Jornalistas portugueses comentam a contratação de Polga pelo Timão



A pedido do LANCENET!, dois jornalistas portugueses analisaram a contratação do zagueiro Anderson Polga pelo Corinthians. O defensor atuou por nove anos em Portugal e fez sucesso com a camisa do Sporting.

Rui Baioneta (A Bola)

Anderson Polga chegou ao Sporting em 2003, depois de se ter sagrado campeão do Mundo pelo Brasil. Chegou a Lisboa com um status muito importante, mas cedo se percebeu que não iria fazer valer-se disso para ganhar o seu espaço na equipe. Trabalhou e… Vingou. Aliás, Polga é considerado por muitos como um dos melhores zagueiros da história centenária do Sporting.

Na verdade, o zagueiro deixou a sua marca no clube leonino, bem como no futebol português, durante os nove anos que vestiu de verde e branco, sempre com um rendimento muito interessante, ainda que nunca tenha conquistado o título de campeão nacional. Esse será, com certeza, a sua maior lamentação. Mesmo assim, Polga, entretanto eleito um dos capitães do time, ganhou duas Taças de Portugal e duas Supertaças. E, apesar do inevitável avanço da idade, soube sempre superar uma ou outra dificuldade inerente a essa situação, pelo que mesmo na última temporada em que representou o Sporting participou em 41 jogos (3577 minutos) – Polga é mesmo o jogador com mais jogos nas competições europeias na história do Sporting.

A sua saída do clube acabou por ser natural, uma vez que o Sporting vive alguns problemas financeiros e não tinha capacidade para manter o salário do jogador. Polga percebeu isso. E percebeu que era o fim de um ciclo. A ligação entre as partes era tão forte que o jogador teve direito a uma conferência de imprensa, na qual estiveram presentes as principais figuras diretivas dos leões, para anunciar a sua saída.

Agora, no Corinthians, e se estiver ao nível que terminou a sua passagem por Portugal, Polga lutará seguramente por um lugar entre entre os titulares. Além de que a sua experiência pode ser importante fora de campo.

Sérgio Krithinas (O Jogo)

Anderson Polga passou nove anos no Sporting e tornou-se uma referência do Sporting pelo tempo de “casa” – era o capitão do time. Em Portugal, sempre foi visto como um excelente profissional, jogador de equipe, em quem praticamente todos os técnicos confiavam. Ele foi titular praticamente até ao último dia.

Ele deixou o clube apenas por uma questão salarial. O seu salário era demasiado alto e o clube pretendia reduzir custos. Por isso, optou por não renovar o seu contrato, embora lhe tenham proposto um cargo de técnico na estrutura do clube, que ele recusou pois pretendia ainda jogar.

Acho que o problema do Polga em Portugal foi nunca ter sido um zagueiro “mau”, daqueles que bate e grita com companheiros e adversários. Por isso, os torcedores achavam que lhe faltava um pouco de liderança – um pouco o oposto do que acontece com Luisão no Benfica, o grande rival do Sporting. No Corinthians, acredito que tem tudo para dar certo, sobretudo se a equipa for estável e tiver um zagueiro com um perfil mais agressivo.

Polga nunca se impôs como um dos melhores zagueiros a atuar na Europa devido à falta de velocidade. Ele tem um posicionamento muito bom, que ganhou sobretudo com a experiência, mas é um futebolista naturalmente lento. Em times grandes, que são obrigados a jogar com a zaga mais adiantada, admito que isso possa fazer alguma diferença.

Porém, como já referi, aos 33 anos, um jogador como o Anderson Polga já sabe esconder essas limitações com inteligência e sentido posicional. Acredito que ele tenha feito a melhor época em Portugal em 2011/12, a última no Sporting. Por isso, acredito que ainda tem tudo para ser titular num time grande, como é o Corinthians.



  • Valdir

    Interessante a analise e positiva, me parece que se encaixara bem no time com o 1 porem,necessitamos de 1 zagueiro de velocidade e capacidade de recuperacao. Todos jogam no contra ataque contra o Corinthians e bola nas costas e quando a linha defensiva falha é um terror. A unica solucao atualmente é recuar o Ralf um pouco mais, para jogar como um libero responsavel pela recomposicao defensiva em contra ataques. Nesta situacao ficaremos bem, pois em jogadas de ataque teremos 2 zagueiros de bom posicionamento ( Chicao e Polca), bem na bola aerea e o Ralf cobrindo a jogada de velocidade. Nesse cenario o Tite terá de mudar mais um pouco a maneira do time jogar.

  • giba do timão

    AINDA QUERO SABER SE ELE É DESTRO ( NÃO PRECISAMOS ) OU CANHOTO ( ESTAMOS
    DESESPERADOS POR UM… )

    • fabio Corinthians

      giba , m parece que ele chuta com as duas , desde que não simultaneamente. Mas também não é certeza . abs

    • Marlon

      Sim, ele é destro.

  • VIU PESSOAL ACHEI BOA A CONTRATAÇAO DO CORINTHIANS;.;;;POREM ACHO QUE O CORINTHIANS DEVERIA ACHAR UM CARA PARA JOGAR QUE O NOME IDEAL (((MANOEL DO ATLETICO PR))OU ATÉ MESMO O RODRIGO MOLEDO DO INTER((OU ATÉ O CRIS DO BENFICA))…..MAS VAMOS E VENHAMOS OS 3 SAO CAROS E POLGA RECEBERA O MENOR SALARIO DO ELENCO ATUAL OU SEJA É CURTO O PRAZO É SÓ ATÉ O FINAL DO ANO ENTAO JA QUE VEIO DE GRAÇA NAO É TAO RUIM NAO.;…ABRAÇOS E DESEJAMOS SORTE ,RUIM A GENTE SABE QUE ELE NAO É ….

  • César

    Mas ai fica a pergunta,

    Conhecendo Tite como nós já conhecemos, pra mim, Anderson Polga vai ser reserva.

    Primeiro que ele não tira quem tá bem no time e até agora Chicão e Paulo André não comprometeram.

    Segundo que o cara veio sem custar nada e com salário baixo, ou seja, não tem pressão nenhuma pra ele ser titular.

    Vem pra somar no elenco e, se der sorte de alguém fazer merda, entra no time.

    • junior

      otimo comentario parabens disse tudo!!!!!!!

    • bruno timao

      cara, o paulo andré nao comprometeu ?? eu até gosto do p.andre, pra jogar um ou outro jogo quando o zagueiro titular nao ta, mas pra titular ele nao serve nem a pau, o polga vem pra ser titular sim, na vaga do Paulo andré e pra nao deixar o bonde do wallace entrar nunca mais.

  • É o tipo da contratação que é manipulada por empresários influentes no clube. O Corinthians se desfaz dos seus 2 melhores zagueiros (Castan e Marqinhos) para ficar com o restolho. O Tite apregoa que dá chances a todos do elenco (o que não é verdade, veja o caso do zagueiro Felipe que está há um ano no clube e nunca ganhou uma chance real). O Anderson Polga até se readpatar ao futebol brasileiro, terá terminado o curto contrato de 6 meses.
    Só que quando se ganha, os erros não aparecem.

  • Rodrigo Fiel

    fazia muito tempo,mas muito tempo mesmo que nao via um zagueiro tao bom ,quanto Castan. Tive a honra de ver Gamarra jogar uma final de brasileiro contra o Cruzeiro,pelo nosso timao,E desde entao nao tinhamos um zagueiro igual Leandro castan . Tecnico,rapido,bom nas bolas aereas,excelente por baixo. Polga sera so para somar. Anderson, F. Luciano formaram uma boa zaga,porem nao tao boa assim.

    • Everton

      Comentário Perfeito!!!

  • Rafael

    Ele aos poucos entra no time e o Paulo Andre vai ser assessor de imprensa

  • junior-ES

    Só de pensar, que quase chegamos a uma final de campeonato brasileiro com a formação Baré e Norton….

  • bom jogador, mas tite vai ser dificil vai ter q. esperar, bom seria ter contratado o manoe do
    atlético pr.bom jogador e jovem.

  • ricardo ramos

    eu sou do sporting e vi jogar o anderson Polga!!
    nesses 9 anos ele tomou bem conta do recado, embora houve temporadas que ele deu mancadas porque ele tinha problemas de velocidade e como zagueiro lhe falta um pouco de altura!!!
    Aprendeu a se colocar mto bem, e sai bem a jogar!
    p.-s- ele nunca no sporting a lateral esquerdo, ate pq nao tem pique para tal

  • Pingback: Jornalistas portugueses comentam a contratação de Polga pelo Timão « timaodiariotv()

  • SAULO

    SCCP = Somos Cornos Com Prazer.

    • Edu

      É mesmo Saulo ? Paciencia, parte para outra. Quem sabe uma outra mulher não faça mais isso contigo.

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo