Bellucci top 10 ? Por que não ?



Esta semana o tenista argentino Juan Monaco entrou pro Hall dos dez melhores do mundo, algo para poucos tenistas e que é fato marcante. Monaco é um tenista cheio de talentos ? Não. Monaco não tem nenhum saque definidor, não tem nenhum golpe demolidor ou tampouco tem aquele peso de bola descomunal. Mas ele joga um tênis eficiente, com seu estilo baseado na troca de bolas com firmeza, bons contra-ataques, muita luta, garra e parte mental forte. Seus principais resultados eram no piso de saibro até o fim do ano passado, mas uns ajustes e muita determinação o colocaram com bons resultados na superfície rápida.

Se Monaco conquistou esse feito, por que Thomaz Bellucci não pode ser top 10 ? O brasileiro tem mais bola que nosso hermano. Um forehand, backhand  e serviço mais potentes e assim como o argentino consegue a maioria de seus bons resultados no piso lento. O que falta a Thomaz então ? Tudo o que faltava vimos nas últimas semanas, sobretudo nesta de Gstaad. Aliar a potência com a consistência e oscilar pouco, não deixar que um game mal jogado o abale pro restante da partida, ir buscar resultados mesmo com tenistas melhores ranqueados e com mais experiência. Além disso ter uma disciplina tática, não sair só batendo de um lado a outro e sim explorar os defeitos do oponente. Por fim ter uma sequência de bons resultados.

A confiança é um ponto crucial no tênis e ela paira no momento com Bellucci ajudando nessa melhora mas não indica que ele sairá ganhando de todo mundo em outras superfícies Digo e reafirmo, sua amplitude no movimento nos golpes é grande e num piso mais rápido acaba tendo menos tempo na batida na bola o que o leva a mais erros, por isso os resultados são piores. Mas Bellucci tem condições de melhorar, de ficar mais veloz, melhorar os reflexos na batida. Hoje em dia a exigência para ser top 10 requer algum resultado na superfície mais rápida, mas mesmo que essa evolução demore, com o estilo que tem Bellucci, suas chances ficam ótimas de virar ao menos top 20. Neste ano nosso número 1 é o 23º colocado, só tem mais 100 pontos a defender até dezembro. A oportunidade é boa.

Sai nesta quinta-feira a chave da Olimpíada com boa expectativa. Os jogos em Wimbledon terão melhor de três sets sem tie-break no último e a final masculina será melhor de cinco também sem tie-break no decisivo. Com duelos mais curtos e partidas na grama novamente os sacadores podem surpreender. Nomes como John Isner, Andy Roddick e Milos Raonic tendem a chegar longe e porque não Bellucci pode ser uma surpresa ? O brasileiro saca muito bem. É importante que não caia contra um Federer ou Djokovic logo nas primeiras duas rodadas. Entre as mulheres Serena aparece como favorita principalmente depois do que fez há um mês atrás, mas como sempre precisa se cuidar nas rodadas iniciais onde costuma se complicar com franco-atiradoras.

Veja Aqui a História das Olimpíadas no TênisOs detalhes e Pontuação desta edição e os cabeças de chave

Curtinhas Olímpicas:

Voltando um pouco ao Monaco. Uma ótima pessoa e muito humilde, já o entrevistei num Masters 1000 há três anos esempre atende ba imprensa, além de ser muito batalhador. Top 10 merecido.

Os espanhois reclamam da quadra, dizem que está  muito úmida no fundo. A organização, no início da semana,período longo de chuvas atrapalhou na confecção da nova superfície e mostraram preocupação. Vamos aguardar o início dos Jogos para saber. Os brasileiros por enquanto não falaram nada.

Saíram os cabeças. Nenhuma surpresa nas simples, sim nas duplas. Teremos Federer/Wawrinka como cabeças 6 e Djokovic/Troicki como cabeças 8 e as irmãs Williams sem serem pré-classificadas. Teremos uma disputa bem acirrada no torneio de duplas e os brazucas têm boas chances. Bruninho Soares treinou hoje com Andy Murray.



  • LUQUES

    FG, me desculpe, mas não tem cabimento esta comparação, vc mesmo diz:
    “ele joga um tênis eficiente, com seu estilo baseado na troca de bolas com firmeza, bons contra-ataques, muita luta, garra e parte mental forte”, tudo que o Thomaz não tem, principalmente mental forte, o Mônaco troca 200 bolas na cruzada e não arrisca a paralela, o Thomaz trocava duas, agora troca três até ir pra paralela, então o risco é muito maior, o Monaco não aventura-se pela rede, o Thomaz faz uns voleios ridículos, o Monaco chega em todas as bolas, o Thomaz em uma na segunda ele dá um slice de direita que não existe, e vai por aí.
    Menos FG, menos.
    ABçs.

    • Fabrizio Gallas

      Luques,

      Mas o Monaco tem uma bola menos potente e com muita disciplina chegou lá. O que eu disse na verdade no post é que com mais disciplina e consistência Bellucci tem totais condições de chegar lá, obviamente com forte poder mental também 🙂

  • Mauricio

    Fabrizio, eu também concordo que o Bellucci tem condições de chegar ao top 10, permanecer lá por muito tempo já é mais difícil. Para isso precisaria diminuir os erros não forçados e pontuar mais em quadras rápidas como você já disse. É possível ele conseguir encurtar esses golpes sem perder em potência? Ou ainda, é possível mudar o estilo apenas para quadras rápidas e voltar ao normal no saibro? Abraço.

  • Igor Fernandes

    O que falta ao Bellucci na minha opnião é conquistar resultados em MS 1000 Slam. Olhando a pontuação que ele possui nessa categoria fica fácil entender que caso ele consiga quartas em torneios grandes, chega lá. E digo QUARTAS DE FINAIS. O ranking Top 10 é muito bem segmentado. temos 1,2 e 3 que são intocáveis e fazem praticamente todas as semi-finais. A segunda parte é Murray, Que é o dono absoluto da posição 4. Ele não tem jogo para alcançar os 3 primeiros e ninguem abaixo tem nivel pra ameaçar a posição dele, está em quase todas as semifinais, de vez em quando alguém rouba sua posição. Em 5 e 6 temos Ferrer e Tsonga revezando, sem capacidade de chegar no Murray. Na posição 7 está Berdych, com condição de brigar pela posição 5 e até ficar mais proximo do Murray do que o Ferrer e o Tsonga, mas só tem vinga. E por fim as posições 8,9 e 10 que parecem a dança das cadeiras, onde o 12º pode virar 8º rapidamente.

    Bellucci pode muito bem se aproveitar dessas vagas (8,9,10) e consegui a glória de um top 10 e entrar pra história.

  • Leonardo Rodrigues

    Se Nadal ganhou 11 grandslams e foi numero um do mundo, por que Bellucci não pode ser top 10?

    • Claudia

      Você é ridículo, que comentário infeliz! Rafael Nadal apesar da idade, foi o primeiro a conquistar o 7º GSlam em Roland Garros, antes do grande Roger Federer, além de ter a medalha de ouro olímpica desde os 22 anos, portanto o GOLDEN SLAM, e você minimiza o camparando com T.Bellucci??? Inveja mata, vai jogar frescobol, seu mané!

    • Edmárcio

      Exatamente… se hoje em dia o estilo de jogo do Nadal consegue isso com as quadras cada vez mais lentas e chatas… então Bellucci pode chegar a TOP10… aliás, a grama de Wimbledon hoje é mais lenta que vários Master 1000 no saibro, chega até ser irônico.

      • Claudia

        Você realmente é apenas um bom entendedor de grama, então vá pastar…porque de tênis não entende. Quando leio os posts aqui vejo a diferença de outros sites, aqui sai muita asneira…lamentável.

        • Artur

          “aqui sai muita asneira…lamentável.”

          A começar pelo blogueiro, não é Claudia?

          • Claudia

            O blogueiro não tem muito critério nos seus comentários. Tem dias que ele é o clone de Dácio Campos, outros ele se transforma em Carlos Moya e eleva um certo espanhol lindo, maravilhoso ao status de gladiador. Dois dias depois ele escreve em parceria com Cinthia (Psicológa de Thomaz Pelúcio) acreditando que o brasileiro vai chegar ao top 10 e em seguida ele joga o rapaz na lama! não se espante se em bem pouco tempo ele novamente aposente Roger Federer, como já aconteceu no ano passado durante a primeira etapa da temporada até o US Open. Tenho copiado tudo para fazer no final do ano uma retrospectiva FG 2012. Vamos rir muito de tudo isso.

          • Fabrizio Gallas

            Se você tem copiado meus comentários e escreve bastante é que gosta de ler não é ? Se não gostar, como você está dizendo, não me incomodo que você não leia e nem psote mais aqui, afinal cada um tem sua opinião e pode gostar ou não do que quiser.

            E sobre minhas opiniões. O tênis varia bastante. Os principais jogam 18, 20 torneios por ano e passam por fases não tão boas e outras no ápice, então é natural que se exalte atuações ou se critique dependendo do que estiver ocorrendo.

            Quanto ao Bellucci sempre fui um defensor do seu talento desde que começou a ter bons resultados em 2008, 2009, mas sua cabeça é seu principal vilão. Quantos tenistas de pior qualidade estão ou já ficaram ao menos no top 20 ? Diversos. E meu post sobre ele no top 10 vem de encontro à sequência de três bons resultados do Thomaz, algo que não ocorria desde 2008 e que mostra tanto uma evolução mental bem como provavelmente uma evolução física, fatores que sempre venho batendo no Bellucci.

            Se o cara está jogando mal eu não vou fazer vista grossa e passar a mão na cabeça dele, assim como se estiver bem, será elogiado.

            Quanto ao Federer. Eu nunca o aposentei, só ressaltei que cada ano torna-se mais difícil ele vencer Grand Slams por conta das subidas de Nadal e Djokovic. E antes de Wimbledon escrevi que o Grand Slam na grama e o US Open, pela velocidade das quadras e seu jogo agressivo, eram os Slams onde tinha mais chances pois conseguia diminuir esse défict físico para Nadal/Nole. E deu no que deu, ele venceu Wimbledon.

        • Edmárcio

          Quando falta-se argumento, apelá-se… lamentável… ainda se critíca que o brasileiro não produz mais bons tenistas, olhe-se ao redor e apenas pessoas que não sabem nada do que seja tênis e como o mesmo vem decaíndo a uns bons anos.

          • Claudia

            Edmárcio além de não entender absolutamente nada de TÊNIS, literalmente é um assassino da gramática.

  • lucas

    o brasileiro saca bem tem direitas potentes mas faltalhe muitos outros pontos importantes para ser top 10. precisa de consistencia poder mental esquerdas menos falhas defender melhor e volear melhor. ou ele tem que ser excelente em duas dessas coisas ou entao temo que ser mais ou menos em todas.

  • Marcos

    Acho que você não deve ter passado tanta raiva quanto eu assistindo os jogos do Bellucci…Depois de tudo que eu vi, só acredito quando ele estiver lá…quando ele estiver beirando o top 20 eu quero ver como ele vai agir…da ultima vez não foi muito legal

    • Fabrizio Gallas

      Sim, ficamos todos com raiva, mas sempre acreidtamos que algo pode mudar como nas últimas semanas mostrou.

  • Rafael

    Sempre gostei desse blog mas ultimamente o Fabrizio tem exagerado! Primeiro disse que o Federer não pode ser considerado o melhor de todos os tempos pois não ganhou de Nadal em RG e por ter um retrospecto desfavorável contra o espanhol! Agora vem com essa que o Bellucci pode virar top 10! As vezes e melhor escutar um leigo do que jornalistas que se dizem conhecedores do esporte! E sempre alguma coisa! Bellucci ganha 5 partidas seguidas e dizem que pode ser top 10! Nadal ganha os torneios do saibro e RG e dizem que ele vai bater os recordes do Federer! Federer perde uma meia dúzia de jogos e dizem que ele está acabado! ACORDEM! Nadal nunca será melhor que o Federer! Não surgirá nenhum tenista melhor que o Federer. O suíço eh igual ao Pelé, Jordan, Tiger Woods! Quem viu viu, quem não viu não verá outro igual! E por fim, Bellucci não será top 10! Se alguma dessas previsões não ocorrer eu paro de escrever sobre tênis em qualquer blog!

  • guip

    acho q na hard e grama falta tudo ainda. Nao passa da 1 rodada em nenhum torneio. No saibro ja é de algum tempo q ele é quase top.

  • Suzy

    Você está querendo demais, não é Frabrizio? Thomaz no top 10? hahahaha não tem psicólogo nem psiquiatra que consiga essa façanha. Também não acho que deva ser comparado ao Mônaco, aliás, merecidíssimo top 10.

    • Fabrizio Gallas

      Eu acho que ele tem bola sim, mas não para agora. Mesmo assim mostrou evolução.

  • Rafael Busquet

    O problema é que o Bellucci é instável…… semana que vem pode perder na primeira rodada de um ATP 250….. como pode chegar as semi de um Masters Series…..

    Tem um bom saque, uma boa esquerda….. porém tem movimentação limitada e falta de paciência em alguns momentos.

    O que diferencia os Top 10 ou Top 20, muito além da técnica, é a regularidade….. isso falta ao brasileiro….. aí é que pega….

    • Fabrizio Gallas

      Sim muito instável, mas pela 1ª vez após 4 anos conseguiu 3 bons resultados seguidos sem ser só em Challengers, isso pode ser considerado um avanço na parte mental. Continuemos aguardando

  • Edmárcio

    Menos, menos, muito menos. Se bem que no tênis atual onde um cara como Nadal consegue ser número 1… tudo pode acontecer… mesmo assim ele continua sendo fraco… TOP30 e olhe lá.

    • Fabrizio Gallas

      Se você comparar com Federer, Nadal e Djokovic certamente Bellucci tem muito menos recursos técnicos e no mental. Mas no restante que está ali no top 10 e principalmente no top 20 o diferencial mesmo é a cabeça. Com 3 resultados em sequência Bellucci mostrou uma evolução. Ele costuma ser um tenista de lua, faz um bom resultado e na semana seguinte não aguenta o tranco seja fisica ou mentalmente. Já vimos algo diferente.

  • Lucas

    É simples falar o que falta para cada tenista chegar ao top ten!

    A vida de vocês jornalistas brasileiros é muito fácil… Apontam uma enorme de quantidade de suposições, de “se…”!

    O se não existe.

    Thomaz Bellucci é um cara que não tem característica e não tem o vigor necessário para se tornar um Top 10!

  • Mauricio

    Pô o Bellucci já foi 21, vai que pega uma sequencia boa e chega ao top 10.
    Sacanagem a chave dele nas olimpíadas ein…

    • Fabrizio Gallas

      É uma pena, foi pesada a chave. Ainda não acho que o Bellucci hoje tenha jogo pra top 10, mas top 20 com certeza, mas já demonstrou uma melhora, vamos seguir

  • Na minha opinião o thomaz já tem uma excelente psicologa!!que se cuide os top 10!!!pois lá vem tigre!!o thomaz tem um saque muito preciso e potente!!!e pra mim ele é o quart cara a ter o melhor forhand de todos!!só superado pelo federer,del potro,nadal!!!!!!!então o problema de mentalidade está resolvido!!!!e na minha opinião essa claudia está completamente errada pois o nadaĺ tem o estilo de jogo do thomaz unica coisa que o nadal tem e o bellucci ñ tem é o mental forte!!!!mas agora ele tá com a carla di pierro a melhor psicologa da america do sul!qqqqqqqqentão nosso problema tá resolvido!! abraços!!!!!!

MaisRecentes

O melhor Rafael Nadal entra para a história do esporte



Continue Lendo

Djokovic ou Thiem podem parar Nadal ?



Continue Lendo

Um novo patamar para o Next Gen



Continue Lendo