Esquema com pivô é trabalhado diariamente no Timão



A ideia do técnico Tite é clara para quem acompanha os treinos do Timão. No dia a dia, o comandante deixa claro que sua escalação ideal terá um homem de referência. O problema é não ter outras opções além de Guerrero. Sheik e Romarinho apenas “quebram um galho”.

Após o fim da Libertadores, quando a equipe chegou a atuar em um 4-2-4 sem centroavante, Tite nunca mais treinou um esquema sem alguém centralizado.

Com uma sequência de jogos e treinos, Guerrero está sendo preparado. Durante os treinos táticos no 4-2-3-1, Tite sempre dá atenção especial ao peruano. Ele mesmo o marca de costas para o gol e obriga o atacante a fazer o pivô. Além de girar para a finalização, o camisa 9 é orientado a “pisar” na bola para Paulinho chutar de fora ou mesmo tocar para quem atua aberto.

A facilidade em dominar bolas “quadradas” também surpreende. O centroavante usa muito bem o corpo e consegue segurar o jogo para si. Nas estatísticas do últimos duelos ele esteve entre os que mais tiveram a bola dominada. A tendência é que este trabalho melhore daqui para frente. Veremos muito disso até o Mundial.



  • Missori

    Renato, é o treinamento diário, a repetição da jogada que faz com a efetividade da mesma se reflita no campo. O Tite é um cara que treina muito o que ele pensa e planeja. Por enquanto o Guerrero não jogou o que sabe, mas dá prá perceber que ele é o jogador pivô que o Corinthians precisa (mesmo porque não tem outro). O que se tem notado nos jogos também é uma certa má vontade da arbitragem com o gringo, o cara recebe falta a toda hora e em quase todos os lances de que participa no corpo-a-corpo com os zagueiros adversários, a juizada marca falta dele (mas isso é discussão para outra hora). O fato é que a jogada com o atacante pivô vem sendo treinada exautivamente e, sem dúvida alguma, nos próximos jogos já começará a aparecer.

  • Marcelo Fortes

    Renato,

    Gostaria de pedir um enorme favor para vcs que trabalham no núcleo do Corinthians. Perguntem para o Tite se ele considera a hipótese de trabalhar num 4-2-3-1 com Émerson e Martinez abertos, Douglas centralizado e Guerrero como centroavante. Porque é visível a (merecida) preferência dele pelo Danilo, mas igualmente visível é sua queda de produção, cuja lentidão atrapalha sobremaneira o time. Além disso, uma de suas principais funções (cabeceio) está sendo suprida pelo Guerrero. Ele não tem qualidade de armador para substituir o Douglas e nem velocidade e drible para jogar nas pontas. O primeiro reserva deve ser o Romarinho, que está mostrando ter um belo futuro pela frente.
    Abraço.

  • leemah

    Caro Missori: concordo com o que o amigo diz sobre a má-vontade da juizada com o Guerrero. O problema maior talvez seja reimplantar a marcação com retomada de bola. Nesse caso, talvez optar por Sheik ou Jorge Henrique acabe refletindo o esquema do Brasileiro-11. Esse período de
    jogos pouco à vera estão fazendo com que o time não demonstre o tempo todo essa sua marca registrada. Abraços e RUMO AO BI-MUNDIAL, CORINTHIANS!!

    • Missori

      Leemah, é por aí mesmo. Nós temos um bom elenco, é só o Tite não inventar moda e dispor de todos os jogadores em forma. Hoje temos disponibilidade de banco para variar o esquema de jogo dentro da mesma partida. Mas de qualquer forma, concordo em gênero, número e grau com vc: RUMO AO BI-MUNDIAL, CORINTHIANS! VAI, TIMÃO!!!!!!

  • Andrez

    SÓ SEI DE UMA COISA… SE O GUERRERO ENTRAR NO TIME O DANILO TEM QUE SAIR!!!
    DOIS PESADOS E LENTOS NO MESMO TIME NIGUÉM AGUENTA!

    NINGUÉM FALOU, MAS O CENTRO-AVANTE DO CORINTHIANS NA LIBERTADORES FOI O DANILO.
    E DEU CONTA DO RECADO… CASO O GUERRERO CONTINUE NESSA PREGUIÇA… VAI PERDER ESPAÇO. E O TITE VOLTARÁ A ATUAR COM DOUGLAS, ROMARINHO, EMERSON E DANILO.

    ABRÇS FUI!!!

  • Fernando

    Estive presente no Estadio dos Aflitos e tive a convicção que o jogador Guerrero tem significativo problema de ordem psicológica, ele transparece momentos de inconformismo absurdamente demasiados enquanto o jogo está rolando, perdendo atenção e o foco….chega ser inusitado até, assim como ele fez no gol do Romarinho semana passada contra o Sport, enquanto todos correram para comemorar, ele viu a bola entrar, virou para o outro lado para lamentar sozinho ter perdido o gol….e também, tem sérias dificuldades em desenvolver uma corrida mais veloz, algo parecido com o que acontecia com o Liedson nos últimos dias……tem sérios problemas físicos! Ele poderá trazer bons momentos, eh verdade, mas depois do que vi, não acredito mais!! Contrataram errado!! Vai Corinthians!!

  • Glauco

    Na libertadores o corinthians não usou o 4-2-4 “sem centroavante”. Ocorreu que com a saída do Liedson do time titular, Tite fez um revezamento entre Danilo e Alex como falso 9. Na última partida contra o boca, inclusive, o Emerson fez o papel de centroavante. Para fortalecer o lado esquerdo defensivo, o Tite inverteu o posicionamento do Danilo com o do Emerson, enquando o primeiro foi para a meia esquerda do 4-2-3-1, o segundo centralizou no ataque, conforme pode ser notado pelos dois gols dentro da área. Quando tite chegou no corinthians, utilizou o esquema 4-3-1-2, aproveitando na qualidade de Ralf, Elias e Jucilei. Com a saída de Elias e Jucilei, o tite passou a adotar SEMPRE o esquema com três meias e dois volantes, isto é, o 4-2-3-1. O motivo da aparente confusão, isto é, imaginar que o corinthians jogava num 4-2-4, foi pela compactação e posicionamento defensivo do time.

  • Que coment’rio é esse? “Corinthians joga num esquema 4-2-4, isso nunca existiu nem em time que joga no sítio do sogro.Eu choro, vc nao entende absolutamente nada de futebol.
    Eu choro!!!!

    • Glauco

      Sua dificuldade em expessar seus pensamentos com palavras me deixou em dúvida: você criticou a mim ou ao autor do texto. Recomento que faça um curso de gramática da quarta série do ensino fundamental.

  • itamar o melhor presidente junto com dilma

    Seja bandido, pra ter o apoio dos politicos, das igrejas, do judiciario, do lula do maluf, da marta com o comilhão argentino, no brasil é gasto 1.600.00 a 6.000.00 com cada presidiario, 950.00 gasto como aucilio reclusão, pras familias dos marginais, ja quen paga sobre 10 salarios m. pra previdencia, quando se aposentar vai receber so 800.00 este é o brasil dos marginais, pergunte pro canditado do pt de são paulo se o mesmo pede votos so pra bandidos? ou reverter este quadro antes das eleição………………

    • Matheus Beneli

      Maluco a droga esta afetando sua mente… Me pergunto se tem droga pior que a política?

  • Isso é bom, pois precisamos ter opções e o treinamento tem que ser noite e dia para que possa surtir efeito. O Guerreiro tem personalidade e deve ser um jogador importante para os proximos passaos do timão.

  • SAULO

    O melhor esquema a ser treinado, é o esquema com CORNÔ.

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo