Nadal é Nadal



Quando tudo conspirava contra – condições da quadra, velocidade da bola, condições físicas com as dores no joelho, o bom nível e experiência de David Nalbandian -, Rafael Nadal entrou em quadra e mostrou que é Rafael Nadal e mostrou um bom nível de tênis para conquistar o título do Brasil Open.

Confesso, por tudo isso acima descrito e pelo decorrer da semana, ter ficado surpreso com a conquista. Cheguei a suspeitar que ele nem entraria em quadra visto o semblante e suas declarações no sábado. Mas por outro lado é preciso ressaltar a característica de superação, raça e a força mental do espanhol nos jogos importantes, ainda mais no saibro.

Na coletiva de imprensa Nadal pontuou a questão do recomeço da carreira após sete meses parado por lesão. Em 2005, no Sauípe (BA) ele começou a aparecer pro mundo ao ser campeão e engatar outros dez títulos, incluindo Roland Garros.

O que precisamos destacar e não podemos nos enganar. Nadal teve dois ATPs com torneios mais fracos e só enfrentou um Top 30, Jeremy Chardy, e o bom teste contra Nalbandian. E o torneio brasileiro foi jogado na altura, com condições velozes e não vistas em outros eventos. Seu próximo e bom desafio é em Acapulco, um torneio 500 com tenistas mais fortes (Ferrer, Warinka, entre outros) e onde se promete uma avaliação melhor da qualidade do retorno do tenista.

O que está pintando é um Nadal ausente no piso duro. Ele disse fazer uma avaliação após o torneio mexicano para saber se joga ou não Indian Wells,mas pelas dores que vem relatando, dificilmente estará na Califórnia. Dependendo da situação, seria até melhor para preservar o joelho para o saibro europeu onde defende muitos pontos.

Bruno Soares brilha – Três títulos, todos com parceiros diferentes. Bruno Soares definitivamente entrou nas graças do torcedor brasileiro tanto pelos resultados como pela simpatia e cada vez mais Bruninho e Peya se mostram sólidos para beliscar um Masters 1000 e um Grand Slam. Ele merece. Parabéns, Bruno!



  • ANDREI Felipe Camargo

    você não falou sobre a eliminação do federer,nas quartas de final de atp 500 de Roterdã,é a conquista de Del Potro que foi campeão sem perder um set no torneio.desde de 2008 federer não perdia pra um fora do top 20 em quartas de final,fiquei com pena do Benneteau perdeu a 8 final na carreira não ganhou nenhum titulo ainda,mais acho que ele vai ganhar ainda um,ele merece!

    • Maurício Luís Silva

      Andrei, não fique triste pelo Benneteau. Porque o que ele ganhou por esta final a maioria dos trabalhadores brasileiros não ganha em 10 anos. Uma hora dessas, ele deve estar se curando da derrota com os pés pra cima em seu iate, em Mônaco… Pensando bem, estou com pena de nós!…

  • ANDREI Felipe Camargo

    Fabrizio,quais são os próximos torneios que o Benneteau vai jogar?

    • Fabrizio Gallas

      Andrei, Marselha esta semana. Depois, não sei.

  • Paulo Filho

    Fabrizio, já faz um tempo que eu não escrevo por aqui, mas não fiquei longe da bolinha nem um segundo! Realmente foi uma surpresa o Nadal ter ganho o Brasil Open por conta de tudo o que vc disse acima, e a torcida brasileira acredito que tenha tido um fator importante nesse aspecto também. A energia da galera impulsionando o campeão foi única. Parecia até torcida de Copa Davis. Fiquei orgulhoso.

    Sobre o jogo em si, nada me tira da cabeça que no segundo set o Nalba pipocou, mas também ele já é um tiozão que tem dores nas costas e acho que isso foi um problema pra ele de novo. Logo mais acredito que ele deva se afastar de mais alguns torneios para se tratar.

    Outro ponto que eu quero comentar aqui por mais que não seja o foco deste post é o Del Potro. Acredito que esse ano ele venha a incomodar muita gente, principalmente nestes primeiros Masters americanos. Acho que ele leva pelo menos um deles, e também acaba com a sina de nunca ter vencido um Masters na vida (já venceu o US Open, mas nenhum Masters).

