Será que o problema é o técnico ?



A cada um ou dois anos a cena se repete. Thomaz Bellucci NÃO consegue parar com um mesmo treinador. Demitiu o argentino Daniel Orsanic sem maiores explicações. Disse apenas que foi de uma forma amigável e que busca reestruturação e planejamento de carreira.

O paulista irá para seu sexto treinador desde 2007 quando começou a despontar no circuito. Depois de treinar com Thiago Alves na estrutura do Guarulhos Tênis Clube, ainda como um jovem promissor, foi para a equipe de Eduardo Eche viajando com Leandro Afini onde fez suas primeiras finais de challenger, saltou no ranking e saltou os olhos da Koch Tavares que lhe trouxe então Leonardo Azevedo até o fim de 2008, João Zwetsch até o fim de 2010, Larri Passos até o fim de 2011 e agora o primeiro estrangeiro, Daniel Orsanic, com dois anos de trabalho.

A cada troca de técnico, sempre muito pouco explicada, fico cada vez mais com uma pulga na orelha me perguntando se o problema está mesmo com o técnico que trabalha com o Thomaz ou com o próprio jogador. E o problema não é a falta de determinação de Bellucci para trabalhar. Todos os técnicos dele e no geral falam bem do brasileiro neste aspecto.

Se fosse esse troca-troca fosse de fato positivo, como aparentemente parece estar na cabeça do tenista, Thomaz teria se consolidado, dado o passo a mais, evoluído e não ficado em uma gangorra como vem apresentado nos últimos anos.

Bellucci não teve nomes ruins em seu comando, pelo contrário, fortes treinadores do tênis brasileiro e agora um argentino. Figuras disciplinadoras como Larri, mais calmas como Zwetsch e a escola argentina com Orsanic. E agora para que vertente ele vai partir ? Ou será que voltará para alguma antiga ? O certo é que, dado o passado do brasileiro, o novo treinador precisa estar ciente e precavido que o prazo de validade possa ser curto.

Curtinhas:

Atualizando. Bellucci segue em tratamento da tendinite no ombro direito e segue sem previsão de retorno às quadras e sem previsão para anunciar um novo treinador.

Bellucci está desde o meio do ano com a IMX, um braço da IMG. Thomaz treinou alguns dias antes do US Open na academia de Nick Bolletieri, em Bradenton, na Flórida, que é a IMG. Será que seria a opção do brasileiro ? Veremos.



  • Maurício

    O próximo técnico deverá ser o David Copperfield ou o Mister M, que deverá fazer uma mágica – mas daquelas espetaculares, dignas do Fantástico – pra mudar a cabeça dele.
    Aliás, ele muda de técnico mais do que mulher muda de penteado. Se isso adiantasse, era só mudar o treinador toda semana pra virar Top Five.

  • Thiago Mello

    Depois eu falo e me criticam…desde 2009 quando espantou a todos os brasileiros com o titulo de Gstaad, começou a gangorra….e eu sempre te implorando né Gallas…..cade as promessas??? cade os jovens??? e vc sempre, calma Thiago….demora…..bem, em parte fico muito feliz pelo Clezar que está demonstrando que está amadurecendo, mas ainda falta. Por outro lado o resto, por enquanto está remando meio devagar(ok assumo, sou exigente). Em relação ao Bellucci, só não desisto pq alguém q derrota murray, berdych e tira um set e quase vence Djokovic, num mesmo torneio, não é um simples top 50… mas a velha pergunta….o que falta? já pensei…pensei para car……$%32##$$!!!!! Ou ele aceita que tem que acatar ordens do treinador, que sabe o que é melhor para ele, ou não vai dar, sempre que ele não consegue os resultados a culpa é do técnico???? avisa pra ele que tênis não é futebol não!!!! Pra mim só consigo chegar a uma conclusão: ” Trabalha muito? ok…que bom, MAS É MUITO MIMADO!!!! aposto que o Orsanic deu graças a Deus, chega desse cara chato, de mental a nível de um adolescente q não sabe perder!!! perde um match point e já pensa…” ai meu Deus…vou perder o jogo” ” to abalada”…..ahhh vá…com 18,19,20 anos, até entendo, mas vai demorar quanto pra amadurecer, quando fizer 30 anos??? Espero que o mais breve possível surja alguém pra empolgar a torcida pq o Bellucci ta parecendo que não sabe se phode(com o perdão do vocabulário) ou sai da moita!!!! Gallas desculpe pelo desabafo, mas precisava pq é triste “assistir” isso com o melhor tenista “pós Guga”…. Abraços!!
    OBS: Ahh espero que eu queime a minha língua….não sabe o quanto eu quero q torre!!!rsrsrsr

  • oscar

    Frabizio b dia
    Quem vai pagar a bolsa do Nadal 1.000.000 euros??
    O NAdal nao vira! Vs checar
    Abs

    consultor seo

    • Fabrizio Gallas

      IMX que é detentora do torneio.

  • Evandro

    O Bellucci é fraco e ponto final.

  • Fernando

    Tecnicamente o Bellucci até é bom, entretanto, falta inteligência. Infelizmente não existe técnico que possa transformar uma pessoa limitada mentalmente em inteligente.
    Como exemplo, o técnico pode falar mil vezes no treinamento o que o jogador deve fazer, mas durante o jogo, é a inteligência limitada do Bellucci, que devolve o segundo saque no meio da rede, tendo o break point a seu favor. Quantas vezes já vimos isso ???
    Estou torcendo para que esta “era Bellucci” tenha terminado, e que venham novos jogadores, que tenham condições de unir a técnica com a inteligência, e que nos devolva o prazer de assistir a um jogo inteiro sem sentir raiva das burrices cometidas.

  • Alexandre S Sao Paulo

    Senhores, algum de vcs joga ou jogou tenis? Conhece o quanto e preciso de treinamento, torneios, sacrificios do jovem, da familia, dos finais de semana, ferias pois a pre temporada comeca quando acaba as aulas e tem inicio e janeiro, quando a maioria dos jovens estao de ferias os jovens atletas estao nos torneios, e treinando todo dia, viagens, para sair das categorias de 11, aos 16 e 18 anos, das federeacoes estaduais, da CBT, do patrocionio que nao existe nesse pais para o Tenis, dos torneios Da COSAT e YTF, e os dias de aula que perdem nos torenios, ou conhece este por menores que o proprio Guga e o irmao dele passaram ate este estiurar????

    E um pequeno detalhe, os clubes nao tem estrutura de tenis, e os PAitrocinios tem que arcar com tudo, e poe dinheiro nisso!
    Nao temos estrutura de universidades que ajudam os tenistas a fazer um curso universitario e treinar, ou treina ou vai para a faculdade!!!!
    Os especialistas dizem que para fazer um temporada do juvenil tem que se gastas aproximadamente R$ 60 mil!

    Estamos acostumados a ver o atleta depois que estourou, O Thomaz e um tenista para figaurar entre os top 20, 10 ou ate mesmo ser o numero 1, me lembro do jogo do Federer contra o Sareta, que o Sareta ganhou! Naqurla epoca quem diria que o Flavio iria deixar o tenis e o Ferer iria ser o “Melhor de todos os tempos”? Dificil, dizer, pois o tenis e um jogo mental

    O Thomaz ja foi 21 do mundo! A ele eu tiro o chapeu! Tenho dois filhos, e um com idade de juvenil, sei bem p que e isso, sofrido na pele!

    Ele ja faturou mais de 2 milhoes de dolares na carreira, profissionai desde 2005, tem somente 26 anos o nosso unico numero 1 dmorou quatro anos para vira top 20, e com 5 anos ele virou numero 1!

    Por isso temos e quem parabenizer o Thomaz sim incentivar e ajudar as novas geracoes e olha que temos, mas nao temos estrutura para eles sairem do juvenil e virarem profisssionais!

    Caro Fabrizio, e muito mais importante vc como formador de opiniao e dententor da palavra nos meios de comunicacao e fomentar estas questoes! Ai talvez temos nao so 1 “puta” tenista numero um ou some te dois entre os top 150! Mas sim 20, 30 como nossos hermanos, e olha quem temos material humano!

    Aos incredulos, olhem os sites da YTFtennis e CoSAT para ver a quantidade de atletas que temos!

    Obrigado pelo espaco!

    Alexandre

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo