependendo de quem estivesse melhor.
    Aliás valeria uma tentativa já na primeira partida da final, pois qualquer um deles (JH ou Edenilson) ajudam na marcação, apoiam e dão alívio pro Paulinho tentar suas arrancadas.

    Essa é minha análise.

  • ATER QUANDO O TIMAÕ VAI JOGA SEM UM MEIA DE ARMAÇAÕ DA DÓ DOS ATACANTES GUERREIRO E PATO SKEIK NAÕ PASA A BOLA DANILO JOGA DE LATERAL ESQUERDO EO TITE ARUMA DESCUPA ATE PARA PENALT BEM BATIDO.

    • ANTONIO NESIO

      É ISSO MESMO….
      ELE COLOCA O DANILO DE LATERAL ESQUERDO…O EMERSON NÃO PASSA A BOLA PRA NINGUEM… E RECEBER A BOLA E NÃO DEVOLVE… SERA QUE O SENHOR RETRANQUEIRO NÃO ESTA VENDO ISSO, OU SERÁ QUE TEM MEDO DO SHEIK E COLOCÁ-LO NO BANCO QUE É O LUGAR QUE ELE ESTÁ MERECENDO

      • OTIME DA TORCIDA CASSIO, EDENILSON,, GIL ,PHELIP, IGO,RALF, PAULINHO, RENATO ALGUSTO,ROMARINHO ,PATO E GUERREIRO.O SHEIK TA FALANDO MAIS QUE O FAUTAÕ E JOGANDO POUCO.QUANDO A DIRETORIA FALOU QUE IA TRAZE O PATO ELE FALOU QUE O PATA IA TER QUE BRIGA POR POSIÇAÕ NO MOMENTO EU ACHO QUE O PATO TEM QUE BRIGA É COM O TITE ACABA COM A PANELA. 1 ANOS SEM UM COBRADO DE FALTA E ESCANTENHO .O EMPRESARIO DO TITE VA O FERESE ELE PARA OS ESTADOS UNIDOS PARA SÓ SEDEFENDE

  • Nao sei que jogo voces assistiram, eu moro no exterior e assiti pela FOX Sports, o narrador e o comentarista diziam o tempo todo que o Paulinho estava sendo o melhor jogador do Corinthians durante todo o jogo contra o Boca. Entendam que, antes o Corinthians nao tinha muita opcao ofensiva, sem Pato e sem Guerrero, entao o Paulinho aparecia na area e fazia gols, agora nao e’ necessario porque temos dois e as vezes ate’ tres homens gol, portanto, o Paulinho esta’ mais na contencao do que na armacao. Agora, uma coisa esta’ certa, precisamos urgente de Renato Augusto ou Douglas para fazer a ligacao entre Paulinho e Ralf com Guerrero, Emerson e/ou Pato/Romarinho, esta’ faltando um homem que lance os atacantes, um garcon como Douglas ou Renato Augusto. Nao pensem que o Corinthians esta’ caindo de ritmo, o que acontece e’ que os outros times, conhecendo o poderio do Timao ja’ entram em campo fechadinhos na defesa, e tambem devemos notar os pontapes, contra o Boca foi paulada o jogo todo, e contra os Bambis o Wellington deu ate’ um pontape’ na cara do Romarinho, estao querendo parar o Timao na porrada, mas fiquem tranquilos, tudo vai acabar bem.

  • Colocando o Romarinho, acaba o Paulinho perdendo sua eficácia como atacente no time, pois ele tem q dar uma maior retaguarda na defesa, pois o romarinho nao sabe marcar, isto é nítido nos jogos…nessa parte o tite tá errando feio, pq se o romarinho não jogar bem, perdemos o apoio do Paulinho…ele deveria colocar o JH desde o início ou torcer para o Renato Augusto voltar…

  • antonio eduardo

    Essa P…de Corinthians, vai tomar um tombo tão grande, mais tão grande, que nunca mais vai esquecer. Vcs são uns medíocres, melhor deixar em paz quem está em paz. Gambás nojentos!

  • Marcos

    Com o empaTITE no comando, dificilmente seremos ofensivos. Se pudesse, ele fazia terminar empatada até a disputa de pênaltis…

  • ANTONIO NESIO

    O PAULINHO É A CARA DESSE NOVO CORINTHIANS.. QUE ESTÁ PENSANDO QUE É O BARCELONA… E NÃO É NADA DISSO. O NOSSO RETRANQUEIRO TITE É O MAIOR RESPONSÁVEL
    ESTE ANO O TIME AINDA NÃO JOGOU, ELE COLOCA O DANILO EM CAMPO QUE ESTÁ SE ARRASTANDO E DEIXA O PATO NO BANCO. É UM ABSURDO. ESTAMOS JOGANDO COMO TIME PEQUENO.

  • O Timãozinho é time que espera lá atraz porque é medroso e retranqueiro por isso o Boca ganhará de 1 a 0

  • MEDROSO E RETRANQUEIRO, PORQUE NÃO VAI PARA CIMA DOS ADVERSÁRIOS?
    EM TEMPO: nenhum juiz vê as cotoveladas do atacante Emerson?

  • Rafael Messias

    O que esta faltando no Corinthians é uma coisa chamada pegada, o time esta sem pegada este ano, ele esta jogando hj como os outros times, jogar no erro do adversario, por isso o jogo se torna chato de se assistir, antes o time marcava na frente com mais intensidade, se vcs observarem hj não acontece mais isso, quem assistiu os 30 minutos iniciais do jogo da ponte preta, voce via uma ponte (Corinthians) com marcação forte nos zagueiros exatamente como o Corinthians jogou o ano passado. abços a todos

  • acho que o timão tem que pra cima por que tem o melhor time do brasil mas parece que esta cansado quem sabe com uma semana para descansar ele volta avassalador igual ao de 2012
    Paulinho neles.

  • marcelo crispim

    AOS CURINTIANUS DE MERDA RAÇA INFERIOR UMA PESQUISA APONTOU BOLIVIA COMO MELHOR LUGAR DO MUNDO PRA SE MORAR LA SÓ TEM DOZE CURINTIANU E OS DOZE ESTÃO PRESOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA GAMBA

    • VAI E SEMUDA PARA A BOLIVIA ASI VC VAI PODE ANDA DE MAU DADA COM O SEU NAMORADO BEIJA NA BOCA FAZE CARINHO E ADOTA UM MONTE DE FILHOS JA QUE VC GOSTA DA BOLIVIA.A OUTRA COISA ASIM VC VAI ESCUTA MENOS CORINTHIANS CAMPEAÕ OUTRA VEZ.

  • Simplesmente Thais

    O Tite tem que largar mão desta historia de merecimento… porque até ele já se perdeu com esta história… O Alessandro nunca mereceu lugar no time… Só voltou porque o Edenilson se machucou… Quase colocou tudo a perder contra o Vasco… depois contra o Chelsea… E ainda o Tite deixou ele levantar a Taça… Contra o Boca agora deu a bola nos pés do jogador do Boca e ainda perdeu o pênalti… Já o contrario o Edenilson entra sempre bem, dá velocidade ao time, e até marca gol… E por que o Tite não usa seu critério com todos os jogadores. FORA ALESSANDRO… Antes que seja tarde demais…

  • não esqueçam que o Emerson além de não estar jogando nada, anda muito fominha, tem prejudicado o timão em todos os jogos, lógico que ele foi muito importante no ano passado, outro que não tem jogado quase nada é o Danilo aí visivelmente pela condições físicas, se liga Tite

  • TIMÃO BI DO MUNDO FIFA..

    E VCS SUINUS????

  • thiago

    Na boa, o grande problema é a falta que o Renato Algusto faz, ano passado jogavamos com dois meias ( Danilo e Alex ), o Alex não tinha muita qualidade na armação, mas dividia essa responsabilidade com o Danilo, tecnicamente as nossas melhores partidas esse ano foram com Danilo e R. Algusto juntos, e é a formação preferida por Tite. Lembram ano passado? O Tite, mesmo após a saida do Alex manteve o esquema com dois meias colocando o Douglas por ali, e começou o mundial dessa forma, só mudou contra o Chelsea colocando o J. Henrique devido a necessidade de marcar com eficiencia o Juan Mata. Bom resumindo, o time funciona e sempre funcionou melhor com dois meias, e os problemas serão solucionados com a volta do Renato Algusto, e ele ja volta contra o Boca. Pessoal só mais uma coisa, o Guerrero em nada atrapalha as subidas do Paulinho, é só lembrar da jogada por exemplo do gol contra o Chelsea.

  • Maurício

    O time do Corinthians vem jogando bem abaixo de seu potencial,isso qualquer pessoa com o minimo conhecimento tem essa visão certo?Agora oque eu não entendo porque precisamos sofrer tanto com um banco tão interessante que o Tite tem ao seu dispor…Os dois volantes Paulinho e Ralf estão jogando bem abaixo do esperado,porque os laterais estão cada dia mais lentos,isso trás um grande desgaste a esses volante,os dois jogaram na seleção e vem de uma maratona intensa.O Danilo neste jogo estava extremamente cansado e também não fora substituído,ai fica difícil um time jogar com 50% da sua capacidade física…O Tite com todas as qualidades,tem que incluir a substituição de jogador no vestiário,o time tem pelo menos 16 jogadores para serem titulares…Tesão,vontade,disciplina,gana,raça aliada a qualidade corintiana são fatores que não podem faltar a esse time.O meio de campo vc tem que ter numa eventual situação…JOGO contra o Boca…Cássio,Paulo André,Gil,(tira um lateral que não apoia)coloca o Ralf (fixo até o meio campo).,Fabio Santos(à frente Paulinho,Romarinho,Danilo, Emerson,Pato e Guerrero

  • Mazinho

    Não acho que o problema seja o Paulinho, mas de toda a equipe que mudou seu jeito de jogar; em 2012 o Corinthians marcava a saída de bola dos adversários sob pressão e esse era o nosso diferencial, mas neste ano não, não sei se foi à mando da comissão técnica, mas o fato é que esse novo jeito de jogar não inspira confiança,além de não marcar a saída das bolas adversárias como antes, não está mais com a posse de bola tão boa quanto antes, até o Danilo que é o nosso principal articulador não está conseguindo manter seu padrão, pois quando ele está com a bola parece que os outros jogadores estão se escondendo (aí não tem jeito mesmo) até o sheik que é tido como ídolo no time está devendo; últimamente ele está jogando mais com a boca do que com os pés. Acorda Tite essa não é a hora de perder o foco.

  • Maurício

    OU….Cássio,Gil,Paulo André,Ralf,Fabio Santos(os laterais fixos até o meio campo)à frente Paulinho,Danilo,Douglas,Emerson,Pato e Guerrero

  • Henrique Alves

    Na minha opnião.

    Em Primeiro Lugar, Eu tiraria o Alessandro e colocaria o Edenilson (Desculpa, mais todos os times estão jogando nas costas dele, e ele não consegue mais acompanhar!)

    Segundo Lugar, Tiraria o Emerson Sheik e colocaria o Pato (que ele não tá jogando nada, falando muito e sumiu dos 2 ultimos jogos).

    Terceiro Lugar, colocaria o Jorge Henrique no Lugar do Romarinho (pois ele tem mais poder de marcação do que o Romarinho, isso liberaria o Paulinho para ajudar ofencivamente).

    Isso porque não teremos Renato Augusto.
    Senão era Renato Augusto no Lugar do Romarinho e pronto!

  • Junior

    Galera, deem uma olhada no meu blog sobre futebol, e ajudem com as criticas, sugestões e etc. Abçs.
    http://nastrave.wordpress.com/

    • simon

      PREZADO JUNIOR, VISITEI SEU BLOG E O ACHEI MUITO SIMPLES, PORÉM MUITO LEGAL. PARABÉNS GAROTO PELA INICIATIVA.

  • thiaguinho

    Na verdade paulinho esta jogando como volante e nao como terceiro homem como sempre jogou… sheik esta jogando com nome pq ja faz um tempo que nao joga bola e pato todo jogo faz seu gok fica no banco romarinho nao pode ser titular tem que entrar douglas pq esse ano o time se acostumou jogar com dois meias e com paulinho chegando como terceiro… romarinho e jogador para entrar pra fumaçar no segundo tempo quando a zaga adversaria estiver mais cansada tite ta inventando demais ja na moral…. volta logo renato augusto

  • Ricardo

    Todo corinthiano que entende um pouquinho de futebol está vendo a mesma coisa. Tá na hora do Tite acordar.

  • MAURICIO

    Concordo em partes. Os adversários também têm seus “méritos”. O Corinthians esteve muito em evidência o ano passado e os técnicos estudaram e sabem da importância dele no ataque e a marcação em cima dele é bem mais pesada, tem sempre um na sobra. Como técnico de um time adversário vocês não colocariam alguém de olho nele? Cabe ao Tite e ao próprio Paulinho estarem cientes disso e se reinventarem. Se a marcação apertou nele, algum outro sobra com espaço. Seleção brasileira também sempre mexe um pouco com a cabeça dos jogadores.

  • Paulo

    O Paulinho, como todos os jogadores do Timão, estão pagando pelo sucesso do ano passado. O último time a voltar da “férias” está sofrendo pela falta de pré-temporada. Isso é comum a todos os times brasileiros campeões mundiais. Jogo após jogo isso fica claro. O Corinthians de 2012 não poupava energia. Esse de 2013 não teve tempo para se preparar adequadamente e está sofrendo por isso. Análise simples. Não tem erro do Tite, nem falta de raça ou de vontade. Tem o peso de ser melhor o melhor do mundo no ano anterior q resulta falta de preparação para este ano. Desde quando o Mogi se preparou pro Paulistinha? Outubro do ano passado. Qdo o SPFC voltou das férias? Começo de janeiro. E o Corinthians? Lembre-se que os titulares só voltaram com o Paulista em andamento e precisaram se condicionar com o torneio rolando. Não tem milagre. Tem um calendário voraz, expremido por uma competição FIFA, que interessa diretamente a muitos jogadores, inclusive ao Paulinho.

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo