Djokovic está preparado para seu maior desafio ? E Nadal ?



A pergunta que deixo logo na abertura deste post é: está Novak Djokovic preparado para vencer o maior desafio de sua vida ?

Eu respondo que “sim”. Nole tem todas as armas para bater Rafael Nadal no local onde ele quase imbatível, Roland Garros. Agora vencer o espanhol vai depender muito da manutenção da disciplina tática e intensidade do sérvio, algo que ele já demonstrou em outras partidas contra Nadal, inclusive recentemente no torneio de Monte Carlo com condições parecidas com as de Paris (tipo de quadra e a ausência da altitude).

A única, porém importante diferença que ainda não foi quebrada é a manutenção de tal equílibrio mental, técnico e físico por um jogo melhor de cinco sets, algo que faz Nadal ter sido alcançado apenas por Robin Soderling em nove participações na competição (contando com esta). No piso de grama e no rápido Djokovic mostrou que é capaz mostrando resistência acima do espanhol e por isso me leva a responder o “sim” no questionamento deste post.

Estar preparado não quer dizer que ele vá ganhar. Djokovic x Nadal já é o clássico mais disputado do tênis atual, só não é ainda o mais conhecido pois Federer x Nadal possui uma história mais rica em finais dos principais eventos e jogos incríveis. E como todo clássico, um ponto ou outro, seja até mesmo no primeiro set, pode definir o vencedor.

Neste Roland Garros não vejo nenhum dos dois com vantagem tanto física quanto técnica. Nadal começou o torneio mal, ansioso, sem confiança, mas fez duas ótimas exibições e hoje jogou firme dos dois lados, agressivo e preciso também em seu revés. Djokovic teve sim atuações mais regulares e assim como Nadal empolgou em poucas delas.

Para Djokovic a maior dificuldade será tentar quitar essa pressão de nunca ter vencido Roland Garros. Mesmo que ainda uma semifinal, ele sabe que a vitória deixa o troféu bastante encaminhado. Por outro lado, para Nadal, só resta um desafio nesse seu retorno triunfal às quadras após a lesão no joelho: derrotar o sérvio. Quer queira, quer não, essa pressão também ronda sua cabeça, afinal Djokovic é a maior pedra no sapato de Rafa.

Quem é seu favorito ? Será que Djokovic leva dessa vez ou Nadal segue dominando em Paris ? Dê o seu palpite!

Federer teve uma ótima chance no primeiro set contra Tsonga, vacilou e deixou o Mohammed Ali francês crescer. Acabou pagando pelos erros e dessa vez não conseguiu virar. Novamente aquela pressa excessiva que havia alertado pesou e Roger chegará com a confiança bem abalada para defender seu título em Wimbledon, de alguém que ainda não ganhou torneios no ano e só fez uma final, sem vitórias tão expressivas.

Sobre a outra semi, difícil dizer quem merece mais a vaga na decisão. A torcida francesa carece de um finalista desde Henri Leconte em 1988 e sempre dá espetáculo e ver um Tsonga ir muito bem no piso lento é algo surpreendente para seu tipo de jogo, feito para os pisos velozes. Por outro lado, David Ferrer é um baita lutador, aquele operário do tênis, que sempre bate na trave pois há algum top 4 pela frente e que só não conquistou nada maior ainda por conta deles. Confesso que às vezes sinto pena do espanhol por isso, muitas vezes ele perde esses jogos por muito respeito.

Agora ele não tem um desses e na teoria jogará mais solto. Se controlar seu mental e abstrair que pode alcançar uma final de um Slam, suas chances são ótimas pois conhece mais do piso que Tsonga. Caso contrário, abrirá as portas para a festa francesa na Chatrier.

Kuznetsova era a tenista com mais qualidade da chave para dar um calor em Serena Williams e por coisa de um ou dois pontos no terceiro set acabou não conseguindo a vitória. Seria muita surpresa se Sara Errani, com seu saque fraco e jogo mais cadenciado, a vencesse. Ainda acredito na experiência maior de Sharapova no piso lento contra Azarenka, ms esta segunda semi promete.

E o brasileiro Bruno Soares segue batendo marcas. Alcançou novamente a semi de um Grand Slam, garantiu vaga no top 10 na semana que vem por enquanto entrando entre os seis melhores e a manutenção da vice-liderança do ranking do ano. O desafio é novamente os irmãos Bryan que parecem imbatíveis na temporada. É jogar solto para alcançar a 1ª final de duplas no masculino na carreira. Bruninho já derrotou os gêmeos americanos e pode conquistar tal feito de novo.



  • Só não digo que o Djoko é mais favorito do que o Nadal pq a situação dele ano passado era melhor que essa e ele perdeu e só não perdeu feio pq resolveu chover demais aquele dia,ai chegamos num ponto que ngm comenta, essa semi pode mto bem ser decidida pelo clima,dependendo dele um ou outro pode ter mta vantagem,não tem mto favorito,mas ainda coloco 60% Nadal de chance de vitória! Afinal o Nadal só precisava fazer oque sempre fez e Djoko tem que fazer algo inédito pra ele e pra praticamente qualquer um,vencer Nadal em RG

  • Não se esqueça que Soderling venceu Nadal porque o mesmo estava machucado.

    • Alan

      O Nadal sempre estará machucado quando perder. Se está machucado, parceiro, não joga ou então desiste no decorrer do jogo. Tem algo do Nadal disseminado entre seus torcedores… Arranjar desculpas.

  • Gabriel Vinicios

    Acredito que Djokovic levará essa! Será quase uma reprise de Monte Carlo. Mas dessa vez, não haverá tie-brakes. Djokovic 3×0, com 6-2 6-4 7-5

  • Carlos Luiz

    Nole é o único tenista que faz frente com Nadal, parece que os outros tenistas respeitam demais o espanhol. Além de ser um excelente jogador, não vejo outro tenista que pode ganhar do Nadal. E parece que Nadal tem pouco de respeito, quando jogar com o servo. A sorte também está do lado de Nadal, pois no ano passado se não fosse a chuva, Nole teria derrotado ele. Mas ser vai ser o grande jogo de tênis. Só lamento pela Federer. Está muito passivo nas derrotas.

  • Pires

    Concordo com o post. Estou muito ansioso, vamos rafa, começar o jogo bem e ter um bom % de 1º saque será decisivo. VAMOS!!

  • Daniela

    Espero que o nadal vença pois o novak é muito arrogante! Vai ser um jogo duro mas espero que o nadal dê uma lição neste arrogante.

  • mauricio weiss

    Djoko é muito complicado pro Nadal, o spin na esquerda do sérvio não faz tanto efeito. Não da pra ganhar no físico também. O jeito é ganhar na cabeça. Djoko não é tão estável mentalmente quanto Nadal, embora seja também muito forte. Nadal tem que conseguir ser agressivo com regularidade. Jogo do ano.

  • Gabriel

    Excelente post, Fabrizio.
    Sou suspeito a falar sobre resultados, porque sou muito fã do sérvio e espero muito que ele supere mais essa e vença logo Roland Garros de uma vez pra provar que é um jogador tão bom quanto Federer e Nadal.
    Pra falar a verdade, não sei o que é pior: tentar de novo uma vitória sobre o espanhol em RG (caso de Djokovic) ou perder a invencibilidade nesse evento (caso de Nadal), visto que dessa vez ele não tem desculpas sobre lesões. Exatamente por isso acho que o jogo será INCRÍVEL e não vou perder por nada. Aliás, espero que as duas semis alcancem os cinco sets!
    CONFIO NO SÉRVIO, mas só esperando pra ver!

  • Embora seja fã de Nadal, acho q dessa vez vai dar Djokovic, mais vai ser um jogaço de 5 set, acho q o servio vai dar a vida nesse jogo, aposto que vai ser o jogo do ano, uma pena que vai ser na semi-final, mais quem passar dificilmente perdi o titulo, principalmente se Ferrer for para a final, infelizmente ele respeita demais esses caras, torço para que Tsonga chegue a final seria interesante, pelo menos ele não tem medo seja contra quem for ele vai fazer jogo duro. mais vamos aguardar acho que as duas partidas não tem favorito. tudo pode acontecer nessas partidas. meu palpite Nole 3 x 2 Nadal, Tsonga 3 x 1 Ferrer. mais vou torcer muito pelo Nadal.

  • Mário Fagundes

    Para o bem do tênis, espero que Nole vença esta semi de qualquer maneira. Não somente torcerei por isso, como também concentrarei todas as minhas orações nesse sentido. Desespero? Sofrimento? Talvez! Estou farto de assistir aos jogos chatos, feios e limitados do Nadal. Alguém precisa encerrar essa hegemonia no saibro de RG. E o único capaz para tanto é o sérvio. Tomara que ele esteja num dia bom, paciente pra trocar 500 bolas por game, calibrado e forte mentalmente. Que os deuses do tênis possam dar uma forcinha ao Djoko nesse duelo.

    • Marcia Bastos

      Falou tudo…tamo junto!

    • Carla

      Nadal joga feio? Será que entende de tênis? Jogo feio é do Djokovic que só sabe ser paredão, aguardo o tempo todo o erro do outro!

      • Mário Fagundes

        Hum, hum! Falou mais uma “entendida” de tênis. O maior problema de vocês, que se dizem “entendedores” do esporte, é não respeitar a opinião alheia. Enquanto isso, Nole acaba de fechar o segundo set, empatando o jogo. Vamos, Djoko!

  • José arnaldo

    Diferença entra nadal e djokovic … nadal está entre os melhores da historia … djokovic o melhor da atualidade .. porem em roland garros nadal tem mais experiencia menos pressao tudo a favor ja djoko só chegou a uma final la e sentira a pressao de ter que bater nadal para ganhar roland garros

  • José arnaldo

    Fabrizio pro nadal ganhar do djokovic na minha opiniao o nadal tem que colocar o seu backhand alto na esquerda do djoko como ele vinha fazendo ano passado … vc nao acha que falta um pouco disso pra ele esse ano?

