A chance de Federer



O post de hoje será curto. Afinal será redundante dizer falar das táticas de Federer x Nadal, algo que já comentei umas 30 vezes, e dizer também que Federer voltou a jogar aquele tênis dos bons tempos. Só reafirmar que está dando gosto de ver o suíço em ação jogando em um nível altíssimo e usando muito bem as subidas à rede, escolhendo ir na hora certa, e com uma movimentação, jogo de pernas, e confiança como há muito não se via.

Desde o fim de 2012 que Federer não batia um top 4. É significativo para ele e mais ainda o fato de ter vencido da forma que foi com os altos e baixos de emoções no terceiro e quarto sets um jogador como Andy Murray que trabalha mais o ponto, que exige mais nas trocas e no físico do que Tsonga por exemplo.

Na próxima sexta Federer tem uma grande chance de colocar um fim em qualquer tipo de dúvida que ainda possa surgir sobre o seu retorno. Chega novamente como um underdog (zebra) dessa vez contra seu maior rival – Rafael Nadal. Além da confiança, o bom momento e o fator de jogar sem pressão, terá um rival que evoluiu muito no saque no piso duro, mas que vem servindo abaixo do que pode por conta da bolha na mão e consequentemente afetando seu jogo como um todo.

Se fosse colocar um favorito é claro que seria Nadal pelo retrospecto total, recente e até em Slams (Federer não o vence em Majors desde Wimbledon 2007!), mas clássico é um clássico e Federer está na ponta dos cascos novamente.

Do jeito que esse Australian Open está, com várias mudanças de curso, não seria nada surpreendente uma vitória de Roger. É bom que ele acredite e muito. Temos tudo para ter uma batalha daquelas, diga do clássico.



  • CESAR

    ALGUEM SABE A HORA QUE VAI PASSAR SEXTA ESSE JOGO ? E EM QUAL CANAL ?

    • Fabrizio Gallas

      provavelmente na sexta às 6h30 da matina

  • Igor

    Fabrizio, só lembrando que o saque do Federer está apuradissimo, hoje foi quebrado pela primeira vez no torneio, e também só, cedeu apenas 2 BP. E contra um adversário que devolve muito bem.

  • Joel

    Foi um jogaço mesmo, o Federer esta jogando muito bem porém ele sempre tem problemas qdo joga com o Nadal, O espanhol nos últimos dois jogos oscilou bastante isso quer dizer que ele não vai querer cometer os mesmos erros contra o Federer então é melhor o Suiço se cuidar pq se o Nadal encaixar um jogo igual o do Monfils será difícil ganhar…. e outro aspecto Federer é freguês placar 3×1 nadal

  • Fabricio

    Salve Fabrizio…

    com certeza Federer esta jogando seu melhor tenis dos ultimos 2 ou 3 anos, mas contra Nadal a coisa muda, vimos ele muito firme em Brisbane e perder a final para um jogador que impos as trocas, vimos ele jogar um tenis espetacular contra tsonga, contra Murray jogou muito tambem mas deu uma vacilada e isso contra Nadal, ja sabemos o que acontece. Na minha opinião o Nadal deve estar muito descalibrado para esse jogo do Federer fazer algum estrago, Nadal consegue anular muito bem os ataques do Fed, e mentalmente nem se fale. O Djoko pra mim era de longe o grande favorito, com sua derrota não me arrisco em dizer que esse FED x NAD será uma final antecipada. Aposto em uma bela partida, pelo fato de Federer estar com a confiaça la em cima o fato de Nadal não estar sacando legal pode fazer com que Federer ataque mais com a devolução, e o fato de estar indo bastante a rede, mas ainda aposto no touro…com relação a outra semifinal vou torcer para o Wawrinka, mas tenho minhas duvidas, acho que o Berdych esta mais descansado … saudaçoes

  • Jomar Romariz Xavier

    No meu entendimento, a chance de ganhar é real. No atual momento, o jogo do Federer está em ascensão. São perceptíveis melhoras; na movimentação, na precisão e, principalmente, na paciência. Paciência!, neste item entra o conselho do Edberg. Tomara que o suiço leve para quadra esta PACIÊNCIA contra o Nadal. Para reforçar ainda mais as chances do Federer, o Nadal como de praxe, já está sinalizando que uma bolha o dificulta sacar. Ora, se o sofrimento é terrível, segundo sua declaração, então nem deverá entrar em quadra. Vamos aguardar o resultado, pois caso não vença, esperamos apenas que credite o mérito ao adversário, sem outra justificativa.

    • Fabricio

      …Concordo com vc que a chance do Federer ganhar e bem real…mas não vi nem o Nadal nem ninguem sinalizar uma desculpa para uma possível derrota do Nadal, caso haja duvida por favor assista o jogo do Nadal x Dimitrov, e acesse http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/nadal-sofre-com-dimitrov-mas-vence-e-chega-semifinais-na-australia.html onde pode comprovar essa dificuldade que nadal vai trazer pra dentro de quadra, o que pode ser fator determinante. Agora não entendi o “de praxe”, visto que nunca faltou elogios por parte nem de Nadal ou de qualquer outro jogador do circuito ao Federer onde quase todos afirmam ser o maior da história… me parece que esse “de praxe” utilizado vem de alguma revolta ou dificuldade em compreender como o melhor da história pode não ser suficiente para bater seu maior rival…é difícil mas compreensível, quando se analisa h2h do federer contra os big 4…bom jogo para todos nós inclusive para os mais fanáticos e revoltados…saudações…

  • Felipe

    Nao será uma partida de tênis. Será uma guerra. Estilos opostos. Nao perco por nada. Podem falar o que quiser mas a mais empolgante rivalidade atual do tênis ainda é nadal x federer. Quem ganhar será o campeão do AO 2014. Tomara que seja 5 sets este Nadal x Federer e do nível da final de wimbledon em 2008, a maior partida de tênis que ja vi até hoje. Hehehe

  • Eduardo

    Antes que os fanáticos pelos tenistas comecem a se digladiar em tom muitas vezes de gosto duvidoso, como é bom ver Federer voltar a jogar bem e com seu estilo próprio e de técnica inigualável, de variações de jogo e subidas à rede, tirando o tênis da mesmice dos últimos duelos entre os grandes, com pancadas intermináveis do fundo da quadra.
    Quem gosta do esporte com a técnica prevalecendo à força, agradece !

    • Altaisio Paim

      Concordo, Eduardo. Boa lembrança.

  • Mauricio

    Se considerarmos o retrospecto, e até mesmo pelo “casamento” dos estilos de jogo, o favorito com boa margem é o Nadal.
    Basicamente temos dois aspectos que contam a favor do espanhol: o preparo físico e principalmente o seu forehand alto e com spin que sempre machucou muito o suíço.
    O que considero diferente dessa vez em relação as confrontos recentes, e que conta a favor de Federer, é o fato de sua esquerda estar funcionando como nunca (e falo como nunca literalmente) além de estar incrivelmente bem preparado fisicamente.
    Também devemos considerar que o Nadal está com problemas de bolhas nas mãos (no jogo contra o Dimitrov ficou claro como isso atrapalha quando tem o serviço).
    Por esses motivos Federer chega nessa semifinal em igualdade de condições pela primeira vez nos últimos anos (talvez até um certo favoritismo).
    Qualquer semifinal de grand slam é jogaço, com esses dois então?
    É, acho que o negócio é pedir folga pro chefe na sexta pela manhã…

  • Antonildo S Costa

    Se Roger continuar jogando o que estar jogando, não tenho dúvida da vitória do suíço. Agora vamos concordar em um ponto, o tênis que está sendo exibido no aberto da Austrália pelos dois suíços, que coisa linda de se ver. Federer está mostrando mais uma vez porque é o recordista de grand slams, o que esse homem tá jogando é um “absurdo”. O placar do jogo vai ser 3 sets a zero para o gênio Roger Federer!!!

    • José Antonio Leite

      Viajou.FREGUÊS é o federer,não ganha mesmo.Nadal vai ganhar como sempre,3 a 0.Jogará como nunca,perderá como sempre.

  • Altaisio Paim

    Podemos esperar tudo do Federer, afinal ele ainda é o único GÊNIO no tênis.
    Promessa de um grande jogo.

  • Altaisio Paim

    Espero que o Federer continue sacando muito. Esse jogo promete muitas emoções.

  • rui costa

    Assino por baixo Sr Eduardo…
    Infelizmente tenho de dar o nadal como provavel vencedor,pois ja todos sabemos de sua tactica
    de jogo contra Federer…baloes e mais baloes castigando sua esquerda ,pois todo mundo sabe que bater a esquerda a uma mao com a bola ao nivel da cabeça é uma tarefa gigantesca…de qualquer forma e excelente voltar a ver o mestre a jogar ao seu melhor nivel…ja lhe tinham feito mais um funeral,alguns ate dizendo que Federer dificilmente ganharia de um top 10,pois ja entao engolindo em seco…

    • Marcos

      Desculpa de aleijado é muleta…Vamos Rafa…

  • Mário Fagundes

    A rivalidade entre Federer e Nadal representa muito para o tênis, incontestavelmente. Perdoem-me os fãs de Nadal, mas no presente momento, uma vitória de Federer representa muito mais para o esporte do que mais um triunfo de Nadal. Quando grande parte da mídia, especialistas, treinadores, tenistas e muitos fãs já o davam como acabado, Federer surge provando que ainda tem muito a fazer pelo tênis e enche de esperanças os que amam esse esporte maravilhoso. O tênis tem muito mais a ganhar com uma vitória do suíço no atual momento de sua carreira. Para tanto, Federer tem que liquidar o jogo em, no máximo, 4 sets. Se a partida chegar ao 5º set, Federer, estará um bagaço e o “espanhol queniano”, que NUNCA acusa esgotamento físico, estará totalmente inteiro e levará a melhor. E aí, teremos mais uma final de slam com resultado conhecido, o que é uma pena, tendo em vista os grandes jogos acontecidos no torneio.

  • pereira

    PRA QUEM ESTÁ ACHANDO QUE O NADAL VAI SER PRESA FÁCIL POR ESTAR COM UMA BOLHA GIGANTE EM SUA MÃO, ELE VAI PEDIR ATENDIMENTO MÉDICO QDO ESTIVER EM SITUAÇÃO RUIM, ESFRIAR O RF E VAI LEVAR MAIS ESSA 3X1.

  • Xerxis

    Jogaço, Federer vai dar o seu máximo pois se perder e Nadal for campeão muito em breve seu recorde de Slams será quebrado; Nadal por sua vez está agressivo como nunca vi, com seu forehand poderoso, e seu backhand fundo e angulado e de forma incrível com boas idas a rede; Federer dispensa comentários, seu calcanhar de aquiles(backhand) está afiado, bom de pernas, sei não, há muito tempo não vejo tamanha paridade entre os dois, bom para nós, sofasistas!

  • Boa Tarde! Federer está jogando em alto nível fato, cada jogo tem sua história…. Parece que o Nadal treinou hoje sem aquele proteção na mão, vamos esperar pra ver esse jogo amanhã, na minha humilde opinião 50% a 50% de chance pra cada um.

  • josé antonio leite

    Nadal vence fácil,rápido, como nos últimos tempos.Federer têm pesadelos diariamente com nadal.Ele por exemplo é tetra vice em roland garros,perdeu no australian na final com nadal e perdeu tb em winbledon.Além de sêr 5 anos mais velho.Nadal está na curva ascendente e federer descendente.Além disso é FREGUÊS.

  • Salvador

    Pode ser que me engane , e gostaria de me enganar, mas o Federer já entra em quadra perdido contra o Nadal e por outro lado o Nadal sabe explorar o lado mental do Federer. Muito difícil a derrota do Nadal, a não ser que a bolha em sua mão seja insuportável.

  • Philippe

    O Federer tem que quebrar o Nadal logo no começo dos sets, pq o espanhol com o passar dos pontos só vai ficando mais consistente, além do que destrói a confiança do suíço. Caso o Nadal comece a frente do placar o jogo acaba. É o tipo de jogo que o Federer tem que jogar um balde de água fria a cada ponto, não pode dar uma pontinha de esperança pro Nadal achar que pode vencê-lo, como naquele Torneio dos Campeões em que ele aplicou até mesmo um pneu no Touro. Aquele dia sim, deu gosto de ver!!!

  • JCorrea

    A verdade é que, por conta da cabeça do Federer, esse confronto simplesmente não tem graça, não prazeroso assistir (raras vezes foi). Essa vai ser a grande mácula na carreira do suiço, que, tinha tudo para ser perfeita, mas não foi, apenas por um fator chamado Rafael Nadal. Não consegue jogar contra o Nadal o que costuma jogar, e ponto, ele altera-se totalmente, se perde sozinho, nas próprias frustrações, é muito psicologico. Vira até algo constrangedor ver aquele Federer habitualmente exemplo de autocontrole, tão elevado, senhor de si, calmo, sempre muito mais sereno e no controle mental do jogo que seus adversários, enfim, sempre superior emocionalmente, sobretudo nos Slams, pegar o Nadal pela frente e ficar dando de bico em bolas curtas, no tê, erros bizarros, infantis, baixando a cabeça e soltando os ombros antes mesmo de terminar o set, parece que meio que cansando DEMAIS psicologicamente do momento, ele sai entre um ponto e outro tentando disfarçar ou forçar uma calma, mas não consegue, quanto mais tenta voltar ao estado de espirito que eu acho que ele quer mais ansioso fica e só vai piorando conforme a partida anda, realmente uma pena.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo