O Gênio voltou!



Incontestável. Assim é a descrição para o título de Roger Federer em Wimbledon e o retorno à liderança do ranking. A recuperação do trono, do status de Rei do tênis não poderia vir de melhor forma. Ganhando o torneio onde tudo começou, onde se consagrou, igualando o recorde de Pete Sampras e William Renshaw com sete conquistas e igualando o número de semanas do americano se tornando assim o maior líder do ranking (cada um com 286 semanas).

Quem derrota o atual campeão Novak Djokovic e Andy Murray nas finais tem totais méritos. Mas Federer ganhou tais partidas e tal título recuperando aquele poder mental que o fez dominar o circuito por mais de quatro anos seguidos. Aquela confiança nos momentos chave das partidas que faz a diferença de sair vencedor ou perdedor.

Na verdade essa recuperação não vem de hoje, Federer vem fazendo um trabalho brilhante desde o fim do US Open do ano passado. São oito títulos nos últimos dez meses e agora finalmente o 1º Grand Slam. Para vencer o Slam faltava justamente aquele detalhe a mais contra os outros top 2, e Federer conseguiu juntar tudo de positivo justo para o All England Club.

Na verdade, Federer sempre foi visto como um tenista menos trabalhador por exemplo do que Rafael Nadal, mas nem por isso deixou de ser um batalhador. E seu período fora do top 2 juntou tanto sua idade mais avançada com o ímpeto de Djokovic/Nadal quanto mudanças em sua vida, casamento, chegada de filhas gêmeas que de uma forma ou de outra, com 500 empregados, acaba mudando um pouco o foco.

Mas os Deuses do Tênis trataram de fazer novamente seu trabalho direitinho, nos dando mais um momento histórico no esporte, assim como foi Roland Garros. E Federer agora assume a ponta com apenas 75 pontos de vantagem para Djokovic e com um Nadal que, apesar de 2000 atrás, virá enfurecido para travar uma batalha que promete ser ferrenha nos próximos meses.

Fiquei com pena do discurso de Murray. Tadinho, ele merece ganhar seu Major. E parecia que poderia ser hoje após um set e meio. Ele fez dois primeiros sets excelentes e teve chances de abrir 2 a 0, mas não se pode perder um saque com 40 a 0 e nem chance de quebra com erro bobo contra esses monstros sagrados.

Dado curioso. Murray joga sua quarta final de Slam e perde todas igualando o feito de seu treinador Ivan Lendl que demorou cinco Slams para vencer seu primeiro. No fim das contas Ivan levou oito canecos pra casa.

De qualquer forma foi a primeira final de Slam que Murray jogou bem e mais solto. Uma hora tudo vai conspirar a favor e ele vai vencer. Tenho certeza. Seria muito bem-vinda sua entrada como ator principal pro Hall de Ouro do tênis.

Para finalizar. Pelo tipo de tênis que joga, Federer tem tanque pra atuar até pelo menos os Jogos do Rio em 2016. O esporte agradece.

Curtinhas:

É a primeira vez desde 2005 que temos três vencedores diferentes nos três primeiros Slams do ano.



  • kinho

    O FEDERER é o gênio do tênis, infelizmente a ATP preza os jogos longos com quadras menos rápidas nos últimos tempos, pois com quadras mais rápidas, presenciamos slices, deixadinhas, saques voleios etc…, e nao atletas marombados correndo que nem loucos atrás da bolinha

    Vida loga ao King Federer

    • Marcos

      Falou bonito até o “etc”. Depois virou bobagem para atacar outros tenistas. Isso não se faz, pois cada um tem suas virtudes e defeitos. Se não fosse assim, o esporte seria algo chato de se ver.

      • Edmárcio

        São justamentes os “atletas marombados correndo que nem loucos atrás da bolinha” que é chato de se ver 🙁

    • kinho

      Nao quis ofender os “marombados”, ou mesmo se referir a um ou outro atleta, mas a tendência atual no mundo esportivo, são os superatletas, aqueles em que o físico é privilegiado, usam mais a estrutura corporal que a técnia, seja no tênis ou em qquer outro esporte, veja o futebol, volei, etc, exemplos claros do que falo.

  • Fernando

    Sou um apaixonado por esportes. Se um dia meu filho de 5 anos quiser ser um atleta de qualquer modalidade, direi a ele que Federer é a melhor referência que alguém pode ter. Exemplar, cordial, batalhador, elegante, com uma técnica inigualável. Um mito. Um verdadeiro gênio. Um lorde dentro e fora das quadras. Acompanhei toda a sua carreira e espero que ainda restem alguns anos de exibição. O tênis nunca mais será o mesmo sem o seu estilo perfeito, criativo, elegante e agressivo. Joga muito! Que me perdoe quem insiste em vãs comparações; só há um Pelé, um Jordan e um Federer. Outros campeões virão. Mas Roger Federer estará sempre eternizado como o mais vistoso estilo que o tênis já viu. Parabéns ao rei!

    • Fabiano

      assino embaixo… hj Federer atingiu o nível de Pelé e Michael Jordan…

    • Maria Angela

      Fernando ! Que bom ler um comentário elegante , inteligente e completo como o seu.
      Concordo com você em gênero , número e grau.
      O tênis nunca mais será o mesmo sem essa pessoa/atleta sensacional que é ROGER FEDERER

    • Celio / Maracajá – Pa

      falou tudo que eu ia dizer.. só questiono o pelé.. pois o futebol nunca houve e nunca haverá genialidade como a de LIONEL MESSI.

      • Pereira da Silva

        Vc deve ter 20 anos! cada um q aparece…

      • Célio
        Qual é a sua idade?Vc deve ter visto outra pessoa jogar futebol né….Maradona, Montilho….
        Vc apenas utilizou da fala de outros e tenho certeza que ne viu Pelé…
        Até concordo em dizer que Lionel é o maior da atualidade, mas longe do nosso Rei, que inclusive entregou a taça de Roland Garros ao nosso ídolo Guga!!!!
        vamos falar de Federer vamos….
        Abraço
        William Lage (BH)

    • soraya

      Fernando,

      Faço minhas as suas palavras, você foi completo na definição do perfil do querido Roger Fedrer!

      Ele, para mim, será eternamente o REI!

  • Ronaldo Ponce

    Nossa coitado do Murray fiquei com pena dele. Apesar de torcer muito pelo Federer até nao ficaria muito trsite se ele tivesse vencido. Aquele backhand pra fora sem sentido irá recoar na cabeça dele por um bom tempo. Resta saber qto tempo ele irá demorar pra se reagrupar após mais essa dura perda. Mas ele atuou bem por pouco nao fica 2×0 e aí tinha tudo pra ganhar.

    • Jairo Salles

      Bobagem, rapaz, Murray está no caminho certo, até o Rei Roger já chorou copiosamente ao perder a final do AO 2009 para Rafael Nadal, e ano seguinte foi lá e venceu. O problema maior será ele ter outra chance como a deste ano, sem Nadal na semifinal atrapalhando sua caminhada, foi bem mais fácil chegar à final. Murray mostrou que o tênis é emoção pura.

  • Caro amigo,
    Não sei porque mas quando Federer ganha há sempre uma referência a Nadal. Azedume?
    Gosto dos dois e respeito-os embora É OBVIO que Federer é o rei do tenis como Michael Jordan para o Basket ou Maradona para o futebol. (ok, ou Péle). Eusébio cá no nosso Burgo.
    Mas deixa Federer disfrutar… 🙂
    Federer não necessita ganhar mais nada embora o ouro individual nas Olimpiadas seja a cereja no topo do bolo.
    Para os reis do desporto também gostaria de deixar o Senna. Em cada modalidade que falei são estes os CARAS. Depois os outros, alguns excelentes, mas não OS CARAS.

  • Bruno Guedes

    Bom, acho que agora os Nadalzetis e os Djokets vao se render ao maior de todos os tempos.
    sao 75 titulos de simples, 17 GS…7 titulos onde o tênis foi criado.
    Roger Federer, e daqueles como SENNA, JORDAN, PELE, RONALDO…
    Como diz o Dacio Campos, o Federer não joga tênis, e sim presta uma homenagem ao esporte.
    E hoje foi mais um desses dias maravilhosos.
    Nos torcedores, jogadores de finais de semanas, temos que agradecer, por podermos ver tao talento.

    • Domenica

      Só tá faltando mesmo é o ouro olímpico de simples, não é? Rafa já tem….rsrsrs

      • Eduardo

        Olimpiada só passou a ser valorizada no tênis profissional a partir de 2004. Duas edições até aqui, portanto.
        Agora terminar a carreira sem um ATP finals, fica feio!!!
        Nadal já disputou 8 e até agora…….viu Federer ganhar 6.

        • Eduardo

          Na próxima semana Federer será o recordista absoluto em semanas como nº 1 da ATP.
          Vocês sabem quem é o recordista absoluto como nº 2 ?
          Rafa, vc precisa passar o Djokovic pra aumentar seu recorde, por favor…………..

          • Armando

            Fabrício, agora bateu uma dúvida. Por favor, nos esclareça:
            Nadal é realmente o tenista que mais semanas ficou como numero 2 no ranking ?

      • Julio

        É, mas o World Tour Finals que o Federer venceu 6 vezes o Nadal também não tem não é? Hehehe. Provocações à parte, são dois gênios.

        Aliás, ouro olímpico o Federer já tem sim, só que é em duplas. Afinal, medalha de ouro em olimpiada tem o mesmo valor, seja qual for a modalidade.

      • rui

        o k rafa nao tem nem nunca ira ter e um record de semanas como numero um e 6 masters cup e provavelmente 17 GS RSRSRS…AXO K FEDERER AINDA NAO ACABOU POR AKI,VEM AI MAIS GS….

      • Marcio

        Não falta nada! O cara já tem família, duas filhas pequenas, 30 anos, trocentos títulos de slam e master e continua jogando um tênis gostoso de se ver. O Nadal tem técnica, garra, uma disposição impressionante e faz o previsível muito bem feito. Já o Federer faz o que é inesperado e é isso que o coloca junto aos gigantes do esporte.

  • Rafa

    Como é bom ver Federer ganhando Slams e como é bom ver ele jogando de maneira encantadora novamente. O tenis estava precisando disso, estava faltando essa magia que o Federer faz em quadra. Murray jogou bem, mas deu azar de pegar um Federer inspirado.

    Dá-lhe Federer, o tenista mais inspirador que eu já vi jogar!

  • Vandenberg

    Foi uma grande final hoje. E o titulo do Federer foi de fato, Fabrizio, incontestável. Depois do primeiro set e final do segundo, Federer jogou de forma impressionante. Uma verdadeira aula de voleio, direitas, esquerdas cruzadas, slices, smashs, lobs etc. Que me perdoe o incrivel Nadal, e o monstro Djokovic… Mas as aulas de Federer são incomparaveis.

    FABRIZIO, será que tem como mandar um abraço para o Marat Safin? (Ele disse que Federer nunca mais ganharia um slam) Hahahahahaha… Chupa essa manga Safin!

    • Fabrizio Gallas

      Foi outro que disse também ehehe

  • Armando

    Agora, o ranking do tênis voltou ao normal.
    O gênio voltou ao topo, sendo observado de baixo, até para prender mais um pouco, por seu próximo sucessor e distante do maratonista catimbeiro, que fora do barro não vai ganhar mais nada…kkkkkkk

    • Marcos

      Pro touro, agora só Monte Carlo 2013…..no barro!!!

  • Guilherme

    O Federer foi excepiconal. Hoje só podia sair vencedor o Federer, pela qualidade de jogo que mostrou, por tudo o que fez e só é pena que o Murray bata outra vez na trave, pois fez um bom torneio. O Murray ainda não conseguiu o mental suficiente para ganhar um GS.
    Quem disse que o Federer estava “morto” enganou-se e bem.
    Na minha opinião o Federer tem todas as condições para ganhar mais GS e preferencialmente aqueles que exigem tanto do fisico como o Wimbledon e EStados Unidos.
    É incontornável falar de Federer e não falar de Nadal, porque toda a gente sabe que continua a ser a mair rivalidade do ténis. Sendo o Federer para mim o melhor de todos os tempos, a única pedra no sapato continua a ser o Nadal e essa é a realidade, daí que se fale no Nadal sempre que se fala de Federer.

    O Federer está de parabéns e que continue a vislumbar com o seu ténis.

    Federer em alta obriga o Nadal e Nole e talvez o Murray a melhorar mais qualquer coisa, o que só faz bem ao ténis.

    Federer é um exemplo para os mais novos.

  • diego

    Obg Senhor por abençoar o suíço com mais uma grande vitória, onde muitos não acreditavam mais.
    Ta aí o resultado, o gênio, o rei, o mago campeão mais uma vez!
    Parabéns ao Murray q jogou muito mesmo, o problema é q do outro lado estava ele (Federer).
    Tomara q críticos não deem mais a carreira do suíço como acabada.
    Go Federer, vc merece tudo q conseguiu e q ainda vai conseguir.
    Parabéns com todas as honras reais novamente!

  • Ricardo Lourenço

    Para aqueles que achavam que era um jogador decadente fica a dica: Decadencia passa longe aqui! Obrigado Federer, vc é e sempre será o maior de todos os tempos!

  • Chicão

    Tudo bem, mas pelo amor de Deus, ô Bruno, nunca cite o mala do Dácio Campos, não estrague o que você bem disse até então. Vi o jogo todinho sem som, só pra não ouvir sua detestável voz imitando outros que todos bem sabem.

  • É isso aí meu ídolo, a vitória merecida que tiveste ninguem poderá protestar.
    Vai em frente e que a aposentadoria demore mais uns vinte anos.Parabéns

  • Sandro Ferreira

    Sensacional. Um jogo muito bom de se ver. Murray valorizou demais a vitória de Federer. Tirando os fãs incondicionais, no início do torneio ninguém acreditava que Federer estaria na final, tendo Djokovic pela frente. Mas Federer é um monstro sagrado. Parodiando um jargão da fórmula 1, que diz que chegar é uma coisa mas passar é outra, no jogo de hoje os dois estavam chegando muito bem nas bolas, mas Federer estava passando as bolas difíceis com muito mais qualidade e com pouquíssimos erros. Se 1/1000 do meu jogo fosse assim eu já seria o rei do meu clube. Agora segura o homem no US Open.

  • O ESPETACULAR Roger federer nos brindou novamente com sua elegancia, sua genialidade nata que deslumbra e encanta… grande campeão que é, aumenta seu recorde de slams quando incrédulos se manifestavam soltos e certos de sua opinião (Safin que o diga) provou de vez ser o REI DA GRAMA (12 Títulos sendo 7 wimbledon) e do tênis ultrapassando 286 semanas como top 1 nos próximos dias.Para terminar agradeço a DEUS por ser justo com ele,fazendo-o ganhar mais títulos importantes que o restante dos jogadores, que por mais batalhadores e merecedores que sejam acredito eu, jamais irão se igualar aos seus números e méritos.VIDA LONGA AO GÊNIO.

  • Ismael Piantino

    Viva o modo intuitivo, a biodinâmica natural e singular do rei ou melhor do reinventor do tênis!!! Federer vc dizimou todas as dúvidas sobre a sua idade e desinteresse pelo esporte, tão falado pela critica!!! E agora??? A critica especializada poderá considerar federer favorito em algum jogo contra os TOP´s 3 (Nadal, Djokovic)??? Melhor não, prefiro a situação de “azarão” ou aquele comentário de “se ele sacar bem”, “se ele acordar”, “se aproveitar as chances deixadas…” rsrsrsrs Federer sem limites…

  • Paulo Fernandes

    Ele já foi chamado de “velho” com apenas 30 anos de idade. Já o aposentaram e o consideraram “ultrapassado” mesmo jogando ainda um tênis diferenciado e incomparável com qualquer outro praticado pelos “brucutus” que dominam a ATP. Sua categoria o coloca no rol dos maiores tenistas de todos os tempos, senão o maior de todos, porém tem gente de péssimo gosto e falta de conhecimento sobre o que representa o jogo de tênis que “acha defeito no jogo dele”. Ele é Roger Federer, um ídolo eterno do esporte e gênio do porte de Pelé e Michael Jordan, reconhecidos e reverenciados no mundo inteiro. Eu me junto aos mortais que veneram esse suíço, um gigante não só nas quadras de tênis, mas um mestre na educaçao, na classe e na humildade com que lida com a fama e com os milhares de fãs que hoje se alegraram e até choraram com mais uma grande e merecida conquista do nosso eternamente “NUMERO 1”.

  • Léo Chagas

    Mais uma vez vimos um lindo jogo e uma final pra ficar na história.
    Agora é impressionante como nesses grandes jogos, poucos pontos definem tudo!
    O Murray errou duas bolas bobas, que se ele acerta podia mudar tudo.
    Contra o Nadal e RG ano passado uma deixada que saiu por meio milimetro daria o primeiro set ao Federer e ai que sabe o que podia acontecer.

    Cada vez mais apaixonado por esse tal de tênis.

    Obrigado Federer por fazer meu domingo muito mais feliz.

  • Mari

    Torci pelo Federer, puxa, mas foi triste pra caramba depois, tadinho do Murray, senti muita pena. Mas como ele falou, ele está chegando perto, certamente ganhará Wimbledon. Ele tem 25 anos, ainda tem tempo pela frente. Vou torcer pra que ele ganhe o US Open desse ano. Acho que não me surpreendia com um discurso de premiação desde aquele Australian Open que o Federer desabou, ao perder pro Nadal e cair a ficha de que estava ficando muito difícil ganhar mais Slams.

  • Leônidas Vieira

    Parabéns ao gigante Federer. Realmente é um mito. Somos felizes em estar nos tempos de Roger, Rafa e Novak. Falaremos acerca destes para os netos!
    Quero deixar claro, que respeito aos torcedores de cada tenista, tal seja, todos tem seus preferidos. No entanto, tem pessoas que são tão infantis a ponto de utilizar de termos “chulos” ao mencionar outros grandes deste exímio esporte. O Nadal é o grande do saibro, e o Federer, da grama. Ele ganhou, perdeu, vai ganhar e perder. Assim é o esporte! Esse é o momento de Roger, e, de fato, merecido, pois sua técnica é incontestável bem como seu carisma e elegância para jogar. Porém, cabe salientar, que outros monstros como o Nadal, que o derrotou mais que perdeu, tem seu carisma e pontos de qualidade, por exemplo, muita raça, força e perseverança. Não se esqueçam, que aquele nível de tênis de Djokovic ano passado, ainda, nada fora visto. Tudo pode mudar! Finalizo exalando a seguinte mensagem: o Federer, é fantástico, pode ser, até então, pelos títulos conquistados, o melhor da história, porém, nas palavras de Bjorn Borg: “Nadal é o melhor entre os dois!”. Destarte, este esporte é apaixonante, e como admirador incontestável de Nadal, deixo um recado aos infantis e anti-Nadais que cornetam neste blog: “O Federer joga muito, e é o mais completo dos tenistas do circuito!” Mas o seu maior rival, tal seja, Nadal, é rei também na sua superfície! Cada um na sua, com o devido respeito e imparcialidade. Salve Federer!

    • Edmárcio

      Estava lendo seu comentário e nem percebi que vc era um Nadalete até vc afirmar que é admirador incontestável do mesmo… chupa e engula Roger Federer novamente.

      • Leônidas Vieira

        Ok. Na mesma moeda, à Federete, que fala como uma “rosinha”, boas festas nos confrontos diretos, são 15 a 9, salvo engano. Com otário, não se discute.

  • e fabrizzio quem foi rei nunca perde a majestade e assim se fez dale federer para o bem do esporte poderemos ve lo mais uns 5 anos jogando o esporte agradece

  • Gabriel

    Como eu havia falado na postagem anterior…deu FEDERERRRR em quatro sets!
    O maior de todos os tempos, exemplo de sucesso pra todo o esporte!!!

  • Maria da Conceição

    Roger Federer,meu ídolo,que me faz imensamente feliz quando o vejo jogar seu tênis encantador.
    Tenho 70 anos de idade e há uns 5 anos,descobri os encantos do tênis,assistindo na TV as aulas de tênis que Federer nos proporciona.
    Parabéns Roger!Que Deus nos permita continuar assistindo sua brilhante tragetória que,infelizmente,não poderá ser eterna…

  • Federer forever

    O melhor,sempre.

    Que prazer vê lo jogando

  • Andy,perdeu,uma oportunidade que lhe foi dada de mão beijada..olhem nem de longe quero aqui dizer que Federer não teve seus méritos…mas Andy esteve com o jogo na mão 30×40 errou uma bola enfim 40×0 deixou escapar não foi nenhuma nem duas..e sem contar que Nadal caiu prematuramente…porque se Rafa jogasse contra Andy na semi..e Federer contra nole,,Federer não passaria pelo Sérvio..acreditem..mas enfim Andy uma chance dessas dificilmente vai acontecer novamente você tem muito jogo mas falta um algo a mais…Rosol tem 70 por cento deste titulo.bem Boa semana a todos e vamos aguardar o segundo semestre Rafa deu uma declaração que vai vir como sempre veio com muita vontade e cuidado Federer ao avistar Rafa do outro lado da quadra.abraços.

    • Dênis

      Rosol não sei, mas se não é o Federer tirar o Nole ano passado o Rafael Balão Nadal não levado Roland Garros nunca.

      • Rodrigo

        Mário, você gosta de falar merda, né? Você é um jumento! Federer não ganharia de Nole porque Nadal ainda estaria no torneio … Como você pensa bem. Acho que você é um gênio! Quem não sabe o que fala, é melhor ficar calado pra não “se entregar” , pra não mostrar que é um babaca!

        • Pereira da Silva

          Mas é necessário se referir a outro nesses termos?

    • rui costa

      puxa a vida (e nao sou brasuca) mario cesar rodrigues,voce e quem,algum profeta?? se vamos entrar nessa conversa do “se isto” “se aquilo” podiamos estar a noite toda falando disso…QUERO APENAS TE LEMBRAR QUE NO 1 SET,O PRIMEIRO A DESPERDIÇAR 2 BREAKS FOI O FEDERER,portanto se se se se…se ano passado aquela deixada do federer em RG entrasse,ficava ganhando um set a zero e poderia ser outra historia…se ano passado no USOPEN federer tivesse convertido 2 match points com seu serviço contra o nole na meia final,se calhar federer ja tinha 18 canecos….rsrsrs choraozinho ADMITAM,FEDERER E O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS,NAO SO PELOS NUMEROS K APRESENTA MAS COMO NIVEL DE TENIS JOGADO,SEM IGUAL…QUANTA CLASSE…

    • Armando

      O touro agora só no “barro” de Monte Carlo 2013….kkkkkkk

  • Graças a Deus o rei voltou, agora sim as coisas voltaram para o seu devido lugar

  • Cassiano

    Os seus comentários são muito bons! Leio direto o seu blog! Continue assim! 😀

  • Paola

    Vamos torcer muitooooo para que o Federer jogue até 2016 e sejamos agraciados com seu tênis sensacional, espetacular!
    Foi um jogaço, brilhante, técnico e de raça, muito tenso em certos momentos!
    Parabéns aos dois e sei que o Murray ganhará o seu Grand Slam. Discursos muito legais e humildes. Emocionante o do britânico e linda a cena quando Federer acenou para suas filhas, visivelmente emocionado.
    Federer, rei do tênis, reocupa seu lugar, no topo do tênis!
    Mágica & história: Wimbledon 2012.
    Te amo Fed!
    Parabéns Fabrizio pelo post.
    Para todos aqueles que não acreditavam no “leão das montanhas”, olha ele aí! Cuidado hein??.

  • Marlon

    Nunca deixei de acreditar em Federer mas ontem foi além da expectativa, foi fantástico, que tenis impecável. Até agora nao consigo esquecer. Foi a vitoria do talento sob a forca fisica. O retorno do Rei. estou em êxtase.

  • Mário Fagundes

    Que momento mágico do tênis! E agora, o que vão dizer as pessoas que disseram que Federer não ganharia mais slam, que estava em declínio, que deveria se aposentar? Como bem finalizou o Fabrizio, Federer tem tênis pra jogar até 2016, nas olimpíadas do Rio! Talvez isso não seja necessário, pois o próximo objetivo é a medalha de ouro em Londres. Ele chega como principal favorito. E acredito que seu jogo ainda vai evoluir muito mais até o torneio olímpico. Sim, os Deuses do esporte conspiram a favor do Rei do tênis, Roger Federer.

  • paulo de faria pinho

    Pratiquei muito esporte. Vi cinco esportistas no auge de suas carreiras: – Senna, Michael Jordan, Pelé, Carl Lewis e Federer. O maior foi Ayrton. Roger Federer não conta porque é gênio, tanto nas quadras, como fora delas. Seu maior adversário, Nadal, disse que perder para ele ou dele ganhar, é perder ou ganhar de um desportista. Ao contrário de Djokovic, que não tem staff, mas uma gang, Federer trata o derrotado com respeito e o vencedor com humildade.Ganhei meu domingo e muito mais com este dia em Wimbledon.

  • leandro martins

    é sempre uma honra ver essa esse gênio jogar,ou melhor desfilar seu jogo.Percebi q seu poder mental tb voltou mais aguçado q nunca.murray tb jg bem, mas como mencionado perdeu pt vitais p quem sabe levar ao set decisivo!Como disse o kinho é realmente triste q tenhamos qdras tão lentas como hj em dia.roland garros conseguiu fk ainda mais lento q anos anteriores.Quem gosta de tênis de verdade gosta dessa agressividade do federer,chip and charge no seg serv,devol qse dentro de qdra,comb saque voleio,swing volley,bckh plástico, td de bom !

  • Vandenberg Gouveia Dias

    FABRIZIO, não foi o técnico do Murray que disse que Federer nunca mais ia ganhar um SLAM? Ou estou enagando? Ele e o SAFIN disse isso não foi?
    Acho que o Federer jogou tudo o que jogou tambem porque do outro lado estava o IVAN… Acho bom nossos ex tenistas medirem as palavras antes de duvidarem do Federer…

    Peter Sampras reconhece: “Já estou acostumado a Vê-lo bater os meus recordes…” Que classe!

    • Fabrizio Gallas

      Foi sim. Ele e se não me engano o McEnroe, mas preciso conferir

  • Eliete

    Realmente o gênio voltou. Apesar de meu ídolo ser RAFAntástico, quero muito assistir aqui no Brasil essa lenda viva jogar.

  • Dizem que o Nadal é mais forte mentalmente,o Nole o mais forte fisicamente,porém o cara que reúne todas as qualidades necessárias para se tornar genial como se tornou é o mister ROGER FEDERER,cara como vc consegue jogar tanto.Obrigado por nos presentear com seu talento.

  • Fernando E.

    Federer fantástico. Alguma dúvida sobre quem é o melhor tenista da era atual ? São 17 Slams +6 ATP finals contra 11 Slams de Nadal … 23 x 11 … mais que o dobro … sem falar que o H2H entre os dois é enganoso. Por exemplo: se Federer não disputasse Monte Carlo em 2006, 2007 e 2008, e tivesseconvertido aquele “famoso match point” em Roma 2006, ou H2H entre eles seria
    de 14×11 a favor de Nadal, muito mais realista ..

  • sandra arbex

    Ningém tira os meritos do Federer, mas fiquei curiosa com algumas coisas. Por exemplo, as dores nas costas sumiram derrepente? será que eram gases? Ele não é obrigado a fazer exame anti dopping, por ser ele o maior de todos os tempos?

    • Raul

      A inveja é uma m……………………………………….

    • Marcos

      Vai ve que a dor nas costas era de tanto que ele riu da derrota do Nadal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Fabrizio Gallas

        Que pecado! hahaha

  • Rodrigo

    Incrível como a galera muda de opinião! Nem parece que quem tá aplaudindo agora, desconfiava (na verdade desacreditava) tanto da volta do Monstro Superior Roger Federer! Lembro-me com alegria de uma entrevista que o gênio suiço deu falando sobre isso. Ele falou: “Vocês estão me parabenizando e dizendo que eu sou o melhor da história mas até anteontem eu era um velho ultrapassado, que não tinha mais condições de ganhar de nenhum tenista top! Engraçado, na verdade é chato e não engraçado! Então por saber que sei quem sou, o que já fiz e ainda posso fazer, realmente eu não preciso dos elogios de vocês!”

    É foda ver a galera falando merda de Federer! Calem suas bocas e respeitem o melhor da história do tênis! Se ele é o melhor da história, CLARO QUE ELE SEMPRE VAI PODER GANHAR DE QUALQUER UM! E tirando o Nadal no saibro, ele é favorito contra qualquer um, em qualquer piso …

    Todo mundo apostando na vitória tranquila do sérvio contra o “leão da montanha” e agora vem parabenizar! De fato, Federer não precisa de vossos elogios!! Ele sabe quem ele é!!

    • rod

      falou tudo.

  • Maycon

    Federer Express.. Esse suiço ele não joga tenis, ele desfila na quadra com golpes magicos.
    Nao tem jeito, quase todo jogo eu vejo o adversario aplaudindo. Não é p menos tb né?

  • Edmárcio Santos

    kkkkkk quando mesmo o Nadal alcança o Federer em Majors??? Faz me rir sempre seus comentários nesse blog kkkkkkk… vc acha que foi loteria de novo o Federer campeão de novo??? Vai ter sorte na loteria assim lá não sei aonde… PARABÉNS FEDERER, O MELHOR DE TODOS!!! E já aposto aqui que Fedex leva o US Open também e Nadal só volta a ganhar algo no saibro de 2013.

  • Sou fã incondicional do Federer! Ganhando ou perdendo, ele é o melhor de todos. Nada mais que justo ele voltar a ser o nº 1. E sou fã também do Dácio Campos, que não esconde do público a sua admiração pelo Roger Federer! Como Dácio torceu e vibrou com a vitória do rei do tênis!

  • rui

    aonde andam aqueles que diziam que federer jamais iria ganhar um GS? que diziam que estava acabado e que nao seria capaz de ganhar aos melhores? alguma duvida resta? grande federer,grande resposta aos criticos…e apenas um ser humano,mas existem milhoes k passaram a gostar desse magnifico desporto graças a esse homem,e sua forma de jogar…nadal ,o rei da terra batida,federer e o rei de tudo o resto e ponto final…e com certeza nao sera o ultimo GS da carreira…

  • Deco

    Eu nunca precisei ser rendido(torco para o Nadal) pois o Federer e fantastico,,mais do que os numeros da carreira o estilo e a maneira como joga tenis,,,mas felizmente temos no circuito o Nadal e Djokovic para apimentar a rivalidade e termos excelentes jogos,,e claro alguyms outros tenistas bom tambem como o Murray,Ferrer,Del Potro,,Tsonga,mas os tres acima estao num nivel maior isto e muito claro,,,e e claro com destaque maior para Federer,,,e espero que o Rafa na idade dele esteja com numeros parecidos,,,so ele pode chegar proximo aos numeros do Rei do Tenis,
    abracos,,

  • Eduardo

    E voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído: o número 1.
    Chegar lá é dificil. Manter-se, muito mais!!!
    O recorde de 286 semanas no total é incrível, mas o de 237 consecutivas é muito mais!!!!
    Quase cinco anos repetindo vitórias históricas foi extraordinário.
    Esse, creio, não será superado jamais.
    Go Roger. Gênio!!!!

  • Altaisio Paim

    Não há palavras para descrever Roger Federer. Que prazer vê-lo jogar! Não canso de rever alguns brilhantes pontos do jogaço de ontem. Federer é sem dúvida um gênio do esporte mundial.

  • Raul

    Parabéns ao Murray, pois foi um vencedor mesmo na derrota, pois não inventou desculpas para justificar, não colocou a culpa na grama, no teto, na doença, nas garrafas que não estavam alinhadas corretamente, na cueca que entalou demais e não queria sair, e bla bla bla, enfim…. diferente de muitos, soube perder.
    Quanto ao mestre o que dizer, apenas:
    FEDERER SEM O TENIS AINDA É FEDERER, PORÉM O TENIS SEM O FEDERER NÃO É NADA.

    Go Roger rumo aos 20 GS. EU ACREDITO.

    E aos chorões e reclamões, vão chora na cama que é lugar quente.

  • Eduardo

    Na próxima semana Federer será o recordista absoluto em semanas como nº 1 da ATP.
    Vocês sabem quem é o recordista absoluto como nº 2 ?
    Nadal, vc precisa passar o Djokovic pra aumentar seu recorde…………..

  • Luciano

    Concordo com a Rosângela de Maceió, O Dácio é um excelente comentarista e tem que torcer mesmo, com imparcialidade, como sempre o faz. Quero deixar meu abraço para ele e pro Euzebio
    Rezende, grande dupla. Falar do FEDERER é chover no molhado. Um grande abraço a todos que são fã do TÊNIS!!!

  • Paulo Cesar

    Meu Deus! Quantas bobagens foram ditas pelo senhor Mario Cesar Rodrigues!!! O que tem a ver a semifinal entre Federer e Djokovic e a queda prematura de Nadal? Como dizer que 70% do título de Federer se deve a Rosol? Por favor meu amigo, deixe a sua torcida pelo Nadal de lado e analise os fatos com frieza. Federer foi campeão graças a sua técnica inigualável e pela frieza nos momentos críticos da partida.

    • Marcos

      Por favor Paulo, de um descanso pra ele, afinal não é facil torcer para alguém e saber que:
      NUNCA SERÃO…. JAMAIS SERÃO.

      GO ROGER

  • Hideki

    McEnroe: ‘Federer voltará a ganhar um Grand Slam’
    http://www.tenisnews.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=44570
    (Y)

    ‘Federer nunca mais vai vencer um Grand Slam’, diz Safin
    http://www.tenisnews.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=42593
    #fail

  • Fabrizzio, sera possivel conseguir,adquirir CDs ou DVDs de todas os jogos do Rei , Rei e muito pouco,Imperador Roger Federer. Quem sabe v sugere q ele coloque no mercado a colecao p q os fans possam rever e rever ,e se extasiarem c/ suas magicas jogadas.V seguramente tem acesso ao staffE. dele, o empresario pode resolver .Ficaria eternamente grata e sei que milhoes de fans tambem. Abraco e agradeco, Marialva PS: Fabrizzio ler s/ blog e um balsamo.revive=se toda a emocao de domingo.

  • Marcos

    Pelo amor de Deus, parem com essa discussão de quem é melhor Federer ou Nadal. Essa é uma questão que não envolve o Federer, a disputa tem que ser entre Nadal, Sampras, Borg, Laver,….. um desses sim, pode ser considerado o ” melhor tenista deste planeta”, pois o Federer com certeza, não é do mesmo planeta que os demais.
    Vai ser bom assim lá em marte!!!!!!!!!!

    Go Roger.

    • Paola

      Nossa, muito bom e engraçado o seu comentário!

  • Eduardo

    Fabrício, agora bateu uma dúvida. Por favor, nos esclareça:
    Nadal é realmente o tenista que mais semanas ficou como numero 2 no ranking ?

    • Fabrizio Gallas

      Não sei te dizer … Desculpe

  • Na verdade essa recuperação não vem de hoje, Federer vem fazendo um trabalho brilhante desde o fim do US Open do ano passado. São oito títulos nos últimos dez meses e agora finalmente o 1º Grand Slam. Para vencer o Slam faltava justamente aquele detalhe a mais contra os outros top 2, e Federer conseguiu juntar tudo de positivo justo para o All England Club.

  • Na verdade essa recuperação não vem de hoje, Federer vem fazendo um trabalho brilhante desde o fim do US Open do ano passado. São oito títulos nos últimos dez meses e agora finalmente o 1º Grand Slam. Para vencer o Slam faltava justamente aquele detalhe a mais contra os outros top 2, e Federer conseguiu juntar tudo de positivo justo para o All England Club.

MaisRecentes

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo

Federer, Nadal ou Zverev ? Quem é o favorito ao US Open ?



Continue Lendo