  • Cátia

    Djokovic vem de algumas derrotas feias também, seguindo de muitos erros em alguns campeonatos….mas sabe crescer quando é necessário, tem gana de vitória.. acho que está faltando um pouco disso para o nosso Rei (Federer)… Mas, sem sombra de dúvida ainda prefiro este último e ainda está muito longe para os outros, principalmente Nole, atingir seus feitos.
    Só que Djoko tem Nadal pela frente. A hora dele é agora, Roland Garros. Claro que ele não voltaria se não estivesse bem, só faltava retornar a confiança, se soltar no jogo, o que vem fazendo muito bem (os últimos campeonatos que o digam)…e essa história de que está ansioso, de quem receio do Djoko ele sempre faz, coloca nos outros a responsabilidade, como se trabalhasse, ao meu ver, a sua própria mente, mas com certeza ele não deixará escapar este título, até porque os campeonatos daqui para frente, mudam de piso.. Nadal ganhará com certeza, não digo que será fácil, mas ganhará.. Pena que não poderei assistir ao jogo.

    • Carla

      Quem sabe, sabe! Comentário excelente!

  • sera um grande desafio para os dois e o objetivo dos desafios e fazer crescer. entao os dois sairao ganhando. a vitoria para nadal o fortalecera emocionalmente e a vitoria para o djoko dara a ele mais confianca com o posto de numero 1 que ele ocupa. assim nos que amamos o tenis tambem seremos privilegiados apreciando o jogo que tenho certeza sera um espetaculo.ambos gostam de desafios e com certeza estao ansiosos para este encontro. desde ja parabens aos dois por tudo que realizam e se chegaram onde chegaram foi por puro merecimento.

  • Cláudia

    Aposto no Nole, 3×1. Acho que jogar com Nadal a semi é uma vantagem para ele. Na final a pressão é maior.

  • Precisa ser louco pra apostar contra o Nadal nessa semi final! besteira?!

    bom…quem disse isso foi GUGA, acho que ele entende um pouco mais de tenis do que vcs torcedores do Federer E Djokovic…

  • Carla

    Djokovic tem que correr muito para chegar ao nível do Nadal! Este ano Nadal esteve em todas as finais que disputou e Djokovic fez muito feio em Madri e Roma! Ele não tem o mesmo número de Grand Slam, sem o Golden Slam, sem o mesmo número de títulos, menos número de Master 1000 e muito menos o número de recordes! Incomparável!

  • Maurício

    Achei ótimo a Sharapova ganhar da Azarenka. Mas vai ter que jogar muito mais no sábado pra bater a Serena. Aliás, a Serena – ninguém precisava ser especialista pra prever – deu uma surra na Sara Errani que ela perdeu até o rumo da Itália, coitada… Bom, pensando bem, coitados de nós, isso sim. Pelo menos a italiana embolsou um punhado de dólares!

  • NADAL VAI VENCER 3 SETS A 2

    • Carla

      Quem sabe, sabe! Não há como ganhar do nadal! Além do mais alguém descontrolado como o Djokovic!

  • Maria

    Nole ja nao esta jogando como ano passado…Nadal nao vai entregar os pontos facil. Esta menos ansioso e mentalmente e mais forte que o servio! Nadal vai levar mais um RG!

  • Rarofra

    Djokovic pode vencer amanhã, apesar de eu ainda achar que Nadal tem mais chances. Djokovic encaixa bem o jogo contra Nadal mesmo no saibro, mas o espanhol elevou muito o jogo nas duas últimas rodadas e pra mim deverá jogar melhor que em Monte Carlo.

    E se Nole vencer será a primeira derrota “de verdade” de Nadal em RG, pois quando Soderling ganhou, nadal estava contundido e teve até que não participar de Wimbledon pra se recuperar da lesão.

  • Carla

    Isto pq os especialistas dos blogs e da transmissão juravam que o Nadal não ganharia e torciam pelo Djokovic! Será que realmente sabem de tênis?

  • Marcos

    Que jogo vimos hoje. Na minha humilde opinião a final antecipada. Fiquei feliz por Nadal, e desejo de verdade que conquiste seu 12 titulo de Grand Slam. Acho que ta começando a aparecer mais um record, além dessa conquista, pois com mais 5 se iguala a Roger Federer. Claro é ainda algo distante, mas é uma oportunidade que se apresenta, tendo em vista o baixo rendimento do Suiço e ainda a jovialidade de Nadal…Só o tempo dirá…e que venha o OCTA… Vamos Rafa…

  • José

    Nadal joga feio? hahhahaha nadal é nadal meus parceiros respondeu todos os criticos hj

  • Um pouco difícil comparar este jogo com aquele Federer x Nadal de Wimbledon 2008. Primeiro pois aquele era uma final e este semi e segundo que lá não houve um set claro para niguém e neste o terceiro deixou a desejar por parte do sérvio. Mas em termos de qualidade e emoção, os jogos se equivalem. Logo assim, classifico este Nadal x Djokovic como o maior jogo do clássico e uma partida pra colocar de vez o duelo no coração.

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo