Bem-vindo ao clube, Wawrinka! E o guerreiro Nadal



Sangue novo no pedaço. Stanistas Wawrinka, quem diria, é um novo campeão de Grand Slam. Quem diria não é caros amigos ? Logo um dos tenistas mais contestados pelo seu lado mental historicamente com problemas. Ou alguém ousou dizer no início ou no meio ou tampouco antes da final que Stan se tornaria o vencedor do Australian Open ? Acho que nem o mais fervoroso torcedor do suíço.

Era esperado que Wawrinka tremesse e não jogasse o seu melhor nesta final, mas ele foi lá, jogou como fez o torneio todo, foi pras bolas, neutralizou Nadal e venceu, foi o justo e campeão muito merecido.

Para quem acordou um pouco mais tarde e passou a acompanhar apenas a partir do segundo set, pode ter ficado a impressão que o suíço ganhou porque Nadal não estava bem. Total engano. Wawrinka dominava o espanhol quando ele estava bem.

Sim, ganhar seu primeiro Slam não é fácil. Requer doses de emoção e nervosismo e foi nítido que o suíço falhou mentalmente no terceiro set e por pouco não se complicou mais. A imagem dele socando a cabeça após quebrar em 5/3 para servir pro jogo falava por si só. Mas ele foi lá e confirmou.

É saudável para o tênis um novo campeão se metendo lá em cima para brigar com os cachorrões do circuito. E Wawrinka ganha agora um respeito muito maior dos principais nomes do circuito. De coadjuvante, passa a ser protagonista.

Pela primeira vez desde Del Potro no US Open em 2009 que um dos tenistas fora do top 4 não faturava um Slam. E agora os Top 4 do circuito serão Nadal, Djokovic, Wawrinka e Del Potro. Murray será o sexto e Federer o oitavo.

Pela primeira vez desde Sergi Bruguera em Roland Garros 1993 que um campeão de Slam não ganhava do número 1 e 2 do mundo.

Temos que louvar a atitude de Nadal. Muito contestado nas redes sociais até por catimba quando pediu o atendimento, era notório que tinha um problema assim que retornou para a quadra. Que não conseguia sacar com força, que não se mexia como antes. Mas mesmo assim lutou muito, não se entregou e buscou soluções. Buscou um jogo de mais risco, agressivo desde a segunda bola e colocar uma formiguinha na cabeça do rival e conseguiu por um tempo. Levou um set e complicou no quarto. Foi acima do limite que todos esperavam. Foi um exemplo. Se fosse um jogo de semifinal, quartas ou qualqer outro tipo de torneio, com certeza teria desistido.

Resta saber a gravidade desse novo problema do Nadal. Se é apenas uma contratura ou algo mais grave. Pelo menos por hoje os organizadores do ATP de Buenos Aires e do Rio Open devem se preocupado. Afinal, toda a publicidade e atração de torcedores e patrocinadores etc. foram em cima dele. Aguardemos que seja algo simples.



  • vandenberg

    Valeu pelo primeiro set e pelos dois primeiro games do segundo. Acho que é essa a impressão que deve ficar da final. Qualquer coisa que se fale sobre o que teria acontecido se Nadal não tivesse sentido, é mera especulação. É lógico que a historia diz que Nadal iria virar, mas é fato que o suiço só baixou o nível depois da contusão do Nadal, será que ele iria baixar tanto se o Nadal tivesse inteiro? Agora esse Nadal é um monstro mesmo, ganhar um set lesionado!

    Bom para o tênis o titulo de Stan. Nadal vai vencer RG, não fiquem tristes Nadaletes. Logo só teremos graça nos slam agora só em Wimbledon, que vai demorar um pouco. Um bom dia e abraços.

  • Rafael

    Descordo parcialmente. Nadal êh mt catimbeiro. Sempre pede atendimento médico antes do saque do adversário. A ATP deveria fazer uma regra pra vedar essas artimanhas. Medical time só antes de servir. Por mais que seja difícil os deuses do tenis não querem ver o Nadal como recordista de Slams.

    • gabriel

      Deuses do tenis? Que viadagem

      • Adriana R.

        Que comentário ridículo Rafael, é tipico do cara que não gosta de Nadal, seja lá por qual motivo, não assiste aos jogos dele e vem com esse papo de catimba. Te desafio a me dizer quais os jogos que Nadal pediu atendimento, vc vai contra a todas as estatísticas de todos os comentaristas e fala com desrespeito absurdo de um dos maiores atletas do Tênis! Para refletir: Você jamais gostaria de ter um filho como ele, né? Guerreiro, vencedor, recordista e número 1!!! Que falar de Tênis, procure entender!!!

  • Julia

    Dimitrov dominou o Nadal no 1º set das quartas, mais que isso ele já virou tantos jogos, tem muitos exemplos. A verdade é que nunca saberemos se a lesão foi determinante no resuldado. Só acho chato exaltar essa ‘vitória’ de hoje. Mas longe de querer tirar os méritos do Wawrinka, ele construiu isso. Há um atras quando levou o Nole a 14-12 no 5o, deu o sangue na Davis contra os tchecos, foi finalista em Madrid, semi em NY, chegou pela primeira vez aos finals, com quebra atras no 5º set ainda bateu o tetracampeão do torneio, passou por perigosos tie breaks com o Berdych. Isso foi incrivel. Isso vale lembrar sempre. Parabens por tudo, mas infelizmente não exatamente por hoje.

  • Jomar Romariz Xavier

    É, quem diria! Coincidência ou artimanha? Vamos ao jogo. Um primeiro quase irretocável do Wawrinka. Aliás, bem parecido com todos os jogados contra o Djokovic. Vem o segundo set, quase parecido com o primeiro. Aí, o Nadal demonstrou que sentiu uma contusão nas costas. Quem somos nós para avaliarmos a gravidade da contusão. Naturalmente, a regra permite que acione o médico e/ou fisioterapeuta. O que me chamou a atenção, e aí sou ignorante no assunto, o Nadal foi para o vestiário e ficou mais ou menos 5 minutos em atendimento. Nisso, o Wawrinka insistentemente perguntava ao árbitro o por quê do fato. O árbitro não esclareceu. Veio o terceito set, o suiço desfocou e baixou a intensidade e a regularidade, resultado vitória do espanhol, aparentemente recuperado. Por fim, o quarto set, momentos de altos e baixos por parte do Wawrinka, e a consolidação da vitória final. Li as declarações do Nadal, e não entendo, voltando a dizer que é de praxe o espanhol usar de algum subterfúgio, quando não sai vencedor. Ora, se não estava em condições ideais, de duas uma, ou não entra em quadra ou apenas limita-se a creditar o mérito ao adversário. Hoje, convenhamos, o Wawrinka ganharia do Nadal com ou sem condições ideais. Esse AO está em boas mãos. Valeu!

    • vandenberg

      Não sei se o Stan ganharia, o Nadal gosta de uma virada. Mas uma coisa é fato, e ninguém pode negar. Pelo que jogou no torneio todo, e principalmente no primeiro set de hoje, ganhou o torneio quem mais mereceu. Não tem choro nem vela. O melhor Wawrinka (28 anos) venceu o melhor Nadal (27 anos) foi um set só, mas foi o que valeu. Esses dois sim, são da mesma geração!

  • felipe

    Fabrizio, acha que o Nadal ganharia o jogo? É bom lembrar que ele estava Set e uma quebra abaixo Quando sentiu a contusão. Seria dificil virar, mas não impossível. Acha que se ele não tivesse acusado a contusão naquele momento, ele viraria o jogo? Rafa começa a acusar o fisico no primeiro torneio do ano, depois das férias. Isso é preocupante pro tênis e pra mim também, porque comprei ingressos todos os dias do atp RIO pra assisti-lo no próximo mês. Tenso.

    • Fabrizio Gallas

      Felipe,

      Talvez pudesse ganhar, mas seria muito difícil, Wawrinka estava jogando demais.

  • Neto

    Clara que a contusão não é grave. Se não ele não jogaria como jogou. Você precisa do músculo funcionando para fazer os movimentos. Deve ser fadiga apenas. Outro jogador provavelmente nem pediria atendimento médico, mas esse aí usa todos os artifícios pra tentar virar uma partida.
    Wawrinka falhou por um set, o que é perfeitamente normal para um cara fazendo sua primeira final.
    Mas pra quem passou pelo número das quadras duras atual (Djokovic), passar pelo número um de fato não é uma surpresa tão grande.
    O suíço joga muito, sempre faltou só aquele tantinho de paciência para segurar as partidas.
    Nesse torneio ele teve e, sendo assim, levou pra casa.
    Parabéns, Wawrinka! Grande tenista.

  • Marcelo Rangel

    Jogar, faço minhas as suas palavras. O Wawrinka veio para ganhar, e ganharia independente de contusão ou não. O Nadal sempre que perde tem uma desculpa, em que pese seja um grande campeão. Só falta aprender a perder tambem.

  • Marcos Baylão

    Emocionante..
    O Enredo de tudo, o eterno número 2 da Suíça, como o mesmo se intitulava, um jogador que sempre foi bom, mas há dois anos atrás, nem sequer imaginava isso dele, não era um jogador forte mentalmente, chegou a fazer aquela tatuagem em seu braço sobre tudo.
    O mesmo dizia que não era bom o suficiente para vencer esses jogadores tidos como os gigantes..
    Bom.. nada a declarar, um grande exemplo de superação e de motivação para qualquer jogador do circuito, uma prova de que não é por questão de idade, e que não tem de se sentirem inferiores perante aos gigantes, todos tem condições de buscar algo mais, realizar seus sonhos, e o Wawrinka provou isso hoje..
    Não tem muito o que declarar, parabéns Wawrinka, mereceu.
    Eu não me emocionava tanto com uma campanha em um torneio de Tennis desde Delpo em 2009 no US Open.

  • Fabiano

    o jogo do Nadal é mais físico.. ele já ficou um bom tempo parado por uma contusão no joelho e agora tem esse problema nas costas.. até quando será que ele aguenta?

  • Sergio

    Caro Fabrizio,
    Mais uma vez refuto a ideia (besta) que muitos começaram a ventilar, a de que Nadal seria de fato o melhor de todos os tempos. Pera lá: leiam a entrevista que ele deu depois do jogo, dizendo que lamentava a lesão ocorrida durante o aquecimento…cara, vai ser mal perdedor lá na casa do chapéu…pra quem viu o palhaço no começo do jogo não pode levar a sério, ele correu pra caramba, dava saltinhos na ponta do pé pra se posicionar, fez tudo o que alguém não lesionado faria…ahhh, mas como se trata do touro miura, ele é insuperável na arte de vencer as dificuldades, bolhas, lesões, certo…ENTÃO PARA DE DAR DESCULPAS SEU BOLHA….enfim, pra ser considerado o melhor de todos os tempos, não dá pra ser alguém que leva vaias da torcida, não dá pra ser alguém que arruma desculpas toda vez, não dá pra ser alguém que nunca venceu um ATP Finals, não dá pra ser alguém sem respeito, porque uma coisa é ter vantagem no homem a homem, outra coisa é ser genial. Chega…

  • Marcia Bastos

    C.h.u.p.a Fabrizio…Nadalete, do carvalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Marco

    Miguel Nadal. rsrs.

  • Carlos

    Como se diz: “de duas, é uma”! Ou esse Nadal é um miguelão ou ele usa alguma droga pra aguentar tanta contusão.
    Na minha opinião não é possível que em condições normais de temperatura e pressão um atleta que disputa torneios nesse nível consiga se manter como número 1 com seguidas lesões.
    Pelo que eu saiba a dor e o medo de se contundir novamente atrapalha e muita um mental de um atleta, ainda mais uma atleta que tem esse mental e o físico como pontos fortes.
    É lógico que tudo que eu disse é só uma mera opinião minha, mas acho que não é uma lógica absurda.
    Sendo assim, me dá muita raiva ver o comentário final do Fabrizio exaltando o Nadal por ter se esforçado mesmo estando contundido. Mesmo sem saber se foi um migué, jornalista como ele ficam dando ênfase para esse caso nessa final, que querendo ou não, tirou bastante o brilho da fantástica conquista do Wawrinka. Tanto tirou, que pra quem gosta de ver o atleta se emocionando na final, principalmente um que nunca ganhou um torneio deste nível, não pode ver tal reação.
    É lamentável ver um ótimo vencedor como o Nadal, mas um péssimo (um dos piores da história) perdedor acabar com a graça de uma final.

  • Como tem gente ignorante e sem nexo meu DEUS!! Falar q o Nadal sempre finge contusões, não acompanha tenis??intao não venha aki falar bobagem !!Nadal perdeu para o Djoko na final do Australian open e sentiu alguma contusão?? E as finais de wimbledon e o do us open ambas para o Djoko,sentiu alguma coisa??todos temos direito de expressar nossa opinião mas vamos ser um pouco mais realistas!! Ou vcs acham q Nadal estava sacando a 150 km pq queria?

  • rui costa

    ONDE ANDAM OS MARCELOS,OS MACIEIS,OS RODRIGOS e os CELSOS???????
    NINGUEM OS VE POR AQUI AGORA,SO APARECEM QUANDO O NADAL GANHA AO FEDERER…RSRSRSRS GOSTEI IMENSO DE VER O SUIÇO GANHAR AO NADAL,REFREAR OS ANIMOS
    DO ESPANHOL,AINDA QUE O ESPANHOL SE TIVESSE LESIONADO. É O QUE DA LUTAR POR CADA PONTO COMO SE FOSSE O ULTIMO,POUCA INTELIGENCIA NESSE ASPECTO E DEPOIS O RESULTADO É ESSE,,LESOES E MAIS LESOES…NADAL E UM MONSTRO DE FACTO NO QUE TOCA AO FISICO MAS ESSAS FORMA DE JOGAR ACARRETA SUAS CONSEQUENCIAS… (FEDERER NUNCA DESISTIU DUM JOGO EM ANDAMENTO POR LESAO E NUNCA TEVE AFASTADO DOS TORNEIOS POR LESAO,UM FACTO DIGNO DE REGISTO… ) NUNCA SABEREMOS SE O SUIÇO GANHARIA O JOGO EM CONDIÇOES NORMAIS,TODOS SABEMOS QUE RAFA E PERITO EM RECUPERAR QUANDO ARRANCA ATRAS NO RESULTADO,NO ENTANTO WAWRINKA ESTA JOGANDO DE FORMA ESPETACULAR E JA ESTAVA COM BREAK ACIMA NO 2 SET,TINHA BOAS CHANCES DE SAIR VENCEDOR…

    • Altair Maciel

      Meu caro Rui Costa! Maciel está aqui e muito feliz hehehe.
      Sou, sempre fui e sempre vou ser FEDERER OK?pode conferir nos arquivos principalmente aquele de wimbledon 2012 e assim por diante ( dou mais valor ao talento do que a capacidade de concentração de Nadal); Adoro ver jogadores que usam o backhand de uma mão WAWRINKA, ALMAGRO, “YUSNI”, HAAS, FELICIANO LOPES e é claro FEDERER… outro motivo e este é bem pessoal foi ter como minha primeira partida de futebol BRASIL X ITÁLIA em 1982 …chorei, ao ver tanto talento em só time e no entanto não conquistar a pura falta de foco ( segundo gol da itália uma verdadeira lambança do Toninho Cerezo)…concluindo eu torço para que ao menos no tênis o Genial Federer não seja ultrapassado pelo burocrático lutador Nadal e possamos ao final de suas respectivas carreira afirmar que o melhor tenista tem os maiores e mais importantes recordes certo???? Um abraço.

    • Altair Maciel

      .Rui confira no post ETERNA FREGUESIA a minha mancada com o Fabrizio ao cobrar o texto do triunfo do Wawrinka(perdão meu caro frater mas eu procurei, procurei e não havia conseguido localizar até então) então poderá evidenciar a minha posição ante todos os fatos. Abraço a todos e me desculpe a falha Fabrizio!

  • Adriana R.

    Fabrizzio parabéns pelo post! Impressionante como existem pessoas que comentam aqui, mas infelizmente não assistem jogos de Tênis e tem uma idéias tão absurdas que faz qualquer um morrer de rir!!
    Falar que Nadal é catimbeiro, mal perdedor é tão ridículo como achar que ele fingiu uma lesão, leiam a reportagem de hoje no Tenis News, ele tem um edema nas costas devido ao estiramento. Para os que não sabem o guerreiro Wawrinka nunca tinha ganhado um set de Nadal e quem assiste aos jogos do espanhol sabe que ele não deixa de ir a uma bola por nada, ele estava travado em quadra, e o terceiro set que ganhou, foi doado pelo mental fraco do Wawrinka que jogava todas as bolas pra fora, no saque no corpo que era o único recurso de Nadal, já que não conseguia dá potência no saue, o primeiro a 150km, o segundo a 120, fala sério!!!
    Nadal disse que ficava triste por que as pessoas só lembram de quem ganha e não de quem perde, e é fato, já que os que o criticam aqui, esquecem as vezes que ele foi vice ou perdeu partidas e não houve choros, velas ou lesões! Querem falar de Tênis, aprendam sobre!!!

MaisRecentes

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo