Análise dos possíveis inscritos no Mundial



16 de outubro de 2012. Faltam 57 dias para o Mundial da Fifa e o Corinthians já concentra os trabalhos para a disputa do torneio intercontinental.

O mais importante agora na preparação: recuperar os jogadores lesionados, ter todo o grupo à disposição e adquirir um padrão físico/técnico confiável e eficiente.

A preparação, efetivamente, começará a partir do dia 27 de outubro, no duelo contra o Vasco no Pacaembu, com seis rodadas para o fim do Brasileirão. Como estão os jogadores? Qual deve ser o time ideal? A seguir, no blog, faço uma breve análise do elenco hoje em dia e opino sobre o que acho melhor:

*EM ALTA…

DOUGLAS – O Maestro, no segundo semestre, desencantou. Perdeu peso, começou a dar assistências e a fazer gols decisivos. É o armador e termômetro do time, peça fundamental no atual esquema. Sua bola parada também virou uma arma para o Timão, tal qual era com Alex na Libertadores.

PAULINHO – O volante é o craque do time. Vai para a Seleção, volta, é um dos que mais jogam e continua o mesmo: imprescindível e decisivo. Quando não aparece, geralmente o Corinthians está jogando mal. É grande arma no jogo aéreo também.

PAULO ANDRÉ – O zagueiro superou um primeiro semestre traumático, quando passou por cirurgia e não teve chance de disputar a Libertadores. Titular desde a saída de Castán, tem feito atuações acima da média e mostra boa forma física. Começaram a aparecer seus diversos gols em jogadas da bola parada, uma outra arma ofensiva da equipe.

EDENILSON – É quem mais merece o rótulo de décimo segundo jogador. Inclusive, poderia ser o titular na lateral direita. O volante joga bem em qualquer posição. Como meia aberto pela direita, também destacou-se. Está em ótima forma física como sempre e pode ganhar a posição de Alessandro no Mundial.

GUERRERO – Peruano está com a seleção para as Eliminatórias da Copa, mas deixou boa impressão nos três jogos em que foi titular. Marcou dois gols, fez bem o papel de pivô e deixou Tite confiante para usar o esquema com uma referência no Mundial. Em forma e mais adaptado, é o camisa 9 que o time precisa.

MARTÍNEZ – Assim como Guerrero, também está com a seleção da Argentina para as Eliminatórias e agradou quase sempre que entrou em campo. O atacante argentino ainda precisa melhorar mais um pouco o condicionamento físico para aguentar atacar e defender. É, talvez, o mais habilidoso da frente e já mostrou que entendeu a parte tática. É endiabrado pela esquerda, assim como Sheik. Se quiser lugar no time titular, deve se “contentar” com o lado direito.

*NA MÉDIA…

RALF – O cão de guarda segue com as boas atuações e boa proteção à zaga. Na derrota para o Náutico, teve uma infelicidade e acabou fazendo um gol contra. Quando o Timão bateu o Grêmio por 3 a 1, Pacaembu, teve um golaço dele com direito a finta e chute no ângulo.

WALLACE – Tem sido o substituto de Chicão com atuações regulares. Às vezes peca pelo excesso de vontade (ou até violência). Podia ter sido suspenso porque pisou no atacante Barcos, do Palmeiras, no Dérbi do Pacaembu. Ao lado de Paulo André, tem sido confiável.

ROMARINHO – Não faz gols há três jogos e o fato tem sido alertado por Tite, que reclama da efetividade das jogadas. No entanto, segue como boa peça no esquema, ajudando na marcação e criando lances perigosos na frente. Foi titular em todas as 22 partidas que disputou após a Libertadores. É o artilheiro do Corinthians no Brasileirão, com seis gols. Vai ser difícil tirá-lo da equipe.

ALESSANDRO – Não é o Alessandro do primeiro semestre, que quase entregou a Libertadores para Diego Souza nas quartas de final, mas também não é aquele de 2009, um dos mais regulares da equipe de Mano Menezes que venceu a Copa do Brasil. Tem de se cuidar na parte física para manter a posição de líder do time dentro de campo e não perder a vaga para Edenilson outra vez.

*EM QUEDA…

FÁBIO SANTOS – Apesar de ter ido para a Seleção Brasileira, o próprio reconhece que já estava abaixo nos últimos jogos. A marcação, seu ponto forte, começou a ficar falha. Levou canseira de Kieza contra o Náutico e errou nas bolas paradas contra Flamengo (mesmo que o lance estivesse impedido) e Portuguesa. Precisa de descanso para retomar o padrão.

CÁSSIO – Tem se equivocado em algumas saídas de bola, o que deixa torcedores apreensivos. Falhou no gol da Portuguesa, no último sábado. Não faz tantos milagres como na Libertadores, quando foi um dos heróis.

DANILO – Seu último gol foi na derrota por 3 a 2 para o Santos, no clássico da Vila Belmiro, em 19 de agosto. Já faz tempo para o homem que fazia os gols decisivos na Libertadores. Mais experiente, sente o ritmo da temporada e apresenta uma queda de rendimento, mesmo que consiga cadenciar bem alguns jogos. Vem de lesão muscular na coxa esquerda, outro fator que o faz ligar o alerta.

JORGE HENRIQUE – Não tem uma sequência confiável desde o título da Libertadores, em 4 de julho. Sofreu com problemas musculares e desagradou por um certo relaxamento durante a recuperação. Tite já avisou que hoje ele está atrás de todos os homens de velocidade do time (Sheik, Martínez e Romarinho) e, considerando os outros que brigam por uma vaga no ataque, dá para dizer que ele terá de suar e jogar muito para recuperar a condição de titular até o Mundial.

CHICÃO – Estava jogando bem e se destacando até sair e ser submetido a uma cirurgia para curar uma hérnia inguinal. Vai precisar readquirir ritmo de jogo, o que em sua idade (31 anos) é mais difícil. Na temporada, teve lesões musculares que também preocupam nesse momento de volta após longo tempo parado.

PS. Os outros não cito nesta publicação por achar que não há nenhuma avaliação determinante.

Eis o time que deve ser o primeiro a ser testado por Tite como “ideal” antes do Mundial:

Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Douglas, Danilo e Emerson Sheik; Paolo Guerrero

Eis os 23 que acredito que estarão na lista de inscritos para o Mundial:

Goleiros: Cássio, Julio Cesar e Danilo Fernandes

Laterais: Alessandro, Fábio Santos e Guilherme Andrade

Zagueiros: Chicão, Paulo André, Wallace e Anderson Polga

Volantes: Ralf, Paulinho, Edenilson e Guilherme

Meias: Douglas, Danilo, Ramírez e Giovanni

Atacantes: Emerson Sheik, Paolo Guerrero, Romarinho, Martínez e Jorge Henrique



  • bruno1so

    Muito Boa esta análise da Equipe Corinthiana, Acredito que podemos ter uma surpresa podendo ter Martinez no Lugar de Danilo ,Caso O argentino Consiga ganhar + Condicionamento para voltar marcando, pois ele é uma jogador Veloz (atacando) e com uma Habilidade um pouco acima de Danilo, Podendo ser util para uma tabela ou uma triangulação junto com Guerrero e Sheik.
    Agora é só esperar Para ver, Né!!!!!!

    VAI CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Valdemir

    Vocês estão malucos, aonde aprenderam sobre futebol?

    Colocar no mesmo status Wallace e Romarinho e no mínimo passar atestado de ignorância futebolística.

    Os melhores do Corinthians:

    Romarinho, Sheik, Douglas, Paulinho e Ralph

    Na média:

    Martinez, Guerrero, Chicão, Edenilson, Danilo, Cassio, Alessandro, Fábio Santos e Paulo André

    Em queda:

    Wallace, Jorge Henrique, os demais

    • Marisa Rossetti

      Valdemir concordo contigo. PA e Wallace não são os craques muito menos na média.
      Chicão está em alta, aprou por circunstancias fora do futebol. Estava ótimo e voltará melhor ainda. Sheik idem.

    • andre

      Arena Corinthians
      O consórcio da Arena Corinthians entrou há dez dias com pedidos de CIDs no valor de R$ 220 milhões , correspondentes a gastos em R$ 370 milhões em obras. O pedido foi acompanhado de uma auditoria dos gastos. A prefeitura vai fazer uma peritagem, antes de liberar o dinheiro. A construção está com falta de recursos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já miou kkkkkkkkkkkkkkkk

      POBRE NAO TEM GRANA

      • Gonzalez

        Andre, vai lá pra esquina da Giovani Gronk, onde você faz ponto rodar a bolsinha vai, e esquece do Corinthians

      • Missori

        Êta, secagem explícita contra a nossa arena!!!!!!! Podem secar à vontade, mas a nossa arena já está com mais de 51% de construção concluída e em dezembro de 2013, TODOS os rivais vão ter que engulir a inauguração daquele palácio do futebol… Dor de cotovelo deve incomodar!… rs rs rs rs rs

    • Felipe Bolguese

      Não é colocar ninguém no mesmo status. Mas sim avaliar o momento individual de cada jogador.

      Quem está acima da própria média, destaquei. Quem está jogando o mesmo de sempre, coloquei como na média. E quem está abaixo do que pode produzir, classifiquei como em queda.

      Obrigado!

      Abraços

      • Zé da Fiér

        Ai chega o Chelsea e acaba com a brincadeira!!! Vai ser Liiiiiiiiiiiiinnnnnndo!!!!!

  • SAULO

    Qualquer um serve, basta ser CORNO

    Aqui tem um bando de CORNO, CORNO por ti CUrintia.

    • Saulo vc com certeza deve ser BAMBINA pois o seu nome não nega é torcedor do são saulo………..kkkkkkkkkkkkkkk…chupa nega

    • Junior

      Nossa chama o ibama a policia florestal, pq quanto mais o tempo passa, os bambi estão mais loucos …kkkk sai pra lá bambizadaaaaa

    • Hytallo

      Saulo CORNO penso que e vc por visitar a pagina do Timao, acho que vc e o grande corno aqui, pois ta com dor de cotovelo pois no final do ano nos vamos pro Japao e seu time, claro que nao

    • giba do timão

      então vc está escalado para jogar, saulinho…

  • Gustavo

    Discordo da cobrança sobre Danilo, levando-se em conta a quantidade de gols. Ele NÃO tem obrigação alguma de fazer gols. Os que faz, são BÔNUS.

  • Eric Flausino

    Nossa, poderia ficar sem essa..Colocar Paulo André em alta, Wallace na média, Ralf na média, Danilo e Chicão em queda é pra quem não entende porra nenhuma de futebol.

    Paulo André e Wallace são grotescos !
    Chicão vai voltar agora de uma cirurgia..
    Danilo continua representando, e não tem obrigação de fazer gols em todos os jogos, ele desequilibra quando precisa e tem chance nos jogos.
    Ralf é um monstro, não é por que fez um gol contra que está em queda. Junto do Paulinho, eles formam a melhor dupla de volantes do Brasil.

    Desculpe, achei fanfarrão esse post de vocês !
    Aff.

  • Missori

    Felipe, concordando que os nomes citados no seu post como sendo os prováveis jogadores no mundial não deve ser muito diferente, só não concordo muito com a cotação que vc fez dos mesmos. Mas é sua opinião, e como tal deve ser respeitada. A minha é um pouco diferente. Abraços.

  • thiagao

    time IDEAL titular para o mundial
    cassio, edenilson, paulo andre ,chicao e fabio santos, ralf,paulinho e douglas ,emerson,romarinho e guerrero

    apesar que o tite nao vai tirar o danilo e nem o pior lateral direito de todos os tempos ALESSANDRO unico lateral do mundo que nao marca.
    o edenilson joga muito é titular em qualquer clube do futebol brasileiro facil.

    time do tite deve ser: cassio, alessandro, paulo andre,chicao,fabio santos,ralf,paulinho,douglas,danilo,emerson e guerrero

  • Zé da Fiér

    Quero só ver o vexame!!!!! kkkkkkkkkkkkkk

    • giba do timão

      BASTA VC ASSISTIR O SEU TIME E VC VERÁ O VEXAME…

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Pt é apaixonado por marginais, veja que um presidiario causa uma despesa de 6.000.00 sem falar nos 950.00 pagos como aucilio reclusão. agora voce que paga a previdencia sobre 10 salarios m. quando se aposentar deveria receber 6.220.00 mais a previdencia so vai pagar 800.00 se tiver morendo ai voce vai receber 1.400.00 esta é a democracia do pt e dos marginais, mais quando o brasil não ezistir mais ai voceis abandona o barco. seus froxos…………lula maluf marta com o comilhão argentino.

    • Missori

      “aucilio”, “morendo”, “brasil”, “ezistir”, “voceis” abandona (sic), “froxos”, “comilhão”, isso sem falar na troca do “mas” pelo “mais”; sem comentário…

  • Zé da Fiér

    Ah, e pra não esquecer: SCCP- Somos Cornos Com Prazer!!!!!

    Como diz o Saulo: CORNOS por ti CÙrinthians

  • Sou Flamengo mais vou torce p o coringão ,sou futebolista pode deixa Zé valeu vcs merece o titulo mais vai ser duro de rue, pq se realmente pega o Chelsea esse time tem craques de nível mudial como fernado Torres ,lampard, Ramires e agora Oscar, mais se for fazer como o peixe q ficaram emocionado de ver os atleta do barça e jogaram igual uma mulherzinha pq so via esse atletas na ps2 ps3 ou no X box, ai ficaram q nem umas mariquinhas ,mais tenho certeza q vcs sendo a 2 maior torcida do Brasil não vão decepcionar a torcida brasileira e nem a do mengão.boa sorte p todos ……

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo