Fluminense? 2012 foi o ano do Timão



Alessandro ergue a taça da Libertadores: campanha irretocável e histórica (foto: Ari Ferreira)

A discussão foi lançada pelo colunista Vitor Birner, na edição de sábado do LANCE!. Afinal, qual é o melhor time do Brasil em 2012? Fluminense ou Corinthians?

Acho que o Boca Juniors (ARG) responde a questão. Explico… Foi o hexacampeão da Libertadores o responsável pela única eliminação do Flu em 2012. O gol do uruguaio Santiago Silva, aos 90 minutos de jogo, no Engenhão, adiou o sonho tricolor e permitiu que o time de Abel Braga começasse a se concentrar no Nacional ainda no início da competição, ao contrário do Corinthians.

A forma como o Timão bateu esse mesmo Boca na final da Libertadores, dias depois da queda do Flu, sem se enervar na Bombonera e dominando as ações no Pacaembu, sem sofrer risco algum, demonstrou a segurança e a maturidade que aquele Tricolor não tinha.

Quatro meses e uma semana depois do histórico 4 de julho, o Fluminense conquistou o Brasileirão com o ataque mais positivo e a defesa menos vazada, mas consciente de que verá pela TV o Mundial que terá o Corinthians em campo. Podia ser ele, caso Fred estivesse em campo contra o Boca? Podia! Como podia o Timão disputar o título brasileiro se começasse a disputá-lo a partir de maio, como fez o Flu.

2012 foi o ano do Timão. Por 2013, os dois podem se encontrar na Liberta. Tomara que aconteça!



  • Missori

    Maurício, claro que os holofotes estão sobre o time do Flu neste final de campeonato, mas se considerarmos o ano todo, eu não colocaria nenhum dos dois times como melhor entre eles. O seu raciocínio está certo e acho que no ano que vem os dois irão se enfrentar na Libertadores e no brasileirão novamente. Mantida as bases dos dois times para 2013, teremos um duelo muito bonito. Como corinthiano, acho que 2012 foi um ano histórico e excepcional para o Timão. Abçs.

    • Bruno

      Missori, concordo com você, só fiquei curioso com uma coisa, se você não colocara nenhum dos dois times como melhor, quem você colocaria então???

      • thiago

        Bruno, acho que ele tentou dizer que entre os dois não da para escolher o melhor neste ano e não que existe um melhor além dos dois, mas é claro que não podemos esquecer do mundial que se for vencido pelo timão (espero), ai sim poderemos dizer que fomos, sem duvida, o melhor!

      • Missori

        Bruno, como diria os advogados: “data venia”, eu entendo que os dois elencos estão muito equilibrados, o Flu tem mais estrelas e o meu Timão é mais conjunto, jogo solidário. De qualquer forma, sempre sou mais Corinthians! abraços.

    • Leo Trindade

      Jogador por jogador, o Corinthians é mais time, isso é inquestionável. O Fluminense teve disciplina e o poder de decisão do Fred, a segurança do Cavaliere, o comando do Abel e um ou outro destaque – erros de arbitragem escandalosos inclusos.

      O ano pode estar acabando pra maioria dos clubes do país, mas os corinthianos ainda terão o Mundial. E se a taça vier, a resposta para a pergunta “qual o melhor time do Brasil em 2012? ” poderá vir acompanhada da resposta para a pergunta “qual o melhor time do mundo? “.

      Abraços a todos.

      • Missori

        rs rs rs… É isso aí, Léo!

  • Renato

    O fluminense tem uma grande equipe , se o Brasileiro tivesse final acho que os dois disputariam o titulo , vai Corinthians

  • Matheus S.

    Fala aê galera corinthiana! Primeiramente, sou tricolor carioca! Porém não sou de ficar xingando outros clubes, como muitos fazem com o meu. Queria parabenizar os companheiros corinthianos acima que se mostraram educados e coerentes em seus comentários. Queria também parabenizar pela libertadores, título que o corinthians era alvo de piada, e agora a história mudou. Concordo plenamente que CORINTHIANS e FLUMINENSE, hoje estão começando a se distanciar e se destacarem como as “potencias” do futebol brasileiro. É simples. Basta pegar o retrospecto dos dois times nos últimos 3 anos. 2010 – Fluminense campeão brasileiro e corinthians disputou o título até a ultima rodada terminando em 3°. 2011 – Corinthians campeão brasileiro e fluminense 3°. 2012 – Fluminense campeão carioca e Brasileiro e Corinthians da libertadores, e pode ainda ser mundial ( o que eu torço pra ser).
    Enfim, na paz, parabéns aos nossos times e que continuem aumentando essa diferença para os outros clubes e se tornando potencias, algo q faltava no Brasil. E que a final da libertadores seja um duelo entre os dois e q dê fluzão. Voces podem ganhar o brasileiro! Abraços! ST

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo