A grama pune…



Me permita adaptar a frase do renomado treinador de futebol, Muricy Ramalho. “A grama pune”. São apenas duas semanas de preparação para um Grand Slam e quem não tem um estilo agressivo e precisa fazer uma adaptação acaba ficando bastante vulnerável no início do torneio, ainda mais depois de chegar sem nenhum evento preparatório.

Assim foi com Rafael Nadal nesta segunda-feira. Chegou nu, cru, pegou um rival mais acostumado com o piso, jogando de forma agressiva e acabou sendo surpreendido e de forma pior do que se imaginava, por 3 sets a 0, incomum para ele. Era nítido que Nadal buscava jogar agressivo, mas o forehand e o backhand falha, o reflexo na devolução de saque não era o ideal. Sofreu desde o início e perdeu a chance da virada na segunda etapa.

Nadal fez uma opção. Não jogar nenhum preparatório. Foi uma boa decisão visando o futuro visto o desgastante Roland Garros, mas tudo tem um preço e ele acabou pagando em Londres. Ficou claro que para ele é preciso com algum ritmo para ir bem no Grand Slam inglês.

Rafa não quis dar desculpes de lesões. Só disse que vai trabalhar bem duro. Vamos aguardar o seguimento de sua preparação que agora foca o piso duro, mais um desafio importante para o joelho que não ainda não é tão confiável.

Em termos de ranking, Nadal não deve sofrer queda, mas deixa de somar pontos na luta para manter o número 1 do mundo e avançar na tabela de entradas. Quem está comemorando no hotel em Londres é Roger Federer, um alívio para ele na chave. E também um pouco Andy Murray que teria dois grandes algozes para a semi e só tem um.



  • o ideal era que nadal nao jogasse esse torneio na grama e se preparasse para o us open. era notorio que dificilmente ele se sairia bem na grama sem o preparo adequado depois de jogar tanto na terra batida.mas fica o aprendizado.e ele e muito profissional e vai seguir em frente. ficarei feliz com qualquer tenista que levar o trofeu menos o djokovic que esta precisando muito aprender a ser mais humilde e menos arrogante. o sorriso de sarcasmo que ele deu ao saber da chave que ficaria me decepcionou muito. isso e outros comportamentos que tem tido nao e proprio de um numero 1 do mundo. deveria pedir umas aulas para roger federer quemsabe melhoraria pelo menos um pouco para merecer ganhar qualquer torneio.da mesma forma que se alcanca o topo com rapidez a queda tambem pode ser rapida. como a grama cobra a vida tambem cobra.nao somos deuses somos seres humanos.

    • Cláudia

      Agora era notório que o Nadal não iria bem na grama? até ontem ele era dado por seus fãs como favorito.
      E quanto ao Djoko, não julgue pra não ser julgada.
      E quanto ao Federer o gentleman, será que estamos falando da mesma pessoa que mandou os pais do Djoko calarem a boca durante um jogo e depois ano passado mandou toda a torcida se calar? É sim a mesma pessoa, sabe por que? porque somos todos humanos, temos o lado bom e o mau dentro de nós e vc não é quem pra vir aqui julgar quem vc sequer conhece? me poupe!

      • Mário Fagundes

        Falou a “Dona da verdade”, Cláudia! Quem?

        • Cláudia

          Não sou a dona da verdade, nem vc nem a Vera Lúcia. Não ofendi nem julguei ninguém com meu comentário, só falei que todos (inclusive o Federer e o Djoko) somos humanos, há como questionar isso?
          E olha só Vera como seu “Gentleman” acaba de se comportar no jogo de hoje, segundo o comentário do pessoal do Sportv e não meu. Narc disse que Federer tentou acertar uma bolado no adversário na rede e o Elzébio que ele fez o mesmo com o janowicz depois que o rapaz fez alguns comentários sobre ele.

          • Mário Fagundes

            E Cláudia, a “Dona da verdade”, disse: “… somos todos humanos, temos o lado bom e o mau dentro de nós…”. Qual lado se manifesta enquanto comenta aqui? Sobre a tal bolada que Federer “tentou” aplicar nos adversários, segundo o pessoal do SportV, não há novidade nisso. Afinal é um recurso muito utilizado pelos tenistas em momentos de pressão junto à rede. E alguns jogadores já confessaram o uso proposital dessa jogada. E Cláudia, definitivamente, o tênis não é um esporte com 100% de gentilezas, nem dentro e nem fora das quadras. Federer perdeu o jogo no R2, mas deu créditos ao adversário. E isso aconteceu também em RG, quando Tsongá o eliminou nas quartas. Mas tem uma frase (com que concordo integralmente) usada pelo Eusébio Resende numa das derrotas do suíço para um tal espanhol: “Federer perde com elegância”. Lembra?

  • diogo

    É…indiscutívelmente, Roger Federer é um tenista Mais completo que Rafa.

  • Cátia

    Uma pena para Nadal, porque gosto muito dele… Mas quem sabe agora as pessoas entendem a diferença de rendimento de tenistas diante de pisos diferentes….

  • Raul

    Para as Nadaletes de plantão: CHUUUUUUUPA

  • Leonardo Rodrigues

    djokovic é o numero 1 do mundo e parece que vai continuar sendo por muito tempo.
    Os outros jogadores não conseguem manter o nível na temporada toda.
    Acredito que ele ter mais de 200 semanas no topo.
    E o nadal vai continuar sendo um jogador de saibro ou de quadra dura bem lenta,
    ganhando as partidas na condição física, no erro do adversário e se defendendo o tempo todo.

  • Carlos Luiz

    Respeito todas as opiniões, mas penso que o Nadal no momento não é um tenista completo. Apesar de ganhar todos os quatros grande torneios. No momento o Djoko é um tenista completo, pois joga do mesmo nível em todos os pisos, considerando que ele ainda não ganhou Roland Garros. A diferença é que Nadal tem uma força mental superior e de todos.

  • luques

    Essa foi a importância q Nadal deu a Wimbledon, não está nem aí, já ganhou R.Garros, o resto não interessa mais, umas férias isso sim interessa.

  • diego

    Fiquei chocado com a derrota do espanhol. Como seria esse blog se o rei perdesse logo na estreia? Talvez teria umas 50 ou 60 linhas. Dizendo que o suíço está velho e deveria aposentar-se. E a expressão VIDA DURA PARA FEDERER. Federer pode sim perder na segunda, terceira rodada, mas cá entre nós, é muito muito difícil. Quantos GS o rei chegou as quartas de finais consecutivamente? Muitasssssssssss.
    Nadal é um baita jogador, melhor que Federer, NUNCA.

  • Paulo Roberto Fernandes de Oliveira

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…onde estão as nadaletes, gente??? kkkkkkkkkkkkk. Há poucos dias, aqui mesmo nesta coluna do Fabrizio Gallas, li coisas estapafúrdias que tentavam exaltar um tenista limitado e previsível como o Nadal e ao mesmo tempo denegrindo um tenista completo, clássico e igualmente vencedor, como o Federer. Tive que reagir a insultos e piadinhas de péssimo gosto de algumas pessoas que sequer sabem discernir um lob de um voleio, um saque de um smash, mas que se vestem de torcedores fanáticos e histéricos do tenista espanhol, necessitando endeusá-lo além dos limites da racionalidade e do bom senso. Pois bem, hoje ficou mais uma vez provado que esse rapaz cheio de músculos, repleto de energia e disposição, não passa de uma farsa, obra de um projeto biônico, como uma máquina de fazer resultados, nem sempre possíveis diante da complexidade e das variáveis que se impõem ao meio do tênis profissional. Ganhar em pisos duros e na grama, por exemplo, ele até já o fez, porém é nítido que nesses pisos Nadal não tem a mesma desenvoltura e nem a mesma eficiência que o seu joguinho feio e manjado tem no saibro. Aos 27 anos, caminha para ganhar mais um ou dois RG e depois vai pra galera e com certeza ficará na história como o “rei de RG”, o maior jogador do saibro, um dos maiores vencedores do circuito tenístico de todos os tempos. Mas, por favor, não insistam com essa retórica patética de compará-lo ao Federer ou a outros campeões geniais e de alta categoria como Rod Laver, Borg, McEnroe, Villas, Sampras, Lendl, Agassi. Isso seria uma tolice e uma tremenda falta de inteligência…

    • Mário Fagundes

      Caro Paulo,

      Você falou exatamente tudo o que eu gostaria de dizer. Sem mais delongas, “a grama pune” os jogadores com limitações técnicas e enaltece os talentosos.

    • Caio

      Tolice e falta de inteligência é acreditar que um cara chega a ser numero 1 do mundo com joguinho repetitivo e sendo uma maquina… Nadal é mais forte que todos os jogadores na parte física e mental, quanto ao jogo ele não perde pra nenhum top nos golpes, forehand incrível e cheio de efeito backhand cada dia mais confiável, o único fundamento que ele deixa um pouco a desejar é nos voleios, é óbvio que ele não tem a mesma “mão” que o federer mais isso não diminui ele em nenhum momento.

      • Caio

        Aé olha a falta de inteligência desse cara que não manja tanto de tênis como você né Paulo…

        McEnroe: “I think you can make an argument right here and now, the greatest player that ever lived. If you look at his record against Murray, Federer, and Djokovic, it’s way better than that. He won the Olympics. He’s got Davis Cups, which Roger doesn’t have. I have always said Roger Federer to me was the greatest player that ever lived, certainly the most beautiful player. But I’m going to tell you right here and now there’s a definite argument, I’m starting to lean toward Rafa.”

    • Clayton

      Isso mesmo. Vamos continuar exaltando o ridículo Djoko, o sem sal Murray etc…. Tire o Nadal do Tenis e verá o esporte sucumbir na mídia. Parece que não são as “Nadaletes” que são fanáticas, mas sim um bando de gente cheia de dor de cotovelo… Parece Corinthiano quando fala do São Paulo. Daqui cinco anos veremos os números e teremos que nos render ao maior vencedor da historia do Tenis Nadal e o mais genial Federer. O resto sera resto.

  • Vandenberg

    Acho que RG é RG, o cara ganha como o Nadal ganha todo ano. Na correria, no contra ataque, na cabeça, nas trocas de bolas… Nadal é o maior do saibro e será para sempre. Agora, fico feliz por wimbledon não aceitar mais esse tipo de jogo na grama. A grama é dos sacadores, dos winners, do ataque… espero que o Djokovic também pule fora… e sobrem apenas aqueles que fazem dessa quadra, um show de plastica e beleza… Avante Federer, Tsonga e todos que ainda gostam de vim a rede.

  • Kleber

    Sem nenhum preparatório para um jogo na quadra dura e mesmo assim Nadal foi campeão de um master depois de quase um ano sem jogar no piso duro, jogou uma exibição na grama contra o 11º do ranking Nishikori e ganhou de dois sets a zero antes de Wimbledon… mas perdeu depois na primeira rodada para o 135º, um jogador que não ganhou “nenhum jogo” seguido sem ser este contra o Nadal… no ano passado Nadal fez preparatório e perdeu na segunda rodada… Às vezes as coisas são relativas e nem sempre acontecem como o esperado… Mas na minha opinião um Bi campeão do torneio com 7 títulos no ano e que já jogou vários jogos na carreira na grama e ainda é o atual campeão do Gran Slan anterior não pode perder como aconteceu nesse ano e no ano passado, os jogadores de grande expressão no tênis não perdem assim de 3 a 0 para um jogador de 29 anos que não ganhou nada carreira, os que foram e são completos não podem perder e não perdem… Dai tem gente que diz que o casa é um monstro, mas quando perde dizem que ele é humano e que é impossível ganhar tudo sempre. O Nadal é muito bom e acho que ainda vai ser muito mais, mas continua ainda sendo o rei do saibro pelas pessoas por coisas assim.

    • Fabrizio Gallas

      kLEBER,

      Bem diferente. Para se ter noção, a maioria dos tenistas treinam no piso duro pra jogar na grama, foi o que Nadal fez em Mallorca antes de ir pra Londres. A escassez por conta da dificuldade de manutenção da grama provoca isso, a adaptação é bem mais difícil do que pra um piso duro.

  • Na grama não basta apenas Fisico, tem que ter muita habilidade/agilidade, e neste quisito Rafael está longe de Roger. Pelo que tudo indica Nadal não e o mesmo jogador entre os pisos,
    perder na 1a rodada p/ um tenista 135 e HUMILHANTE….
    Desculpem as NADALETESSS de plantão… Mas o Touro só joga no saibro…

    Olha as portas abrindo p/ o 18 Slan de Federer..

  • Pergunto?.. Que graça tem um torneio sem Nadal. Todos tem o direito de competir seja quem for seja ele o 1° ou o 200 ° consagrar esse ou aguele é itiotice pois todos tem seu merito. pois não é facil chegar em um grande slam, é muito sacrificio,empenho,treino e boa vontade. apoio moral e tantas outras. Não julgo o que aconteceu com Nadal são os percalços da vida. Jamais virarei de casaca, sou Nadal sempre. mas não esqueçam tem muito jogador correndo por fora podemos ter surpresas.

  • Ops é idiotice me desculpem

  • Marcia Bastos

    Nadal jogador de um piso só que precisa se esforçar muito em outros. Ou seja, limitado!

  • choooooooora nadalistas, choooooooora… hehehehehehehe… eu não podia deixar de estravazarrrrrr…
    é bom que agora o nadal vai ter tempo pra descansar, até a temporada de saibro no proximo ano!!

    falando agora tecnicamente, o nadal é um tenista que precisa de intensidade no jogo, e de ritmo. justamente o que o darcis não deu pra ele.. slices venenosos, como aquele que o nadal veio de costas pra fugir do backhand, e bater de forehand, e fez aquele papelão, teve tambem WINNER DE SLICE, que isso que loucura.. nadal levou um sacode graaande, não sabia o que fazer.
    eu vi alguns comentarios aqui no blog e um me chamou atenção… a questão do nadal ser o recordista de masters 1000, logico por ter 3 masters no saibro, em relação ao federer por exemplo que se tivesse pelo menos 1 masters 1000 na grama, A HISTORIA DO RECORDE SERIA DIFERENTE.. e o PRINCIPAL: a safra de jogadores medíocres no saibro, que pouco ligam ate pra jogar torneios neste piso. um exemplo é o murray, que mesmo com a lesão que teve, não se esforçou muito pra jogar RG…
    enfim, só digo uma coisa, se nesta geração tivesse pelo menos guga, e corretja.. podia ser só o guga por exemplo.. que são jogadores que se interessam em jogar nesse piso, especialistas, e que dão o sangue pra ganhar um torneio no saibro, coisa que hoje em dia isso não existe.. AÍ SIM A HISTORIA SERIA DIFERENTE!!!

    abraçosss!!

    • Cláudia

      É isso mesmo, disse tudo!

    • Marcelo F

      Victor, cadê você?

  • Álvaro Sebastião Antunes

    Vamos resumir. Nadal luta tênis, Federer joga tênis, em qualquer tipo de piso.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo