Nadal exclusivo do saibro ? Um bom teste



Nadal fora de Indian Wells e Miami. Nenhuma surpresa. Depois de dois torneios no saibro onde relatou sentir dores, arriscar jogando no piso duro seria maléfico para o espanhol que se poupa para defender dois títulos de Masters, um ATP 500 e Roland Garros no saibro.

Não me cai bem esse papo dele baseado no que os médicos dizem “o joelho vai ficar bem, sem dores, dentro de um mês”. Se o tenista está treinando, com pouco repouso, mesmo que num piso menos desgastante, que é o saibro, de uma forma ou de outra ele está forçando o mesmo, não é ? Não sou perito em medicina, muito longe disso, meu conhecimento é zero, mas esse papo não me convence muito.

Há quem diga que Nadal poderia se aposentar após o próximo Roland Garros. Acredito ser difícil, ele ainda vai tentar mais, vai buscar jogar Wimbeldon, que não é um piso que maltrate tanto o joelho, e ainda buscará algo no piso rápido. De qualquer forma é preocupante a forma do espanhol.

Será que ele vai se sujeitar a ser apenas um jogador de saibro ? Fazendo rapidamente as contas, se vencer todos os eventos na superfície, Rafa ficaria com cerca de 5 até 6 mil pontos no ranking, que o deixaria confortavelmente no top 5. Mas depois de tantos títulos em todas as superfícies e glórias e aptidão para ser um vencedor e buscar sempre o número 1, difícil acreditar que o natural de Manacor se sujeitará a isso.

Essa faixa de agora até agosto vai ser crucial para seguir com essa tese ou então Nadal derrubá-la. Tomara que o espanhol acabe com ela, ele faz muito bem pra competição em qualquer torneio.

Testes em Acapulco – Depois de final e título em Viña e em SP chegou a vez de Acapulco, um torneio que será um bom teste para o nível e condição física de Nadal. Ele terá uma chave com Almagro, Ferrer e talvez Bellucci, duros adversários na superfície.

Sobre Bellucci, difícil apostar com 100% de certeza que ele vá às quartas para encarar Rafa. Até o momento é o pior início de ano dele com derrotas fáceis para tenistas de baixo ranking. Não estou exigindo muito dele pela lesão que sofre no ombro e pela preparação inadequada para essa temporada. Só torço para que seus dias melhorem e a confiança volte.

Brasil Open o Framboesa de Ouro de 2013 ? Os torneios de Dubai, Xangai e Bastad ganharam o Oscar dos melhores ATPs de 2012. Não se divulga o torneio menos votado pelos jogadores, mas pelas reclamações dos tenistas, certamente o Brasil Open é forte candidato ao Framboesa de Ouro para a eleição de 2013 (para quem não sabe, o Framboesa é o pior filme).

Curtinhas:

Interessante que Nadal jogará no piso duro do Madison Square Garden, em Nova York, no dia 4 de março contra Juan Del Potro.



  • Paulo Filho

    Eu não acho que o Nadal chegue a se tornar um jogador exclusivo de saibro, mas acho que ele vai passar a considerar toda a gira latino-americana para sempre e depois de Wimbledon jogar os ATPs de Hamburgo e outros poucos que sobram no saibro, além de disputar o US Open e ATP Finals. Supondo que ele vença todos os torneios do saibro (o que eu acho bem difícil, pq o Djokovic quer RG de qualquer jeito e nos Masters europeus todos os top 4 jogam) e fazendo no mínimo 4as nos grand slams, ele fica bem entre 3 e 5, que eu acho que deveria ser seu foco para esse ano. Não podemos esquecer que depois do meio do ano ele não defende mais nada, e ele pode somar muita coisa.

  • Rafael

    É Fabrizio,

    Cada vez mais tenho a sensação de que a era de ouro do tênis está com os dias contados. O quadro físico do Nadal é preocupante. Federer nas últimas semanas vem demonstrando que sua presença no circuito será cada vez menos freqüente. É uma pena para o tênis. Ainda que se argumente que Djokovic e Murray estejam em suas melhores formas, a ausência do espanhol e do suíço será insubstituível. Eu sou um amante do tênis. Essa minha paixão se despertou com o Guga e se intensificou com o aparecimento de Federer. Será muito difícil ter que aturar aqueles jogos monótonos entre Djokovic e Murray nas finais dos Slams. Torço para que Del Potro recupere sua melhor forma ou que Berdych ou Tsonga surpreenda os demais. Não tenho dúvidas que a popularidade do tênis entrará em declínio sem Rafa e Roger.

  • Felipe Gonçalves

    O Nadal reclama do calendário e vive jogando duplas nos torneios, nas quais costuma ir longe. Reclama da grande quantidade de pisos duros e agora vai jogar um amistoso contra o Del Potro e possivelmente outro contra o Djokovic na Espanha, também na quadra dura.

    Se ele não fosse um grande vencedor, ninguém daria atenção às suas inúmeras contradições.

    • Paulo Filho

      Vamos lá, acho que tenho algo a dizer sobre isso… em duplas, o físico não é tão exigido e ajuda a ganhar ritmo, além de dar uma calibrada no jogo de rede, que para o Nadal nunca foi um ponto forte, mas evoluiu muito nos últimos anos. Sobre as exibições, a mesma coisa, pois nunca uma exibição será jogada como se fosse um torneio de verdade e até serve de parâmetro para saber como anda a movimentação em condições que não se está habituado. Talvez não fosse a hora de fazer exibição, mas não acho de todo ruim, ainda mais contra um top.

  • Vandenberg Gouveia Dias

    Não me surpeenderá se essa informação de desistencia se confirmar. O fato é que Nadal não suporta perder, e ir para Indian Wells e Miami jogando a bolinha que ele tá jogando… é surra na certa. Logo ele prefere dar essas desculpas ridiculas. Agora, fala sério Fabrizio… a chave do Nadal no Mexico dificil? Só o Ferrer numa possivel final, por que o Belucci é uma eterna piada e o Almagro… Bem, grande talento e um excelente perdedor.

    • Paulo Filho

      Nenhum jogador suporta perder. Ele só leva ao pé da letra o ditado popular de que “são não for para fazer direito, é melhor que não faça”. Ele é um top e não tem que provar nada pra ninguém, então ele só vai jogar se tiver certeza que tem condições de ser competitivo. Não é só ele que faz isso, todos os top 5 fazem, o que ferra ele é que o físico já está baleado, ao contrário dos outros, se bem que o Djokovic começou a reclamar do joelho também, o Murray vira e mexe tem alguma coisa principalmente nas coxas, o Federer já está começando a sentir a idade, assim como o Ferrer. Sobre a chave de Acapulco, concordo em 100%. O Almagro não é problema, porque além de ser um excelente perdedor, vem de contusão.

  • De Mello

    Gente, pf!! Rafael Nadal esta voltando de um tratamento, depois de quase 7 meses afastado! e já esteve em uma final e ganhou o US OPEN do Brasil nao sei oque vcs querem, que ele ja chegue jogando seu melhor tenis, não se esqueção que ja e dono de 11grande slams com apenas 26 anos de idade. então vamos com calma, como disse o Fabrizio, Nadal, é Nadal.

  • De Mello

    Gente, pf!! Rafael Nadal esta voltando de um tratamento, depois de quase 7 meses afastado! e já esteve em uma final e ganhou o US OPEN do Brasil nao sei oque vcs querem, que ele ja chegue jogando seu melhor tenis, não se esqueção que ja e dono de 11grande slams com apenas 26 anos de idade. então vamos com calma, como disse o Fabrizio, Nadal, é Nadal.

  • Celo

    Hoje a torcida do Real Madrid lançou um sinalizador na torcida do Barcelona por sorte ninguém se feriu …. pergunte ao André Risek se o Real Madrid agora deve jogar sem torcida ou ficar dois anos fora de competições internacionais !!!!!! ou será que tem que morrer pra ele ser favoravel á tese dele ?????? tem outros jornalistas cariocas que também concordaram com o Sr. André Risek e uns foram além …. Pergunto á eles … no caso da torcida do Madrid o que vc´s tem a dizer ?????? Espero que os hipócritas se manifestem. Quero ver o proximo quebra pau num fla X vasco se eles terão a mesma opinião !!!!!!
    Agora falando do acidente que ocorreu … sou a favor da prisão de todos os envolvidos e a justiça daqui tem que enquadrar a gavioes da fiel pois tem muita culpa nisso. Agora punir o clube eu não acho justo … na minha opinião se a comenbol obrigasse que a renda os jogos da 1ª fase fosse destinada a família do menino seria muito mais justo.

  • Maurício

    Penso que se o Nadal jogar só no saibro e na grama ao menos em 2013, dará uma chance ao joelho de se recuperar. Se não der certo, melhor se afastar por 1 ou 2 anos. Daí começaria do zero, mas, a vida é assim mesmo, um eterno recomeço. Com a força de vontade que ele tem, nada é impossível.

  • Mauricio Guitzel

    Realmente essa preparação do Rafa está meio estranha pra nós leigos em medicina, fisioterapia e áreas afins. Mas uma coisa é certa, o Rafa está cercado pelos melhores profissionais da área, que certamente tem um proposito em tudo isso.

    Agora eu também acho que sua carreira pode estar entrado em um declive. De qualquer forma espero estar errado, pois um Rafa em alto nível deixaria o circuito muito mais interessante…

  • Mário Fagundes

    No ano passado, após o efeito Rosol, opinei sobre a volta de Nadal ao circuito, afirmando que o calendário dele não seria mais o mesmo e que não o veríamos mais competindo em todas as superfícies com a frequência de sempre. Nadal é um grande competidor e sabe que para voltar ao nível de antes será preciso muito tempo, tempo que o joelho vai dizer por quanto tempo ainda teremos o espanhol no circuito. É um pena, pois Nadal mudou a forma de jogar tênis e sempre é uma grande rival em qualquer superfície. Já, a ausência de Federer em alguns torneios, a meu ver, trata-se de uma nova estratégia que tem como objetivo priorizar os slams, disputar o número 1 e, consequentemente, prolongar sua carreira. Federer é muito inteligente. O segundo semestre dele será espetacular Podem apostar nisso!

  • EU ACHO Q ELE DEVERIA PRIORIZAR SAIBRO ATE ROLAND GARROS,MAS ELE DISSE HJ Q TEM INTENÇÃO DE JOGAR EM INDIAN WELLS …VERIFIQUE A INFORMAÇÃO ESTA NO SITE TENISBRASIL.COM.BR …FONTE UOL.

  • ANDREI Felipe Camargo

    Que jogo foi do Del Potro vs Baghdatis,o Del Potro tava perdendo no segundo set de 4 a 1,empatou o jogo,depois tava perdendo de 5a 4 com 40 a 15 pro baghdatis, Del Potro virou e ganhou o jogo no tie-bak. Esse atp 500 de Dubai parece grand slam de tanto tenista bom.

    Não sei porque esse Tsonga é tão badalado,perdeu na primeira rodada do Atp de Roterdãm,perdeu na primeira rodada no atp de Dubai,ganhou o titulo de Marselha porque tava jogando em casa.acho que ele é badalado porque é francês,só pode.

  • ANDREI Felipe Camargo

    Fabrizio,onde está Murray?desde o autralian open que não vejo ele participando de nenhum torneio porque tanto tempo afastado?

    • Fabrizio Gallas

      Se preparando pra IW e Miami, ele resolveu pular Dubai este ano.

MaisRecentes

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo

Federer, Nadal ou Zverev ? Quem é o favorito ao US Open ?



Continue Lendo