Os 4 melhores em ação. A sorte de campeão ?



Londres verá os quatro melhores tenistas que entraram na chave em ação na fase semifinal. Sim, com a ausência de Rafael Nadal, pra mim, Federer, Djokovic, Murray e DEL POTRO, são os melhores do circuito. David Ferrer ficou fora nas oitavas, foi uma surpresa, mas mesmo merecendo estar no grupo dos top 5 não tem os golpes necessários para ganhar dos top 4 nos principais torneios.

Mas o caro leitor deve estar me achando um louco, questionando pois Delpo não vence um desses top 4 há tempos e perdeu os últimos encontros com Ferrer. Isso não faz ele ser pior que os outros. Só remete a um problema físico que fez com que a confiança do argentino contra os grandes ficasse abalada. Um ano de fora das quadras não é fácil você retomar o auge vivido em 2009 que chegou após muito custo.

Delpo mostrou por A + B que tem bola e já ganhou de todos lá em fases decisivas de grandes competições, inclusive em final de Grand Slam, o que falta é aquele passinho a mais nos momentos importantes. Aquela boa devolução ou direita vencedora ou saque potente no break a favor ou contra. Terá mais uma chance.

Mas o problema de Delpo é que a fase de Federer é ótima e a freguesia com o argentino é enorme. São 12 vitórias em 14 jogos, cinco só este ano. Federer vem jogando bem, mas ainda não deu aquele show na Olimpíada e na partida de hoje contou com o fator sorte para justo no match-point conseguir uma devolução slice triscando na fita e caindo indefensável para John Isner que sacava muito. Federer me parece com sorte de campeão.

A outra semi também promete. Será o primeiro encontro de Murray e Djokovic na grama. O sérvio vem alternando exibições excepcionais e alguns deslizes e Murray fazendo jogos bem equilibrados com muita consistência. Djokovic pode se aproveitar do fator pressão em cima de Murray que sempre atua nas rodadas decisivas em Wimbledon. De qualquer forma será um jogo para três sets ou dois bem equilibrados.

A minha aposta ? Final entre Federer x Djokovic.

Interessante que temos a batalha pelo número 1. Por enquanto Djokovic vai recuperando a liderança mesmo que ele e Federer percam na semi. O suíço precisa então torcer contra o sérvio ou conquistar o título para se manter na ponta.

E no feminino a ‘intrusa’ é Maria Kirilenko nas semis. Serena é a favorita ao OURO na minha visão em final contra Sharapova. Deu pneu em Zvonareva em Wozniacki e está com um tênis muito agressivo com saque potente. Não deve ser tão fácil assim contra Azarenka e tampouco numa provável final contra Sharapova, mas vem mostrando nível acima das demais na semana.

Uma pena a derrota da dupla Melo/Soares. Os mineiros pegaram rivais que sacam e voleiam bem e acabaram pecando um pouco no serviço, poderiam ter jogado melhor. Mas a campanha foi ótima e lutaram com muita bravura para trazer uma medalha. É seguir no circuito com seus parceiros fixos (o croata Dodig de Melo e o austríaco Peya o de Soares) e se concentrar para a importante batalha de setembro na Davis.



  • Edmárcio

    Sorte ou competência? Pq ele já havia ganho o primeiro set então… Federer continua sendo favorito para levar as Olimpíadas (e quando não foi???).

  • Igor Fernandes

    Ae Boss, O fato é que tá complicado mesmo. Vão ser 2 jogos excelentes e minha opnião pra final é Federer x Murray. Delpo não joga seu melhor tenis na grama, ainda mais contra o slice do Federer que desliza muito na superficie que está escorregadia. Do outro lado, Muarray está jogando melhor do que o Djoko no momento, e se eu acertei a final ali em cima, desta vez aposto no Murray com o titulo.

    • Igor Fernandes

      Cruzei, dei a cabeçada, defendi e fiz de rebote.

  • Regis

    Concordo 75 por cento com você. Colocaria o Tsonga no lugar do hermano argentino. Pará o azar dele teve o sérvio pela frente.

  • diego

    É duas semifinais páreas, o Delpo tem chance se pressionar o suíço logo no início do jogo, mesmo assim acredito no Federer. Já na outra prefiro não opinar, no entanto gostaria q o britânico ganhasse e disputasse novamente uma final na grama sagrada.
    Por q Nole tomaria a posição do suíço se ambos caíssem nas semi?

    Go Federer!

    • Edmárcio

      Federer defende mais pontos de um torneio que ocorreu na mesma época no ano passado que o Nole.

      E Federer mostrou uma vontade absurda hoje para vencer Del Potro que não desistia nunca.

  • Henrique C.

    Muito complicado apostar contra um britânico na grama. Djokovic pode ser mais jogador no geral, mas ele não se mexe tão bem na grama quanto Murray.

    Del Potro está surpreendendo, nunca imaginaria que alguém que chega a estar 2,5m atrás da linha de base em jogo de Wimbledon poderia alcançar a semi e estar nesse momento, levando o Rei da Grama ao limite.

  • Edmárcio

    Pergunta ao Fabrizzio… pq apenas o Federer usa slices no cirtuito??? Eu assisto outros jogos e nunca vejo outros jogadores usando a não ser por sorte/necessidade… Federer usa como arma/consciente.

    E no jogo de jogo fica nítido (eu já havia percebido isso contra Nadal, Nole e Murray também) que incomoda demais os slices, o Del Potro tinha trabalho, errava, não conseguia devolver aquela pancada quando tinha que lidar com slices na direita.

    Se é tão chato lidar com slices… pq a maioria dos tenistas não os usa???

    • Fabrizio Gallas

      Ficou notório como os slices fizeram diferença ontra o Delpo hoje. O tênis ficou muio físico e de porrada então essa variação poucos possuem como o FEederer. Stepanek usa de vez em quando pra subir à rede e os tenistas que subiam a rede utilizavam

      • Edmárcio

        Não é só o Delpo, todos os tenistas não se dão muito bem com slice… Nadal por exemplo sofre com eles, é o golpe que Federer tenta utilizar para bater o espanhol… slice incomoda qualquer um pq quando vc bate na bola ela não via onde vc quer mais, o defensor perde o controle da bola. É uma pena que poucos usam esse recurso no circuito, Federer quando está no sufoco se salva por causa deles. É uma variação de jogo que deveria ser aprendida e utilizada por qualquer tenista profissional… será tão difícil mudar a rotação da bola assim??? Confesso que não tenho técnica e nunca tentei fazer.

      • Edmárcio

        Acrescentando… o Federer faz winners com slice… no jogo de hoje ele fechou vários pontos com slices como por exemplo para empatar em 6/6.

        • Igor Fernandes

          Por isso que gosto de assistir Federer x Roddick. O Roddick é experto e visto que não consegue bater os slices do Federer no bachand, devolve o slice novamente e isso se repete algumas vezes.

        • Tenho observado que os jogadores que executam o backhand com as duas mãos nao tem slice.
          Em contrapartida aqueles que tem o backhand com uma mão só (o chamado backhand classico) executam slices e são muito melhores de rede que os jogadores de “dupla mão”.
          Parece-me que o slice de uma mão só envia a bola com mais efeito e menos velocidade o que dá tempo do jogador chegar na rede para volear.
          Este mesmo efeito e velocidade incomodam a jogadores de “dupla mão” porque os obriga a correr para a bola e executar uma devolução de duas mãos com efeito contrário. Um golpe muito dificil, sem dúvida.
          Realmente, o Federer faz winners com slices mas o que é que êle NAO faz :):):)

  • Eduardo

    Jogo pra ouro!!!!!
    Go Roger!!!

MaisRecentes

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo

Bellucci se reencontra



Continue Lendo

Rep. Tcheca seria o melhor rival do Brasil na Copa Davis



Continue Lendo