BELLUCCI GIGANTE!



Meu título de hoje vem em letras garrafais para demonstrar minha satisfação MAIÚSCULA com uma série de barreiras mentais que Thomaz Bellucci quebrou neste domingo.

A primeira delas, vencer um top 10 com jogo muito consistente em uma final. A segunda, conseguir uma virada na final. A terceira e mais importante. Virar um jogo após o baque que Thomaz levou com a perda do 1º set. Após ter 6 a 1, cometer erros seguidos e entregar a parcial com uma dupla-falta que entrou pros pontos mais bizarros do ano era muito provável que a cabeça fosse pro espaço, o que, felizmente não aconteceu.

Bellucci é criticado por nós comentaristas e acaba não dando aquela confiança ao torcedor por essas oscilações mentais e por se perder muito em jogos que estavam ganhos ou controlados. Ele consegue ir do céu ao inferno em minutos.

Hoje o diabinho, o menino do mau quis que Thomaz entregasse o jogo no segundo set. Ele começou a dar curtas desesperadas sem nexo algum. Mas o anjinho na cabeça aparecia logo depois pedindo para ficar no jogo, controlar o serviço, não ser tão apressado no fundo e ir confirmando os saques para apagar o mico na primeira etapa.

E ele conseguiu, foi se ajustando, foi esquecendo e recolocando em prática tudo o que fez na semana e anteriormente na partida para desenvolver seu melhor tênis. Conseguir ser firme e decisivo para fechar a segunda etapa e se sobrepôr ao mental do rival para largar na frente no terceiro set e aí sim usar toda a confiança para dominar.

O título de Thomaz desta semana foi enorme, ergue a confiança do brasileiro em todos os aspectos tanto pras Olimpíadas como para os torneios no piso rápido e o mais importante, faz acreditar que virar jogos contra tenistas de qualidade é possível, que ele tem bola pra isso. Outro aspecto importante. Bellucci conseguiu ser disciplinado também taticamente explorando os defeitos dos adversários. Tênis não é só pancadas e winners. Tênis é talento, tática e muito poder mental. Bellucci teve tudo isso na semana e mereceu muito o troféu.

Parabéns Thomaz!

Curtinhas:

Bellucci, que é o 2º melhor ranqueado da história do Brasil se torna o 3º maior vencedor de ATPs ao lado de Meligeni com três canecos. O brazuca disputou quatro finais e Fininho, que foi top 25, ganhou três em seis decisões. A frente somente Guga com 20 títulos em 29 decisões e Luiz Mattar com sete títulos em onze finais. Bellucci deixou pra trás Thomaz Koch e Jaime Oncins que faturaram dois ATPs.

Com o troféu ele será 40 do mundo. Valeu a pena rebaixar jogando challenger não é ? Ganhou Braunschweig, fez semi em Stuttgart e campeão em Gstaad. Há três semanas ele era 80 do ranking.

É também o 5º top 10 em 19 jogos que Bellucci vence, o segundo do ano. Verdasco (10º, Acapulco 2011), Murray (4º, Madri 2011), Berdych (8º, Madri 2011), Ferrer (6º, Monte Carlo 2012) foram os outros.



  • Yuri

    Campeão Thomaz! Parabéns, garoto! Alegria imensa essa, 3º título de ATP! SENSACIONAL!
    Rumo à grama sagrada de Wimbledon!
    Pena que as autoridades que se dizem sérias, não investem em outros esportes, e , em especial, nesse esporte do outro mundo que se chama tênis. Vivemos de alegrias que poderiam ser bem mais constantes, se houvesse o suporte necessário para tais.
    Mas valeu Bellucci! Maravilha esse título, igualando o Fininho! Histórico!

  • Rodrigo

    Acho que hoje os brasileiros que gostam de tênis estão muito felizes, mesmo os que sempre criticaram Belucci por sua inconstância mental, no qual me incluo. Virar um jogo nessas condições, perdendo o 1º set da maneira como perdeu, tendo 6 x 1 no tie break, é uma demonstração enorme de força mental. Sinal de que algo está mudando. Então fica a mensagem pra todos nós: o ser humano não é estático e imutável, pelo contrário, é possivel corrigir suas falhas, evoluir e se tornar melhor. Qualidade de jogo todos nós sabemos que thomaz tem, e parece que agora está adquirindo o que lhe faltava, o equilibrio emocional e mental. Parabéns Bellucci e sua equipe, vocês merecem.

