Zebra HISTÓRICA



Quem diria amigos que Rafael Nadal fosse eliminado logo na segunda rodada. Quem diria que fosse por Lukas Rosol. O tcheco nunca havia vencido uma partida na grama até este ano e havia apenas disputado quatro jogos oficiais na superfície (sem ser de quali). E ele não é nenhuma jovem promessa despontando. É o número 100 do mundo com 26 anos de idade que já rondou pelo top 70. Hoje Wimbledon presenciou uma ZEBRA ÉPICA, para ficar na história. O número dois do mundo, dono de 11 Grand Slams , sem nenhum problema físico, sendo eliminado.

A explicação em parte é a que eu dei antes do torneio começar. Na grama aquele que tem um saque potente com um jogo bastante agressivo pode causar um estrago ou vencer qualquer um. Rosol entrou desta forma hoje e fez um estilo de jogo parecido com que Robin Soderling fez em Roland Garros 2009. Arriscando tudo, sufocando o espanhol e sacando igual a um cavalo e com uma frieza impressionante. Não sentiu a pressão para fechar a partida, jogou como se fosse um tenista do topo. Estava nas nuvens.

Nadal não fez uma boa partida é a bem da verdade. Largou mal nos três sets que perdeu cometendo erros que não está acostumado e entregando o saque até com dupla-falta. Se sentiu incomodado ainda com a superfície e pagou caro.

O que é curioso. Se em Roland Garros Nadal foi ajudado pela paralisação por conta da chuva e falta de luz natural quando Djokovic se recuperava, hoje foi o contrário. Nadal parecia ter achado seu jogo no quarto set quando a falta de luz permitiu a interrupção para o fechamento do teto retrátil. O suficiente para o tcheco reagrupar e voltar a jogar o tênis que havia produzido antes.

Agora fica aquela pergunta. Pode Rosol causar mais estrago ? Certamente a ficha vai cair amanhã ou até mais tarde, mas difícil ele manter esse nível absurdo de atuação. Não me surpreenderia se perdesse para o competente Kohlschreiber na terceira rodada.

E quem se dá bem com essa zebraça ? Andy Murray, Jo-Wilfried Tsonga, Juan Martin Del Potro…a parte debaixo da chave fica aberta e bem interessante. Será curioso ver como Murray vai lidar. Ele estava jogando sem pressão e agora a mídia voltará o foco nele como favorito a pelo menos atingir a final. Será que suporta ?

Estrago para Nadal no ranking – A queda na segunda rodada causa a perda de 1155 pontos no ranking para Nadal. Ele sairá como número três do mundo e vê suas chances diminuídas de assumir o topo ainda este ano a não ser que Federer e Djokovic decepcionem no All England Club. O suíço tem menos um adversário agora para retomar o topo. Ele já será número 2 no mínimo e se vencer o torneio volta à liderança. O provável duelo contra Djokovic na semi poderá ser uma “final”. Veremos

Curtinhas:

Nadal não perdia antes da terceira fase de um Slam desde Wimbledon em 2005. Ele sofre sua pior derrota desde junho de 2007 contra Nicolas Mahut em Queen´s.

E o Karlovic ? Cantaram uns onze foot-faults contra ele contra o Murray e ele abriu o verbo contra os árbitros afirmando que os mesmos estão querendo favorecer Murray. Em parte é sim um chororô, mas onze foot-faults é um exagero que nunca vi.

Sobre as polêmicas da igualdade dos prêmios entre homens e mulheres levantadas por Gilles Simon. É uma discussão de anos e saturada.  As mulheres merecem ganhar bem assim como os homens, mas os homens jogam mais tempo, por mais sets nos Grand Slams. Eu adoraria ver NO MÍNIMO uma final feminina melhor de cinco sets. Entendo que o corpo delas é limitado para jogar um tanto de jogos longos como os homens, mas pelo menos uma final ficaria bem interessante.



  • Cláudia

    Definiitivamente foi a maior zebra qe eu já vi. Não é porque o Rosol é nº 100, é porque ele já tem 26 anos, ou seja, ele não é um novo jogador despontando, já está mais próximo do fim de carreira do que do começo, sem jamais ter ganho neunhum título de simples. Nadal não jogou bem, é verdade, mas o Rosol mostrou muito sangue frio. Eu tinha certeza que ele ia amarelar a qualquer momento, que nem o Belluci, mas não, ele ficou focado o tempo todo e quando sacou pro jogo foi perfeito. Espero que ele surpreenda mais em Wimbledon, mas o histórico é que geralmente as zebras não ganham o próximo jogo. Como não gosto do Nadal, fiquei feliz e inclusive estou saindo para comemorar, hahhahah. Agora vou agorar o Federer para o Nole continuar na ponta.

  • Joao Alves

    Hahahahahahahahahahhahahahahahhaahhahahahahahahahhshahahahahahahahhsshahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahahhaahhahahahahahhahahahahahhahahahahahahahahahahahahah

    Ai ai acho q vou rir mais hahahahahahjajahajajajajajajajajajajajajajajajhahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

    • Leonidas Vieira

      Os grandes campeões perdem, e aprendem a se a levantar, cada vez mais forte, com a queda. É lícito aos desentidos acharem graça, pois durante sete anos venho rindo dos adversários do Nadal, consoante aos seus triunfos épicos, onde leva vantagem larga sobre o grande Federer e o tenista do momento chamado Djokovic. Contra fatos não há argumentos.

      Bom para os FREGUESES, o caminho está livre. Como estão comemorando os tops 4 do tênis. Agora, não sabia como o Nadal é capaz de fazer também, tanto estrago, até mesmo na mente dos seus desafetos torcedores. Como é bom ver alguém determinado, cheio de raça e HUMILDE na derrota. Salve Nadal!

      Façam bom proveito! Mas cuidado, torcedores anti-Nadal, na grama, outra zebra pode acontecer. Pode ser com seu jogador ao qual tem simpatia!

      • Rogério

        Muito bem Leonidas, os feitos de Nadal não se apagam com nenhuma derrota porque ele é um vencedor, vamos em frente, Vamos Rafa!

        • Paulo Fernandes

          Ô Leonidas e Rogério, vcs querem um lenço emprestado para limpar as lágrimas? Vão continuar com esse chororo ridículo de tietes derrotadas? Me poupem, hein!!! O Nadal de vcs só faz graça no saibro e olhe lá!!! Quando sai do galinheiro e tem que mostrar jogo nos pisos que exigem categoria e técnica apurada, o espanhol fica pequenininho, pequenininho… já passou a hora de vcs dois entederem que a grama não é para qualquer vira-lata do tênis, não, e lá é local perfeito para saparar “os homens de verdade dos meninos chorões” que o titio manipula como um “boneco fabricado e musculoso”!!!

      • Joao Alves

        Esse é o cara que semana passada vcs estavam falando que ia ultrapassar o Federer em Grand Slam??? Um cara que perde na segunda rodada para o centésimo do mundo????

        Hahahahaa….Nessas horas que vemos que o Nadal jamais poderá ser comparado aos maiores da historia. O Nadal além de ter perdido, jogou sujo a partida inteira. Eu marquei no cronometro. Ele demorava as vezes 40 segundos pra colocar a bola em jogo. E nem teve mtos rallyes pra ele usar de desculpa que joga mtos pontos longos. Tentou tirar a paciencia do Kosol o jogo inteiro. Muito bem feito essa derrota!!! Merecida!!! Apos ser beneficiado na chave e em RG com a chuva, tomou do próprio veneno!! HAhahahahaaha!!! É mto engraçado ver a cara do Tio dele quando perdem. Porque esse é outro que acha que manda no circuito desrespeitando todos, passando instruçoes o jogo inteiro pro sobrinho e trabalhando nos bastidores! Toomaaaaaaaaaaaaa cambada!!!!!!!!!!!!!! hahahaah!!! E Leonardo, quais fregueses vc esta falando?? O Nadal agora completa duas temporadas que ele so vence na França, os outros GS ele perdeu todos!! Fregues acho q é ele ne….hehehehe……Mas nao chora nao amigao!!! Vou parar de ser anti-nadal quando ele jogar honestamente igual aos demais. tanto da parte do seu tecnico quanto da sua postura em quadra. O jogo tem que ser igual para todos e nao um xadrez de paciencia e psicologia. O jogo é jogado, é em quadra, dentro das regras para todos, sem catimba, sem desconcentrar o adversario e etc. Quando ele parar com tudo isso, para de torcer contra ele. Quem joga tenis sabe o quanto um cara igual ele atrapalha.

  • Kleber

    Falando sobre bons sacores que se dão bem na grama, Nadal nesse jogo sacou mais que normalmente saca, fez mais que os 17 aces de Karlovic no jogo contra o Murray… Rosol jogou bem e acima de seu normal, fez vàrios winners e sacou firme, ja Nadal chegou a perder seu game de saque de zero no meio da partida, e o jogo nem iria ao quinto set caso ele tivesse perdido o tie break dp primeiro…
    Falando sobre o Karlovic, realmente foi complicado ter 11 foot-faults contra ele, pois ele não custuma fazer isso com frequencia, na minha opinião deveria ter desafio eletronico para foot-faults tambem… Ele chegou atè mandar um beijo a juìza de linha mas não adiantou…
    Sobre premiacões serem iguais, acho isso o cùmulo, não por o jogo das mulheres serem de nivel pior ou algo to tipo ou por machismo que no caso acho idiota, mas sim por vc pegar um jogo de 11 horas como ja teve de recorde em Wimbledon e ai chamar o Nicolas Mahut junto da mulher que caiu na mesma fase e dar o mesmo cheque… E aì, è justo?

  • Ronaldo Ponce

    a questao da premiação nao se refere a 3 sets e 5 sets e sim que os homens dão mais retorno financeiro que as mulheres isso é fato. eles atraem mais publicidade, as emissoras pagam mais pra trasnmitir o masculino e a bilheteria é maior no masculino tanto que a final de domingo é mais cara que a final feminina de sabado isso pq ainda tem as duplas. No esporte atleta ganha de aordo com o retorno financeiro e nao o genero se é homem ou mulher. isso em qlqer esporte. pergunte se na nba ou no futebol aqui no brasil homem e mulher ganham igual. pra mim quem gere mais dinheiro merece ganhar mais e é fato que no tenis o masculino atrai muito mais.

    • raphael

      Exatamente. Falou ou disse. O problema q tudo quando homen fala de mulher é machismo e branco quando fala de negro é racismo..vivemos em um mundo hipocrita

  • Raul

    Parabéns ao Rosol, ele mostrou que diferente de alguns, como o nosso brasileiro, não treme nas horas importantes do jogo.
    Agora o espanhol pode assistir de camarote o retorno ao topo do maior de todos os tempos.

    • Leonidas Vieira

      Federer é craque do tênis, porém, é muita pretenção afirmá-lo como o melhor de todos os tempos. Nomes como Rod Laver, Bjorn Borg, este, se continuasse sua carreira, Guilhermo Villas, dentre outros, mesmo não tendo alcançado 16 slans, são lendas a serem respeitadas. O próprio Nadal, vencendo mais 5 slans, pode empatar com Federer. Como fica? Fico com raciocínio lógico: somos felizes em viver nos tempos de Federer, Nadal e Djokovic. Quanto ao Nadal, perdeu, sim, acontece com os grandes, ele já passou por isso em 2009 e em 2010 ganhou tudo. Fico nas palavras de Bjorn Borg. Federer, pode ser o melhor, porém, Nadal é melhor entre os dois.

      Saudações!

      • Andre Medeiros

        Nadal jogador de um so golpe… Sempre no reves do adversario com spin pra bola quicar alto… Meritos ele tem, agora dizer qje ele joga mais q o Federer kkkkkkkkkkk Federer é Genio, nao compare coisas diferentes! Vc ta comparando Dunga com Zidane, multi campeos mas totalmente diferentes.

      • Kauê

        O post do Fabrizio não é sobre esse assunto, mas penso, que o Federer não é o melhor de todos os tempos apenas pelos títulos, mas sim pela maneira como ele conseguiu esses títulos, jogando de forma agressiva, beirando a perfeição dos movimentos e da plástica. Como diria uma frase de não me lembro quem agora mas ela diz o seguinte: “Não é o que o Federer ganha, mas sim como ele ganha.”

      • Raul

        Obrigado Leonidas, o meu dia começou um pouco ruim, mas essa sua afirmação me fez rir bastante e até melhorou o meu dia. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      • Joao Alves

        ahahahahaahahahahhahahahahah fanfarrão!!!!! perdeu na segunda rodada amigao pro cem do ranking, tomou martelada o jogo inteiro na cabeça, o espanhol ficou igual barata tonta em quadra!! O cara moeu ele!!!! Tomaaaaaaaaaaaaaaaa vai pra casa mais cedo hahahahahaah!!!

      • Paulo Fernandes

        Ô Leonidas, vc não fala coisa com coisa, cara!!! O Nadal pode vencer o dobro, o triplo, 2000 Slams a mais que o Federer, que mesmo assim ele jamais vai ser reconhecido como “melhor” do que o suiço, pois não se compara água com vinho, camarada. O Federer é um tenista nato, pura técnica e categoria. O Nadal é um tenista fabricado, de força bruta, mecanizado e até o seu forehand é falsificado pelo “titio”, já que ele é dextro e foi treinado para empunhar a raquete com a mão esquerda de forma arquitetada. Portanto, não faça essas comparações se vc não quiser passar ridículo!!!

  • Marcão

    COMO O TÊNIS É LINDO! … quando bem jogado como fez o Rosol, como fez o Sorderling, como fez o Djoko ano passado…

    Parabéns aos batedores! Abaixo os baloeiros devolvedores!

    O jogo xarope dos nadais está com os dias contados…

    VIVA O VERDADEIRO TÊNIS!

  • Vandenberg Gouveia Dias

    FABRIZIO, foi um jogo incrivel. Mas já estava na hora do Nadal perder um jogo assim num grand slam. Murray já perdeu jogos incriveis em Slam (Verdasco no AO 2009); Djokovic (AO contra Tsonga), Federer (Tsonga ano passado). só faltava o Nadal. Isso prova que o homem é ser humano. Torço muito por uma final entre Federer x Goffin (o menino tem tênis).

    • pedro tasca

      dificil demais o goffin chegar na final ele tem o tsonga e o murray na chave, e ele é só um tenista inexperiente ainda não vai saber administra quando tiver la na frente no torneio.

  • Guilherme

    Bom dia.

    O Nadal perdeu bem. A falta de consistência no seu jogo aliado ao facto de o Rosol estar insuportável só podia dar o que deu. O Rosol mereceu com todo o mérito. Apesar de o Nadal ter ganho duas vezes em Wimbledon, o seu piso de eleição continua a ser o saibro.
    Para os mais distraídos, relembro que, como já disseram, o Nadal em 2009 foi dado como “morto” e em 2010 fez a sua melhor temporada de toda a carreira. Em 2011 aparece o Djoko em grande forma, tem uma temporada excepcional e dão o Nadal novamente como “morto”, apesar de ter feito uma temporada razoavel, pois esteve nas finais mais importantes, mesmo tendo perdido para o Djoko. Em 2012 temos novamente um Nadal em grande forma.
    Para os esquecidos, Nadal faz final do Austrália com Djoko e está muito perto de ganhar. A seguir ganha Monte Carlo, Roma e Roland Garros. Quantos tenistas conseguem este feito?
    Nadal fez o que tinha a fazer, deu todo o mérito para o Rosol e agora vai para casa descansar.

    Sejam felizes.

    • Joao Alves

      O nadal ficou perto de vencer o Djoko na australia pq o servio fez um jogo de seis horas um dia antes meu amigo, esqueceu??? ele jogou a final com 60 por cento do seu fisico e o nadal tava no cem hahahah!!! no saibro até vcs podem entrar em discussao agora no resto vao dormir vao hahahaha!!!

  • Rodrigo

    Fabrízio vou levar em consideração a sua pouca idade para aceitar algumas coisas que vc escreveu.
    Em primeiro lugar, não se pode em um post comparar o saque de um tenista com um cavalo…na boa, soa muito mal. Podia ter usado um exemplo mais cabível.

    Outra questão, sobre as premiações penso que devem ser iguais para homens e mulheres. Lembre-se que são seres humanos totalmente diferentes… elas não jogam 5 sets, por outro lado, os homens não tem menstruação, não sofrem com cólicas e muito menos, engravidam. Leve em consideração toda a trajetória histórica de perseguição e negação de cidadania que a mulher enfrentou.

    Concluo que não existe favor nenhum em pagar as mesmas premiações.

    Rodrigo

  • LUQUES

    Como é bom ver o mala do Nadal perder, como sempre procura alguma desculpa, agora o teto retratil, Nadal parecia uma vaca com patins, o Bellucci que perdeu sua chance. Bom pro tênis e pra torcida, pro Rosol somente mais um jogo e adeus.

  • Ricardo Lourenço

    Ganhou o cara que foi melhor, agora o Nadal ficar falando sobre o torneio não da né! Sempre uma desculpa, agora ele tem tempo livre para ver a final da euro e assistir mais uma derrota!
    Lembro tambem que o ultimo titulo dele sem ser no saibro foi em 2010! Depois querem falar que ele é isso e aquilo, para né!

  • rui

    rsrsrsrsrsrsrsrs depois de uma amarga derrota do meu portugal contra espanha no euro,nada melhor como ver o nadal baloeiro a ir para casa logo na primeira semana…qualquer jogador que jogue mais ofensivamente contra nadal principalmente na grama,corre serios riscos de ganhar…nadal nao e bom jogador de grama…força federer,o 2 lugar ja esta no papo…

  • Marcelo K.

    Ruim para o Nadal… mas acho que uma zebra de vez em quando faz bem a qualquer esporte…
    Sobre a premiação igual, como já dito, não é uma questão de feminismo ou não… Basta pensar como qualquer profissional, atleta ou não: seus rendimentos tem que ser proporcionais ao retorno recebido pelo empregador (que seriam a grosso modo, os torneios). Se o valor da premiação deixasse de ser fixo e passasse a ser uma porcentagem da arrecadação do torneio (como atores que trocam seu cachê por porcentagem da bilheteria), desde que dividindo a arrecadação no feminio e no masculino (que nem sei se é possível esse cálculo), as mulheres receberiam menos (imagino) e não teriam como reclamar.

  • diego

    Vc é imparcial como um blogueiro deve ser, parabéns pelo post! O Nadal é um dos maiores q vi jogar, no entanto falta-lhe variações, feito o suíço em seus jogos contra bom sacadores (Raonic, Karlovick etc). Gostaria de ver o Nole enfrentando o Tsonga ou Raonic em umas quartas.
    Acho q os homens merecem sim receber o maiores prêmios financeiros pois dão mais retorno no q se refere a patrocinadores de torneios e bilheterias.
    Sou fã do suíço, Go Federer!

  • Felipe Gonçalves

    “Fiquei surpreso por ele pode fazer isso na quadra central de Wimbledon. É uma coisa errada. Mas eu não esperava também. Foi escolha dele… Ele fez isso …. eu simplesmente parei. Achei que ele queria ir primeiro, mas depois ele começou a andar rápido. Eu parei, pois não queria esbarrar nele. Ele me esbarrou e depois me pediu desculpas 3 vezes. Eu disse: Ok, ok, ok. Foi tudo Ok. ” Disse o Rosol.

    Nos highlights da partida de ontem no site do torneio de Wimbledon, tem essa cena.

    Nadal é um péssimo perdedor.

  • Joao Alves

    Gallas, acho q é mais provável o djokovic ultrapassar o Nadal em Numero
    De grand slans do que o Nadal ultrapassar o Federer. O que vc
    Acha??? Acredito que essa é uma boa discussão para se fazer após wimbledon se o sérvio ganhar. Ele iria para 6 gs e ficaria em 5 gs
    De diferença para o Nadal, a mesma que o espanhol tem pro Federer. Acho que seria um bom blog para ser discutido. Vc nao acha?

  • Fernando

    Se o Borg comentou que o Nadal é o melhor dos dois , ou estava brincando ou é muito burro …
    o Retrospecto do Nadal em relação ao Federer só é favorável por conta dos confrontos no Saibro … Se os próximos 8 jogos forem em quadra rápida de verdade, esse H2H vai para 18 x 18 …

  • leandro gomes

    boa tarde, naom entendo o povo q reclama dos golpes do nadal, devem ser os mesmos q reclamavam do estilo de saque e voleio q imperava antigamente, eu particulamente acho o estilo do federer mais bonito, mas nao me desagrada o estilo do rafa. eu odeio saque e voleio, mas entendo quem joga neste estilo, só nao me agrada é questao de gosto.

  • Joao Alves

    Concorda nao gallas?? Eu acho q o nole tem tudo pra ultrapassar o Nadal em números de Gs do que o Nadal encostar no Federer. Nao vejo o Nadal ganhando outro gs q nao seja o de Paris e mesmo assim acho q a cada ano q passa fica mais difícil ainda pra ele.

MaisRecentes

Laver Cup faz história e dá um tapa na cara da Davis. E Bia Maia muda seu patamar no circuito



Continue Lendo

Nadal no Olimpo



Continue Lendo

O enorme coração de Del Potro



Continue Lendo