Bellucci zicado. 1ª rodada promete!



Quando a maré é ruim sai debaixo! Thomaz Bellucci enfrentará RAFAEL NADAL na primeira rodada de Wimbledon. Não poderia ter pior sorteio para o brasileiro no Grand Slam da grama. Só consolida a fase negra que vive o paulista. Só recapitulando. Um pouco de incompetência por algumas derrotas inesperadas, mas também a falta de sorte por uma lesão no abdômen justo nos torneios onde tinha mais chances de somar pontos. Em seguida a consequente não classificação para a chave das Olimpíadas por conta dos dois tópicos anteriores citados. Bem certo que pode vir um convite ou desistências para jogar em Londres, mas no momento Bellucci está fora.

O brasileiro revelou esta semana publicamente pela primeira vez um problema fisiológico. Nada novo. Há alguns anos já havia entrevistado um ex-preparador físico de Thomaz que apontou que o brasileiro suava mais, perdia mais líquido do que o normal para um atleta e por isso sofria com cãibras com regularidade e consequente queda de rendimento. Durante a parceria com Larri Passos Bellucci chegou até a melhorar fisicamente, mas por pouco tempo. O tenista passou a não ter mais um preparador particular com o técnico gaúcho e segue bem abaixo dos demais competidores no quesito. É bom lembrar que Bellucci voltou a contratar um preparador físico hoje em dia. Ter um bom preparo é fundamental no tênis para se recuperar rápido de jogos desgastante e aguentar em partidas longas.

Mas falando de Wimbledon. A primeira rodada é muito ruim pro brasileiro, mas indigesta para Nadal que terá dificuldades se o brasileiro estiver afiado no serviço. Bellucci não tem o mesmo tênis do piso de saibro, mas não é uma negação na grama e pode causar dificuldades. Como é primeira rodada e jogará sem pressão, mais uma boa oportunidade pro brasileiro mostrar seu valor e pegar um Rafa sem aquele ritmo de jogo. Ou seja, dá pra morder um set.

Nadal não tem Federer em sua chave, mas não terá uma vida fácil, de acordo com a projeção. Além de uma rodada perigosa pode ter na terceira fase Philipp Kohlschreiber, que o eliminou em Halle, ou Tommy Haas, campeão do torneio alemão, logo na terceira fase. Nas quartas o sempre perigoso Jo-Wilfried Tsonga nas quartas – lembre que ele eliminou Federer ano passado e quase bateu Djokovic no saibro de Roland Garros.

Pela 13ª vez nos últimos 15 Grand Slams Federer caiu no lado de Djokovic em projeção para a semi de um Slam. Há quem diga que existe conspiração nas chaves dos Slams, mas o que importa é que está apenas nas mãos do suíço a condição para voltar ao topo. Derrotando Nole na semi e sendo campeão a seguir ele volta a ser o líder. E a chave de Federer tá bem agradável até a semi.

Alguns jogos da primeira rodada, além de Nadal x Bellucci, prometem agitar o All England Club. Djokovic pega o sempre respeitado Juan Carlos Ferrero, que já fez quartas em Wimbledon anteriormente. Jo Tsonga pega o campeão de 2002, Lleyton Hewitt e Janko Tipsarevic duela contra David Nalbandian. Jogos assim de primeira rodada são sempre ruins para os principais favoritos que chegam com pouco ritmo diante de rivais com nome no circuito mas que jogam com menor pressão. E pra quem acredita em um sorteio dirigido (não é meu caso), aí vai outra. John Isner pode pegar Nicolas Mahut na segunda rodada. Lembra deles ? 70/68 em 2010 com 11h05min e duelo na primeira rodada também ano passado.

No feminino Sharapova terá uma rival complicada na segunda rodada caso encontre Tszvetana Pironkova. Ela não faz tanto no circuito, mas na grama já derrotou Venus Williams em Wimbledon há alguns anos. Duelo interessante seria nas quartas contra Kim Clijsters, mas a belga voltou a sentir lesão e é incógnita. A belga terá uma estreia dura contra Jelena Jankovic. A russa tem também possíveis embates contra a semi do ano passado. Lisicki, que segue em ano ruim com lesões, e a alemã Angelique Kerber, em ascenção no ano.

A situação piora na parte debaixo com Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Petra Kvitova e Serena Williams podendo se cruzar antes da final.

Façam suas apostas amigos! Será que Nadal sobrevive ? E Federer pode alcançar o topo com o troféu ? E no feminino quem leva ? E o que Bellucci pode fazer com Nadal ? Opine!



  • LUQUES

    FG, como previamos Fed x Djoko até quando? Quanto ao nosso Bellucci, 6×2, 6×1, 6×1 pro Nadal.
    Hj o Bellucci está no seu ranking normal, o jogo dele é esse, ainda bem que vai perder pro Nadal, pior se jogasse com um qualifying e tomasse pau, então não vai precisar dar nenhuma desculpa nessa derrota.

  • André Eduardo

    Fabrício, acho que o título fica na mão de um dos top 3. Murray, mesmo “jogando em casa”, não espero lá grandes coisas. Respondendo à pergunta “E o que Bellucci pode fazer com Nadal?”, digo que ele será um bom sparring para o Rafa…

  • Ricardo Lourenço

    Thomaz não tem cabeça para ganhar 3 sets do espanhol, mas acredito que este ano ele não vá longe. Esse ano acredito em Federer sim, pois desde o inicio do ano ele vem sonhando com Londres, tanto Wimbledon quanto as olimpiadas e ele sabe mais do que ninguem que é a hora certa dele retornar ao topo e bater mais um recorde! Pode guardar esse post e no final lembro vc novamente…rs….abraço

  • Ronaldo Ponce

    muito estranho qdo se tem 50% chance de cair Nole e Federer do mesmo lado smepre cai. nao a lógica estatistica pra de 15 vezes, 13 vezes cairem do mesmo lado. cocnetreza tem maracutaia ai. mas acho que Nadal perde pra Haas na 3 rodada.

  • acho que o nadal vai passar sufoco sim em pelo menos 1 ou 2 jogos,mas chega na final com certeza, pelo fato de serem jogos de 5 sets…djoko deve ter alguma dificuldade tbm,mas é mto dificil imaginar algum deles fora da final,e apesar dos pesares o nadal ainda é mais confiavel,o djoko tem corrido mais risco nos jogos,federer é aquela história…pode fazer de td,tanto passar vergonha como ser campeão e o murray acho que já já perde esse numero 4 ,é só o berdych,del potro ou tsonga conseguirem uma boa consistência…e na boa fabrizio, acreditar que pelo menos essas semifinais entre federer e djoko não estão sendo arranjadas é demais…porém,tenho que admitir que a final entre djoko e nadal ou federer é nadal são as melhores possíveis em wimbledon,e temos que torcer mto pelo nadal,pois senao corremos o risco de ver uma final bem sem graça…

  • Joao Alves

    Fala gallas. Lá vem eu de novo. Uma pena o Nadal e o Federer nao terem caído do mesmo lado. Essa poderia ser a ultima chance de vermos um duelo entre os dois em wimbledon. Acho difícil o suíço bater um nole defendendo o título. Mas na semi com certeza ele chega. Caso ele tivesse do lado do Nadal teríamos um jogo épico entre os dois e o vencedor pegaria o djokovic de lambuja. Torci para que isso acontecesse, mas como sou daqueles que acredita na conspiração das chaves no fundo imaginei q nao daria certo. Vejo de novo um Nadal beneficiado, pois a semi dele vai ser barbada, o único desafio para ele sera o tsonga, porém o tsonga tem uma chave dura pela frente. Espero que o murray amarelao melhore e nos de uma semi final digna, mas acho difícil, pra mim ele cai na estréia contra o davydenko. Vamos aguardar valeu

  • Paulo Filho

    Fabrizio, o povo quer ver o Federer no topo de novo, especialmente o povo inglês. Não acredito também que haja algum tipo de maracutaia envolvendo o sorteio, mas é no mínimo estranho, não acha? Para melhorar o cenário, acho que vc poderia ver nos mesmos últimos 15 slams, em quantos o terceiro colocado caiu na chave do líder. Se for perto de 50%, então é pura coincidência, porque até 2010 o Nadal e o Federer revezavam na liderança e o Nole era sempre o número 3, fato esse que se inverte agora.

    O Bellucci vai tomar uma sabugada que nem vai saber de onde veio. Será 3×0 e ele vencerá, quando muito, uns 6 ou 7 games.

    O Federer está com a faca e o queijo na mão para chegar até a semi, e o Djokovic não é o mesmo de 2011, então se ele continuar evoluindo na grama como mostrou em Halle e não errar por besteira como em RG, pode vencer até com certa facilidade. O Djokovic terá mais trabalho, mas nada do outro mundo. O Nadal também não, a não ser pelo Tsonga, mas pode ser que o francês caia antes, pq afinal de contas ele é meio instável.

    Arrisco dizer que este torneio será o slam mais disputado do ano, e em seguida tem Olimpíadas. Fabrizio, como serão as preparações dos tenistas pré-olimpíadas? Wimbledon ficará aberto para treinamento?

    • Ronaldo Ponce

      nos 15 slams em apenas 2 caiu nole e federer do mesmo lado que foram em RG ano passado e no australian open desse ano em todos os outros 13 cairam fed e nole mesmo lado. nao exsite lógica estatistica pra isso, baira os 90%. claramente é dirigido o sorteio.

    • Eu acho que o federer é o favorito pra esse titulo!!enquanto para as chaves! O murray pegou uma chave muito dificil!!enquanto para o bellucci. O rafa ñ vai ter vida facil contra o thomaz!se o thomaz estiver com um bom serviço e sacando muito bem eu acho que esse jogo vai acabar em cinco sets!e o bellucci vence o nadal por:7/5–2/6–4/6–6/3–6/3! e o nole vai perder nas quartas de final pro berdych!pode contar bellucci vs federer na grande final de wimbledon! E o federer vence

  • jose

    nao vai fazer NADAL. vai ser um passeio. 6/0 – 6/0 – 6/0 pro espanhol…..

  • Yuri

    Que pena pro Bellucci! Mas isso foi o resultado da contusão, que impediu que ele garantisse pontos importantes, e as más atuações contra o Haase, em que poderia ter ganho mais 90 pontos, e em Roma, onde caiu logo na estreia, apesar de ter enfrentado Youznhy. Mas eu ainda acredito! Tô brincando! 3 x 0 Pro Nadal! Acho muito difícil o Bellucci tirar um set! O negócio é torcer pra que ele possa estar bem para a Copa Davis. O que você acha, Fabrizio?

  • Lina

    Concordo, a chave do Rafa tem algumas pedreiras. Mas ganhar dele em 5 sets é pedreiral. Dos três primeiros do ranking, o Rafa está mais à vontade. O Federer, quer ser número um, para bater o recorde do Sampras e o Djokovic que tem que defender o seu reinado. Para o Nadal, ser dois ou três é indiferente, ou que ele declarou: vou lutar para ganhar títulos. No feminino, aposto em duas, Serena e Maria Sharapova.
    Bellucci: sendo o primeiro jogo do Rafa, talvez ele possa ganhar algum set, não descarto nada, mas ganhar do Nadal é difícil.

  • Vandenberg Gouveia Dias

    Venhamos e convenhamos meu caro Fabrizio, Federer só terá algum adversário de verdade nas quartas, se o Isner chegar lá, porque se for o Tipsarevic ou outro, ja era. Djokovic tambe´m não tem adversário até as quartas, se for o Berdych, aí sim, está cheirando a Zebra. O Nadal… eita homem pra ter chave boa em Slam. Ter Tomaz Belucci (Vaca morta e ninguem me prova o contrário) na estreia, os dois alemãs vencer Nadal em 5 sets? hahahahahaha… A segunda mulher de Nadal nas oitavas (Lopez), meu Deus. Só Tsonga, se ele estiver lá, poderá dá um gás no Nadal. O único que se deu mal no sorteio foi o Murray, caiu numa chave cheia de “mulas” que adoram dar coices. E o Ferrer tá jogando bem na grama viu?

    Vou logo apostar nas semifinais aqui:

    Federer x Berdych e Nadal x Del potro. Será? hahahaha… Final entre Federer e Nadal, e mesmo torcendo pro Federer, Nadal leva em 5 sets.

    Tomará que eu esteja errado e o Federer venca mais um slam, finalmente.

  • diego

    Na grama é imprevisível, msm assim torço para o suíço desbancar o Nole numa semi e quem sabe encontrar com o nadal numa final (vai ser difícil o espanhol chegar na final) . Roger sendo campeão acabaria de vez com meras insinuações qnt ao seu jogo. Tomara q tudo dê certo pro Federer, se minhas previsões tornarem-se fatos o suiço ultrapassaria Sampras em # de semanas como top1 e igualaria o record do msm com 7 Slams em WB. Ao suíço resta-lhe sacar bem, volear com eficiência e aplicar muitos slices dificultando assim o jogo do adv. Go Federer!
    No feminino quem leva é Serena W. acho tbm q o Bellucci não tem nenhuma chance diante do Nadal.

  • Marcel

    Federer pegou uma chave molezinha. Murray pegou uma chave difícil. Ambos vão passear até as semis. Mas a final vai ser Djoko e Nadal de novo!

  • Otávio Lima

    Bellucci vence Nadal. 6\3, 1/6, 6/4, 7/6 pro Bellucci. Podem guardar isso que eu escrevi, vai dá Bellucci!

    • rodrigo miura

      Na moral tu joga tenis ??? acho que não para de fala besteira ..kkkkkkkk belluci n tem cabeça pra ganha um set de ninguem direito.. imagina 5 setskkkkk … imagina do nadal a fortaleza mental eu disse (mental) algo q o thomaz não tem kkkkkkkkkkkk…. cada um viu…

    • Leônidas Vieira

      É bom iniciar o sábado com piadas.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Raul

        Melhor que essa, só quando dizem que o Nadal é o melhor tenista de todos os tempos.

      • Rick Salgado

        Também acho que Bellucci não resiste a Nadal. Mas, antes do início de Roland Garros 1997, quem acreditaria em alguém que dissesse que Guga ainda seria tricampeão???

  • Joao Alves

    Nao tem segredos gente. Eu sempre alertei aqui para a manipulação da chave. É claro q isso ocorre apenas para os principais tenistas. Ate o top 10, o resto vai na sorte mesmo. Nao existe isso. Se fosse sorteio, o Federer e o Nadal teriam caído pelo menos umas 6 vezes no mesmo lado. Pensem como um organizador de torneio: Vc confiaria seu lucro de bilheteria e patrocínios nas mãos de um sorteio? Ou daria uma ajudinha para que nao haja surpresas e jogos entre os tops nas rodadas finais?? Hj o Nadal esta no meio de duas das maiores rivalidades, entao quais as finais que todos querem ver? Ou Federer e Nadal ou Nadal e djokovic. E para que isso aconteça o Nadal tem q ficar protegido numa chave com caminho livre ate a final. Nao precisa ser nenhum expert para concluir isso. To torcendo apenas para o murray se recuperar para que os finalistas cheguem em condições parelhas.

    • Fabrício Teles

      a cada dia mais chato hein Chorão Alves…

    • Fabrício Teles

      só uma pergunta Chorão. Você sabe como é feito o sorteio de uma chave de um Grand Slam? Vai aprender um pouco de tênis e deixa de falar tanta bobagem. Aliás tem três anos que você fala as mesmas merdas.

  • Bruno

    Sem dúvidas Rafael Nadal é favoritíssimo para esse confronto. Entretanto, vale lembrar que o tenista de Tietê tem uma enorme motivação quando o assunto é enfrentar tenistas TOP10. Acho muito improvável Thomaz sair vencedor dessa partida, contudo arrisco um jogo de 5 sets com vitória do espanhol. Torço para que R.F. retome a posição de número 1 do ranking, mas para que isso aconteça, o suiço precisará realizar um torneio impecável: com um saque à prova de falhas, e errando menos no revés, que já provou ser muito falho, principalmente quando enfrenta Djoko e Rafa.
    Parabéns pelo post Fabrizio!

  • To achando esse torneio imprevisivel, mais ainda aposto no Nadal em melhor de 5 sets é dificil ele perder para um tenista fora do top 10. não acredito mais q o federer vai vencer Wibledon de novo, acho que esse ano alguma zebra fora do top 10 vai chegar pelo menos a uma semi-final, quanto ao bellucci isso é fruto dos maus resultados e de não saber fazer melhor o seu calendario, placar do jogo com o Nadal 7/5 6/3 6/1. acho q o Djoko não chega a final esse ano. vou apos tar no Nadal para o titulo

  • Augusto

    Bellucci vai carimbar a má fase perdendo para Nadal em 3 sets, como o amigo Luques disse ali em cima. Mesmo com a preparação pequena que Rafa fez para a grama, não vejo bellucci ganhando mais do que 3 ou 4 sets do espanhol em Wimbledon. No que se diz às chaves, Nadal mais uma vez favorecido de certa forma por não pegar o Top 3 antes da final. O máximo que pode encontrar é um Tsonga crianção da vida pulando na grama e suando pra ganhar os games, mas não acredito nem que Tsonga leve Rafa a 5 sets. Dessa forma, acredito que passará em 3 sets por Bellucci, em 4 sets por Kohlschreiber, e também em 4 sets por Haas sem muito perigo. Na semi Rafa pega o saco de pancada do circuito e deve passar por ele no máximo em 4 sets também. Do outro lado acredito no previsto mesmo, Fed vs Djoker, e mesmo como torcedor fanático do suíço acho que Djokovic leva em 4 sets. Federer INFELIZMENTE não tem mais tênis pra ganhar um torneio da magnitude WB2012, nessas circunstâncias. Alías, desde a ascendência de Djoker em 2011, as chances de Fed levar o 17o Slam diminuem com o tempo. Mas aí vem o outro e diz: “ah cala boca véi Fed com 30 anos venceu ATP Finals, paris e 2 masters em 012 lógico que tem chances num Slam”. É então, Fed que possui um físico privilegiado (mantém boa forma física nos torneios finais da temporada) contou com lesões de Djoko e Murray, e um Nadal apático em londres ano passado, o que provocou seu sexto título no tour finals, assim como Paris. Conquistas de Federer em 2012: ATP500 de Rotterdan (único do top 8 que jogou, não foi testado), Dubai (é… uma bela vitória contra o MURRAY, mas vamo lá né, era o MURRAY); Indian Wells: contou com Isner aplicando 1 milhão de aces e eliminando Djokovic, o provável campeão, e acabou sabendo lidar com o grandalhão e levou o troféu; Madrid: Blue Clay… digamos que nenhum jogador jogou no seu máximo potencial. Enfim, Federer consegue lidar muito bem com as diversidades do circuito, mas na minha opinião, o tradicional Wimbledon favorece o No.1 do mundo nessa semi final, que conseguiu manter o nível de 2011, com golpes muito sólidos, agredindo bem, e subindo na rede bem, todas as caracteríticas necessárias para o sucesso em Wimbledon. Terminando, quanto à final, acho que Djokovic terá mais trabalho para derrotar Nadal (não será igual 2011 Djoker vencendo “fácil” 2 sets, Rafa tem uma reação relâmpago e depois Djokovic fecha a partida e vence), Rafa esse ano vem com uma proposta de jogo mais agressiva contra Djokovic, sobretudo após a derrota na Austrália 2012. A prova são as 3 vitórias consecutivas (Monte Carlo, Roma, e Paris(RG)). Mesmo assim, Djokovic deve vencer Rafa em 5 sets. Lógico que tudo o que falei é eliminando a zebras… Mas isso é o mais provável a acontecer. Que venha Wimbledon! #allezFederer

    • Augusto

      3 ou 4 games*

  • Rafael Busquet

    Coitado do Bellucci, como outro colega disse, pelo menos na hora da entrevista ele vai ter uma desculpa pra dar:

    “Estava sem ritmo na grama, enfrentei na primeira rodada o número 2 do mundo, vinha de lesão…..”

    O Bellucci tinha que focar os torneios ATP 250 pra ganhar confiança…… joga pouco o ano inteiro e só quer jogar torneio TOP!!!! Passa um monte de Torneio ATP 250 e ele não se inscreve, só quer jogar Masters Series e Grand Slam pra perder jogar no máximo 1 ou 2 rodadas….. Não dá pra entender o planejamento….. eu creio é que não há planejamento….. vai sair do TOP 100.

  • RAFAEL FLUMINENSE

    Federer volta a ser nº 1 mas o caneco SERÁ DO HEWITT!!!

  • gildasio

    É claro que nosso brasileiro cometerá 98 eros não forcados contra 24 winners. Todos os jogos dele são assim. Pior prometi que não assistiria mais jogos do bellucci. Mas contra Nadal não posso perder ate terça.

  • Mário Fagundes

    O próprio Nadal afirmou que Wimbledon é “imprevisível”. Então, por que não acreditar em Bellucci na 1ª primeira rodada? Ele costuma jogar bem contra os Top da categoria. E Nadal não deve estar tão bem adaptado à grama. E também penso que, após a derrota em Halle, sua confiança não esteja tão alta. Daí veio a afirmativa de imprevisibilidade quanto ao torneio. Estou torcendo como nunca para o Federer. Percebo um cenário bem favorável a ele. Aposto que Djoko e Nadal caem nas primeiras rodadas. Vamos aguardar!

  • Mar Cão

    Nadal levou AZAR NO SORTEIO. PEGOU BELLUCCI A 1a. RODADA…

    Bellucci surpreenderá. FORÇA BELLUCCI! SIM VOCÊ PODE!

  • Wagner Botinha

    A situação de Bellucci é complicadíssima, mas não custa lembrar que, quando ele derrotou Andy Murray, número 4 do Mundo, nem o mais fanático torcedor poderia imaginar que o brasileiro conseguiria tal feito. Bellucci alterna bons e maus momentos e, há algum tempo, venceu David Ferrer, número 6 do ranking ATP. O esporte é emocionante, pelas surpresas que proporciona. Não custa acreditar.

  • Marcio

    Eu acredito numa melhora de rendimento do nosso nº 1, primeiro porque pela primeira vez ele teve humildade para admitir que tem problemas fisiológicos e que a o cimento não é seu habitat… cá entre nós, admitir limitações não é um ponto negativo, o maior exemplo disso é David Ferrer, que apesar de ser um tenista limitado hoje está como nº 5 da ATP.

    Posto isso, jogar as olimpíadas não me parece ser bom negócio para o brasileiro, vai ser uma boa oportunidade para se preparar pro US Open. Fora isso acredito em sua recuperação agora no segundo semestre durante a segunda parte da gira de saibro na Europa, gira que colocou o João Souza ano passado no top 100…

  • Fabiano

    pra mim Bellucci não tem a mínima chance contra nadal.. mas vou torcer pelo brasil… quanto a semi entre fed e djoko acho que federer pode vencer.. djoko não está jogando como em 2011 e federer vem com apetite…

  • Carlos Renato

    Os organizadores dos sorteios de Grand Slans ganharam na mega-sena conseguindo sortear 13 vezes em 15 Federer x Djokovic!!!

    Parabéns organização!!!

    • Marcão

      Não sei como é feito o ” s o r t e i o “, mas, ‘histo héh huma verrrconha!’

  • Rick Salgado

    Também acho que Bellucci não resiste a Nadal. Mas… Antes do início de Roland Garros 1997, quem acreditaria em alguém que dissesse que Guga ainda seria tricampeão???

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo