Federer e a briga pelo Nº 1. Imprevisível ?



O sorteio de Wimbledon será realizado apenas na sexta-feira. Nesta quarta foram anunciados os cabeças de chave com poucas alterações. Explico. O torneio é o único que além do ranking de entradas leva em conta o desempenho dos últimos anos na grama. Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer são os três principais favoritos. Andy Roddick, 33º do mundo, foi alçado como o cabeça 30, Tomas Berdych, vice de 2010, superou David Ferrer e será o cabeça 6. Bernard Tomic será o 20º favorito após as quartas do ano passado.

No feminino seguiram o ranking e mesmo sendo a atual campeã, Petra Kvitova será a quarta favorita. Maria Sharapova é a principal. Venus Williams e Kim Clijsters estão soltas na chave já que não serão pré-classificadas. Um temor para as adversárias.

Rafael Nadal disse hoje, antes do embarque para Londres, que o torneio britânico será imprevisível. Na ótica dele por conta do pouco tempo de preparação. Concordo e repito. A grama merecia mais uma ou duas semanas de torneios e no mínimo um ATP 500 para Queen´s, por exemplo, que tem chave para 48 jogadores. Mas aí surge o imbróglio do calendário da ATP que está sendo enxugado. Alguém teria que pagar por isso. O corte seria no saibro europeu e/ou nos ATPs americanos. Quem vai acertar essa conta ? Muito diretor de torneio não ficará satisfeito. E Halle ficará satisfeito com Queen´s subindo para 500 ? Vai perder alguns fortes nomes. Mais problemas por aí.

A grama por si só já é um pouco de loteria. Como afirmei no último post, aquele tenista com potente saque e com bons voleios pode obter bons resultados e dar calor ou até vencer alguns favoritos. Por isso que vira e mexe você vê alguns nomes abaixo dos 150, 200 do mundo aparecendo só nesta época. Acrescente aí apenas basicamente uma semana de torneios para tops sendo que o mesmo é logo após Roland Garros, alguns deles chegam cansados e com treino quase que escasso, acaba que pegam o ritmo de jogo durante Wimbledon mesmo e estão abertos a levar sustos nas rodadas iniciais. Quem não se lembra do sufoco de Federer contra Alejandro Falla anos atrás ou dos jogos de cinco sets de Nadal contra bons sacadores ? No fundo acho que os top 3 terão alguns problemas, mas chegarão pelo menos às quartas na Inglattera. Eles ainda estão bem a frente dos demais.

Além deste implicante, Wimbledon se torna interessante por outro motivo: a batalha pelo Nº 1. Roger Federer tem uma chance de retomar a liderança. Para tal precisa ganhar o torneio desde que Novak Djokovic não alcance a final. Imaginou se ele cai na chave de Djokovic pra uma semi novamente ? Gostinho de revanche de Roland Garros e um duelo super importante.

Nadal também tem sua chance. Tem que torcer para Djokovic cair até as quartas e conquistar o torneio. Se não alcançar a final, Nadal perderá automaticamente o número 2 independente da campanha de Federer.

Será ainda melhor se Wimbledon vier com Andy Murray e Jo-Wilfried Tsonga em plenas condições. O primeiro pelo talento e o segundo pelo saque e jogo agressivo. Nomes que podem brilhar. David Nalbandian e Tommy Haas. Com pouco tempo de torneios não dá pra ter certeza que irão bem, mas chegam com confiança. E quero ver a torcida britânica o que fará nos jogos do argentino após o episódio de Queen´s.



  • Rubens Faria Junior

    Acho que Federer já faz por merecer voltar ao topo.
    Tem mostrado consistência e nesse piso, sendo ótimo voleador, tem grandes chances, por poder encurtar os pontos.

  • Fabricio

    Fabrizio

    concordo com vc o top 3 esta muito acima do resto, mas Federer nas ultimas edições perdeu nas quartas para Berdych e Tsonga, não duvido de uma zebrinha pro lado do suiço. Se formos levar em consideração volume de jogo, final quase nada previsível Djoko e Rafa, acho difícil pro Federer independente de que lado da chave ele caia, seu nível está baixo para bater ambos, mas se Rafa não estiver com a cabeça bem focada, ele roda tambem, haja visto em Halle. Djoko está descansado, mas não é o mesmo do ano passado, encontrou o mesmo nível do ano passado, mesmo que por alguns momentos, na final de Roland Garros, se ele encontrar o mesmo nível em Winbledon é praticamente imbatível. O favorito pra mim é ele sem dúvida nenhuma. Depois o Rafa, Federer só leva se Djoko e Rafa caírem antes, como em Madrid, mas acho difícil.

    Quanto a temporada de grama, concordo plenamente com vc, é curtíssima em vista do período de torneios de quadra dura, mas como a “máfia” é grande por detrás, não acredito numa mudança não temos nenhum master1000 na grama, mas temos 3 masters1000 na dura só nos EUA sem contar os outros, e além de ser curta fica logo após Roland garros…absurdo, mas fazer o que ?

    sds

  • Ricardo Lourenço

    Aposto em Federer, vai muito motivado para ficar na liderança do ranking pelo mais duas semanas e bater mais um recorde. Não acha?

    • Fabrizio Gallas

      Motivado vai, só resta saber se terá físico para vencer um Djokovic ou Nadal nas finais, na grama facilita pelo seu saque e jogo agressivo com slices

      • Theago

        Acho engraçado Gallas vc dizer se Federer terá físico para vencer Nadal ou Djokovic, como se as partidas que o Federer perdeu pra eles foi por causa do físico, afinal nunca vi um jogo do Federer ele exausto ou cansado.

  • diego

    Mesmo sendo fã do Federer está difícil de opinar qual tenista levará o caneco. Acredito muito ainda no Federer, pois o suíço tem um bom saque e sobe muito bem à rede (o melhor nesse quesito). Ao suíço falta-lhe alguns ajustes no seu backhand, no entanto, a grama vai ajudá-lo e muito nisso, pois não um piso de trocação (lento). Sinceramente falando acho q o Nadal para nas quartas e dependendo do sorteio o Nole pode ter grandes problemas nas semi com o Federer.
    Vamos lá, Federer campeão! Vamos ficar de olho em Raonic e Roddic, ambos por terem um bom saque.
    Valeu e até mais!

  • Paulo Filho

    Certeza que o Federer vai cair na chave do Djokovic. Só de ter a possibilidade de voltar a ser número 1 teremos alguma maracutaia aí, e exatamente pelo fato de o sérvio não poder chegar até a final para isso acontecer, vão apostar numa semi entre eles. O Federer vai querer devolver aquela derrota fiasquenta na semi de Rolland Garros.

    Se for isso, melhor para o Nadal. Tudo bem que jogadores do porte do Tsonga, Murray, Berdych, Del Potro ou Raonic podem dar muito trabalho, mas ainda assim o Nadal é o franco favorito. Se por um lado quem joga mais agressivo tem relativa vantagem na grama, o fato de a movimentação do Nadal ser a melhor do circuito e a grama ajudar bastante no quesito corrida, ele sabe como ninguém neutralizar a desvantagem do seu jogo mais defensivo. Outro detalhe: nunca o Nadal subiu tanto a rede ou sacou tão bem, ou seja, mesmo nos pontos fortes dos outros jogadores o Nadal joga de igual pra igual, por isso eu acho que hoje ele é o principal favorito para levar o torneio e também as Olimpíadas.

    Ainda digo mais: poucos são os jogadores que não tem algum tipo de barreira psicológica contra o espanhol. Vamos lá: Djokovic perdeu os últimos 3 jogos (todos no saibro, mas ainda assim perdeu e todos com uma certa facilidade); Federer perdeu o último jogo na grama (final de 2008) e tem um retrospecto muito negativo contra ele (mesmo tendo vencido a última em Indian Wells); O Murray nunca o venceu em Wimbledon, nunca venceu um GS e está baleado. Eu acho que o Tsonga pode ser o adversário mais perigoso do Nadal, porque a confiança dele vem bem forte, mas se o Nadal encaixar 2 ou 3 golpes fulminantes nele a cabeça dele vai por água abaixo como aconteceu em RG contra o Djokovic.

  • Mário Fagundes

    Oi, Fabrizio!

    Torço para Federer conseguir quebrar esse ‘jejum’. Mas, sinceramente, a vida dele ficaria menos difícil se Nadal e/ou Djoko ficasse(m) pelo caminho. Não o vejo com a confiança em alta para derrotar seus principais adversários em um mesmo slam. Tomara que o sorteio o beneficie de alguma forma.

  • Tomara torço para o Federer passar o Sampras com o numero de semanas no topo.

    Sou muito fã do Roger Federer.

  • Edmárcio Santos

    De novo a mesma asneira da semana passada? E ainda tentando pegar uma declaração do Nadal que nada tem a ver com a sua suposição ridícula… vc é um bom bloguista mas as vezes você troca os pés pelas mão… reflita de novo e seja mais razoável.

    • Edmárcio Santos

      E antes que você responda eu deixo uma pergunta o ar. Você já viu algum tenista loteria ganhando Winbledom??? Pois eu já vi um ganhando Rollang Garros, brasileiro inclusive (haaaaaa e pessoas aqui nos comentários pensarão que trata-se de uma crítica aquele que é meu ídolo, mas deixo quieto).

      • DOMENICA

        Sabe tudo, esse Edmárcio…rsrsrs “Rollang” Garros…deixe quieto.

  • RAFAEL FLUMINENSE

    Esqueceu do HEWITT!!! Ele será o campeão!!! Aniversário de 10 anos!!!

    • Fabrizio Gallas

      Difícil hein …

  • LUQUES

    FG, alguma dúvida que Federer vai cair na chave do lado do Djockovic, sempre acontece isso, na chave de cima os jogadores que atacam (Berdych, Tsonga, Del Potro) e na chave de baixo com Nadal e os jogadores defensivos (Ferrer, Murray).
    É esperar até amanhã pra ver.
    Abçs.

    • Fabrizio Gallas

      Ultimamente tem acontecido…vamos aguardar…

      • Eduardo

        Mais uma vez…….esse “sorteio” da ATP desafia todas as teorias estatísticas!!!!!
        Brincadeira…..

        • Fabrizio Gallas

          Quem organiza os Slams é a ITF e não ATP …

    • Rafael

      No Australian Open a semi foi Federer x Nadal. só em RG que foi Federer x Nole esse ano.

  • Leônidas Vieira

    Fabrizio,

    Como a grande maioria dos que acompanham Tênis, a preferência por Federer é unanimidade. Sou assíduo no que tange a acompanhar este lindo esporte, entretanto, não dá para o Federer em Wimbledon, na minha opinião. Salvo exceção, se acontecer de uma zebra no torneio, sendo derrubados Djokovic e Nadal antes das finais. A inconsistência do Federer durante os jogos, têm sido preponderante para suas derrotas, e portanto, a meu ver, dificilmente levaria o torneio tendo que enfrentar seus dois maiores rivais antes e/ou numa final.

    Como torcedor, sou NADAL, desde o Wimbledon de 2008, onde passei a acompanhar Tênis a partir daquela memorável decisão, entretanto, até gostaria de ver o Federer voltar a ganhar Slans, porém, creio ser muito difícil, pela sua idade estar mais avançada. O Federer é um craque, como se diz no futebol, mas a raça e físico, de lendas como Nadal e Djokovic, combinado com suas peculiares técnicas de “pancadaria”, deixa o título para o suíço mais difícil, mesmo em um torneio de grama. O histórico recente têm revelado isso.

    Saudações!

  • Bruno

    Fabrizio, aproveitando o comentário do Luques, se possível me responda uma dúvida: como funciona o sistema de chaves dos torneios ATP (é realmente por sorteio a distribuição dos tenistas)? Porque o que vemos, principalmente nos torneios Masters 1000 e Majors, é uma tendência entre duelos Djokovic/Federer x Berdych, Del Potro, Tsonga, Raonic, todos esses, tenistas agressivos e de saques potentes Enquanto Nadal enfrenta geralmente tenistas consistentes no fundo de quadra e defensivos, como: Ferrer, Tpisarevic e Murray.

    • Fabrizio Gallas

      Sim sorteio. Cabeça 1 em cima, cabeça 2 embaixo, o resto vão sorteando os cabeças 3 e 4 e daí por diante. No caso a ITF que faz sorteios dos Slams.

  • Caio Pavani

    O federer não tem mostrado muita consistencia, então acho que o Djokovic leva essa.
    Gostaria de saber que canal e que horas vai passar Wimbledon. Obrigado!

  • LUQUES

    FG, aconteceu de novo, Djoko, Federer, Berdych tudo na parte de cima da chave, na de baixo Nadal e todos aqueles jogadores que tremem em ouvir o nome Nadal. Abçs

  • Eduardo

    Djokovic só tem problema nas quartas com Berdych.
    Federer idem com Isner.
    Nadal idem com Tsonga.
    Agora a chave de Murray é pauleira com Karlovic, Raonic, Del Potro. Quem sair dessa, pega o espanhol muito desgastado…..
    Aposto em Nadal fácil de um lado e briga de foice do outro lado, com Federer tendo uma grande chance de voltar ao topo.

  • marcelo

    O federer tem chance de voltar a ser n1 sempre. É só acontecer uma catástrofe q possa parar nadal e nole além das 4 linhas. Fora is so, já sabemos q um deles irá ganhar o slam e federer continuará seu papel de coadjuvante, papel o qual tem feito muito bem. A aposentadoria do leão da Montanha esta próxima e meu palpite é 2014…

    • Eduardo

      Na ultima Master Cup de Londres ele foi um ótimo coadjuvante…..rsrrsr
      Simplesmente humilhou Nadal com um pneu!!!
      É cada topeira que se vê por aqui….

  • Altaisio Paim

    Sempre vou apostar no Federer independente do piso. Acredito e muito no hepta.

  • Fernando

    Fabrizio, se o Federer ganhar o torneio, o Djokovic não chega à final. Então basta ao suíço vencer o campeonato.

MaisRecentes

Qual o limite de Roger Federer ?



Continue Lendo

Cilic e a missão (quase) impossível contra Federer



Continue Lendo

O verdadeiro Dia Mundial do Tênis



Continue Lendo