As bruxas de Londres. Federer preocupa



Somente nesta quarta-feira foram sete baixas, o recorde na Era Aberta (desde 1968) dos Grand Slams em um mesmo dia, somando os outros dias são dez. A grama é a mesma, não foi cortada de forma diferente ou feito algo diferente. Pelo menos é isso que diz a organização. E o tempo de preparação dos tenistas para tal torneio é o mesmo com as mesmas competições. Então qual a explicação para tantas desistências e zebras ?

Dadas as explicações da organização eu diria que é obra do acaso, do passeio da zebra, das bruxas, ou qualquer coisa do tipo.

Não bastasse a eliminação de Rafael Nadal na segunda-feira, hoje foram embora de uma vez Maria Sharapova, Victoria Azarenka, Jo-Wilfried Tsonga e Roger Federer. Um dia totalmente atípico onde só o queridinho local, Andy Murray, escapou ileso.

Sobre a queda de Roger Federer, a primeira em nove anos antes das quartas de um Grand Slam – último a vencê-lo antes foi Gustavo Kuerten em 2004 Roland Garros na 3ª rodada – repito o que venho dizendo desde o início do ano. Federer está mais lento, com menos reflexos e passou a ser um top 10 normal no circuito. Todos esses aspectos levam os rivais a cresceram o olho e perderam o respeito por ele.

Sinceramente, depois de Halle, acreditava que a confiança crescesse, mas não foi o que aconteceu, Federer não conseguiu impôr seu jogo nos momentos importantes e perdeu os três sets nos detalhes, criando poucas oportunidades nos games de devolução. Infelizmente, para Federer e seus fãs, a confiança está em baixa e o físico também. E isso me preocupa. Um Federer cada vez mais vencível, com tudo o que conquistou, pode mexer com sua motivação. Espero que trabalhe ainda mais forte para mudar isso. O ano do suíço é abaixo da expectativa para o seu nível.

Curtinhas:

Federer sairá do top 4 pela primeira vez desde junho de 2003, ou seja, uma década no grupo. Será Nº 5 podendo até seis o sexto colocado caso Tomas Berdych fature o torneio. David Ferrer se assegura como o número 3 do mundo.

A chave de Djokovic, que era tida como a mais fácil, agora fica a mais difícil do torneio.

Maria Sharapova perdeu o duelo da gritaria contra Michelle Lrcher de Brito. Temos uma inversão de papéis aí. Poucos anos atrás Maria tinha o torneio como o que mais gostava e Roland Garros o com mais dificuldades. E hoje em dia ela fez duas finais em Paris e não passou das oitavas em Londres na mesma época. A russa agrupou seu estilo para ir bem no saibro, buscando consistência mas ao mesmo tempo não buscou torneios preparatórios para a grama e esta pode ser uma das explicações.

A chave feminina fica abertinha para Serena Williams. No masculino Aachave de Djokovic, que era tida como a mais fácil, agora fica a mais difícil do torneio .Mas é bom que ambos e o sr. Murray – que é o único top 10 na parte debaixo da chave – tomem cuidado. A pressão é maior e o fantasma está percorrendo o All England Club.



  • Wallace

    Bom, eu já havia dito que o Federer, infelizmente, perderia nas fases iniciais de Wimbledon. Para mim, era óbvio (antes que comecem a me xingar, sou fã dele… mas acho que chegou no fim de carreira, o canto do cisne foi o ano passado 🙁 ).

    Agora, o que realmente me impressionou foi a queda do Nadal na primeira rodada. Por essa, não esperava mesmo.

  • O tempo passa p/ todo Mundo, até mesmo os Gênios..
    O físico não é mais o mesmo, reflexos bem abaixo de outros tempos.
    Afinal 32 já ta ai batendo na porta, resta a nós os fãs se conformar c/ mais
    alguns torneios série 250/500/1000 ATP. Talvez mais uma e/ou duas temporadas.

    As luzes VERMELHAS já estão acessas p/ federer/Nadal..

  • JR

    O Federer tentou acertar várias boladas no adversário. Já vi ele fazer isso outras vezes, mas hoje teve uma bola que passou perto da cabeça do Stakhovsky e, se acerta, poderia machucá-lo gravemente.
    Cada vez mais fica evidente que dar gritinhos e boladas nos adversários na tentativa de intimidá-los não está funcionado. Os tenistas, principalmente os mais novos que estão aparecendo no circuito, já não tem medo dele.
    Se o Federer não suporta perder, é melhor deixar a arrogância e o egocentrismo de lado e se aposentar, pois a derrota será algo cada vez mais frequente na sua vitoriosa carreira.

    • Moaci Rocha

      Nadalete raivosa e vingativa…Vai passar porpurina pra se enfeitar e rodar bolsinha na esquina. De Tênis vc num entende nada..Pra falar do mestre tem saber demais, vc deve daqueles sofasistas, que jamais viu um jogo de tênis de perto.Não faz ideia do que está falando.

    • Eduardo

      JR
      Quem deve ter tomado uma bolada na cabeça afetando-lhe a coordenação mental é você.
      Roger Federer é um exemplo de caráter e profissionalismo reconhecido pelo mundo e confirmado pelos seus colegas ao longo dos anos de sua carreira.
      Imagine se seu adversario de hoje tivese um décimo do seu sucesso!!!

      • Carla

        Me desculpa, mas concordo plenamente com o JR, vejo que ele realmente entende de tênis! Federer é extremamente arrogante e sempre chegou de sapato alto! Pior que continua falando que vai continuar, deveria ter a sabedoria de aposentar enquanto ainda é um Top 5, pois até o final do ano vai cair muitoooooooo, esperem pra ver. Desde de 2008 que Federer já não é o mesmo, ou seja, ele somente ganhou na época em que não tinha ninguém, ele teve a mesma sorte que o Shumacker na F1, ou seja, aí é fácil! Mas desde que apareceu principalmente Rafael Nadal na vida do Federer, ele já era, prova disto que Nadal ganhou 20 vezes contra 10, demonstrando indiscutível ser melhor que Federer. Além que Nadal é o único do circuito que tem maior número de vitórias do que qualquer adversário e o único com o Golden slam. Coisa que Federer nunca terá!!!

        • Paulo Roberto Fernandes de Oliveira

          Ô menina, vai fazer o que vc faz de melhor, vai…pilotar um fogão!!! Pretensiosa!!!

    • Paulo Fernandes

      Mas é um babaca!!!…

  • É realmente acho q o fim esta chegando para o Federer, infelizmente os números mostram isso. nunca alguem poderia imaginar que o suiço perderia para o 116 do Ranking em Wimbledon. quanto ao torneio realmente tudo pode acontecer depois de hj nao duvido de mais nada, mais continuo apostando em Murray para o Titulo, mais seria bem legal se uma zebra fosse campeão. agora a chave do Murray bem mais tranquila, vamos ver como ele vai lidar com essa pressão agora.

  • diego

    ZEBRASSA. Estou impressionado, fiquei pasmo. Se é hora de parar? Acredito que não. O federer tá lento? sim. Faz uma temporada bem abaixo do esperado? Com certeza. Nós fãs do maior de todos os tempos esperaremos por dias melhores. O USOpen vem aí.
    Valeu Federer por anos incríveis de majestade.

  • Wagner

    Quando Nadal conclamou os tenistas para uma reavaliação dos gestores pelo excesso de jogos e torneios na temporada, e “estrela” Fed se omitiu, pois (se) acha muito “alto” o seu nível em relação aos demais para discutir “bobagens”. E agora ? vejam a quantidade de lesões, desistências e quedas de desempenho dos líderes no meio do ano !!! Quem é atuante e inteligente merece respeito. Por isso, para o bem do tênis: Vamos Rafa !!!

  • Agora ficou como tirar doce da boca de crianças p/ o Djoko e Murray, isto é, se as bruxas não aparecerem novamente, o que seria muito bom p/ o tênis, se alguém fora do top 4, ganha-se o Slan. Acho quase impossível outro Slan p/ federer e o Nadal talvez mais um ou outro no saibro, passou a fase desses caras.

  • Alexandre Moreira

    Já espera que o Federer não iria manter o titulo de Wimbledon , mas perder na segunda rodada eu não imaginava e muito menos o Nadal caindo na primeira , sinceramente me desanimou de ver esse torneio eu sou fãn dos 2 !
    Agora estou torcendo por boas campanhas de Ferrer , Dimitrov , Janowicz já que não sou muito fan de Djokovic e Murray.

    • Cláudia

      Puxa, é raro ver um fã dos dois já que são rivais. Eu sou fã do Djoko, gostei dele assim que comecei a assistir tênis e nessa época ele estava bem longe de ser o nº 1. Mas como os papa slam saíram, se Nole perder preferia alguém novo ganhado. Torço muito pro Janowicz também, mas acho difícil, ele ainda não tem a estabilidade emocional necessária, mas vai chegar lá, é novo ainda. Já o Ferrer e o Haas não, já estão mais pro fim do que pro começo, então seria muito legal um deles ganhar.

  • Leonardo Rodrigues

    Em 2013, Federer não teve resultados expressivos, foi eliminado cedo em vários torneios e conseguiu um titulo no ATP250 Halle quase no meio da temporada.
    O suíço tem se dedicado a família, deve estar treinando e jogando menos.
    Perdeu o ritmo, a vontade de ganhar títulos e essa derrota tão cedo em wimbledon é reflexo disso.

  • Eliete

    Na minha opinião, o grand slam mais morno de todos os tempos.

  • Altaisio Paim

    Bom dia Fabrízio!
    Concordo com sua palavras.
    Jamais imaginava uma derrota tão precoce de Federer!!
    A ficha ainda não caiu.

  • Roberto Rocha

    XIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!
    Nem sei se chamo de zebra passeando e pastando feliz na grama sagrada ou se as bruxas inglesas estão soltas….
    Nole agora tem a obrigação de ser campeão!!!!!!!

  • Andre

    Parece que a motivação acompanha o físico também. Esta hora chega par todos … em outro momento, vimos Sampras, Agassi e outros sucumbirem diante de um jovem Federer. Seria LEGAL demais ver um veterano, com muito gás, vencer: FERRER; entretanto, sue jogo não combina com a grama, na minha opinião.

  • pereira

    Parece que estão arrumando para o menino mimado Murray ganhar desta vez, tudo caminha para ele ser o campeão.
    O Federer devia conversar com o T.Haas e pegar algumas dicas de como jogar depois dos 30 anos, senão, devia pegar o boné e tomar conta das meninas, que pelo jeito não o deixam treinar.

  • – O tênis costuma ter bons perdedores, que reconhecem o mérito de adversários e cumprem dignamente as tradições do esporte, cumprimentando adversários e árbitros e respeitando o público. Pena que Wimbledon não viu isto na segunda semi. Após perder a partida, Radwanska virou a cara na hora de cumprimentar Lisicki ( vejam aqui ) e ainda quebrou um protocolo do torneio ao deixar a Quadra Central sem esperar a adversária. Gestos bastante feios vindos de uma top 10, especialmente em uma partida desta magnitude.

MaisRecentes

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo

Federer, Nadal ou Zverev ? Quem é o favorito ao US Open ?



Continue Lendo