Sólido e taticamente perfeito. Bellucci sem pressão na final



Um título de challenger, uma semi e uma final de ATP. Desde 2008 (me corrija se estiver enganado!) que Bellucci não encaixava uma sequência  tão boa e na época foi somente em challengers. Como disse no meio da semana, o choque de realidade vem fazendo efeito e o brasileiro derrotou só nas duas últimas três tenistas do top 30.

O mais legal de assistir Thomaz esta semana é que ele vem mostrando, além do jogo potente e sólido, raras oscilações e uma disciplina tática muito boa. Quando faz aquele game ruim errático, consegue reunir forças para virar. Foi assim contra Youzhny e hoje contra Dimitrov onde em 80, 90% do jogo manteve-se fiel a explorar o revés do oponente.

Neste domingo novamente o rival é o encardido sérvio Janko Tipsarevic. Thomaz já o derrotou. Anos atrás, é verdade, quando Tipsa não sonhava ser top 10 e oscilava muito entre 50, 70 melhores. A diferença é que o rival conseguiu uma consistência em seu jogo e principalmente mental bem alta. Mesmo jogando mal, acha uma maneira de bater rivais com ranking inferior.

O que fazer então neste domingo ? Se espelhar naquele segundo set de semana passada e no que vem fazendo agora. Jogar firme no serviço, sólido, agressivo, com consistência e manter a paciência. Tipsarevic certamente vai demorar um pouco mais a errar do que Dimitrov e deve trocar mais bolas com o brasileiro. Bellucci não pode dar brechar como no 3º set da semana passada, sobretudo no saque. Mesmo que Janko esteja sacando bem, ele deve se manter justo no placar para evitar dar confiança ao oponente.

A pressão está toda em Tipsarevic que é o favorito pela história e ranking, mas Thomaz tem tudo para sair com o bicampeonato e assim se igualar a Fernando Meligeni como o terceiro maior vencedor brasileiro com três títulos. A frente de Fininho somente Luiz Mattar com sete canecos e Guga com 20.

E o torcedor terá que acordar cedo, às 6h. Vamos torcer!

Curtinhas:

E temos mais um brazuca em finais de ATP. Rogerinho, que entrou como alternate ao lado de Daniel de la Nava, da Espanha, encara Marrero e Fernando Verdasco, dupla espanhola, neste domingo em sua primeira final ATP. Ótimo resultado!



  • marcilio silva

    sempre acreditei no bellucci só estava faltando a hora dele acreditar no seu potencial, acho que chegou a hora.

  • Meu caro Fabrizio, Bellucci se nao fosse tão avoado mentalmente seria um jogador bem melhor do que é. Quando vem em grande fase, infelizmente é temporária, basta uma derrota precoce em outro torneio para este embalo ir embora e demorar bastante pra voltar. Bellucci já derrotou Murray, já chegou perto de derrotar Djokovic, Federer, abriu 4/0 contra Nadal em WB, poderia ter vencido aquele set, mas se afobou quando foi quebrado, e o espanhol é o espanhol. Como voce disse, é só o brasileiro se espelhar no 2º set do jogo contra o sérvio em Stuttgart. Caso Bellucci vença, dependendo da chave, acredito que este possa até ir longe na Olimpíada. É manter o foco, sacar bem, cometer poucos erros, e principalmente, não dar aquelas subidas à rede totalmente displicentes, como fez algumas vezes na semana passada. O brasileiro na rede, infelizmente, ainda é um problema a ser solucionado. Perdeu pontos fáceis desta forma semana passada. Venceu o segundo set com autoridade, por 6/2, e num momento mental a seu favor, foi quebrado de cara no primeiro game do terceiro set. Mas o brasileiro chega a final sem perder sets, acredito que sua confiança estará ainda maior do que no duelo passada contra Tipsarevic, e acho que o paulista possa até mesmo vencer em sets diretos. VAMOS “TO+”!

    • Caro Gabriel Vieira, o Bellucci perdeu um set pro Youznhy nas oitavas e venceu de virada,o que aumenta ainda mais o brilho desta boa campanha.

  • Marcão

    Jóia Fabrício! … Agora deleta o meu comentário… kkkk

  • Se ele entrar concentrado e não sofrer nenhum apagão no jogo tem tudo pra ganhar mais um titulo,tenis ele tem pra ganhar de qualquer tenista com exceção a Federer e Nadal pois não são tenistas são gênios.

  • alailson

    Cade os que tanto falam mal do belucci, inclusive o dono do blog.
    Entrem numa quadra e sintam as dificuldades, dai sim voce pode falar com propriedade, tanto que voce não ve o fininho, ou outro ex atleta que ja viveu as dificuldades de um circuito falando tanta bobagem como leio aqui.

  • Mar Cão

    Há muito tempo, muitos aqui já escreveram que o Bellucci tem bola para bater muitos tops, o que faltava era consistência mental… quem sabe com a humildade de recomeçar jogando torneios menores, o mental não venha a estabilizar-se e assim entrar mais firme nos grandes torneios? É o que muitos como eu esperam… Ah! E mesmo que ele tenha uma(s) derrotas frustrantes, a opinião é a mesma, ok?

  • alailson

    retiraram meu comentário; cade a liberdade de opinião?

  • elison

    É isso Bellucci tá jogando muito. Todo mundo voa, todo mundo marca, as coisas não são tão simples como o falar… Ta merecendo esse título!

  • Yuri

    Campeão Thomaz! Parabéns, garoto! Alegria imensa essa, 3º título de ATP! SENSACIONAL!
    Rumo à grama sagrada de Wimbledon!

    • Yuri

      Pena que as autoridades que se dizem sérias, não investem em outros esportes, e , em especial, nesse esporte do outro mundo que se chama tênis. Vivemos de alegrias que poderiam ser bem mais constantes, se houvesse o suporte necessário para tais.
      Mas valeu Bellucci! Maravilha esse título, igualando o Fininho! Histórico!

  • Renato Mão de Ferro

    O meu comentario sobre o Fabricio Gallas tambem nao foi publicado. O jornalista nao aceita criticas, esquecendo que elas fazem parte do verdadeiro processo de formação da opinião publica. Pena. Ate agora o Fabricio criticou e cutucou o Bellucci. Pessimo exemplo. Vou procurar um site novo pra acompanhar tenis. Parabens Belutão … Rumo ao top 20 …

    • Fabrizio Gallas

      Renato, o jornalista aqui acorda 5h50 em pleno domingo para trabalhar e merece uns momentos de folga no domingão também. Seu outro comentário foi publicado. E quando você for ofensivo com palavras de baixo calão os comentários nãi serão publicados ok ? Aceito todas as criticas aos meus comentários, mas desde que tenham respeito ok ?

      • Renato Mão de Ferro

        Os meus comentários não continham nenhuma palavra de baixo calão. Apenas criticas a tua forma de conduzir o assunto. Críticas, ainda que contundentes, é inerente ao jornalismo, e fazem parte da liberdade de expressão. Quem as cerceia não é digno das próprias opiniões, por não saber conviver com as contrárias a sua. Isso no jornalismo é a morte.

        • Fabrizio Gallas

          Os outros comentários que foram apagados continham palavras ofensivas sim. Uma coisa é fazer critica contundente outra é usar palavras de baixo calão ok ?

MaisRecentes

Um novo patamar para o Next Gen



Continue Lendo

Touro afia as garras para Roland Garros



Continue Lendo

Maior de todos no saibro, Nadal já pode almejar liderança na temporada



Continue Lendo