A minha escalação da Rússia



O mistério foi (semi) desfeito nesta quarta-feira aqui em São José do Rio Preto. O capitão da equipe, Shamil Tarpischev, não compareceu à coletiva de imprensa. Segundo a organização, ele perdeu a conexão em Frankfurt e deveria chegar na noite desta quarta-feira. O técnico da equipe Andrei Olhovskyi avisou que nem Evgeny Donskoy e tampouco Andrei Kuznetsov iriam aparecer para o confronto e que Teymuraz Gabashvili e o novato Stanislav Vovk seriam selecionados.

Em Copa Davis cada capitão decide sua equipe até 1h antes do sorteio de quinta-feira. Tudo o que se passa antes disso bem como a escalação prévia divulgada pela ITF dez dias antes pode simplesmente não valer nada como vem sendo nesta semana por aqui. Então, a não ser que haja algo ultra surpreendente, a Rússia virá com esta formação.

Baseado nesse time resolvi pensar com a cabeça do capitão. Com tantos desfalques e essa equipe, quem ele deveria escalar ? As melhores opções foram Igor Andreev e Teymuraz Gabashvili em simples, Andreev e Bogomolov para as duplas. Assim, Andreev por ter melhor ranking, enfrentaria Rogério Dutra Silva e Gabashvili pegaria Bellucci no 1º dia.

Bogomolov é o número 1 da equipe, mas só venceu uma partida no saibro em sete disputadas no ano. E colocá-lo como número 2 de simples é na teoria repetir um jogo que não encaixa tão bem pros russos com Bellucci logo de cara. Andreev perdeu pro número 1 nacional tanto no saibro de Gstaad, também na altura, em 2009, quanto na Davis em Kazan ano passado no piso duro, ambos em dois sets. Andreev teria assim uma vantagem da experiência contra Rogerinho o que na cabeça deles significa garantir pelo menos 1 ponto na sexta-feira tendo a chance ainda de Gabashvili dar um calor, cansar Bellucci, já que tem melhores resultados que Bogomolov na superfície. Sim, Teymuraz já fez oitavas em Roland Garros, em 2010. Pra quem não sabe este é também o melhor resultado da vida do brasileiro em Majors, na mesma temporada.

Essa é minha ideia, apenas tentando entrar na cabeça de Tarpischev que parece ter deixado a preocupação da equipe muito mais com o técnico Andrei Olhovskyi do que sobre si. Afinal o capitão chegar na véspera do jogo é incomum.

Curtinhas:

O sorteio acontece às 12h desta quinta-feira no Harmônia Tênis Clube.

Até a tarde desta quarta-feira a venda de ingressos batia os 3,5 mil num total para 5 mil pessoas. Ainda há bilhetes à venda na TticketsForFun, bilhetes mais baratos a R$ 150 pros três dias de jogos. Vale à pena vir, mas traga o protetor solar. Hoje passamos dos 35º C.

Falando nessa temperatura não seria nada bom o Bellucci fazer o primeiro jogo, que começa na sexta-feira às 15h. Indo pro domingo o brasileiro vai sofrer pois terá que fazer a primeira partida neste mesmo horário.

 



  • André T.

    Gabashvili tá em péssima fase, nem se compara com o de 2010 que fez quartas em RG e deu um calor na primeira rodada do US Open pro Nadal. creio que nem calor vai conseguir dar.

  • Lucas

    Fabrizio,
    assunto totalmente diferente, mas achei um site muito bom e com atualização rápida sobre resultado de jogos da ITF na Europa, já que utiliza os dados do PDA do juiz de cadeira, então tem as estatísticas, etc. Bom se quiser acompanhar o resultado da Teliana, por exemplo.

    abraço

MaisRecentes

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo

Federer, Nadal ou Zverev ? Quem é o favorito ao US Open ?



Continue Lendo