O maior treinador da história do Corinthians



Tite é o principal responsável por levar o Corinthians ao Mundial de Clubes (Foto: Ari Ferreira)

Tite é o principal responsável por levar o Corinthians ao Mundial de Clubes da Fifa (Foto: Ari Ferreira)

*Texto escrito pelo colunista Bruno Andrade (@brunoandrd)

Com ou sem o título do Mundial de Clubes, Tite já é o maior treinador da história do Corinthians. Exagero? Não. Mais do que títulos – e olha que ele conquistou a tão sonhada Libertadores –, Adenor Bachi tem um dos tra-ba-lhos mais co-e-sos que pude acompanhar na minha carreira como jornalista. Me-re-ce o re-co-nhe-ci-men-to.

Em nú-me-ros, o gaúcho natural de Caxias vai se tornar em 2013 o terceiro técnico que mais dirigiu o Timão. Hoje (contando o duelo com o Al Ahly), ele tem 196 jogos. Diante do Mirassol, no Paulistão, em 27 de janeiro, vai atingir a marca de 200. Com mais 18, vai ultrapassar Amílcar Barbuy (3 maior), que tem 217.

Mas vamos deixar os nú-me-ros de lado, até porque acho improvável que ele supere as 439 partidas do grande mestre Osvaldo Brandão. Nú-me-ros são apenas nú-me-ros.

O que faz de Tite um grande treinador é a sua fi-lo-so-fi-a profissional. Demitido covardemente por Kia Joorabchian em 2005, apesar da boa campanha no ano anterior, o treinador foi resgatado pelo presidente Andrés Sanchez no fim de 2010 para dar “se-quên-ci-a ao tra-ba-lho”. E que belíssima volta por cima, não?

Cor-re-to, de-di-ca-do e es-tu-di-o-so, Tite suportou a fatídica queda para o Tolima na primeira fase da Libertadores de 2011. Que outro comandante conseguiria tamanha façanha? Res-pal-da-do pela diretoria, ele se manteve firme, ganhou de vez a con-fi-an-ça do elenco com se-ri-e-da-de e, de forma me-re-ci-da, conquistou o Brasileirão.

Com um time or-ga-ni-za-do e mais u-ni-do do que nunca, o Corinthians surpreendeu os adversários, fez bonito e despachou nada mais nada menos do que Vasco, Santos e Boca Juniors para conquistar o título da Libertadores deste ano. Campeão, Tite calou de vez a boca dos críticos. E a minha também.



  • Saga

    Parreira , Tite , Mano M., pra mim eles são Top pra mim…

  • Missori

    No mínimo, já somos vice-campeões mundiais de futebol. E como vice no Brasil não é nada, vamos em busca do Bi Mundial, queiram ou não os antis… Vai, Corinthians!!!!

    • CORINTIANO

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ADOREI O COMENTARIO DO EDU ROCHE !!! CADE ELE AGORA PRA VIR AQUI COMENTAR DE NOVO??? HAHAH CHUPA EDU ROCHE !!! ANTI SEM VERGONHA HAHAHA

  • Mario

    Tite pode ser o numeros de titulos importantes,mas no futebol apresentado esta atras do time de Luxemburgo de 99 e do Parreira de 2002

  • 1º Campeão do Mundo

    É exagero sim. Ele é bom técnico, mas não gosto do estilo “retranqueiro”. Não é porque ganhou a Libertadores que é o “maior da história”. Quem joga são os jogadores! O melhor técnico que vi dirigir o timão foi o “pofessor” Luxa que só não ganhou a Libertadores de 99 com o timão porque a maldita CBF tirou ele do Coringão após o título do Brasileiro 98.

  • Eliel Martins

    Dificil falar se ele é o maior da história… mas acho q pra história ele já entrou, apesar de ser “um pouco retranqueiro” ele conquistou a Libertadores com mtos méritos… eu tbm sou mto critico dele mas isso ñ se pode esqcer.

  • banzai

    Sei que o Tite continua não sedo unanimidade, mas o Luxemburgo é o pior técnico que já vi em minha vida. Esse cara sempre quer aparecer mais do que os jogadores, principal equivoco de qualquer treinador. Tanto quanto allguns jogadores, Vanderlei é um desagregador, que não sabe trabalhar com estrelas, a cada ano q passa perde mais espaço no futebol, as vezes ganha uma sobrevida, como no Gremio agora, mas voltará a aprontar das suas, voltando sempre ao velho bla bla bla. Confesso nunca fui um admirador de Tite, mas hoje ele é o treinador mais badalado. E por enquanto não deixou seu sucesso “subir a cabeça” VAI TITE COM TODA FORÇA, SORTE E O QUE MAIS FOR NECESSÁRIO. TE RESPEITO PRA CARAMBA. PRA CIMA TIMÃO…

  • Rogerio

    Não gosto de 2 meias ( Douglas e Danilo), para mim é um ou outro com a entrada do Martinez.
    Não me conformo do argentino não ser titular desse time. Douglas e Danilo cansam no segundo
    tempo e ele demora demais para substituir um dos dois ( qdo substitui).
    Somos eternamente gratos pela Libertadores e talvez mundial e ficará marcado, mas não gosto do seu estilo.

  • Blas

    Gostaria de externar aqui minha opinião. Nunca nos meus quase 50 anos convivi com um Corinthians tão organizado , planejado e tal . Pode ser também por causa de outros profissionais como o Edu , o Duílio e muitos outros , parabéns a eles com certeza participam deste novo Corinthians também , mas a honestidade do Sr Adenor é uma marca registrada deste homem, ele passa uma imagem para nós torcedores do super pai , o amigo de quem todos gostariam de ter , parabéns Tite ou melhor Sr Adenor pois nunca o conheci pessoalmente rsrsrsrs você é e dificilmente aparecerá outro o melhor técnico que já vi no Corinthians, está imortalizado no parque São Jorge e para coroar deveria estar na inauguração da nossa arena .Parabéns a toda comissão técnica também pelo ótimo trabalho.

  • Gilberto SORO POSITIVO GRAÇAS A DEUS

    Eu concordo que Tite é sim o maior treinador que o Corinthians já teve. Mais tudo meio que deu certo para que isso viesse a acontecer. Isso se deve tudo ao cidadão Andrez Sanches. Primeiro a segunda divisão foi a melhor coisa que podia acontecer ao Corinthians, pois limpou o clube. Retirou os ladrões de dentro do parque São jorge, dividiu o clube do departamento de futebol. Isso foi benéfico ao clube. Ele será o maior de todos os tempos, pois esta no lugar certo na hora certa. Hoje o Corinthians é o único clube brasileiro com gestão e conceitos europeus de marketing. Aprendeu com o maior clube europeu. BARCELONA pois teve varias vezem que dirigentes corinthianos foram a Espanha aprender conceitos de marketing gestão com dirigentes catalões. Hoje o corinthians tem a camisa mais cara do futebol brasileiro. Algo em torno de 90 milhões fora cotas de tv e um estadio que será mais uma renda. Eu vejo hoje que a libertadores será rotina. Pois o Corinthians aprendeu que o que lhes faz grande é sua torcida pois ela sempre lota estadio o time estando em finais ou não, e sempre acompanha o clube. FIEL-RENDA SEM FIM.

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo