Nadal, mais agressivo, afia as garras para enfrentar Federer



A cada dia, a cada jogo uma resposta. Antes no piso de saibro e agora sobre a superfície dura, seu calcanhar de aquiles. Rafael Nadal vem mostrando uma rápida evolução e passando por duros testes e mostrando um jogo agressivo na sua adaptação para sofrer menos no piso rápido.

O desta madrugada contra Ernests Gulbis foi muito importante. Um rival com 13 vitórias seguidas, confiante e com um jogo super agressivo, sem respeito e explorando as deficiências do espanhol. Salve um ou outro momento sem energia, principalmente no último game do primeiro set, Nadal repetiu o que havia feito na estreia com um jogo potente e também ofensivo. Começando pelo serviço, parecido com o que fez durante seu título do US Open de 2010, um posicionamento mais dentro da quadra dando menos tempo ao rival, os potentes golpes no forehand, a movimentação veloz para defender bem e sair firme ao ataque ou contra-ataque e um revés mais longo.

Vencer Gulbis com o jogo que o letão tem quando está em boa forma dá bastante confiança e credencia Nadal a afiar as garras para não só dar trabalho bem como ter boa chance de derrotar Roger Federer nesta quinta-feira às 23h.

O que pode ser contra Nadal é o duelo ser logo no dia seguinte. Ele ainda está no início de seu processo de retorno após sete meses e acabou de fazer um jogo de 2h30 num piso agressivo ao seu joelho.

Em contrapartida, não vejo uma situação muito diferente na parte física de Federer. O suíço também jogou o mesmo tempo contra Stanislas Wawrinka e já afirmou ter sentido no jogo anterior o velho e pouco comentado problema nas costas. Temos uma chance de ver dois tenistas um pouco baleados e mostrando uma queda física caso o duelo fique longo.

Mais uma vez o suíço deu uma viajada na hora de definir uma partida (sacou pra partida em 5/4 no segundo set) e por pouco não saiu derrotado por Stanislas Wawrinka. Essas bobeadas, como sabemos, não podem ser repetidas contra Nadal.

Agora no meu ponto de vista, Federer precisa estar num dia com um bom saque para evitar que Nadal venha pra cima e faça seu jogo potente e tático diante do suíço. Não o tenho visto aplicar tantos aces nos últimos torneios e jogos, pelo contrário, seu saque cada vez mais fica menos demolidor.

O duelo desta quinta será O PRIMEIRO DE QUARTAS DE FINAL dos dois na história da rivalidade que alcança a 29ª partida. Antes só haviam se enfrentado em semis, finais ou jogos da fase de grupos do ATP World Finals.

Será o 12º jogo no piso duro (contando os cobertos) e Federer tem pequena vantagem de 6 a 5. Sabe quando foi o último encontro ? Exatamente em Indian Wells em 2012 com triunfo de Roger, um dia estranho com chuva, muito vento em que o suíço dominou. Aguardemos o próximo capítulo.



  • Luciano

    De boa… coloca um monte de coisas no Nadal com se andasse de muletas, mas não fala na diferença de idade, nem se aprofunda e também não parece levar a sério os problemas do Federer… tipo…se o Nadal perder é normal (isso pq ele ganhou quase todos os torneios que disputou após retorno, imagina se não estivesse pelo menos 90%). Acho que vc poderia ser mais imparcial nos comentários e desfazer-se de alguns. Gosto dos seus posts, mas apenas seja mais ponderável ao colocar situações onde a derrota é normal e a vitória é algo excepcional… em se tratrando de Nadal x Federer não tem favorito, independente de problemas físicos. É classico!!!! abç

    • Claudia

      Se Nadal perder ninguém estranharia, SIM! é uma superficie que não é boa para os joelhos de um jogador que ficou 7 meses sem jogar! Ah sim, o proprio Nadal considera Roger Federer o maior de todos, mas se Rafael Nadal estiver 100%, não tem prá ninguém, o H2H é 18-10 para o espanhol….alguma dúvida? Gente até o Dácio se rendeu ao touro no jogo de ontem, o melhor jogo de Indian Wells até o momento. Espero que o jogo de hoje supere o de ontem e assim por diante, sempre torcendo muito para Rafa, ele merece. VAMOS RAFA!!!

      • Marcia Bastos

        BOMBADÃO BALOEIRO…MASCARADO, MARRENTO…E BOMBADO

        • Que ridicula vc. é? Entende do esporte? Fala com propriedade? Tem acompanhado jogos de tênis ao longo de vários anos? Então fica caladinha que é melhor!
          Dúvidas é só ver os jogos!
          Abs.,
          Nadalistas

          • Claudia

            Ei, Marcia, agora são 19-10 e empate nos confrontos no piso rápido contra o “maior de todos os tempos”. Rafael Nadal – o touro miúra não precisa provar nada a quem NÃO ENTENDE NADA DE TÊNIS, e isso inclui pessoas como você! VAMOS RAFA!!!

      • Luciano

        Não… não… a questão é de como as informações são colocadas… pra mim qualquer um que ganhe não vai fazer diferença. Particularmente, o fisico dos dois está bem ruim e não irão conseguir acompanhar Andy e Novak em um jogo prolongado. Meu foco foi apenas nas informações. Não tomei partido do Federer.
        Gosto dos posts do Fabrizio.

    • discordo de vc luciano, na verdade o fabrizio é imparcial sim, mas sempre pendendo pro federer, quem acompanha aqui diariamente sabe que o cara é torcedor do federer.

  • alexandre Cunha

    Olá Fabrizio, que jogão entre Nadal e Gulbis, que com certeza tem nível para top 10, nao acha? quem diria que Nadal voltaria já com este nivel de tênis, e tem gente que ainda não gosta dele? nao perco o jogo hoje por nada!

    • Fabrizio Gallas

      Tem sim, pena que ele é pouco comprometido com o esporte

  • Paulo Filho

    Federer x Nadal… quantas histórias hein Fabrizio? Vamos lá: pode ser que eu esteja enganado, mas eu vejo o Nadal com um pouco mais de vantagem por conta da confiança adquirida pela sequência de vitórias (acho que são 10 ou 11, né?) e pelo fato de o último adversário ser o Gulbis jogando direito. Esse cara, se jogar o ano todo assim, vai chegar no top 5 até com certa facilidade. Além da sequência, parece que ele está aprendendo a calibrar o jogo e o joelho para um jogo longo de quadra dura. Notei que o Nadal, além de ter encurtado os pontos, deixou de correr em certas bolas que ele antes iria, mas correr mais riscos também pode acarretar em cometer mais erros e perder mais pontos. Ainda tem o fator “rodillas”, que pode ser que dê o ar da graça novamente e prejudique o espanhol, mas acho que pelo menos até Miami não deve ser um grande problema.

    Do outro lado tem o Federer, que ainda não emplacou um bom resultado em 2013 e que vem se enrolando no torneio. Não que eu considere o Wawrinka um amarelão contra o Federer igual ao que o Ferrer é contra o Nadal, mas fica claro que ele se perde em momentos que exigem maior concentração. Foi assim inclusive no AO contra o Nole, na melhor partida do torneio. Voltando ao Federer, ele não pode viajar como foi dito acima, pq o Nadal não perdoa. Se fizer o jogo dele inteligente, agressivo, rápido e tomando o cuidado de não correr riscos necessários, ele é o favorito contra qualquer jogador (sim, contra QUALQUER JOGADOR).

    Palpite: Nadal 2 x 0 Federer, com parciais de 7-6 (3) e 6-4 em 2h de partida. Só gostaria que essa partida não fosse hoje, mas sim amanhã, pq além de dar um descanso a mais para eles que vêm de partidas longas, eu poderia assistir o jogo mais tranquilamente rsrsrs.

    Fabrizio, ótimo post e excelentes observações!

    • Fabiano

      o placar do jogo vai ser 2 a 0 Federer com parciais de 6-0 e 6-3 .. e o nadal vai por a culpa no joelho.. um abraço

      • Claudia

        Hahahahaha…Nadal venceu de 2 a 0, parciais de 6-4 e 6-2… e Federer pôs a culpa nas costas…VAMOS RAFA!!!

  • Mário Fagundes

    Enfim, o tão esperado confronto. Penso que Nadal, apesar de estar voltando após sete meses afastado do circuito, leva pequena vantagem, pois não há mais nada naquele joelho, está totalmente recuperado pelo que jogou ontem, diante de um Gulbis muito forte. Quanto a Federer, acredito que ele tenha sentido algo no fim do segundo set, quando sacava para o jogo. Caiu de intensidade, as bolas ficaram curtas. Mas no fim, conseguiu se safar. Para vencer o espanhol, precisa estar em ótima forma e com alto nível de aproveitamento do primeiro serviço. Vai ser difícil, pois Nadal está muito motivado e evoluindo a cada jogo.

  • Marcia Bastos

    Infelizmente para o Mal do tênis, o bombadão baloeiro, deve vencer. O mestre está com problemas físicos…Só não perdeu ontem pq o Wawrinka o respeita muito.

    • alexandre Cunha

      dizer que Nadal é simplesmente baloeiro, depois de tudo que ele fez e faz pro esporte , é muito ignorância, Marcia, me desculpe!

      • Marcia Bastos

        Nadal é um vencedor…Nasceu pra lutar…Mas é baloeiro…joga algo parecido com tênis. Mas é eficiente nisso…eu já assisti ele, e o Federer ao vivo…Não dá pra compara-los. Federer é completo, joga o tênis puro. Nadal joga devolvendo bolas esperando erros do adversário.

        • Caio Pavani de Andrade

          Marcia, falou besteira! Nadal tem bolas com muito mais spin que o Federer e por isso elas passam com maior distancia da rede, mais você realmente acha que isso da algum demérito ao golpe??? Coisa ignorante de fanzete alienada…

        • Rafael

          Quanta abobrinha! Não dá pra esperar que Nadal tenha a mesma variação de jogadas que Federer pq o Federer é apenas o jogador mais técnico da história. Porém o Nadal chegou ao top 2 em 2005 evoluiu absurdamente desde então e hoje sabe jogar em todos os pisos, tem praticamente todos os golpes e varia bem o jogo.

    • pereira

      Tb concordo com vc baloeeeeiro, prefiro ver o mala do Stepanek ou o Llodra jogar do que esse baloeiro, acho tb que o joelho está curado, senão o cara não estaria se arriscando, falar de dor antes do jogo é só pra justificar caso perca, vemos muito isso em clubes, qdo uns caras perdem sempre arrumam uma dorzinha..

      • Caio Pavani de Andrade

        Então você realmente não viu nenhuma diferença na movimentação do Nadal??? Acho que qualquer um que viu percebeu que ele não ta correndo como antes, tem alguma coisa ainda nesse joelho, pode não atrapalhar tanto, mais tem alguma coisa sim!

    • Menina, vai passear no shopping que é melhor! Não entende nada… Fala bobagem não! Sai daí!

  • Eduardo

    Federer parece a cada dia menos motivado. Há momentos que parece que quer acabar logo o jogo, ganhando ou perdendo, pra ir pra casa curtir sua família. Não vibra, não tem mais gana de vencer!!
    Continua com lampejos do gênio que é, mas isso é pouco para o ritmo alucinante que o tênis apresenta hoje, especialmente pelos tops.
    Só vejo chances pra ele nos GS, quando ele muda de postura.
    Já Nadal, que nunca foi um fora de série em técnica, continua com sua garra e disciplina tática habituais, talvez ainda mais afiadas pra provar que ainda pode chegar ao topo. E ninguem duvide que chegue. O espanhol é um guerreiro admirável.
    Penso que qualquer dos dois que ganhe, não passa por Berdich que está com um jogo firme, confiante e muito pesado nesse piso.
    No mais, o homem a ser batido é mesmo, Djokovic, que alia ótima técnica, físico, mental e muita vontade de vencer.
    Murray…bem Murray é sempre uma incógnita. Del Potro será um ótimo teste pra ver como ele vai seguir na temporada até o saibro.

  • Rodolfo Oliveira Alves

    Acredito na vitória do Nadal, seu joelho já está 100% e o Federer já vem mais desgastado que o Nadal e seu físico não é mais como era, e ele está com muito pouca confinça.

  • Karla Cristina

    Sinto que o Nadal está pronto para jogar como antes, porém noto medo em algumas jogadas…
    Ele está com medo de arriscar.
    Creio que será um jogão e, por tanta rivalidade envolvida, não aponto um favorito.
    Mas estou torcendo muito para o Nadal!
    Abraços!

  • Wallace

    Imagino que o Nadal ganhará facilmente. Como já comentado, está jogando muito melhor. Federer não saca bem faz tempo, com certeza está com dores, e parece inclusive mal-humorado e desmotivado. Há anos que não discutia em quadra com o árbitro.

    Chegou a admitir que teve sorte contra o Wawrinka…

    Eu fui dormir quando ele começou a discutir com o árbitro, e tinha certeza que havia perdido. Fiquei bem surpreso em saber que ganhou…

    Palpite: 2×0 para o Nadal. Parciais 6×3, 6×4.

    Abraços!

  • Torço muito para o Rafa! É um gênio. E olha que não está nem 80% do que ele joga.
    Mas vamos que vamos . É só ver e conferir.
    Abs.,
    Nadalistas

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo