Federer volta ao Nº 2, mas estaria fora do ATP Finals



A quinta-feira NÃO é um dia de vibração para o torcedor de Roger Federer e sim para ficar um pouco preocupado. Se o ATP World Finals de Londres fosse hoje, o suíço estaria FORA da disputa.

O natural da Basileia perdeu a oitava colocação da temporada para o francês Jo-Wilfried Tsonga e ocupa o nono lugar com 1170 pontos.

O ranking da temporada não conta os descartes de defesa dos pontos e só é divulgado pela ATP depois do US Open quando começam as definições pela vaga no torneio que reúne os oito melhores do ano, mas desde já podemos acompanhar o desempenho dos tenistas para avaliar quem está melhor ou pior e as possibilidades de classificação.

Novak Djokovic lidera com 3300 pontos contra 2720 de Andy Murray, 2370 de David Ferrer e 2080 de Rafael Nadal. Tomas Berdych é o quinto seguido por Juan Martin Del Potro e Ricard Gasquet. Dependendo dos resultados da próxima semana em Barcelona, Federer pode ser ultrapassado por Nicolas Almagto que vem 165 pontos atrás, no décimo lugar.

A temporada do suíço é abaixo das expectativas pelo que ele fez ano passado e durante toda sua carreira. Ainda sem finais e sem títulos o suíço tirou 60 dias de férias, não jogou Miami e nem Monte Carlo e precisará voltar firme para não deixar a peteca cair.

A volta ao segundo lugar do ranking pela queda de Andy Murray em Monte Carlo é uma boa notícia, mas nem tanto para ser comemorada. Já em Madri, Roger defende o troféu enquanto que o escocês descarta pouco e um troca-troca nesse posto pode ocorrer até o fim de Roland Garros.

O que é mais preocupante, só que para nós brasileiros. Thomaz Bellucci é o 112º melhor tenista do ano com 165 pontos. Ele por enquanto cairá pro 44º posto no ranking de entradas da ATP na segunda-feira. É preciso uma reação visto que a defesa maior de pontos começa para julho.

O melhor brasileiro no ranking do ano alguém adivinha ? Rogério Silva, no 85º posto (é o 97º node entradas). João souza, o Feijão, é o 116º (114 no de entradas) e pode passar Bellucci se vencer hoje em Santos.

Saibro, o martírio de Murray – Em 2009 foram poucas semanas e agora por enquanto poucas semanas no número dois do mundo. Para se fixar nesta posição e brigar pelo número 1 é preciso regularidade nos resultados e não ter um calcanhar de aquiles. O saibro continua sendo o martírio de Andy Murray. Perder para Stanislas Wawrinka não é nenhuma zebra, agora tomar 6/1 6/2 é um alerta de que muita coisa está errada – hoje a direita foi péssima.

O escocês terá algumas semanas para trabalhar e evoluir, caso contrário será mais uma vez coadjuvante na terra batida e o sonho do topo ficará muito distante.

Sacrificado – Djokovic está claramente jogando no sacrifício e até se arriscando. Repito o primeiro post. Será que vale à pena esse esforço todo e um possível agravamento da lesão ?

A torção no tornozelo se não for bem cuidada por acarretar até outro problema no pé ou perna do atleta. O brasileiro Rogério Silva sofreu com isso no ano passado e precisou fazer palmilhas especiais para sanar dores no pé que começaram após uma torção de tornozelo.

É louvável que o sérvio esteja mostrando raça para ganhar o torneio em sua casa, mas é preciso pensar bem. Roland Garros está batendo na porta. Essa precisa ser a prioridade.



  • diego

    Eu vejo q Federer nao precisa fazer muito pra ficar entre os tops3.
    Em relaçao ao Finals, so uma grave lesao o tira desse torneio.
    A Federer interessa mais titulos e e claro os Slams.
    Nadal ja esta recuperado, mesmo assim nao vai ganhar RG.
    Vamos esperar a volta do suiço e ver sua preparaçao para o proximo
    Grand Slam. Go Federer!

  • Juliano

    Concordo com o diego. Nadal não ganhará Roland Garros, nem Djoko. A Federer interessa mesmo apenas mais slans. Já detém o record de semanas consecutivas e alternadas no número 1. Mas terá mesmo um duro desafio a partir de junho, tendo em vista que descarta muitos pontos. Especialmente em Madrid e Wimbledon. No mais, espero vê-lo em plena forma em Roma, já que é um poderoso indicativo de quem estará com a confiança em alta para o saibro Francês.

  • Carlos Nascimento

    Tomar 61 62 do Wawrinka é sinal que muita coisa está errada??? O quê??? Cite exemplos do que errado.

    • Fabrizio Gallas

      Direita muito falha, movimentação deficiente para o saibro. Só isso afunda o jogo.

  • Julio

    Eu sou fã do Federer e não estou nem um pouco preocupado com isso.

    Você disse: “Se o ATP World Finals de Londres fosse hoje” e isso não faz sentido, afinal o Finals não é hoje. Não dá pra ficar imaginando coisas usando o “se”.

    SE o Finals fosse depois do Australian Open, o Nadal estaria fora. SE o Finals fosse na metade de fevereiro, Cilic e Chardy estariam no torneio. SE o Finals fosse no final de fevereiro, Nishikori estaria no torneio.

    Quantas vezes mais eu ainda poderia usar o “se”?

    Então esse assunto que você abordou não faz muito sentido, volte a fazer um post assim depois do US Open ou depois do Masters de Xangai porque agora é muito cedo pra falar disso.

    E o Federer só vai ficar fora do Finals se tiver alguma lesão séria ou se fizer uma temporada MUITO, mas MUITO desastrosa.

    • Fabrizio Gallas

      Já temos 3 meses e meio de temporada e Federer não fez NENHUMA final e vem abdicando de torneios importantes. Já começa a se tornar preocupante.

      • Sergio Diaz

        Acho que o Federer está fazendo uma temporado muito inferior ao que ele vem fazendo nos ultimos anos, o “se” se aplica perfeitamente neste post pois pelo menos nas utimas 10 temporadas nesse periodo os resultados parciais o colocariam no ATP FINALS… Se não ganhar Wimbledon (pelo menos final) e continuar a abdicar de torneios importantes corre o risco de não particifar do referido torneio (acredito como fã do Federer e fã do Tenis que isso não ocorrerá)…

      • Lucas Antunes

        Recalcado! É isso que você é Fabrizio!

      • Rogerio

        Realmente nunca vi o Federerassim,mas nao digno de comentarios,assim foi em 2011,2012 vc mesmo disse que seria o fim,e ganhou londres ano passo fez uma espetacualr 2012.De Federer agente pode esperar tudo,ele ainda vai nos surpreender. Abracos

  • João Maria

    Não adianta, o Blogueira fala em preocupação mas está explicito para todos os que acompanham o blog e seus irregulares posts a total falta se respeito e o desprezo que o Blogueiro tem com o RF!

    Mentira descarada ein sr. Blogueiro, você está soltando fogos e fazendo festa com a atual fase de do Federer!

    Quanta hipocrisia num post só!

    • Fabrizio Gallas

      João,

      Tenho um site de Tênis e cubro o esporte há mais de oito anos. Federer, Nadal, Djokovic, Murray e os brasileiros são os que mais me dão ibope. Seria burrice minha comemorar a derrota deles visto que eles são os que me dão mais ibope. O que fiz e faço são constatações. O início de ano de Federer é o pior desde 2003 tanto pelo nível como pela falta de interesse dele e por isso a situação de momento dele fora do ATP Finals, algo levantada no post.

  • João Maria

    Jornalismo barato, imediatismo! Típico da falta de conhecimento do povo ignorante Brasileiro!

    Temos ainda toda a temporada de saibro, dois torneios na grama, dois masters na América do
    Norte e a fase final indoor do circuito, preocupação? Kkkkkk HIPÓCRITA

  • Rubens Faria Junior

    Federer tem um mental extraordinário e dificilmente ficará fora do ATP World Finals. Vale lembrar que ele é o recordista em títulos desse torneio.
    Tenho certeza que ele priorizará os torneios importantes e mesmo que não consiga vencê-los, vai arrebatar pontos suficientes tanto para manter-se entre os 3 primeiros como participar do Finals, que aliás tem uma premiação fantástica.

MaisRecentes

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo

Federer, Nadal ou Zverev ? Quem é o favorito ao US Open ?



Continue Lendo