    Voltando ao Brasil Open, temos alguns pontos negativos a destacar sobre os jogadores brazucas: primeiro (é claro) o Bellucci… Se não está bem para jogar, uma vez que o ombro não está ajudando, faz um tratamento decente e volta só quando tiver as mínimas condições de jogo. Segundo, o Feijão… o rendimento dele caiu muito em 2012 e ele simplesmente não consegue jogar o que ele jogou contra o Nadal nos outros torneios. O problema dele é nitidamente psicológico. A derrota dele para o Nadal estava mais do que cantada, mas ele vendeu caro e só perdeu por erros dele, não por qualidade de jogo do espanhol. Se ele jogasse todos os challengers com metade da raça que ele jogou esse jogo, seria pelo menos top 70 fácil fácil.

  • apesar das dificuldades que surgiram no torneio , piso, bola, etc. fiquei muito muito feliz de ver a alegria a empolgacao do publico brasileiro. o esporte e isso . sua finalidade e trazer esses sentimentos ao coracao de um povo que precisa muito disso. o povo brasileiro merece sorrir como sorriu ser feliz. e o nadal foi um dos fatores que contribuiram para essa alegria juntamente com os outros jogadores. que os dirigentes que cuidam do esporte em nosso pais possam reconhecer isso e promoverem eventos alem do futebol para os brasileiros porque temos esse direito e merecemos. parabens ao nadal e que ele melhore a cada dia. e tambem ao Del potro que e sul americano como nos e um brilhante tenista.

  • Rafael

    Primeira observação: Quanta inocência achar que Nadal não jogaria a final de ontem. Nadal é o tipo de jogador que gosta de jogar o favoritismo pro outro lado e adora uma catimba. Essa semana mesmo catimbou quando o adversário ia sacar para o set. Deu um migué e pediu pra ajeitarem a quadra.

    Segunda observação: O nível técnico da final foi o que o torneio mereceu. Um torneio horrível com uma final que ganhou quem errava menos. Que jogo feio.

    Terceira observação: Esse foi um atp 250. Não deu pra avaliar o Nadal. Cada adversário pior que o outro. Deve ter sido o torneio com recorde de erros forçados. Uma final horrível entre um jogador fora de peso e com a aposentadoria próxima com outro que não jogava há 7 meses. A cada ponto eu imaginava o Djokovic nesse torneio. Ia perder no máximo 5 games.

    É melhor o Nadal não jogar os Masters americanos para não passar vergonha.

  • Raul

    Nadal é Nadal e puxa saco é puxa saco

  • Felipe Gonçalves

    Fabrizio, você não deveria ter suspeitado de que o Nadal entraria em quadra ontem, afinal de contas, não é a primeira vez que ele diz que não sabe se terá condições de jogo e depois entra em quadra voando.

    Ele o fez em 2009 no Australian Open, quando jogou por cinco horas contra o Verdasco na semi e disse não saber se teria condições de jogar a final. Não apenas jogou como correu por mais quase cinco horas.

    Este artifício é antigo e já foi largamente utilizado pelo espanhol: o de tentar tirar de si o peso da responsabilidade e jogar verde pra colher maduro sobre o adversário. Quantas vezes ele chegou a Roland Garros dizendo que o Federer era o favorito, mesmo ele tendo conquistado o torneio diversas vezes?

    Como isso vem funcionando e aparentemente os seus adversários ainda não deixaram de cair na armadilha, ele a repete constante e descaradamente.

  • pingo

    Não preciso me estender nos comentários, NADAL É NADAL…!!!!!!!!!!!!!

  • Simone Affonso

    Acompanhei de perto todos os jogos do Nadal no Ibirapuera e gostei muito do que eu vi referente ao jogo dele. Realmente está se superando e tratando-se de Nadal, ela ainda vai longe!!!

    Fugindo um pouco do post, fiquei perplexa com as condições do ginásio, destacando o enorme calor e a falta de organização! A entrega da premiação foi decepcionante, todos muito mal vestidos, mulheres com cabelos que pareciam terem acabado de acordar, sem nenhuma gentileza e orientação com os jogadores. Os troféus foram entregues numa caixa nenhum pouco prática, onde os jogadores não conseguiam mostrar nem para os fotógrafos, a tampa toda hora fechava prendendo os dedos. Um deles entregou o troféu com o óculos de sol na cabeça parecendo o “leleco” da novela Avenida Brasil! Um verdadeiro horror!

    Me deu pena de ver Nalbandian e Rafa Nadal passarem por grandes constrangimentos, principalmente tendo que posar várias vezes segurando aqueles cheques enormes e de pequenos valores para os fotógrafos. Sem falar das vaias que o Ministro dos esportes ganhou entregando aquele troféu ridículo de muito mal gosto ao Nadal! O coitado não sabia o que fazia, se segurava a bolsa do relógio, se abria a caixa com o troféu em forma de prato, tudo escorregava das suas mãos enquanto posava para os fotógrafos! Chegou até prender a tampa da caixa com o queixo para poder equilibrar melhor todas as coisas que foram colocadas ao mesmo tempo na sua mão! Ficou evidente a sua irritação, mas como é muito educado, devia estar rezando para sair dali o mais rápido possível!! Cômico e ao mesmo, muito triste!!!

    Sinceramente, me deu vergonha de ser brasileira nesse episódio!!! Tenho muitas dúvidas, quanto ao retorno do Nadal no Brasil Open, o que é uma grande pena!!!!

    Bem, eu precisava dividir isso com vocês!!

    • Também estive no Brasil Open, e só fui por causa do Rafa, mesmo não estando nem de longe na sua melhor forma, Nadal é Nadal! sem nenhuma dúvida! Curti muito ele, vi seus treinos, seus jogos, ganhei autógrafo enfim pra mim valeu a pena. E sem dúvida foi o melhor.
      Eu já imaginava o fiasco que iria ser esse ATP, quadra improvisada e péssima, bola quicando muito, superlotação na semi e final nem se fala, se acontesse alguma coisa estaríamos fritos, como já estavamos… Um calor insuportável, cadeiras sem numeração, pessoal do anel superior invadindo o inferior, quem pagou mais caro como eu, ficamos prejudicados. Além de tudo que Simone já mencionou quanto premiação, vaias no Aldo Rebelo, chingamentos, enfim um horror! Fiquei, como Brasileira, envergonhada de tudo. Uma final realmente triste para um tenista Top e educado como Rafa Nadal.
      E tenho certeza, que ele em SP, não irá mais!!
      E que 2014, no Rio de Janeiro, onde moro, tenha uma estrutura a altura de todos os jogadores, e expectadoresn pois é o mínimo que merecemos! Enfim coisas do Brasil, país que precisa crescer, evoluir e porque não ter Educação, pra frente Brasil !

  • Marcio

    Na minha opinião a surpresa positiva, ou não tão surpresa assim, foi a campanha do gaúcho Guilherme Clezar! Se ele entrar com a mesma atitude que entrou nos jogos que disputou e acho que ele pode surpreender nos challengers que ocorrerão na América do Sul durante os próximos meses!

    Achei que o Feijão apresentou uma boa melhora nesses meses, apesar das péssimas campanhas em Bucaramanga e Viña del Mar! Fez boas partidas em São Pulo nos torneios que disputou, acredito que volte a boa forma!

    Bellucci está clinicamente comprometido, infelizmente, e não acredito em boas campanhas em Acapulco e Buenos Aires! Mas em se tratando de Bellucci ele pode surpreender!

  • Claudia

    Fabrizio,
    Quero agradecer muito a dica do hotel do torneio, onde tive um dos melhores finais de semana de minha vida! Consegui ficar hospedada perto de meu ídolo, o conheci pessoalmente, tirei fotos, ganhei autógrafos, ingressos pra semifinal e final e até uma camiseta da Nike Vamos RRRRRRRRRafa autografada por Rafa. Nos encontramos algumas vezes na recepção do hotel e conheci de perto a equipe dele, como são educados e simpáticos! entendi porque Rafa é uma grande pessoa, ele tem um suporte muito grande; são super profissionais, sabem entender a legião de fãs que Rafa tem, gostam de ser tratados como pessoas comuns e em especial o astro Rafa é como um primo, sobrinho, neto, um amigo. Ele é um doce, a gente qdo se cruzava já se cumprimentava, ele falava: Oi! Ele estava com muita dor, principalmente no dia da semifinal, mas foram tantas as orações e pensamentos positivos que ele teve justamente com o adversário que teoricamente seria o mais difícil, a melhor partida. Não tive a oportunidade de cumprimentá-lo na final porque eles viajaram logo após a coletiva de imprensa. Eles foram para uma ilha no México antes de Acapulco (contado pelo próprio Rafa) para descansar e encontrar com a família para festejar o recomeço. Que o triunfo de ontem se repita por muitas e muitas vezes durante muitos anos. Valeu, Fabrizio!

  • Oswaldo Rodrigues

    Parabéns p/ seu ilustre trabalho. Se puder multiplique estas informações em outras mídias. Valeu assistir o início do Open Brasil ao vivo e as finais em casa. et: preciso de uma raquete Babolat aero storm 300 g, 320 mm e 630 cm2; por favor me ajude . grato Oswaldo Rodrigues.

  • rui costa

    RAFA PERDENDO SETS PARA JOGADORES QUE NINGUEM CONHECE,NAO PERDEU NAS QUARTAS PORQUE SEU ADVERSARIO AMARELOU (3-1 E SAQUE NO 3 SET) E AINDA VEM GENTE DIZER QUE NADAL ESTA JOGANDO UM EXCELENTE TENIS RSRSRS….COMPREM UMA TV EM CONDIÇOES POR FAVOR,COMO O FANATISMO CEGA AS PESSOAS…

    • Kelly Araujo

      Rui Costa, concordo plenamente com você. Nadal suou para ganhar do Alund e depois jogou sozinho na final, já que o Nalbandian não apareceu… O fanatismo cega as pessoas e a imprensa brasileira. O Nadal foi péssimo no Chile e no Brasil. Se ainda sente muitas dores e não está 100% volte para o fase de tratamento. Vamos ver se como o Nadal se comporta contra Berdych, Tsonga, Ferrer, Murray e os tops Federer e Djokovic….

  • Fabrizio boa noite!
    Gostei do jogo do Nadal contra Nalba, diferentemente dos 3 jogos anteriores quando seu tenis esteve muito abaixo daquele que estamos acostumados a ver. Lògicamente a intenção de vir ao Chile e ao Brasil foi para ganhar ritmo de jogo e testar de vez se o seu joelho vai aguentar para o resto da temporada sem se preocupar com titulos. Afinal de contas o que um titulo de ATP 250 acrescentaria em sua vitoriosa carreira, mas sempre é melhor sair como campeão. Achei que a devolução de saque, o revés, o forehand estavam melhores que nos dias anteriores, e ainda Rafa foi diversas vezes na rede com sucesso tentando encurtar os pontos.Para quem estava parado ha 7 meses e com tudo que conspirava contra,acho que foi uma evolução …abs

  • vexame do bellucci

    incompetente, como que consegue perder pra uma porcaria de jogador numero 166 do mundo,era pra ter avancado pelo menos ate a semifinal.seu jogo ja esta manjado pelos adversarios, sempre joga da mesma forma ,nunca muda ,todos sabem seus pontos fracos ,variacao zero,acho que a psicologa nao esta dando jeito em voce bellucci

  • ANDREI Felipe Camargo

    como pode belucci perder pro 166 no ranking?

  • Vandenberg

    Um titulo é sempre um título. Vai valer muito nas estatisticas esse titulo pro Nadal. Mas achei ridicula a atuação da Baleia Argentina. Que pena alguem tão talentoso ser tão perdedor como esse argentino. Não achei a atuação do Nadal espetacular, pelo contrario, está errando demais. resta saber se esse é um novo Nadal, ou é apenas fruto da falta de ritmo. Agora, será que o Nadal vai começar a resumir sua carreira no saibro? Que ele detesta, não suporta, odeia… perder. Isso todo mundo sabe. Mas, só jogar no saibro, inventando contusões para não jogar no cimento, não acredito. 2013 está cheirando a mais um ano de Nadal no saibro, só Djokovic e mais ninguem pode impedir isso, porem um ano de surras no cimento. Se ele jogar.

  • Até parece q Nadal levou muita surra em quadra dura. Ele tem vitórias expressivas neste tipo de piso q ñ é novidade não é o seu preferido e sim o saibro. Estive no Ibirapuera e não acho que Nadal tenha jogado mal e sim está nitidamente fora de ritmo , mas para quem não jogava ha 7 meses até me surpreendi com seu desempenho e com os resultados pois ou outros tenistas a não ser Nalbadian ( q estive c ele e ñ o achei baleia) jogaram um bom nível de tênis , até o abracei e pode estar um pouco acima do peso mas se ñ fosse tenista um ótimo porte físico. Portanto acho que Nadal está de parabéns e que seu desempenho em quadra foi muito bom estando tanto tempo inativo. Parabéns Rafael Nadal merecidamente Campeão do Brasil Open 2013 !

  • Deco

    Nadal,,,nao apresentou um nivel muito bom de tenis,em minha opiniao,mas fez pro gasto,pelo que os adversarios exigiram..como ele era o melhor do torneio,normal que jogasse nos momentos que precisou,,ate porque ele nitidamente se poupou em algums lances,,bolas que mesmo que nao pegasse ele nas condicoes normais nao desistia e vi por umas 4 vezes bolas enfiadas longe dele e ele nem tentar a defesa…Mas torco demais por ele,,e espero ele duelando com Djokovic Federer e compania que ainda acho que esses tres sao de niveis superiores aos demais..Me desculpem respeito a opiniao de voces mas e chato este papo de que ele so joga no saibro,,e obvio que ele tem preferencia por jogar do saibro e aonde se da melhor,mas isto nao quer dizer que elem joga mau em outros pisos,,,de 2010 ate agora,,ele disputou 5 finais de slams que nao fosse no saibro,(excluindo o Open da Franca),,,3 em piso duro,,2 em grama,sem falar o ultimo Wimbledon em que perdeu na segunda rodada e apesar de ele nao ter dado desculpas ,e claro que ele sentiu muito naquele jogo,,tanto e que parou apos o mesmo,,,sem falar no ultimo US Open e Australia que nao jogou,,,porque teria chances de chegar em finais….Teve tbm em 2011 masters de Miami e Wells que chegou as finais,,e 2012 as semis,,,enfim,,,menosprezam o Nadal,dizem que e ruim e tal,,,como pode?Se ele e ruim quem e bom?(exceto Federer e Djokovic)?A proposito com estes dois o confronto deles direto ainda e a favor de Nadal,,independente do piso,,ja ganhou final em dura e grama do Djoko,(Wells,Us Open e Queens)ja ganhou final em dura e grama do Federe(Wimbledon,,,Australia),,Pessoal,,analisem os numeros e os fatos,,Se ele desistir de algum torneio em dura,,,faz parte de sua estrategia de recuperacao e dai?Nao estou aqui para defender ou fazer papel de advogado do Nadal,,mas tem cada caomentario tendencioso ai acima que nao da ne?Antes de escreverem pesquisem os resultados os numeros,,,o historico do atleta que deve ser respeitado,,,,,,,,,Quando ele perde a final no Chile ele e uma porcaria,do tipo nao jogou com ninguem e perdeu,quando ele ganha do Nalbadian ganhou do velho barrigudo,,enfim chega a ser engracado,,,,,,,,,abracos a todos

  • Maria

    Oi Fabrizio! Qual foi o hotel que o Rafa Nadal ficou hospedado em SP?

    • Fabrizio Gallas

      Renaissance

MaisRecentes

Federer o franco favorito em Londres. Pouco a se tirar do Next Gen Finals



Continue Lendo

Quanto Nadal está disposto a arriscar por Londres ?



Continue Lendo

Quem é o melhor do ano ? Federer ou Nadal ?



Continue Lendo