  • Maria Helena de Campos

    Parabéns, Campeão Bellucci! Eu nunca deixei de acreditar em você. E, ao contrário dos corneteiros de plantão e sem plantão também, sei que você é um grande tenista e que luta muito pela sua carreira. Você merece e tem muito ainda por vir. Parabéns, Gigante!!!

  • Nazareno(Mossoró -RN

    sempre acompanho os brasileiros nos jogos da ATP,seja na TV, na net e so tive a oportunidade de acompanhar na quadra apenas no brasil open 2011 (semi e final na qual bellucci saiu nas quartas para CHELA) onde fui para o sauipe para realizar meu sonho de assisti um torneio nivel atp e ver bellucci , mas tudo bem. valeu apena!!!
    hoje meu sofrimento e alegria de ser brasileiro e amante e praticante do tenis e fã do bellucci foi recompensado,com muitas de felicidade. parabens tomaz!!!.Estou junto COM VC!!!
    FABRICIO UMA PERGUNTA! QUAL SUA ESPECTATIVA PARA O BELLUCCI NESSE SEGUNDO SEMESTRE? RANKING?

    • Fabrizio Gallas

      Expectativa que ele consiga uns bons resultados no piso rápido, ganhe algumas rodadas no US Open e nos ATPs na superfície, título é bem difícil, mas vamos torcer.

  • Confesso que Bellucci me supreendeu, não pela vitoria pois sei que tinha condições de vencer o Tipsarevic, mais pela forma que continuou no jogo, após o apagão, depois do 1º set, pensei já era agora ele toma um pneu e fica com o vice, pois não é facil conseguir manter o foco depois de ter 6/1 no tie-break e perder. o que me deixa mais feliz foi o mental teve um grande poder de reação não se entregou como das outras vezes. que normalmente tomaraia um vareio nessas circunstancias. e não foi contra qualquer um, foi um top 8 do mundo um tipsarevic encardido. como vi na transmissão da ESPN o nosso Fernando Meligeni falando acho que nós Brasileiros temos que ter mais respeito com esse tenista, pois não é qualquer um que consegue chegar a ser 21 do mundo e conquistar 3 titulos da atp com 24 anos. talento ele tem isso que entende um pouco de tênis sabe disso. o mal das pessoas e quere-lo compara-lo ao o nosso Guga isso é maior injustiça. o Guga foi um fenomeno que surgiu algo raro. mais temos sim um bom tenista capaz de encarar os tops em igualdade. se ele conseguir manter essa cabeça no lugar sem duvida será um top 20 com certeza em breve. estava analisando o top 20 alguns tenistas são do mesmo nivel do bellucci, como os casos do granollers, monaco, nishikori e propio tipsarevic e quem sabe ajustando um pouco o seu jogo, melhorando em quadras rapidas um top 10. tem que procurar tambem escolher bem o calendario investir mais em torneios atp 250 principalmente agora nessa parte final do ano nas quadras de carpete, eu fui uns dos critiquei o seu calendario ano passado escolheu errado por isso caiu no ranking, perdeu a confiança. agora é pensar nas olimpiadas, embora esteja com confiança não acredito que consiga um grande resultado por causa do piso de grama. mais tem que focar nos torneios de quadras rapidas, tenta evoluir nesse tipo de piso e somar o maximo de pontos.

    Parabéns Bellucci pelo titulo

  • Contratulações, Belluccci !! Mas nossa comemoração necessariamente deve ser como um aniversario em familia: felizes mas moderados. Certamente 90% daqueles que criticam Bellucci (nos quais me includo) o fazem sempre pelo baixo nivel mental dele. É visível a instabilidade emocional se contrapondo com a visível capacidade tecnica. Infelizmente ainda vivemos os fatores de que somente um talento fora da média pode superar um nivel mental baixo (acho que Guga é um dos exemplos mais forte. Explodiu para o mundo nem mesmo acreditando em si proprio mas soube contabilizar – por um excelente trabalho psiicologico de seu tecnico – como tornar isto (mental) um fator de ajuda para suas vitorias e não como O UNICO fator para isto) . Ainda que tarde, esperamos que os fatores de afirmação e autocredibilidade estejam alinhados seu notório nivel técnico. Entrar no grupo dos vinte melhores é possivel e manter-se ali por um bom período é uma condição chave para que sua autoestima finque pilares para outros niveis.

  • Depois de tantas partidas decepcionantes no quesito atitude que estavam fazendo todos desanimar com o Thomaz tomara que esta sequencia fantastica de 3 semanas culminando com a enorme vitoria de hoje seja um divisor de aguas na carreira do brasileiro. Todo mundo sabe que ele tem talento para ser top 10, que o digam Djokovic e Nadal, mas a cabeça era um adversario pior que o tenista do outro lado da quadra. Parabens Thomaz, siga seu caminho, acredite em voce, como disse o Frabizio ai em cima quem tem que mandar na sua cabeça é o anjinho e se tiver que perder vai ser para o adversario e nao para o diabinho!

  • valeu Thomaz,e me desculpe por todas as vezes que te critiquei sem saber que vc é um batalhador e que ser profissional do tenis nesse país que só pensa nesses mercenários de chuteiras não é moleza não.mas vc pode contar com a nossa torcida agora e até o final da sua grande carreira.valeu garoto.

  • Roberto Rocha

    Se tudo correr como o esperado, vem aí um vexame de proporções colossais! Assim é o Belucci…Vamos aguardar para ver se isso foi só mais um episódio da montanha russa desse jogador ou se finalmente é o momento de virada em sua carreira.

  • Mauricio

    Grande Bellucci, jogou muito hoje. Teve aquele deslize que me deixou pê da vida mas depois compensou com muito potência e firmeza no lugar. Fiquei impressionado com o poder de reação mental dele hoje. Dia histórico e muito importante pra retomar o caminho que parecia estar perdido.

  • elinho

    Isso bellucci parabéns!!!!!! xupem corneteiros!

  • Lucas

    Bellucci mostrou nas duas ultimas semanas que melhorou muito no aspecto tático. Contra o Dimitrov, trocou bolas, esperou o bulgaro errar e explorou escancaradamente o backhand do adversário, que é seu ponto fraco… Contra o Tipsarevic igualou o nível do top10, mexeu o adversario na quadra antes que ele fizesse isso e o pressionou muito…

    Mas é aquela coisa né, temos que ter a exata noção de realidade que o Bellucci não é o novo Guga e muito provavelmente não será top5, top10, por exemplo. Mas tem jogo para ser top20. O que não se pode fazer é cornetear ele, cobrar mais do que ele pode oferecer, como aconteceu no passado!

    Fazendo um adendo ao teu post Fabrizio, o Bellucci vai ficar no top25 do ranking do ano… Claro que a tendência é ele perder postos até o final da temporada porque vai pro piso rápido, mas é uma posição de respeito no ranking…

    Abraço

  • André Mesquita

    Quem diria que depois de perder o 1º set daquela forma, Bellucci conseguiria virar. Conseguiu, graças ao seu poder mental e ao cansaço de Tipsa, é bom que se diga. Mas sem dúvida um vitória espetacular, que trouxe de volta o brasileiro a tomar novos ares e, quem sabe, ficar sempre no rol dos vencedores. Boa sorte Thomaz.

  • Fernando

    Eu já vi pessoas com desempenho oscilante, mas o Bellucci, neste aspecto, é um mito! Meu Deus! Haja coração! Quando ele perdeu o primeiro set com um ace do lado do avesso (o que foi aquilo?), todos pensaram que a guerra já estava perdida. Eis que ressurge a criatura com winner em cima de winner, aces incríveis (do lado certo) e um poder mental capaz de intimidar o mais convencido dos mortais (leia-se: Tipsarevic). Parabéns, Bellucci! Bela conquista! Se você conseguisse jogar em alto nível com mais regularidade, já seria TOP10, pois o Mônaco, que amanhã irá debutar nesta seleta classe, não é aquilo tudo, e o Tipsarevic, que é o oitavo do mundo, só conseguiu derrotá-lo uma vez em três partidas.

    Ponto importante: até o final do ano, há muito pouco a ser defendido. A oportunidade de escalar o ranking e chegar à Austrália no início do ano como cabeça de chave é real.

  • Ótima atuação e acima de tudo depois de tensão no fim do primeiro set, ele manteve a calma, ganhou o segundo e passeou no ultimo. Belucci tem os golpes, mas o tenis e assim mesmo. Nada é fácil. Só nos resta torcer para que ele engrene de vez e passe a ser respeitado no circuito. Espero que estas duas semanas seja o divisor de águas para que ele retome a confiança. Como todo brasileiro, torço muito por ele.
    E, para não perder a esportiva, ele tem que fazer muito, mas muito mesmo, para ter seus méritos, porque até FEDERER fazendo o que fez, não é considerado por alguns como o melhor de todos os tempos. Então, BELUCCI, por favor, seja perfeito daqui por diante.

  • Mendonça

    Gallas, além dos aspectos apontados no seu post sobre o Bellucci, o que é muito interessante é esta ótima relação com Orsanic, acredito que este perfil tranquilo do Daniel facilitou no entrosamento entre os dois.

    • Fabrizio Gallas

      Aparentemente tem uma ótima relação, o Orsanic não parece ser durão como é o Larri Passos, isso pode estar ajudando.

  • Nando

    Queria congratular o Bellucci e Orsanic pela humildade em reconhecerem a necessidade de aprimoramento da parte mental. Ao chamar a psicolóloga esportiva para acompanhá-los, ambos demonstraram maturidade. O Mental (concentração, lidar com frustração, controle da ansiedade, dentre outros aspectos) devem ser treinados e lapidados. Que o diga o Sampras que utilizou deste expediente para se aprimorar. Infelizmente, no Brasil o psicólogo esportivo vem tendo dificuldade em mostrar seu trabalho, na maioria da vezes por conta de treinadores vaidosos, superticiosos e que atuam sem qualquer amparo científico. Quem sabe um dia essa cultura possa mudar. Iremos, dar um grande passo.

    • Luciana Rocha

      Concordo com voce, Nando. A contratação da psicóloga foi fundamental para Bellucci obter confiança,
      controle emocional e mental e assim colher os frutos de um trabalho conjugado (técnico e psicóloga)

  • RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS … MAS ACHO QUE TODOS, INCLUSIVE O FABRIZIO, ERRAM AO SALIENTAR DEMAIS O ASPECTO MENTAL NO JOGO DE TENIS. NESSE NIVEL DE COMPETIÇÃO, A TECNICA E A COMPETENCIA DITAM O ASPECTO MENTAL, QUE SOBE E DESCE CONFORME A ATUAÇÃO DAQUELE DIA. CANSO DE VER DERROTAS MEMORÁVEIS DE CAMPEÕES QUE ESTÃO SEM QUALQUER ALTERAÇÃO EMOCIONAL. QUASE NINGUEM REPAROU, MAS O BELLUCCI ALTEROU SUAS TATICAS E FORMAS DE SE POSICIONAR NA PARTIDA. O DANIEL ORSANIC, QUE EU TIVE O PRAZER DE CONHECER PESSOALMENTE, É UM CAMARADA DE EXTREMA SENSIBILIDADE, GENTE FINA AO MÁXIMO E DE UMA CONVIVENCIA MUITO SIMPLES, COMO É O THOMAZ, É ACREDITO QUE SEJA O RESPONSÁVEL DIRETO PELA TRANQUILIDADE QUE ELE VEM DEMONSTRANDO. COM ESTE NOVO JEITO DE JOGAR, COM UM TECNICO SUPER TRANQUILO E QUE NAO GOSTA DE APARECER – AQUI FICA MEU PROGNOSTICO. O BELLUCCI ENTRARÁ MUITO RAPIDAMENTE NO TOP 10 !!!! PODEM ANOTAR !!!!

    • Renato, respeito teu ponto de vista mas creio que o aspecto mental esta acima de qualquer coisa (claro, é apenas força de expressao). Mas nao vou tentar te convencer apenas usar como exemplo uma afirmação de um tenista top e aposentado que agora disputa o Torneio dos Campeões: Pete Sampras. Numa entrevista informal após sua decisão de aceitar voltar a jogar tenis depois de aposentado lhe perguntaram pontos importantes de sua vida. O reporter perguntou se quando seu tecnico havia morrido era um desses momentos.
      Ele respondeu: “provavelmente voce lembra que eu chorei em determinado momento do jogo, sentado no banco. Continuei chorando,ainda que sem lagrimas, durante o jogo e ganhei…e continuei chorando porque me senti abandonado e ao mesmo tempo dei um passo importante naquele momento ao ganhar minha maturidade mental. Tudo aconteceu num so momento, num so lugar. Hoje, nao jogo mais, mais sei que o tennis por ser tao individualista tem apenas uma formula na qual 90% do jogo é mental e os outros 10% é…..mental. Pode não valer para todos mas no caso do Bellucci, sim é !!!

      • Renato Mão de Ferro

        Se voce colocar uma tábua de 50 centimetros no chão você é capaz de andar com os olhos fechados sobre ela. Porém, se voce colocar a mesma tábua entre dois prédios de 15 andares, você não consegue dar um passo. Isso é o medo!!!! Medo de errar. A evolução técnica e tática diminuim a chance de errar e faz com que o “malabarista” não se esborrache no chão. Te pergunto ? Onde a força mental entra nesta condição ???? O Pete Sampras era um excelente tenista mas também ficou conhecido pela impertinência de suas colocações. Lembra quando ele defendeu um dirigente da Atp que havia cometido provadas falcatruas???

        • A evolução técnica/tática nao elimina o medo. A evolução completa sómente vem da certeza do sucesso e o sucesso só vem quando você perde o mêdo de errar. Em outras palavras não existe melhor fundamento no tenis do que “ter vencido o medo de errar”. Quanto ‘a impertinência do Sampras também nao tem nada a ver com a situação que falamos aqui pois estamos falando de JOGAR. Impertinente ou não êle foi um vencedor. Exemplos como o deles temos milhares começando por John McEnroe, o próprio Jimmy Connors e outros mais. Tome um outro exemplo. antes de Winbledon vimos Murray quebrar raquetes. Podemos discutir a evolução tecnica dele? Nao creio. É um excelente jogador. Ele brigava com si proprio porque não podia fazer com que seu equilibrio mental se conjugasse com suas habilidades tecnicas. O que estava fazendo com que ele errasse? Sua habilidade técnica ou sua habilidade mental? É um tema maravilhoso, sem duvida que podemos aplicar a nós, amadores. Existe coisa pior que jogar contra os “baloneiros”? Náo, nao existe e se você joga deve ter passado por isto. Tecnicamente eles não tem capacidade de nos ganhar mas “minam” nossa capacidade mental de fazer um jogo identico.

          • Renato Mão de Ferro

            Entendo sua posição Jonnexport. Embora discorde dela, sempre brigarei pelo direito das pessoas de se manifestarem livremente. Sou advogado e tenista apaixonado. Realmente os baloneiros são um terror e também tenho dificuldades em vencê-los. Entretanto, não é por medo e nem pelo aspecto mental. Simplesmente não tenho técnica suficiente Para fazer diferente e as vezes perco de forma “bizarra”, como gosta de frisar o nosso amigo Gallas quando comenta as derrotas do Bellucci. Com tal raciocínio, mantenho meu ponto de vista, Porém sempre aberto as críticas elegantes do amigo tenista. Um abraço.

  • Matheus Beneli

    Parabéns Bellucci, pra um país com pouca tradição em Tenis tu ja esta fazendo um bom trabalho e esqueça essa coisa de ser o novo Guga é muita responsa, igual fazem de certos pilotos na F-1 querendo compara-los com Ayrton Senna, uns nascem para ser fenomenos no esporte e outros apenas bons esportistas…

  • Edmárcio

    Parabéns garoto… estou torcendo agora para vc manter o nível.

  • Carlos Reis

    Vai Nadal!!! kkk

    • jadir

      Vai cuidar do pós doping! KKKK.

  • gildasio

    É provável que esta mudança foi feita a partir do TÉCNICO ORSANIC. QUando jogou contra Nole e quase fez final em Roma ele apresentou o mesmo jogo de ontem. não acreditava que ele pudesse ter mental pra ganhar assim desta forma, e se continuar a confirmar seu mental ele será top 20 certamente, vamos ver o que acontece agora.
    Vocês viram ele sentado quando Janko Tipsarevic falava ao publico e bellucci sentado parecendo que era Deus?

  • jadir

    O principal o Thomaz já descobriu: O JOGO DELE È DE ATP 250. ESQUEÇE OLIMPIADAS, RG, WIMBLEDON, 1000, 500. O joginho dele é para ATP 250 mesmo!!!!.

  • lucas

    o problema do belluci é que em torneios maires calha com enormes jogadores. wb – nadal indian wells – federer e podiamos dar outros exemplos. quando tem caras mais fáceis ele se desbanca

MaisRecentes

Federer acirra disputa com Nadal



Continue Lendo

Nadal manda recado para Federer. Halep, enfim, realiza



Continue Lendo

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo