Planejamento do Corinthians foi perfeito. Agora, tudo pode acontecer…



O que Tite, diretoria e comissão técnica fizeram de janeiro até abril foi perfeito. O planejamento elaborado pelo Corinthians merece ser exaltado, afinal, a equipe fechou a primeira fase do Paulistão como a melhor entre os 20 participantes. Na Libertadores, o primeiro lugar do Grupo 6 está praticamente garantido e ainda há a possibilidade de o Timão será o melhor entre os 16 classificados para as oitavas de final. Detalhe: equipe reserva ou mista em metade dos 19 confrontos.

Mas não é apenas os resultados que merecem ser exaltados. Fora de campo, o que se viu foi um rodízio inteligente de jogadores que, além de dar chance para todo mundo jogar, minimizando possível “mimimi” de alguns, ainda evitou que lesões musculares graves atrapalhassem o dia a dia. Ao contrário do rival São Paulo, por exemplo, não houve baixas significativas por problemas musculares. É verdade que Paulo André precisou operar, assim como Wallace. É verdade que Alex e Jorge Henrique tiveram um período mais longo no Departamento Médico, mas suas lesões foram consequência de problemas anteriores e/ou crônicos, não por conta do excesso de jogos nesta temporada.

Vale lembrar que, para que isso tivesse sucesso, houve um planejamento com ainda mais antecedência, que começou ainda em 2011. Ao decidir manter a base campeã brasileira, sem perder um único jogador importante, e trazer Cássio (goleiro), Vítor Jr. (meia), Elton (atacante) e Gilsinho (atacante), Tite ganhou opções que antes não tinha e pôde dar ainda mais fôlego aos principais jogadores. Isso sem falar na chegada de Douglas, já este ano, e da ascensão do zagueiro Marquinhos, que ajudou a minimizar a escassez de zagueiros pelas lesões de Paulo e Wallace. Nem mesmo a situação de Adriano atrapalhou o ambiente do CT Joaquim Grava. O único “senão” foi a ausência de um substituto para Ralf. A sorte de o camisa 5 não ter se lesionado ajudou no sucesso desse planejamento corintiano até aqui.

O Corinthians será campeão paulista e da Copa Libertadores por isso? Quem pode cravar isso? Não dá para garantir. Agora é mata-mata, tanto no Estadual quanto na competição sul-americana. Planejamento ajuda nesse momento decisivo, mas não é garantia de nada. Era necessário esse registro sobre o planejamento até aqui, assim como é necessário lembrar que isso não é garantia de títulos.

Agora, tudo pode acontecer…



  • Tri Campeão Continental!

    Faz só 10 anos que o Curintha não ganha na fase mata-mata da Libertadores, e estou falando como torcedor de futebol e não como santista, aquele time do Ronaldo de 2010 era muito mais forte que esse de 2012, e não passou das oitavas.. Alguns ai não querem enxegar isso mas é pura realidade..

    • Vinicius

      Em 2010 tivemos um adversario reconhecidamente forte. Alias, tirando o jogo contra o Tolima, sempre tivemos predeiras nas oitavas (River 2x e Flamengo). Alem do que nunca tivemos uma grande preparação. Discordo de voce que tinhamos um time melhor em 2010. Era um time desentrosado que ainda não tinha se encaixado, depois das perdas de Cristian, Douglas e Andre Santos. Esse time de hoje tambem tem muitas peças de reposição, não sente a falta se perde 2, 3 jogadores, como aquele time que era extremamente dependente de boas atuações de Ronaldo. Enfim, acredito que estamos bem preparados.

      Abs, amigo santista, parabens pelo centenario.

  • Vinicius

    Muito bom texto, Vessoni. É tudo isso ai mesmo!

    VAI CORINTHIANS!

  • GREEN HEELL

    é o curintias vai mesmo……….. ser desclassificado dos 2 torneios pois já foi longe de mais………………………………..

  • ETERNA SEGUNDA DIVISÃO

    Olha os CORNOS aí, gente!

    S C C P

    Sou Corno Com Prazer

  • SENSATO

    Tentaram o Ganso, Seedorf, Teves e agora o Forlán, sem contar o mico do vídeo do Cristian pedindo pra torcida depositar dinheiro pra ele voltar da Turquia, cada dia mais ridículos!!!

  • SENSATO

    Pelo texto do Vessoni tudo isso vale pro Santos também, afinal segurou a base que ganhou a Libertadores de 2011, time por time temos a diferença Neymar, ai o bixo pega!!!

  • Ademir Santino de Lima

    Estava no planejamento do Corinthians, a saída do Ricardo Teixeira? Sim, pois o Andre Sanchez sem o Ricardo Teixeira, não é ninguém…

  • miguel

    Otimo texto , mas tudo se começa com planejamento isto nao quer dizer que tem ganhar agora e como vc eostudou se formou jh trabalha em uma grande empresa,imagino que tenha ralado muito com seu planejamento no minimo 4 anos. Quanto ao Ralf veja scoutt dele 2010/2011 e 2011/2012
    jogador com mais partidas nessas duas temporadas . Nao vamos gastar com volante para compor o elenco temos dois garotos muito bom na base , Willian Arão ,Gomes .

  • miguel

    Reserva para 2 ou 3 jogos no ano nao vamos gastar ?

MaisRecentes

Dois gols que o time de 2015 não tomaria. Isso levará tempo…



Continue Lendo

Quatro anos da morte de Sócrates: Doutor fala da Fiel Torcida



Continue Lendo

Desmotivado e desentrosado, Timão tem seu pior jogo no BR-15



Continue Lendo