Nadal pronto para Roland Garros. E o piso duro ?



Rafael Nadal teve, nos últimos dois dias, seus maiores testes após o retorno da lesão no joelho. E passou com sobras, tirou NOTA 10.

A semana em Acapulco foi bem diferente da do Brasil. Com uma quadra e bola adequada, o espanhol mostrou um melhor tênis que culminou com as maiores atuações diante dos fortes e respeitados Nicolas Almagro e David Ferrer.

A atuação nesta madrugada diante de Ferrer foi surpreendente em todos os aspectos. Nadal foi bastante agressivo, jogou com o revés firme e fundo e o forehand dominando o rival além de uma ótima movimentação. Bem certo que os rivais espanhois não costumam jogar seu melhor contra Nadal, dão aquela tremida. Das raras chances que teve, Ferrer falhou, com erros. Mas mesmo se as fizesse não escaparia da derrota, pela forma como Rafa jogava. Jogou em seu melhor nível, comparado ao que fez ano passado no piso lento.

Se tinha alguém duvidando da volta dele, se tinha condições de buscar o título em Roland Garros, a resposta foi dada em alto e bom som. Pelo menos para o saibro, Nadal está pronto para derrotar os melhores, inclusive os top 3.

O jornal MARCA publicou no início da semana sobre a desistência de Nadal de Indian Wells e Miami. Conheço os repórteres de lá e sei que tem ótimos contatos e por isso “embarquei” na notícia divulgada por eles. Mas depois de Acapulco, das exibições de Nadal, do sentimento dele melhor perante ao joelho, fico com a sensação de que ele VAI tentar jogar pelo menos Indian Wells e caso não vá bem em relação às dores, o correto seria descansar durante Miami. Caso opte por desistir dos dois, no cenário de hoje, seria uma surpresa.

O piso rápido é diferente, machuca o joelho e minimiza o poder do espanhol pela rapidez maior do jogo, mas pelo que se viu esta semana, Nadal está preparado para ir bem nos Masters. Eu diria que Nadal está ponto para vencer ou ao menos dar trabalho aos top 3 na superfície. O problema são os jogos anteriores que podem provocar um desgaste em seu joelho. Se ele conseguir passar bem pelos outros jogos, sem se cansar muito e o joelho responder adequadamente, certamente suas chances crescem. Só diria que o desafio Novak Djokovic ainda é um pouco distante para Rafa. O sérvio está com a confiança muito alta.

O sérvio está tendo um começo de ano muito bom. Campeão do Australian Open, agora de Dubai e jogando um tênis firme em todos os aspectos, principalmente no mental. Estaria dando uma pinta que poderia repetir 2011 com mais de 40 vitórias seguidas ? Até o momento são 18 (13 em 2013). Os Masters americanos darão novas respostas.

Curtinhas:

Antes de tomar qualquer decisão, Nadal vai avaliar suas condições esta semana jogando uma exibição contra Juan Del Potro nesta segunda-feira em Nova York, no Madison Square Garden. O jogo é no piso rápido.

Monica Niculescu faturou o WTA de Florianópolis. Curioso seu estilo de jogo com um forehand praticamente só com slices. Peculiar e interessante. Com este jogo ela chegou ao top 30. Prova de que o mental faz toda a diferença. E o físico deixou Venus Williams na mão mais uma vez. É difícil ver a americana capaz de ganhar um grande torneio outra vez. Ela é capaz de aprontar algumas surpresas, mas sua energia não é a mesma de outrora fruto de lesões e da Síndrome de Sjorgren, doença que afeta o sistema imunológico. Uma pena.



  • Benito deu a entender que Rafa jogará IW… A conferir…

    • Fabrizio Gallas

      Sim, pelo que se viu agora em Acapulco, seria uma surpresa ele não ir.

  • Pires

    Excelente post dessa vez!

  • Solange

    Rafa voltou a jogar seu melhor tenis do saibro.
    Tenho a impressão que o problema do joelho é apenas um escudo para ele. Ninguém com o joelho baleado como foi divulgado, joga e se movimenta desta maneira.
    Se ele for mal na gira do saibro, será porque o seu joelho ainda não estava 100%, se for bem, será um herói que continuará seu reinado no pó vermelho apesar do joelho, simples assim.
    Quanto ao jogo com o Ferrer, ficou provado que a armada espanhola (Ferrer, Almagro e . cia) tremem só de imaginar quem está do outro lado da quadra.
    Rafa jogou muito ontem mas o Ferrer errou tudo o que podia errar e tremeu tudo o que podia tremer e amarelou diante do comandante.

    • Mário Fagundes

      Concordo plenamente com você.

  • Ricardo Andrade

    Fiquei surpreso e “decepcionado” com a final de Acapulco, pois esperava um jogão, uma vez que estavam em quadra dois dos melhores jogadores no saibro. Mas o que vi foi uma espécie de ataque contra defesa, onde parecia que Nadal estava treinando com um sparring de média qualidade. Enfim, a única explicação é que Ferrer tremeu, ou a cabeça não assimilou que o joelho de Nadal estava bom, que ele podia ser mais exigido. De qualquer forma, o touro voltou. Mesmo que seja, por enquanto, apenas no saibro, já é um alento saber que um jogador do quilate de Nadal está de volta às atividades. Para a nossa sorte.

  • Roberto Rocha

    O grande problema de Nadal tanto em Viña quanto em Sampa era a corrida lateral para a esquerda…todo mundo batia ali e fazia a festa, porque ele claramente não corria naquela direção, certamente temendo as dores que sentia ao ter que parar bruscamente…Mas já contra Almagro deu para perceber que ele já não teme tanto esse movimento. Ainda não cobre 100% da quadra, ainda não chega como antes nesse lado esquerdo. Mas cobrindo 80% da quadra, já dá para encarar praticamente qualquer um no saibro, porque ali ele é um Allien…chega a ser monstruoso o que ele fez com Ferrer, reconhecido como grande especialista na superfície. Parece estar mais agressivo em seus golpes e seu revés parece ter evoluído também. Se o joelho resistir nas hards, volta a ser um adversário que ninguém deseja ter pela frente. Caso contrário, vai curtir a vida no saibro, ganhar mais uns 3 Roland Garros e entrar para a História como o maior de todos os ganhadores na superfície. De qualquer forma, já fez História…

  • Muito bom para o tênis ver Rafael Nadal de volta ao circuito. Agora tá bem evidente que as mancadinhas dele no Brasil open e as esfarrapadas desculpas do joelho eram mesmo um miguezão em todo mundo. A forma como derrotou Almagro e Ferrer dão conta de que ele continua o mesmo (catimbeiro). Não gosto deste tipo de falsidade. Mas de qualquer forma o circuito volta a ter graça.

  • Vandenberg Gouveia Dias

    Nadal voltou isso é fato. Só Djokovic e só ele, pode tirar o oitavo titulo em Roland Garros. Agora, o que irrita mesmo é a maneira derrotista que o Ferrer joga com o Nadal no saibro. Uma vergonha para um top 4. Ferrer é sem dúvida o pior top 4 da historia.

  • MAURICIO ANDRADE WEISS

    Nadal vai disputar com o Murray o segundo lugar, o primeiro ninguém tira do Djocko. A disputa vai ser no saibro e grama.

  • ANDREI Felipe Camargo

    impressionante como o ferrer amarela contra o nadal,não precisava vencer,mais pelo menos joga melhor,o cara é top 4 e perde desse jeito,esse ferrer amarela contra os grandes,mais o djokovic chega em todas,aposto nele!

  • ANDREI Felipe Camargo

    e o torneio bom era o de dubai,que tinha djokovic,Feder,Del Potro,Berdych,na boa esse almagro é termendo amarelão também,então não tinha ninguém capaz de vencer do nadal nesse torneio,ferrer sempre amarela!

  • LUQUES

    Parece que a preocupação do Nadal é a de perder ou ganhar, pois só foi ganhar ritmo de jogo que ele esqueceu do joelho, já acha que pode enfrentar os top 3 de igual para igual, e o joelho??
    Se ele jogar isto será comprovado.

  • diego

    Discordo da ideia q somente o Nole pode tirar o titulo de RG
    do Nadal. E o mago onde fica? O Nadal pode sim esta catimbando
    um pouco, mas ainda tem uns probleminhas. Pois os slams sao
    melhor de 5 sets. O servio e o favorito, mas sua ambiçao em
    conquistar RG pode interferir em seu sucesso. E e bom lembrar
    q Federer joga os Slams de uma forma diferente, se entrega
    um pouco mais, e ainda mais contra o Djko e Rafa.
    Federer campeao e Murray vice, aguardem!

  • Federer é GÊNIO e sendo assim qualquer coisa é possível porém…Nadal no saibro é um MOOONNSTRO quase imbatível mas com Djokovic na fase em que está e querendo fechar o carrer slam DE QUALQUER JEITO, vai ser de arrancar toco de tijolo para todos os lados!Que momento do tenis vivemos amigos.
    Salve era de ouro!

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo